NOTÍCIAS PARÓQUIAS / ÁREAS

A Paróquia Santa Maria Goretti, com Matriz em Jardim América, Cariacica/ES, realiza pelo segundo ano o Cerco de Jericó e convida toda a Arquidiocese

A Paróquia Santa Maria Goretti, com Matriz em Jardim América, Cariacica/ES, realiza pelo segundo ano o Cerco de Jericó e convida toda a Arquidiocese a participar deste momento de Fé, que acontece entre os dias 06 (segunda-feira) e 12 de março (domingo).

Com o tema “Perseverando na oração as muralhas cairão”, a Paróquia, que conta com 13 comunidades, se unirá de segunda a sexta-feira (6 a 10/03) às 19h30; sábado (11/03), às 19h e domingo (12/03), às 18h. A cada dia padres convidados de outras paróquias da Arquidiocese, além dos Passionistas que administram a paróquia, irão celebrar.

Confiantes na misericórdia de Deus e na certeza de que muralhas cairão, todo o povo de Deus está convidado a participar deste momento de forte oração.

Texto PASCOM- Paróquia Santa Maria Goretti

A paróquia Bom Pastor em Nova Carapina, na Serra, Área Pastoral Serra/Fundão, acolhe no próximo Domingo seu novo Pároco e convida toda a Área

A paróquia Bom Pastor em Nova Carapina, na Serra, Área Pastoral Serra/Fundão, acolhe no próximo Domingo seu novo Pároco e convida toda a Área Pastoral para participar deste lindo momento.

A Celebração Eucarística será no dia 05 de março, às 18h, na Matriz Bom Pastor, e nesta ocasião acontecerá a posse canônica do novo pároco, padre Alessandro Chagas. A santa Missa será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, OFM.

O antigo Pároco Padre Tárcio Rosa a pedido do Arcebispo irá para Roma dar continuidade nos estudos em Sagrada Escritura no mês de Agosto. Padre Tárcio assumiu a paroquia Bom Pastor no dia 07 de Abril de 2021 e permaneceu até o dia 17 de Fevereiro 2023, dia este em que a Paróquia completou 10 anos de existência.

Aconteceu na última quarta-feira (22/02) a meditação da Via Sacra pelas ruas da paróquia São Benedito, no bairro São Marcos, na Serra. A meditação

Aconteceu na última quarta-feira (22/02) a meditação da Via Sacra pelas ruas da paróquia São Benedito, no bairro São Marcos, na Serra. A meditação da Via Sacra neste tempo Quaresmal é muito comum nas paróquias em todas as cidades do Brasil, pois meditar a Via Sacra é reviver os últimos passos de Jesus rumo ao calvário.

De acordo com o Padre José Geraldo foi um momento confortante e prazeroso, mesmo com o sol que estava bem forte naquele dia, um instante que muito chamou atenção foi quando um homem saiu do trabalho e foi até a calçada pedindo oração pela mãe dele. Outro destaque também foi uma senhora com problemas na visão que mesmo com toda dificuldade estava ali na varanda para viver aquele ato de fé.

Padre Geraldo deixou o convite para que a Paróquia se prepare para as próximas vias sacras e também para a Semana Santa, que é e semana maior em nossa Igreja.

Localizada em Iriri no sul do Estado do Espírito Santo, a paróquia que tem como administrador o Padre Amarilio Corradi, passará a ter Missas

Localizada em Iriri no sul do Estado do Espírito Santo, a paróquia que tem como administrador o Padre Amarilio Corradi, passará a ter Missas em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Tradicionalmente na Igreja Católica em todo o mundo, a primeira sexta-feira do mês é dedicada à devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

E é justamente por esse motivo que a comunidade que se encontra no interior do município de Anchieta que tem por padroeiro a mesma devoção, também receberá toda a primeira sexta-feira do mês, sempre com início às 19h, a Santa Missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus.

“Cerca de 80 pessoas são membros do Apostolado da Oração na Comunidade em Alto Pongal e é uma devoção que precisa ser difundida inclusive por toda a paróquia”, afirma o Padre Amarílio.

Por isso, na matriz, a missa se dará sempre com início às 06h e as comunidades mais próximas do litoral contarão também com essa novidade e terão oportunidade de conhecer melhor a missão do Apostolado da Oração, e que contará com o apoio daqueles que fazem parte em Alto Pongal.

O Apostolado da Oração (AO), um Movimento Eclesial, que procura viver a espiritualidade apostólica e Eucarística, brotada do Sagrado Coração, e fundamentada na releitura do Mistério da Paixão de Jesus. Através da devoção do Apostolado de oração, reza-se nas intenções mensais de oração do Papa.

A paróquia Nossa Senhora das Graças, em Jucutuquara, convida seus paroquianos, assim como toda a comunidade de fé, a participar da Missa de posse

A paróquia Nossa Senhora das Graças, em Jucutuquara, convida seus paroquianos, assim como toda a comunidade de fé, a participar da Missa de posse do Pe. Márcio Ferreira de Souza, que assume como novo pároco.

A celebração acontece nesta sexta-feira (24), às 19h30 e será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin, que celebrará a Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro de Lourdes, em Vitória.

📍Missa de posse de Pe. Márcio Ferreira de Souza
Data: 24/02/2023 (sexta-feira)
Hora: 19h30
Local: Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
Rua Flavio Abaurre, 460 – Bairro de Lourdes

 

 

 

Paróquia São Sebastião do Alto Guandu, em Afonso Cláudio, área pastoral Serrana, realiza seu 2º Cerco de Jericó no mês de março. A programação

Paróquia São Sebastião do Alto Guandu, em Afonso Cláudio, área pastoral Serrana, realiza seu 2º Cerco de Jericó no mês de março. A programação será entre os dias 06 e 12 de março, acontecendo também transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Paróquia. O evento terá como tema “Se tens fé as muralhas que impedem sua vitória vão cair!” As missas acontecerão todos os dias às 19h30 na Igreja São Sebastião – Matriz, no centro da cidade.

Sobre a História do cerco de Jericó

A devoção do Cerco de Jericó tem origem na Igreja Católica, com o fundamento bíblico no livro de Josué (cap. 6), no qual o líder religioso do povo de Israel conquista a cidade de Jericó, após realizar tudo conforme o que o Senhor lhe ordenara: “dai volta à cidade, vós todos, homens de guerra; contornai toda a cidade uma vez. Assim farás durante seis dias (…) No sétimo dia, dareis sete vezes volta à cidade (…) Quando o som da trombeta for mais forte e ouvirdes a sua voz, todo o povo soltará um grande clamor e a muralha da cidade desabará” (v. 3-5).

Apesar deste fato está contido no Antigo Testamento, foi em 1979 que a Igreja começou a recorrer a Deus desta forma: quando o Papa João Paulo II estava proibido de ir à Polônia, sua terra natal, devido aos “muros do comunismo”, um grupo de católicos pôs-se em oração, com o Santíssimo Sacramento e com o Santo Rosário, durante sete dias e sete noites (inspirados nesta passagem bíblica e num pedido feito por Nossa Senhora em uma mensagem proferida nessa ocasião), e conquistaram de Deus este favor, e o Santo Padre pôde então realizar a primeira peregrinação à sua terra.

Em outra mensagem, Nossa Senhora ordenou que fosse realizado o Cerco de Jericó todas as vezes que o Papa João Paulo II tivesse de sair em viagens apostólicas, difundindo assim esta devoção. Josué 6,1-16.20: “Jericó, cidade murada, tinha se fechado diante dos israelitas, e ninguém saía dela nem podia entrar. O Senhor disse a Josué: Vê, entreguei-te Jericó, seu rei e seus valentes guerreiros. Dai volta à cidade, vós todos, homens de guerra; contornai toda a cidade uma vez. Assim farás durante seis dias. Sete sacerdotes, tocando sete trombetas, irão adiante da arca. No sétimo dia dareis sete vezes volta à cidade, tocando os sacerdotes a trombeta. Quando o som da trombeta for mais forte e ouvirdes a sua voz, todo o povo soltará um grande clamor e a muralha da cidade desabará. Então o povo tomará (de assalto) a cidade, cada um no lugar que lhe ficar defronte. Josué, filho de Nun, convocou os sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança, e sete sacerdotes estejam diante dela tocando as trombetas. E disse em seguida ao povo: Avante! Dai volta à cidade, marchando os guerreiros diante da arca do Senhor…”
É preciso usar as ferramentas, as armas necessárias para vencer.

Oração

“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe, Deus, instantemente o pedimos! E vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.”
E você? Quais são as muralhas que precisam ser derrubadas na sua vida? Participe deste Cerco de Jericó e contemple a ação poderosa do Senhor, com o firme propósito de permanecer com Ele para sempre!
Durante toda a semana o evento contará com padres de outras paróquias

Confira a programação:

Na primeira reunião de preparação da 24a. Marcha Pela Vida e Cidadania  realizada no último dia 13/02 às 19h30 na Casa da Dona Anita

Na primeira reunião de preparação da 24a. Marcha Pela Vida e Cidadania  realizada no último dia 13/02 às 19h30 na Casa da Dona Anita esposa do Sr. Mauricio Amorim “in memoriam” (fundador da Pastoral Operária) estiveram reunidos os agentes da Pastoral Operária da Área Cariacica/Viana, os representantes dos movimentos sociais da Federação das Associações de Moradores de Cariacica – FAMOC, do Fórum de Mulheres de Cariacica e a assessoria da Deputada Estadual Iriny Lopes.

Na oportunidade, uma reflexão da conjuntura política, econômica e eclesial, trazendo os desafios e esperanças deste momento histórico e o que a partir da Marcha Pela Vida será motivação para denúncia e anúncio. Dentre os desafios, o genocídio dos povos Yanomamis, a política econômica que levou milhões de pessoas a pobreza, a retirada dos direitos trabalhistas e previdenciários, as divisões familiares e o aumento dos crimes de ódio e intolerância religiosa. No campo eclesial foram lembrados os martírios de Ir. Dorothy Stang, Padre Gabriel Maire, Ir. Cleusa, Paulo Vinha, Bruno e Dom Philips pela luta em defesa da vida dos povos e da terra, além da Campanha da Fraternidade que na quaresma nos convida a conversão e compaixão com os que sofrem com o flagelo da fome e denuncia o modelo de economia a serviço do capitalismo, regida pelos interesses do mercado, que extrai as riquezas da terra e que causa fome e sede e o olhar profético do Papa.

Diante desses desafios e sinais somos chamados pelo Papa Francisco à Fraternidade Universal e estimulados a lutar por Terra, Teto e Trabalho para todos.

Neste espírito, a Marcha Pela Vida e Cidadania realizada no dia 1°. De Maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, a partir das 8h, local a definir, é gesto concreto da reflexão da Fé e da Vida.

Na reunião foram definidas as comissões de infraestrutura, comunicação, mística e espiritualidade; que o grupo fará novos convites para ampliar a participação dos movimentos, Pastorais e Igrejas e por uma Ação entre Amigos tendo como prêmios: 01 Bicicleta, 01 Quadro Mosaico e brindes surpresas visando custear parte da infraestrutura do evento.
Para fins de mobilização e reflexão sobre a Marcha Pela Vida está proposta a Roda de Conversa com Trabalhadores e Trabalhadoras, prevista para o dia 18/03, de 14 às 17h – Local a definir com o tema: Justiça no Mundo do Trabalho com assessoria de Helder Gomes, economista.

Na próxima reunião agendada para 06/03 (segunda) a partir das 19h30 na Casa de Dona Anita à Rua Rui Barbosa, 10 – Campo Grande definirão o tema da Marcha o percurso e os detalhes da organização da Marcha Pela Vida e Cidadania.

Em vista da 25a. Marcha Pela Vida e Cidadania, em 2025, foi criada uma Comissão para elaboração de um livro que reúna a história das edições anteriores, seus personagens, fatos e fotos.

por Kátia Mariano, Pastoral Operária, colaborou: Sérgio Renato, Pascom – área pastoral Cariacica e Viana.

Nos aproximamos do tempo quaresmal, que se inicia na próxima quarta-feira, dia 22 de fevereiro, quando receberemos em nossas cabeças o sacramental das cinzas,

Nos aproximamos do tempo quaresmal, que se inicia na próxima quarta-feira, dia 22 de fevereiro, quando receberemos em nossas cabeças o sacramental das cinzas, nos fazendo refletir sobre nossa finitude da terra, na expectativa da eternidade no céu.

Conforme o profeta Joel diz na liturgia deste dia, é preciso que voltemos “com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgando o coração, e não as vestes; e voltando para o Senhor, vosso Deus” (Jl 2, 12).  Esse início da quaresma é um tempo propício para que possamos refletir sobre as mudanças necessárias em nossa vida.  Essa conversão ou mudança de rumo, como nos diz o significado da própria palavra, é uma escolha diária e precisa ser fruto de uma decisão por Deus, por seguir seus mandamentos e conquistar o céu. Por isso, no momento em que recebemos as cinzas, ouvimos o seguinte versículo bíblico: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (cf. Mc 1,15).

As paróquias de nossa área de Vitória já se organizaram para proporcionar aos fiéis uma quarta-feira de cinzas bem vivida, com vários horários de celebrações. Confira abaixo:

Paróquia Sagrada Família – Jardim Camburi

Comunidade Matriz: 7h30, 9h, 11h, 18h e 19h30

 

Paróquia Madre Teresa de Calcutá – Itararé

Comunidade Matriz Imaculada Conceição: 19h30

 

Paróquia Santa Rita de Cássia – Praia do Canto

Igreja Santa Rita de Cássia: 7h, 15h e 18h30

Comunidade Santa Mônica: 19h

 

Reitoria Nossa Senhora da Graças – Centro

Igreja do Carmo: 7h

 

Paróquia São Pedro – Vila Rubim

Comunidade São Pedro: 19h30

 

Paróquia São José – Maruípe

Matriz São José: 8h e 19h

 

Paróquia Santa Luzia – Santa Luzia

Comunidade Matriz: 12h e 19h30

Comunidade N. Sra. das Graças da Medalha Milagrosa: 19h30

 

Paróquia de Santo Antônio – Santo Antônio

Comunidade Matriz: 7h

Santuário Basílica de Santo Antônio: 19h30

 

Paróquia Nossa Senhora das Graças – Jucutuquara

Comunidade Matriz São Sebastião: 19h30

 

Paróquia São Francisco de Assis – Jardim da Penha

Comunidade Divino Espírito Santo: 11h

Comunidade Nossa Senhora Aparecida: 17h30

Comunidade São João Batista: 17h30

Comunidade Santa Clara: 19h30

Matriz São Francisco de Assis: 19h30

 

Paróquia São Pedro Apóstolo – São Pedro

Comunidade Matriz São João Paulo II: 19h30

 

Catedral de Vitória

Horários: 9h, 12h, 18h e 19h30