Notícias

A intenção de oração do Papa para o mês de abril enfatiza o acompanhamento humano e espiritual dos presbíteros que atravessam momentos de dificuldades.
A intenção de oração do Papa para o mês de abril enfatiza o acompanhamento humano e espiritual dos presbíteros que atravessam momentos de dificuldades. Junte-se a esta intenção do Papa e reze pelos sacerdotes. A informação é do site vaticannews.va

Foi divulgada, nesta terça-feira (31/03), a mensagem de vídeo com a intenção de oração do Papa Leão XIV para o mês de abril, em que o Pontífice convida a rezar pelos sacerdotes em crise.

Através da Rede Mundial de Oração do Papa – com a campanha “Reza com o Papa” – o Santo Padre convida os cristãos e as pessoas de boa vontade a um breve tempo de oração, para reconhecer e aprofundar que por trás de cada ministério há uma vida que também necessita de cuidado, proximidade e escuta.

“Senhor Jesus, Bom Pastor e companheiro de caminhada, hoje colocamos nas tuas mãos todos os sacerdotes, especialmente os que atravessam momentos de crise, quando a solidão pesa, as dúvidas obscurecem o coração e o cansaço parece mais forte do que a esperança.”

O Papa pede ao Senhor “que conhece as suas lutas e feridas”, para que renove nos sacerdotes em crise “a certeza do seu amor incondicional”.

Leão XIV afirma que os presbíteros “não são funcionários nem heróis solitários, mas filhos amados, discípulos humildes e estimados, e pastores amparados pela oração de seu povo”.

Além disso, o Pontífice destaca a importância de redescobrir a dimensão comunitária do ministério sacerdotal.

“Pai bom, ensina-nos, como comunidade, a cuidar dos nossos presbíteros: a escutá-los sem julgar, a agradecer sem exigir perfeição, a partilhar com eles a missão batismal de anunciar o Reino com gestos e palavras, e a acompanhá-los com proximidade e oração sincera. Que saibamos amparar aqueles que tantas vezes nos amparam.”

O Papa reconhece que o cuidado dos sacerdotes é uma responsabilidade partilhada entre todo o Povo de Deus.

Em sua oração, o Papa pede ao Espírito Santo para reacender “nos nossos sacerdotes a alegria do Evangelho” e que eles possam contar com amizades saudáveis, “redes de apoio fraterno, sentido de humor quando as coisas não acontecem como esperavam, e com a graça de redescobrir sempre a beleza de sua vocação”. Que eles não percam a confiança em Deusnem a alegria de servir à “Igreja com um coração humilde e generoso”.

Sustentar fraternalmente aos que sustentam

O diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, pe. Cristóbal Fones, destaca que esta intenção de oração é algo particularmente importante: “O Papa nos recorda que temos que sustentar fraternalmente aos que nos sustentam. Eu mesmo sinto isto em minha experiência, convivendo com tantos companheiros e amigos sacerdotes que atravessam momentos difíceis. É fundamental recordar a importância do acompanhamento humano, da amizade sincera e, sobretudo, da força da oração que sustenta. Os sacerdotes precisam saber que não estão sozinhos”.

À luz do recente magistério da Igreja — desde o Concílio Vaticano II até os ensinamentos dos últimos pontífices — se evidencia que o sacerdote é um homem frágil que necessita de misericórdia, proximidade e compreensão. Por isso, a insistência para que não enfrentem sozinhos os momentos de desânimo, mas se deixem acompanhar e sustentar pela comunidade. A fraternidade sacerdotal, a vida partilhada e a oração do Povo de Deus são como fontes essenciais de graça, capaz de renovar sua vocação e sustentá-los em sua missão de cada dia.

“O Senhor não busca sacerdotes perfeitos”

Uma Igreja sinodal é também uma Igreja que cuida e sustenta a vocação dos sacerdotes, ajudando os presbíteros a serem pastores, irmãos e pessoas melhores. O Papa Francisco, em “O Vídeo do Papa” de julho de 2018, mostrou preocupação por seus irmãos sacerdotes, e disse: “O cansaço dos sacerdotes… Sabem quantas vezes penso nisso?”

Em 27 de junho de 2025, por ocasião do Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, o Papa Leão XIV dirigiu-se aos presbíteros com estas palavras: “Não tenham medo de sua fragilidade: o Senhor não procura sacerdotes perfeitos, mas corações humildes, abertos à conversão e prontos a amar como Ele mesmo nos amou”. Um dia antes, em 26 de junho de 2025, Leão XIV interpelou os participantes do encontro internacional “Sacerdotes felizes – «Eu vos chamo amigos», promovido pelo Dicastério para o Clero durante o Jubileu dos Sacerdotes, dizendo: “No coração do Ano Santo, queremos testemunhar juntos que é possível ser sacerdotes felizes, porque Cristo nos chamou, Cristo fez de nós seus amigos: é uma graça que queremos acolher com gratidão e responsabilidade”.

Como Rede Mundial de Oração do Papa queremos destacar que esta intenção não é somente um convite a rezar, mais também a agir: promover espaços de escuta, fomentar comunidades acolhedoras, evitar críticas destrutivas, e fortalecer vínculos como comunidade.

Sobre a Rede Mundial de Oração do Papa

A Rede Mundial de Oração do Papa é uma Obra Pontifícia confiada à Companhia de Jesus. Está presente em mais de 90 países e reúne uma comunidade espiritual de mais de 22 milhões de pessoas que procuram viver cada dia com disponibilidade para colaborar na missão de Cristo. No centro desta missão estão as intenções mensais de oração do Papa, que convidam a centrar-se nos desafios da humanidade e na missão da Igreja.

Foi fundada em 1844 como Apostolado da Oração. Em dezembro de 2020, o Papa Francisco instituiu esta Obra Pontifícia como Fundação Vaticana e aprovou os seus estatutos definitivos em julho de 2024.

 

Papa nomeia três latino-americanos para o Dicastério do Desenvolvimento Humano Integra. Trata-se do pesquisador brasileiro do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São
Papa nomeia três latino-americanos para o Dicastério do Desenvolvimento Humano Integra.
Trata-se do pesquisador brasileiro do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Carlos A. Nobre, do arcebispo de Monterrey, no México, dom Rogelio Cabrera López, e do bispo auxiliar de Cuzco, no Peru, dom Lizardo Estrada Herrera, secretário-geral do CELAM.

O Papa Leão XIV nomeou membros do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, na segunda-feira, 30 de março, três latino-americanos.

São eles: o brasileiro Carlos A. Nobre, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, o arcebispo de Monterrey, no México, dom Rogelio Cabrera López, e o bispo auxiliar de Cuzco, no Peru, dom Lizardo Estrada Herrera, secretário-geral do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (CELAM).

Secretário-geral do CELAM

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudações aos três nomeados. Destaca que o ministério de dom Lizardo, marcado pela proximidade pastoral, serviço generoso e compromisso com a Igreja no Peru, é um testemunho significativo de sua dedicação ao Evangelho e às necessidades do nosso tempo.

“Esta nomeação é um reconhecimento de sua dedicação e de sua capacidade de contribuir para os grandes desafios relacionados ao desenvolvimento humano integral. Estamos confiantes de que sua participação neste importante órgão da Santa Sé contribuirá com valiosas ideias e ações em apoio à dignidade humana, à justiça social e ao cuidado com a criação”, reforça a presidência da CNBB.

Arcebispo de Monterrey

Na saudação a dom Rogelio, a presidência da CNBB reforçou que o magistério do pastor, marcado pelo compromisso pastoral, pela promoção da dignidade humana e pela busca constante do bem comum, é amplamente reconhecido na Igreja e na sociedade.

“Esta nova nomeação é um sinal da confiança da Santa Sé em sua liderança e em sua capacidade de contribuir para os desafios globais de nosso tempo. Com estima fraterna, estamos convencidos de que sua experiência e sensibilidade pastoral enriquecerão profundamente o trabalho deste Dicastério, especialmente em questões relacionadas à justiça social, à solidariedade e ao cuidado com os mais vulneráveis”, ressalta a CNBB.

Orgulho para o Brasil

Na saudação ao brasileiro Carlos A. Nobre, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, a CNBB destaca a sua trajetória como referência mundial no estudo das mudanças climáticas, especialmente no que se refere à Amazônia.

“É motivo de profundo orgulho para o Brasil e para toda a comunidade científica internacional. Sua dedicação em promover o cuidado com a Casa Comum, em sintonia com o magistério da Igreja, representa um testemunho eloquente de compromisso com a vida, a justiça e a dignidade humana”, destaca a CNBB num trecho da saudação.

A CNBB também recorda a participação do pesquisador no Sínodo da Amazônia, em 2019, ocasião em que contribuiu significativamente para o fortalecimento do diálogo entre ciência e fé, ajudando a colocar a questão ambiental no centro das reflexões da Igreja.

Fonte: publicado no site vaticannews.va

Hoje a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos, recordando o momento em que Jesus entrou em Jerusalém para viver o mistério de sua

Hoje a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos, recordando o momento em que Jesus entrou em Jerusalém para viver o mistério de sua Paixão, Morte e Ressurreição.
Naquela ocasião, o povo levantando ramos, expressou que o reconhecia como o Filho de Deus e é esse momento que hoje atualizamos. Neste dia, todas as igrejas celebram com a missa e em quase todas com a procissão dos ramos, a entrada de Jesus em Jerusalém.
O Arcebispo de Vitória, presidiu a missa na Catedral às 8h. Não houve procissão de Ramos, mas em todos os bancos foram colocados ramos verdes e algumas pessoas carregaram os seus para que fosse abençoados e levados para casa como símbolo desta data e expressão de fé.
Na homilia, dom Ângelo Mezzari fez um apelo: “como povo que aclamou Jesus na entrada em Jerusalém, hoje somos chamados a reconhecer que Jesus é o Filho de Deus”.
Durante a Celebração, dom Ângelo lembrou que hoje a Igreja Católica realiza a coleta da solidariedade, lembrando que parte da arrecadação fica na Arquidiocese para ser utilizada em ações de caridade e parte vai para custear projetos sociais nacionais. O Arcebispo ainda agradeceu pelas orações feitas por ele que recentemente passou por uma cirurgia de quadril e prometeu que conduzirá as cerimônias durante a Semana Santa, que hoje iniciamos.
Assim iniciamos a Semana Santa, vivendo a espiritualidade que nos aproxima do sacrifício de Jesus e olhando para aqueles que sofrem e precisam de nossa ajuda.
A procissão de Ramos na Catedral será às 18h saindo da igreja São Gonçalo.

Uma das mais importantes manifestações de fé e tradição do Brasil acaba de alcançar reconhecimento oficial em todo o território nacional. O presidente Luiz

Uma das mais importantes manifestações de fé e tradição do Brasil acaba de alcançar reconhecimento oficial em todo o território nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira (26), o Projeto de Lei 3472/2024, que declara a Festa da Penha como patrimônio cultural nacional.

A proposta é de autoria do senador Fabiano Contarato, que celebrou a sanção como uma conquista histórica para o povo capixaba. Segundo ele, a festa representa não apenas uma tradição religiosa, mas também um símbolo da identidade cultural do estado. “A Festa da Penha faz parte da nossa história, da nossa fé e da nossa identidade enquanto povo capixaba. Esse reconhecimento fortalece nossas tradições e impulsiona a economia local, levando o nome do Espírito Santo para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

Realizada no Convento da Penha, na cidade de Vila Velha, a celebração é considerada como a terceira festa mariana do país. Com raízes que atravessam séculos, a festividade mantém viva uma tradição que reúne milhões de fiéis todos os anos.

Na edição de 2025, cerca de 2,7 milhões de pessoas participaram da 455ª celebração, evidenciando a força cultural e espiritual do evento. Além da devoção religiosa, a Festa da Penha desempenha papel estratégico no turismo e na economia regional, consolidando o Espírito Santo como um importante destino de fé e cultura.

Com o novo status de patrimônio cultural nacional, a expectativa é de que a visibilidade da festa aumente ainda mais, atraindo visitantes de diversas partes do Brasil e do exterior, e contribuindo para a preservação dessa tradição histórica.

Festa da Penha 2026 

Neste ano, a Festa da Penha completa 456 anos e será realizada de 5 a 13 de abril, com programação no Convento da Penha e no Parque da Prainha. Serão nove dias de missas, romarias e shows, reunindo milhares de devotos.

Com o tema “Fazei de nós instrumentos da paz”, inspirado nos 800 anos de São Francisco de Assis, a festa convida os fiéis à reflexão e à vivência da fé. Ao todo, estão previstas mais de 40 missas e 14 romarias, culminando no dia 13 de abril, quando se celebra Nossa Senhora da Penha, feriado estadual e ponto alto da maior manifestação religiosa capixaba.

Com o reconhecimento nacional, a Festa da Penha se consolida não apenas como tradição do Espírito Santo, mas como patrimônio de todo o povo brasileiro.

Na última quarta-feira, 25 de março, o Seminário realizou uma programação especial em celebração à Anunciação do Senhor, marcada também pelos jubileus sacerdotais de

Na última quarta-feira, 25 de março, o Seminário realizou uma programação especial em celebração à Anunciação do Senhor, marcada também pelos jubileus sacerdotais de 26 anos de Ordenação de Dom Andherson Franklin e do padre Jorge Campos Ramos, além da posse do Padre Alessandro Rebonato como vice-reitor e padre Gudialace Oliveira como vice-diretor da Casa de Formação Bom Pastor – Propedêutico.

As atividades tiveram início pela manhã com a solene oração das Laudes, na qual foi recordado, com especial devoção, o mistério da Anunciação do Senhor, momento central da história da salvação em que o Verbo se fez carne no seio da Virgem Maria. No período da noite, a comunidade contou com a presença do Arcebispo Dom Ângelo Ademir Mezzari e do Bispo Auxiliar Dom Andherson Franklin, dos padres Jorge Campos Ramos, Claudio Moreira, Alessandro Rebonato, Gudialace Oliveira e Marcio Ferreira, além do diácono Renan, dos seminaristas, formandos da etapa do propedêutico e de alguns leigos, amigos e benfeitores do seminário.

Durante a celebração, foram rendidas graças a Deus pelos 26 anos de ministério sacerdotal de Dom Andherson e do padre Jorge, destacando o testemunho e a dedicação de ambos ao serviço da Igreja. Na mesma ocasião, ocorreu a cerimônia de posse do padre Alessandro Rebonato como vice-reitor do seminário e do padre Gudialace Oliveira como vice-diretor do propedêutico, marcando oficialmente o início de suas novas funções no processo formativo.

O dia foi encerrado com o coração repleto de gratidão, proclamando com alegria: Louvado seja Deus, que se fez carne e habitou entre nós.

A partir do ensinamento da Lumen Gentium, no seu capítulo III, Leão XIV dedicou sua reflexão à dimensão hierárquica do novo Povo de Deus,
A partir do ensinamento da Lumen Gentium, no seu capítulo III, Leão XIV dedicou sua reflexão à dimensão hierárquica do novo Povo de Deus, que tem seu fundamento nos Apóstolos, colunas vivas escolhidas por Jesus.

O céu ensolarado na Praça São Pedro acolheu milhares de fiéis e peregrinos que vieram ao Vaticano para a Audiência Geral com o Papa Leão XIV, nesta quarta-feira, 25 de março. Em sua catequese, o Santo Padre deu continuidade ao ciclo de reflexões sobre os documentos do Concílio Vaticano II, aprofundando o capítulo III da Constituição dogmática Lumen Gentium, dedicado à estrutura hierárquica da Igreja.

Ao iniciar sua reflexão, o Pontífice recordou que a Igreja encontra seu fundamento nos Apóstolos, escolhidos por Cristo como sustentação viva do seu Corpo, e sublinhou que essa dimensão hierárquica “opera ao serviço da unidade, da missão e da santificação de todos os seus membros”.

Fundamento apostólico da Igreja

Leão XIV também explicou que a estrutura hierárquica da Igreja está intimamente ligada à continuidade da missão confiada por Cristo aos Apóstolos. Por meio da sucessão apostólica, esse ensinamento é preservado e transmitido ao longo da história, garantindo a fidelidade ao Evangelho. Nesse sentido, destacou que a própria Lumen Gentium apresenta essa realidade como constitutiva da Igreja, e não como elemento secundário ou posterior:

“A estrutura hierárquica não é uma construção humana, funcional à organização interna da Igreja como corpo social, mas uma instituição divina destinada a perpetuar a missão dada por Cristo aos Apóstolos até ao fim dos tempos.”

Serviço ao Povo de Deus

O Papa também aprofundou a relação entre o sacerdócio comum dos fiéis e o sacerdócio ministerial, recordando que ambos participam, de modos distintos, do único sacerdócio de Cristo e se ordenam mutuamente na vida da Igreja. Assim, a hierarquia existe em função do serviço, e não do poder. Dentro dessa missão, os ministros ordenados — bispos, presbíteros e diáconos — recebem a responsabilidade de guiar, santificar e ensinar o povo de Deus, sempre em vista da salvação de todos:

“Os bispos, em primeiro lugar, e através deles os sacerdotes e os diáconos, receberam deveres que os conduzem ao serviço de todos os que pertencem ao Povo de Deus.”

Uma hierarquia que nasce da caridade

Retomando o ensinamento conciliar, o Santo Padre enfatizou que a autoridade na Igreja deve ser compreendida à luz da caridade de Cristo, configurando-se como verdadeira “diaconia”, isto é, serviço. Trata-se de uma missão que brota do amor e se orienta para a edificação da comunidade e a transmissão fiel da fé:

“Com o adjetivo ‘hierárquica’, portanto, o Concílio deseja indicar a origem sagrada do ministério apostólico na ação de Jesus, o Bom Pastor, bem como as suas relações internas.”

Ao concluir a catequese, Leão XIV convidou os fiéis a rezarem “para que o Senhor envie à Sua Igreja ministros ardentes de caridade evangélica, dedicados ao bem de todos os batizados, e missionários corajosos em todas as partes do mundo”.

A Paróquia São Benedito, juntamente com o povo serrano, celebrou neste ultimo domingo dia 22 de março de 2026 o reconhecimento do Sítio Histórico

A Paróquia São Benedito, juntamente com o povo serrano, celebrou neste ultimo domingo dia 22 de março de 2026 o reconhecimento do Sítio Histórico e Arqueológico de São José do Queimado, no Espírito Santo, como Patrimônio Cultural Brasileiro, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A solenidade oficial de entrega da certificação representa um marco de grande relevância para o município, para o Espírito Santo e para a preservação da memória histórica nacional.

Localizado em Serra, o Sítio Histórico de São José do Queimado constitui um dos mais significativos marcos da luta e da resistência da população negra escravizada no Espírito Santo. O reconhecimento reafirma a importância desse espaço como referência fundamental para a compreensão da história social brasileira, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso com sua preservação, valorização e difusão.

A celebração desse momento também alcança a dimensão religiosa e comunitária da história local. A Paróquia São Benedito, vinculada à Arquidiocese de Vitória e profundamente identificada com a fé, a memória e o serviço ao povo da Serra, participou desse processo de valorização histórica como expressão de sua missão pastoral. A presença do padre Rodrigo Almeida Simões do seminarista Jeferson Aurich Schneider e do povo de Deus, paroquianos e paroquianas da Paróquia São Benedito, em Serra/ES, reforça o vínculo entre Igreja, território e comunidade, evidenciando o compromisso pastoral com a memória, a dignidade humana e a valorização da história do povo serrano.

Nesse sentido, o reconhecimento do Sítio Histórico e Arqueológico de São José do Queimado, no Espírito Santo, não apenas consagra um bem cultural, mas também dialoga com a identidade da Paróquia São Benedito e com a ação pastoral da Arquidiocese de Vitória, que permanecem comprometidas com a preservação da memória, a valorização das raízes do povo capixaba e a construção de uma sociedade fundada na verdade histórica, na esperança e na fraternidade.

 

A mensagem do Papa aos redatores e leitores do encarte do Jornal Avvenire, é para nos fazer olhar as crianças perante as guerras que
A mensagem do Papa aos redatores e leitores do encarte do Jornal Avvenire, é para nos fazer olhar as crianças perante as guerras que assolam o mundo. Uma mensagem para todos. Leia a publicação do site vaticannews.va:
A condição da infância em um mundo entre guerras e IA foi o centro da mensagem de felicitações que Leão XIV dirigiu aos redatores e leitores do encarte infantil “Popotus” do jornal italiano “Avvenire”.

A ocasião são os 30 anos do encarte infantil do jornal “Avvenire”, mas a mensagem é dirigida a todos os fiéis. E é assim que o Papa Leão fala sobre as crianças “nestes dias de grande preocupação com as guerras que ameaçam o futuro da humanidade”.

Ao felicitar os redatores e os pequenos leitores de “Popotus”, Leão XIV afirma que devolver ao mundo sua beleza é possível, a pensar nele com confiança e a construí-lo sem preconceitos.

“Jesus disse aos seus discípulos: ‘Se não se converterem e não se tornarem como crianças, não entrarão no reino dos céus’. E Ele nos diz isso também hoje. Ser como crianças não é voltar atrás, mas guardar uma chave para ver o essencial de cada coisa, para encontrar respostas surpreendentes mesmo para as perguntas mais difíceis. Talvez só olhando para os olhos perdidos das crianças diante da barbárie da guerra possamos nos converter. Reaprender a olhar-nos nos olhos e a olhar o mundo com olhos puros.”

Dirigindo-se aos pais e professores, o Papa lhes agradece pelo carinho e pelo amor com que educam a infância: “Vocês são testemunhas de como as crianças nos educam enquanto as educamos e de como devemos protegê-las de uma visão desumana da informação e da educação. Todos nós, especialmente hoje, na era digital e da inteligência artificial, precisamos de uma educação permanente. E, para continuarmos sendo humanos, precisamos preservar um olhar infantil sobre a realidade”.

Também por isso, prossegue o Santo Padre, não devemos permitir que as crianças acabem acreditando que podem encontrar nos chatbots da Inteligência Artifical seus melhores amigos ou o oráculo de todo o conhecimento, “entorpecendo seu intelecto e sua capacidade de relacionamento, adormecendo sua criatividade e seus pensamentos. “Devemos zelar por sua infância e guiar seu crescimento para que sejam protagonistas de um mundo renovado”, conclui o Pontífice.