Notícias

Após mais de três meses de grande participação do público, entra agora em sua última semana a visitação da exposição “Igreja de Vitória: peregrina

Após mais de três meses de grande participação do público, entra agora em sua última semana a visitação da exposição “Igreja de Vitória: peregrina de esperança à luz do Vaticano II”, aberta no dia 7 de agosto no Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Scandian (CECATES). Desde então, a mostra tem sido um dos momentos das celebrações do Ano Jubilar da Arquidiocese de Vitória, convidando fiéis, grupos pastorais, escolas e comunidades a revisitarem o legado transformador do Concílio Vaticano II e a reconhecerem seu impacto na história da evangelização em nossa Igreja local.

Na noite de abertura, Dom Ângelo Ademir Mezzari, Arcebispo de Vitória, recordou que o Concílio Vaticano II foi “um grande sopro do Espírito”, capaz de iluminar a identidade e a missão da Igreja nos tempos atuais. Também presente, Dom Andherson Franklin destacou o caráter missionário e atual da proposta conciliar, que continua a inspirar a Igreja a acolher as dores, alegrias e esperanças do mundo contemporâneo, anunciando o Evangelho com fé, generosidade e defesa da vida.

Desde agosto, centenas de visitantes puderam conhecer documentos, fotografias e materiais que narram o caminho da Arquidiocese desde a recepção das diretrizes conciliares, valorizando especialmente o surgimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e o fortalecimento das pastorais sociais — frutos diretos de uma Igreja próxima, atuante e profética.

Com o olhar voltado para a esperança que não decepciona — Spes non confundit — esta última semana é um convite final para quem ainda não visitou ou deseja revisitar a exposição e renovar o compromisso de caminhar como peregrinos de esperança à luz do Concílio Vaticano II.

Aproveite este último dia, dia 21 de novembro, para se deixar tocar pela memória e pela fé que continuam a inspirar a Arquidiocese de Vitória em sua missão evangelizadora.

No último sábado (15), aconteceu uma formação dedicada à reflexão sobre o papel e a evolução da música na liturgia da Igreja, com o

No último sábado (15), aconteceu uma formação dedicada à reflexão sobre o papel e a evolução da música na liturgia da Igreja, com o tema “A música litúrgica antes e depois do Concílio Vaticano II”.

O encontro foi realizado das 8h às 17h, no Centro Católico de Estudos (CECATES), em Vitória, e reuniu cerca de 50 participantes de diversas paróquias da Arquidiocese.

A formação foi assessorada pelo Padre Jair Costa, Assessor do Setor de Música Litúrgica da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, que apresentou as mudanças trazidas pelo Concílio Vaticano II e seus impactos na prática musical das celebrações.

Durante o encontro, Padre Jair não apenas falou o tema, mas também demonstrou, através de diversas músicas, os efeitos dessas transformações na liturgia. Ele foi acompanhado pelo seminarista Lucas Moreira, que contribuiu na parte musical.

O evento, que faz parte da programação da exposição “Igreja de Vitória: peregrina de esperança à luz do Vaticano II”, que segue aberta ao público até o dia 22 de novembro, também no CECATES, terminou com a Santa Missa presidida pelo padre Jair.

 

“Abençoa-nos, Senhor, a nós e esses dons que recebemos da tua providência. Abençoa a nossa vida, a nossa fraternidade. Ajuda-nos, a todos nós, a
“Abençoa-nos, Senhor, a nós e esses dons que recebemos da tua providência. Abençoa a nossa vida, a nossa fraternidade. Ajuda-nos, a todos nós, a caminhar sempre unidos no teu amor”: foi a oração de Leão XIV, pedindo de modo especial a bênção do Senhor a “tantas pessoas que sofrem por causa da violência, da guerra e da fome”.

O almoço previsto com cerca de 1300 pessoas na Sala Paulo VI, por ocasião do Jubileu dos Pobres, começou com um aplauso ao Papa Francisco. Foi o próprio Pontífice que o recordou ao saudar os presentes “neste Dia que tanto desejou o nosso amado, o meu predecessor Francisco”, pedindo uma salva de palmas aos convidados.

Leão XIV agradeceu a generosidade da comunidade vicentina por oferecer o almoço, que marca também os 400 anos de nascimento do fundador, São Vicente de Paulo. O agradecimento do Santo Padre se estendeu a todos os sacerdotes, religiosas e leigos voluntários que trabalham em todo o mundo ajudando as pessoas mais vulneráveis. “Estamos realmente, realmente repletos deste espírito de agradecimento, de gratidão neste dia”.

O Pontífice fez na sequência uma oração, pedindo de modo especial a bênção do Senhor a “tantas pessoas que sofrem por causa da violência, da guerra e da fome”: “Abençoa-nos, Senhor, a nós e esses dons que recebemos da tua providência. Abençoa a nossa vida, a nossa fraternidade. Ajuda-nos, a todos nós, a caminhar sempre unidos no teu amor.”

A seguir, o Papa desejou “bom apetite”!

No próximo domingo, 16 de novembro, a Igreja dedica ao cuidado dos pobres. A data foi instituída pelo Papa Francisco em 2016, com o

No próximo domingo, 16 de novembro, a Igreja dedica ao cuidado dos pobres. A data foi instituída pelo Papa Francisco em 2016, com o objetivo de nos fazer olhar e agir em favor dos mais necessitados e carentes. A cada ano, o Papa, agora Leão XIV, propõe uma reflexão que leve a atitudes concretas e para este ano, o tema é “Tu és minha esperança”, o versículo 5 do salmo 71. Na mensagem deste ano, o Papa diz: “Por isso, o Dia Mundial dos Pobres pretende recordar às nossas comunidades que os pobres estão no centro de toda a ação pastoral. Não só na sua dimensão caritativa, mas igualmente naquilo que a Igreja celebra e anuncia. Através das suas vozes, das suas histórias, dos seus rostos, Deus assumiu a sua pobreza para nos tornar ricos. Todas as formas de pobreza, sem excluir nenhuma, são um apelo a viver concretamente o Evangelho e a oferecer sinais eficazes de esperança”.

Na Arquidiocese de Vitória são inúmeras as iniciativas que irão acontecer nas paróquias e áreas pastorais. A área pastoral Cariacica/Viana oferece no dia 15 pela manhã, diversos serviços gratuitos: corte de cabelo, atendimento judiciário, cantinho de leitura, café da manhã e almoço. O evento vai acontecer no REAME, em Cruzeiro do Sul.

A área pastoral Serra/Fundão, também no dia 15 pela manhã, oferece orientações sobre saúde, lazer, sorteios, corte de cabelo, manicure, entre outros. O evento acontece na EMEF Manoel Vieira Lessa, em Anchieta II.

Além das áreas pastorais, outros eventos acontecem nas paróquias e uma missa, presidida pelo bispo auxiliar, dom Andherson Franklin na Catedral de Vitória às 8h do dia 16, será pelas intenções dos pobres e voluntários que trabalham nas pastorais sociais. Para saber o que virá acontecer mais perto de você, procure informações na sua paróquia.

As ofertas da coleta das missas neste final de semana, 15 e 16 de novembro serão revertidas para a Campanha Paz e Pão, que atende mensalmente cerca de 1200 famílias com cestas de alimentos. Ao participar da Celebração, contribua com esta Campanha, que é permanente e é mantida com as doações. Para se tornar um doador clique aqui https://pazepao.com.br/cadastro-de-doadores/

 

Para ajudar os atingidos pelo tornado no Paraná a Diocese e a Cáritas de Guarapuava disponibilizaram a chave pix para doações. PIX: 48791935000160. A

Para ajudar os atingidos pelo tornado no Paraná a Diocese e a Cáritas de Guarapuava disponibilizaram a chave pix para doações. PIX: 48791935000160.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Presidência, publicou neste sábado, 8 de novembro, uma “Nota de Solidariedade à diocese de Guarapuava, no Paraná, e aos demais estados atingidos pelas fortes chuvas”. As chuvas atingiram principalmente as cidades da diocese e o município de Rio Bonito de Iguaçu (PR).

“Nos unimos em oração pelas vidas perdidas e pelas inúmeras famílias que tiveram suas casas destruídas “, diz um trecho da Nota.

A CNBB também conclama a Igreja no Brasil a unir-se em comunhão orante e solidária, colaborando, na medida do possível, com as ações de apoio humanitário e de reconstrução das áreas devastadas.

A diocese e a Cáritas de Guarapuava divulgaram um número de PIX para onde as contribuições em dinheiro poderão ser enviadas. As doações podem ser feitas via PIX: 48791935000160. O destinatário é Cáritas Nossa Senhora de Belém da diocese de Guarapuava.

Confira abaixo a íntegra da nota da CNBB:

Nota de solidariedade à diocese de Guarapuava e aos demais estados atingidos pelas fortes chuvas

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Presidência, manifesta sua solidariedade fraterna a Dom Amilton Manoel da Silva, CP, bispo da Diocese de Guarapuava, e a todo o povo, diante da tragédia que atingiu diversas cidades da região, especialmente o município de Rio Bonito do Iguaçu (PR).

Nos unimos em oração pelas vidas perdidas e pelas inúmeras famílias que tiveram suas casas destruídas.

Estendemos igualmente nossa solidariedade a todos estados atingidos pelas fortes chuvas, Paraná e Santa Catarina (Regionais Sul 2 e Sul 4).

Unimo-nos em oração pelas famílias enlutadas e desabrigadas, pedindo a Deus que as console e fortaleça neste momento de dor e incerteza.

Expressamos também nossa proximidade pastoral e apoio às comunidades e paróquias que estão se mobilizado em gestos concretos de caridade e solidariedade para socorrer os atingidos.

Conclamamos toda a Igreja no Brasil a unir-se em comunhão orante e solidária, colaborando, na medida do possível, com as ações de apoio humanitário e de reconstrução das áreas devastadas.

A CNBB permanecerá atenta e próxima, acompanhando o deslocamento das tempestades e os esforços das dioceses e das pastorais locais neste tempo de provação.

Que Nossa Senhora de Belém, padroeira da Diocese de Guarapuava, interceda por todos, trazendo consolo, esperança e a renovação da vida.

Em comunhão e oração

Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB 

O Regional Leste 3 da CNBB realizou, em Vitória (ES), a 3ª Assembleia do Povo de Deus. O encontro reuniu representantes das dioceses do

O Regional Leste 3 da CNBB realizou, em Vitória (ES), a 3ª Assembleia do Povo de Deus. O encontro reuniu representantes das dioceses do Espírito Santo para refletir sobre os caminhos da Igreja no estado e fortalecer a missão evangelizadora. A Arquidiocese de Vitória se fez presente nesse momento da nossa Igreja local.

Na abertura, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, presidente do Regional, destacou que a Assembleia é um tempo de graça e discernimento. “É o Espírito que nos conduz. Estamos aqui para escutar o que Deus quer da sua Igreja hoje”, afirmou.

O assessor da Assembleia, padre Márcio Ferreira, lembrou que a missão da Igreja nasce da escuta e do serviço. “A fidelidade a Deus se traduz na fidelidade ao povo. A Igreja só será missionária se for próxima, sensível e comprometida com as dores e alegrias das pessoas”, pontuou.

O sábado, 8 de novembro, iniciou com a Santa Missa, presidida por Dom Ângelo Mezzari, arcebispo de Vitória, que convidou os participantes a viverem a fidelidade e o serviço como marcas da vocação cristã. “Somos administradores dos bens que Deus nos confiou. Que a nossa missão seja sempre anunciar Jesus Cristo, servir com amor e permanecer fiéis ao Evangelho”, disse.

A 3ª Assembleia do Povo de Deus reforçou a caminhada sinodal do Regional Leste 3, comprometida em discernir caminhos e fortalecer a presença da Igreja nas realidades concretas do povo capixaba.

Representantes do Conselho Pastoral das Pescadoras e dos Pescadores (CPP) estiveram reunidos com Dom Ângelo Mezzari, arcebispo de Vitória, em uma audiência marcada pelo

Representantes do Conselho Pastoral das Pescadoras e dos Pescadores (CPP) estiveram reunidos com Dom Ângelo Mezzari, arcebispo de Vitória, em uma audiência marcada pelo diálogo e pela partilha das ações desenvolvidas pelo conselho no Estado do Espírito Santo.

O encontro teve como objetivo apresentar o trabalho que o CPP já realiza nas regiões Norte e Sul do Estado — especialmente em São Mateus, Conceição da Barra, Piúma e Marataízes —, além de comunicar os novos passos que o organismo pretende dar a partir de agora.

Segundo Giovanni, voluntário do CPP, o conselho está em processo de reorganização, preparando-se para se desligar do Regional Leste 2 e se constituir oficialmente como CPP do Regional Leste 3. Participaram da audiência também Gilberto, secretário-executivo nacional do CPP, e Zena, coordenadora estadual.

Dom Ângelo acolheu com alegria a proposta e manifestou seu apoio à iniciativa, colocando-se à disposição para colaborar na consolidação do CPP como organismo pastoral atuante na Arquidiocese de Vitória e no Regional Leste 3.

Em uma mensagem aos participantes do Fórum Builders IA, em andamento na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Leão XIV reflete sobre o “peso ético
Em uma mensagem aos participantes do Fórum Builders IA, em andamento na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Leão XIV reflete sobre o “peso ético e espiritual” que acompanha as novas tecnologias, lembrando que cada escolha de projeto expressa “uma visão da humanidade”. Ele renova assim o convite para interrogar-se como as ferramentas construídas estão transformando o ser humano

Não apenas o que a Inteligência Artificial (IA) é capaz de realizar, mas o que, silenciosamente, realiza em nós: como nos molda, como nos transforma, “quem estamos nos tornando”. É nesse olhar interior – mais do que nos “laboratórios” e nas “carteiras de investimento” – que se joga o verdadeiro sentido de sua trajetória. É aqui que o Papa Leão XIV convida a deter-se, na mensagem lida na quinta-feira, 6 de novembro, aos participantes do Fórum Builders IA 2025, que decorre até esta sexta-feira na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

“Quem estamos nos tornando”

O objetivo do congresso é a criação de uma nova comunidade interdisciplinar dedicada a apoiar o desenvolvimento de produtos de IA a serviço da missão da Igreja. A partir desse horizonte nasce, segundo o Papa, uma reflexão “crucial” dos tempos atuais:

Não apenas o que a IA é capaz de fazer, mas quem estamos nos tornando através das tecnologias que construímos. 

O peso “ético e espiritual” da IA

O Pontífice reitera o que já havia afirmado na Nota Antiqua et Nova, publicada em 28 de janeiro e fruto de uma reflexão conjunta dos Dicastérios para a Doutrina da Fé e para a Cultura e a Educação: a IA, “como toda invenção humana, nasce da capacidade criativa” que Deus instilou no homem. A inovação, nesse sentido, pode ser considerada uma forma de “participação” no próprio ato da Criação.

Como tal, ela traz consigo um peso ético e espiritual, pois cada escolha projetual expressa uma visão da humanidade.

Cultivar o “discernimento moral”

A mensagem da Igreja é clara: todos os atores envolvidos no desenvolvimento das novas tecnologias são chamados a cultivar o “discernimento moral” como parte integrante de seu trabalho, desenvolvendo sistemas que incorporem os valores da justiça, da solidariedade e do respeito autêntico pela vida.

Vossas reflexões ao longo destes dois dias mostram que esse compromisso não pode se limitar aos laboratórios de pesquisa ou às carteiras de investimento: deve ser uma empreitada profundamente eclesial.

Fé e razão em diálogo

As aplicações da IA, continua o Papa, podem ser múltiplas: algoritmos para a educação católica, instrumentos para uma “saúde compassiva”, plataformas criativas capazes de contar a história cristã com “verdade e beleza”. No entanto, a missão continua sendo comum: “Colocar a tecnologia a serviço da evangelização e do desenvolvimento integral de cada pessoa”. Uma sinergia que, citando novamente a Antiqua et Nova, encarna o “diálogo entre fé e razão”, revisitado em chave digital. A inteligência, artificial ou humana, encontra de fato sua plenitude “no amor, na liberdade e na relação com Deus”.

Fonte: publicação do site vaticannews.va