Notícias

O hino para a Campanha da Fraternidade 2026 já pode ser conhecido. A letra e melodia aprovadas são de autoria de Crisógono Sabino, de

O hino para a Campanha da Fraternidade 2026 já pode ser conhecido. A letra e melodia aprovadas são de autoria de Crisógono Sabino, de Vitória (ES) (LETRA), Carlos Alberto Santos, de Lagoa Seca (PB) (MELODIA), que fizeram a composição a partir do tema Fraternidade e Moradia. O arranjo instrumental é do maestro Antônio Karam.

 

Confira a letra do hino da CF 2026:

 

1. No caminho da vida sofrida,
há irmãos sem abrigo, sem chão.
Na calçada, no bairro, na espera,
brota o grito, o clamor do irmão.
Mas o Verbo se fez moradia
no presépio da simplicidade:
vem morar com o pobre sofrido,
transformando a dor em bondade!

“Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14),
Deus conosco em cada irmão!
Por um lar de amor e justiça,
nosso canto as nações ouvirão.

2. Onde falta direito e cuidado,
sobra medo, abandono e dor.
Mas a fé, que se faz compromisso,
ergue a voz com firmeza e ardor!
Quando o amor for tijolo e telhado,
e a justiça a nossa missão,
cada casa será testemunho
do Evangelho de Cristo em ação!

3. Se o profeta levanta sua voz,
é o Cristo que clama também:
“Dai morada ao pequeno e ao fraco,
sede os braços que acolhem o bem!”.
Nossa fé não se finda no altar:
partilhar brota em nós comunhão.
Espalhando as sementes do amor,
nossa fé faz de nós mais irmãos!

Fonte: cnbb.org.br
O Vaticano divulgou hoje o tema a ser tratado para o Dia Mundial das Comunicações Sociais: Preservar vozes e rostos humanos. Como diz o
O Vaticano divulgou hoje o tema a ser tratado para o Dia Mundial das Comunicações Sociais: Preservar vozes e rostos humanos. Como diz o comunicado de divulgação “o futuro da comunicação deve garantir que as máquinas sejam ferramentas a serviço e conexão da vida humana, e não forças que corroem a voz humana”. Leia abaixo a notícia divulgada hoje no site vaticannnews.va.
O texto do Dicastério para a Comunicação ressalta que “o futuro da comunicação deve garantir que as máquinas sejam ferramentas a serviço e conexão da vida humana, e não forças que corroem a voz humana”.

“Preservar vozes e rostos humanos” é o tema escolhido pelo Papa Leão XIV para o 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2026 divulgado nesta segunda-feira (29/09).

O comunicado, publicado pelo Dicastério para a Comunicação, explica que “nos ecossistemas comunicativos de hoje, a tecnologia influencia as interações de maneira nunca antes conhecida – desde os algoritmos que selecionam conteúdo nos feeds de notícias até à inteligência artificial que redige inteiros textos e conversas”.

De acordo com o texto, “a humanidade hoje tem possibilidades impensáveis há apenas alguns anos. Contudo, embora essas ferramentas ofereçam eficiência e alcance, elas não podem substituir as capacidades unicamente humanas de empatia, ética e responsabilidade moral. A comunicação pública exige julgamento humano, não apenas esquemas de dados. O desafio é garantir que a humanidade continue sendo o agente orientador”.

O futuro da comunicação deve garantir que as máquinas sejam ferramentas a serviço e conexão da vida humana, e não forças que corroem a voz humana. 

“Temos grandes oportunidades. Ao mesmo tempo, os riscos são reais. A inteligência artificial pode gerar conteúdos envolventes, mas enganosos, manipulativos e prejudiciais, replicar preconceitos e estereótipos presentes nos dados de treinamento, e amplificar a desinformação ao simular vozes e rostos humanos”, ressalta ainda o comunicado divulgado pelo Dicastério para a Comunicação. “Também pode invadir a privacidade e a intimidade das pessoas sem o seu consentimento. Uma dependência excessiva da IA enfraquece o pensamento crítico e as habilidades criativas, enquanto o controle monopolista desses sistemas levanta preocupações sobre a centralização do poder e as desigualdades”, sublinha.

De acordo com o comunicado, “torna-se cada vez mais urgente introduzir a alfabetização mediática nos sistemas educacionais, ou até mesmo a alfabetização no campo da IA (MAIL, ou seja, Media and Artificial Intelligence Literacy) . “Como católicos, podemos e devemos dar a nossa contribuição, para que as pessoas – especialmente os jovens – adquiram a capacidade de pensar criticamente e cresçam na liberdade de espírito”, conclui o texto.

Na celebração de 25 anos de episcopado, dom Dario Campos, arcebispo emérito da Arquidiocese de Vitória, encontrou-se com o povo, padres e bispos da

Na celebração de 25 anos de episcopado, dom Dario Campos, arcebispo emérito da Arquidiocese de Vitória, encontrou-se com o povo, padres e bispos da Arquidiocese e alguns convidados, na Catedral de Vitória para uma missa que ele mesmo presidiu.
O encontro foi de alegria, emoção e algumas lembranças do jeito espontâneo de nosso Arcebispo Emérito celebrar.

 

 

Pe. Diego Carvalho, representante dos presbíteros agradeceu “por todo o bem que dom Dario fez por onde passou”. Um representante dos seminaristas repetiu expressões características de dom Dario nas cerimônias como, “corações ao alto” e “acabou”, ditas no jeito simples e espontâneo de dom Dario se comunicar e que marcaram seu pastoreio na Arquidiocese. Dom Ângelo disse a dom Dario que ele continua fazendo parte desta Igreja e acrescentou que celebrar com ele é um jeito de expressar seu afeto.

 

 

Dom Andherson Franklin fez a homilia e começou lembrando a história de dom Dario como bispo em Minas Gerais e Espírito Santo e falou sobre o lema episcopal: “Em tuas mãos”, uma frase do salmo 30. Na sequência falou sobre o salmo e relacionou o jeito de viver de dom Dario com o versículo entoar um canto novo.
Ao final da cerimônia dom Dario agradeceu a presença de todos e em tom emocionado lembrou de quando recebeu a nomeação para bispo, a frase bíblica que adotou como lema e disse: “Contemplo a história, recordo os desafios, escolhas e decisões e percebo como tudo é graça e força do amor divino. Em Vitória consagrei os últimos anos de serviço episcopal. Hoje recolhi esses pedaços e depositei no altar”. Depois terminou parafraseando São Francisco de Assis: “É tempo de começar de novo porque até agora pouco ou nada fizemos. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo”!

Continuemos rezando por nosso arcebispo emérito, que sendo franciscano, decidiu voltar a viver na fraternidade em Belo Horizonte.

 

Acompanhando os conflitos pelo mundo, o Papa Leão XIV, propõe que as orações do mês de outubro sejam pela paz. No dia 11 de

Acompanhando os conflitos pelo mundo, o Papa Leão XIV, propõe que as orações do mês de outubro sejam pela paz.

No dia 11 de outubro às 18h, o Papa vai rezar junto com os peregrinos do Jubileu da Espiritualidade Mariana, na Praça São Pedro.

O Papa, porém pediu que todo o mês de outubro, que a Igreja dedica ao Santo Rosário, todos se empenhem, pessoalmente, em família ou em comunidade, rezando o terço pela paz no mundo. O apelo do Papa foi feito ao final da Audiência desta quarta-feira, 24 de setembro de 2025.

Veja abaixo a publicação no site vaticannnews.va:

Antes da saudação aos fiéis de língua italiana, no final da Audiência Geral desta quarta-feira (24/09), Leão XIV recordou que “o mês de outubro, que se aproxima, é particularmente dedicado ao Santo Rosário na Igreja”.

Por isso, convido todos, todos os dias do próximo mês, a rezar o Rosário pela paz, pessoalmente, em família e em comunidade. Além disso, convido aqueles que trabalham no Vaticano a rezarem esta oração na Basílica de São Pedro todos os dias, às 19h.

Sábado 11 de outubro, é o dia em que a Igreja recorda São João XXIII, o Papa da Encíclica Pacem in Terris e da mensagem de rádio implorando aos líderes dos EUA e da URSS para “salvar a paz” no auge da Crise dos Mísseis de Cuba. É também o mesmo dia da abertura do Concílio Vaticano II, em 11 de outubro de 1962, com o famoso “discurso à lua”, do Papa Roncalli, ao final de um “grande dia de paz”.

Em particular, na noite de sábado, 11 de outubro, às 18h, rezaremos juntos aqui na Praça São Pedro, na vigília do Jubileu da Espiritualidade Mariana, comemorando também o aniversário da abertura do Concílio Vaticano II.

Pouco antes, dirigindo-se aos fiéis de língua portuguesa, Leão XIV disse:

Queridos irmãos e irmãs, neste nosso tempo, entre os escombros do ódio que mata, sejamos portadores do amor de Jesus que ilumina e reergue a humanidade.

Em sua saudação aos fiéis de língua árabe, dirigiu-se aos alunos — no início do novo ano letivo — exortando-os a “preservar a fé e a alimentar-se do conhecimento, para um futuro melhor, no qual a humanidade possa desfrutar de paz e tranquilidade”.

No próximo sábado, 4 de outubro, crianças e adolescentes estão convidados a participar de uma tarde de formação e vivência lúdica na Exposição sobre

No próximo sábado, 4 de outubro, crianças e adolescentes estão convidados a participar de uma tarde de formação e vivência lúdica na Exposição sobre o Concílio Vaticano II, que acontece no CECATES (Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian), das 14h às 17h.

O encontro contará com a presença da Raquel Passos, junto com a equipe da Arquidiocese, preparou uma programação especial para aproximar os pequenos da história e da espiritualidade que marcaram esse importante momento da Igreja.

Segundo Raquel, será “um momento muito especial de encontro com crianças e adolescentes, com reflexões, músicas, dinâmicas, mística e oração, tudo relacionado à temática do Concílio Vaticano II e à Igreja de Vitória”.

O encontro é organizado em parceria com o Grupo de Estudo Bíblico Ecumênico CEBI Bíblia e Criança, que trabalha com a metodologia da educação popular, aproximando a Bíblia da realidade das novas gerações.

“Vai ser muito bom estar com vocês para esse momento de estudo e vivência sobre o Vaticano II. Leve sua Bíblia, seu caderno e venha participar dessa bonita ciranda de memória”, convida Raquel.

📅 Data: 4 de outubro, sábado
Horário: 14h às 17h
📍 Local: CECATES – Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian

Faça sua inscrição, gratuita, clicando aqui!

Dom Dario Campos, ofm, arcebispo emérito de Vitória comemora este ano, 2025, 25 anos de ordenação presbiteral. Para celebrar a data, dom Dario estará

Dom Dario Campos, ofm, arcebispo emérito de Vitória comemora este ano, 2025, 25 anos de ordenação presbiteral. Para celebrar a data, dom Dario estará entre nós por estes dias. A missa em Ação de Graças por sua missão episcopal e memória de seu pastoreio entre nós, acontece na quinta-feira, 25 de setembro na Catedral de Vitória às 18h. Rezemos por dom Dario e participemos deste momento.

Dom Dario foi ordenado em setembro de 2000 e sua primeira diocese foi Araçuaí, MG, sendo bispo coadjutor durante 1 ano. Depois tornou-se bispo titular ainda em Araçuaí. Na sequência foi bispo em Leopoldina, também em MG, em Cachoeiro de Itapemirim e arcebispo na Arquidiocese de Vitória de janeiro de 2019 a fevereiro de 2025.

O momento de lembrar e rezar pelo nosso arcebispo emérito e alegrá-lo com nossa presença.

Participa da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o arcebispo dom Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados
Participa da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o arcebispo dom Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais da Santa Sé. A Assembleia vai até 30 de setembro na sede da ONU. Leia abaixo a matéria publicada no site vaticannews.va

Segundo informações das Nações Unidas, a Semana de Alto Nível representa o ponto alto das comemoração do aniversário de 80 anos da ONU. Em diversas reuniões, cerca de 150 chefes de Estado e de governo se unem a funcionários da organização para refletir sobre a história da ONU, abordando desafios e conquistas das últimas oito décadas, além da busca de soluções para conflitos, mudanças climáticas, igualdade de gênero e inteligência artificial que figuram entre temas mais salientes das sessões deste ano.

80 anos da Carta da ONU

O encontro, conhecido como UNGA80, como comentou o secretário-geral, António Guterres, é uma oportunidade de diálogo, mediação e soluções para os países participantes. Já a presidente da Assembleia Geral, Annalena Baerbock, disse que os países devem capitalizar as possibilidades para realçar a importância do momento histórico e o compromisso com a Carta da ONU e os princípios que ela representa há 80 anos da assinatura dos 50 países fundadores. Das nações em língua portuguesa, o Brasil foi o único a firmar o documento pela mão da diplomata e cientista Bertha Lutz, em 1945, durante a Conferência de São Francisco.

A agenda a partir de segunda-feira, 22 de setembro

Neste primeiro dia de encontro, a sede das Nações Unidas acolhe a reunião de alto nível da Assembleia Geral sobre o aniversário de 30 anos da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher. Durante a tarde, a Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados. Já nesta terça-feira (23/09) começa o debate geral com pronunciamentos de representantes dos 193 Estados-membros e delegações de observadores no principal órgão deliberativo das Nações Unidas.

Durante a semana, a sala da Assembleia Geral e o complexo da organização irá abordar sobre os desafios globais mais urgentes, incluindo crises como guerras, mudanças climáticas, igualdade de gênero e inteligência artificial. Para as Nações Unidas, nesta Semana de Alto Nível, além de cumprir uma tradição, deve ser marcado um momento vital para a comunidade internacional refletir, renovar compromissos e reimaginar o futuro compartilhado.

Entre os dias 15 e 19 de setembro, os formandos da etapa do Propedêutico viveram momentos intensos de espiritualidade, oração e convivência fraterna durante

Entre os dias 15 e 19 de setembro, os formandos da etapa do Propedêutico viveram momentos intensos de espiritualidade, oração e convivência fraterna durante o retiro anual, realizado na região de Paraju. A condução espiritual ficou a cargo do Padre João Marcelo dos Santos, Pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento – Paraju, que guiou os propedeutas em reflexões profundas sobre a vocação, a vida de fé e o seguimento a Jesus Cristo.

O retiro teve como objetivo proporcionar aos formandos um tempo de silêncio interior, escuta da Palavra de Deus e aprofundamento no chamado que cada um recebe do Senhor. Foram dias marcados por celebrações, momentos de oração pessoal e comunitária, partilhas, além da oportunidade de fortalecer a caminhada vocacional.

O período de retiro é uma etapa fundamental na formação dos propedeutas, pois ajuda a consolidar os alicerces da fé, o discernimento vocacional e a maturidade espiritual.

Unamo-nos em oração pelas vocações, para que, iluminados pelo Espírito Santo, possam discernir com sabedoria e coragem o projeto de Deus em suas vidas.,