Notícias

Na tarde de hoje, 3 de abril de 2025, dom Ângelo Mezzari, arcebispo de Vitória, visitou a Rede Tribuna. Na chegada, o Arcebispo foi

Na tarde de hoje, 3 de abril de 2025, dom Ângelo Mezzari, arcebispo de Vitória, visitou a Rede Tribuna. Na chegada, o Arcebispo foi recebido pelo superintendente Alexandre Gabriel e a diretora comercial Lenise Loureiro. Dom Ângelo visitou estúdios e redações da TV, Rádios, Jornal e Portal, cumprimentou e acolheu os colaboradores em um clima descontraído e alegre.
O Superintendente explicou o funcionamento da Rede, falou sobre a realidade atual e projetos futuros.
Dom Ângelo agradeceu pelas coberturas feitas pela Rede aos eventos e divulgação da agenda da Igreja Católica na Arquidiocese de Vitória no Jornal Impresso. O Arcebispo se surpreendeu com o tamanho da Rede e desejou sucesso para as atividades e iniciativas da Rede.

 

Na noite desta terça-feira, 2 de abril, na Catedral Metropolitana de Vitória, fiéis se reuniram em ação de graças pelo aniversário natalício de Dom

Na noite desta terça-feira, 2 de abril, na Catedral Metropolitana de Vitória, fiéis se reuniram em ação de graças pelo aniversário natalício de Dom Ângelo Ademir Mezzari, arcebispo metropolitano de Vitória.

Pontualmente às 18 horas, os sinos da catedral ressoaram, marcando o início da Santa Missa, que reuniu sacerdotes, religiosos e fiéis em um momento de profunda espiritualidade e gratidão.

Durante a homilia, Dom Ângelo compartilhou reflexões sobre sua vocação e a caminhada que o levou ao episcopado. “Quando faço aniversário, sempre reflito sobre o amor do meu pai e da minha mãe. Tudo o que vivo hoje, é fruto do amor entre eles. Meu pai foi a pessoa mais corajosa que eu já conheci. Abrir mão do seu filho mais velho para Deus é um grande ato de coragem. O que será que passava no coração dele quando abriu mão do filho mais velho?”, refletiu o arcebispo, destacando a generosidade de seus pais em apoiar sua jornada vocacional.

Dom Ângelo também recordou o momento em que foi chamado ao episcopado, uma decisão desafiadora tomada em meio à pandemia de 2020. “Na véspera do dia de São João Batista, recebi o convite do Núncio Apostólico. Foi um dia de muito sofrimento, fiquei perguntando a Deus o que Ele queria de mim. Me perguntei se dava ou não o meu sim para esse chamado. Mais um vez, Deus me deu a oportunidade, coragem e força de dizer o meu sim”, relembrou. Segundo ele, aceitar a missão episcopal foi o “sim mais exigente” de sua vida, mas também uma experiência libertadora, que o impulsionou a seguir firme na missão.

Sobre sua chegada à Arquidiocese de Vitória, Dom Ângelo revelou ter passado por um momento de surpresa e reflexão. “Ao ser convidado para ser Arcebispo de Vitória foi uma grande surpresa para mim, fiquei em choque, levei um grande susto. Estou aqui há pouco mais de um mês, mas parece que estou aqui a vida toda…”, comentou. Ele também fez questão de agradecer a acolhida recebida desde sua chegada, destacando o carinho, o apoio e a fraternidade do povo capixaba. “Vocês me sustentam. Que vossa acolhida continue sustentando minha vida. Rezem sempre pela minha vida e meu ministério”, pediu aos fiéis.

Dom Ângelo reafirmou sua entrega a Deus e ao povo de Vitória, pedindo forças para continuar servindo com amor e fidelidade. “Eis-me aqui, Senhor, para fazer a Tua vontade”, concluiu.

Celebrar o dom da vida de um arcebispo é reconhecer a graça de Deus agindo através de seu ministério. É agradecer por sua dedicação e pelo exemplo de fé e esperança que transmite ao povo de Deus. Que sua caminhada Dom Ângelo, seja sempre iluminada pelo amor de Cristo, para que continue sendo instrumento de paz, luz e salvação para todos aqueles que Deus lhe confiou.

Com a intenção de promover a vivência da Páscoa nas escolas, a Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos

Com a intenção de promover a vivência da Páscoa nas escolas, a Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elaborou um roteiro celebrativo para a Páscoa nas escolas, com uma abordagem ecumênica. A iniciativa busca auxiliar comunidades escolares —públicas, privadas e confessionais— a vivenciarem a Páscoa por meio de uma celebração comunitária, promovendo espiritualidade, encontro fraterno, esperança e paz no ambiente educativo.

Neste ano do Jubileu, o material destaca o tema da esperança, ressaltando a Páscoa como seu ícone máximo. O documento também estabelece um vínculo entre a celebração pascal e a Campanha da Fraternidade deste ano, incorporando o Cântico das Criaturas como símbolo de uma humanidade restaurada em Cristo ressuscitado e em harmonia com a criação. Além disso, a proposta incentiva práticas sustentáveis, como a reciclagem e reutilização de materiais descartados na construção da cruz que será utilizada na celebração.

O roteiro está disponível para dowload em formato e-book e será também distribuído a agentes da Pastoral da Educação, à Associação Nacional de Educação Católica e a instituições públicas de ensino. O assessor do Setor Educação, padre Júlio César Evangelista Resende, salienta que a Páscoa representa um novo suspiro de esperança e vida em meio aos desafios da humanidade:

“Com esta celebração oferecemos às comunidades escolares o convite a ressoar um canto de fé, solidariedade e esperança, reafirmando que a vida sempre supera a morte e que a e paz e a fraternidade brotam da alegria que vem do Cristo ressuscitado”, diz.

Clique (aqui) e baixe o arquivo na íntegra.

Publicação no site cnbb.org.br

Aconteceu neste último final de semana, 29 e 30 de março, a 2ª Assembleia do Laicato do Regional Leste 3 da CNBB. O encontro

Aconteceu neste último final de semana, 29 e 30 de março, a 2ª Assembleia do Laicato do Regional Leste 3 da CNBB. O encontro aconteceu no IESIS – Instituto Espírito Santo de Inovação Social, em Ibiraçu, com o tema “Cristãos Leigos e Leigas: Peregrinos de Esperança com a força do Espírito Santo”, proporcionando a vivência de uma caminhada de fé iluminada pelo versículo de Isaías: “O caminho é este; é por aqui que vocês devem ir” (Is 30, 21).

A Assembleia foi convocada pelo Srº Tarcísio Bobbio, Presidente Conselho Nacional de Leigos do Brasil – CNLB – Regional Leste 3 e teve como pauta a reestruturação e o Planejamento do conselho e as orientações e encaminhamentos para o 8º Encontro Nacional do CNLB em Aparecida – SP nos dias 19 a 22 junho de 2025, em comemoração aos 50 anos de caminhada do CNLB, cumprindo a missão de articular e representar o laicato n Brasil, onde também acontecerá a 43ª Assembleia Geral Eletiva do CNLB nacional.

O conteúdo programático contou com uma análise de conjuntura apresentado pela professora Zenilza Aparecida Barros Pauli, da Diocese de São Mateus, com a abordagem atual dos contextos sociais, políticos, ambiental e eclesial, ressaltando a voz profética do Papa Francisco. O Planejamento, conduzido por Eder D’Artagnan Ferreira Guimarães, assessor do Regional Leste 2 da CNBB foi muito dinâmico, com atividades em pequenos grupos onde foi possível fazer a leitura da realidade do conselho, destacando o que já tem e as suas necessidades, com a iluminação bíblica e do magistério da Igreja ressaltando a missão e o que inspira a ação dos leigos e leigas, a partir do conselho.

Dom Ângelo Ademir Mezzari, da Arquidiocese de Vitória, visitou a assembleia, deu a sua bênção e manifestou o seu reconhecimento à importância da atuação dos leigos e leigas na igreja e se colocou à disposição para colaborar com a organização o fortalecimento do conselho de leigos e leigas do Regional Leste 3.

Os momentos de espiritualidade e de oração conduziram a assembleia, de um ambiente de muito trabalho, ao espaço de conexão e vivencia da fé, sendo iniciada na manhã de sábado com a oração do Ofício Divino, animado pela Diocese de São Mateus e fechando o dia com um lindo momento Mariano, com a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

A Arquidiocese de Vitória conduziu a oração da manhã de domingo, proporcionando uma espiritualidade em forma de vivência da caminhada, inspirada no texto bíblico de Isaías, 30, 20 – 21, destacando as angústias do povo de Deus, os desafios do cotidiano dos leigos e leigas no exercício da missão e os sinais de esperança motivados pela Campanha da Fraternidade 2025, o Jubileu de Esperança proposto pelo Papa Francisco, dentre outros, e a reorganização do Conselho de Leigos do ES.

A Assembleia foi encerrada com a Missa de Enviou, junto com cursilhistas que também estavam realizando o seu encontro estadual, sendo presidida por Dom Décio Sossai Zandonade, Bispo Emérito de Colatina e concelebrada por Padre Delcy Correa da Diocese de São Mateus e toda a liturgia preparada pelos leigos e leigas da Diocese anfitriã.

A realização da 2ª Assembleia Geral Ordinária rendeu alguns frutos que darão sementes em todo Regional: A recomposição da diretoria com a ocupação dos cargos vacantes; composição do grupo de trabalho para elaborar o Plano de Ação; integração da Arquidiocese de Vitória ao conselho de leigos, dentre outros.

A arquidiocese de Vitória esteve representada por Elizabeth Regina Lopes, da Paróquia Santa Maria Goretti – Área Pastoral Cariacica/Viana, Maria de Fátima Castelam (Fatinha), Paróquia Santo Antônio de Pádua – Área Pastoral Vila Velha, Odete Aparecida Luduvico Calvi – Paróquia São Miguel Arcanjo – Área Pastoral Serrana, Romério de Mello Santana – Paróquia Santo André Apóstolo – Área Pastoral Serra/Fundão e Vadilson José de Souza, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Área Pastoral Benevente.

   

(Fotos de Marinês Anchesqui Bobbio)

O Regional Norte 2, em Belém (PA), recebeu nos últimos dois dias (25 e 26), o primeiro dos cinco encontros regionais preparatório para a

O Regional Norte 2, em Belém (PA), recebeu nos últimos dois dias (25 e 26), o primeiro dos cinco encontros regionais preparatório para a COP30, a ‘PRE-COP NORTE’ do Projeto ‘Igreja Rumo à COP 30’, realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que através de formações voltadas para lideranças da Igreja, promoveu um entendimento mais profundo sobre as mudanças climáticas e suas consequências.

Durante a tarde de ontem foi trabalhado junto com os presentes os ‘Eixos Temáticos da Conferência do Clima’ que foram debatidos por eixo temático como desmatamento zero, convergência entre clima e biodiversidade, transição ecológica e energética para uma economia de baixo carbono e financiamento.

A professora Ima Vieira, pesquisadora do Museu Emilio Goeldi, revelou uma transformação profunda e preocupante do maior bioma tropical do planeta durante o terceiro painel ‘Crise climática e eventos extremos no bioma amazônico e área litorânea da macrorregião Norte’, e fez uma panorâmica sobre a crise ambiental que a Amazônia enfrenta há mais de três décadas após a Cúpula da Terra no Rio de Janeiro em 1992.

“As mudanças climáticas têm provocado alterações dramáticas na região com o aumento de temperatura que amplificam significativamente o risco de incêndios e provocam impactos devastadores na região”, alertou.

Incidência da Igreja na COP30

Divididos por grupos os participantes, ao final do dia, debateram sobre o ‘Documento de Base e Subsídio para a Incidência Política da Igreja na COP 30 – Um chamado à conversão ecológica, formação e resistência às falsas soluções climáticas’ que exige, de todos, uma postura profética, que denuncie falsas soluções climáticas e anuncie a esperança de uma nova sociedade, baseada na justiça, na fraternidade universal com todas as criaturas e no cuidado com a Casa Comum, refletindo a esperança de que a COP 30 seja um marco de resistência e transformação, guiada pela força das comunidades e pela visão de uma igreja em saída, comprometida com a justiça socioambiental e a dignidade de todos os seres.

Francisco Meireles, presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil no Regional Norte 1 – CNLB N1 e membro do Conselho do Regional Norte 1 no Amazonas e Roraima, acredita ser importante a participação de todos os meios e agentes sociais dentro da Igreja para refletir sobre a Pré-COP.

“A importância da PRÉ-COP para o Norte é ter a participação de todos os meios e agentes sociais envolvidos dentro da nossa Igreja Católica, para que possamos refletir e trazer realmente as pautas que são de suma importância para essa mudança climática que está acontecendo nos últimos anos principalmente aqui no Brasil, na Amazônia. Que seja realmente frutuosa e que leve as nossas bases, as nossas comunidades, paróquias e áreas missionárias, a reflexão de um processo de mudança de atitude, de hábito de cada pessoa”, disse.

Propostas aos chefes de Estado da COP30

A Igreja do Norte do Brasil, reunida em Belém, coloca-se como porta-voz para ajudar os chefes de Estado a conhecerem a realidade da região, como destacou o bispo da diocese de Carolina no Maranhão, dom Francisco Lima Soares.  “A Igreja se reúne para propor e para lembrar que existem dificuldades nos povos ribeirinhos e nos povos da floresta, nas cidades, nas periferias das cidades e mostra que as mudanças climáticas estão corroborando para isso. Então, é importante que a Igreja tenha uma palavra no momento da COP 30”, afirmou.

O encontro finalizou com uma Celebração Eucarística onde foi entregue um “Guia para multiplicação” e envio dos multiplicadores, sob a presidência de dom Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus, pertencente ao Regional Norte 1.

O Pré-COP Norte, foi o primeiro dos cinco encontros regionais preparatórios para a COP30, a próxima reunião Pré-COP Nordeste acontecerá nos dias 11 e 12 de julho em Juazeiro (BA), seguido da Pré-COP Sul de 18 a 20 de julho, em Governador Celso Ramos (SC), Pré-COP Leste de 25 a 27 de julho, em Belo Horizonte (MG), finalizando com a Pré-COP Centro-Oeste no dia 6 de agosto em Bonito (MS).

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP30, acontecerá na capital paraense no período de 10 a 21 de novembro.

Dando continuidade ao Ciclo de Catequeses para este Jubileu 2025 sobre o tema “Jesus Cristo nossa Esperança”, Francisco dedicou sua reflexão, nesta quarta-feira (26/03),

Dando continuidade ao Ciclo de Catequeses para este Jubileu 2025 sobre o tema “Jesus Cristo nossa Esperança”, Francisco dedicou sua reflexão, nesta quarta-feira (26/03), à Samaritana dentro da sequência “A vida de Jesus. Os Encontros”.

Depois de refletir, na semana passada, sobre o encontro de Jesus com Nicodemos, que foi procurá-lo, “refletimos sobre aqueles momentos em que parece que Jesus estava bem ali nos esperando, naquela encruzilhada da nossa vida. São encontros que nos surpreendem e, a princípio, podemos até ficar um pouco desconfiados: tentamos ser prudentes e entender o que está acontecendo”, escreve o Papa.

“Provavelmente, essa também foi a experiência da mulher samaritana, mencionada no quarto capítulo do Evangelho de João”, afirma Francisco. “Ela não esperava encontrar um homem no poço ao meio-dia; na verdade, ela não esperava encontrar ninguém. De fato, ela vai buscar água no poço numa hora incomum, quando está muito quente. Talvez essa mulher tenha vergonha de sua vida, talvez tenha se sentido julgada, condenada, não compreendida e, por isso, tenha se isolado, rompido relações com todos.”

O encontro com Jesus

“Para ir da Judeia para a Galileia, Jesus poderia ter escolhido outro caminho e não ter atravessado a Samaria. Teria sido até mais seguro, dadas as relações tensas entre judeus e samaritanos”, escreve o Papa. “Mas, ele quer passar por ali e para naquele poço, naquela hora! Jesus nos espera e se faz encontrar justamente quando pensamos que para nós já não há esperança. O poço, no antigo Oriente Médio, é um lugar de encontro, onde às vezes são arranjados casamentos, é um local de noivado. Jesus quer ajudar esta mulher a entender onde procurar a verdadeira resposta ao seu desejo de ser amada”, ressalta o Pontífice.

“O tema do desejo é fundamental para compreender este encontro. Jesus é o primeiro a expressar o seu desejo: “Dá-me de beber!” Para iniciar um diálogo, Jesus faz-se passar por fraco, deixando assim a outra pessoa à vontade, garantindo que não se assuste. A sede é frequentemente, também na Bíblia, a imagem do desejo. Mas aqui Jesus tem sede, primeiramente, da salvação daquela mulher. «Mas, se Jesus lhe pediu do que beber – diz Santo Agostinho – era da fé dela que Ele tinha sede».”

“Se Nicodemos fora ter com Jesus à noite, aqui Jesus encontra a mulher samaritana ao meio-dia, a hora em que há mais luz. É realmente um momento de revelação”, ressalta o Pontífice. “Jesus dá-se a conhecer a ela como o Messias e também ilumina a sua vida. Ajuda-a a reler a sua história, complicada e dolorosa, de uma nova forma: teve cinco maridos e agora está com um sexto que não é marido. O número seis não é aleatório, mas geralmente indica imperfeição. Talvez seja uma alusão ao sétimo marido, aquele que poderá finalmente satisfazer o desejo desta mulher de ser verdadeiramente amada. E esse noivo só pode ser Jesus.”

As pessoas reconciliadas levam o Evangelho

“Ao perceber que Jesus conhece a sua vida, a mulher muda a conversa para a questão religiosa que dividia judeus e samaritanos. Isto também nos acontece, por vezes, enquanto rezamos: no momento em que Deus toca a nossa vida com os seus problemas, por vezes perdemo-nos em reflexões que nos dão a ilusão de uma oração bem-sucedida. Na verdade, nós criamos barreiras de proteção. Mas o Senhor é cada vez maior, e àquela mulher samaritana, a quem segundo as normas culturais nem sequer devia ter falado, dá a mais alta revelação: fala-lhe do Pai, que deve ser adorado em espírito e verdade. E quando ela, mais uma vez surpreendida, observa que é melhor esperar o Messias sobre estas coisas, Ele diz-lhe: “Sou eu, quem fala contigo”. É como uma declaração de amor: Aquele que você está à espera sou eu. Aquele que pode finalmente responder ao seu desejo de seres amada”, escreve o Papa.

“Neste momento a mulher apressa-se a chamar o povo da aldeia, pois é precisamente da experiência de se sentir amada que surge a missão. E que mensagem poderia ela ter levado senão a sua experiência de ser compreendida, acolhida, perdoada? É uma imagem que nos deveria fazer refletir sobre a nossa procura de novas formas de evangelizar.”

“Tal como uma pessoa apaixonada, a samaritana esquece o seu cântaro aos pés de Jesus. O peso daquela ânfora na sua cabeça, de cada vez que regressava a casa, lembrava-a da sua condição, da sua vida atribulada. Mas agora o cântaro é colocado aos pés de Jesus. O passado já não é um fardo; ela está reconciliada. E assim também acontece conosco: para irmos anunciar o Evangelho, precisamos primeiro depositar aos pés do Senhor o peso da nossa história, entregar-Lhe o peso do nosso passado. Só as pessoas reconciliadas podem levar o Evangelho”.

Por fim, o Papa convida a não perder a esperança. “Mesmo que a nossa história pareça pesada, complicada, talvez até mesmo arruinada, temos sempre a possibilidade de a entregar a Deus e recomeçar a nossa caminhada. Deus é misericórdia e nos espera sempre!”

A Arquidiocese de Vitória celebrou as Bodas de Prata Sacerdotal do Bispo Auxiliar Dom Adherson e o Reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha

A Arquidiocese de Vitória celebrou as Bodas de Prata Sacerdotal do Bispo Auxiliar Dom Adherson e o Reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha e Vigário Geral, Padre Jorge Campos, que completaram 25 anos de Ordenação.

A Santa Missa, presidida por Dom Andherson, e concelebrada por bispos convidados, o Bispo de Cachoeiro, Dom Luiz e o Bispo de Colatina, Dom Lauro, o Reitor, o Bispo Emérito, Dom Dario Campos e o Arcebispo de Arquidiocese, Dom Angelo Mezzari, foi um momento de profunda gratidão e renovação da fé.

Com a Catedral lotada, fiéis e familiares dos sacerdotes se reuniram para celebrar essa importante data.

Durante a homilia, o Vigário Geral, padre Ivo Ferreira de Amorim, falou sobre a importância do sacerdócio e a dedicação desses homens de Deus. Destacou também a importância do sim, de fazer a vontade do Senhor.

A família de Dom Andherson, veio de Cachoeiro e os irmãos de Padre Jorge vieram especialmente para a ocasião.

 

 

 

 

O arcebispo de Vitória, dom Ângelo Mezzari, visitou na manhã de hoje, 24 de março de 2025, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES).

O arcebispo de Vitória, dom Ângelo Mezzari, visitou na manhã de hoje, 24 de março de 2025, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES). Dom Ângelo foi recebido pelo presidente, deputado Marcelo Santos, a Secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, Marcos Aquino, diretor de transparência e Giuliano Nader, diretor de relações institucionais.

De maneira objetiva foram apresentados os projetos e trabalhos que a Assembleia Legislativa desenvolve em benefício da população, principalmente os desenvolvidos para Casa dos Municípios, mas também de modernização dos processos de maneira a minimizar os efeitos das burocracias necessárias ao funcionamento da instituição.

Ao longo da conversa, dom Ângelo acolheu as informações históricas e a referência à participação da Igreja nos caminhos percorridos nas últimas décadas para tornar o papel do Poder Legislativo mais conhecido, mais democrático e mais transparente e acentuou a importância da transparência, da participação e valorização dos valores e capacidades de cada região. Dom Ângelo manifestou sua satisfação por conhecer o espaço e os projetos e já encaminhou com o Presidente uma Sessão Solene para falar do tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Ecologia Integral.

Ao final, o Arcebispo foi presenteado com a medalha comemorativa dos 190 anos da ALES e um café da região do Caparaó.