Notícias

“Obrigado a todos!” Essas foram as palavras do Papa ao saudar os fiéis, romanos e turistas que foram ao Hospital Gemelli para ver o

“Obrigado a todos!”

Essas foram as palavras do Papa ao saudar os fiéis, romanos e turistas que foram ao Hospital Gemelli para ver o Pontífice depois de 38 dias de internação, a mais longa do seu pontificado.

Em meio à multidão de três mil pessoas, Francisco reconheceu uma senhora, Carmela Mancuso, de 78 anos, que todas as quartas-feiras participa da Audiência Geral para lhe entregar um maço de rosas: “E vejo essa senhora com as flores amarelas. É uma boa pessoa”, disse ainda o Papa do 5º andar do Hospital, e não do 10º, onde estava internado, justamente para ficar mais próximo dos fiéis, como pediu o Pontífice.

https://www.youtube.com/watch?v=7Lzms5z4TFU&t=603s&pp=ygUJdmF0aWNhbm8g0gcJCU8JAYcqIYzv
Os fiéis puderam acompanhar a saudação do Papa na Praça São Pedro   (VATICAN MEDIA Divisione Foto)
Ouça a reportagem completa com a voz do Papa Francisco

Durante o anúncio da alta feito no sábado, os médicos Sergio Alfieri e Luigi Carbone alertam que o Papa estava mais magro, mas Francisco apareceu bem, com um semblante sereno, acenando para os fiéis com o sinal de “joia” com o polegar em riste. E concedeu a bênção somente com as mãos.

Logo em seguida, o Papa deixou o hospital rumo à Casa Santa Marta. Durante o trajeto, fez uma etapa na Basílica de Santa Maria Maior para entregar o ramalhete que recebeu de Carmela ao card. Rolandas Makrickas, arcipreste coadjutor. As flores foram depositadas diante do ícone da Salus Popoli Romani para agradecer por sua recuperação. Na sequência, Francisco voltou ao Vaticano e, antes de entrar pelo portão próximo à sua residência, fez uma última parada para saudar os militares que fazem a guarda naquele local.

O Papa em Santa Maria Maior
O Papa em Santa Maria Maior   (VATICAN MEDIA Divisione Foto)

“Experimentei a paciência do Senhor”

Enquanto os fiéis emocionados viam o seu pastor, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o texto preparado para o Angelus:

“Queridos irmãos e irmãs, bom domingo!

A parábola que encontramos no Evangelho de hoje nos fala da paciência de Deus, que nos exorta a fazer de nossa vida um tempo de conversão. Jesus usa a imagem de uma figueira estéril, que não produziu os frutos esperados e que, no entanto, o agricultor não quer cortar: deseja adubá-la mais uma vez para ver ‘se dará fruto no futuro’ (Lc 13,9). Esse agricultor paciente é o Senhor, que trabalha com zelo o terreno de nossa vida e aguarda confiante o nosso retorno a Ele.”

Em seguida, o Papa faz uma referência à sua saúde:

“Neste longo período de recuperação, tive a oportunidade de experimentar a paciência do Senhor, que vejo também refletida na dedicação incansável dos médicos e dos profissionais da saúde, assim como nos cuidados e nas esperanças dos familiares dos doentes. Essa paciência confiante, ancorada no amor de Deus que nunca falha, é verdadeiramente necessária à nossa vida, especialmente para enfrentar as situações mais difíceis e dolorosas.”

Que as armas se calem imediatamente!

Grande parte do texto do Angelus, porém, manifesta a preocupação do Pontífice com as guerras no mundo, de modo especial com a situação no Oriente Médio:

“Entristece-me a retomada dos pesados bombardeios israelenses na Faixa de Gaza, com tantas mortes e feridos. Peço que as armas se calem imediatamente e que se tenha a coragem de retomar o diálogo, para que todos os reféns sejam libertados e se alcance um cessar-fogo definitivo. Na Faixa de Gaza, a situação humanitária é novamente gravíssima e exige o compromisso urgente das partes beligerantes e da comunidade internacional.

Alegra-me, por outro lado, que a Armênia e o Azerbaijão tenham acordado o texto definitivo do Acordo de Paz. Espero que seja assinado o quanto antes e possa, assim, contribuir para estabelecer uma paz duradoura no sul do Cáucaso.

Com tanta paciência e perseverança, vocês continuam a rezar por mim: agradeço-lhes muito! Eu também rezo por vocês. E juntos imploramos pelo fim das guerras e pela paz, especialmente na martirizada Ucrânia, na Palestina, em Israel, no Líbano, em Mianmar, no Sudão e na República Democrática do Congo.

Que a Virgem Maria nos proteja e continue a nos acompanhar no caminho rumo à Páscoa.”

Na manhã deste sábado (22), Dom Ângelo teve a alegria de participar do primeiro encontro com a Ordo Virginum da Arquidiocese de Vitória. Das

Na manhã deste sábado (22), Dom Ângelo teve a alegria de participar do primeiro encontro com a Ordo Virginum da Arquidiocese de Vitória.

Das oito consagradas presentes na Arquidiocese de Vitória, seis puderam participar do encontro, proporcionando um momento de conhecimento e partilha entre elas e o Arcebispo.

O que é a Ordo Virginum?

A Ordo Virginum (Ordem das Virgens) é uma forma de vida consagrada reconhecida pela Igreja desde os primeiros séculos do Cristianismo. Mulheres que recebem essa consagração permanecem no estado leigo, mas se dedicam inteiramente a Deus, assumindo um compromisso público de virgindade perpétua. Diferente das religiosas que vivem em comunidades, as virgens consagradas permanecem no mundo, testemunhando o Evangelho em seu cotidiano e servindo a Igreja conforme suas possibilidades e carismas.

 

O Conselho Permanente da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, enviou mensagem ao Papa Francisco, confirmando orações pela sua recuperação. Leia a mensagem

O Conselho Permanente da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, enviou mensagem ao Papa Francisco, confirmando orações pela sua recuperação. Leia a mensagem abaixo:

Brasília – DF, 19 de março de 2025

Solenidade de São José, esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria


V. S.
PAPA FRANCISCO

Ref.: Carta de apoio e solidariedade ao Papa Francisco do Conselho Permanente da CNBB.

Querido Papa Francisco,
Na Solenidade de São José, patrono universal da Igreja, na qual comemoramos o 12º ano do início do seu ministério petrino, nós bispos, reunidos no Conselho Permanente da CNBB, queremos expressar o nosso afeto e proximidade neste período de sua enfermidade e provação.

Este momento, oferecido pelo bem da Igreja e da humanidade, tem sido um significativo testemunho de doação e solidariedade para com os que sofrem. Sua sensibilidade pastoral e sua ternura o têm mantido profundamente em sintonia com os problemas e os sofrimentos do nosso tempo.

Estamos gratos por ser testemunha dos sofrimentos de Cristo que se prolongam no seu corpo que é a Igreja, e que atingem agora aquele que a preside na caridade e na unidade. Cremos que se realiza em sua vida o que professa São Paulo: “Completo na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo” (Cl 1,24). Também, estamos comovidos pela sua decisão de não ocultar aos olhos do mundo seu processo de adoecimento e recuperação.

O povo brasileiro, manifestando unidade e comunhão com o Bispo de Roma, sempre reza por Vossa Santidade. Nesses últimos dias nossa gente tem intensificado orações e súplicas por suas intenções. Unidos numa mesma prece em cada celebração, manifestamos nosso desejo por sua pronta recuperação, para continuar nos confirmando na fé e na esperança. 

Suplicamos a intercessão bondosa da Virgem Aparecida, nossa mãe e saúde dos enfermos, que lhe seja favorável e lhe alcance a graça de uma completa recuperação.

Com votos de saúde e paz, expressamos nossa estima e comunhão. Caminhamos juntos, como peregrinos da esperança, com o Sucessor de Pedro e o acompanhamos nesta fase de sua vida.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
– Conselho Permanente –

Hoje, 19 de março de 2025, Dia dedicado a São José, o Papa Francisco divulgou a mensagem que seria lida na Audiência Geral. Desde

Hoje, 19 de março de 2025, Dia dedicado a São José, o Papa Francisco divulgou a mensagem que seria lida na Audiência Geral. Desde o início da internação as Audiências estão suspensas, mas os textos continuaram sendo divulgados internamente. Esta é a mensagem divulgada no site do Vaticano:

No âmbito do Ciclo de Catequeses para este Jubileu 2025 sobre o tema, Jesus Cristo nossa Esperança, Francisco dedicou a sua reflexão nesta quarta-feira a Nicodemos, na série, “A vida de Jesus. Os Encontros”.

Com esta catequese, – destaca Francisco no texto – começamos a contemplar alguns encontros narrados nos Evangelhos, a fim de compreender a maneira com a qual Jesus dá esperança. De fato, há encontros que iluminam a vida e trazem esperança.

Francisco sublinha que pode acontecer, por exemplo, que alguém nos ajude a ver de uma perspectiva diferente uma dificuldade ou um problema que estamos enfrentando; ou pode ocorrer que alguém simplesmente nos dê uma palavra que não nos faça sentir sozinhos na dor pela qual estamos passando. Às vezes, também pode haver encontros silenciosos, em que nada é dito, mas também esses momentos nos ajudam a retomar o caminho.

E o primeiro encontro que o Papa evidencia é o de Jesus com Nicodemos, narrado no capítulo 3 do Evangelho de João.

Nicodemos vai até Jesus à noite: um horário incomum para um encontro. Na linguagem de João, as referências de tempo geralmente têm um valor simbólico: aqui a noite é provavelmente a noite que está no coração de Nicodemos. Ele é um homem que se encontra na escuridão das dúvidas, naquela escuridão que experimentamos quando não entendemos mais o que está acontecendo em nossas vidas e não vemos claramente o caminho a seguir. Se você estiver no escuro, é claro que buscará a luz.

Nicodemos – afirma Francisco -, busca Jesus porque sentiu que Ele pode iluminar a escuridão de seu coração.

Nicodemos não entende o que Jesus lhe diz porque continua a pensar com sua própria lógica e categorias. Ele é um homem com uma personalidade bem definida, tem um papel público, é um dos líderes dos judeus. Mas provavelmente as contas não fecham mais para ele. Nicodemos sente que algo não está mais funcionando em sua vida. Ele sente a necessidade de mudar, mas não sabe por onde começar.

“Em alguns momentos da vida, isso acontece com todos nós. Se não aceitarmos de mudar, se nos fecharmos em nossa rigidez, nos hábitos ou nas nossas formas de pensar, iremos correr o risco de morrer. A vida está na capacidade de mudar para encontrar uma nova maneira de amar”.

Francisco diz que escolheu começar com Nicodemos também porque ele é um homem que, com a sua própria vida, mostra que essa mudança é possível. Nicodemos conseguirá: no final, ele estará entre aqueles que vão a Pilatos para pedir o corpo de Jesus (cf. Jo 19,39)! Nicodemos finalmente veio à luz, renasceu e não precisa mais ficar no escuro.

“As mudanças às vezes nos assustam. Por um lado, elas nos atraem, às vezes as desejamos, mas, por outro lado, preferimos permanecer nas nossas comodidades. É por isso que o Espírito nos incentiva a enfrentar esses medos”.

Jesus recorda a Nicodemos que também os israelitas tinham medo quando andavam no deserto. E eles se fixaram tanto em suas preocupações que, em algum momento, esses medos assumiram a forma de serpentes venenosas. Para serem libertados, eles tinham de olhar para a serpente de cobre que Moisés havia colocado em um poste, ou seja, tinham de olhar para cima e ficar diante do objeto que representava seus medos. Somente olhando diretamente para o que nos causa medo é que podemos começar a nos libertar.

Francisco finaliza dizendo que “Nicodemos, como todos nós, poderá olhar para o Crucificado, Aquele que derrotou a morte, a raiz de todos os nossos medos. Levantemos também nós o olhar para Aquele a quem traspassaram, deixemos também nós sermos encontrados por Jesus. Nele encontramos a esperança para enfrentar as mudanças em nossa vida e nascer de novo”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do seu Conselho Permanente, que encontra-se em reunião em Brasília, divulgou nesta terça-feira, 18/3,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do seu Conselho Permanente, que encontra-se em reunião em Brasília, divulgou nesta terça-feira, 18/3, uma nota na qual demonstra perplexidade e indignação diante das propostas de mudanças da Lei da Ficha Limpa no Congresso Nacional.

O Senado pode votar, nesta terça-feira, o projeto de lei que altera a Lei Complementar nº 135 de 2010, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa. A proposta, que muda regras da lei de iniciativa popular, já foi aprovada por deputados federais.

A proposta a ser votada determina, entre outras alterações na Lei, que políticos cassados e condenados não poderão se eleger por oito anos contados da condenação, prazo menor do que o previsto atualmente, que é contado a partir do final da pena ou da pena ou mandato.

O que diz a CNBB

A nota da CNBB reafirma que a Lei da Ficha Limpa é “uma das mais importantes conquistas democráticas da sociedade brasileira, um patrimônio do povo e importante conquista da ética na política”

A lei, segundo os membros do Conselho Permanente da CNBB, é fruto da mobilização de milhões de brasileiros e brasileiras convidados à participação por dezenas de organizações sociais e Igrejas, foi aprovada por unanimidade pelas duas Casas Legislativas em 2010. Conhecida em todo o país, representa um marco na luta contra a corrupção. O texto reforça um trecho da Fratelli Tutti, sobre a política: “É necessário uma política melhor, a política colocada ao serviço do verdadeiro bem comum” (Papa Francisco, Fratelli Tutti, n. 154).

Segundo o documento, as mudanças contidas nesses PLPs desfiguram os principais mecanismos de proteção da Lei da Ficha Limpa ao beneficiar especialmente aqueles condenados por crimes graves, cuja inelegibilidade poderá ser reduzida ou mesmo anulada antes do cumprimento total das penas.

“Além disso, as mudanças pretendidas isentam quem praticou os abusos de poder político e econômico, e enfraquecem o combate às práticas corruptas que comprometem a democracia brasileira”, afirma um trecho do documento.

Acesse a nota na íntegra:
Nota da CNBB sobre os ataques à Ficha Limpa

O papel da CNBB na aprovação da Lei

A Igreja Católica no Brasil, liderada pela CNBB e pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), desempenhou um papel fundamental na mobilização popular que coletou 90% das 1,6 milhão de assinaturas necessárias para propor a lei de iniciativa popular que resultou na Lei da Ficha Limpa. A lei foi aprovada em maio de 2010 por unanimidade no Senado Federal.

A lei proíbe que políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância possam se candidatar, mesmo que ainda exista possibilidade de recursos. Também torna inelegível por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado ou renunciar para evitar a cassação.

Aprovada em 2010, a Lei da Ficha Limpa alterou a legislação de inelegibilidade, criada em 1990, estabelecendo regras mais rígidas para impedir que políticos condenados por crimes, como corrupção e abuso de poder, disputem as eleições. Atualmente, a lei prevê que políticos condenados fiquem inelegíveis por oito anos.

 

Saiba mais:

Série especial da CNBB celebra 15 anos da Lei da Ficha Limpa e relembra a atuação da Igreja Católica nesse processo histórico – CNBB
A CNBB e a luta pela ética na política: o legado da Lei da Ficha Limpa e seus impactos no combate à corrupção no Brasil – CNBB

 

Com grande júbilo e gratidão a Deus, acontecerá na Catedral Metropolitana de Vitória a Missa de Ação de Graças pelos 25 anos de Ordenação

Com grande júbilo e gratidão a Deus, acontecerá na Catedral Metropolitana de Vitória a Missa de Ação de Graças pelos 25 anos de Ordenação Presbiteral de Dom Andherson Franklin e Pe. Jorge Campos.

Convidamos a todos para essa solene celebração, rendendo graças ao Senhor pelas maravilhas que realiza em meio ao seu povo através de Dom Andherson Franklin e Pe. Jorge Campos.

Que Maria Santíssima os cubra com seu manto de amor e interceda por suas vocações.

Uma celebração marcada por emoção e profundo compromisso com a vocação religiosa, as irmãs Maria da Encarnação e Maria Reparadora professaram seus votos perpétuos

Uma celebração marcada por emoção e profundo compromisso com a vocação religiosa, as irmãs Maria da Encarnação e Maria Reparadora professaram seus votos perpétuos na Congregação do Verbo Encarnado. A missa solene foi presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo da Arquidiocese de Vitória, e reuniu fiéis, familiares e membros da comunidade religiosa para testemunhar esse momento.

O rito teve início com a pergunta tradicional dirigida às irmãs: “O que vocês querem?”. Dom Ângelo destacou a profundidade dessa interrogação, enfatizando que a resposta das irmãs, neste dia especial, era um compromisso definitivo com Deus. “Podemos responder de muitos modos, mas o que elas respondem hoje é que querem se consagrar ao Senhor”, afirmou o bispo.

Durante a homilia, Dom Angelo ressaltou a essência do amor na vocação religiosa, comparando-o ao amor de um pai e uma mãe, que é um amor de entrega total. “Para ser consagrado e consagrada, é preciso saber amar e amar muito. Esse amor precisa ser como o de um pai e uma mãe, um amor de entrega. A consagração religiosa é um caminho de santidade, é a vocação que recebemos e que abraçamos com amor, que vai nos levar para a vida eterna”, afirmou o bispo.

A cerimônia prosseguiu com a profissão dos votos perpétuos, quando as irmãs Maria da Encarnação e Maria Reparadora renovaram seu compromisso de pobreza, castidade e obediência diante da Igreja e da comunidade. O momento foi seguido por aplausos e manifestações de alegria dos presentes. “Este é um dia de festa para toda a comunidade, um dia de gratidão pelo sim dessas irmãs”, destacou do Maria Madalena, membro da comunidade local

Com a profissão perpétua, as irmãs Maria da Encarnação e Maria Reparadora seguem firmes em sua missão, dedicando suas vidas à oração, ao apostolado e à evangelização, em plena consonância com o carisma da Congregação do Verbo Encarnado.

No dia 12 de março de 2025, aconteceu a II Assembleia Regional do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE – Leste 3) na Casa de

No dia 12 de março de 2025, aconteceu a II Assembleia Regional do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE – Leste 3) na Casa de Formação Propedêutico da Arquidiocese de Vitória.

A Assembleia teve o intuito de fortalecer a reflexão e a partilha sobre a responsabilidade missionária e o papel fundamental dos seminaristas diocesanos e de vida religiosa na Igreja. Além disso, foi uma oportunidade para estreitar os laços entre os seminaristas, bem como eleger a nova coordenação que estará à frente do COMISE do Regional Leste 3 para o biênio 2025-2027.

A oração inicial foi a Hora Média, seguida por uma reflexão sobre os 40 anos do COMISE Brasil, abordando o tema da responsabilidade missionária dos futuros padres diocesanos e religiosos.

Na ocasião, o seminarista Carlos Daniel de Souza Martins, que está em experiência missionária na Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no norte do Amazonas, partilhou seu testemunho por meio de uma videochamada para todos os presentes na Assembleia.

O reitor do Seminário Maior São Mateus, Padre André Luciano Masarim, após as colocações dos seminaristas, ressaltou alguns pontos discutidos a partir das contribuições das casas de formação. Destacou que, nas reuniões da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil), a questão missionária e os trabalhos missionários desenvolvidos em nosso regional são apresentados.

Segundo ele, os reitores de outras regiões do Brasil ficam admirados com as iniciativas. Também mencionou que a I Experiência-Vocacional Missionária Regional que aconteceu nos dia 30 de agosto a 01 de setembro de 2024 foi bem realizada, uma vez que surgiu por iniciativa do COMISE, em comum acordo com as casas formativas, e que já era um desejo dos reitores do regional.

Os seminaristas Raone Barglini e Anthony Juan, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, partilharam sobre sua experiência missionária no barco hospital Laguna Negra, na Prelazia de Lábrea – Amazonas, realizada em julho de 2024.

Após os relatos missionários, as casas formativas se reuniram para avaliar a caminhada do COMISE Regional, bem como eleger a nova coordenação para o biênio 2025-2027.

Encerrando as atividades, Dom Andherson Lustoza de Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória e secretário do Regional Leste 3, presidiu a Santa Missa de encerramento. No final da celebração, a coordenação atual fez seus agradecimentos e apresentou aos presentes a nova coordenação do COMISE do Regional Leste 3.

Compõem a coordenação 2025-2027 os seminaristas:

  • Wellington Tolentino Gomes / COORDENADOR (Diocese de Colatina);
  • Alex Braz de Azevedo / VICE-COORDENADOR (Diocese de Cachoeiro de Itapemirim);
  • Tiago Barbosa Silva/ SECRETÁRIO (MSC – Missionário do Sagrado Coração);
  • Rafael Charile Capucho / ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO (Diocese de São Mateus);
  • Jeferson Aurich / ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO (Arquidiocese de Vitória).

Com imensa alegria, os seminaristas do COMISE do Regional Leste 3 expressam o desejo de, a partir da missão, olhar para as necessidades do povo, seja agora, como seminaristas atuantes nas realidades paroquiais e pastorais, seja no futuro, como presbíteros da Igreja. Assim, reafirmam o compromisso de estar cada vez mais disponíveis para levar a mensagem do Evangelho a todos.

por: Kaylan Bettim Ton
Seminarista da Diocese de São Mateus/Assessor de Comunicação do Comise Leste 3