Notícias

Vindos de todos os cantos da Arquidiocese de Vitória, fiéis católicos reuniram-se, para celebrar a Abertura da Campanha da Fraternidade, no Ginásio Dom Bosco,

Vindos de todos os cantos da Arquidiocese de Vitória, fiéis católicos reuniram-se, para celebrar a Abertura da Campanha da Fraternidade, no Ginásio Dom Bosco, em Vitória a tarde deste domingo, 9 de março de 2025.

A preparação para o evento e sensibilização para o tema aconteceu nas seis áreas pastorais em dezembro de 2024 e foi momento para que cada área repensasse os cuidados com a “Casa Comum”. O tema deste ano e Fraternidade e Ecologia Integral e cada área pastoral fez um levantamento de problemas e ações que os minimizem. Tudo isso foi apresentado com criatividade na Celebração de hoje, que culminou com um manifesto contra a privatização de parques estaduais. Para ler o manifesto clique aqui.

As pastorais sociais participaram ativamente de todos o momentos da cerimônia.
A entrada do globo terrestre, carregado por crianças de projetos sociais, foi introduzido no Ginásio e compôs o ambiente, simbolizando a responsabilidade das novas gerações no cuidado com o planeta.

Os símbolos da água, terra e luz também foram introduzidos de maneira solene. Ao final da introdução dos símbolos, uma mulher grávida foi acolhida em lugar de destaque, lembrando-nos que fazemos parte da criação e que nosso protagonismo está na responsabilidade de cuidar dela.
A água foi abençoada pelo Arcebispo, que também abençoou as mulheres, e estas aspergiram os participantes.

Seguiu-se a liturgia da Palavra. O Arcebispo agradeceu as presenças, e disse que este momento é um sinal de nossa corresponsabilidade no cuidado com a Casa Comum. “O nosso compromisso a partir de agora é cuidar da Casa Comum. As politicas públicas também devem ser pensadas em busca do bem comum. Deus nos confiou a criação e nós somos chamados a cuidar. Talvez sem querer, talvez querendo, talvez sem perceber, matando a terra estamos matando a vida e todas as formas de vida”, disse dom Ângelo.

“A responsabilidade é nossa, é da Igreja, é da sociedade. Temos que nos unir porque se faltar alimentos faltará para todos, se faltar água faltará para todos”, continuou o Arcebispo.
Para terminar a homilia, dom Ângelo lembrou os caminhos que a Campanha sugere:

  • Cuidar da casa que somos nós, somos casa de Deus;
  • Cuidar da casa que Deus nos deu: nossa família;
  • Cuidar do lugar onde moramos;
  • Cuidar da vida;
  • Abraçar a nossa terra, salvar a nossa terra, salvar nosso planeta.

Em coro, os participantes da Abertura repetiram a pedido de dom Ângelo  o tema e o lema da Campanha da Fraternidade com um acréscimo de nosso Arcebispo: – Fraternidade e Ecologia Integral – E Deus viu que tudo era muito bom – E Deus vai ver que tudo será muito bom.

Anexos

A Escola Diaconal São Lourenço está iniciando uma nova etapa em sua história, na qual, a partir deste ano de 2025, além dos Aspirantes

A Escola Diaconal São Lourenço está iniciando uma nova etapa em sua história, na qual, a partir deste ano de 2025, além dos Aspirantes ao Diaconato Permanente irá acolher também alunos leigos e leigas, exclusivamente para formação teológica.

Nesse contexto, na noite dessa quinta feira (06/03) em Ponta Formosa, uma Missa presidida por nosso Arcebispo Dom Ângelo Ademir Mezzari, e concelebrada pelo Diretor da Escola Diaconal, Pe. Márcio Ferreira, marcou a abertura do ano letivo dessa mesma escola. Estiveram presentes a membros da Diretoria da CAD-Vitória, os Diáconos Permanentes da Arquidiocese, os 15 Aspirantes hoje matriculados na Teologia (03 no 3º ano, 07 no 2º e 05 no 1º), e suas respectivas esposas.

Após a Missa, Dom Ângelo dirigiu com alegria e bom humor palavras de saudação e acolhimento aos presentes; por um lado animando os aspirantes a perseverarem no processo de discernimento e formação, e por outro exortando aos diáconos a continuarem seu testemunho cotidiano na Igreja de Vitória. Lembrou ainda nosso Arcebispo, de sua preocupação com os diáconos idosos, assim como também com os diáconos enfermos, e disse que devemos estar atentos em cuidar daqueles que necessitarem.

Em sua fala, Dom Ângelo , falou um pouco acerca de experiência na Arquidiocese de São Paulo, cuja participação dos diáconos sempre foi uma realidade presente.

O Bispo também citou trechos da homilia do Papa Francisco, lida por Dom Rino Fisichella (Jubileu dos Diáconos), na Santa Missa de Ordenações Diaconais, ocorrida em 23/02/25, no Vaticano. Dentre esses trechos destaca-se que para o diácono, “a caridade é o primeiro anúncio da Palavra”, que deve ser realizada com alegria e sorriso, em comunhão com o bispo e o padre. Assim, o agir do diácono deve promover pontes entre “o Altar e a rua”; entre a “Eucaristia e a vida cotidiana”; reconhecendo sempre a “caridade como a mais importante Liturgia” e o seu fazer na “Liturgia como o mais humilde serviço”.

Voltando-se também para as esposas ali presentes, Dom Ângelo destacou que também a família do diácono abre-se ao serviço na Igreja, pois são maridos, pais, avós… que assumem esse Ministério, e todos no entorno familiar precisam aprender a ceder, com amor, para que o diácono exerça seu ministério.

Tendo Dom Ângelo partilhado com todos um pouco de sua visão inicial e de suas expectativas acerca do Diaconato Permanente em Vitória, ao final todos partilharam juntos de um momento de boa conversa e um bom lanche fraterno.

por: Diác José Wander Neves

A cerimônia das cinzas presidida por dom Ângelo Mezzari, arcebispo de Vitória, aconteceu às 18h na Catedral de Vitória. A celebração marca o início

A cerimônia das cinzas presidida por dom Ângelo Mezzari, arcebispo de Vitória, aconteceu às 18h na Catedral de Vitória.
A celebração marca o início do Tempo da Quaresma, a preparação para a Páscoa do Senhor.
A imposição das cinzas, sinal externo do reconhecimento da pequenez humana diante da misericórdia de Deus, foi recebida pelos fieis após a homilia, quando dom Ângelo abençoou e aspergiu as cinzas já preparadas pela equipe da Catedral.
Na homilia, dom Ângelo disse que durante a quaresma devemos “lançar dois olhares: a condição humana que faz com que nos reconheçamos pecadores, lembrar que somos pó e ao pó voltaremos, que somos passageiros, mas não desviar do olhar misericordioso de Deus e que somos peregrinos de esperança”.
“O caminho é voltar-se para Deus. Viver em oração. Viver mais os sacramentos. Amar mais”, disse o Arcebispo que ainda menciona o tema e lema da Campanha da Fraternidade: Ecologia Integral e “Deus viu que tudo era muito bom” Gn 1,31.

O Papa Francisco enviou mensagem à Igreja no Brasil sobre a Quaresma e a Abertura da Campanha da Fraternidade. Leia abaixo a mensagem na

O Papa Francisco enviou mensagem à Igreja no Brasil sobre a Quaresma e a Abertura da Campanha da Fraternidade. Leia abaixo a mensagem na íntegra..

Queridos irmãos e irmãs do Brasil,

Com este dia de jejum, penitência e oração, iniciamos a Quaresma deste Ano Jubilar da Encarnação. Nesta ocasião, desejo manifestar a minha proximidade à Igreja peregrina nessa Nação e felicitar os meus irmãos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil pela iniciativa da Campanha da Fraternidade, que se repete há mais de 60 anos e que neste ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e como lema a passagem da Escritura na qual, contemplando a obra da criação, “Deus viu que tudo era muito bom” (cf. Gn 1,31).

Com a Campanha da Fraternidade, os bispos do Brasil convidar todo o povo brasileiro a trilhar, durante a Quaresma, um caminho de conversão baseado na Carta Encíclica Mandato Si’, que publiquei há quase 10 anos, em 24 de maio de 2015, e que senti necessidade de complementar com a Exortação Apostólica Laudate Deum, de 4 de outubro de 2023.

Nestes documentos, quis chamar a atenção de toda a humanidade para a urgência de uma necessária mudança de atitude em nossas relações com o meio ambiente, recordando que a atual «crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior› (Mandato Si’, 217). Neste sentido, o meu predecessor de venerável memória, São João Paulo II, já alertava que era «preciso estimular e apoiar a “conversão ecológica”, que tomou a humanidade mais sensível» (Audiência, 17 de janeiro de 2001) ao tema do cuidado com a Casa Comum.

Por isso, louvo o esforço da Conferência Episcopal em propor mais uma vez como horizonte o tema da ecologia, junto à desejada conversão pessoal de cada fiel a Cristo. Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas.

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano expressa também a disponibilidade da Igreja no Brasil em dar a sua contribuição para que, durante a COP 30 do próximo mês de novembro, que se realizará em Belém do Pará, no coração da querida Amazônia, as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática e na preservação da obra maravilhosa da Criação, que Deus nos confiou e que temos a responsabilidade de transmitir às futuras gerações.

Desejo que esse itinerário quaresmal dê muitos frutos e nos encha a todos de Esperança, da qual somos peregrinos neste Jubileu. Faço votos que a Campanha da Fraternidade seja novamente um poderoso auxílio para as pessoas e comunidades desse amado País no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e de compromisso concreto com a Ecologia Integral.

Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, concedo de bom grado a Bênção Apostólica a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham no cuidado com a Casa Comum, pedindo que continuem a rezar por mim.

Roma, São João de Latrão, 11 de fevereiro de 2025, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes.

Franciscus

“E Deus viu que tudo era muito bom” Gn 1,31, com esta frase bíblica, que é o lema da Campanha da Fraternidade de 2025,

“E Deus viu que tudo era muito bom” Gn 1,31, com esta frase bíblica, que é o lema da Campanha da Fraternidade de 2025, dom Ângelo Mezzari, arcebispo de Vitória e dom Andherson Franklin, bispo auxiliar, iniciaram a coletiva com a impressa para falar da Abertura da Campanha da Fraternidade. Participaram também, pe. Kelder Brandão, pároco em Sta. Teresa de Calcutá, Itararé e vigário episcopal para a Ação Social, Política e Ecumênica e João José Sana, organizador dos treinamentos sobre a Campanha da Fraternidade na Arquidiocese.

Convidado por dom Ângelo a explicar o lema da campanha, dom Andherson usou uma frase que pode resumir o tema deste ano que é Fraternidade e Ecologia Integral: “a narração da criação não é apenas sobre a origem, é sobre o destino”.

A Campanha da Fraternidade propõe uma reflexão sobre os cuidados com a casa comum para que a vida continue existindo, e este foi o foco da fala de dom Ângelo: “tudo era muito bom, nos leva ao cuidado da vida e da criação, nos convida à conversão e, ao mesmo tempo, para que cada pessoa, cada família, cada comunidade, e a sociedade assuma o seu compromisso de cuidar bem daquilo que temos. Nossa arquidiocese, neste ano, assume, nessa quaresma, esse tema da Campanha da Fraternidade e quer realizar, nos vários âmbitos, os seus compromissos, que podem ser pessoais, desde as iniciativas mais simples, pode ser também o cuidado da própria vida interior, nós somos a casa e morada de Deus, o cuidado com a família, o seu território, o seu espaço, o cuidado com o seu bairro, a sua rua, mas, sobretudo, para que todos possam viver dignamente. Que essa Campanha da Fraternidade fortaleça o nosso espírito quaresmal e possamos chegar todos, verdadeiramente, à Páscoa da Ressurreição, que é a plena vida”.

O Arcebispo também falou sobre a importância da Campanha da Fraternidade no Tempo Quaresmal: “Para nos ajudar a viver bem o tempo quaresmal, a Igreja do Brasil, todos os anos, há mais de 60 anos, nos apresenta uma temática que toca profundamente o nosso coração e a vida da nossa sociedade. Por isso, hoje, neste ano, estamos lançando a campanha da Fraternidade, Fraternidade e Ecologia Integral. Na perspectiva do amor, da fraternidade e da solidariedade, olhar a realidade do nosso planeta, as urgências e emergências climáticas, o cuidado com a criação, o cuidado com a casa comum”.

João José explicou a dinâmica dos treinamentos para a Campanha: foram realizados treinamentos em todas as seis áreas pastorais, nos quais os participantes tiveram a oportunidade de apontar os problemas que existem, refletir sobre eles à luz da Palavra de Deus e propor iniciativas que possam melhor os ambientes.

Entre os problemas levantamentos estão a falta de saneamento básico, dificuldades com o destino correto do lixo, falta de educação ambiental, poluição que afeta a saúde, abuso de agrotóxicos, construções irregulares e falta de fiscalização, descuido com as pessoas e animais, entre outros.

Já os compromissos pretendem mobilizar as comunidades ao longo de todo o ano: fortalecer a pastoral ecológica, investir em atividades de conscientização, fazer campanhas sobre coleta seletiva de lixo, desenvolver projetos de descarte e reutilização e principalmente investir em educação ambiental.

Ao final ficou o convite para que todos participem da Abertura da Campanha da Fraternidade:

Domingo, 9 de março de 2025

15h

Ginásio dom Bosco (Forte de São João em Vitória)

 

 

 

 

Na manhã deste sábado (01), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Regional Vitória realizou seu primeiro encontro com Dom Ângelo Mezzari, novo pastor

Na manhã deste sábado (01), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Regional Vitória realizou seu primeiro encontro com Dom Ângelo Mezzari, novo pastor da Arquidiocese de Vitória. O evento reuniu religiosas e religiosos da região para um momento de oração, unidade e reflexão sobre a caminhada da Vida Religiosa Consagrada.

O encontro teve início às 9h, com a Celebração Eucarística no Carmelo, presidida por Dom Ângelo e concelebrada por outros padres. Após a missa, os participantes seguiram para a casa das Missionárias Agostinianas Recoletas, em Cariacica, onde puderam partilhar experiências e fortalecer os laços entre as diversas congregações religiosas presentes na Arquidiocese.

“Foi um momento muito bonito e especial me encontrar com os religiosos e religiosas de Vitória”, comentou Dom Ângelo Mezzari, destacando a importância da Vida Religiosa Consagrada na missão evangelizadora da Igreja.

A CRB é uma instituição que representa a Vida Religiosa Consagrada no Brasil, promovendo a comunhão entre as diversas congregações e oferecendo formação, acompanhamento e suporte para os religiosos e religiosas. O Núcleo Vitória tem um papel fundamental nesse contexto, sendo um espaço de encontro e fortalecimento da caminhada missionária na região.

 

 

 

Na tarde de terça-feira (25), recebemos com muito júbilo no Seminário o nosso novo Arcebispo de Vitória, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ. Iniciamos a

Na tarde de terça-feira (25), recebemos com muito júbilo no Seminário o nosso novo Arcebispo de Vitória, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ.

Iniciamos a acolhida com a oração da Hora Média na capela juntamente com Dom Ângelo e, fortalecidos pela oração comunitária, partilhamos um Café da Tarde com nosso Arcebispo. Após isso, Dom Ângelo se reuniu com todos para, numa conversa fraterna, compartilhar experiências e um pouco de sua vida, fortalecendo nossos laços de amizade e intimidade.

Ao final do dia de nossa convivência, tivemos a graça de participar da Santa Missa presidida pelo Arcebispo e concelebrada pelos Padres que contribuem com nossa formação, Padres Reitores, Diretores Espirituais e convidados.

Que o Bom Pastor possa abençoar ainda mais a nova caminhada de Dom Ângelo para que seja um santo e feliz Arcebispo em nossa Arquidiocese de Vitória!

 

Na noite de terça-feira (18/02), tivemos uma Santa Missa em Ação de Graças pelo tempo em que Dom Dario, nosso amado Administrador Apostólico, caminhou

Na noite de terça-feira (18/02), tivemos uma Santa Missa em Ação de Graças pelo tempo em que Dom Dario, nosso amado Administrador Apostólico, caminhou conosco como Pastor da Arquidiocese de Vitória.

A noite começou com a Santa Missa presidida por Dom Dario Campos e concelebrada por Dom Andherson Franklin, Padres Formadores e Diretores Espirituais de nosso Seminário.

Também participaram da Santa Missa o grupo “Mãos do Coração” da Praia da Costa, o qual sempre nos ajuda em nossos eventos com o preparo das refeições.

Peçamos a Deus pela vida de Dom Dario em agradecimento pela sua dedicação total ao povo da Arquidiocese de Vitória e ao nosso Seminário. Concluído a sua missão, o Nosso Arcebispo Emérito regressará para a Província Santa Cruz.