Notícias

O arcebispo de Vitória, dom Ângelo Ademir Mezzari, que toma posse amanhã em cerimônia que começa a partir das 8h15 na Praça da Catedral,

O arcebispo de Vitória, dom Ângelo Ademir Mezzari, que toma posse amanhã em cerimônia que começa a partir das 8h15 na Praça da Catedral, recebeu a imprensa capixaba para uma primeira conversa. Dom Ângelo agradeceu a presença, falou um pouco de sua trajetória, respondeu as perguntas e atendeu individualmente cada veículo.

Sobre sua trajetória destacou os trabalhos nas áreas sociais que realizou em São Paulo, o contato com outra culturas e religiões, principalmente no período em que foi Superior Geral da Congregação Rogacionista e sua atuação como Bispo Auxiliar de São Paulo nos últimos 4 anos.

Questionado sobre uma Igreja mais participante e mais próxima da  realidade social, dom Ângelo citou a insistência do Papa Francisco para que a Igreja seja próxima dos mais pobres e aflitos e disse com clareza que “a Igreja sempre deve se pronunciar quando existe falta de respeito à vida,  quando a vida é ferida, a Igreja precisa se manifestar, sempre lembrando que a mensagem de Jesus Cristo é a mesma, mas ela deve ser anunciada levando em conta as características de cada Igreja Local. “A missão da Igreja é controversa, porque a mensagem de Jesus questiona as realidades. Existem espaços para manifestações, a Igreja anuncia – denuncia e celebra, é preciso respeitar as instâncias e estar atento à realidade”, afirmou.

Outra pergunta sobre como conciliar o pastoreio e os compromissos administrativos e burocráticos, dom Ângelo disse que seu perfil é de estar presente na vida do povo, das paróquias e das comunidades e que pretende valorizar os leigos que trabalham e conciliar o tempo para não se distanciar do pastoreio. Prometeu que vai visitar as paróquias e comunidades na medida que for possível.

O novo Arcebispo que já tem presença nas redes sociais, disse que continuará presente e acha importante continuar atuando nelas. Lembrou também uma recomendação do cardeal dom Jaime Spengler, ofm, presidente da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para que não se esqueça que aqui existe o Santuário Nacional S. José de Anchieta, missionário importante na evangelização do Brasil.

 

Na manhã de hoje, 19 de fevereiro de 2025, o Governo do Estado do Espírito Santo e a Arquidiocese de Vitória selaram parceria para

Na manhã de hoje, 19 de fevereiro de 2025, o Governo do Estado do Espírito Santo e a Arquidiocese de Vitória selaram parceria para recuperação e transformação de uma quadra de esportes no Morro São Benedito em Vitória.

A quadra foi alvo de críticas no ano 2023, quando a Igreja foi acusada de permitir uso inadequado do espaço, enquanto na verdade, buscava formas de recuperação do mesmo.

O espaço que esteve a serviço da comunidade, está interditado por risco de desabamento.

Segundo o projeto apresentado, a quadra será transformada em Espaço Multiuso Cultural, com resgate de tradições culturais, educação, esporte e estrutura que permita a realização de eventos.

Estiveram presentes o Governador Renato Casagrande e sua equipe de secretários, Defensoria Pública, deputados estaduais (João Coser, Iriny Lopes e Camila Valadão), as vereadoras Karla Coser, Ana Paula Rocha, vereador Luis Paulo, entre outras autoridades, e representante da Fortes engenharia,  responsável pela elaboração do projeto, pe. Kelder Brandão, pároco na região, dom Andherson Franklin, bispo auxiliar e dom Dario Campos, Administrador Apostólico.

Durante o evento dois representantes da Comunidade agradeceram por terem sido ouvidos, a participação e luta de pe. Kelder e as presenças do Governador e dos Bispos.

Não deixaram de expressar as frustrações e falta de esperança durante o processo, mas reconhecendo e manifestando a alegria de chegar a este momento.

O Governador lembrou as ações do governo para melhorar a vida da comunidade, afirmou que ali existem muitas possibilidades, mas também muitos desafios e assumiu encontrar a forma para executar o compromisso assumido.

Dom Dario lembrou a primeira vez que subiu o morro em 2019 e manifestou alegria por contribuir com a realização do convênio e deixou uma mensagem em três palavras: luz- amor – caminho, referindo-se à experiência dos reis magos ao visitarem o Menino Jesus. Após encontrar Jesus, voltaram por outro caminho. Dom Dario terminou sua fala disse: “Continuemos o caminho com esperança e sem medo. Vamos nos unir e multiplicar os espaços de solidariedade”. Em relação ao momento disse: “É o governo assumindo sua responsabilidade junto com as lideranças”.

A comunidade expressava alegria e esperança. Jovens participantes do CRJ, Centro de Referência da Juventude e do projeto de empreendorismo, La Pipoca, apresentaram música e ofereceram uma bolsa confeccionada por eles e com produtos produzidos por eles. Ao final um lanche para firmar a parceria.

Como disse pe. Kelder, dom Dario sai por onde começou. Na chegada subiu o morro S. Benedito para conhecer e na saída para assinar o convênio que vai favorecer a comunidade. Dom Dario deixa a Arquidiocese de Vitória e volta para Belo Horizonte para a Fraternidade Franciscana.

 

Casa Sacerdotal ganhou hoje um novo espaço para melhor acolher os padres idosos e com problemas de saúde. Dom Dario Campos, responsável pela criação

Casa Sacerdotal ganhou hoje um novo espaço para melhor acolher os padres idosos e com problemas de saúde. Dom Dario Campos, responsável pela criação deste espaço esteve no local e o abençoou, rezando para que esta casa continue sendo um espaço de acolhida para os padres que necessitem de cuidados, mas também para todos que a frequentam. Nas palavras ditas por dom Dario sobressaiu o agradecimento ou pe. Evandro, ex-diretor e ao pe. António Peroni, atual diretor pelos serviços que prestaram e prestam e também aos funcionários que ali dedicam seu tempo e cuidado.

Dom Dario agradeceu, também a um doador anónimo que deu uma contribuição significativa que permitiu a conclusão da obra.

Atualmente em tratamento de saúde estão os padres Velerciano Emílio de Abreu e Tarciso Rabelo Cabral.

No próximo dia 22 de fevereiro de 2025, a Catedral de Vitória recebe dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, que toma posse como arcebispo da

No próximo dia 22 de fevereiro de 2025, a Catedral de Vitória recebe dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, que toma posse como arcebispo da Arquidiocese de Vitória. O início da cerimônia está agendado para as 8h15 para os cumprimentos às autoridades civis locais na Praça da Catedral. Na sequência tem inicio a acolhida e a cerimônia de posse, que promete reunir  grande quantidade de fiéis, além de contar com a presença de autoridades civis e eclesiásticas.

O evento reunirá bispos de diversas dioceses, sacerdotes, religiosos e religiosas, bem como representantes de movimentos e pastorais da Igreja Católica. Além disso, autoridades civis, incluindo o Governador Renato Casagrande e sua Esposa e os prefeitos da Grande Vitória, estarão presentes para prestigiar o momento solene.

A celebração  seguirá o rito tradicional da Igreja Católica para a posse de um arcebispo. Após a acolhida que se inicia na porta e percorre toda a nave central da Catedral até ao Sacrário, os bispos se paramentam e retornam para a procissão de entrada, dando início à Celebração Eucarística.  para uma reverência. Segue-se a leitura da Bula Papal de nomeação de dom Ângelo e a entrega do báculo, que lhe será entregue por dom Dario Campos, ofm, como símbolo de sua missão de pastoreio. Após a entrega do báculo, dom Ângelo é conduzido à cátedra,  e assume a presidência da Santa Missa.

A Arquidiocese de Vitória convida todos os fiéis a participarem desta importante celebração. Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, haverá transmissão ao vivo pelo YouTube da Arquidiocese de Vitória, permitindo que toda a comunidade acompanhe este momento.

A CERIMÔNIA

A celebração terá duração de, aproximadamente, duas horas, iniciando às 8:15h, na Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Pode-se considerar que serão vivenciados dois:

Primeiro momento:

– Acolhida: O Bispo eleito, Dom Ângelo Mezzari, de vestes corais, é recebido na Praça da Catedral pela banda da Policia Militar, pelo Governador do Estado Renato Casagrande e demais autoridades civis.

– Hino Nacional: A Banda da Polícia Militar executa o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Pontifício.

– Beijo da Cruz: No nártex (região de entrada), o Cura da Catedral, Pe. Renato Criste, oferece ao novo Bispo o Crucifixo para ser beijado e o aspersório, com o qual o Arcebispo asperge a si mesmo e aos presentes, enquanto coro e orquestra executam: “Ecce sacerdos magnus” (Eis o grande sacerdote), antífona que a liturgia da Igreja Católica Romana utiliza para a entrada solene de um bispo.

– Visita à Capela do Santíssimo: Em seguida, Dom Ângelo, acompanhado de dom Dario Campo, dom Andherson Franklin e o cardeal Dom Odilo Scherer, é conduzido à Capela do Santíssimo Sacramento, onde permanecem por algum tempo, de joelhos, em oração.

Segundo momento:

– Entrada: Procissão de entrada dos seminaristas, Diácono, Padres e Bispos, enquanto orquestra e coro executam a “Marcha da Igreja”.

– Posicionamento: Dom Ângelo Mezzari , feita a devida reverência, permanece em frente ao altar, ladeado por dom Dario Campos e dom Andherson Franklin. O coro entoa o “Veni Creator Spiritus” (Vinde Espírito Criador), hino em honra ao Espírito Santo.

– Saudação do Metropolita: O Bispo Metropolitano, Dom Frei Dario Campos, ofm, dirige aos presentes sua saudação e pede para ser lida a Bula de nomeação.

– Segue-se o rito da missa, sob a presidência de dom Ângelo Mezzari. 

História

Dom Ângelo, natural de Forquilhinha, Santa Catarina, foi nomeado arcebispo pelo Papa Francisco em 30 de dezembro de 2024, sucedendo a Dom Dario Campos, que teve sua renúncia aceita após atingir a idade limite estabelecida pelo direito canônico. Antes desta nomeação, Dom Ângelo atuava como bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo, sendo responsável pela Região Episcopal Ipiranga.

Nascido em 2 de abril de 1957, na localidade de Sanga do Engenho, município de Nova Veneza, atualmente Forquilhinha, Santa Catarina, é filho de Antonio Mezzari (já falecido) e Maria Etelvina Ronchi Mezzari, sendo o mais velho de 7 irmãos.

Padre Ângelo Ademir ingressou em fevereiro de 1969, ainda não completados 12 anos, no Seminário Rogacionista Pio XII, em Criciúma (SC), onde fez o ensino fundamental e médio.

Já no estado de São Paulo, fez noviciado canônico em Bauru (SP), no ano de 1980, e a primeira profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 1981. Professou os votos perpétuos na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus, em janeiro de 1984, em Criciúma (SC). Estudou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo (SP), e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista. Foi ordenado sacerdote no dia 22 de dezembro de 1984, em Forquilhinha, sua terra natal. Tem 39 anos de vida religiosa e 35 de sacerdócio.

Após a ordenação, completou seus estudos fazendo o curso de Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (1986-1989), e em São Paulo, no ano de 2003, completou o Mestrado em Teologia Dogmática, na Pontifícia Faculdade Assunção, da arquidiocese de São Paulo, com uma tese intitulada: “Revelação e Comunicação – a questão da transmissão da revelação”.

Na Congregação Rogacionista foi formador, atuou no campo da pastoral vocacional, da assistência social, da educação e comunicação, tendo sido diretor e redator da Revista Rogate e diretor presidente do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV). Foi conselheiro da Província Rogacionista São Lucas (Brasil, Argentina e Paraguai) por três mandatos (1989-1988), superior provincial por oito anos (dois mandatos, de 2002 a 2010) e superior geral, por seis anos, de 2010 a 2016, em Roma.

Também atuou na Igreja no Brasil, no âmbito da pastoral vocacional, em particular junto à Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB. Entre 1990 e 2010, foi colaborador e membro do Grupo de Assessoria Vocacional e contribuiu na realização dos Congressos Vocacionais do Brasil.

Desde outubro de 2016 é superior da Comunidade Religiosa Rogacionista em Bauru (SP) e pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças. Na diocese, foi membro do Colégio de Consultores (2016-2018) e, desde 2018, faz parte do Conselho de Presbíteros.

Foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo titular de Fiorentino, e auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Sua ordenação episcopal deu-se em 19 de Setembro de 2020, no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Santa Catarina, pelas mãos de Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo e co-ordenantes, Jacinto Inácio Flach, Bispo de Criciúma e Rubens Sevilha, Bispo de Bauru.

No dia 26 de abril de 2023, durante a 60° Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi eleito como Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, para o período de 2023-2027.

17 de março de 2025 Uma imagem do Papa rezando na capela do hospital após concelebrar missa, foi divulgada ontem, 16 de março.  A

17 de março de 2025

Uma imagem do Papa rezando na capela do hospital após concelebrar missa, foi divulgada ontem, 16 de março.  A estabilidade e resposta positiva ao tratamento estão permitindo que o Papa, mesmo continuando internado, exerça pequenas atividades.

O Papa prossegue “com os tratamentos prescritos, incluindo a terapia respiratória e motora. O Papa não recebeu visitas hoje e passou o dia entre orações, descanso e alguns trabalhos”, diz o Vaticano.

O Vaticano também divulgou uma foto do Papa após concelebrar a missa na capela do hospital.

Continuemos nossas orações pelo Papa Francisco e sua recuperação.

14 de março de 2025

O Papa Francisco continua internado e alterna entre oxigenação de alto fluxo durante o dia e ventilação mecânica à noite, como terapia.

No último boletim os médicos dizem: “A situação clínica permanece estável em um quadro complexo”.

Ontem (13 de março), a equipe médica levou um bolo com velas ao quarto do Papa para comemorar o 12º aniversário de sua eleição.

Continuemos nossas orações pela recuperação do Papa Francisco.

10 de março de 2025

As melhoras no estado de saúde do Papa  estão se consolidando nos últimos dias. Há necessidade de continuar a manter a internação para que o restabelecimento seja atingido. Continuemos rezando pelo Papa.

07 de março de 2025

As notícias sobre a saúde do Papa Francisco indicam estabilidade, o que levou os médicos que o acompanham a divulgar boletins em tempos mais espaçados. Ontem, 6 de março, o Vaticano divulgou uma mensagem do Papa, gravada no hospital, agradecendo as orações.

05 de março de 2025

O Papa Francisco continua hospitalizado e no mundo todo se intensificam as orações por sua recuperação. O boletim de hoje informa que o Papa passou bem a noite e o quadro de saúde continua estável.

28 de fevereiro de 2025

As notícias sobre a saúde do Papa Francisco, hoje, se alternaram entre uma melhora que progredia positivamente há três dias pela manhã e uma crise no início da tarde que fez com o quadro crítico voltasse a predominar. Precisamos aguardar de 24 a 48h para que os médicos possam reavaliar os efeitos da crise e as condições clínicas do Sumo Pontífice. Intensifiquemos nossas orações. Veja o que diz o Vaticano: ” o quadro respiratório piorou após um episódio de vômito com aspiração. O Pontífice foi prontamente submetido a uma broncoaspiração e iniciou a ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas. Sempre vigilante e orientado, Francisco colaborou com as manobras terapêuticas. O prognóstico ainda permanece reservado”.

26 de fevereiro de 2025

A atualização desta manhã, 26 de fevereiro, sobre a saúde do Pontífice internado no Hospital Gemelli foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, que na noite de ontem informou detalhes sobre a condição clínica de Francisco, as quais “permanecem críticas, mas estáveis”; “não ocorreram episódios respiratórios agudos e os parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis”, além de que “o prognóstico permanece reservado”.

24 de fevereiro de 2025

A partir da noite desta segunda-feira, 24 de fevereiro, os cardeais residentes em Roma, com todos os colaboradores da Cúria Romana e a Diocese de Roma, atentos aos sentimentos do Povo de Deus, se reunirão na Praça São Pedro às 21h locais (17h 🇧🇷) para a oração do terço pela saúde do Santo Padre.

As notícias sobre o Papa Francisco divulgadas pelo Vaticano. Continuemos nossas orações, unidos a todos que rezam pelo Papa.

“A noite foi tranquila, o Papa dormiu e mantém seu repouso.” Esse é o mais recente comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé sobre o estado de saúde do Santo Padre, divulgado nesta segunda-feira, 24 de fevereiro.

No boletim da noite de domingo, 23 de fevereiro, quando se completaram nove dias de internação, foi informado que “a condição do Santo Padre continua crítica”, mas desde a noite de sábado não houve “não houve crise respiratória”. Os parâmetros sanguíneos apresentam melhora, embora alguns exames indiquem “insuficiência renal inicial leve, que está sob controle”. O Papa continua vigilante, bem orientado, segue recebendo oxigênio, e o prognóstico permanece reservado, considerando a “complexidade do quadro clínico” e a “espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum retorno”.

23 de fevereiro de 2025
Todos nós acompanhamos as notícias sobre o estado de saúde do Papa Francisco que continua internado. A situação é crítica e os médicos que o acompanham dizem que a situação ainda exige muita atenção, terapias e cuidados.
Intensifiquemos nossas orações pelo Papa e fiquemos unidos a toda a Igreja que reza por ele.
20 de fevereiro 

O boletim médico de hoje, sobre a saúde do Papa foi divulgado pelo Vaticano:Na manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro, a Sala de Imprensa da Santa Sé forneceu uma atualização acerca das condições de saúde do Papa Francisco:

“A noite transcorreu tranquilamente, o Papa levantou-se e tomou café da manhã numa poltrona”.

Continuemos em oração pelo Papa.

18 de fevereiro (tarde)
Foi divulgado novo boletim sobre a condição de saúde do Papa. Leia o que diz o boletim e continue rezando pela saúde do Papa Francisco:

“Os exames laboratoriais, a radiografia do tórax e a condição clínica do Santo Padre continuam a apresentar um quadro complexo.

A infecção polimicrobiana, que surgiu em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo.

A tomografia computadorizada no tórax a que o Santo Padre foi submetido nesta tarde, prescrita pela equipe de saúde do Vaticano e pela equipe médica da Fundação Policlínica “A. Gemelli”, mostrou o aparecimento de uma pneumonia bilateral que exigiu uma terapia farmacológica adicional.

Não obstante, o Papa Francisco está de bom humor.

Esta manhã, ele recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o repouso com a oração e a leitura de textos. Ele agradece a proximidade que sente neste momento e pede, com  coração agradecido, que se continue a rezar por ele.”

18 de fevereiro (manhã)
Notícias sobre o Papa divulgadas hoje pelo Vaticano:

“A noite transcorreu tranquila” para o Papa Francisco, internado desde o último dia 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, após exames confirmarem que o Santo Padre sofre de uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. A informação foi dada pelo porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, aos inúmeros jornalistas reunidos na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Repouso absoluto

“O Papa dormiu, ao acordar tomou café da manhã e se dedicou à leitura de alguns jornais, como faz regularmente”, disse Bruni, explicando que, no final da tarde, serão divulgadas novas informações médicas. No momento, o Pontífice respira autonomamente, conforme informado na Sala de Imprensa, e segue a recomendação de “repouso absoluto”, prescrita pela equipe médica que o acompanha há quatro dias. Por essa razão, o Papa não conduziu a oração do Ângelus no último domingo.

Mudanças na agenda

Até o momento, não há informações sobre o próximo domingo ou outras alterações na agenda papal. A única informação divulgada nesta manhã é que os compromissos de sábado, 22 de fevereiro, foram cancelados. Já para a Missa prevista no domingo, 23 de fevereiro, às 9h, na Basílica de São Pedro, em ocasião do Jubileu dos diáconos, o Papa Francisco delegou a Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.

Ligações para Gaza

No entanto, como também confirmado por um comunicado divulgado na noite de ontem, o Papa continua seguindo a terapia prescrita pelos médicos. Francisco segue telefonando para a Paróquia da Sagrada Família em Gaza, como confirmou o pároco, padre Gabriel Romanelli, que relatou uma nova videochamada do Pontífice, na qual sua voz soava “forte e clara”.

Desenhos e mensagens das crianças

Além disso, Francisco tem recebido centenas de mensagens com votos de pronta recuperação, além de desenhos e bilhetes. Alguns deles foram enviados por crianças internadas no Hospital Gemelli, especialmente aquelas do setor de oncologia, localizado no mesmo décimo andar onde o Papa está. Nessas ocasiões anteriores em que esteve internado no hospital, Francisco nunca deixou de visitar essas crianças.

17 de fevereiro
O Papa continua internado e o tratamento continua estável, diz o Vaticano. Continuemos nossas orações pelo Sumo Pontífice.
15 de fevereiro
Vaticano divulga notícia sobre internação do Papa. Rezemos pela saúde do Sumo Pontífice.
“O Santo Padre, após o agravamento da bronquite destes dias, realizou os exames especializados e iniciou a terapia farmacológica hospitalar. Os primeiros resultados mostram uma infecção das vias respiratórias. As condições clínicas são discretas; apresenta uma leve alteração febril”, lê-se no boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.

“O Santo Padre, após o agravamento da bronquite destes dias, realizou os exames especializados e iniciou a terapia farmacológica hospitalar. Os primeiros resultados mostram uma infecção das vias respiratórias. As condições clínicas são discretas; apresenta uma leve alteração febril.”

O diretor da Sala de Imprensa, Matteo Bruni, divulgou ainda que o Papa “está sereno, de bom humor e leu alguns jornais”.

O Papa Francisco demonstrou preocupação sobre o programa de deportação em massa de imigrantes ilegais e refugiados nos Estados Unidos e escreveu uma carta
O Papa Francisco demonstrou preocupação sobre o programa de deportação em massa de imigrantes ilegais e refugiados nos Estados Unidos e escreveu uma carta à Conferência Episcopal, que já expressou consternação com as medidas do presidente Donald Trump. Leia a matéria publicada no site vaticannews.va.

No início, foi o cardeal Blaise Cupich, de Chicago, a declarar, mesmo antes do juramento do novo presidente Donald Trump, a oposição a qualquer programa de deportação em massa de imigrantes; depois o bispo de El Paso, Mark Joseph Seitz, a reiterar a não tolerância com qualquer forma de injustiça; e, finalmente, toda a Conferência Episcopal dos Estados Unidos a expressar consternação com as medidas anunciadas pelo líder republicano sobre a repatriação de milhões de imigrantes clandestinos e a militarização da fronteira entre os Estados Unidos e o México.

Agora é o próprio Papa que intervém sobre a “importante crise que está ocorrendo nos Estados Unidos devido ao início de um programa de deportação em massa” iniciado pela nova administração dos EUA após a posse do presidente. Francisco, que garante estar acompanhando a situação “de perto”, envia uma carta aos bispos dos Estados Unidos para expressar proximidade e apoio nestes “momentos delicados” e, ao mesmo tempo, para denunciar certas disposições que vão contra a própria dignidade humana. “O que se constrói sobre a força, e não sobre a verdade da igual dignidade de todo ser humano, começa mal e terminará mal”, adverte o Papa.

Ferida pela dignidade humana

“O ato de deportar pessoas que, em muitos casos, deixaram a própria terra por razões de extrema pobreza, insegurança, exploração, perseguição ou grave deterioração do meio ambiente, fere a dignidade de tantos homens e mulheres, de famílias inteiras, e os coloca em um estado de particular vulnerabilidade”, afirma o Papa Francisco em uma passagem da missiva, dividida em dez pontos, divulgada nesta terça-feira (11/02) em inglês e espanhol, pouco mais de duas semanas após a publicação na conta da Casa Branca na rede social X de fotografias de uma dúzia de migrantes que caminham em fila, algemados e acorrentados, em direção a um avião militar para serem levados de volta para casa.

O direito de defender as próprias comunidades

No texto, o Pontífice enfatiza que “a consciência corretamente formada não pode deixar de expressar um julgamento crítico e discordar de qualquer medida que identifique, tácita ou explicitamente, a condição ilegal de alguns migrantes com a criminalidade”. Certamente, o Papa reitera a necessidade de reconhecer “o direito de uma nação de se defender e de manter as próprias comunidades a salvo daqueles que cometeram crimes violentos ou graves enquanto estavam no país ou antes de chegar nele”. Mas o ato de deportação é sempre uma ferida na dignidade humana, aquela “infinita e transcendente” dada por um “Deus sempre próximo, encarnado, migrante e refugiado”. A esse respeito, o Papa cita as palavras com as quais o Papa Pio XII iniciou sua constituição apostólica sobre a assistência aos migrantes, “considerada a Carta Magna do pensamento da Igreja sobre a migração”:

“A família de Nazaré no exílio, Jesus, Maria e José, que emigraram para o Egito e lá se refugiaram para escapar da ira de um rei ímpio, são o modelo, o exemplo e a consolação dos emigrantes e dos peregrinos de todas as épocas e de todos os países, de todos os refugiados de qualquer condição que, assaltados pela perseguição ou pela necessidade, são obrigados a deixar a pátria, a sua querida família e os seus queridos amigos para ir para uma terra estrangeira.” 

Tratamento digno para todos

Para o Papa, essa não é uma questão secundária: “um autêntico Estado de direito ocorre precisamente no tratamento digno que todas as pessoas merecem, sobretudo aquelas mais pobres e marginalizadas”, escreve ele. “O verdadeiro bem comum se promove quando a sociedade e o governo, com criatividade e rigoroso respeito aos direitos de todos – como já afirmei em inúmeras ocasiões – acolhem, protegem, promovem e integram os mais frágeis, indefesos e vulneráveis”. Isso não impede de favorecer o amadurecimento de “uma política que regule a migração ordenada e legal”, desde que ela não seja constituída “por meio do privilégio de alguns e do sacrifício de outros”.

Analisar as normas à luz dos direitos humanos

Jorge Mario Bergoglio lembra aos bispos que Jesus Cristo ensina o “reconhecimento permanente” da dignidade de todo ser humano: “Ninguém excluído”. Por isso, ele conclama “todos os fiéis cristãos e homens de boa vontade” a “olhar para a legitimidade das normas e políticas públicas à luz da dignidade da pessoa e de seus direitos fundamentais, e não vice-versa”. “A pessoa humana não é um simples indivíduo relativamente expansivo, com alguns sentimentos filantrópicos! A pessoa humana é um sujeito digno que, através da relação constitutiva com todos, sobretudo com os mais pobres, pode amadurecer gradualmente em sua própria identidade e vocação”, ressalta o Papa.

Ordo amoris

A carta também se refere ao princípio do ordo amoris, elaborado na teologia de Santo Agostinho para afirmar que todos e tudo devem ser amados em modo apropriado. O conceito foi recentemente mencionado pelo vice-presidente JD Vance para justificar medidas anti-imigração ilegal nos EUA. “O verdadeiro ordo amoris a ser promovido é aquele que descobrimos meditando constantemente na parábola do ‘Bom Samaritano’, ou seja, meditando no amor que constrói uma fraternidade aberta a todos, sem excluir ninguém”, explica o Papa Francisco na carta. E conclui: “preocupar-se com a identidade pessoal, comunitária ou nacional, independentemente dessas considerações, introduz facilmente um critério ideológico que distorce a vida social e impõe a vontade do mais forte como critério de verdade”.

Não a narrativas que discriminam e causam sofrimento

O bispo de Roma, portanto, está ao lado dos seus irmãos estrangeiros, reconhecendo seus “esforços preciosos” no trabalho “em contato próximo” com migrantes e refugiados e na defesa dos direitos humanos. “Deus recompensará abundantemente tudo o que vocês fizerem para a proteção e defesa daqueles que são considerados menos preciosos, menos importantes ou menos humanos!”, assegura. Em suas linhas finais, ele se dirige aos fiéis católicos e aos homens e mulheres de boa vontade, apelando para que “não cedam às narrativas que discriminam e fazem sofrer desnecessariamente os nossos irmãos e irmãs migrantes e refugiados”. “Com caridade e clareza, somos todos chamados a viver na solidariedade e na fraternidade, a construir pontes que nos aproximem cada vez mais, a evitar os muros da ignomínia e a aprender a dar a nossa vida como Jesus Cristo a ofereceu, para a salvação de todos.”

Uma oração à Virgem de Guadalupe

Enfim, uma oração à Santíssima Virgem Maria de Guadalupe, padroeira do México, para que possa “proteger as pessoas e as famílias que vivem no medo ou na dor devido à migração e/ou à deportação”. Que a “Morenita”, reza o Papa, ajude a todos a dar “um passo adiante na construção de uma sociedade mais fraterna, inclusiva e que respeite a dignidade de todos”.

Na manhã desta última segunda-feira (10/02), ocorreu, no Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luís Scandian, a Santa Missa de abertura do ano letivo

Na manhã desta última segunda-feira (10/02), ocorreu, no Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luís Scandian, a Santa Missa de abertura do ano letivo de 2025 para as turmas de filosofia e teologia.

A celebração foi presidida por Dom Dario Campos, administrador apostólico da Arquidiocese de Vitória, e contou com a participação de bispos, padres, professores e alunos.

Após a Santa Missa, ocorreu a tradicional aula inaugural, ministrada pelo Prof. Me. Pe. Adenilson Antônio Schmidt, com o tema “O Conceito de pessoa: como ponto de confronto entre a bioética secular de Hugo Tristam Engelhardt Jr. e a bioética personalista”, título de seu mestrado.

#igrejacatolica
#anoletivo
#church

Insistindo nos seus apelos pela paz, o Papa Francisco voltou ao tema ao final da Audiência Geral, nesta quarta-feira. Leia a matéria publicada no

Insistindo nos seus apelos pela paz, o Papa Francisco voltou ao tema ao final da Audiência Geral, nesta quarta-feira. Leia a matéria publicada no site vaticannews.va

No final da Audiência Geral desta quarta-feira, 12 de fevereiro, realizada na Sala Paulo VI, no Vaticano, no habitual encontro semanal do Santo Padre com os fiéis e peregrinos, Francisco, falando aos de língua italiana, voltou novamente seu pensamento para aquelas situações de conflito que afligem várias partes do mundo, lembrando pela enésima vez que a guerra é sempre uma derrota. Ainda em suas palavras, um pensamento particular voltado para a Ucrânia, Oriente Médio, Mianmar, Kivu do Norte – na República Democrática do Congo e para o Sudão do Sul.

Oração e penitência em favor da paz

Papa foi enfático ao lembrar que não nascemos para matar, pedindo orações diárias e penitência pela paz. Ouçamos as suas palavras em seu enésimo e premente apelo em favor da paz para todos os povos que vivem em situação de conflito:

“Penso em tantos países que estão em guerra. Irmãs e irmãos, oremos pela paz. Façamos o máximo possível pela paz. Não se esqueçam de que a guerra é uma derrota. Sempre. Não nascemos para matar, mas para fazer os povos crescer. Que possamos encontrar caminhos de paz. Por favor, em suas orações diárias, peçam pela paz. A atormentada Ucrânia… como ela sofre. Pensem tamnbém na Palestina, em Israel, em Mianmar, em Kivu do Norte, no Sudão do Sul. Tantos países em guerra. Por favor, oremos pela paz. Façamos penitência pela paz.”