Notícias

Na manhã deste último sábado (08/02), ocorreu, na Catedral Metropolitana de Vitória, a Santa Missa em ação de graças pelo episcopado de Dom Dario

Na manhã deste último sábado (08/02), ocorreu, na Catedral Metropolitana de Vitória, a Santa Missa em ação de graças pelo episcopado de Dom Dario Campos na Arquidiocese de Vitória.

A celebração contou com a participação de muitos Padres, diáconos, seminaristas, religiosos e fiéis, que reuniram-se ao redor do altar para dar graças a Deus pelo pastoreiro de Dom Dario, que agora se despede da Arquidiocese.

Nossa gratidão a Dom Dario Campos, que durante esses anos pastoreou com tamanha humildade e generosidade o povo a ele confiado. Que a Virgem da Penha o cumule com copiosas bênçãos!

#igrejacatolica
#arquivix
#church

Ocorreu, na última semana (03/02 a 07/02), o início do ano formativo de nosso Seminário Nossa Senhora da Penha, com o Retiro Espiritual 2025,

Ocorreu, na última semana (03/02 a 07/02), o início do ano formativo de nosso Seminário Nossa Senhora da Penha, com o Retiro Espiritual 2025, que tradicionalmente ocorre na Casa São Francisco Xavier, em Santa Isabel, Domingos Martins – ES.

O retiro teve início com a Santa Missa na memória de São Brás, Bispo e Mártir da Igreja, e foi pregado pelo Padre João Marcelo, Pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Parajú – Domingos Martins. Ao longo da semana, os seminaristas realizaram diversas atividades, como colóquios, momentos de meditação, oração do terço e adoração a Nosso Senhor.

Confira algumas imagens:

A Arquidiocese de Vitória se prepara receber o novo Arcebispo, nomeado pelo Papa Francisco em 30 de dezembro de 2024. Dom Ângelo Ademir Mezzari

A Arquidiocese de Vitória se prepara receber o novo Arcebispo, nomeado pelo Papa Francisco em 30 de dezembro de 2024. Dom Ângelo Ademir Mezzari toma posse em 22 de fevereiro às 9h na Catedral de Vitória. Toda a Arquidiocese está convidada a participar.

Dom Ângelo vai pastorear a Arquidiocese que abrange 15 municípios (Anchieta, Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Cariacica, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória), conta com 91 paróquias e 1021 comunidades, agrupadas em 6 áreas pastorais.

Para ajudar no pastoreia, dom Ângelo contará com 109 padres diocesanos, 63 religiosos de 17 Congregações, 19 Congregações Femininas, 65 diáconos permanentes e 7 diáconos transitórios. Pensando no futuro o desafio de formar 31 seminaristas e ajudar o discernimento vocacional de 12 jovens propedeutas.

A realidade de cada área pastoral exige direcionamentos pastorais diversos: regiões mais urbanas e outras mais rurais; regiões de veraneio e outras de muita agitação comercial e industrial; regiões com maior incidência de pobreza e outras de alto poder aquisitivo. Enfim, diversidade e características próprias de cada lugar são os maiores desafios da Arquidiocese.

Montanhas e litoral a poucos quilômetros de distância fazem deste pedaço do Espírito Santo um lugar de belezas naturais e proporcionam uma convivência alternada de gostos e diversões que afetam a vivencia espiritual e religiosa. Influências culturais italianas, alemães e portuguesas, misturadas com nativos e descentes indígenas, junto a tradições e costumes misturam religiosidade, cultura, espiritualidade e manifestações de fé que se expressam em tapetes na Festa de Corpus Christi, procissões na Festa do Divino Espírito Santo, festejos aos santos populares: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo e a mais tradicional homenagem à Senhora das Alegrias que acontece em Vila Velha uma semana após a Páscoa.

Desafios e encantos aguardam o novo Arcebispo e toda a Arquidiocese o recebe de braços abertos e muita oração.

 

O Papa Francisco publicou a mensagem para o 99° Dia Mundial das Missões, que será celebrado no próximo dia 19 de outubro. O tema

O Papa Francisco publicou a mensagem para o 99° Dia Mundial das Missões, que será celebrado no próximo dia 19 de outubro. O tema está em sintonia com a temática do Ano Jubilar: Missionários da esperança entre os povos! O site vaticannews.va divulgou os pontos principais da mensagem. Confira abaixo.

Jesus, modelo de missionário da esperança

Em sua mensagem, o Santo Padre evoca a centralidade de Jesus, “enviado do Pai, com a unção do Espírito Santo, a fim de levar a Boa Nova do Reino de Deus e inaugurar «um ano favorável da parte do Senhor» para toda a humanidade”. Ele, prossegue o pontífice, “é o cumprimento da salvação para todos, especialmente para aqueles cuja única esperança é Deus”, o “modelo supremo de todos aqueles que, ao longo dos séculos, dão seguimento à missão recebida de Deus, mesmo no meio de provações extremas”.

A mensagem convida a Igreja a seguir o exemplo do Senhor, e “a avançar, unida a Ele, neste caminho missionário e a escutar, como Ele e com Ele, o grito da humanidade, ou melhor, o gemido de toda a criatura que espera a redenção definitiva”.

O Santo Padre recorda ainda a vocação missionária de cada batizado, chamando os cristãos a se tornarem “com Ele e n’Ele, sinais e mensageiros de esperança para todos, em qualquer lugar e circunstância que Deus nos concede viver”. “Que cada um dos batizados, discípulos-missionários de Cristo, faça brilhar a Sua esperança em todos os cantos da terra!”, clama Francisco.

Construtores de esperança

Recordando o Concílio Vaticano II, o pontífice lembra que “no seguimento de Cristo Senhor, os cristãos são chamados a transmitir a Boa Nova, partilhando as condições concretas de vida daqueles que encontram e tornando-se assim portadores e construtores de esperança”. Esta missão, segundo o Papa, é especialmente necessária em locais que apresentam, nos dizeres do Santo Padre, “graves sintomas de crise do humano: sensação generalizada de desorientação, solidão e abandono dos idosos, dificuldade em encontrar disponibilidade para ajudar quem vive ao nosso lado”. A mensagem recorda que, diante destes desafios, “o Evangelho, vivido em comunidade, pode devolver-nos uma humanidade íntegra, saudável e redimida”.

Renovando o convite para a concretização das ações indicadas na Bula Spes non confundit, de proclamação do Jubileu de 2025, o Papa pediu “especial atenção aos mais pobres e fracos, aos doentes, aos idosos, aos excluídos da sociedade materialista e consumista”. Francisco anima a “fazê-lo com o estilo de Deus, ou seja, com proximidade, compaixão e ternura, cuidando da relação pessoal com os irmãos e irmãs na situação concreta em que se encontram. Então, serão eles a ensinar-nos muitas vezes a viver com esperança”, garante.

Uma urgência renovada

Diante destes cenários, o Papa afirma ser urgente a missão da esperança. Nela, “os discípulos de Cristo são os primeiros convocados a formar-se para serem “artesãos” de esperança e restauradores de uma humanidade, frequentemente, distraída e infeliz”.

Para Francisco, a renovação da esperança passa pela renovação da espiritualidade pascal, “que vivemos em cada celebração eucarística e especialmente no Tríduo Pascal, centro e cume do ano litúrgico”. Neste mistério, prossegue o pontífice, “tiramos continuamente a força do Espírito Santo, com o zelo, a determinação e a paciência para trabalhar no vasto campo da evangelização do mundo”.

Missionários da esperança: “homens e mulheres de oração”

Rememorando a figura do Venerável Cardeal Van Thuan – vietnamita detido por 13 anos nas prisões do regime comunista – o Santo Padre afirma “que a oração é a primeira ação missionária e, ao mesmo tempo, «a primeira força da esperança»”.

Em seu texto, o Papa convida a renovar “a missão da esperança a partir da oração, sobretudo daquela que se faz com a Palavra de Deus e, de modo particular, com os Salmos, que são uma grande sinfonia de oração cujo compositor é o Espírito Santo”. “Rezando, mantemos viva em nós a centelha da esperança, que foi acesa por Deus para que se torne um grande fogo, iluminando e aquecendo todos os que nos rodeiam, também através de ações e gestos concretos inspirados pela mesma oração”, recomenda o pontífice.

Sinodalidade missionária

Finalizando sua mensagem, o Santo Padre afirma que “a evangelização é sempre um processo comunitário, como o caráter da esperança cristã”. Reforça ainda a necessidade da “construção de comunidades cristãs através do acompanhamento de cada batizado a caminho nas vias do Evangelho”.

Insistindo na “sinodalidade missionária da Igreja” e na “responsabilidade missionária dos batizados”, o Papa convidou todos os fiéis “crianças, jovens, adultos, idosos – a participar ativamente na comum missão evangelizadora com o testemunho da vossa vida e oração, com os vossos sacrifícios e a vossa generosidade”, conclui.

Nesse sábado, as 9 da manhã, na Catedral Metropolitana de Vitória, foi celebrada a Missa de Ação de Graças em intenção do bispo emérito

Nesse sábado, as 9 da manhã, na Catedral Metropolitana de Vitória, foi celebrada a Missa de Ação de Graças em intenção do bispo emérito da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos, que no próximo dia 22 deixa de ser o Administrador Apostólico desta Arquidiocese.

A missa reuniu padres e diáconos da Arquidiocese, o bispo auxiliar de Vitoria, Dom Andherson Franklin, seminaristas e fiéis que rezaram e cantaram louvores à Deus pela vida e missão de Dom Dario.

Durante sua homilia, Dom Andherson agradeceu a Dom Dario pelos anos de ministério, lembrou que ele esteve presente em sua posse canônica e está também em sua despedida.  E destacou três pontos principais do pastoreio de Dom Dario: a fraternidade, a misericórdia e o trabalho.

Ao final, aconteceram três falas: Penha Tavares, que destacou sobre todo o trabalho pastoral feito pelo bispo emérito, padre Diego Carvalho,  que falou da relação de amor e carinho com o clero durante todo o episcopado e padre Renato Criste lembrou da época da pandemia, em que Dom Dario jamais abandonou seu rebanho, com sua simplicidade.

Foram seis anos sob o seu pastoreio. Nossa Arquidiocese agradece toda a atenção e cuidado conosco.
Dom Dario foi um Arcebispo do povo. Foi sério quando precisou ser, alegre e sorridente quando esteve no meio do seu rebanho e acolheu a todos, sem distinção.

Após ter renunciado ao cargo, o bispo emérito continua residindo no mesmo local que o novo Arcebispo dom Angelo Ademir Mezzari, que assume a direção da Arquidiocese e toma posse no próximo dia 22, dia da Cátedra de São Pedro.

 

Após desmoronamento de teto de igreja em Salvador, CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, publicou nota de solidariedade. Nota de Solidariedade pelo desabamento

Após desmoronamento de teto de igreja em Salvador, CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, publicou nota de solidariedade.

Nota de Solidariedade pelo desabamento na Igreja de São Francisco

À Sua Eminência Reverendíssima, Dom Sérgio da Rocha, à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, Ordem dos Frades Menores, OFM, e a todo o povo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Recebam nossa mais profunda solidariedade neste momento de dor pela tragédia ocorrida na Igreja São Francisco de Assis, no Pelourinho em Salvador, com o desabamento do forro da igreja. Unimo-nos em oração a todos os fiéis, especialmente às vítimas e suas famílias, pedindo a Deus que conceda força, conforto e esperança diante dessa provação.

Que a fé que sustenta essa comunidade seja também fonte de consolo e renovação. Que Nossa Senhora e São Francisco, intercedam por todos, fortalecendo-os no amor e na fraternidade.

Com sentimentos de proximidade e oração,

Cardeal Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

Embora continue um pouco mais entre nós, até à chegada do novo arcebispo, mas no próximo sábado, 8 de fevereiro a Arquidiocese de Vitória

Embora continue um pouco mais entre nós, até à chegada do novo arcebispo, mas no próximo sábado, 8 de fevereiro a Arquidiocese de Vitória despede-se de dom Dario Campos com uma missa de Ação de Graças. Vamos juntos agradecer a presença e o pastoreio de dom Dario nestes 6 anos que ficou conosco como arcebispo de Vitória. A missa será na Catedral de Vitória às 9h e todos estão convidados a participar.

Dom Dario cumpriu a sua missão como arcebispo e volta para sua Congregação, Ordem dos Frades Menores. Entre nós deixou seu carisma franciscano de proximidade, alegria e inclusão. Agora é hora de agradecer e também de despedir e desejar saúde, paz e um pouco de descanso.

Lembremos um pouco de sua missão entre nós e de sua trajetória:

Dom Dario iniciou seu ministério episcopal em Vitória em janeiro de 2019 e uma de suas primeiras inciativas foi a convocação para uma Assembleia do Povo de Deus, ocasião em que percorreu todas as áreas pastorais, preparando o povo para a Assembleia.

Durante sua gestão pastoral privilegiou as paróquias, visitando-as, dentro de sua possibilidade de agenda, por ocasião da festa do padroeiro. Propôs a vivência da fé a partir das características da Igreja no Espírito Santo, em comunhão com a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e com o Papa Francisco, e na fraternidade, valor franciscano que carrega com sua vocação.

Destacou-se pela facilidade e simplicidade com que se aproxima e acolhe a todos, em qualquer situação, desde as solenidades aos encontros com pequenos grupos de pastorais e serviços.

Na organização pastoral criou dois vicariatos, sendo um para a Comunicação e outro para a Ação Social, Política e Ecumênica.

Para atender demandas pastorais criou nova paróquia na região serrana do Estado, em Pontões, Afonso Claudio.

Ordenou 20 padres para a Arquidiocese de Vitória

Incentivou os padres ao estudo contínuo, enviando três padres para estudar em Roma e flexibilizando as atividades pastorais daqueles que fazem pós-graduação em diversas áreas teológicas.

Estabeleceu que os diáconos transitórios fizessem uma experiência de missão antes da ordenação presbiteral, seja na Igreja-Irmã em Lábrea, seja no Pará na diocese de Araguaia. Na mesma linha de incentivo à missão incentivou os padres diocesanos a dedicarem um período às missões nas mesmas regiões.

Em junho de 2019, apoiou a criação do Fórum Igreja e Sociedade, que continua se reunindo com o objetivo de coordenar atividades sociais a partir dos princípios da Doutrina Social da Igreja e incentivou a criação da Campanha Paz e Pão para atender famílias carentes. O projeto teve início durante a pandemia e atende mais de mil famílias com cesta mensal de alimentos.

Transferiu a Casa do Propedêutico para o Centro de Vitória, transformando o local antes Casa do Propedêutico, em Casa Sacerdotal.

Implementou a instalação do sistema fotovoltaico no Centro de Estudos dom Silvestre Scandian, Seminário Nossa Senhora da Penha, Casa do Propedêutico, Residência Episcopal  e Casa Sacerdotal.

Reviu e atualizou o Regimento Administrativo Paroquial e do Fundo Presbiteral.

Apoiou e empenhou-se na revitalização do patrimônio histórico e projetos de Arte Sacra. Entre os projetos de revitalização estão o Santuário de Anchieta, em Anchieta; Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida; Igreja Nossa Senhora da Ajuda em Araçatiba; Igreja do Carmo e de Sta. Luzia no Centro de Vitória.

Aprovou junto ao Ministério da Cultura o projeto de criação de um museu de arte sacra a ser instalado no Convento São Francisco, no Centro de Vitória.

Reabriu a Escola Diaconal em 2021 e a primeira turma de candidatos desta reabertura está no período de formação teológica em vista da ordenação.

Retomou a missa mensal com os políticos católicos, que não acontecia desde 2017.

Biografia:

Dom Dario Campos nasceu 9 de junho de 1948 em Castelo no Espírito Santo. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde cresceu e descobriu sua vocação Religiosa. Foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1977 na Ordem dos Franciscanos Menores e exerceu sua missão presbiteral em Minas Gerais.

Foi ordenado bispo em 26 de dezembro de 2000, quando se tornou coadjutor na diocese de Araçuaí, MG. Tornou-se titular e permaneceu em Araçuaí até 2004. De 2004 a 2011 foi bispo em Leopoldina, MG e de 2011 a 2018 foi bispo em Cachoeiro de Itapemirim, ES.

Em 2018 foi nomeado arcebispo de Vitória, ES e aqui permaneceu até se tornar emérito em 30 de dezembro de 2024.

O Papa Francisco já divulgou o tema para o Dia Mundial dos avós e idosos. Em sintonia com o Ano Jubilar, o tema de
O Papa Francisco já divulgou o tema para o Dia Mundial dos avós e idosos. Em sintonia com o Ano Jubilar, o tema de 2025 é: Bem-aventurado aquele que não perdeu a sua esperança. A data foi estabelecida tendo em conta a Festa de Santa Ana e São Joaquim e é comemorada sempre no quarto domingo de julho. Este ano, dia 27. Leia abaixo a divulgação feita no site vaicannews.va
A esperança, coração do Jubileu, torna-se também o tema escolhido pelo Papa para o quinto Dia Mundial dedicado aos idosos, que ocorrerá no próximo dia 27 de julho. Os versículos do Livro do Eclesiástico indicam que a esperança no Senhor é o caminho para uma velhice cristã e reconciliada.

“Bem-aventurado aquele que não perdeu a sua esperança”. Esse é o tema escolhido pelo Papa para o quinto Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado neste ano no domingo, 27 de julho. A informação foi divulgada por um comunicado do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. “As palavras, extraídas do livro do Eclesiástico – diz o comunicado – expressam a bem-aventurança dos idosos e indicam na esperança depositada no Senhor o caminho para uma velhice cristã e reconciliada”. No Jubileu da esperança, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa Francisco em 2021, quer ser uma ocasião para refletir sobre como a presença dos avós e idosos pode se tornar um sinal de esperança em cada família e comunidade eclesial.

A celebração deste Dia seguirá o Jubileu das famílias, das crianças, dos avós e dos idosos, programado para o período de 30 de maio a 1º de junho. No ano passado, na mensagem de Francisco escrita por ocasião do quarto Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, com o tema “Na velhice não me abandones”, o Papa denunciou a disseminação de uma mentalidade individualista, na qual o idoso é frequentemente visto como um peso e um custo excessivo para a sociedade. Por isso, o Santo Padre havia convidado a superar essa visão, exortando a trabalhar por um futuro diferente, no sinal da aliança entre as gerações.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida renova a todos o convite do Papa Francisco para celebrar o Dia em cada diocese, dedicando às celebrações de domingo, 27 de julho, aos idosos, promovendo visitas e momentos de encontro entre as gerações.