Notícias da Arquidiocese

No próximo dia 18 de dezembro 2021 acontece um pedal beneficente por um mundo sem drogas. Iniciativa de pe. Ronaldo Rosa de Oliveira, vigário

No próximo dia 18 de dezembro 2021 acontece um pedal beneficente por um mundo sem drogas. Iniciativa de pe. Ronaldo Rosa de Oliveira, vigário na paróquia São Francisco em Porto de Santana, Cariacica, que pretende arrecadar alimentos que serão doados ao Projeto Amar e fraldas descartáveis que serão doadas à Casa das Irmãs da Caridade.

O percurso será entre a Praça de Porto de Santana, percorrendo os bairros de Cariacica até ao local onde funciona o Projeto Amar em Viana. Na saída um rápido testemunho de um psiquiatra e ex-dependente químico.

As inscrições já estão abertas pelo telefone: (27) 99997-5070.

O Projeto Amar, é uma casa de recuperação de dependentes de drogas e é mantido com doações voluntárias. A Casa das Irmãs da Caridade acolhe abandonados e desamparados e vive também de doações.

Pe. Ronaldo recomenda a todos que desejam participar que preparem todos os equipamentos de segurança exigidos para participar do pedal.

A Arquidiocese de Vitória se prepara para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos. O tema “Para uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e

A Arquidiocese de Vitória se prepara para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos. O tema “Para uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”, foi escolhido para este Sínodo, que foi aberto nos dias 9 e 10 de outubro 2021.

A primeira fase do Sínodo é o processo de escuta do povo de Deus, nas dioceses do mundo inteiro e, em comunhão com toda a Igreja, nossa Igreja Particular de Vitória inicia essa fase. 

A Arquidiocese de Vitória, convida a todos a participarem dessa Escuta. Uma forma poderá ser através do site da Arquidiocese, onde você pode participar individualmente ou em grupo, respondendo o questionário on-line. Para isso criamos um espaço em nosso site, uma forma fácil e rápida, para a sua participação. Para responder às perguntas, basta clicar no canto superior do site, onde está escrito Sínodo e ir respondendo passo a passo. Após cada etapa concluída, outra página será aberta para que você possa responder perguntas em todas as áreas propostas. 

A participação é muito importante para conhecermos nossa realidade e assim pensar a pastoral de forma real. Participe!

Campanha Natal para Todos vai doar cestas especiais e brinquedos para crianças O tempo de Natal se aproxima e várias ações estão sendo preparadas

Campanha Natal para Todos vai doar cestas especiais e brinquedos para crianças

O tempo de Natal se aproxima e várias ações estão sendo preparadas para motivar cada um de nós a praticar a nossa solidariedade em prol das famílias carentes que estão ao nosso lado.

A Pastoral da Criança está preparando diferentes atividades para arrecadar brinquedos novos, roupas, material escolar e alimentos que serão dados às crianças de cada comunidade. Paróquias fizeram parcerias com redes de supermercados que doarão recursos, outras estão preparando cartinhas com pedidos de presentes para que famílias adotem uma criança e doações em dinheiro estão sendo direcionadas para a conta da Campanha Paz e Pão.

Como explica a coordenadora da Pastoral da Criança, Andressa Zenande, cada comunidade tem um representante que faz parte da Pastoral e pode ser procurado para centralizar as doações.

“Até a semana do Natal as Paróquias realizarão em cada região a ‘Celebração da Vida’, onde agradecemos a Deus pelas crianças e entregamos ali os presentes e doações”, explicou ela.

Em outra frente de trabalho, a Paz e Pão tem intensificado os pedidos de doação de recursos para composição de cestas básicas mais completas, de forma a proporcionar uma celebração do advento do Natal para cada família. A previsão é conseguir entregar 2.500 cestas, quase 500 as mais que a média que vem sendo entregue a cada mês.

Além dos itens básicos a cesta deste ano conterá produtos como carne, linguiça, goiabada, ovos e biscoitos. A partir desta semana começaremos a mobilização para que mais pessoas possam doar e nos ajudar a dar a oportunidade de comemorar a chegada de Jesus entre nós de maneira alegre, como todos merecem, disse Terezinha Baldassini Cravo, que faz parte da equipe de coordenação da Campanha Paz e Pão.


Pastoral fará ceia para pessoas em situação de rua

Outra importante ação que ocorrerá neste mês é a Ceia de Natal para a população de rua, tradicionalmente realizada pela Pastoral do Povo da Rua da Paróquia São Francisco de Assis, em Jardim da Penha, desde 2016.

A ceia contará com a presença do Arcebispo Dom Dario Campos para a celebração que ocorrerá na Praça Regina Frigeri Furno, na próxima segunda-feira (13), às 19h. Serão entregues doações de roupas, kits de higiene, cobertores e um jantar especial para todos os presentes, além de sobremesas.

“É um momento muito especial para todos, tantos para os que fazem quanto para os que recebem. Jesus nasce em meio aos pobres e, estar ali com eles, significa para nós celebrar um natal em seu sentido mais verdadeiro”, diz Júlio Pagotto, coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Vitória.

A 452ª edição da Festa da Penha, foi lançada na manhã desta quarta-feira (08), na Sala de exposições do Convento da Penha. A Festa

A 452ª edição da Festa da Penha, foi lançada na manhã desta quarta-feira (08), na Sala de exposições do Convento da Penha. A Festa acontecerá entre os dias 17 e 25 de abril de 2022, com o tema: “Saúde dos enfermos, rogai por nós”, trecho da Ladainha de Nossa Senhora. 

Segundo Frei Pedro de Oliveira, o tema da festa será trabalhado durante o Oitavário: “Vamos trabalhar o tema da Festa nos oito dias do Oitavário na perspectiva ampla de saúde, que deve ser para todos e não apenas do corpo, mas também emocional, da fé, das relações e do planeta. Mostrarmos Maria como o caminho de saúde e salvação. Diante dos dramas atuais, são muitas as curas das quais a humanidade precisa. Maria, saúde dos enfermos, pode ser inspiração para que, pela fé, aqueles que creem busquem, pessoal e comunitariamente, trabalhar pela saúde integral e pela cura das doenças mais profundas que afligem a nossa humanidade”.

 Desde agosto, as equipes vêm se reunindo para preparar as homenagens à padroeira dos capixabas. A expectativa é que o evento seja mais presente em vários municípios do Estado. O formato da festa será híbrido, na expectativa do mapa de risco da Covid no período do evento.

“As autoridades é que irão nos acenar o formato da festa. Estamos nos programando com os diversos cenários possíveis. Vamos ter atrações musicais e elas serão transmitidas nas redes sociais. Se terão público presencial e em que quantidade, isso será definido conforme as restrições recomendadas – ou não – pelas autoridades entre os dias da festa. Pretendemos levar a imagem de Nossa Senhora da Penha a mais municípios, a exemplo do que foi feito na última edição, fomos ao Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. O importante é que os fiéis fiquem tranquilos, pois teremos a Festa da Penha da melhor e mais segura forma possível”, destaca o padre Renato Criste.

A intenção da festa é levar a mensagem do Evangelho e do amor de Nossa Senhora das Alegrias ao maior número possível de pessoas, mas sempre respeitando as autoridades sanitárias para evitar risco aos devotos. 

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. Ela é uma realização do Convento da Penha, Arquidiocese de Vitória e da Associação de Amigos do Convento da Penha.

Arte da Festa da Penha 2022

A arte da Festa da Penha 2022 traz Nossa Senhora com os menino Jesus aos braços pintada em aquarela. A ilustração, que estará em peças de divulgação do evento, remete aos novos tempos de esperança e alegria e também relembra a obra que deu origem à história do Convento: a tela trazida por Frei Pedro Palácios.

“A Mãe nos incentiva a não perdermos a esperança e a não permanecermos somente nas dores, essa é a mensagem que queremos passar nas homenagens à Nossa Senhora das Alegrias em 2022”, diz Frei Pedro de Oliveira.

Hoje, 8 de dezembro, dom Dario Campos, arcebispo de Vitória celebra 44 anos de sua ordenação sacerdotal. Com ele a Arquidiocese de Vitória agradece

Hoje, 8 de dezembro, dom Dario Campos, arcebispo de Vitória celebra 44 anos de sua ordenação sacerdotal. Com ele a Arquidiocese de Vitória agradece a Deus por sua vida e missão, por sua presença na Arquidiocese de Vitória e por compartilhar conosco seu jeito de exercer o sacerdócio. Dom Dario, os fiéis da Arquidiocese rezam pelo senhor. Paz e bem!

Foi lançado à meia-noite de hoje – nos principais aplicativos de música – o novo EP do Padre Anderson Gomes “Em Saída”. No total

Foi lançado à meia-noite de hoje – nos principais aplicativos de música – o novo EP do Padre Anderson Gomes “Em Saída”. No total são 4 novas músicas com os temas que traduzem a nossa vida cotidiana e seguem o chamado do Papa Francisco para que a Igreja esteja em um estado permanente de missão. Os nomes das faixas são: “Vidas corridas”, “Eu briguei com Deus”, “Claro que é amor” e eu “Eu quero amar assim”.

Padre Anderson conta que tudo começou quando ele procurou Bruno Caliman, que é um dos principais compositores de músicas sertanejas do Brasil e escreveu hits como “Camaro Amarelo”, “Domingo de manhã” e “Investe em mim”, pois ele é seu paroquiano e disse que gostaria de fazer músicas com uma outra pegada, alguém de fora da Igreja mas que ele pudesse dizer o que seria construído. O compositor convidou César Lemos que também é um grande compositor e produtor e os três começaram a conversar.

“Nos reunimos quatro vezes e desses quatro encontros saíram essas 4 músicas. Eu dizia para eles o que eu queria e aí as músicas são de nós três. O ‘Em saída’ é nesse sentido, motivado pelo Papa Francisco, de ver o católico fora da Igreja e não aquele católico litúrgico. As músicas não falam de Liturgia, elas falam do dia-a-dia, das dificuldades, das lutas do cotidiano, das dificuldades que as pessoas encontram, da Fé e da vida. E aí surgiu o EP, que tem esse nome porque são menos músicas que um CD”, detalha o sacerdote.

Confira detalhes do Projeto EP EM SAÍDA

Pe. Anderson Gomes

Título: “Em Saída”

Provocada pelo Papa Francisco a Igreja é chamada a sair de suas seguranças, de seus limites, em ter uma atitude de procura, de ir ao encontro, em vez de esperar. Ir para outros mares, outras realidades, outras linguagens, estando aberto à escuta, aprender com o diferente, mas também oferecer uma ajuda, mostrando a ótica cristã do mundo. Nesse processo, percebemos que muitas coisas precisam de revisão, de conserto, em ambos os lados. Deixar suas vestimentas, colocar outras mais representativas, mas por dentro sempre revestidos de Cristo.

 

 

Música: Eu briguei com Deus

O mundo está machucado por tantas feridas, tantas desesperanças e até mesmo perdido em sua fé. A procura pela ajuda do divino nem sempre corresponde as expectativas. Onde está Deus? Ora-se tanto a ele, pede-se muito, mas parece que nem Ele ouve. Deus está distante!? Entretanto, a fé ainda permanece, não como outrora, mas é um povo que ainda acredita, mesmo que não tanto mais vinculado a uma instituição.

 Clique AQUI e ouça a música no Youtube

 

 

 

 

Música: Eu quero amar assim

A referência dos bons costumes, da religião, da fé, ainda é presente. Mas, há uma certa frustação por não ter conseguido chegar a realizar o seu Ser a partir do que um dia experimentou. Ele sabe como deve ser, mas não consegue fazer em sua vida. Está dividido entre o bem que deve ser vivido e o mal que é realizado. Mas, ainda assim, não desistiu em ser melhor. Não perdeu sua referência. Não perdeu a esperança em ser melhor.

Clique AQUI e ouça a música no Youtube 

 

 

 

 

Música: Vida corrida

O Mundo do trabalho e suas obrigações têm sugado o tempo das pessoas. Sem falar da família, os amigos. Lá no fundo há um desejo de uma vida espiritual, mas cada dia que passa é impossível sequer uma oração. Vida agitada, vida corrida, vida apressada. Não se tem tempo para nada. São muitas tarefas em um dia só. São muitas cobranças.

Clique AQUI e ouça a música no Youtube 

 

 

 

 

 

Música: É claro que é amor

Num mundo tão relativizado, os valores se perdem, se confundem. Por isso, é preciso reforçar que o amor se encontra nas pequenas coisas, nos detalhes, no tempo gasto com o mais próximo. A principal missão se encontra “Em Casa”. Uma família feliz é ter uma vida feliz. Se não encontramos o Amor em nós, dentro de nossas casas, jamais poderemos reconhece-Lo fora. Amar os que estão dentro, os da convivência diária. Os que mais nos conhecem.

Clique AQUI e ouça a música no Youtube

Mais um passo na caminhada vocacional de Eder Hoffmam Daniel, nascido em Cariacica e Paulo Mercedes de Amorim, nascido em Brejetuba. Hoje, 6 de

Mais um passo na caminhada vocacional de Eder Hoffmam Daniel, nascido em Cariacica e Paulo Mercedes de Amorim, nascido em Brejetuba. Hoje, 6 de dezembro de 2021, os dois foram ordenados diáconos na Arquidiocese de Vitória em missa na Catedral, presidida por dom Dario Campos, arcebispo de Vitória.
Durante 7 anos os dois cumprirem as etapas rumo ao sacerdócio. O diaconato é a última etapa. A partir de agora exercerão a experiência pastoral em uma paróquia e em 2022, data ainda a ser definida, serão ordenados sacerdotes.
A cerimônia de ordenação foi um momento de alegria e, principalmente, de agradecimento a Deus e a todos que contribuíram com a caminhada humana e espiritual dos diáconos.
Os colegas seminaristas prepararam a celebração e deram o tom da cerimônia.
Dom Dario na Homilia os lembrou que foram marcados para a comunhão com Deus, para serem sinal de Deus e que deverão cultivar a intimidade com o Senhor. “Sem espaço para a intimidade com o Senhor não seremos fiéis”, disse dom Dario. O Arcebispo fez um apelo: “Eder e Paulo cuidem dos nossos irmãos que forem colocados na frente de vocês. Lembrem-se de que o serviço aos mais pobres é considerado condição necessária para sermos reconhecidos como seguidores do Senhor. Lembremos que o Senhor nos escolheu e enviou como sinal do seu amor”.

Após a homilia seguiu-se o rito de ordenação: apresentação e pedido para que os candidatos fossem ordenados, promessas, imposição das mãos, vestes e entrega da Palavra de Deus.
Após o rito de ordenação o diácono Marcos Rezende acolheu os novos diáconos no corpo diaconal.

Ao final da cerimônia o diácono Paulo, recém-ordenado agradeceu a todos que colaboraram para que chegassem a este momento.  veja as fotos da ordenação.

Para celebrar a instalação do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as Igrejas Particulares do Estado do Espírito Santo

Para celebrar a instalação do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as Igrejas Particulares do Estado do Espírito Santo estarão reunidas em uma Missa em Ação de Graças. O evento será promovido no sábado, 11 de dezembro, às 10h, no Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha (ES).

A cerimônia marca o início das atividades que serão desenvolvidas no decorrer dos próximos anos e deve reunir bispos, padres, autoridades políticas, religiosos e religiosas, seminaristas, membros da CNBB de outros estados e fiéis da arquidiocese de Vitória e das dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus.

Segundo o Arcebispo Metropolitano de Vitória e presidente do Leste 3, Dom Dario Campos, a instalação é uma realidade que foi desejada ao longo de todos esses anos de evangelização no solo espírito-santense. “Deus nos agraciou com este Regional em tempos tão desafiantes, a exemplo da pandemia que estamos enfrentando”, afirmou Dom Dario, que presidirá a Santa Missa.

Devido a pandemia, 150 convites foram disponibilizados para cada (arqui)diocese capixaba e todos os convidados seguirão as orientações sanitárias e o distanciamento social.

A organização da Missa em Ação de Graças está sendo feita pelo Secretariado Regional Leste 3.

Transmissão ao vivo

A celebração eucarística pela instalação será transmitida pelas redes sociais do Regional Leste 3, a partir das 10h. Para acompanhar, acesse e se inscreva no canal do Youtube: CNBB Regional Leste 3 e/ou curta a página do Facebook: CNBB Leste 3.

Memória histórica

A criação do Regional Leste 3, composto pela Arquidiocese de Vitória e as Dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus, foi aprovada durante a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional do Bispos do Brasil no dia 14 de abril de 2021.

A proposta de criação do Regional Leste 3 teve início em 21 de março de 2019 com apresentação de um projeto durante a reunião extraordinária da Província Eclesiástica de Vitória do Espírito Santo, realizada no Centro de Formação Dom João Batista, em Vitória (ES). Na ocasião estiveram presentes os bispos, Dom Frei Dario Campos, arcebispo metropolitano de Vitória; Dom Paulo Bosi Dal´Bó, bispo diocesano de São Mateus; e Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, na época, bispo diocesano de Colatina. Além das presenças dos padres coordenadores diocesanos de pastoral, representantes dos presbíteros, coordenações leigas e religiosas de importantes setores pastorais das dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus e da arquidiocese de Vitória.

Em 14 de novembro de 2019, a criação do Regional Leste 3, foi pauta da reunião do Conselho Pastoral do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) e, na ocasião, aprovada por todos os bispos. Em seguida, o projeto foi submetido a apreciação e aprovação do Conselho Permanente da CNBB em 28 de novembro do mesmo ano. Com a aprovação e apoio do Conselho Permanente, o projeto de criação do Regional Leste 3 seguiu para votação de todo o episcopado brasileiro na 58ª AG.

Em 25 de maio de 2021, os membros do Regional Leste 3 (Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se reuniram no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Vitória, para eleger a presidência para o triênio 2021-2023, que ficou assim constituída: Presidente: Dom Frei Dario Campos, arcebispo metropolitano de Vitória; Vice-Presidente: Dom Paulo Bosi Dal´Bó, bispo diocesano de São Mateus; e Secretário: Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim.

Entre as oportunidades e forças vislumbradas com o novo Regional, está a colegialidade da ação comum, o estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; favorecer a construção de uma pastoral orgânica, a partir das características das Comunidades Eclesiais de Base, com os organismos de comunhão, marca evangelizadora da Igreja capixaba; coordenar as atividades em sintonia com a CNBB e a Santa Sé; e animar a dimensão social da evangelização a partir da realidade capixaba.