Notícias da Arquidiocese

Nomeação Monsenhor Andherson Franklin Lustoza de Souza foi nomeado hoje, 22 de dezembro de 2021, pelo Papa Francisco, bispo auxiliar para a Arquidiocese de

Nomeação

Monsenhor Andherson Franklin Lustoza de Souza foi nomeado hoje, 22 de dezembro de 2021, pelo Papa Francisco, bispo auxiliar para a Arquidiocese de Vitória.

Monsenhor Andherson tem 52 anos e já é conhecido da Arquidiocese, pois pertence ao clero da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, é professor no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia em Vitória e assessorou diversos encontros pastorais na Arquidiocese.

Seja bem-vindo Mons. Andherson, a Arquidiocese de Vitória o acolhe e reza por sua nova missão.

Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória na mensagem de acolhida, ao dar as boas-vindas disse: “Desejo que a nossa convivência episcopal possa manifestar aos nossos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, nossos seminaristas, vocacionados e todos os leigos e leigas, a Comunhão e Participação em vista da Missão”, “Que Nossa Senhora da Vitória, padroeira de nossa Arquidiocese, cubra com o seu manto materno o seu ministério e serviço episcopal entre nós”. Clique aqui para ler a mensagem de acolhida de dom Dario Campos completa.

Histórico de Mons. Andherson

Percurso e preparação ao sacerdócio: O Padre Andherson Franklin Lustoza de Souza nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo, no dia 03 de novembro de 1969. É filho de Adelcio Louzada de Souza, já falecido e de Maria Angélica Hemerly Lustoza de Souza. Tem dois irmãos: Alessandro Lustoza de Souza e Sheila Mayra Lustoza Lovatti.

Ingressou no Seminário Bom Pastor, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, para cursar o Propedêutico e a Filosofia, em fevereiro de 1992. Concluiu o curso de Filosofia em 1995, sendo o mesmo reconhecido pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Ingressou no Seminário São João Maria Vianney, em Vitória, a fim de cursar Teologia, no IFTAV (Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, concluindo o mesmo em 1999.

Foi ordenado diácono na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Ibatiba, Espírito Santo, no dia 18 de dezembro de 1999.

Em 25 de março de 2000 foi ordenado presbítero no Ginásio da Faculdade Camiliana, em Cachoeiro de Itapemirim.

Foi administrador paroquial na paróquia Senhora Sant´Ana em Apiacá até setembro de 2001.

Estudos acadêmicos: Em Roma fez Mestrado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Em 2004 concluiu o Mestrado e deu início ao Doutorado, na referida Universidade, sendo este concluído no ano de 2009.

Atividades e serviços pastorais e acadêmicos: De volta ao Brasil foi pároco na paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Itaipava de 2009 a 2016.

De 2016 a 2021 foi vigário paroquial da Paróquia Nosso Senhor dos Passos em Cachoeiro de Itapemirim.

Desde seu retorno (2009) atua como professor de Teologia Bíblica no IFTAV (Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória, hoje chamado de Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia).

É professor no Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, da Diocese de Governador Valadares, Minas Gerais.

É professor e diretor acadêmico na Escola Diaconal Santo Estevão, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo.

Atividades diocesanas e nos Regionais da CNBB: Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim foi: Coordenador Diocesano de Pastoral de 2016 até 2021, Assessor Diocesano da Iniciação à Vida Cristã de 2019 a 202.

Membro do Conselho de Formadores, sendo responsável pela Formação Pastoral do Seminário Maior, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

Nos Regionais Leste 2 e 3 assumiu alguns serviços, tais como: Representante dos Coordenadores (Arq) Diocesanos de Pastoral (2017 a 2021); assessor Teológico e de Formação Permanente dos dois Regionais e assessor Teológico da Iniciação à Vida Crista do Regional Leste 3.

Anexos

Inscrições Escolas de Liturgia, Música e Catequese Inscrições abertas para Escola de Liturgia, Música e Catequese já estão com inscrições abertas e novos formatos

Inscrições Escolas de Liturgia, Música e Catequese

Inscrições abertas para Escola de Liturgia, Música e Catequese já estão com inscrições abertas e novos formatos para 2022.

A Escola de Liturgia, destinada a equipes de liturgia, ministros extraordinários de distribuição da Sagrada Comunhão e todos os interessados tem duração de dois anos. Os módulos serão distribuídos em 4 encontros por ano.

A Escola de Música tem duração de um ano e é destinada a cantores, instrumentistas e membros de equipes de liturgia. Ao longo do ano 4 encontros presenciais.

Escola de Catequese ou IPAC, também em novo formato, agora presencial e online com inspiração catecumenal e duração de 2 anos.

As inscrições para as três escolas estão abertas até 28 de fevereiro de 2022.

Todas precisam de uma declaração de compromisso por parte do aluno e aprovação da paróquia.

Se você faz parte de um destes grupos e quer participar, procure sua paróquia ou ligue para o departamento pastoral (3025-6265) ou envie email para:

[email protected] para Escola de Liturgia e Música.

[email protected]  para Escola de Catequese.

A Arquidiocese de Vitória reza pelo senhor, dom Luiz Mancilha Vilela e agradece por sua dedicação sacerdotal à Igreja. Saúde e paz!

A Arquidiocese de Vitória reza pelo senhor, dom Luiz Mancilha Vilela e agradece por sua dedicação sacerdotal à Igreja.

Saúde e paz!

Os seminaristas da Arquidiocese de Vitória passaram uma semana em missão em Brejetuba. Todos os anos é tradição do Seminário enviar os candidatos ao

Os seminaristas da Arquidiocese de Vitória passaram uma semana em missão em Brejetuba. Todos os anos é tradição do Seminário enviar os candidatos ao sacerdócio para que possam confrontar a realidade que vivem com a vida das paróquias da Arquidiocese, conforme sugere o Estatuto do Seminário Nossa Senhora da Penha. Desta vez a missão aconteceu no interior do Estado, as missões podem ocorrer também na área urbana, conforme a necessidade do momento.

Por que em Brejetuba, pode ser uma pergunte que paire na mente de algumas pessoas e, com razão. A escolhida de Brejetuba para a missão 2021 tem um motivo.

O diácono Paulo Mercedes,  foi ordenado no início de dezembro de 2021, é de Brejetuba e deseja ser ordenado padre na Matriz de Brejetuba no próximo ano. A missão dos seminaristas, de certa forma, prepara a paróquia para esse evento.

Desde agosto, dois seminaristas o Wellinton e Wilian, estiveram em contato com o Pe. Alexandre, pároco de Brejetuba, para organizarem toda a logística da missão incluindo as casas para hospedar os seminaristas. Este processo já foi o início da missão, pois os paroquianos foram se envolvendo e preparando junto esse momento.

A paróquia Sagrado Coração de Jesus tem 22 comunidades e distâncias grandes entre elas. É uma região produtora de café.

“Nós fizemos todo um trabalho em comunidades pequenas, foi uma experiência totalmente nova e desafiadora. O povo  estava precisando dessas missões para animar a caminhada de fé e o retorno à Igreja com  atenção e cuidado neste tempo da covid-19. Encontramos uma realidade totalmente diferente do nosso dia a dia”, comenta o seminarista Pedro.

As experiências foram diversas, sejam por parte das características de cada grupo, como pelas realidades que encontraram, mas todos com o mesmo propósito de evangelizar e levar a palavra de Deus a todos os lares. Tempo de graça para todos.

“Tivemos experiências muito interessantes como visitar casas de pentecostais, protestantes,  e podermos assim rezar com eles; participação em velório de criança recém nascida, sendo consolo para a família e os pais;  e missões específicas para jovens”,  ressalta Pedro.

E o povo gostou da visita e presença dos seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Penha na paróquia? Bom, Reinaldo Dutra expressou com um poema:

Hoje Oficialmente
Encerra-se a missão.
Período tão prazeroso,
Que guardaremos no coração.

Cada seminaristas com sua história,
Trazendo consigo uma bagagem.
Ao conhecer a nossa realidade,
Estão saindo cheios de vigor e coragem.

Uma semana abençoada,
Com vários acontecimentos.
Ficará guardado na memória,
O registro de cada momento.

Nos despedimos com alegria,
Sensação de tarefa realizada.
No coração de cada pessoa,
Uma semente certamente foi plantada.

Semente cujo a qual,
Frutos sem dúvidas renderá.
Quem sabe para o seminário,
Um seminarista sairá.

Recebam nosso carinho e gratidão,
Por esta abençoada missão.
Ficamos lisonjeados por este dias,
De muita fé caridade e oração.

Teve muitas formações,
Brincadeiras e até baralho para jogar.
Deixando mais prazeroso o convívio,
E descontraído na hora de descansar.

E chegada a hora da despedida,
Que Deus possa os abençoar.
Que Maria Santíssima passe a frente,
Abrindo portas por onde passar.

Poema escrito por Reinaldo Dutra
Aconteceu neste sábado dia 18/12 no Centro de Formação Dom João Batista – Ponta Formosa, o II Encontro vocacional ao Diaconato Permanente da Arquidiocese

Aconteceu neste sábado dia 18/12 no Centro de Formação Dom João Batista – Ponta Formosa, o II Encontro vocacional ao Diaconato Permanente da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo. O tema do encontro foi: O Diaconato Permanente nos documentos da Igreja.

Participaram 32 vocacionados, tendo como assessor o Pe. Márcio Ferreira (Diretor da Escola Diaconal) e o Pe. Roberto Natal (Diretor Espiritual), os Diáconos Marcos Rezende e Fabrício (CAD) e os membros da Equipe de Formadores: Diáconos Antônio Bandeira, Emanuel Duarte, Sandro Magdo e Sérgio Pinto.

A confraternização dos funcionários da Mitra Arquidiocesana de Vitória aconteceu hoje pela manhã em Ponta Formosa. Missa, café da manhã, brincadeiras e churrasco alegraram

A confraternização dos funcionários da Mitra Arquidiocesana de Vitória aconteceu hoje pela manhã em Ponta Formosa. Missa, café da manhã, brincadeiras e churrasco alegraram a turma que manteve o uso de máscara e higienização com álcool durante todo o evento.

A missa foi o momento em que dom Dario Campos, arcebispo agradeceu a todos dizendo: “vocês os nossos colaboradores diretos na missão.  O serviço que vocês prestam é de fundamental relevância, quando acolhem a cada um que busca ajuda nos setores de trabalho. Para mim é uma grande alegria puder celebrar com vocês nesta manhã”.  Depois dom Dario lembrou os sofrimentos que passamos ao longo deste ano com perdas de vida entre familiares, amigos e padres. Mas disse: “não podemos perder a esperança. Lembremos o salmo quando diz: ‘a justiça florirá e reinará a paz. Pensemos também em Isabel que vivia na montanha com o marido porque pessoas estéreis tinham que viver longe da convivência social. Por isso, neste Natal lembremos, rezemos e ajudemos aqueles que estão sem trabalho, vivem na rua ou de alguma forma estão marginalizados.  Acolhamos com largueza de coração o Salvador e que a simplicidade, a verdade, a ética e a ternura sejam sinal do nosso compromisso”.

As palavras de gratidão e desejos escritas pelos funcionários e colocadas na árvore de Natal foram lembradas no início da Celebração: Saúde, fé, família, paz e bem, coragem, esperançar, empatia, amor, humanidade, cura espiritual, prosperidade, dignidade, gratidão, glória a Deus.

A Arquidiocese de Vitória sediou hoje, 11 de dezembro de 2021, o evento de instalação do Regional Leste 3 da CNBB, Conferência Nacional dos

A Arquidiocese de Vitória sediou hoje, 11 de dezembro de 2021, o evento de instalação do Regional Leste 3 da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O Regional composto pelas dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina e Arquidiocese de Vitória foi desmembrado do Regional Leste 2.

Durante a missa, na qual o Regional foi oficialmente instalado, o arcebispo de Vitória, dom Dario Campos, também presidente do Regional, pediu um minuto de silêncio pelas vítimas da covid-19 e todos os participantes, arcebispos, bispos, padres, diáconos, seminaristas, leigos e autoridades civis ficaram de pé para esse momento, um sinal de proximidade aos sofrimentos de quem perdeu vidas ou vive sequelas da doença.

O evento começou com um café da manhã e visita à sede do Regional que está instalado num espaço do Centro de Estudos da Arquidiocese de Vitória na Praia do Suá. O espaço foi elogiado pelo presidente do Regional Leste 2, dom José Carlos de Souza Campos que disse “a instalação do Leste 3 não é uma ruptura com o Leste 2, vamos continuar nos reunindo porque também quero compartilhar da linda estrutura”.

Estiveram presentes vários bispos do Regional Leste 2; os bispos do Regional Leste 3: dom Luiz Fernando Lisboa de Cachoeiro de Itapemirim, dom Paulo Dal’Bó da diocese de São Mateus, o bispo nomeado para a diocese de Colatina, Monsenhor Lauro Sérgio Versiani Barbosa; os bispos eméritos que atuaram e moram no Espírito Santo, dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo emérito da Arquidiocese de Vitória, dom Décio Zandonade, bispo emérito de Colatina e dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana, MG; o secretário da CNBB, dom Joel Portella Amado, o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que presidiu a missa e, padres, diáconos, seminaristas e leigos das 4 dioceses que compõem o Regional. O governador do Estado, prefeitos de Vitória e Vila Velha e representante da Câmara de Vereadores de Vila Velha também compareceram.

Entrevistamos os bispos do novo Regional, os presidentes do Leste 2 e da CNBB, os dois eméritos que moram em Vitória e o pe. Roberto Marcelino de Oliveira que deixa a secretaria do Leste 2 e assume a secretaria executiva do Leste 3.

Cada um a seu modo, todos acentuaram o motivo da criação do Leste 3 como uma necessidade de fortalecer o jeito de ser Igreja no Espírito Santo e o encurtamento de distâncias para participar das formações e iniciativas do Regional.

Dom Dario: A contribuição do Leste 3 para a Igreja é mostrar o nosso jeito de ser Igreja organizada em Comunidades Eclesiais de Base.

Dom Luiz Lisboa: A criação do Regional é uma alegria. Nosso Estado tem realidades diferentes e aquilo que tentávamos fazer no Sub-Regional fica mais fácil agora no Regional. Os 20 anos que passei na África, 8 como bispo e os últimos anos com bastante perseguição, me fez entender que o missionário é itinerante, não escolhe o lugar de missão.

Monsenhor Lauro:  Este é um momento bonito para a Província Eclesiástica. Eu sempre tive contato com o Espírito Santo, tive colegas de estudo e tive contatos também no Regional, além disso Minas Gerais faz fronteira com a diocese de Colatina pela diocese de Governador Valadares. Acredito que a criação do Regional chega em boa hora, no momento da maturidade.

Dom Paulo: O espírito de comunhão, diálogo e participação que já existia no Sub-Regional vai continuar no Leste 3 pelos próximos anos, o jeito próprio de ser Igreja vai se fortalecer no Leste 3 também através da estrutura que aumentará o protagonismo. Por ser um Regional pequeno as Comissões poderão ser presididas por padres e leigos.

Dom José Carlos: O que me chama a atenção é o modelo de Igreja que dá ao estado uma certa uniformidade. É uma continuidade do Leste 2 que continua sua história com a oportunidade de mostrar a força da diversidade no modelo Comunidade Eclesial de Base. Por ser um Regional pequeno vai ter que repensar a organização estrutural, pois não terá bispos para todas as Comissões.

Dom Luiz Mancilha: Este é um momento de alegria e gratidão a Deus. O relacionamento no Leste 2 sempre foi muito bom, mas o Estado do Espirito Santo tem  situações pastorais diferentes. Este passo é uma bênção. Agora, com modéstia, temos que reconhecer que somos um continente e não uma ilha.

Dom Geraldo Lyrio: A convivência no Leste 2 sempre foi muito boa, mas sempre se percebia uma distância histórica e cultural. O Espírito Santo se sentia diminuído por ser pequeno, apenas 4 dioceses e ter um jeito de ser Igreja diferente de Minas Gerais. Mas este é um momento de ação de graças pelo tempo percorrido.

Dom Walmor: Este é um momento de esperança e fortalecimento missionário. Agora é tornar as forças existentes em forças missionárias. A criação de um Regional é dar oportunidade às singularidades. O menor Regional mostra a força da Igreja no Espírito Santo e este é o momento de viver a sinodalidade que tanto pede o Papa Francisco. Achei muito importante que a sede do Regional está dentro do Centro de Estudos.

Ao final da missa que aconteceu no Santuário Nossa Senhora do Rosário em Vila Velha foi lida a ata de instalação do Regional por dom Luiz Lisboa, secretário do Regional e assinado pelas bispos. A Celebração Eucarística iniciou com a entrada da imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo.

O padre Roberto Marcelino explicou que a função do secretaria do Regional é reanimar a história da Igreja no Espírito Santo e alimentar os leigos. “Os Regionais se tornam locais de estudo dos documentos da Igreja e buscam praticá-los à Luz da Palavra de Deus. Cabe ao Regional articular”, disse pe. Marcelino e acrescentou que o secretário cuida da estrutura física, humana, da administração e pastoral.

Por sete anos consecutivos os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, assim como os turistas e moradores da região, acostumaram-se a participar

Por sete anos consecutivos os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, assim como os turistas e moradores da região, acostumaram-se a participar de diversas atividades promovidas nas areias da Praia da Costa, sempre em Janeiro, mês em que acontece o evento Jesus, o Sol da Nossa Praia. O projeto, idealizado pelo Pároco da Perpétuo Socorro, Padre Anderson Gomes, tem como principal objetivo promover momentos de maior intimidade e integração, além de atrair e evangelizar turistas e visitantes que curtem o verão da Praia da Costa, através de ações religiosas, sociais, esportivas e educativas, atendendo à exortação do Santo Papa que incentiva o católico a “ser mais audaz e ir para além dos templos levar Jesus a esse povo tão sedento de Deus”.

A primeira versão aconteceu de forma despretensiosa, em 2014. Aos poucos novas atividades foram inseridas, e todo um cenário passou a ser montado no local do evento, que a partir de 2018 foi inserido no calendário oficial de eventos da Prefeitura de Vila Velha. Além da Adoração ao Santíssimo e da Santa Missa, atividades como Cinema na Praia, Passeio Ciclístico, Luau, Noite Esportiva (com uma Corrida passando pelas três comunidades da paróquia e subida ao Convento) fazem parte da programação da qual já participaram nomes conhecidos da música católica, como Eliana Ribeiro, Banda Dominus, Padre Anderson Gomes e banda, além do Club Big Beatles. Tudo é cuidadosamente preparado para propiciar ao público momentos especiais de lazer, louvor e adoração.

Em 2021, seguindo as recomendações das autoridades de saúde, lamentavelmente o projeto  não pôde acontecer, e em 2022, apesar de toda a expectativa positiva, este ano o evento NÃO irá acontecer, tendo em vista o cenário ainda incerto provocado pelos reflexos da pandemia em todo o mundo. Prezando sempre pela segurança e bem-estar de todos os envolvidos, e também em respeito aos nossos s patrocinadores, uma vez que, as autorizações para eventos desse porte trazem a ressalva de que podem ser cancelados a qualquer momento em função de mudanças do cenário de risco do município, decidiu-se adiá-lo por mais um ano, na esperança de que, em 2023, esse importante projeto de evangelização volte a acontecer e traga de novo um colorido especial às areias da Praia da Costa.