Notícias da Arquidiocese

No último dia 02 de outubro aconteceu o segundo “Pedal Solidário” organizado pelo padre Ronaldo Rosa, Vigário da paróquia São Francisco de Assis, em

No último dia 02 de outubro aconteceu o segundo “Pedal Solidário” organizado pelo padre Ronaldo Rosa, Vigário da paróquia São Francisco de Assis, em Porto de Santana, Cariacica. Foram percorridos 250 km com o objetivo de arrecadar doações ao mesmo tempo em que os participantes praticaram uma atividade física. O resultado deste ano foi de arrecadação de 3.045 kg de alimentos não perecíveis, roupas usadas, brinquedos e fraldas descartáveis geriátricas.

As doações foram destinadas da seguinte forma: 31 cestas básicas para famílias carentes da Grande Porto de Santana; fraldas descartáveis, roupas e alimentos para a Casa das Irmãs da Caridade de Vitória; roupas, brinquedos e Alimentos para Fraternidade o Caminho, em Vila Velha, no bairro Primeiro de Maio; alimentos para Projeto Amar, em Viana – uma casa de recuperação de drogados e roupas para Projeto Amor e Vida, em Cariacica, no bairro Limão.

“O sentimento que trago ao final desse segundo pedal solidário é de gratidão a Deus, São Miguel – na largada foi rezada uma oração de São Miguel Arcanjo – e Nossa Senhora. Chegamos no final na comunidade Santa Ana, em Porto de Santana, rezando a Ave Maria. Eles nos protegeram do começo ao fim. Também agradeço a todos que de uma forma contribuíram para esse projeto com: doações, orações, serviço voluntário e pedalando”, afirma padre Ronaldo.

O sacerdote também ressalta a felicidade por terem terminado mais um pedal solidário, agora com mais pessoas: dos 14 ciclistas que iniciaram, 11 terminaram os 250 km e por também poderem ajudar tantas pessoas necessitadas com as 3.045 toneladas de doações.

“Como o número de ciclistas aumentou de 7 para 18 do primeiro para o segundo pedal solidário, se tornou um projeto audacioso e por isso, foi necessária uma maior atenção com cada detalhe e com cada integrante e para que desse tudo certo criei 4 pilares para o grupo: união, humildade, alegria e segurança. Com muita oração, planejamento e colocando na mão de Deus, deu tudo certo”, agradece padre Ronaldo.

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 27 de outubro, o novo bispo diocesano de Colatina (ES). Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, da arquidiocese de

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 27 de outubro, o novo bispo diocesano de Colatina (ES). Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, da arquidiocese de Mariana (MG) irá assumir a diocese capixaba vacante desde a nomeação de dom Wladimir Lopes Dias para a diocese de Lorena (SP), em janeiro deste ano. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo membro do episcopado brasileiro. 

Cônego Lauro Sérgio é, atualmente, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), na arquidiocese de Mariana. Ele exerceu, desde 2017, a função de diretor executivo da Fundação Cultural e Educacional da arquidiocese de Mariana (Fundarq). 

A Arquidiocese de Vitória se alegra com esta nomeação e deseja um bom pastoreio ao Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa e a toda Diocese de Colatina, nossa Igreja Irmã.  

Informações biográficas 

Natural de Ouro Preto (MG), padre Lauro Sérgio nasceu em 29 de abril de 1959, filho de Almir Barbosa e Maria do Carmo Versiani Barbosa. Foi ordenado presbítero da arquidiocese de Mariana no dia 2 de setembro de 1995.  

É licenciado em História e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O bacharelado em Teologia foi cursado no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil, em Belo Horizonte (MG). Cônego Lauro é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. 

Entre a década de 1980 e o início da década de 1990, foi pesquisador do Instituto de Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (IAC/UFOP) e atuou como coordenador do Núcleo de Ação Cultural do IAC/UFOP.  

A partir de 1994 inicia uma trajetória de serviços no Seminário São José de Mariana. Cônego Lauro Sérgio integrou a equipe de formadores do Seminário arquidiocesano por dez anos. No período, foi professor de Filosofia e Teologia, diretor de estudos do Instituto de Teologia e reitor. De 2005 a 2014, foi diretor da Escola Diaconal São Lourenço. 

Seu currículo ainda contém atividades como vigário paroquial da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana; assessor do Conselho de Leigos da arquidiocese de Mariana; presidente da Organização de Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no Regional Leste 2 da CNBB (2007 a 2011); assessor da Pastoral Familiar na Região Pastoral Mariana Leste; vigário episcopal; diretor executivo da Fundarq e pároco.  

O novo bispo também integrou diversos Conselhos da arquidiocese de Marina, entre 2006 e 2019: Colégio de Consultores, Conselho Presbiteral, Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Conselho Administrativo e Econômico, Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação e Conselho Diretor Da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese De Mariana (Fundarq). 

Cônego Lauro é membro fundador, editorialista, articulista de jornais e revistas. Publicou o livro “Memórias de Ouro Preto” e colaborou na publicação da Academia Ouro-Pretana de Letras “A Família Ouro-Pretana”. 

No processo de elaboração e redação das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019 – 2023), padre Lauro integrou a Comissão de Assessores da CNBB.  

  

Saudação da CNBB ao Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa 

 

Estimado Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) congratula-se com a sua nomeação para a diocese de Colatina, no Estado do Espírito Santo. Junto com a porção do povo de Deus que lhe será confiada, o acolhemos, e oferecemos votos de uma frutuosa missão.  

Vislumbramos um profícuo ministério no episcopado ao ver sua atuação como presbítero na Arquidiocese de Mariana. Sua larga experiência como colaborador das primeiras horas aos arcebispos e na formação dos seminaristas nos indicam sinais de comunhão e compromisso eclesial. Já a função de postulador da causa de beatificação de nosso irmão e ex-presidente Dom Luciano Mendes de Almeida, para além da convivência que teve com ele, revela uma privilegiada fonte de inspiração para um ministério episcopal encarnado como serviço de evangelização e compromisso com os mais pobres. 

Compartilhamos uma prece do Papa Francisco na ordenação episcopal por ele presidida nas últimas semanas: “Que o Senhor os faça crescer neste caminho da proximidade, assim imitarão melhor o Senhor, porque Ele sempre esteve próximo a nós e, com a sua proximidade que é de compaixão e de ternura, nos leva avante”. 

Nossa Senhora Saúde, padroeira da Diocese de Colatina, interceda, proteja e acompanhe essa nova jornada em sua missão.  

Em Cristo,   

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB 

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB 

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Com informações do site da CNBB. 

Catequese inclusiva na iniciação à vida cristã é o tema da aula online para os alunos que terminaram curso no IPAC, Instituto Pastoral Catequético

Catequese inclusiva na iniciação à vida cristã é o tema da aula online para os alunos que terminaram curso no IPAC, Instituto Pastoral Catequético da Arquidiocese de Vitória. A aula, encerra o ciclo desta turma e acontece  no dia 27 de outubro de 2021 às 19h30. A disciplina ficara pendente ao longo dos dois anos de curso, mas dada a sua relevância foi organizada pelo departamento de pastoral e a Comissão Bíblico-catequética.

Para ministrar a aula a convidada é Margareth Rosalina de Jesus da Comissão Bíblico-Catequètica do Regional Leste 2, que vem aprofundando o tema há algum tempo.

No próximo final de semana, 23 e 24 de outubro, a Igreja Católica destina o resultado das coletas para as missões. São 1.050 dioceses

No próximo final de semana, 23 e 24 de outubro, a Igreja Católica destina o resultado das coletas para as missões.

São 1.050 dioceses pobres em territórios de missão espalhadas na África, Ásia, Oceania e América Latina. 80% do resultado das coletas será para essas dioceses, administrado pela POM, Pontifícias Obras Missionárias. 20% serão destinados à ação missionária no Brasil.

A colaboração pode ser feita através da coleta na comunidade e paróquia e também por transferência pix. A chave para a transferência é o email: [email protected]

Na Arquidiocese de Vitória, a Comissão Missionária e as equipes de dízimo são responsáveis pela divulgação e motivação desta campanha. Participe!

Uma palestra sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vai acontecer no dia 06 de novembro, sábado, às 10h, promovida

Uma palestra sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vai acontecer no dia 06 de novembro, sábado, às 10h, promovida pelo Vicariato para Comunicação da Arquidiocese de Vitória. O momento será voltado para agentes da Pastoral da Comunicação de todas as paróquias da nossa Arquidiocese. O objetivo é tirar dúvidas gerais sobre o que é a lei – que em 1º de setembro teve início das sanções – e como ela se aplica com relação a transmissões, fotos, publicações nas redes sociais, entre outros conteúdos, relacionados ao cotidiano das Igrejas do nosso território particular.

O palestrante será Hélio Augusto Camargo de Abreu, Advogado especializado em Direito Digital e Proteção de dados há 14 anos, e a participação será de forma online e gratuita por meio da plataforma Zoom. São 100 vagas disponíveis e vale destacar que presença das paróquias é muito importante para que este seja um momento de esclarecimento, já que ainda existem muitas dúvidas sobre o tema. O convidado fará a exposição da lei e sua aplicação e depois será aberto um espaço para que sejam feitas perguntas entre os participantes.

Currículo do Convidado

Dr. Hélio Augusto Camargo de Abreu

  • Formado em Administração pela UFPR e em Direito pela Universidade Tuiuti do PR, atuando como Advogado especializado em Direito Digital e Proteção de dados há 14 anos;
  • Experiência de mais de 30 anos na área de Tecnologia da Informação;
  • Participação na implementação da política de segurança da Informação em empresas como Renault, Boticário, Tribunal de Contas do PR e ES, entre outros;
  • Professor de Pós-Graduação em Direito Digital e Proteção de Dados no curso de Direito Empresarial LLM da FIEP/PR e Uninter;
  • Pós-Graduado em Direito Corporativo e Compliance pela Escola Paulista de Direito;
  • Certificações EXIN em Privacy and Data Protection.

O que é a LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/2018), que entrou em vigor em 18 de setembro de 2020, estabelece regras sobre como devem ser tratados os dados pessoais de indivíduos por outros indivíduos ou pessoas jurídicas de direito público e privado, seja de forma física ou digital, com o objetivo de proteger direitos fundamentais e liberdades civis, como a privacidade. O propósito da LGPD, portanto, é proporcionar transparência e proteção no tratamento de dados pessoais, devolvendo às pessoas maior controle sobre suas informações pessoais.

Todos aqueles que usam dados pessoais devem zelar pelas informações dos titulares, independentemente do meio e do país onde estejam, desde que a operação de tratamento tenha ocorrido no Brasil ou seja ofertada ao público brasileiro. Isso quer dizer que a LGPD tem alcance internacional e protegerá os dados pessoais de estrangeiros que tenham suas informações coletadas no território nacional, ainda que sejam processadas no exterior.

(Informações do site da Pascom Brasil)

Na próxima semana, de 25 a 29 de outubro, a livraria Paulinas promove uma Semana da Comunicação com o tema “O humano na dinâmica

Na próxima semana, de 25 a 29 de outubro, a livraria Paulinas promove uma Semana da Comunicação com o tema “O humano na dinâmica da comunicação pastoral”. Durante os cinco dias palestrantes vão refletir sobre temas específicos dentro da proposta central. O evento acontecerá de forma totalmente online pela plataforma Webinarjam, nos dias combinados, de 20h às 21h30. O valor do investimento é R$ 25,00 e as inscrições podem ser feitas pessoalmente na livraria localizada no Centro de Vitória ou pelo WhatsApp (27) 99239-0394.

Segundo Josirlene Batista Silva, promotora de vendas da Livraria Paulinas Vitória, essa semana foi pensada em conjunto com as Livrarias do Rio de Janeiro, devido ao novo momento que estamos vivendo. “A pandemia veio nos mostrar a importância da comunicação na nossa vida pastoral. Porém, antes de pensar a Pascom na Igreja, é necessário vislumbrar o ser humano chamado a evangelizar com esses instrumentos. Vimos a necessidade de formar esse ser humano, para o novo formato de comunicação, e aprofundar esse tema: ‘As novas narrativas da comunicação’. ”

Os palestrantes escolhidos estão envolvidos no âmbito da comunicação, e já possuem uma caminhada na pastoral. A ir. Joana T. Puntel, fsp, fará a abertura no primeiro dia trabalhando o tema central. Na terça-feira, padre Anderson Gomes – Vigário para Comunicação da Arquidiocese de Vitória – falará sobre a “Formação Pastoral em reconstrução no ambiente digital”. Na quarta-feira será a vez de Jhonata Morzack trabalhar a “Pascom, a evangelização com os meios de comunicação”. No penúltimo dia, padre Arnaldo Rodrigues da Silva será o palestrante e seu tema é “As novas narrativas de Comunicação”. Padre Claudio Almeida Lima encerra a semana falando sobre “Jesus Cristo, o perfeito comunicador do Pai”.

Hoje, 19 de outubro de 2021, a Arquidiocese de Vitória relembra e celebra a memória da visita do Papa João Paulo II. Três momentos

Hoje, 19 de outubro de 2021, a Arquidiocese de Vitória relembra e celebra a memória da visita do Papa João Paulo II. Três momentos marcaram esta visita: A Celebração Eucarística na Praça do Papa (a praça ganhou o nome pós a visita), a visita ao bairro São Pedro e o plantio de uma muda de pau-brasil em Ponta Formosa, no jardim da residência episcopal.

Hoje às 18h haverá missa na Catedral de Vitória que será presidida pelo arcebispo, dom Dario Campos e em São Pedro às 19h30. A programação na paróquia São Pedro continua até dia 23.

Assista o vídeo que resume a passagem de São João Paulo II aqui em Vitória.

Sínodo dos Bispos abre hoje, 17 de outubro de 2021, a etapa diocesana em todas as dioceses do mundo. A Arquidiocese de Vitória fez

Sínodo dos Bispos abre hoje, 17 de outubro de 2021, a etapa diocesana em todas as dioceses do mundo. A Arquidiocese de Vitória fez a abertura durante a missa das 8h na Catedral de Vitória que foi presidida pelo arcebispo, dom Dario Campos. Na mesma ocasião, dom Dario também fez um apelo sobre a Campanha para o Dia Mundial do Pobre, que deveria ter acontecido no dia 12 de outubro na Celebração cancelada por conta dos alagamentos na região da Grande Cobilândia.

Ao fazer a abertura da etapa arquidiocesana do Sínodo dos Bispos, dom Dario disse: “Para o Papa Francisco, as palavras chaves, fundamentais deste processo sinodal são: Comunhão, Participação e Missão. Hoje, estamos aqui reunidos, em nossa Catedral Metropolitana, para celebrar a Eucaristia na qual, em comunhão com o nosso querido Papa Francisco, abriremos a
etapa Arquidiocesana do Sínodo. Assim, damos início a este fecundo e desafiador caminho de escuta da nossa realidade eclesial, aqui no nosso Regional Leste 3, Estado do Espírito Santo. Reconhecendo nossos grandes desafios e nossos maiores tesouros presentes em nossas Comunidades Eclesiais de Base”. O Arcebispo pediu a todos que estejam abertos ao serem solicitados a participar

As orações dos fiéis da Celebração Eucarística foram um pedido a Deus para que este tempo de escuta que iniciamos seja guiado pelo Espírito do Senhor.

Esta etapa  tem como objetivo ESCUTAR os fiéis e segmentos da sociedade sobre a realidade global, contemplando as diversidades e especificidades de cada local. Até fevereiro a Arquidiocese fará ouvirá comunidades e segmentos da sociedade civil. A síntese será enviada à CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que, por sua vez, enviará a síntese brasileira à organização do Sínodo.

A pesquisa será disponibilizada também pela internet para facilitar o acesso de todos. Acompanhe as informações neste site e nas redes sociais da Arquidiocese de Vitória.

Leia a homilia proferida por dom Dario na Abertura da etapa arquidiocesana do Sínodo no link abaixo.

Homilia de abertura do Sínodo