Notícias da Arquidiocese

Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja restaurou o diaconato como grau Permanente do Sacramento da Ordem. Não aboliu o celibato, mas permitiu que

Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja restaurou o diaconato como grau Permanente do Sacramento da Ordem. Não aboliu o celibato, mas permitiu que homens casados pudessem ser ordenados diáconos, deixando, assim, o seu estado laical, e passando a fazer parte do clero diocesano, compondo a estrutura hierárquica da Igreja (bispos-presbítero-diácono).

Hoje 14 Diácono da Arquidiocese de Vitória, comemoram quatro anos de ordenação Diaconal:

Diác. Adalto Miguel Pedroni
Diác. Antônio Carlos Souza de Oliveira
Diác. Antônio de Jesus Teixeira Pimentel
Diác. Edmilson Mascarenhas
Diác. Fabricio Ramos Rodrigues
Diác. João Pinto Vieira
Diác. Joacir Souza Viana
Diác. José Wander das Neves
Diác. Moisés Nascimento
Diác. Omar José Riani
Diác. Renan Costa Loyola
Diác. Rogério Antônio Oliveira Batista
Diác. Sandro Magdo Melo
Diác. Vanderson Helmer

Parabéns Diáconos!

Paz, saúde e fé da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo e com a intercessão de Nossa Senhora da Vitória vos conceda paciência, perseverança e muito amor para continuarem a caminhada.

“São Lourenço”, rogai por nós!

CAD – COMISSÃO ARQUIDIOCESANA DOS DIÁCONOS

Hoje, 2 de novembro, é o dia dedicado à oração pelos falecidos e, naturalmente, um dia de tristeza, saudade, lembranças e, também de arrependimento

Hoje, 2 de novembro, é o dia dedicado à oração pelos falecidos e, naturalmente, um dia de tristeza, saudade, lembranças e, também de arrependimento ou conforto dependendo de como cada um se comportou em vida com relação àqueles que partiram.

Nos últimos dois anos as mortes provocadas pela covid-19 fizeram aflorar outro sentimento, o da perda que talvez poderia ter sido evitada. Isso faz com que celebrar os mortos, neste ano, traga um sofrimento maior.

A Arquidiocese de Vitória sensível ao sofrimento e cheia de confiança de que a vida continua para além da morte, vem se preocupando com as famílias que passam por sofrimentos, doenças prolongadas e mortes prematuras ou por idade.

Nosso arcebispo, dom Dario Campos providenciou a produção de dois subsídios para ajudar as famílias seja no consolo espiritual em família ou comunidade, assim como a oração pessoal pelos mortos. Para ter acesso a esses subsídios basta clicar nos links a seguir.

As paróquias também estão organizando pastoral da esperança ou instituindo ministros da esperança. Segundo padre Rodrigues Chagas, coordenador da Comissão Litúrgica, no próximo ano será realizada uma formação arquidiocesana para os católicos que se sintam chamados a ser presença na vida das pessoas nos momentos de sofrimento e dor.

Mas, algumas iniciativas estão surgindo espontaneamente, por necessidade pastoral e uma delas acontece na área pastoral Serra/Fundão, que instituiu os primeiros ministros em dezembro de 2018.

Pe. Jones Santos, coordenador pastoral da área e responsável pelos ministros da esperança, foi o intermediário entre a necessidade que os padres sentiam de instituir pessoas que pudessem ampliar a presença da Igreja junto a famílias sofredoras e enlutadas e o Arcebispo para que esta ação pastoral fosse oficializada.

O passo seguinte foi preparar pessoas para esta missão. Com a ajuda de outros padres o processo formativo aconteceu durante 9 meses. Durante esse tempo de preparação foram explicados e estudados temas, como “Importância dos Ministérios na Igreja, noções em Escatologia aprofundando sobre os Novíssimos (morte, o juízo, inferno e paraíso), aprofundamento sobre a morte cristã, a Virtudes teologais fé, esperança e caridade, os ritos de exéquias cristãs e instruções pastorais”, disse pe. Jones, que para conseguir essa preparação contou com a participação dos padres Claudio Alves Moreira da área pastoral de Cariacica, Evandro Loureiro Sagrilo da área pastoral Serra/Fundão.

A formação terminou com um retiro espiritual.

Mas, o que faz um ministro da esperança? Para que se prepararam os ministros durante o tempo de formação? Explicou pe. Jones: “Eles têm a função de presidir e realizar as celebrações das exéquias, na ausência do seu pároco ou diácono, bem como, acompanhar por um período as famílias enlutadas, devem ainda atuar junto às equipes de liturgia de suas comunidades para sejam colocadas intenções nas missas pelos mortos, principalmente na missa de sétimo e trinta dias”.

Os ministros atuam, preferencialmente, em suas comunidades e paróquias, mas têm um compromisso mensal na área pastoral: a missa no primeiro sábado do mês no Cemitério Jr. da Paz em Laranjeiras e podem ser solicitadas pela coordenação pastoral para outras atividades.

Além do tempo de formação específica, o ministério da esperança, também obedece a um rito da Igreja. “Os Ministros da Esperança são leigos (as), que exercem um Ministério Instituído de caráter extraordinário, isto é, por um período. A instituição acontece dentro de uma celebração Eucarística, presidida pelo Bispo, que lhes confere exercer esse Ministério por um período determinado, assim como acontece com os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão”, disse pe. Jones.

No próximo ano a formação irá se expandir para as outras áreas pastorais, conforme anunciou pe. Rodrigo.

A Igreja concede todos os anos por ocasião do Dia de Finados indulgências plenárias que podem ser aplicadas a si ou algum falecido. Tradicionalmente

A Igreja concede todos os anos por ocasião do Dia de Finados indulgências plenárias que podem ser aplicadas a si ou algum falecido. Tradicionalmente estas indulgências eram concedidas nos primeiros oito dias de novembro, mas neste ano – assim como em 2020 – a Penitenciaria Apostólica respondeu às solicitações de numerosos bispos, emitindo um decreto prorrogando este prazo para todo mês devido à pandemia e medidas de restrição.

A indulgência é uma forma da Igreja, como mãe, conceder aos cristãos de maneira temporal na remissão de suas penas, pecados a partir de seu próprio esforço. Por tanto, para recebê-las, em qualquer situação, é necessário confessar-se sacramentalmente, participar e comungar na Santa Missa, e rezar a oração do Credo, do Pai Nosso, da Ave Maria e do Glória ao Pai nas intenções do Santo Padre, tendo no coração o desejo de receber as indulgências.

É importante ressaltar que para se conseguir as indulgências existem momentos específicos concedidos pela Igreja. Como por exemplo: na Sexta-feira Santa, ao participar da Adoração à Santa Cruz e no dia 31 de dezembro, último dia do ano civil, ao rezar o Te Deum. Mas somente em Finados que é possível aplicar a indulgência a si próprio e também a um fiel defunto, como um ato de amor e caridade.

Condições específicas da indulgência por ocasião do Dia de Finados:

  • Visitar piedosamente uma igreja ou oratório e ali recitar o Pai-Nosso e o Credo: neste ano, assim como em 2020, poderemos realizar essa visita em qualquer dia do mês de novembro;
  • Visitar um cemitério e rezar pelos defuntos, mesmo que seja apenas mentalmente.

Importante: doentes, idosos e pessoas que não podem sair de casa devido às restrições da pandemia podem “unir-se espiritualmente aos outros fiéis”.

Condições habituais obrigatórias

Evidentemente, é preciso cumprir também as condições habituais para se receber qualquer indulgência plenária, ou seja:

  • Confessar-se e estar em estado de graça
  • Participar da Santa Missa e receber a Sagrada Comunhão;
  • Rezar pelo Santo Padre e pelas suas intenções de oração.
O Halloween é um evento fortemente enraizado na cultura norte-americana, mas que se espalhou por diversos países mundo, inclusive no Brasil. Ele se origina

O Halloween é um evento fortemente enraizado na cultura norte-americana, mas que se espalhou por diversos países mundo, inclusive no Brasil. Ele se origina de uma festa litúrgica da Igreja Católica, pois acontece sempre no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos, que em inglês é All Hallows’ Eve. Em português chamamos o Halloween de Dia das Bruxas.

No Brasil esta festa ganhou contornos de um mini carnaval, onde crianças se vestem de bruxas e outros monstros a fim de ganhar doces ou fazer travessuras. Pode-se dizer que é um folclore não originado das mentes e histórias do povo brasileiro, mas de uma cultura “enlatada” que vem de fora e cada vez mais tem se consolidado no meio popular brasileiro.

Muitas são as opiniões sobre o Halloween, algumas pessoas chegam a dizer que as crianças vestidas de bruxas ou outros monstros podem estar sendo induzidas a fantasias e rituais satânicos, outros dizem que é a presença do mal invadindo a cultura dos povos e que a festa é uma espécie de incentivo ao paganismo, entre outras afirmações.

Porém, segundo o Pe. Celso Porto, o incômodo que este evento traz é algo desnecessário, pois o Halloween deve ser tratado como “uma festa da derrota do mal”, na verdade a atitude de se fantasiar e brincar com situação pode ser tratada  “ como se fosse um deboche” que as pessoas fazem com o mal, afinal historicamente ela acontece na véspera de todos os santos, o que significa que “o exército dos santos vai afastar o mal”, portanto este seria o “último suspiro do paganismo”, afirma o padre.

Pe. Celso diz que os “bichos que metiam medo” nas pessoas não o podem fazer mais, uma vez que “temos a vitória de Cristo sobre o mal”, o que nos torna também vencedores já que “nós vencemos em Cristo”.

Para atender as necessidades pastorais da Arquidiocese de Vitória, dom Dario Campos, arcebispo fez remanejamento entre o clero. A paróquia de Nossa Senhora das

Para atender as necessidades pastorais da Arquidiocese de Vitória, dom Dario Campos, arcebispo fez remanejamento entre o clero.

A paróquia de Nossa Senhora das Graças em Jucutuquara, Vitória acolhe padre Robson Lemos Pereira que foi nomeado Administrador Paroquial. Pe. Robson foi transferido da Paróquia Nossa de Lourdes, Santa Mônica, Guarapari-ES. A  Posse Canônica, aos 08 de novembro, 19h30.

 

 

 

Padre José Morais da Silva, foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Santa Mônica, Guarapari-ES.  Pe. Morais foi transferido da Paróquia São Pedro, Muquiçaba, Guarapari-ES. Posse Canônica aos 10 de novembro de 2021, às 19h30, Matriz Nossa Senhora de Lourdes, Santa Mônica, Guarapari-ES

 

 

 

Padre Rafael Martins Nascimento permanece na Paróquia São Pedro, Muquiçaba, agora como  Administrador Paroquial

Na próxima segunda-feira (01) serão encerradas as inscrições para o Encontro de Formação da Pastoral Carcerária para novos agentes, que será realizado no Centro

Na próxima segunda-feira (01) serão encerradas as inscrições para o Encontro de Formação da Pastoral Carcerária para novos agentes, que será realizado no Centro de Formação Dom João Batista da Mota e Alburqueque (Ponta Formosa), Vitória, no sábado, dia 06 de novembro, de 9h às 17h.

O momento de espiritualidade e de conhecimento sobre o trabalho desenvolvido por esta pastoral é um pré-requisito necessário para quem deseja atuar como agente. A formação será gratuita para o participante. A princípio estão disponíveis 50 vagas (de modo que as normas sanitárias sejam rigorosamente cumpridas), mas se houver um número maior de inscritos, os primeiros 50 participarão e os demais ficarão pré-inscritos para uma próxima formação, cuja data ainda será decidida.

Vale destacar que além de sentir o chamado, o cristão que deseja ir ao encontro dos irmãos encarcerados, deve cumprir alguns critérios para fazer parte da Pastoral Carcerária. São eles:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Não ter familiar preso na unidade visitada;
  • Ser católico de Fé madura e desejar servir e amar Nosso Senhor Jesus Cristo na pessoa do irmão encarcerado, sem julgamentos.

Para fazer sua inscrição clique aqui! 

Veja o recado do Diretor Espiritual padre Vitor Cesar Zille Noronha!

 

A Igreja celebra nesta terça-feira (02), o Dia dos Fiéis Defuntos – também chamado de Dia de Finados – e as Áreas Pastorais da

A Igreja celebra nesta terça-feira (02), o Dia dos Fiéis Defuntos – também chamado de Dia de Finados – e as Áreas Pastorais da Arquidiocese de Vitória estão com uma programação especial de atendimento e missas nos cemitérios localizados em seus territórios e nas paróquias. Será um momento de levar conforto e esperança para os familiares e amigos de pessoas já falecidas.

Na área Serra/Fundão, assim como em outras áreas, existem vários cemitérios que estão situados em algumas paróquias e que terão uma grande movimentação de pessoas. Por isso o coordenador da Área, padre Jones Teixeira, conta que a Pastoral da Esperança estará dando todo suporte neste dia tanto na distribuição de folhetos de oração, quanto nas celebrações litúrgicas.

Muitos sacerdotes também estarão fazendo aconselhamentos e atendendo confissão nos cemitérios, daqueles que desejarem, de 8h às 12h e serão realizadas 5 missas no Jardim da Paz, localizado em Civit II: às 7h30 com padre Jones; às 9h com Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano; às 11h com padre Benyamin; às 14h com padre Pedro Luchi e às 16h com padre Esteban.

“Foi se aproximando o tempo de Finados, e eu como coordenador pastoral pensei exatamente no sofrimento das pessoas nesses últimos 2 anos. Eu mesmo e alguns padres daqui nós fizemos muitos velórios nesse período da pandemia e alguns foram de Covid. Tendo em vista que muitas famílias não puderam fazer a despedida dos seus entes queridos com mais dignidade, o sofrimento e a tristeza foram muito grandes. Nós padres e a Igreja gostaríamos de nos fazer presente, estar próximo deles”, detalha padre Jones.

Somente no território da área Serra Fundão existem cinco cemitérios públicos, além dos particulares, e o sacerdote acredita que neste ano com as restrições mais amenizadas muitas pessoas irão visitar os restos mortais de seus entes queridos e este é um momento em que a Igreja terá a oportunidade de levar a palavra de Deus, rezando pelos familiares que ficaram e pelas almas dos que já se foram.

Confira a programação nas Áreas Pastorais:

Área Serra/Fundão

Programação Cemitério em Serra-Sede

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

8h e 19h – Missa na Igreja nova

10h – Missa na Comunidade São José

Programação Cemitério de Carapina

Paróquia Santo André Apóstolo

8h e 10h – Missa

09h e 11h – Confissões

Programação Cemitério de Nova Almeida

Paróquia Epifania do Senhor aos Reis Magos

7h30 e 17h – Missa

Programação Cemitério de Jacaraípe

Paróquia São Pedro

08h – Missa na Matriz (após benção dos túmulos do cemitério que fica atrás da Igreja)

Programação Cemitério de Pitanga

Paróquia Bom Pastor

08h e 16h – Missa

09h30 às 11h – Confissão

14h às 15h30 – Confissão

Programação Jardim da Paz – Civit II

7h30 – Missa – Padre Jones

9h – Missa – Dom Dario Campos

11h Missa – Padre Benyamin

14h Missa – Padre Pedro Luchi

16h Missa – Padre Esteban

 

Área Vila Velha

Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

7h30 – Matriz

9h – Comunidade São José

19h – Com. Magnificat

Paroquia Santa Rita de Cassia

8h e 10h – Missas na Comunidade São Bras

18h – Matriz

Paróquia Santa Teresinha

08h – Com. Nossa Sra. de Fátima (Ilha das Flores)

08h – Com. Nossa Sra.  das Graças (São Torquato)

19h – Com. São José (Vila Garrido)

19h – Matriz Santa Teresinha (Paul)

Paróquia Santa Cruz

08h – Matriz

Paróquia Nossa Senhora da Glória

09h – Matriz

Paróquia Bom Pastor (Praia da Costa)

19h30 – Matriz

Paróquia de Santo Antônio de Pádua – Soteco

07h – Com. Menino Jesus – Santa Mônica

19h30 – Com. Matriz- Soteco

Paróquia São Francisco de Assis (Itapoã)

8h – Missa na Matriz às 8h00

19h30 – Missa na Comunidade Santa Clara de Assis  

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

19h30 – Comunidade Santo Antônio

Paróquia São Lucas

7h e às 11h – Matriz Bom Jesus

Paróquia Santa Mãe de Deus

09h na Comunidade. Santa Luzia e as 18h na Matriz. 

Paróquia Nossa Senhora do Rosário

7h, 9h, 11h, 17h, 19h

Paróquia Nossa Senhora das Graças

7h30 e 19h30 (Matriz)

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

8h – Matriz

Paróquia Santíssima Trindade

18h em Vicente de Paulo

19h30 em Jesus Operário

Paróquia São João Paulo II

19h30 – Com. Imaculada Conceição (Praia de Itaparica)

9h – Com. Nossa Senhora da Paz (praia das gaivotas)

Paróquia Frei Galvão

7h – Matriz (Araçás)

10h – Santíssima Trindade (Guaranhuns)

18h – Sagrada Família (Nova Itaparica)

Convento da Penha

7h e 15h – Missa no Campinho com transmissão

 

Área Vitória

Paróquia Santa Teresa de Calcutá

8h – Missa

Paróquia Nossa Senhora das Graças – Jucutuquara

10h – Matriz São Sebastião 

Paróquia Santo Antônio  – Missas na Igreja Matriz

8h – com padre Marcos (vigário)

9h – com padre Reuber

10h – com padre Ivo

11h – com padre Roberto Camilato (Pároco)

15h – com padre Marcos (Vigário)

16h – com padre Renato Criste

Missa na Basílica de Santo Antônio – às 19h

Cemitério de Maruípe – Paróquia São José

8h – Missa com padre Robinson (pároco)

16h – Missa com padre Osmar – Coordenador da Área Pastoral.

Paróquia São Pedro Apóstolo – Conquista

7h – Missa Comunidade São João Paulo II

9h – Missa Comunidade Nossa Senhora Aparecida

19h – Missa Comunidade Santo André

19h – Missa Comunidade São Pedro

Paróquia São Pedro – Vila Rubim

8 h – Missa na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes

10h – Missa na Comunidade Bom Pastor

18h – Missa na Comunidade Matriz São Pedro

Paróquia Nossa Senhora da Vitória – Catedral

12h e 18h – Missa na Catedral

Área Serrana

Paróquia Sant’Ana

8h – Matriz Sant’Ana

8h – Sagrado Coração de Jesus

10h – São Bento

10h – Bom Jesus

15h – Santo Antônio

16h – Nossa Senhora Auxiliadora

18h – Nossa Senhora Aparecida

  • Cada comunidade tem cemitério e colocará uma coroa de flores para recordar os fiéis falecidos, depois de abençoada na missa será levada ao cemitério da comunidade.

Paroquia Nossa Senhora Rainha da Paz – Santa Maria de Jetibá

08h – Missa na Matriz

10h –  Missa Comunidade São Sebastião em Recreio

10h – Celebração da Palavra com Diácono Diarley no rio Taquarinha.

PARÓQUIA SANTA ISABEL

08h – Santa Isabel – Missa

08h – Santo Agostinho, Melgaço – CP com Diacono

08h – Santa Úrsula, Soido – CP com Seminarista

10h – São Miguel – CP com Diacono

10h – Sagrado Coração de Jesus, Biriricas – missa

19h – São Geraldo, Centro – Santa Missa

Paroquia Divino Espírito Santo – Santa Leopoldina

8h e 9h – Missa na matriz

Paróquia São Miguel Arcanjo de ARAGUAYA.

08h – Matriz (São Miguel Arcanjo)

08h – Matilde ( Santo Isidoro)

10h – Santa Maria de Marechal (São José)

10h – Carolina (Santa Augusta)

17h – Ribeirão do Cristo (Cristo Rei).

Paróquia São Sebastião

08h – Matriz

08h – Nossa Senhora do Carmo

10h30 – São Sebastião Ibicaba

10h30 – São Francisco Xavier

10h30 – Santo Antônio Fazendo Guandu

18h – São José

18h – Nossa Senhora da Penha Vila Pontões

18h -São Geraldo

 

Área Benevente

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Centro – Guarapari.

07h30 – Missa na Matriz do Centro.

09h – Missa na Antiga Matriz.

10h – Benção dos Túmulos e Oração no Cemitério da Praia das Virtudes.

17h30 – Missa na Antiga Matriz.

19h – Missa na Matriz do Centro.

Paróquia São Pedro.

15hs – Cemitério Parque Paraíso

19hs – Matriz

PAROQUIA N. SRA. DA CONCEIÇÃO – ALFREDO CHAVES

07h – Missa – Matriz

08h – Missa – Com. São José – IV Território

09h – Missa – Com. São Francisco de Paulo – Batatal

10h30 – Missa – Com. Sagada Família

11h – Missa – Com. Santo Antônio – Ibitirui

Paróquia São José

8h – Missa na Comunidade São Miguel Arcanjo no território de São Miguel

9h – Missa Cemitério Parque do Paraíso

10h – Missa na Comunidade São João Batista em São João de Jabuti

11h – Missa na Comunidade São José, reta Grande

12h – Missa na Comunidade Santo Antônio, em Buenos Aires

Paróquia São Tiago Maior

8h – Missa na Igreja Matriz

Paróquia São Francisco Xavier de Iriri.

07h30 – Missa em Itaperoroma Baixa

09h – Missa Alto Pongal

10h30 – Missa Dois Irmãos

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

8h – Matriz

10h – Santa Teresinha

12h – Santo Antônio (Buenos Aires.)

18h – São Pedro

19h30 – Rosário

Paroquia Nossa Senhora da Assunção Anchieta

7h30 – Santuário

8h – Comunidade Espirito Santo – Jabaquara

19h – Santuário

Paróquia Sagrada Família

08h – Missa na Matriz

Paróquia Padre Eustáquio

07h30 – Missa na Comunidade São Sebastião – Coroado

Paróquia São Pedro – Muquiçaba 

8h –  Comunidade São Francisco

8h – Comunidade Nossa Senhora da Penha

10h – Comunidade Santa Luzia

15h – Cemitério Parque Paraíso

19h – Matriz São Pedro

 

Área Cariacica/Viana

Não foi autorizado pela prefeitura municipal que se realizassem missas dentro dos cemitérios. A programação vai acontecer nas comunidades próximas aos cemitérios.

Paróquia Bom Jesus

8h – Missa na Comunidade Nossa Senhora da Penha

Paróquia São Francisco de Assis, em São Francisco

8h e 10h – Missa na Comunidade Santo André

Paróquia Virgem Maria

8h30 – Missa na Matriz Imaculada Conceição

Paróquia São Francisco de Assis, Porto de Santana

8h – Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida

10h – Missa na Comunidade Matriz

18h – Missa na Comunidade Imaculada Conceição

Paróquia Santa Clara de Assis

8h – Missa na Matriz

8h – Missa na Comunidade Nossa Senhora dos Anjos

19h30 – Missa na Comunidade Nossa Senhora das Graças

Sagrado Coração de Jesus

8h – Missa na Comunidade São José – Alto Laje

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

7h30 – Missa na Matriz

10h – Missa em Baia Nova

16h – Missa em Araçatiba

Paróquia São João Batista

8h – Missa na Matriz

Paróquia Sagrada Família – Nova Rosa da Penha

8h – Comunidade Bom Jesus

8h – Comunidade Nossa Senhora das Graças

15 h – Comunidade São Francisco

19h – Missa na Igreja Matriz

19h – Comunidade São Francisco

19h – Comunidade Maria Santíssima

Paróquia Maria Mãe da Igreja

8h – Comunidade Matriz

Paróquia Mãe da Divina Misericórdia

8h30 – Comunidade Matriz

Paróquia Santíssima Trindade

7h – Comunidade Matriz

Paróquia Sant’Ana

8h – Comunidade Matriz

Santuário Bom Pastor

8h e 19h – Santuário Bom Pastor Matriz

 

O mês de outubro, que a Igreja Católica dedica às missões encerra-se no próximo domingo (31 de outubro). A comissão Missionária da Arquidiocese convida

O mês de outubro, que a Igreja Católica dedica às missões encerra-se no próximo domingo (31 de outubro). A comissão Missionária da Arquidiocese convida para missa de encerramento das atividades às 8h na Catedral de Vitória. A missa será presidida por dom Dario Campos, arcebispo.

Os cuidados que ainda precisamos ter com relação à pandemia da covid-19, ainda não permitiram as atividades de forma plena, mas dentro das possibilidades e atentos aos cuidados e protocolos sanitários, paróquias e comunidades celebraram o mês das missões.

Segundo o pe. Roberto Natal, coordenador da Comissão Missionária “houve empenho e compromisso em várias paróquias para que o mês fosse celebrado, as pessoas participassem de formações e momentos de oração com a novena missionária e a reza do terço”.

Ser Igreja missionária e em saída tem sido um pedido constante do Papa Francisco. Igreja que vai ao encontro das pessoas, nos lugares onde elas se encontram, nas situações que mais precisam de uma mão amiga. Igreja que se abre para o mundo, novas realidades e novos desafios.

Na paróquia São José em Maruípe uma iniciativa marcou o mês de outubro: após celebrarem a novena missionária (com arrecadação de alimentos), e participarem de formações, a igreja da matriz organizou um “feijão tropeiro missionário”. O resultado da iniciativa foi revertido em favor da comunidade mais pobre da paróquia, a Comunidade São João Evangelista em Alto Tabuazeiro. No Dia Mundial das Missões os símbolos missionários estiveram presentes na missa, chamando a atenção das comunidades para o sentido missionário e inspirada em São Francisco, a paróquia também fez a bênção dos animais, chamando a atenção para a missão de integração de todos os seres. Pe. Robinson Cunha, pároco ao relembrar todas as atividades, lembrou do papel missionário da Pascom, pastoral da comunicação que manteve as mídias sociais da paróquia sempre sintonizadas com a programação: anunciando as iniciativas e mostrando como se deu a participação.

A paróquia Sagrados Corações de Jesus e de Maria, na Serra, também se reuniu para a reza do terço, novena missionária e durante três sábados realizaram visitas às famílias nos bairros colina de Laranjeiras, Taquara e Barcelona.

Para entender como foram feitas as visitas  às famílias, conversamos com Edilson Bulhões, coordenador paroquial da Comissão Missionária na paróquia Sagrados Corações de Jesus e de Maria em Barcelona na Serra.

Como foram organizadas as visitas?

Para melhor organização foi criada uma comissão com alguns membros da Paróquia, e solicitamos aos coordenadores de Comunidades que indicassem, juntamente com seu conselho, famílias para serem visitadas. A princípio, famílias afastadas da Igreja devido à pandemia do Covid 19, e outros motivos particulares; famílias com pessoas com enfermidades; famílias de idosos. Os coordenadores fizeram o pré-agendamento com as famílias cadastradas.

Após ter recebido, dos coordenadores de comunidade, a relação das famílias com as informações necessárias para as missões, organizamos as visitas por setor, porque a Paróquia tem sete Comunidades em três bairros diferentes.

A Comissão preparou um itinerário orientativo para os missionários menos experientes, mas sem tolher a liberdade para que a escuta e o encontro com as famílias, acontecesse também fora do roteiro, a partir do encontro de emoções entre missionários e famílias visitadas. Duas situações marcaram as visitas, conta Edilson, respondendo à nossa pergunta:

Algum caso que tenha surpreendido?

O primeiro caso, aconteceu ao visitar uma família, em que mãe e filha se encontravam em um estado, aparentemente, de depressão. Durante a visita, houve um momento em que pedimos que as pessoas da residência pudessem expressar suas intenções, seus pedidos, refletir sobre a passagem da Bíblia. Logo após percebemos a mudança nas fisionomias de mãe e filha. Os rostos passaram a transmitir alegria. As duas se sentiram felizes pela visita e por serem lembradas pela Igreja.

O segundo caso, foi de uma família em que a esposa é católica e o esposo é Maranata. Para esta visita nos preparamos com cautela, pois o propósito das missões é o anúncio do Evangelho e não queríamos acentuar as diferenças das crenças. Ao chegarmos à casa fomos muito bem acolhidos por todos os membros da família. O esposo participou da leitura bíblica, contribuiu com a reflexão do Evangelho, e elogiou a Igreja Católica pela preocupação de cuidar das famílias.

O mês das missões se encerra, mas a missão da Igreja continua. Que sejamos Igreja em Saída e continuemos sendo missionários e anunciadores do Reino de Deus.