Notícias da Arquidiocese

O Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) do Espírito Santo fez a doação de mais de 4 toneladas de alimentos para a Campanha Paz e

O Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) do Espírito Santo fez a doação de mais de 4 toneladas de alimentos para a Campanha Paz e Pão da Arquidiocese de Vitória, na manhã desta quinta-feira (14), na Paróquia Santa Teresa de Calcutá, em Vitória. Os alimentos vieram de várias cidades capixabas e distribuídos para as mais de 600 famílias cadastradas na região do Território do Bem.

A data para essa distribuição foi escolhida pelo MPA para fazer parte das ações da Semana de Luta em Defesa da Soberania Alimentar contra os Agrotóxicos, um dia dedicado à solidariedade. O ato está acontecendo, de forma simultânea, em diversos estados do País.

“As ações de solidariedade sempre fizeram parte da história do MPA. Desde 1996, quando surgiram as primeiras manifestações, mobilizações, as campanhas de doação sempre estiveram presente como forma de demonstrar concretamente amor ao próximo, bem como denunciar a ausência de politicas que não cumprem com o papel de garantir o mínimo necessário para a sobrevivência de muitas famílias”, disse o membro da coordenação estadual e nacional do MPA, Leomar Honorato.

Honorato complementa: “Por ser tratar de uma organização que está presente nas lutas sociais,o MPA tem uma boa relação com as instituições religiosas, e já participou e participa de várias campanhas propostas pelas igrejas, principalmente em torno da questão do alimento e do meio ambiente e grande parte das lideranças do MPA também fazem parte de comunidade de base”, disse ao justificar porque o movimento escolheu contribuir com a Paz e Pão.

A ideia é que não seja uma ação pontual apenas, e sim que aconteçam mais vezes durante o ano.

Paz e Pão

A Campanha Paz e Pão é uma rede de ações contra a fome e pela inclusão social da Arquidiocese de Vitória, que conta com 10 mil famílias em situação em vulnerabilidade cadastradas. E, atualmente, conta com 500 doadores permanentes.

“A Campanha tem que ser permanente, para que os doadores possam se comprometer com uma quantia fixa. Dessa forma, o Vicariato para a Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória poderá ajudar diversas famílias que estão passando fome devido às desigualdades socais acentuadas pela pandemia da Covid-19”, afirma padre Kelder Brandão, vigário para Ação Social, Política e Ecumênica.

Por meio da Paz e Pão foram distribuídas, apenas no primeiro semestre deste ano, mais de 10 mil cestas básicas. Desde o começo da pandemia, foram investidos R$ 170 mil em refeições e cobertores para as pessoas em situação de rua da Grande Vitória.

Para ser doador, acesse o site http://www.pazepao.com.br/ e abrace esta campanha!

A última reunião do ano, da colegiada (grupo composto pelo arcebispo, vigários episcopais, coordenador de pastoral, representas das áreas pastorais e das comissões), foi

A última reunião do ano, da colegiada (grupo composto pelo arcebispo, vigários episcopais, coordenador de pastoral, representas das áreas pastorais e das comissões), foi marcada por um misto de alegria pela volta cuidadosa das atividades pastorais que vem acontecendo e pela lembrança das perdas acontecidas e sofrimentos que a pandemia vem deixando.

Logo na abertura dom Dario fez menção às perdas e incentivou que as paróquias desenvolvam iniciativas para o dia 2 de novembro (Dia de Finados) e também outros momentos de oração pelas famílias que sofrem. Lembrou, especialmente os mais de cem mil órfãos gerados na pandemia. Na mesma linha o arcebispo pediu atenção aos que sofrem nos cárceres e nos hospitais e pediu que se incentivem as doações para a Campanha Paz e Pão (Campanha de ajuda a famílias com necessidades básicas).

Mas, o ponto principal da reunião foi a preparação para o Sínodo dos Bispos que começa com a etapa diocesana. Pe. Renato Criste, coordenador de pastoral apresentou a proposta desta etapa que é a escuta ampla de comunidades, paróquias, católicos afastados e outras áreas específicas, tal como Igrejas, Academia e ambientes por categorias (trabalho, saúde, política, meios de comunicação etc.).

Na arquidiocese após a abertura que será em todas as Igrejas Particulares no próximo dia 17, inicia-se o processo de escuta que será organizado por cada paróquia. A missa de abertura será às 8h na Catedral de Vitória. Até fevereiro as sínteses paroquiais serão enviadas à arquidiocese que, até abril de 2022, enviará a síntese para a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Será criada uma equipe arquidiocesana e assim deve acontecer também nas paróquias para que a experiência e vivência sinodal aconteça. O processo sinodal implica em caminhada em comunhão com o objetivo de recordar, reler e colher os frutos da história de evangelização com as particularidades desta Igreja Particular.

A reunião também contemplou as colocações dos coordenadores de comissões pastorais e representantes de áreas pastorais. Destacam-se as iniciativas das áreas para celebrar o Dia de Finados com missas nos cemitérios e na área de Serra/Fundão a oportunidade de confissão no Cemitério Parque da Paz; a volta do Círculo Bíblico com material impresso e, proposta de mudança no calendário da catequese.

Neste sábado (16) acontece na Catedral Metropolitana de Vitória o 7º encontro Estadual do Movimento Mães que Oram pelos filhos. O momento está sendo

Neste sábado (16) acontece na Catedral Metropolitana de Vitória o 7º encontro Estadual do Movimento Mães que Oram pelos filhos. O momento está sendo muito aguardado, pois marca a retomada dos encontros presenciais das mães que estavam paralisados desde o início da pandemia, em março do ano passado. O tema refletido será “Eucaristia: Tomai e Comei Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu Nele”. Na sexta-feira (15) também acontece a Assembleia Geral do Movimento, no Centro Pastoral São Camilo, em Vitória, e que terá a participação de coordenadoras de outros estados do Brasil.

Segundo Angela Abdo, fundadora e Coordenadora Geral do Movimento, como a sede do Mães que Oram pelos Filhos é Vitória o Encontro Estadual do ES é sempre muito requisitado e considerado uma forma de vir beber na fonte. “No total serão 600 mães na Catedral, mas os ingressos estão esgotados há mais um mês. O local foi escolhido pois padre Renato Criste, que é o pároco, também é o diretor espiritual estadual do Movimento e como será transmitido para o Brasil e para o mundo a gente quis que fosse um local propício para colocar um drone e mostrar também nossa Catedral que é um lugar lindo e um monumento histórico”.

Entre os convidados que farão parte da programação está a própria Angela Abdo, padre Renato Criste (Diretor Espiritual Estadual), padre Hadeleon Santana (Diretor Espiritual Geral), padre Adriano Zandoná, frei Juan Antônio e José Alexandre Cunha, que é formador do Núcleo Central do Movimento. Os momentos serão de benção, palestras, talk show, adoração e Santa Missa.

“Como um primeiro encontro presencial desde o início da pandemia – mesmo que muitos grupos já tenham retomado suas reuniões presenciais – estamos com um sentimento de muita alegria, pois estão vindo coordenadoras do Brasil todo e os estados estarão representados. Será um encontro híbrido, presencial e ao mesmo tempo transmitido pelo Youtube. Contratamos uma equipe profissional para fazer essa transmissão”, relata Angela Abdo.

Neste dia 19 de outubro a Arquidiocese de Vitória celebra os 30 anos da visita do Papa João Paulo II – hoje São João

Neste dia 19 de outubro a Arquidiocese de Vitória celebra os 30 anos da visita do Papa João Paulo II – hoje São João Paulo II – ao território de nossa Igreja particular e nossa capital. Para marcar esse momento histórico será realizada uma programação, em que o ponto alto será na terça-feira, dia 19, às 18h, com uma missa na Catedral Metropolitana de Vitória em Ação de Graças e comemoração por essa visita especial.

De acordo com padre Rodrigo Chagas, Coordenador de Liturgia da Arquidiocese de Vitória, essa programação se estende com a paróquia São Pedro Apóstolo, onde a Matriz é dedicada a São João Paulo II. A paróquia também se reúne para celebrar estes 30 anos uma vez que o Papa João Paulo II visitou a região de São Pedro, em Vitória, há 30 anos o que mudou a história do bairro após a sua visita, tanto na parte estrutural quanto econômica.

“No dia 19 a gente celebra os 30 anos da missa campal que ele celebrou no até então Aterro da Conduza, em Vitória, e que hoje chama Praça João Paulo II, popularmente conhecida como Praça do Papa. Inicialmente a ideia seria um evento na Praça do Papa, mas vamos celebrar na Catedral, na Igreja mãe da Arquidiocese, devido a situação de pandemia que estamos vivendo, junto com o Arcebispo. Todos os padres estão sendo convidados para estarem nessa Celebração Eucarística e todo o povo de Deus”, destaca padre Rodrigo.

Esta missa será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese e também pela Rádio América. “Desejamos que o povo participe conosco seja presencialmente, virtualmente, ouvindo pela rádio, mas que estejam compartilhando conosco essa alegria que a Arquidiocese viveu. ”

Programação em São Pedro    

Na programação da Paróquia São Pedro Apóstolo, no bairro São Pedro, está a realização de um tríduo começando no dia 19 e se encerrando em 22 de outubro com a celebração da solenidade do Padroeiro. Com o tema “O amor me explicou tudo”, no dia 19, às 18h30, uma carreata vai sair da Comunidade Nossa Senhora Aparecida com a imagem de São João Paulo II. Às 19h30 uma missa será presidida pelo pároco padre Paulino.

Na quarta-feira (20), às 18h30, tem oração do terço e às 19h30 terá a Santa Missa celebrada pelo padre Anderson Gomes, que já foi pároco nesta paróquia. Na quinta-feira (21), tem oração do terço às 18h30 e às 19h30 a Santa Missa será celebrada pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória, padre Jorge Campos. Na sexta (22), dia do padroeiro, às 18h30 terá a oração do terço e às 19h30 a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos.

Paróquia dedicada a São João Paulo II

A região da Praia de Itaparica, em Vila Velha, tem desde 18 de maio de 2015 uma paróquia dedicada a São João Paulo II. A sede paroquial está localizada na comunidade Imaculada Conceição, na Avenida Saturnino Rangel Mauro, 226. O pároco é padre Arlindo de Moura Melo.

A Paróquia é composta por quatro comunidades: além da matriz Imaculada Conceição, no Bairro Praia de Itaparica, existe a Nossa Senhora da Paz, no bairro Praia das Gaivotas; Santa Mônica, no bairro Santa Mônica e Cristo Rei, no bairro Jockey de Itaparica. A festa do Padroeiro é celebrada em 22 de Outubro e a data foi estabelecida pelo Papa Francisco por simbolizar o dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Pontífice, em 1978, iniciando seu pontificado.

No dia 22 de outubro é celebrada a festa de São João Paulo II, que foi Papa da Igreja Católica entre os anos de 1978 e 2005 e ficou conhecido como “Apóstolo da Misericórdia”, sendo considerado um dos líderes mais influentes do século XX. Chamado em seu nascimento de Karol Jósef Wojtyla, São João Paulo II nasceu em uma pequena cidade da Polônia em 1920 e morreu no ano de 2005.

 

Daqui a pouco menos de um mês, dia 06 de novembro de 2021, a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Vitória vai promover um encontro

Daqui a pouco menos de um mês, dia 06 de novembro de 2021, a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Vitória vai promover um encontro de formação para novos agentes, no Centro de Formação Dom João Batista da Mota e Alburqueque (Ponta Formosa), Vitória, de 9h às 17h. O momento será de conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pela pastoral, a realidade do encarceramento e as perspectivas para o futuro. As inscrições estão abertas e vão até dia 01 de novembro.

O curso – que também é um pré-requisito necessário para atuar na Pastoral Carcerária – será gratuito para o participante. Estão disponíveis 50 vagas (de modo que as normas sanitárias sejam rigorosamente cumpridas), mas se houver um número maior de inscritos, os primeiros 50 participarão e os demais ficarão pré-inscritos para uma próxima formação, cuja data ainda será decidida.

Segundo padre Vitor Cesar Zille Noronha, Diretor Espiritual da Pastoral Carcerária, atualmente são 20 Unidades Prisionais que estão dentro do território Arquidiocesano. Dessas, apenas 12 estão sendo assistidas pela Pastoral Carcerária, devido à falta de agentes. Antes da pandemia a pastoral tinha 49 agentes cadastrados e o ideal para atender a todas as frentes de trabalho seriam no mínimo 100 agentes.

“Hoje são 20 unidades 30prisionais dentro da Arquidiocese de Vitória. Algumas absolutamente separadas e algumas reunidas em complexos penitenciários, como por exemplo, em Viana. Dessas 20, nós temos presença da Pastoral Carcerária em apenas 12 unidades, isto é, 8 unidades não têm sequer presença católica por falta de agentes. Inclusive a situação pode ficar pior, pois ficamos um logo período paralisados na pandemia e agora estamos restabelecendo o trabalho após a vacinação dos agentes e dos presos. Desde o início da pandemia, nós perdemos agentes e alguns se afastaram”.

Pré-requisitos

Além de sentir o chamado, o cristão que deseja ir ao encontro dos irmãos encarcerados, deve cumprir alguns critérios. São eles: ser maior de 18 anos; não ter familiar preso na unidade visitada; ser católico de Fé madura e desejar servir e amar Nosso Senhor Jesus Cristo na pessoa do irmão encarcerado, sem julgamentos. “Então eu acredito que se as pessoas tiverem o desejo de servir a Jesus cumprindo essas condições mínimas, sentirão uma grande alegria de poder participar desse serviço tão importante”, ressalta padre Vitor.

Objetivos

Segundo Padre Vitor em primeiro lugar esse encontro tem como fundo aquilo que é mais fundamental: a espiritualidade própria da Pastoral Carcerária: “É verdade que nós vamos levar Jesus ao espaço do cárcere, sem sombra de dúvidas isso é verdade, mas isso não é o mais importante. O mais importante é percebermos que nós vamos encontrar Jesus no espaço do cárcere e esse encontro com Jesus é que faz brotar a verdadeira alegria, que me faz suportar os desafios, as intempéries, inclusive do cárcere, porque o trabalho da Pastoral Carcerária evidentemente não é um trabalho fácil, tranquilo, sem dificuldades, pelo contrário. É um trabalho exigente e sem essa motivação espiritual muito clara é impossível não só atender esse chamado, mas de modo mais importante, perseverar nesse chamado todos os dias respondendo com a própria vida”.

O que será abordado?

Serão feitas explicações sobre a realidade carcerária no Espírito Santo e no Brasil. Os participantes vão estudar a questão do aumento da população carcerária, as práticas institucionais, o perfil da população carcerária. Será feita uma análise sobre o cárcere, para que todos tenham clareza sobre isso.

“Também tem aqueles objetivos que a gente também se coloca para colaborar, principalmente do ponto de vista da remição de pena, isto é, como a Pastoral Carcerária pode contribuir no sentido do desencarceramento. Aquilo que a legislação já prevê que é quando o preso trabalha, estuda, lê livros. A partir disso ele pode diminuir sua pena e ajudar nesse processo de reinserção. Então isso é muito importante”, evidencia padre Vitor.

Os inscritos receberão também orientações muito práticas do ponto de vista da ação da Pastoral Carcerária, que é como abordar, como visitar e as precauções que devem ser tomadas, como não ser possível um agente que visita o preso ser o mesmo agente que tem contato com os familiares, por exemplo. “Será feito um treinamento de como se portar no espaço do cárcere e de fato não se deixar manipular, mas ser somente essa presença misericordiosa de Jesus”, conclui o Diretor Espiritual.

 

Clique aqui e faça sua inscrição!

Veja alguns momentos da celebração e bênção das palmeiras abaixo. Na ocasião dom Dario Campos falou rapidamente sobre a devoção a Nossa Senhora do

Veja alguns momentos da celebração e bênção das palmeiras abaixo. Na ocasião dom Dario Campos falou rapidamente sobre a devoção a Nossa Senhora do Rosário, brincou com os presentes sobre a histórica rivalidade entre os Peroás e Caramurus, grupos religiosos que disputaram a posse de São Benedito entre a igreja de São Francisco e a do Rosário no Centro de Vitória entre 1833 e 1901, conversou com representantes da irmandade São Benedito do Rosário e representantes do Iphan e Poder Público e ao final convidou a cantar parabéns à Provedora da Irmandade, Nelce Pizzani Rios que completa amanhã 96 anos. A bênção das palmeiras foi realizada por dom Dario e Nelce.

 

A bênção das palmeiras que irão compor o ambiente de restauro da igreja Nossa Senhora do Rosário acontece no dia 7 de outubro às 10h no pátio da igreja.

O evento quer reforçar a simbologia que as palmeiras carregam por nos remeterem à coroa de Nossa Senhora e, como disse Walace Bonicenha, secretário da Irmandade São Benedito do Rosário, mantenedora da igreja, “as palmeiras são duas porque Nossa Senhora é rainha no céu e na terra”.

A bênção será realizada por dom Dario Campos, arcebispo de Vitória que visita as obras de restauro com previsão de término para dezembro deste ano de 2021. Dia 7 de outubro a Igreja Católica celebra, comemora e homenageia Nossa Senhora do Rosário, esta é a razão da escolha da data para a bênção das palmeiras.

Para quem conhece o Centro de Vitória, certamente, lembra das palmeiras enormes que compunham o espaço, mas que pelo perigo que ofereciam precisaram ser retiradas. Para não perder a tradição e manter viva a simbologia que apresentam, novas palmeiras foram plantadas. A bênção faz parte da devoção católica e também nos lembra a importância de cuidarmos da Casa Comum (o ambiente) que tanto nos fala o Papa Francisco.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário fica na Rua do Rosário no Centro de Vitória.

 

 

Durante este mês de outubro – em que a Igreja volta seu olhar para as missões e os missionários – a Rádio América em

Durante este mês de outubro – em que a Igreja volta seu olhar para as missões e os missionários – a Rádio América em parceria com a Comissão Missionária da Arquidiocese de Vitória, preparou uma programação especial para falar sobre o assunto. Ao longo do mês será realizada uma entrevista semanal, às quartas-feiras, 16h20, cada dia com um convidado que vai falar das diversas formas de missão na Igreja. Além disso, já estão no ar, spots com reflexões sobre a temática e com a oração do mês missionário.

A Campanha Missionária 2021 tem como Tema: “Jesus Cristo é missão” e Lema: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20).  O Papa Francisco pede aos cristãos que sejam missionários e missionárias da compaixão e da esperança, cristãos na promoção do encontro e do cuidado com o semelhante. Nos dias 23 e 24 de outubro, cada comunidade também vai realizar a coleta destinada a apoiar projetos de evangelização em todo mundo.

Veja quem são os convidados:

06/10 – Irmã Izabete Dal Farra – Consagrada na Congregação Imaculada Conceição de Castres – Irmãs Azuis. É missionária na África e em diversos lugares fora do Brasil.

13/10 – Dulcinete Machado Zanotti – Assessora da Infância Missionária – Vai falar sobre a missão das crianças pelas crianças, a Infância e Adolescência Missionária (IAM).

20/10 – Thiago Mancini – Membro da Comunidade Jesus está Vivo – Falará sobre a missão dos jovens

27/10 – Padre João Marcelo dos Santos – Está em missão no Estado do Pará e vai falar sobre a missão de um presbítero.

 

Oração do Mês Missionário:

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, comunhão de amor, compaixão e missão. Nós te suplicamos: Derrama a luz da tua esperança sobre a humanidade que padece a solidão, a pobreza, a injustiça, agravadas pela pandemia. Concede-nos a coragem para testemunhar, com ousadia profética e crendo que ninguém se salva sozinho, tudo o que vimos e ouvimos de Jesus Cristo, missionário do Pai. Maria, mãe missionária, e São José, protetor da família, inspirem-nos a sermos missionários da compaixão e da esperança. Amém.

A festa de Santa Teresinha do Menino Jesus é celebrada neste dia 01 de outubro. A santinha, que com apenas 15 anos entrou para

A festa de Santa Teresinha do Menino Jesus é celebrada neste dia 01 de outubro. A santinha, que com apenas 15 anos entrou para o Carmelo, é muito conhecida no Brasil e no mundo pelo seu imenso amor a Jesus demonstrado durante sua breve vida e que ficou marcado em seus escritos, poesias e orações. Teresa nasceu em 1873 e desde muito pequena dedicou sua vida à Igreja.

Nos últimos dias, em preparação para a festa, os fiéis rezaram a conhecida Novena das Rosas de Santa Teresinha, que era chamada de florzinha do Carmelo. O significado deste importante momento de oração vem da história dela: desde quando era criança seu pai a chamava de florzinha e quando Teresinha, ainda muito jovem, entrou para o convento ganhou dele uma mudinha de rosas que foi plantada no terreno do Carmelo.

Ela sempre oferecia as rosas que desabrochavam para Jesus. E ela pediu a Jesus para que quando ela morresse, aqueles que recorressem à sua intercessão, recebessem uma rosa se Ele aceitasse o pedido. Santa Teresinha também prometeu uma chuva de bênçãos de rosas a quem tivesse o mesmo amor por Jesus Cristo e caísse nas graças de Deus, recebendo no tempo certo o pedido que fez a ela. A partir disso as pessoas esperam receber uma rosa ocasional, durante os dias da novena.

Na Arquidiocese de Vitória, no bairro Paul, em Vila Velha, existe a paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Desde o ano de 2007 ela é administrada pela Congregação Religiosa dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus. O atual pároco é padre Cícero Machado Ribeiro e a paróquia possui 14 comunidades. A festa de Santa Teresinha deste ano teve como tema “Missionária do Amor do Pai” e como lema “O amor a Jesus nos faz Igreja que reza, partilha e ama”.

A programação começou no dia 18 de setembro e se encerra hoje com um dia repleto de missas: às 7h missa do trabalhador, às 9h missa, às 12h missa dos devotos, às 15h missa da misericórdia, às 18h carreata pelas ruas do bairro e logo após, às 19h30, missa solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos. Ao fim de todas essas celebrações terá benção das rosas e venda do bolo dos devotos com a medalha da santa.

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!