Notícias

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que iniciou dia 17 e termina dia 24 de maio de 2026, está acontecendo na Grande

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que iniciou dia 17 e termina dia 24 de maio de 2026, está acontecendo na Grande Vitória. Cariacica, Vila Velha e Vitória sediam os eventos de oração, oportunizando a participação de todos.

Nos próximos dias mais duas celebrações acontecem, dia 21 na paróquia São José em Maruípe às 19h30 e no dia 23 na Igreja Presbiteriana em Vila Velha às 18h.

A Semana de Oração acontece todos os anos entre as Solenidades da Ascensão e Pentecostes: “Entre as Solenidades da Ascensão do Senhor e de Pentecostes, será celebrada a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), um dos momentos mais significativos do ano para a dimensão Ecumênica da Igreja. As celebrações terão como inspiração bíblica o versículo 4 do quarto capítulo da carta de São Paulo aos Efésios: “Vocês formam um só corpo e um só espírito, do mesmo modo que a esperança para a qual foram chamados é uma só” (Ef 4, 4), diz o texto publicado pela CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Ontem, 19 de maio a Celebração aconteceu no Albergue Martim Lutero em Tabuazeiro, Vitória. Pe. Kelder Brandão, vigário episcopal para a ação social, política e ecumênica, proferiu a homilia. Confira:

Semana de Oração pela Unidade Cristã 2026

“Em toda humildade e mansidão, com paciência, suportai-vos uns aos outros no amor” (Ef 4,2).

Nessa noite, conduzidos e orientados pela Ação Diaconal Ecumênica da Grande Maruípe, reunimo-nos neste lugar de acolhimento e cuidado com a vida, que é o Albergue Martim Lutero, para elevar ao nosso bondoso Deus, fonte da vida e da salvação que recebemos em Cristo, uma prece pela unidade cristã, pela nossa unidade.

A divisão interna e externa das igrejas cristãs é um escândalo, um pecado que fere o coração de Deus e contraria a doutrina que recebemos dos apóstolos e que temos a obrigação de proteger, praticar e transmitir às próximas gerações.

A fé cristã é testemunhal; tem uma dimensão pessoal e outra comunitária. Essas dimensões da fé que professamos devem orientar nosso testemunho, inseridos na realidade, relacionando-nos com a pluralidade e a multiplicidade da vida que povoa o mundo.

Tanto a unidade quanto a diversidade são dons de Deus para a humanidade, para as Igrejas e, especialmente, para cada um de nós. Deus é Uno e Trino: um ser de comunhão e relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, de onde emana a vida, unido e movido pelo amor. E nós fomos feitos à sua imagem e semelhança. Somos um, mas somos diversos, e necessitamos uns dos outros para existirmos.

A fé cristã é única e diversa. Estamos espalhados pelo mundo inteiro. Relacionamo-nos com Deus de maneiras diferentes, mas formamos um só corpo, o Corpo de Cristo. A cada ano, durante a Semana de Oração pela Unidade Cristã, temos a oportunidade de celebrar a nossa unidade na diversidade, como estamos fazendo hoje, ao nos reunirmos neste espaço de acolhimento e cuidado que, ao longo dos anos, tem sido uma extensão de nossas igrejas, desenvolvendo inúmeras atividades ecumênicas, pastorais e celebrativas.

Todos os que estamos aqui devemos nos sentir parte e responsáveis pelo Albergue Martim Lutero. Esse espaço tem sido um sinal visível do testemunho cristão que todos nós devemos dar.

Ao longo de décadas, esta casa, que é uma casa samaritana, acolhe milhares de pessoas que se deslocam do interior para se tratar contra o câncer em Vitória, independentemente da religião ou da fé que professam. Ela é fruto da consciência dos membros de uma Igreja cristã que não ficaram indiferentes diante das dificuldades e sofrimentos que muitas pessoas enfrentam nas comunidades do interior.

Um dos grandes pecados, ou males, que a humanidade enfrenta é a indiferença diante do sofrimento e da necessidade do outro. A indiferença nos desumaniza, naturaliza o sofrimento alheio e permite que o mal floresça ao nosso redor e dentro de nós, como o câncer que vai se enraizando nos órgãos até acabar com qualquer possibilidade de vida no corpo.

Conforme acabamos de ouvir no Evangelho, na parábola do samaritano que sente compaixão pelo homem caído à beira do caminho, Jesus ensina que ninguém deve ser indiferente ao sofrimento alheio.

Ele contou essa parábola para responder a um doutor da lei que, para testá-lo, perguntou o que devia fazer para ganhar a vida eterna. O legista sabia a resposta para a pergunta que fez, mas queria uma justificativa para continuar vivendo uma fé intimista, individualista, legalista, moralista, preconceituosa, excludente e desumana, que impunha às pessoas simples e empobrecidas fardos impossíveis de serem carregados, afastando-as de Deus. Uma fé que não tem nenhum comprometimento com a vida e a dignidade das pessoas, que trai os fundamentos do Evangelho e os princípios fundantes da tradição cristã, transmitidos pelos pais e mães da nossa fé.

Nós somos testemunhas de que muitos grupos religiosos, dentro e fora de nossas igrejas, têm se insurgido para retomar esse tipo de vivência, causando discórdias e divisões, vinculados a projetos políticos e ideológicos de dominação e poder, que negam os direitos dos mais vulnerabilizados, excluídos e minoritários socialmente.

Ao longo dos anos, vimos o ressurgimento das execuções sumárias em nosso meio. Centenas de jovens foram executados por agentes de segurança sob o pretexto de combate ao tráfico de drogas e de armas. Essa matança é sempre justificada e acompanhada pelos índices estatísticos de redução de homicídios no Estado. Mas eles nunca falam do aumento do número de pessoas mortas em conflito com a polícia e tampouco falam do número de pessoas desaparecidas.

Por que omitem essas informações? Somente no ano passado foi comunicado o desaparecimento de quase duas mil e quinhentas pessoas. E aquelas pessoas que não tinham ninguém para fazer esse comunicado? Para onde foram? Qual é o seu paradeiro?

Agora, estamos acompanhando a matança em série de pessoas em situação de rua. Homens com treinamento tático, armados, que prendem, torturam e matam pessoas em situação de rua, de noite ou de dia, ou membros do sistema prisional em regime semiaberto ou em liberdade provisória. Segundo a imprensa, de 2021 a março de 2026, foram assassinadas mais de 300 pessoas ligadas ao sistema prisional.

Isso significa que o crime organizado se manteve presente nas instituições políticas capixabas e, agora, sente-se muito confortável para agir em plena luz do dia, porque sabe que tem proteção institucional e o apoio de parte significativa da sociedade para atuar, inclusive de muitos que se dizem cristãos.

Qual será a resposta de nossas Igrejas a essa situação? Ficaremos indiferentes, fingindo que não estamos vendo, como fizeram o levita e o sacerdote da parábola que Jesus contou, ou denunciaremos, como foi feito no final da década de 1990, quando os membros do CONIC atuaram com firmeza, denunciando e enfrentando a obscenidade das relações promíscuas do crime organizado com as instituições políticas e os poderes capixabas?

A compaixão e o amor são o remédio contra o mal da indiferença. Como ouvimos do profeta Zacarias, devemos praticar o amor e a misericórdia com o nosso irmão, independentemente de quem ele seja. Não podemos ser coniventes com a opressão das minorias sociais, que, na época do profeta, eram a viúva, o órfão, o estrangeiro e o pobre. Não podemos tramar o mal contra ninguém em nosso coração, nem mesmo contra aqueles que nos odeiam e nos perseguem.

Pelo contrário, nós, cristãos, devemos, com toda humildade, mansidão e paciência, suportar-nos uns aos outros no amor e, assim, suportar toda a humanidade, como Deus nos suporta, para que o nosso testemunho seja autêntico e fiel a Jesus Cristo.

Que a Semana de Oração pela Unidade Cristã deste ano nos torne mais humanos e conscientes de nossa missão no mundo.

A Semana de Oração pela Unidade que acontece de 17 a 24 de maio de 2026, já tem agenda na Arquidiocese de Vitória. Veja

A Semana de Oração pela Unidade que acontece de 17 a 24 de maio de 2026, já tem agenda na Arquidiocese de Vitória. Veja abaixo os locais e participe.

A CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, divulgou informações sobre a data. Confira:

Entre as Solenidades da Ascensão do Senhor e de Pentecostes, será celebrada a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), um dos momentos mais significativos do ano para a dimensão Ecumênica da Igreja. As celebrações terão como inspiração bíblica o versículo 4 do quarto capítulo da carta de São Paulo aos Efésios: “Vocês formam um só corpo e um só espírito, do mesmo modo que a esperança para a qual foram chamados é uma só” (Ef 4, 4). 

As orações e reflexões para a semana foram preparadas por um grupo ecumênico coordenado pelo Departamento de Relações Inter-religiosas da Igreja Apostólica Armênia. Como de costume, uma equipe internacional nomeada conjuntamente pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão de Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas colaborou com os editores para finalizar os materiais em uma reunião realizada de 13 a 18 de outubro de 2024, na Santa Sé em Etchmiadzin, Armênia. 

O material inclui uma introdução ao tema, um esboço para a celebração ecumênica e uma seleção de breves leituras e orações para cada dia da semana. Este conteúdo pode ser utilizado de diversas maneiras e destina-se a ser usado não apenas durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, mas também ao longo de todo o ano de 2026. 

“Através das suas práticas e ensinamentos, a Igreja Apostólica Arménia oferece-nos uma reflexão profunda sobre a essência da unidade dentro do Corpo universal de Cristo, não apenas como um conceito, mas como uma realidade viva e pulsante”, afirmam os editores do material oferecido a toda a Igreja e disponível em português aqui.  

Inspiração bíblica 

Na introdução ao tema contida no material preparado para a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, é aprofundado o versículo da Carta aos Efésios sobre a unidade da Igreja.  

“Efésios 4:4 resume os ensinamentos de Paulo sobre a unidade, enfatizando, também aqui, que os seguidores de Cristo representam ‘um só corpo e um só Espírito’, unidos numa única esperança”.  

O conceito de ‘um só corpo’ na iluminação bíblica, também reflete a natureza da Igreja, uma vez que “o cristianismo transcende as fronteiras culturais e nacionais, unindo os crentes em todo o mundo na fé e na esperança”. 

A ideia de “um só Espírito” refere-se ao Espírito Santo “que sustenta esta comunhão e capacita a Igreja a cumprir a sua missão”. 

A única esperança diz respeito à salvação e à vida eterna: “Esse é o objetivo final e a motivação para a vida cristã, proporcionando uma visão comum e propósito para todos os crentes e unindo-os na sua jornada de fé e na sua vida quotidiana. Esta visão partilhada ultrapassa as divisões confessionais e culturais, encorajando os cristãos a trabalharem juntos de todas as formas possíveis”.  

No dia 13 de maio, data em que a Igreja celebra a memória das aparições de Nossa Senhora em Fátima, o Seminário Nossa Senhora

No dia 13 de maio, data em que a Igreja celebra a memória das aparições de Nossa Senhora em Fátima, o Seminário Nossa Senhora da Penha participou de um momento de espiritualidade e comunhão no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, localizado no Bairro de Fátima, na Serra, que neste dia celebrou solenemente sua festa em honra à Virgem Maria.

A programação teve início com a oração do Santo Terço, expressão simples e profunda da piedade do povo de Deus, por meio da qual os fiéis meditaram os mistérios da vida de Cristo sob o olhar materno da Santíssima Virgem. Em clima de recolhimento e devoção, a assembleia elevou suas preces pela Igreja, pelas vocações sacerdotais e religiosas, pelas famílias e pela paz no mundo, atendendo ao apelo de conversão, penitência e oração deixado por Nossa Senhora em Fátima.

Na sequência, foi celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Ângelo Mezzari, arcebispo de nossa Arquidiocese. A celebração eucarística reuniu seminaristas, sacerdotes e numerosos fiéis. Celebrar Nossa Senhora de Fátima é recordar o constante chamado do Céu à santidade, à fidelidade ao Evangelho e à perseverança na oração. Em um tempo marcado por tantas inquietações e sofrimentos, a presença materna de Maria continua conduzindo os filhos da Igreja ao encontro de Cristo, fonte da verdadeira paz e esperança.

A Arquidiocese de Vitória se prepara para celebrar a ordenação presbiteral do diácono Pedro Nunes Gouveia, que acontecerá no próximo dia 23 de maio.

A Arquidiocese de Vitória se prepara para celebrar a ordenação presbiteral do diácono Pedro Nunes Gouveia, que acontecerá no próximo dia 23 de maio.

Natural de Belo Horizonte (MG), Pedro nasceu em 2 de maio de 1996 e chegou ao Espírito Santo ainda criança, com apenas um ano de idade. Filho único, cresceu na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, paróquia onde iniciou sua caminhada de fé e discernimento vocacional ao lado da mãe e da família.

O desejo pelo sacerdócio esteve presente desde a juventude. Em 2013, realizou sua primeira experiência no seminário. No ano seguinte, retornou para Minas Gerais, onde cursou Administração na Universidade Federal de Ouro Preto. Após concluir a graduação, voltou para Vitória em 2018 para participar dos encontros vocacionais da Arquidiocese e, em 2019, ingressou oficialmente no Seminário Nossa Senhora da Penha, iniciando o Propedêutico.

Durante sua formação sacerdotal, cursou Filosofia e Teologia, além de realizar experiências pastorais em diversas comunidades da Arquidiocese de Vitória. Entre elas, as paróquias Santa Mãe de Deus, em Ibes; Nossa Senhora da Penha, em Flexal; e Sagrada Família, em Jardim Camburi. Também viveu uma experiência missionária na Diocese de Conceição do Araguaia, no Pará, atuando durante cinco meses na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na cidade de Redenção.

Ordenado diácono em 28 de dezembro de 2024, atualmente exerce seu ministério na Paróquia São José, em Guarapari. Agora, prepara-se para receber o segundo grau do sacramento da Ordem, assumindo de forma plena o ministério presbiteral.

Sobre este momento, o diácono Pedro destaca o significado espiritual da data escolhida para sua ordenação, celebrada na véspera de Pentecostes e no mês dedicado à Virgem Maria.

“O Espírito Santo e a Mãe de Deus têm grandes planos para que eu produza frutos. Humildemente me disponho a servir esta Igreja, em obediência ao bispo, em comunhão com os irmãos presbíteros e ajudando onde for designado”, afirmou o futuro presbítero.

Mesmo sendo mineiro de nascimento, Pedro expressa sua profunda identificação com o povo capixaba e com a história de fé do Espírito Santo.

“Esta terra me acolheu como um filho. Aqui a fé foi semeada também por meio da devoção mariana a Nossa Senhora da Penha, pela qual tenho grande carinho e devoção”, destacou.

A ordenação presbiteral do diácono Pedro Nunes Gouveia acontecerá na Catedral de Vitória as 9 horas da manhã.

Na Audiência Geral na Praça São Pedro, Leão XIV recordou o atentado ao Papa João Paulo II em 13 de maio de 1981, dia
Na Audiência Geral na Praça São Pedro, Leão XIV recordou o atentado ao Papa João Paulo II em 13 de maio de 1981, dia em que a Igreja recorda Nossa Senhora de Fátima. O Pontífice dedicou sua catequese a Maria, enfatizando sua “concretude histórica” como uma jovem chamada a viver uma “experiência extraordinária”. A Nossa Senhora, o Papa confiou o “clamor pela paz” dos povos afligidos pela guerra.

Na Audiência Geral de quarta-feira, 13 de maio, o Papa Leão XIV recordou o atentado ao Papa João Paulo II, ocorrido quarenta e cinco anos atrás.

Há quarenta e cinco anos, naquele mesmo abraço da Praça São Pedro, por onde nesta quarta-feira, o Papa Leão XIV passou de papamóvel para saudar os fiéis, seu predecessor, São João Paulo II, sofreu uma tentativa de assassinato.

Naquele local, recordado com uma placa de mármore branco a poucos passos da Porta de Bronze, Leão XIV desceu do papamóvel, caminhou e parou para rezar por alguns instantes em silêncio diante do azulejo posicionado entre os paralelepípedos. Por fim, ajoelhou-se e acariciou o brasão de Karol Józef Wojtyła. Uma imagem simbólica em memória daquele evento que, há mais de quatro décadas, chocou o mundo inteiro, que se reuniu em oração pela rápida recuperação do Pontífice.

Leão XIV também recordou esse acontecimento em sua saudação em inglês, ao final da catequese:

“Hoje, recordamos a memória de Nossa Senhora de Fátima. Neste dia, quarenta e cinco anos atrás, houve um atentado contra a vida do Papa João Paulo II e, por essas razões, dediquei minha catequese de hoje à Santíssima Virgem Maria.”

Na noite de ontem (12), o Seminário Nossa Senhora da Penha participou, com alegria, da Santa Missa presidida pelo Pe. Jorge Campos Ramos, reitor

Na noite de ontem (12), o Seminário Nossa Senhora da Penha participou, com alegria, da Santa Missa presidida pelo Pe. Jorge Campos Ramos, reitor do Seminário, no 1º Dia do Tríduo em honra à Nossa Senhora de Fátima, realizado na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Goiabeiras, município de Domingos Martins. A comunidade pertence à Paróquia Santíssimo Sacramento, em Parajú.

Reunindo fiéis da comunidade para um momento de intensa oração, devoção mariana e comunhão eclesial a celebração marcou o início das festividades em honra à Virgem de Fátima, fortalecendo a fé e renovando a esperança do povo de Deus. Durante a celebração, os presentes foram convidados a contemplar o testemunho de fé e confiança de Nossa Senhora, que continuamente conduz os fiéis a Cristo. O tríduo também se tornou ocasião especial para reforçar os laços entre o Seminário e as comunidades paroquiais, promovendo a proximidade, a fraternidade e a vivência da espiritualidade mariana.

Que a intercessão da Virgem Maria, Senhora de Fátima, continue acompanhando e protegendo todas as famílias e comunidades que, com devoção, celebram sua presença materna na vida da Igreja.

 

 

FOTOS: Pascom – Comunidade Nossa Senhora de Fátima | Goiabeiras, Domingos Martins

Nesta terça-feira, 12 de maio, aconteceu a reunião do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Vitória, com a presença dos novos membros empossados para o

Nesta terça-feira, 12 de maio, aconteceu a reunião do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Vitória, com a presença dos novos membros empossados para o exercício de suas funções junto ao conselho.

O Conselho Presbiteral é um organismo consultivo formado por sacerdotes que tem a missão de auxiliar o arcebispo, Dom Ângelo Ademr Mezzari, R.C.J, no governo pastoral da Arquidiocese, colaborando na reflexão e nas decisões voltadas ao bem do povo de Deus.

Ao término do encontro, os membros realizaram o juramento de fidelidade e a profissão de fé, reafirmando o compromisso com a Igreja e com o serviço pastoral confiado a cada um.

O Centro Cultural Missionário (CCM) recebe inscrições para duas formações sobre atualização missionária: uma voltada para párocos e vigários paroquiais e outra destinada aos

O Centro Cultural Missionário (CCM) recebe inscrições para duas formações sobre atualização missionária: uma voltada para párocos e vigários paroquiais e outra destinada aos diáconos permanentes. Os cursos serão realizados no próximo mês de junho e serão oportunidade para refletir e aprofundar a dimensão missionária nas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e refletir sobre a identidade e a missão diaconal.

Atualização missionária para diáconos permanentes

Voltado para diáconos permanentes, suas esposas e candidatos ao diaconato permanente em formação, o curso de atualização missionária pretende animar a vivência da identidade missionária, fortalecer na vivência da espiritualidade, ajudar e orientar no processo de conversão pastoral-missionária.

Segundo o CCM, será tratada a identidade e a missão do diácono “como apóstolo da caridade, destacando seu papel no serviço aos pobres e na promoção da caridade cristã dentro da Igreja e da sociedade, à luz do Evangelho, da Exortação apostólica do Papa Leão XIV Dilexi te: Sobre o amor para com os pobres”.

A metodologia contará com reflexões temáticas; trabalho em grupos e partilha de experiências; momentos orantes e celebração eucarística; utilização de recursos audiovisuais e indicações de referências bibliográficas para aprofundamento da reflexão pessoal.

Ao final, serão concedidos certificados pela Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília (FATEO) e pelo Centro Cultural Missionário (CCM).

O curso será oferecido de forma presencial, em Brasília (DF), de 15 a 19 de junho.

Mais informações e inscrições aqui. 

Atualização Missionária para párocos e vigários paroquiais

O curso destinado aos padres, seja os que atuam como párocos, seja os que são vigários, tem o objetivo de aprofundar a compreensão da missão como eixo integrador da vida e da atividade eclesial/paroquial a partir das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil “em vista do processo de conversão pastoral missionária das paróquias”.

“Este ano, o curso pretende oferecer-lhes oportunidade de refletir o conteúdo das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e, assim, ajudá-los a dar passos no processo de conversão pastoral missionária nas paróquias onde atuam”, explica o diretor geral do CCM, padre Antônio Valdeir Duarte de Queiróz .

A formação será realizada de 29 de junho a 2 de julho deste ano, na sede do Centro Cultural Missionário, em Brasília. A metodologia utilizará de reflexões temáticas; trabalho em grupos e partilha de experiências; momentos orantes e celebração eucarística; recursos audiovisuais; e indicações de referências bibliográficas para aprofundamento da reflexão pessoal. Ao final, será concedido certificado pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP) e pelo Centro Cultural Missionário (CCM).