Nada melhor para celebrar São José de Anchieta, o apóstolo do Brasil, do que lembrar a língua dos indígenas. O ato penitencial foi cantado em tupi. O apóstolo que aprendeu a língua dos nativos e buscou todas as formas para se comunicar com eles, servindo-se do teatro e da poesia, certamente aprovaria a homenagem.

A comunidade e os visitantes viveram com intensidade e entusiasmo o encerramento dos festejos e demonstraram devoção a São José de Anchieta. Durante a Celebração, a vida e o entusiasmo missionário do santo, foram realçados em diversos momentos.
Dom Ângelo Mezzari, arcebispo de Vitória, relacionou as leituras com as opções evangelizadoras de São José de Anchieta: os pés de São José de Anchieta peregrinaram com a Palavra de Deus na mão, tal como anunciou o profeta Isaías – ir mar adentro e buscar águas mais profundas, foi a atitude do apóstolo do Brasil ao procurar entender culturas e anunciar-lhes Jesus Cristo, a Igreja em saída que tanto nos recomendou o Papa Francisco.
“São José de Anchieta é um caminho de santidade e cada um de nós, na missão que recebeu, não sem lutas, mas com muita esperança, é chamado também percorrer. A vida de São José de Anchieta é um convite a perseverarmos no caminho da santidade”, disse dom Ângelo que também fez dois questionamentos: O que anunciamos verdadeiramente? O que São José de Anchieta trouxe para valorizar as culturas e apresentar Jesus?
Diante das dificuldades para transmitir a fé, dom Ângelo lembrou que São José de Anchieta foi um grande catequista e terminou sua homilia convidando todos a pedirem a graça “de ter coragem e criatividade para anunciarmos Jesus e não deixarmos a humanidade sem esperança e tornarmos José de Anchieta mais conhecido, mais reverenciado e mais amado”. O Arcebispo repetiu com todos os fiéis: São José de Anchieta ajudai-me a ser santo. A bênção final foi dada com a relíquia do santo.
Muitas fiéis e devotos compareceram à cerimônia vindos de diversos cantos e alguns arriscaram peregrinar a pé de Guarapari até Anchieta, pois o Santuário de Anchieta é um dos locais de peregrinação do Ano Jubilar da Esperança na Arquidiocese de Vitória.
Após a Celebração, pe. Álvaro Augusto Negromonte Pereira, pároco e dom Ângelo acolheram os fiéis, pousaram para fotos, abençoaram a quem pediu bênção e confraternizaram com aqueles que permaneceram nas barracas de quitutes.
São José de Anchieta foi canonizado pelo Papa Francisco em abril de 2014 e sua canonização foi lembrada por dom Ângelo que na ocasião participou desse momento histórico em Roma onde exercia a missão de Superior Geral da Congregação Rogacionista.






























Na motivação para a Celebração e na homilia, dom Ângelo falou sobre a caminhada já percorrida, lembrando a Festa da Penha que retomou o tema jubilar e tantos outros momentos já experienciados nas paróquias, áreas pastorais, comunidades e grupos de fé e lembrou a frase do Senhor a Paulo quando este estava em Corinto: “”Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”. “O jubileu é uma grande ocasião, uma grande oportunidade para anunciar, mas é também uma grande oportunidade para abrirmos o coração para tantos irmãos afastados da fé ou que vivem em situações particulares. ‘Eu estou contigo’, esta é a certeza que nos acompanha sempre”, disse dom Ângelo.























por 