Notícias

Os padres do Regional Leste 3 da CNBB, compostos pela Arquidiocese de Vitória e Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus estão

Os padres do Regional Leste 3 da CNBB, compostos pela Arquidiocese de Vitória e Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus estão reunidos na Casa de Retiro São Francisco Xavier, em Santa Isabel, Distrito de Domingos Martins, desde o dia 26 de maio, para o Encontro anual de Formação Permanente do Clero.

Ao todo, são quase 200 padres e seis bispos reunidos.

O tema deste ano é: “Igreja: Um Caminho Sinodal – Peregrinos de Esperança.””.

Os encontros começam sempre com a Santa Missa. E quem está assessorando as reflexões deste ano, são: dia 27, Monge Marcelo Barros, que fala sobre Análise de Conjuntura da Igreja no Brasil e no Mundo. Dia 28, Pe. Agenor Brighenti, com o tema Igreja Sinodal e no dia 29, é a vez de Dom Andherson Franklin, fala sobre Sinodalidade e a Missão Própria do Presbítero.

O Arcebispo de Vitoria, Dom Ângelo Mezzari, destaca a importância da formação continua do clero para a vida e missão dos presbíteros, oferecendo momentos de encontro, de partilha, de reflexão e convivência.

O Monge Marcelo Barros falou, que apesar de não ser sociólogo, é importante ver o lado social do Brasil, do mundo e das igrejas. E salientou o quanto é difícil falar sobre esse assunto no mundo tão polarizado em que vivemos.

A formação permanente dos presbíteros termina na quinta-feira, dia 29, e durante estes dias na programação acontecem missas, orações e momentos de confraternização.

 

 

Atenta às crescentes demandas das Igrejas Particulares e das comunidades de vida consagrada, especialmente no campo da saúde integral, a Comissão Episcopal para os

Atenta às crescentes demandas das Igrejas Particulares e das comunidades de vida consagrada, especialmente no campo da saúde integral, a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, em parceria com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), lança o curso de Especialização Lato Sensu em Saúde Mental no Contexto da Vida Religiosa Consagrada e Presbiteral. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de junho (AQUI).

Com formato híbrido — unindo encontros presenciais e atividades online — o curso foi pensado para oferecer instrumentos teóricos e práticos a profissionais de saúde, formadores, animadores vocacionais e agentes pastorais que atuam no acompanhamento psicológico e espiritual de religiosos e presbíteros.

A formação contempla temas como os desafios da saúde mental nos ambientes comunitários religiosos, discernimento vocacional, acompanhamento psicológico-espiritual e cuidados preventivos no cotidiano da vida consagrada e ministerial. A formação pretende responder a uma necessidade concreta e urgente das comunidades eclesiais: promover o cuidado integral da pessoa, especialmente em contextos de exigência espiritual e emocional.

“O curso é voltado também àqueles que exercem funções de liderança em casas de formação, pastorais vocacionais e na pastoral presbiteral, contribuindo para a construção de ambientes mais saudáveis, maduros e acolhedores dentro da vida religiosa e presbiteral”, afirmam os organizadores.

edital do curso, juntamente com material de divulgação, já está disponível e está sendo amplamente compartilhado entre dioceses, congregações religiosas e instituições de ensino teológico. A expectativa é formar agentes comprometidos com uma abordagem humana e integrada da missão evangelizadora.

A iniciativa reforça o compromisso da CNBB, da FAJE e da CRB com uma formação sólida e atual, em sintonia com os apelos do Papa por uma Igreja mais próxima, misericordiosa e cuidadora de todos os seus membros. Para mais informações, os interessados podem acessar o edital do curso nos canais oficiais da FAJE.

Fonte: publicado no site cnbb.org.br
Nas celebrações do Jubileu 2025, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai realizar uma peregrinação com governantes das esferas municipal, estadual e

A proposta é favorecer “um momento especial de oração, celebração e reflexão sobre o papel do cristão na política, com a súplica comum por sabedoria, discernimento e coragem para servir ao povo brasileiro com integridade, respeito à dignidade humana e compromisso com o bem comum”, segundo a motivação encaminhada às autoridades.

O assessor de relações institucionais e governamentais da CNBB, frei Jorge Luiz Soares, destaca que os governantes e seus familiares, convidados para a celebração jubilar vão estar juntos, “aos pés de Nossa Senhora Aparecida, rezando pelo nosso país, pelos nossos estados, pelos nossos municípios, mas, sobretudo, pedindo a bênção de Deus, a bênção de Deus por intercessão de Nossa Senhora para que possa iluminar a vida, as decisões, o caminho de todos aqueles que exercem a função do governo no nosso Brasil”.

Programação do Jubileu dos Governantes

🔹Sábado, dia 05 de julho

  • 17h – Acolhida no Santuário e Oração do Terço na Capela das Confissões (subsolo da Basílica)

🔹Domingo, dia 06 de julho

  • 08h – Missa na Basílica
  • 09h30 – Coffee break
  • 10h – Palestra: A esperança não decepciona: fé que inspira a boa política a serviço do bem comum (Auditório Padre Noé Sotillo)
  • 11h – Comunicações
  • 12h – Encerramento

Faça a sua inscrição para o Jubileu dos Governantes aqui

Fonte: publicado no site cnbb.org.br
O dia 22 de maio é dedicado a Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis. E na Arquidiocese de Vitória existem duas

O dia 22 de maio é dedicado a Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis.

E na Arquidiocese de Vitória existem duas paróquias dedicadas à Santa. Uma na Praia do Canto, em Vitória e outra no Bairro Sta. Rita, em Vila Vela.

A Paróquia Santa Rita de Cássia – Área Pastoral de Vila Velha – iniciou os festejos com a Novena no dia 13 de maio, com a novena dedicada a Santa.

Todos as missas da Novena foram presididas por padres das diversas Paróquias da Arquidiocese: Edmilson Boechat, Patrick, Evandro Sagrilo, Marcelo Margon, Marcio Teodoro, Rodrigo Chagas, Ivo Amorim e Diego Carvalho.

Ontem, no grande dia, a Paróquia celebrou três missas: às 06h manhã houve missa pelos devotos que ajudaram na Novena e demais comunidades; às 12h Súplica de Santa e benção das rosas e também Benção do Santíssimo e às 19h, acolhida do Arcebispo Metropolitano Dom Angelo Mezzari, na Comunidade São José, em sua primeira visita à Paróquia, com carreata com a imagem de Santa Rita até a Igreja Matriz onde aconteceu a missa solene de encerramento, presidida por Dom Angelo e concelebrada pelo padre Anderson Teixeira.

Durante a Santa Missa, aconteceu a entrada das relíquias de Santa Rita e a entronização da imagem.

E em sua homilia, Dom Angelo destacou que, como Santa Rita, devemos carregar nossa cruz, mas sem tirar os olhos de Jesus. E que as rosas de Santa Rita nos mostram como sempre devemos florescer.

Essa Festa encerra a comemoração dos 60 anos de Fundação da Comunidade Matriz Santa Rita de Cássia que fez homenagem aos fiéis que fizeram parte dessa trajetória.

Quem é Santa Rita?

“Pequena de estatura, mas grande na santidade, Santa Rita viveu na humildade e é conhecida no mundo inteiro pela sua heroica existência cristã de esposa, de mãe, de viúva e de monja. Arraigada profundamente no amor de Cristo, Rita encontrou na sua fé inabalável
a força para ser em toda a circunstância mulher de paz.

Humildade e obediência foram a via pela qual Rita caminhou para uma semelhança sempre mais perfeita ao Crucificado. O estigma que brilha na sua testa é a autenticação da sua maturidade cristã.

Na Cruz com Jesus, ela formou-se naquele amor que tinha já conhecido e expresso de maneira heroica entre as paredes de casa e na participação nas vicissitudes da sua cidade.

Seguindo a espiritualidade de Santo Agostinho, fez-se discípula do Crucificado e, “perita no sofrer”, aprendeu a entender os sofrimentos do coração humano. Rita tornou-se assim advogada dos pobres e dos desesperados, obtendo para quem a tenha invocado nas mais diversas situações inúmeras graças de consolação e de conforto.

Rita de Cássia foi a primeira mulher a ser canonizada no Grande Jubileu do início do século XX, em 24 de maio de 1900. Ao decretar a sua santidade, Leão XIII observou que ela agradou a Cristo, tanto que a quis
marcar com o selo da sua caridade e da sua paixão.

Esse privilégio foi-lhe concedido devido à sua
humildade singular, ao afastamento das ambições terrenas e ao admirável espírito penitencial, que acompanharam todos os momentos da sua vida.

A Santa de Cássia pertence ao grande rol das mulheres cristãs que “tiveram um influxo significativo na vida da Igreja, como também na da sociedade”.

Rita interpretou bem o “gênio feminino”, viveu-o intensamente na maternidade tanto física como espiritual.

A devoção a Santa Rita é simbolizada pela rosa: uma existência capaz de responder ao sofrimento e aos espinhos com o perdão e o dom total de si, para difundir em toda a parte o bom perfume de Cristo, mediante o anúncio coerente e vivido do Evangelho.”

(Fonte: Vatican News)

Fotos: Maria Rosa Menegatti/Pascom Paróquia Santa Rita de Cássia – Vila Velha

 

O Jubileu da Esperança que estamos celebrando junto com a Igreja em todo o mundo vai ser intensificado a partir do mês de junho.

O Jubileu da Esperança que estamos celebrando junto com a Igreja em todo o mundo vai ser intensificado a partir do mês de junho. O calendário das peregrinações e atividades para comemorar os 2025 anos de nascimento de Jesus Cristo está pronto e teremos, a partir de junho, dois livretos impressos para ajudar as pessoas individualmente e também os grupos que se organizarem para fazer peregrinações aos lugares designados pela Arquidiocese. As recomendações incluem as orientações para receber a indulgência (graça oferecida para reparação dos pecados já perdoados pelo sacramento da confissão).

O arcebispo, dom Ângelo Mezzari vai acompanhar as peregrinações das Áreas Pastorais para estar junto com elas neste momento importante na caminhada de fé e também conhecer um pouco mais das realidades locais.

No próximo sábado, 24 de maio de 2025, dom Ângelo celebra com a Área Pastoral Benevente, em Anchieta a partir de 14h. O Vicariato para a Comunicação vai acompanhar as visitas, registrar e divulgar no site e mídias sociais da Arquidiocese. Desta forma todos podem acompanhar como as Áreas Pastorais estão vivenciando o Ano Jubilar da Esperança.

Confira as datas, locais e horários:

13 de setembro – Área Pastoral Cariacica/Viana a partir de 14h

11 de outubro – Área Pastoral Vila Velha. A peregrinação jubilar será no Santuário Divino Espírito Santo a partir de 14h.

25 de outubro – Área Pastoral Serrana a partir de 10h

01 de novembro – Área Pastoral Vitória a partir de 16h

14 de dezembro – Área Pastoral Serra/Fundão a partir de 9h

 

Na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, o arcebispo metropolitano de Vitória, Dom Ângelo Mezzari, recebeu na Cúria de Vitória os responsáveis pelas Novas

Na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, o arcebispo metropolitano de Vitória, Dom Ângelo Mezzari, recebeu na Cúria de Vitória os responsáveis pelas Novas Comunidades de Vida e Aliança presentes na Arquidiocese. O encontro contou com a presença do assessor eclesiástico para as Novas Comunidades, padre Hadeleon Santana, e representantes das comunidades Epifania, Mensageiros da Boa Nova, Água Viva, Missionários da Luz, Jesus Está Vivo e Shalom.

Segundo o padre Hadeleon, o momento foi de acolhida e também de apresentação: “As novas comunidades, por meio dos seus representantes, puderam apresentar ao arcebispo as comunidades presentes em nossa Arquidiocese, bem como o tempo de fundação, o carisma e o trabalho que exercem aqui”, explicou.

Após a apresentação de cada comunidade, Dom Angelo abriu espaço para escuta das principais dificuldades enfrentadas pelas comunidades no dia a dia, especialmente na vivência de seus carismas institucionais. “Também foram compartilhadas as expectativas em relação à Igreja local, tanto por parte do arcebispo quanto do assessor eclesiástico”, destacou padre Hadeleon.

Durante o encontro, o arcebispo reafirmou o compromisso de caminhar junto às comunidades, continuando o trabalho de acompanhamento já realizado ao longo dos anos. Além disso, apresentou propostas concretas para fortalecer ainda mais a inserção das Novas Comunidades na vida da Igreja: “Dom Angelo fez alguns apontamentos de propostas, de acompanhamento, de formação e de inserção das novas comunidades cada vez mais na vida eclesial da nossa Igreja Particular de Vitória”, completou o sacerdote.

O encontro reforça a comunhão eclesial e o papel das Novas Comunidades como expressão viva da missão evangelizadora da Igreja nos tempos atuais, em sintonia com os apelos do Espírito e com os desafios da realidade contemporânea.

São 25 anos da presença Marista em Terra Vermelha, Vila Velha. A escola, gratuita é dirigida pelo irmão Davi e congrega, nesta data, 730

São 25 anos da presença Marista em Terra Vermelha, Vila Velha. A escola, gratuita é dirigida pelo irmão Davi e congrega, nesta data, 730 alunos da região, um projeto que tem feito diferença na vida daqueles que passaram por ali. Para celebrar os 25 anos, uma imagem de Nossa Senhora da Penha está percorrendo as comunidades e Escolas Maristas e hoje a imagem estava na Escola em Terra Vermelha.

“Há ¼ de século estamos aqui espalhando sementes de esperança e amor”, disse o irmão Davi Nardi, diretor da Escola Marista Terra Vermelha, logo no início da missa.  25 palmeiras porque elas crescem para o céu e é isso que a escola e os irmãos maristas fazem; 25 flores simbolizando o trabalho dos maristas em defesa da criança e do adolescente, ornamentavam o espaço onde aconteceu a celebração da missa presidida por dom Ângelo Mezzari, arcebispo de Vitória.

 

 

Dom Ângelo saudou alunos, professores, colaboradores, comunidade de fieis e comunidade marista e agradeceu pelo trabalho que desenvolvem. “Reconhecer os religiosos que aqui trabalharam e seus colaboradores nos leva a expressar nossa gratidão por todo este trabalho. Celebrar 25 anos é voltar às origens e rever os valores, o objetivo e o carisma de trabalhar pelo bem da educação.”, disse dom Ângelo.
Depois, referindo-se ao Evangelho, o Arcebispo disse: “Nós somos os ramos e devemos permanecer unidos ao essencial. Como Marcelino Champagnat devemos ser fieis à Igreja e viver a comunhão com Cristo. É preciso deixar-se moldar por Cristo e sermos os ramos que jamais se desprendem e por isso não secam”.

Para terminar a homilia, dom Ângelo lembrou que para que “o sonho de compromisso que permanece no coração dos maristas é preciso olhar com esperança e manter-se no sonho. Por isso, rezemos por esta comunidade e pelas vocações para que estas obras possam continuar e ofereçam à Igreja e à sociedade uma educação de qualidade”.

Na hora dos agradecimentos, 30 anos do irmão Davi foram lembrados. A ele foi oferecida uma árvore (Sete Copas Africana) e um cartão contendo as assinaturas de todos os colaboradores da Escola. Na sequência o agradecimento foi dirigido a dom Ângelo, que visitou a Escola pela 1ªvez e a ele foi oferecida uma casaca, entregue pelos alunos da Escola.

 

De 26 a 29 de maio, os presbíteros do Regional Leste 3 da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, composto pelas dioceses de

De 26 a 29 de maio, os presbíteros do Regional Leste 3 da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, composto pelas dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina e Arquidiocese de Vitória, participam da formação continuada, evento que acontece uma vez ao ano. Padre Diego Carvalho, representante do clero da Arquidiocese de Vitória espera a participação de mais de 200 padres e todos os bispos do Regional, e afirma: “estamos confiantes nessa formação, porque é uma formação de continuidade daquilo que nós já estamos avaliando nesses últimos anos. O caminho que nós vamos percorrer é um caminho de contemplação daquilo que nós estamos celebrando, que é o jubileu da esperança. E os nossos presbíteros precisam ser aquelas pessoas que impulsionam, que incentivam as pessoas a buscarem e viverem essa esperança”.

O Encontro acontece em Sta. Isabel na Casa de Retiros São Francisco Xavier e conta com a assessoria do Monge Marcelo Barros que fará a análise de conjuntura; pe. Agenor Brighenti para falar sobre Igreja Sinodal e dom Andherson Franklin que apresentará as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Este é o momento de acompanharmos com orações os padres e bispos que participam do Encontro. Rezemos para que “os presbíteros que irão participar, possam vir abertos ao Espírito Santo, e a partir daquilo que os nossos assessores vão apresentar para nós, possamos refletir sobre aquilo que é próprio da vida presbiteral,  a vida espiritual, a vida afetiva, emocional, mas também a vida pastoral, de modo que nós possamos ser homens de oração, homens próximos do povo, pastores com cheiro de ovelha”, como pe. Diego disse ser sua expectativa.