Notícias da Arquidiocese

Neste final de semana a oferta das missas e celebrações da palavra na Arquidiocese de Vitória serão destinadas ao projeto Igreja Irmã de Lábrea,

Neste final de semana a oferta das missas e celebrações da palavra na Arquidiocese de Vitória serão destinadas ao projeto Igreja Irmã de Lábrea, como acontece todos os anos no último final de semana do mês de agosto. Padre Roberto Natal é Coordenador para Comissão da Ação Missionária da Arquidiocese de Vitória e ele explica que tanto no sábado (28), quanto no domingo (29) essa coleta será específica.

“Tudo será destinado para nossa Igreja de Lábrea, que assumimos como Igreja irmã, então temos esse compromisso moral, pastoral e econômico de contribuir motivando a nossa Igreja particular de Vitória a ter um aspecto mais solidário e compromisso também de ajudar a Igreja que é pobre. Lábrea sendo conhecida como prelazia é uma Igreja pobre e precisa desse apoio e nós assumimos ela e isso que estamos motivando nessa campanha”, detalha o sacerdote.

Segundo informações contidas no livro do tombo das Irmãs Agostinianas o projeto Igreja Irmã começou em 1973 – ou seja – há 48 anos, após uma reunião episcopal entre Dom Florentino Zabalza, então Bispo de Lábrea e Dom João Batista da Motta de Albuquerque que era Arcebispo de Vitória na época. “Essa parceria se prolonga a vários anos, mostrando um rosto missionário da nossa Igreja comprometida, solidária e que olha para os pobres. Aquilo que a Igreja vive a partir do evangelho e da prática da justiça. Olhando para uma igreja pobre, sendo despojada, principalmente neste momento de pandemia que estamos vivendo”, afirma padre Roberto.

O coordenador para Comissão da Ação Missionária conta que enviou a todas as paróquias uma carta convocando que todas as 90 paróquias e comunidades da Arquidiocese se engajem nesse espírito missionário de solidariedade, sendo a “Igreja em Saída”, que o Papa Francisco tanto pede aos fiéis. Além disso, ele pediu que a Amelinha, membro da Comunidade Epifania e que faz essa ponte entre a Arquidiocese e Lábrea, produzisse um vídeo como um incentivo para ser publicado nas redes sociais e no WhatsApp reafirmando o compromisso de todos – como Igreja de Vitória – para com os indígenas, ribeirinhos e todo povo da Amazônia.

Destino da coleta

A coleta solidária é a principal fonte de recursos que mantém trabalhos pastorais e sociais do Projeto Igreja Irmã, em Lábrea, como formação bíblica e pastoral; envio de seminaristas e padres para experiências missionárias e auxilia no projeto Barco Hospital Laguna Negra – uma parceria entre a Arquidiocese, a Prelazia e a Comunidade Epifania – que já realizou mais de 25 mil atendimentos médicos nas comunidades ribeirinhas desde 2013, onde se torna a única oportunidade de acesso a tratamentos básicos de saúde.

Na próxima quarta-feira, dia 1º de setembro, começa a programação para celebrar a Festa de Nossa Senhora da Vitória, que é padroeira desta Arquidiocese;

Na próxima quarta-feira, dia 1º de setembro, começa a programação para celebrar a Festa de Nossa Senhora da Vitória, que é padroeira desta Arquidiocese; da capital do Espírito Santo e também da paróquia onde está a Catedral Metropolitana. Neste ano estão sendo celebrados os 470 anos de Fé e Devoção em honra a Nossa Senhora da Vitória, uma das expressões de devoção mais antiga do Brasil.

Logo no primeiro dia de programação acontece o retorno da imagem restaurada. No dia 28 de julho ela foi retirada do altar da Igreja e levada para o restauro. Durante esse período os fiéis colaboraram com doações nas celebrações e na secretaria paroquial para que este trabalho fosse realizado.

Em 08 de setembro, é celebrada pela Igreja a Solenidade da Natividade de Nossa Senhora, em que se comemora o nascimento de Maria, mãe do Rei, Senhor e Salvador do mundo. A Virgem Maria nasce, é amamentada, cuidada, cresce e recebe de Deus a missão de conceber Jesus.

Criação da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo

Neste dia a Arquidiocese de Vitória, também comemora neste dia os 63 anos de sua criação. Até 1895, a Igreja no Estado do Espírito Santo estava hierarquicamente vinculada à Diocese de Niterói do Estado do Rio de Janeiro. A criação da primeira Diocese aconteceu em 15 de novembro de 1895 através da Bula “Santíssimo Domino Nostro”, promulgada pelo Papa Leão XIII, com o nome de Diocese do Espírito Santo, abrangendo a extensão do próprio Estado.

O primeiro bispo, Dom João Baptista Corrêa Nery, foi responsável pelo governo da Diocese até 1901. Na sequência sucederam-lhe: Dom Fernando de Souza Monteiro (1901 a 1916); Dom Benedicto Paulo Alves de Souza (1918 a 1933); Dom Luiz Scortegagna (1933 a 1951); Dom José Joaquim Gonçalves (1951 a 1957); Dom João Batista da Mota e Albuquerque (1957 a 1958).

Em 1958 a então Diocese do Espírito Santo recebeu o título de Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo (Bula “Cum Territorium” do Papa Pio XII) e em seguida originou a criação das Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e anos depois a de Colatina.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA 

1º Dia do Oitavário : 01/09 – 4ª feira
17h – Entrada da imagem restaurada de Nossa Senhora da Vitória pelos oficiais da Marinha do Brasil.
17h20 – Reza do Santo Terço
18h – Missa de Abertura Participação especial: Paróquia Sagrada Família -Jardim Camburi
Padre Evandro Loureiro Sagrilo
Transmissão do Oitavário – Redes Sociais da CatedralVix
19h30 – Seminário Arquidiocesano On-line de Mariologia – Assessor: Irmão Afonso Murad Transmissão do Seminário – Youtube ArquiVitória

2º Dia do Oitavário: 02/09 – 5ª feira
17h – Adoração
18h – Missa
Participação especial: Paróquia São José – Maruípe.
Padre Robinson de Castro Cunha
Transmissão do Oitavário – Redes Sociais da CatedralVix

19h30 – Seminário Arquidiocesano On-line de Mariologia – Assessor: Padre Valdevino Guimarães Transmissão do Seminário – Youtube ArquiVitória

3º Dia do Oitavário: 03/09 – 6ª Feira
17h – Adoração
18h – Missa
Participação especial: Paróquia São Camilo de Lélis – Mata da Praia.
Padre Teodósio Cesar de Aquino.
Transmissão do Oitavário- Redes Sociais da CatedralVix
19h30 – Seminário Arquidiocesano On-line de Mariologia – Assessora: Doutora Lúcia Pedrosa-Pádua. Transmissão do Seminário- Youtube ArquiVitória

4º Dia do Oitavário: 04/09 – Sábado
15h30 – Abertura do Encontro Arquidiocesano do Terço dos Homens
16h – Pregação – Padre Adenilson Schmidt
16h – 17h – Mutirão de confissões
17h15 – Entrada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, Santo Terço e Meditação
18h – Missa
Padre: Cristian Bitencourt Lopes de Melo (Arautos do Evangelho)
Transmissão do Terço dos Homens e Oitavário- Redes Sociais da CatedralVix

5º Dia do Oitavário : 05/09 – Domingo
8h – Missa – Transmissão TVE
11h – Missa (Neste horário, não haverá transmissão)
17h – Adoração
18h – Missa
Participação especial: Paróquia São Pedro – Bairro São Pedro – Padre Paulino
19h – Carreata com a Imagem de Nossa Senhora da Vitória pelo Centro de Vitória com arrecadação de alimentos.
Transmissão do Oitavário – Redes Sociais da CatedralVix

6º Dia do Oitavário: 06/09 – 2ª Feira
17h – Adoração
18h – Missa
Participação especial: Paróquia São Pedro –Vila Rubim
Padre Manoel David Neto
Transmissão do Oitavário- Rede Sociais da CatedralVix

7º Dia do Oitavário: 07/09 – 3ª feira
17h – Adoração
18h – Missa
Participação especial: Paróquia São Francisco de Assis – Jardim da Penha
Padre Celso Pôrto Nogueira
Transmissão do Oitavário- Redes Sociais da CatedralVix

8º Dia do Oitavário: 08/09 – 4ª Feira
9h – Missa da Solenidade de Nossa Senhora da Vitória – Padroeira da Cidade de Vitória – Dom Dario Campos
11h – Ofício de Nossa Senhora Participação: Seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Penha
17h – Adoração
18h – Missa de Encerramento – Dom Luiz Mancilha Vilella
19h30 – Live Show + Carreata com Imagem de Nossa Senhora da Vitória pelas ruas da Cidade de Vitória.
Transmissão do Oitavário – Redes Sociais da CatedralVix

  • Haverá cantina durante os eventos presenciais de 01 a 08 de setembro.
  • O acesso aos eventos presenciais está liberado, desde que se observe o distanciamento e o uso de máscara.
    O controle se fará na chegada.
No último dia 14, o diácono permanente Pedro Trindade, foi eleito para Coordenação dos diáconos da Área Pastoral de Vitória. Ele somará aos trabalhos

No último dia 14, o diácono permanente Pedro Trindade, foi eleito para Coordenação dos diáconos da Área Pastoral de Vitória.

Ele somará aos trabalhos do conselho da Área Pastoral ao qual foi designado. Segundo o diácono “participar do conselho da área é de suma importância, porque alargamos as reflexões, dos anseios e dos desejos pastorais da nossa Arquidiocese, e também dos anseios e desejos da nossa Igreja”.

 

 

Anexos

Começa hoje, 23 e vai até o 25 de agosto de 2021, o retiro dos presbíteros da Área Pastoral Serra / Fundão. Serão ao

Começa hoje, 23 e vai até o 25 de agosto de 2021, o retiro dos presbíteros da Área Pastoral Serra / Fundão. Serão ao todo 16 padres que estarão retirados numa experiência de renovação para que se tornem sempre mais semelhantes a Jesus que reservava tempo para a ação evangelizadora, a oração e caridade.

O retiro será assessorado pelo Pe. Arthur Francisco Juliatti dos Santos, na cidade de Marechal Floriano.

Todo ano, os presbíteros da Arquidiocese de Vitória – ES, se reúnem para o retiro anual. Por conta da pandemia da Covid-19, o retiro deste ano acontecerá por Áreas Pastorais, assim evitam-se aglomerações e é possível manter distanciamento e todos os cuidados necessários neste momento.

Já aconteceu o retiro das Áreas Pastorais Benevente, Serrana, Vila Velha e Cariacica. Já a Área Pastoral de Vitória tem o retiro programado para 20 a 24 de setembro, dias que serão de oração e unidade de todos os padres dessa área.

24 de agosto O diácono Geraldo está se recuperando muito bem. Ainda vai permanecer no hospital até o final de semana. Continuem rezando por

24 de agosto

O diácono Geraldo está se recuperando muito bem. Ainda vai permanecer no hospital até o final de semana. Continuem rezando por ele.

22 de agosto

O diácono permanente Geraldo Magela, da Paróquia Santo Antônio de Sant’ana Galvão, na tarde de sábado (21) sofreu um AVC, o mesmo está internado no Hospital Central em Vitória. Contamos com oração de todos.

Nesse final de semana ( 20, 21 e 22 de agosto de 2021) a Escola Diaconal São Lourenço da Arquidiocese de Vitória do Espírito

Nesse final de semana ( 20, 21 e 22 de agosto de 2021) a Escola Diaconal São Lourenço da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo retornou às suas atividades com um Retiro Espiritual e Formativo no Centro de Formação Dom João Batista em Ponta Formosa.

Pe. Márcio Ferreira de Souza é o Diretor da Escola Diaconal e, também, Assistente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos. Pe.  Roberto Francisco Natal é o diretor espiritual. Ainda compõem a Comissão, os diáconos permanentes Antônio Sérgio, Emanuel Duarte, Sandro Melo, Sérgio Rodrigues e Joacir Souza Viana.

Daniel Calil Mascalubo é o novo sacerdote da Arquidiocese de Vitória, ele foi ordenado por Dom Dario Campos neste sábado, 21 de agosto às

Daniel Calil Mascalubo é o novo sacerdote da Arquidiocese de Vitória, ele foi ordenado por Dom Dario Campos neste sábado, 21 de agosto às 18h, na paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila Velha.
Logo depois do testemunho do reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, Pe. Jorge Campos Ramos, que também é Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória, o Arcebispo disse que ordenar um padre é uma responsabilidade muito grande e pediu que a assembleia também se manifestasse dando a sua aprovação por meio de uma salva de palmas e ficando de pé.

Na homilia, Dom Dario pediu ao padre Daniel que tenha uma atenção especial com os mais necessitados e que ele “renove todos os dias o seu compromisso de pregar o evangelho”.

Segundo o Arcebispo, é importante que o sacerdote cuide dos doentes e sofredores, “olhe com ternura e carinho por esses nossos irmãos”, “seja uma voz que clama por justiça” e pelo testemunho “seja sempre um profeta de Jesus Cristo”.

O representante dos padres da arquidiocese, Pe. Diego, falou em nome dos presbíteros e deu as boas vindas ao neo-sacerdote. Ele disse que todos estão felizes em tê-lo como irmão no sacerdócio.

Ao final da celebração, no momento dos agradecimentos, o já ordenado Pe. Daniel Calil, relembrou os dias difíceis que antecederam a ordenação, pois ele contraiu COVID. O padre fez questão de agradecer aos profissionais de saúde que cuidaram dele, inclusive alguns estavam presentes.

Vários padres concelebraram a santa missa e dezenas de fiéis estiveram presentes na igreja onde o Pe. Daniel fez a ultima etapa do seu estágio pastoral como seminarista. Quem também participou da liturgia foi o Diácono Ruan, ele será ordenado padre no próximo dia 28.

Os padres Alessandro Rebonato, João Tozzi e Vitor Zille Noronha receberam hoje de dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, a decisão sobre as paróquias

Os padres Alessandro Rebonato, João Tozzi e Vitor Zille Noronha receberam hoje de dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, a decisão sobre as paróquias onde irão atuar como vigários paroquiais. Acompanhemos a nova missão com orações pedindo a Deus que os ilumine, ampare e abençoe suas atividades.

Pe. Alessandro Rebonato- vigário paroquial na paróquia São Pedro, Bairro São Pedro em Vitória.

 

 

 

Pe. João Tozzi – vigário paroquial na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Praia da Costa em Vila Velha.

 

 

 

 

Pe. Vitor Noronha – vigário paroquial na paróquia Bom Pastor, Campo Grande em Cariacica.