Notícias da Arquidiocese

Lideranças da área Pastoral Serra/Fundão estão recebendo há cerca de um mês e meio ajuda para lidar com o sofrimento emocional. Quem está coordenando

Lideranças da área Pastoral Serra/Fundão estão recebendo há cerca de um mês e meio ajuda para lidar com o sofrimento emocional. Quem está coordenando o trabalho em grupo que acontece de 15 em 15 dias, às quartas-feiras, de 19h às 20h30, é padre Pedro Camilo, psicoterapeuta há mais de 20 anos e atualmente pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo. Os encontros acontecem na paróquia Nossa Senhora da Penha, em Jardim Limoeiro.

De acordo com padre Pedro Camilo a demanda surgiu a partir dos próprios padres que identificaram essas lideranças no dia a dia das paróquias e que estão disponíveis e mais fragilizadas, e enviaram ao trabalho. São 30 vagas neste projeto piloto e de acordo com o presbítero o grupo fica variado a cada semana, pois tem dia que participam 20 pessoas, outra 30 e outra 15, por exemplo, pois nem todos comparecem a todos os encontros. A perspectiva é que esta primeira etapa se encerre daqui há um mês e meio.

“No momento em que as pessoas precisam de apoio emocional e terapêutico, nasceu essa necessidade em que os padres estavam pontuando a respeito das lideranças, pois muitas estavam entrando em processo de depressão, em processo da síndrome de Born-out. Vendo essas situações eles relataram a dificuldade de encontrar uma forma de encaminhar isso, pois realmente o tratamento é caro mesmo. Até nas redes municipais e estadual não se oferece muitas vagas. Conversamos um pouco e pensamos em trabalhar essa forma”.

Atualmente o mundo está vivendo um grande adoecimento emocional seja no mundo pessoal, no âmbito familiar e isso afeta também as relações dentro das comunidades. E padre Pedro Camilo afirma que estão trabalhando as emoções mesmo e como é preciso lidar com isso: “se existe uma demanda, a gente tenta ajudar essa demanda, ao menos tentar aliviar um pouquinho esse estresse que estão vivendo, que não deixa de ser por essa pandemia toda que acaba gerando um estresse pós-traumático em muitas pessoas que não sabem lidar como isso. A partir da necessidade eu me coloquei a disposição de fazer esse trabalho em grupo”.

As demandas que são trabalhadas nas sessões terapêuticas partem sempre da necessidade de cada liderança. Entre elas estão pessoas que falam que estão precisando de trabalhar, pois estão com depressão profunda, outros estão com ansiedade muito grande, outras que não estão conseguindo dormir direito e vão elencando os motivos e a situação que está levando a não dormir.

Ao final deste trabalho, padre Pedro Camilo explica que vão fazer uma avalição, escrever um pequeno artigo que será divulgado principalmente em um site de trabalho da área, pois a técnica que está sendo usada é uma técnica específica das constelações. “Então vai para a Associação dos Consteladores em nível nacional e internacional. A proposta depois é divulgar para ver se teve êxito, se chegamos e encontramos aquilo que estava previsto no cronograma”. Padre Jones Teixeira é coordenador da área pastoral Serra-Fundão e conta que quando padre Pedro Camilo apresentou o projeto ele achou muito importante e por isso disponibilizou o território de sua paróquia para que o encontro acontecesse.

A proposta de trabalhar em grupo é para que cada um veja que os seus problemas, vividos na comunidade ou na própria família, são questões humanas. “Então o que está na família de um por exemplo, está na família de todo mundo. É humano o que está acontecendo na vida de todo mundo neste momento que estamos vivendo. E na medida que eles vão justamente partilhando dá para ver que um vai percebendo que tal situação acontece com ele também. A gente vai encontrando solução, a partir do que eles vão desenhando e vão tendo como insight”.

Paz e Pão

Mas todo esse trabalho não é totalmente gratuito às lideranças. Padre Pedro Camilo detalha que quem vai a cada 15 dias precisa levar um kg de alimento não perecível, para ser distribuído depois às famílias carentes, pelo trabalho da Campanha Paz e Pão da Arquidiocese de Vitória. O objetivo é externar essa importante relação de troca, para que cada um perceba que recebe algo e precisa devolver algo ao seu próximo.

Sigilo

Durante as reuniões não é feito nenhum registro, pois é necessário preservar as identidades das pessoas que estão no grupo. Por uma questão de ética não são divulgadas imagens dos participantes e mesmo aqueles que fazem ao final de cada encontro uma resenha de como está se sentindo, de como foi o encontro, os nomes não são divulgados. Padre Pedro Camilo faz um apanhado de tudo, registra em um relatório, mas preservando sempre a identidade e singularidade de cada pessoa que na verdade está abrindo muito o coração e expondo coisas que são pérolas.

A Renovação Carismática Católica (RCC) na Arquidiocese de Vitória está retomando suas formações presenciais, após a paralisação das atividades devido as limitações impostas pela

A Renovação Carismática Católica (RCC) na Arquidiocese de Vitória está retomando suas formações presenciais, após a paralisação das atividades devido as limitações impostas pela pandemia de Covid-19. No próximo sábado (21) acontece o Encontro Arquidiocesano de Pregadores, de 13h às 17h, no Santuário Bom Pastor, em Campo Grande, Cariacica. A expectativa é que 350 pregadores já discernidos participem deste encontro de avivamento. O local comporta até 700 pessoas respeitando o espaçamento.

Segundo Renan Souza, Coordenador Arquidiocesano do Ministério de Pregação da RCC, após dois anos o Ministério realiza este encontro presencial. Porém eles já estavam acontecendo de forma online com lives de estudo do livro dos Atos dos Apóstolos, realizadas durante os dias 02, 16 e 30 do mês de julho. “O ministério retornou em janeiro para suas missões formando um núcleo novo na Arquidiocese onde eu estou como representante, antes era o Roberto, mas eu assumi desde fevereiro esse chamado que Deus me fez. Começamos a montar o núcleo e na primeira instância da pandemia a gente aplicou encontros online, mas agora com essa nova realidade vamos fazer um encontro Arquidiocesano de Pregadores”.

O coordenador explica que na estrutura da RCC a nível Arquidiocesano ele representa todas as Áreas Pastorais, que tem um ou dois representantes dentro do Ministério de Pregação. O Núcleo é composto pelas áreas de Vila Velha, Vitória, Cariacica/Viana, Serra/Fundão, Benevente e Serrana. “Este será um encontro de avivamento onde Deus vai cuidar dos pregadores. Vamos ter momentos de adoração com padre Kremerson Giestas (Pároco da Paróquia Bom Pastor), em seguida teremos duas pregações, porque a moção esse ano além de formar, é de cuidar, pois as nossas famílias foram muito enlutadas e passaram por momentos difíceis, devido a pandemia e os pregadores estão ali dentro daquele contexto”, detalha Renan.

Além do objetivo do cuidado, o momento também será de reencontro entre os servos da RCC e de reencontro com o próprio Senhor. “O tempo que estamos vivendo é muito diferente e a gente precisa beber da graça, mergulhar em um encontro pessoal com Deus. Será importante a gente orar, escutar a Deus com todos os pregadores que estão dentro da Arquidiocese de Vitória”.

Os temas das pregações do próximo sábado estão em consonância com o tema nacional: “Descerá sobre vós o Espírito Santo e vós dará força e sereis minhas testemunhas” (Atos 1,8). O outro tema que também será trabalhado é “O Pastor que cuida” (João 10, 1 -16).

Abrindo as comemorações dos 470 anos de devoção a Nossa Senhora da Vitória, padroeira da nossa Arquidiocese, será realizado neste ano o I Seminário

Abrindo as comemorações dos 470 anos de devoção a Nossa Senhora da Vitória, padroeira da nossa Arquidiocese, será realizado neste ano o I Seminário Arquidiocesano de Mariologia com o tema: “Maria na vida da Igreja, discípula vitoriosa”. De 01 a 03 de setembro os fiéis são chamados a refletir sobre a Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe do Redentor, em encontros que acontecerão a partir das 19h30 com palestrantes convidados.

Todo o povo de Deus, pessoas que buscam aprofundamento sobre Nossa Senhora, podem participar deste momento. O I Seminário Arquidiocesano de Mariologia acontecerá de forma online e interativa com transmissão pelo Youtube da Arquidiocese de Vitória. A inscrição deve ser feita de forma antecipada por meio no link nesta página especial

Ao final do seminário os participantes poderão receber um certificado e durante a programação nos três dias serão dadas instruções para confirmação de presença. O valor para arcar com os custos da realização do Seminário é de R$ 10,00 por pessoa.  Terão direito ao certificado os interessados que efetuarem o pagamento da taxa e participarem nos três dias do evento.

Padre Renato Criste – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral – conta que a ideia de promover este seminário surgiu de uma demanda pouco explorada pastoralmente. “Temos avançado muito em formações para nossas lideranças em diversos âmbitos, mas pouco se fala dessa disciplina da teologia, chamada mariologia. Neste ano de 2021, celebraremos 470 anos de devoção a Nossa Senhora da Vitória, Padroeira desta Arquidiocese, e somos chamados a pensar nas raízes da nossa devoção à Mãe de Deus que estão presentes desde os primórdios da história capixaba”.

Ainda de acordo com padre Renato a Arquidiocese de Vitória tem alguns especialistas nesta disciplina de mariologia e estes se reuniram para pensar no tema, assessores e no formato. Os assessores convidados são o professor Afonso Murad, padre Valdivino Ferreira Guimarães e a pesquisadora e professora Lúcia Pedrosa Pádua. Confira os currículos e os temas que serão abordados abaixo.

Confira a programação:

Dia 01/09, 19h30

Tema: “Maria na vida do povo”
Assessor: AFONSO MURAD

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Concluiu especialização em Gestão e Marketing pela Fundação Dom Cabral e Comunicação Social na Universidade São Francisco. Concluiu MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais na USP. É professor de Teologia na Faculdade Jesuíta (FAJE) em Belo Horizonte. Membro da Equipe Interdisciplinar da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Pós-doutorando em Teologia, na PUC – RS. Irmão Marista.

Dia 02/09, 19h30

Tema: “A Virgem Maria na Liturgia: dos primeiros séculos ao Vaticano II”
Assessor: PE. VALDIVINO FERREIRA GUIMARÃES, C.SS.R.

Missionário redentorista. Graduado em Filosofia pela PUC-Campinas e Teologia pelo Instituto Teológico
São Paulo (ITESP). Mestre em Mariologia pela Pontifícia Faculdade Marianum, em Roma. Foi Prefeito de
Igreja do Santuário Nacional, Aparecida – SP. Diretor da Academia Marial de 2015 a 2017. Professor da Faculdade Dehoniana e no professor do ITESP. Membro do Conselho Diretor da Academia Marial de Aparecida.

 

Dia 03/09, 19h30

Tema: “Maria e a espiritualidade cristã”
Assessor: LÚCIA PEDROSA-PÁDUA

Doutora em Teologia sistemática pela PUC-Rio, onde é pesquisadora e professora em tempo contínuo. Atua nas áreas de Mariologia, Antropologia Teológica e Espiritualidade. Professora do Curso de Especialização em Mariologia da Academia Marial de Aparecida e Faculdade Dehoniana. Coordena o Ataendi, Centro de Espiritualidade da Instituição Teresiana no Brasil, dedicado à formação de cristãos leigos e leigos e trabalha na ação pastoral junto a comunidades. Em 2015 recebeu o 1º Lugar do “Premio Internacional Teresa de Jesus y el diálogo interreligioso”, outorgado pelo CITeS-Centro Internacional Teresiano-Sanjuanista, de Ávila, Espanha. É autora do livro Maria e a espiritualidade cristã. Aparecida: Santuário / Academia Marial de Aparecida, 2020.

 

O Papa Francisco, através da Secretaria de Estado do Vaticano, enviou mensagem de reconhecimento pelo trabalho de assistência aos necessitados realizado na área pastoral

O Papa Francisco, através da Secretaria de Estado do Vaticano, enviou mensagem de reconhecimento pelo trabalho de assistência aos necessitados realizado na área pastoral Benevente. O Papa inclui sua Bênção Apostólica a Diego Meneguelle Louzada dos Santos, Tiago  Ravaiani Xavier e Maristela Azevedo Leal, coordenadores da Campanha Paz e Pão na área pastoral.

A informação pelo trabalho realizado foi enviada pelo pe. Márcio Ferreira de Souza, pároco na paróquia Bem Aventurado Padre Eustáquio em Guarapari e padre referencial da articulação da campanha Paz e Pão na área pastoral.

 

 

No início da reunião da colegiada (Reunião de planejamento, composta pelo arcebispo, coordenador de pastoral; vigários episcopais para ação social e para a comunicação;

No início da reunião da colegiada (Reunião de planejamento, composta pelo arcebispo, coordenador de pastoral; vigários episcopais para ação social e para a comunicação; coordenadores das comissões (missionária, catequese, liturgia, família, jovem, leigos); e os coordenadores de pastoral das seis áreas), dom Dario Campos fez uma reflexão a partir dos últimos acontecimentos alegres e tristes da nossa arquidiocese: os falecidos, os doentes e a retomada das atividades.

Diante de Santa Dulce dos pobres, cuja memória litúrgica celebra-se neste dia, o arcebispo pediu aos membros da colegiada que, não desviem seus olhares pastorais, dos mais necessitados, quer estejam nas periferias de nossas cidades ou nas periferias existenciais, como os que vivem abandonados em suas casas.

Em seguida, padre Renato Criste, coordenador de pastoral, conduziu os trabalhos abrindo com a questão: Como pensar e planejar a ação pastoral 2022?

Por um lado apresenta-se a dificuldade de pessoas que não querem retomar as funções nas comunidades e pastorais; por outro lado o desejo de tantos de voltar com retiros, reuniões, encontros e outras atividades religiosas. Fica claro, porém, que a partir de agora não devemos ‘abrir mão’ da presença digital, não apenas com transmissão de eventos, mas com produções de conteúdos formativos. É notável, também, a urgência para reforçar, animar e formar novas lideranças, oferecer oportunidades de fortalecer a espiritualidade e a vivência dos sacramentos.

Foi anunciado também que acontecerá um seminário arquidiocesano de mariologia nos dias 1 a 3 de setembro de forma on-line.

Outro assunto na pauta da colegiada foi um tema que está sendo muito discutido nos dias atuais: a nova Lei sobre a proteção dos dados, que já está em vigor. É necessário cuidar dos dados que recebemos das pessoas obedecendo às novas regras, mesmo aqueles que são coletados em vista dos sacramentos, encontros, retiros e muito mais.

Ouvidos os vigários episcopais, as comissões pastorais e os coordenadores das áreas pastorais, a reunião terminou com a benção do arcebispo.

 

As atividades da família na arquidiocese de Vitória encerram-se no próximo sábado. Coordenadores e famílias participam da missa das 15h no Convento da Penha.

As atividades da família na arquidiocese de Vitória encerram-se no próximo sábado. Coordenadores e famílias participam da missa das 15h no Convento da Penha. A missa está sendo preparada pela fraternidade franciscana que acolhe a comissão arquidiocesana Vida e Família, coordenadores da pastoral e famílias para este momento de oração e agradecimento por todos os trabalhos e iniciativas que aconteceram durante a semana.

Este ano a programação ficou por conta de cada paróquia e a  comissão arquidiocesana organizou uma sequência de lives que iniciaram no dia 9 e terminam hoje, 13 de agosto de 2021. Todas foram transmitidas pelo canal do youtube da arquidiocese .

Ao contrário de anos anteriores não acontecerá a romaria, devido aos cuidados necessários neste tempo de pandemia. Portanto, que quiser participar da missa pode subir direto até ao Campinho, a pé ou nas vans que prestam o serviço ao Convento e, sempre, obedecendo às recomendações do Convento:

 

16 de agosto de 2021 Na tarde de hoje (16), às 15h, o diácono Daniel Calil Mascalubo teve alta. Os Padres Osmar Braido (Coordenador

16 de agosto de 2021

Na tarde de hoje (16), às 15h, o diácono Daniel Calil Mascalubo teve alta. Os Padres Osmar Braido (Coordenador de Pastoral da Área de Vitória) e Rodrigo Chagas (Coordenador de Liturgia da Arquidiocese) acompanharam sua saída do hospital. A ordenação do diácono Daniel, programada para o próximo sábado (21), acontecerá com a graça de Deus. Agradecemos a todos que rezaram por sua recuperação.

 

14 de agosto de 2021

Graças a Deus, o diácono Daniel, recebeu alta da UTI e foi transferido para o quarto. Continuemos rezando por sua total recuperação.

13 de agosto de 2021

Hoje a recuperação do diácono Daniel continuou evoluindo bem. Continuemos rezando pelo diácono.

12 de agosto de 2021

O diácono Daniel continua na UTI, mas apresenta quadro de recuperação significativo e passa bem. Continuemos em oração.

11 de agosto de 2021

Ainda na UTI, o diácono Daniel Calil apresentou melhoras de ontem para hoje. A necessidade de oxigênio diminuiu e já conseguiu se alimentar.

Continuemos rezando pela sua recuperação.

10 de agosto de 2021

O Diácono transitório, Daniel Calil Mascalubo está internado em Vitória após testar positivo para a Covid- 19. O diácono encontrava-se na casa dos pais quando apresentou sintomas. Testou positivo e após dois (2) de internação a saturação de oxigênio baixou. Hoje foi transferido para a UTI, onde recebe acompanhamento médico mais intenso.

Rezemos pela recuperação do diácono e pela sua família.

Hoje, 10 de agosto, memória de São Lourenço e Dia do Diácono, a arquidiocese de Vitória convida os diáconos, suas esposas e familiares para

Hoje, 10 de agosto, memória de São Lourenço e Dia do Diácono, a arquidiocese de Vitória convida os diáconos, suas esposas e familiares para missa em ação de graças. A celebração é na Catedral de Vitória às 18h e será presidida pelo pe. Márcio Ferreira de Souza, assistente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos Permanentes.

Parabéns a todos os diáconos pelo seu dia.