Notícias da Arquidiocese

2 de setembro 2021 A cirurgia de dom Luiz terminou e tudo correu bem. Ficarás as próximas horas em observação. Agradeçamos a Deus e

2 de setembro 2021

A cirurgia de dom Luiz terminou e tudo correu bem. Ficarás as próximas horas em observação. Agradeçamos a Deus e continuemos rezando por sua recuperação.

2 de setembro 2021

Dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo emérito de Vitória, está internado para retirada da vesícula. A intervenção vai acontecer hoje, 2 de setembro de 2021, no final da tarde. Rezemos por dom Luiz e por sua recuperação.

As paróquias Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Vila Velha, vão receber um concerto gratuito para homenagear as vítimas

As paróquias Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Vila Velha, vão receber um concerto gratuito para homenagear as vítimas da Covid-19 e as vítimas dos ataques de 11 de setembro, nos Estados Unidos. Uma Orquestra de Cordas vai executar obras de Barber e Tchaikosvky e será regida pelo maestro Frederico Gouveia, que é brasileiro e mora atualmente em Nova York. A participação poderá ser presencial, porém dentro dos padrões de distanciamento social que será mantido pelas igrejas.

Na sexta-feira, dia 10 de setembro, a apresentação acontecerá na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Praia da Costa, às 19h30.  Serão disponibilizadas 430 vagas e o agendamento será pelo aplicativo da paróquia, assim como acontece com as missas.

Já no sábado, dia 11, a apresentação será na Igreja histórica Nossa Senhora do Rosário, Prainha, também às 19h30. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Para quem deseja participar presencialmente está sendo pedido a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Tudo será transmitido pelo canal do Youtube Spirit Reflections, que é bilíngue (em inglês e português) e foi criado pelo maestro Frederico Gouveia no ano passado – já no período da pandemia – para entrevistar artistas, cientistas, religiosos e filósofos sobre espiritualidade e seu caminho de fé.

Segundo Frederico a ideia do concerto surgiu como uma maneira de conhecer os músicos profissionais de Vila Velha e Vitória pessoalmente e musicalmente também. Além disso, surgiu a vontade de oferecer música de concerto ao vivo para o público, já que estamos há quase 2 anos sem ter eventos presenciais, o que vem afetando músicos e artistas de todas as modalidades.

“Eu por morar nos EUA há 27 anos, tenho os ataques de 11 de setembro bem marcados na minha memória. E já que estamos chegando na data dos 20 anos deste evento, pensei de fazermos um momento musical que prestasse homenagem não só às pessoas que estão passando pela dor da COVID-19 atualmente, como também às vítimas deste evento histórico que mudou o mundo 20 anos atrás”.

O maestro conta que entrou em contato com os músicos da região e juntos arregimentaram uma orquestra de cordas com violinos, violas, violoncelos e baixos em um total 10 músicos: “iremos apresentar duas das mais importantes músicas dos séculos 19 e 20: o Adagio para Cordas do americano Samuel Barber (que foi tocado nos funerais do Kennedy, Albert Einstein, Roosevelt, entre outras celebridades) que virou o tema de contemplação e reflexão dos ataques de 11 de setembro. Além desta, iremos tocar a famosa Serenata para Cordas do russo Tchaikovsky – que transporta o público para lugares lindos e inesperados em toda sua extensão”.

Mas o objetivo desta iniciativa vai além. Maestro Frederico explica que este será o início de um trabalho para aliar música com a medicina. De que forma? Buscando patrocínio para levar músicos profissionais para tocar em hospitais, clínicas e asilos, já que os benefícios médicos e terapêuticos da música hoje são mais que comprovados, além de oferecer mais oportunidades de músicos poderem se apresentar com mais frequência para um público diverso e necessitado desta interação.

 

Começou nesta quarta-feira, 01 de setembro, o I Seminário de Mariologia, promovido pela Arquidiocese de Vitória em parceria com a Catedral de Vitória. O

Começou nesta quarta-feira, 01 de setembro, o I Seminário de Mariologia, promovido pela Arquidiocese de Vitória em parceria com a Catedral de Vitória.

O Seminário tem o objetivo de ser um espaço privilegiado de reflexão sobre a figura de Maria a partir da veneração e do amor dedicado à Mãe do Redentor. Destina-se a todo o Povo de Deus, especialmente aos fiéis que desejam se aprofundar no conhecimento sobre Nossa Senhora. 

O primeiro dia do seminário, foi conduzido pelo Vigário para a Comunicação da Arquidiocese de Vitória, Pe. Anderson Gomes e a palestra foi apresentada pelo assessor Afonso Murad, com o tema: “Maria na vida do povo”.

Murad ressaltou que cada grupo religioso vai considerar Maria de forma diferente. “Para nós católicos o grande amor e respeito a Maria é algo característico nosso. O católico desde pequeno aprende a rezar Ave Maria, aprende as devoções marianas”.

Confira, aqui, como foi esse primeiro dia!

A Arquidiocese de Vitória iniciou hoje, 1 de setembro de 2021, os festejos à padroeira Nossa Senhora da Vitória. Às 17h pe. Renato Criste,

A Arquidiocese de Vitória iniciou hoje, 1 de setembro de 2021, os festejos à padroeira Nossa Senhora da Vitória.

Às 17h pe. Renato Criste, pároco da Catedral conduziu um momento de oração com os fiéis reunidos para o primeiro dia do oitavário. O destaque foi a entrada da imagem de Nossa Senhora, conduzida pelos alunos da Marinha e a recepção das crianças da catequese que acolheram a imagem com ramos, seguindo-se a reza do terço.

A imagem passou por um restauro, que foi feito na própria Catedral, pelo restaurador Tarik Zied Assaf e hoje voltou para ocupar seu lugar no presbitério.

A imagem

Pe. Renato contou um pouco sobre a imagem e o restauro: “A imagem de Nossa Senhora da Vitória, de madeira pintada e policromada, medindo 2,10m, exposta acima do altar mor da Catedral Metropolitana, foi esculpida em 1964 pelo artista italiano Carlo Crepaz (à época, Diretor da Escola de Escultura das Obras Pavonianas). A coroa móvel foi feita pelo aluno da Escola, Bruno Plozner. Também a imagem em cimento que se encontra na fachada da Catedral foi feita nas Obras Pavonianas.

Outro destaque é a palma trazida na mão esquerda de Nossa Senhora, símbolo da vitória, do triunfo, da paz e da vida eterna. Foi adotada na iconografia cristã para representar a vitória dos mártires sobre a morte. Cristo é, frequentemente, mostrado carregando o ramo da palma como um símbolo de Seu triunfo sobre o pecado e a morte.

 O restauro

Em agosto de 2021, por ocasião dos 470 anos de história e devoção a Nossa Senhora da Vitória, a imagem que fica localizada no presbitério passou por um restauro. O restaurador foi Tarik Zied Assaf. Foi promovida uma campanha entre os devotos e frequentadores da Catedral, que financiaram totalmente o restauro”.

Ir. Olinda Sily Brandão (ir. Antonina) da Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, faleceu  aos 91 anos na residência das irmãs na Prainha,

Ir. Olinda Sily Brandão (ir. Antonina) da Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, faleceu  aos 91 anos na residência das irmãs na Prainha, comunidade onde morava.

“Alegre, vibrante e adorava cantar”, assim a descreveu ir. Erci, que também lembrou a atuação de irmã Antonina  como grande alfabetizadora, com destaque no Norte de Minas onde atuou por muitos anos.

A Arquidiocese de Vitória une-se aos parentes e à Congregação em oração neste momento de saudade.

“Nem a morte, nem a vida, […] nem o presente, nem o porvir […] nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”. Rm 8,36

Está acontecendo hoje (30), de 9h até às 16h, no Pátio do Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha uma ação social em uma

Está acontecendo hoje (30), de 9h até às 16h, no Pátio do Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha uma ação social em uma parceria da paróquia Nossa Senhora do Rosário com a Prefeitura Municipal de Vila Velha. Os serviços que estão sendo ofertados são: Inclusão e atualização do Cadastro Único; testes rápidos de Covid-19, diabetes, HIV; marcação de mamografia, aplicação da vacina contra a gripe e serviços de PROCON, SINE e Escelsa

Frei Djalmo Fuck é o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e conta que a prefeitura os procurou, devido a boa localização do Santuário que está em um lugar central da cidade, pedindo que cedessem o espaço e a estrutura para uma para uma ação social conjunta, oferecendo diversos serviços em um único local.

“O problema hoje é que as pessoas têm que se deslocar para vários lugares quando tem que resolver alguma coisa. E a ideia é concentrar esses serviços todos em um único local fazendo com que as pessoas não se desloquem tanto. Estão sendo oferecidos de serviços de saúde como testes rápidos, exames de mamografia estão sendo marcados aqui, têm a presença do Procon, do Sine e tem também a presença do Banestes para oferecer soluções para pessoas que tem alguma dívida, renegociação de dívidas e linhas de crédito para pessoas mais simples”, explica o franciscano.

A ação já começou no início da manhã e vários carros estão estacionados dentro do pátio do Santuário, além de tendas que foram montadas. São espécies de vans adaptadas oferecendo serviços diferentes e o Santuário está fechado para atendimento ao público no dia de hoje, pois toda a estrutura está disponível para esse acolhimento social.

Ele cresceu na Igreja participando ativamente da comunidade. Após receber o sacramento da Crisma decidiu reorganizar o grupo de jovens e assim foi se

Ele cresceu na Igreja participando ativamente da comunidade. Após receber o sacramento da Crisma decidiu reorganizar o grupo de jovens e assim foi se destacando.

Alheio às previsões da comunidade de que ele seria padre, fez vestibular e ingressou no curso de Ciências Econômicas na UFES, Universidade Federal do Espírito Santo, concluindo a faculdade em 2012.

Formado em Ciências Econômicas, fez todos os cálculos, analisou os cenários, deixou que o chamado de Deus fosse maior e concluiu que o melhor investimento para sua vida era se preparar para viver a vocação ao sacerdócio, que crescia dentro dele, desde o segundo semestre da faculdade.

Entrou para o Seminário em 2013 e cumpriu todas as etapas e metas: propedêutico, filosofia, teologia, estágios pastorais.

Passaram-se 8 anos e 8 meses, e, o já ordenado diácono, sente a alegria de ver que hoje, 28 de agosto de 2021, se torna padre da Igreja.

“Meu sentimento é de gratidão, felicidade e profunda entrega nas mãos de Deus. Cada dia e cada experiência me fazem perceber que a ordenação presbiteral não é algo individual, mas eclesial”, disse o diácono, Ruan Coutinho da Cruz, momentos antes de ser ordenado.

Seu próximo investimento é retornar ao Pará, lugar onde fez seu estágio diaconal e, até ao final do ano, servir a Igreja na diocese Santíssima Conceição do Araguaia.

A cerimônia de ordenação seguiu o rito proposto pela Igreja: Diálogo entre o arcebispo e o padre formador-Interrogatório do arcebispo sobre os propósitos, intenções e promessas do candidato – Canto da ladainha enquanto o candidato permanecia prostrado no chão – Imposição das mãos do arcebispo e padres – Paramentação com a estola e a casula – Unção das mãos com óleo da crisma e Entrega do cálice e a patena com o pão e o vinho.

A celebração foi marcada pela alegria, expressa principalmente no canto, e, momentos de profundo silêncio, como no início a pedido do arcebispo, dom Dario Campos, e no momento da imposição das mãos.

Além do rito de ordenação outros dois momentos merecem destaque: 1. dois jovens da paróquia relataram, em forma de jogral, passagens da vida de pe. Ruan, destacando a risada inconfundível que ecoava pelos corredores, o forró nas festas da comunidade, a sensibilidade e responsabilidade com a Igreja e terminando com uma música composta para este momento. 2. A comunidade confiou a pe. Ruan, o cálice e patena de prata da primeira missa de Monsenhor Rômulo Balestrero, padre que organizou a pastoral e a paróquia Bom Pastor em Campo Grande e deixou as sementes onde padre Ruan cresceu e foi formado. O cálice e a patena estavam desde a morte de Monsenhor Rômulo sob a custódia de pe. Kelder Brandão, hoje pároco em Itararé na paróquia Sta. Teresa de Calcutá.

O arcebispo, dom Dario Campos fez algumas recomendações durante a homilia alertando o novo padre sobre os desafios da missão presbiteral e fez um pedido: “que diante dos desafios cotidianos de teu ministério presbiteral, repitas e rezes com confiança: a quem irei Senhor: Só tu tens Palavras de vida eterna”! Esta é a frase do Evangelho escolhida pelo pe. Ruan como lema de sua missão.

Leia a homilia completa clicando aqui.Homilia da Ordenação presbiteral Ruan Coutinho