Notícias da Arquidiocese

Com Celebração de missa, aula inaugural e um lanche para confraternizar, o Instituto Interdiocesano de Teologia do Estado do Espírito Santo deu inicio hoje,

Com Celebração de missa, aula inaugural e um lanche para confraternizar, o Instituto Interdiocesano de Teologia do Estado do Espírito Santo deu inicio hoje, 7 de fevereiro de 2022 às aulas presenciais. Conforme disseram pe. Arthur Francisco J. dos Santos, coordenador acadêmico e pe. Hugo Scheer, diretor acadêmico em carta aos reitores, professores, alunos e funcionários o instituto adotará “todos os cuidados e protocolos necessários”, que exigem a pandemia do coronavírus.

A missa foi presidida pelo arcebispo de Vitória e  Grão Chanceler do Centro Católico de Estudos, dom Dario Campos e concelebrada pelos bispos do Regional Leste 3 e padres professores no Instituto.

A aula inaugural foi proferida pelo pe. Edgar Rigoni, com o tema A formação dos Presbíteros na Igreja no Brasil segundo o Documento 93 da CNBB: uma resposta à condição atual do homem e sua experiência com Deus. Pe. Edgar, Reitor do Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, da Diocese de Colatina, é Mestre em Antropologia Teológica pela Pontificia Facoltà Teologica – TERESIANUM – em Roma.

 

 

O Centro de Formação da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Cobilândia foi assaltado por volta de 2h da madrugada, desta segunda-feira, 7 de fevereiro

O Centro de Formação da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Cobilândia foi assaltado por volta de 2h da madrugada, desta segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022.  Após entrar pela grade dos fundos, o assaltante arrombou armários e portas e levou TV, projetor e microfones.

A Polícia Militar foi acionada através do 190, mas alegou não ter encontrado o endereço. O Boletim de Ocorrência (B.O.) foi realizado junto à Delegacia junto com as imagens de monitoramento.

Já na comunidade São Camilo (Bairro Alvorada) da paróquia Santa Rita, também em Vila Velha, foi assaltada na semana passada e esta é a terceira vezes em menos de 1 ano. Ao tentar entrar pelo telhado da cozinha da comunidade, o alarme disparou impedindo a entrada. Ainda assim o assaltante conseguiu levar os fios do alarme.

Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa tomou posse na manhã de ontem (02) como o quarto bispo da Diocese de Colatina. Em uma data muito

Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa tomou posse na manhã de ontem (02) como o quarto bispo da Diocese de Colatina. Em uma data muito simbólica – dia em que a Igreja celebrou a Apresentação do Senhor – uma missa foi realizada na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Colatina (e teve a presença de cerca de 450 pessoas, metade da capacidade do templo, para evitar aglomerações diante do atual cenário de pandemia.

Participaram da celebração eucarística leigos, padres, religiosos e religiosas, bispos vindos de diversas dioceses, e autoridades civis e militares. Dom Lauro chegou cedo, atendeu a imprensa, cumprimentou as pessoas presentes e, de forma muito atenta e serena, participou da celebração em que, por meio do arcebispo metropolitano de Vitória, dom Dario Campos, foi empossado e conduzido à cátedra. Para simbolizar o momento, dom Lauro recebeu o báculo, sinal de serviço, das mãos de dom Dario e dom Francisco Barroso Filho, bispo emérito de Oliveira.

“Hoje a Igreja de Colatina recebe e toma posse do seu quarto bispo, pois o episcopado é um serviço e não uma honraria. Claro, estou tomando posse canônica, mas vocês tomam posse da minha vida, do meu ministério. Aqui estou para servir e amar com alegria”, afirmou dom Lauro em sua homilia.

Dom Lauro beija os pés de indígena

Ao final da celebração, o mais novo bispo de Colatina surpreendeu a todos ao beijar os pés do indígena Antônio Carlos, da Aldeia Pau Brasil, de Aracruz, num gesto de humildade, a fim de saudar todo o Povo de Deus.

“Então, querido irmão Antônio Carlos, eu gostaria que você recebesse esse gesto, dirigido a todos os povos originários e a todos os sofridos. Somos chamados a lavar os pés uns dos outros, sermos servidores uns dos outros”, disse dom Lauro antes do gesto.

Dom Décio comemora 25 anos de bispo

No dia 2 de fevereiro, o bispo emérito da Diocese de Colatina e atual reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, dom Décio Sossai Zandonade, celebrou os 25 anos de sua ordenação episcopal. Ele, que participou da missa, foi parabenizado por dom Lauro durante a homilia. No almoço, que aconteceu após a celebração, teve bolo para comemorar e todos cantaram o tradicional “Parabéns pra você”.

Transmissão

A missa foi transmitida pelos meios de comunicação da Diocese de Colatina e retransmitida por diversas outras mídias. Mais de 2 mil pessoas participaram de forma on-line.

Confira alguns registros da Santa Missa:

 

 

Imagens de: Eduardo Romanha e Tobias Gerlin

Texto e Informações: Site da Diocese de Colatina 

Quem nunca engasgou e ouviu de alguém no momento um “São Brás, que na panela tem mais”? O dito popular nasceu da tradição e

Quem nunca engasgou e ouviu de alguém no momento um “São Brás, que na panela tem mais”? O dito popular nasceu da tradição e devoção ao “protetor da garganta” que a Igreja celebra hoje sua festividade na liturgia. Muitos devotos procuram um templo para receber a bênção da garganta, também conhecida como benção de São Brás, principalmente aquelas pessoas que tem problemas nesta parte do corpo ou querem uma proteção especial.

A Catedral Metropolitana, Igreja Mãe da Arquidiocese de Vitória, vai fazer o tradicional rito de benção da garganta nas missas de 12h e de 18h, que pode ser acompanhada pela transmissão da Rádio América 91,1FM.  Durante o rito da benção de hoje o sacerdote cruza duas velas sobre a garganta do fiel e reza: “por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, defenda-te Deus contra os males da garganta e contra qualquer outro mal, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. 

Segundo informações do Vaticano, São Brás é um dos santos, cuja fama de santidade chegou a muitos lugares e, por isso, é venerado em quase todas as partes do mundo. O milagre da garganta, que realizou em uma criança, é recordado neste dia 3 de fevereiro. De acordo com a tradição uma mãe o procurou desesperada, com seu filhinho nos braços, que estava sendo sufocado por um espinho ou isca de peixe cravado em sua garganta. Na época, enquanto bispo, ele abençoou a criança que recobrou imediatamente a saúde.

Quem foi São Brás?

O santo padroeiro da garganta também é conhecido como o protetor dos otorrinolaringologistas, dos pecuaristas e das atividades agrícolas. Em relação a sua vida, São Brás era natural de Sebaste, na Armênia, e foi um homem de muita Fé, e um médico que além de curar as doenças do corpo, também tratava dos males da alma. Também se tornou Bispo da Igreja.

Fugindo da perseguição aos cristãos pelo imperador do Oriente, Licínio, e do Ocidente, Constantino, Brás se escondeu em uma caverna, no Monte Argeu, onde viveu na solidão e na oração, guiando a sua Igreja, apesar da distância, com mensagens secretas. Porém, ele foi encontrado e preso pelos guardas do governador Agrícola e levado a julgamento onde sofreu torturas que não conseguiram mudar seu espírito.

“Os consagrados são homens e mulheres que podem acordar o mundo. A vida consagrada é uma profecia. Profecia no sentido de transformar todas as

“Os consagrados são homens e mulheres que podem acordar o mundo. A vida consagrada é uma profecia. Profecia no sentido de transformar todas as realidades estéreis e áridas sob o olhar fecundo e terno de Deus”.  (Papa Francisco)

Segundo a história do Cristianismo, a Festa da Apresentação de Jesus no Templo, 40 dias após o nascimento dele, foi sempre vista sob o ponto de vista da consagração. Com o passar do tempo, certamente, guiados pelo mesmo Espírito, religiosos de diversas partes do mundo tiveram a iniciativa de celebrar essa data, pondo, assim, em evidência a consagração na diversidade de carismas. Em 1997, o Papa João Paulo II, instituiu oficialmente o dia 2 de fevereiro, como o Dia do Consagrado.

A Vida Consagrada é uma iniciativa de Deus, a qual é complementada pelo “sim” de cada homem e mulher escolhidos. Pessoas que deixam suas vidas profissionais e familiares, seu futuro no mundo, em vista da renúncia de si mesmas, na vivência de votos evangélicos, em seguimento de Cristo, a serviço da Igreja na evangelização, intercessão e promoção da dignidade humana; esses a Igreja chama de consagrados.

O Papa Francisco desafia todos os consagrados para uma “Igreja em saída”. É preciso que os consagrados, estejam presentes no mundo de hoje, dando testemunho de que, seguir Jesus Cristo, é viver a fraternidade, acolher a vontade de Deus e caminhar juntos em união, na comunidade de fé.

“A vida consagrada é uma doação total de si a Cristo, a partir da inspiração de um carisma de um fundador ou fundadora. Está ligado ao batismo, mas com o propósito de uma vivência radical, testemunham através dos votos de pobreza, castidade e obediência, que somente Deus pode preencher a vida de sentido e de alegria”, afirma Anete Affonso Motta, irmã Miliciana de Cristo e Coordenadora do CRB Vitória.

A resposta da vida consagrada está na prática alegre, como testemunho da força do amor de Deus que os chamou e consagrou para doar sua vida em favor dos irmãos, vivendo a consagração na alegria e na certeza de que Deus completa a obra que é Dele. Na gratidão a Deus pelo Chamado e pela graça do Sim buscam fidelidade como proposta de servi-lo. A Palavra de Deus, a Eucaristia e a missão apostólica são o sustento da Vida Religiosa Consagrada.

Na Arquidiocese de Vitória, há inúmeras Congregações Religiosas com carismas diversos. Todas nascidas do Espírito Santo e confirmadas pela comunidade de fé. Agradecemos a Deus o carisma dos nossos Religiosos (as) e seu imenso trabalho na história de nosso povo. Invocamos a força do Senhor por novas vocações e a graça da santidade a todos os consagrados.

Você deseja conhecê-las? O Serviço de Animação Vocacional e a Pastoral Vocacional são espaços que podem ajudar você em seu discernimento. Veja quais as Congregações Masculinas e Femininas estão presente em nosso território arquidiocesano:

CONGREGAÇÕES FEMININAS

1. Filhas da Caridade – Vila Velha

2. Filhas do Coração de Maria – Vitória

3. Religiosas do Sagrado Coração de Maria – Vitória

4. Missionárias Agostinianas Recoletas- Vitória – Cariacica

5. Irs Dimesse – Filhas de Maria Imaculada – Vila velha

6. Milicianas de Cristo – Vitória- Serra

7. Missionárias da Caridade – Vitória

8. Fraternidade Missionária O Caminho – Vila Velha

9. Irs de Jesus Bom Pastor – Vitória

10. Missionárias Combonianas – Vitória

11. Irs de Jesus na Eucaristia – Vitória- Cariacica- Vila Velha

12. Carmelo de Nazaré – Cariacica

13. Irmãs Franciscanas do Senhor- Serra

14. Irs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres – Cariacica

15. Missionárias de Cristo – Vila Velha

16. Missionárias de Nossa Senhora de Fátima – Guarapari

17. Irmãs Carmelitas da Divina Providência – Anchieta

18. Irs Catequistas Franciscanas – Serra

19. Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matara – Serra

20. Irs de Nossa Senhora da Consolação – Guarapari

21. Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria – Serra

22. Missionárias do Sacro Costato e de Nossa Senhora das Dores – Cariacica

CONGREGAÇÕES MASCULINAS

1. Redentoristas – Cariacica

2. Fraternidade Missionária O Caminho – Vila velha

3. Ordem Franciscanos Menores –OFM – Vila Velha

4. Missionários Combonianos – Serra

5. Verbo Divino – Marechal Floriano – Santa Leopoldina

6. Ordem dos Capuchinhos – Viana

7. Agostinianos Recoletos – Vitória

8. Milicianos de Cristo – Vitória

9. Passionistas – Cariacica

10. Pavonianos – Vitória

11. Maristas – Vila velha

12. Orionitas – Vila velha

13. Missionários do Sagrado Coração – Vila Velha

14. Escolápios – Serra

15. Irmãos do Santíssimo Sacramento – Cariacica

 

Toma posse amanhã (02) como o quarto bispo da Diocese de Colatina, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa. A cerimônia será às 10h, na Catedral

Toma posse amanhã (02) como o quarto bispo da Diocese de Colatina, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa. A cerimônia será às 10h, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus e devido ao agravamento da pandemia será restrita a pessoas credenciadas previamente. Os fiéis da Arquidiocese de Vitória poderão acompanhar a celebração em tempo real pelas mídias sociais.

Dom Lauro Sérgio chegou a cidade Colatina na noite de segunda-feira (31), acompanhado do padre Roberto, da Arquidiocese de Mariana (MG). Ele foi recebido na casa episcopal, que fica no bairro Moacir Brotas, pelos padres Ernandes Fantin, Luismar Passarelli, David Campos Maciel Neto, Valdecy Romão e Marinaldo Serafim.

No último domingo (30), dom Lauro Sérgio se despediu da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), onde foi pároco pelos últimos sete anos. Na ocasião, a comunidade fez o envio missionário de dom Lauro para sua nova diocese.

Para acompanhar a missa acesse:

Facebook: https://facebook.com/diocesecolatina

YouTube: www.youtube.com/diocesedecolatina1990

Rádio Web: https://diocesedecolatina.org.br/radio-web-diocese-de-colatina/

O temporal que atingiu a cidade de Guarapari no início da tarde de ontem (31), também trouxe muitos prejuízos para a Paróquia Sagrada Família,

O temporal que atingiu a cidade de Guarapari no início da tarde de ontem (31), também trouxe muitos prejuízos para a Paróquia Sagrada Família, localizada na Praia do Morro. A forte chuva chegou acompanhada de granizo e muito vento derrubando árvores, telhados e causando um verdadeiro estrago em toda cidade.

Segundo o pároco padre Genilson Dallapícola, conhecido como padre Nitth, a partir de meio dia o tempo fechou e depois veio uma tempestade de vento que durou até por volta de umas 14h. Muitas casas e comércios foram destruídos na cidade.  No caso da Igreja a Comunidade Santíssima Trindade, no Bairro Jardim Santa Rosa, foi a mais prejudicada. O telhado junto com o forro e toda a parte de iluminação foram arrancados pelo telhado de um vizinho que caiu sobre o templo.

“Ontem eu já fui para lá logo após o acontecido e quando eu cheguei o pessoal estava limpando e retiramos o Santíssimo. Agora vamos ter que colocar algumas coisas para pelo menos cobrir o telhado, pois se chover pode trazer ainda mais prejuízos. A equipe já está lá cobrindo desde hoje cedo. Tem um rapaz da paróquia que é pedreiro e tem uma empresa e ele parou um trabalho que estava fazendo para atender essa urgência”, detalha padre Nitth.

Após essas ações emergenciais será um momento de se planejar para refazer todo o forro e a parte elétrica da Igreja que ficaram destruídos. “Ontem mesmo já pedimos umas telhas no material de construção para a paróquia pagar, pois a comunidade não tem dinheiro é uma comunidade pobre e outras 2 comunidades que tem algum dinheiro em caixa estão ajudando também. No total somos em 7 comunidades, mas muitas são pequenas e de região de roça e não tem condições”.

A Igreja Matriz também foi afetada. Uma cobertura lateral foi arrancada pelo vento e arremessada há uns 50 metros de distância, o que o padre destacou ser uma coisa impressionante. “Uma trave de madeira pesada foi arremessada há quase 50 metros. Ela atravessou o telhado da Igreja e caiu em cima da cantina e quebrou também uma parte do telhado e caíram uns pedaços de gesso. Vamos ter que refazer a parte do telhado, uma mureta, a cantina e também uma sala de reuniões que fica em cima e que foi destelhada”, conclui o pároco.

 

 

Confira alguns registros dos estragos:

No próximo dia 19 de fevereiro, acontecerá a ordenação episcopal do Monsenhor Andherson Franklin Lustoza de Souza, na diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Devido

No próximo dia 19 de fevereiro, acontecerá a ordenação episcopal do Monsenhor Andherson Franklin Lustoza de Souza, na diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Devido a nova variante da Covid-19, algumas mudanças foram necessárias. Pe. Renato Criste, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, passou um comunicado sobre o novo local e a data da apresentação e acolhida do bispo auxiliar em nossa Arquidiocese.

Segue o comunicado.

Caros padres, diáconos, religiosos (as), leigos (as), graça e paz!

Informo-lhes sobre os eventos relacionados ao bispo auxiliar nomeado para a Arquidiocese de Vitória, Monsenhor Andherson Franklin Lustoza de Souza:

1. Devido ao cenário pandêmico, a ordenação episcopal acontecerá em novo local, na Catedral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no mesmo dia e horário. Também foi necessário adotar algumas restrições à participação. Para a Arquidiocese de Vitória estão reservados 150 convites, que devem ser distribuídos entre o clero, religiosos (as), seminaristas e demais leigos (as). Para o controle e organização, os interessados em participar devem preencher o formulário através do link, até o dia 10 de fevereiro (quinta-feira) ou até atingir o número de convites disponibilizados. Depois do envio da lista com os nomes para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, a própria comissão diocesana para a organização enviará o convite individual e intransferível para o número do WhatsApp informado no formulário.

2. A apresentação e acolhida do bispo auxiliar na Arquidiocese de Vitória será dia 04 de março de 2022 (sexta-feira), às 18h, na Catedral Metropolitana de Vitória. O senhor Arcebispo Dom Dario Campos convida todos para a Celebração Eucarística. A princípio não há restrições à participação, embora devamos evitar a aglomeração e seguir as orientações sanitárias para o combate à COVID-19. Se houver mudanças provocadas pela pandemia, faremos um novo comunicado.

Rezemos pelo nosso irmão que em breve exercerá seu ministério episcopal a serviço da nossa Igreja particular.

Fraternalmente,

Pe. Renato Christe Crove