Notícias

Papa Francisco demonstra, mais uma vez, compaixão pelos mais pobres e abençoa ambulância para atendê-los.

Uma das ambulâncias da frota utilizada no interior do Vaticano foi disponibilizada pelo Papa Francisco à Esmolaria Apostólico para ser usada, exclusivamente, no socorro aos mais pobres, especialmente, pessoas em situação de rua que buscam proteção nas proximidades do Vaticano.

 

No momento da entrega o Papa abençoou a ambulância, mais um gesto da atenção do Papa para com as pessoas “mais invisíveis às instituições”, diz o comunicado da entrega.

 

 

A entrega da ambulância foi feita no Domingo de Pentecostes e soma às iniciativas, conforme divulgação do site do Vaticano: “o Poliambulatório móvel, utilizado principalmente para oferecer tratamentos aos mais pobres e marginalizados nas periferias de Roma; ou o Ambulatório Mãe da Misericórdia que, sob a Colunata de São Pedro, oferece a primeira triagem aos sem-teto ou às pessoas sem assistência de saúde e que continuou a prestar serviço também durante o longo período de lockdown para a emergência da Covid-19”.

O Colégio Pío Brasileiro acolhe os padres estudantes quando enviados a Roma para aprofundamento de formação em nível de pós-graduação.

Novo reitor para o Colégio Pio Brasileiro, em Roma foi nomeado hoje pela CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O reitor é padre José Otácio Oliveira Guedes, do clero arquidiocesano de Niterói, RJ.

O novo reitor estava em missão em Porto Velho, Rondônia, Igreja-irmã da arquidiocese de Niterói e era também professor no seminário local.

O Colégio Pío Brasileiro acolhe os padres estudantes quando enviados a Roma para aprofundamento de formação em nível de pós-graduação.

Lá ficaram hospedados os padres da Arquidiocese de Vitória durante suas pós-graduações em Roma.

Dom d’Aniello está no Brasil desde 2012 e visitou a Arquidiocese de Vitória em duas ocasiões: por ocasião da Festa da Penha em 2014

O Núncio Apostólico, dom Giovanni d’Aniello deixará o Brasil e é o novo representante do Papa na Rússia.

Dom d’Aniello está no Brasil desde 2012 e visitou a Arquidiocese de Vitória em duas ocasiões: por ocasião da Festa da Penha em 2014 e em agosto de 2019 para a imposição do Pálio a dom Dario Campos.

O 7º Encontro Estadual do Terço dos Homens aconteceu na tarde de hoje no Convento da Penha e foi transmitido pela TVE, Rádio América

O 7º Encontro Estadual do Terço dos Homens aconteceu na tarde de hoje no Convento da Penha e foi transmitido pela TVE, Rádio América de Vitória, Rádio Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim e pelas redes sociais e canal no youtube do Convento.

Nos moldes virtuais, como têm sido as atividades da Igreja Católica nestes tempos de pandemia, o evento teve a particularidade de trazer alguns membros dos grupos do Terço para participarem, respeitando as orientações. Jarbas Cristo explicou ao pe. Anderson Gomes como se deu essa decisão: “Pensamos que seria bom ter alguém participando, mas dentro do carro e com máscara com no máximo duas pessoas em cada carro e uma distância de 2 metros entre um carro e outro para não correr nenhum risco”.

Presente em inúmeras paróquias e comunidades no Estado do Espírito Santo, a organização prevê um crescimento ainda maior para os próximos anos e ficou feliz com a experiência nova do Encontro Virtual.

Antes da Celebração, Jamilson Guerini e Jarbas Cristo, responsáveis pela organização e coordenação do evento, conversaram com pe. Anderson Gomes.

Pe. Anderson: Como surgiu a ideia do Encontro?

Jarbas: Surgiu como cópia fiel do Encontro Nacional em Aparecida. Depois de participarmos por 4 anos consecutivos do Encontro Nacional, eu (Jarbas), Jamilson, Antônio César e Silvio, que hoje eu digo são os 4 pilares do Terço dos Homens no estado, conversaram e decidiram fazer o Encontro Estadual da melhor maneira possível.

Pe. Anderson: Como foi organizar o evento durante a pandemia?

Jamilson: No começo pensamos em suspender e deixar para o ano que vem. Mas conversando com frei Paulo, ele deu a ideia de fazer virtual como foi a Festa da Penha. Para nós é uma novidade, mas aos poucos fomos ajeitando e se Deus quiser vai dar tudo certo.

Pe. Anderson: E os carros que estão aqui, como foi feita a seleção e quem pode subir?

Jamilson: Pensamos que seria bom ter alguém participando, mas dentro do carro e com máscara. No máximo duas pessoas em cada carro e uma distância de 2 metros entre um carro e outro para não correr nenhum risco. O critério de seleção foi o seguinte: Fizemos uma lista, colocamos no grupo de whatsapp dos coordenadores e depois convidamos os que se mostraram interessados.

Pe. Anderson: Teve lista de espera?

Jamilson: Teve (rsrsrsr).

A programação contou com a Reza do terço, Santa Missa presidida por frei Paulo Roberto, guardião do Convento e Consagração a Nossa Senhora. 

Os coordenadores de catequese das áreas Pastorais da Arquidiocese criaram um grupo de whatsapp para compartilhar experiências e buscar caminhos para a catequese em

Os coordenadores de catequese das áreas Pastorais da Arquidiocese criaram um grupo de whatsapp para compartilhar experiências e buscar caminhos para a catequese em tempos de pandemia.

Os desafios são muitos e transformar os encontros de catequese tradicionais em encontros virtuais ainda está longe de ser realidade por aqui.

Iniciativas novas, contudo estão surgindo e algumas até resgatam valores essenciais da fé como a oração em família. Dejacy Grampinha, a Deja, coordenadora da catequese da paróquia São Lucas e representa a área de Vila Velha na comissão de catequese, enviou a sugestão da coroação de Nossa Senhora para ser feita em família, nesta semana. Essas e outras atitudes podem e devem provocar um envolvimento maior das famílias com a catequese. 

Mas como está funcionando o grupo dos coordenadores? Quem explica é Deja. Segundo ela o propósito é manter diálogo sobre como caminhar, “os desafios são muitos”, disse, mas “sugerimos sites e lives que possam ajudar nossos catequistas neste momento”. Deja respondeu a duas perguntas:

1. O que já surgiu de iniciativas no grupo e foi importante?

O que surgiu de importante foi uma reflexão de que temos muitas dificuldades, assim como nossos catequistas em utilizar ferramentas tecnológicas. Falta-nos recursos. Pensamos em montar vídeos com os encontros, mas daí vem o questionamento, será que em todas as comunidades nossos catequizandos terão acesso? Sabemos que temos realidades bem diferentes. Tem paróquia que prepara o material do encontro e a família pega na secretaria paroquial. A grande maioria utiliza o whatsap. E, também alguns enviam momentos celebrativos e atividades.

2. O que essa experiência no grupo lhe trouxe de benefício?

O benefício pessoal foi conhecer mais de perto as realidades de nossa Arquidiocese. As sugestões também me auxiliaram na orientação das catequistas na paróquia onde atuo. Trouxe-me, também, uma inquietação muito grande, não estamos preparados para a era tecnológica. Precisamos de um canal de comunicação mais abrangente em nossas paróquias.

Dom Dario recebeu hoje, 29 de maio, pela manhã a Procuradora da República, Dra. Elisandra de Oliveira Olímpio, também Coordenadora do Gabinete Integrado de

Dom Dario recebeu hoje, 29 de maio, pela manhã a Procuradora da República, Dra. Elisandra de Oliveira Olímpio, também Coordenadora do Gabinete Integrado de Acompanhamento à Epidemia do Coronavírus.

A pauta da reunião foi sobre a Covid-19, doença gerada pelo coronavírus.

A Procuradora parabenizou o Arcebispo pelas medidas adotadas na Arquidiocese, entre elas a suspensão de reuniões e transmissões online para evitar aglomerações e acentuou a importância de manter as atividades presenciais suspensas, como forma de evitar a contaminação e propagação da doença.

Dom Dario acolheu as preocupações e reafirmou que a orientação da Arquidiocese aos padres é que mantenham as atividades presenciais suspensas, conforme decreto emitido por ele, e evitem qualquer tipo de aglomeração. Reforçou, ainda, a recomendação de que o isolamento social neste momento é necessário e precisa ser mantido.

Lembrando as orientações de Dom Dario, naquilo que se refere ao isolamento:

• As missas e outras celebrações litúrgicas poderão ser realizadas de modo mais breve. Entretanto, os fiéis estão dispensados das obrigações previstas no Cânon 1247 do Código de Direito Canônico de participar das Celebrações Dominicais e dos demais dias de preceito.

• […] Recomenda-se acompanhar pelos meios de comunicação das paróquias da Arquidiocese, pela rádio América 91,1 ou pelas demais mídias católicas, fazendo da comunhão espiritual um importante instrumento de união eclesial e santificação pessoal.

• Recomenda-se, vivamente, nesse tempo, a oração pessoal ou em família como, por exemplo, a Leitura Orante da Bíblia e o Terço.

• No âmbito de nossas áreas pastorais, paróquias, comunidades e outras instâncias eclesiais, suspender a realização de encontros, assembleias, seminários, catequese, procissões e outros eventos que contribuam para aglomerar pessoas. 

• Oriento que as igrejas matrizes fiquem abertas durante um tempo determinado, segundo a realidade local e, o padre se coloque à disposição para atender as confissões;

• Que as demais comunidades fiquem fechadas;

• Reforço o apelo a todos os fiéis que orem em família, rezando o Terço, praticando a Lectio Divina, além de outras devoções, participando juntos nas celebrações pelos meios de comunicação e redes sociais.

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), SIGNIS

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), SIGNIS Brasil, Cáritas, o Movimento de Educação de Base (MEB) e Editoras Católicas, irão promover uma série de eventos cristãos online, chamados de Live da Esperança e da Solidariedade – Ficar em casa e fazer a diferença.  

O objetivo é levar ao público um agradável momento de música e reflexão durante o período de isolamento social, mas principalmente arrecadar doações e alimentos para famílias carentes que estão sendo afetadas pela Covid-19. 

As transmissões, que ocorrerão todas as sextas-feiras de junho às 19h, já começam a partir da próxima sexta, dia 5 de junho e terá a participação do Padre Zezinho, Padre João Carlos e Padre Ezequiel Dal Pozzo. 

As transmissões serão sempre pelo canal do Youtube da ANEC e da CNBB e nas próximas sextas-feiras, o público contará com participações de Padre Fábio de Melo, Elba Ramalho, Cantores de Deus, Alvaro e Daniel, Pe Reginaldo Manzotte, entre outros. 

SERVIÇO

Comunicação ANEC 

Natália Ribeiro 61 99841-6393

Comunicação Edebê

Deyse Castro 61 98118-8308

Érica Marques 61 99343-0990

Passaram-se 50 dias da Páscoa e estamos chegando à Festa de Pentecostes. Deus cumpre a promessa de Jesus de que o Pai nos enviaria

É Pentecostes!

Passaram-se 50 dias da Páscoa e estamos chegando à Festa de Pentecostes. Deus cumpre a promessa de Jesus de que o Pai nos enviaria o Espírito e que este nunca nos abandonaria. Depois da Ascensão de Jesus, quando os apóstolos estavam reunidos com Maria, a mãe de Jesus, o Espírito soprou sobre eles, os encorajou e enviou em missão.

Para receber os Dons do Espírito Santo: Sabedoria – Entendimento – Conselho – Fortaleza – Ciência – Piedade – Temor a Deus, a Igreja Católica prepare-se com novenas, orações de louvor e petição e celebra a certeza da presença do Espírito na vida da Igreja e dos fiéis.

Na Arquidiocese de Vitória as paróquias já estão em novena até ao próximo sábado, 30 de maio: Per pétuo Socorro, Vila Velha, todos os dias às17h. Santa Rita, Vitória às 20h. Santuário Nossa Senhora de Fátima, Serra às 19h30. 

No domingo, dia da Festa também estão sendo organizados momentos de oração.

Paróquia Sta. Rita, Vitória: Tarde de Louvor com início às 15h e missas às 9h e às 18h.

Perpétuo Socorro, Vila Velha: Vigília no sábado às 17h30 (preparação imediata da Festa) e, missas no domingo às 11h e 19h30.

Santuário de Fátima, Serra: Tarde de Pentecostes e Adoração ao Santíssimo de 16h às 8h. Missa às 18h.

Paróquia Bom Pastor, Serra: Tarde de Pentecostes com reza do terço e adoração ao Santíssimo, a partir de 15h.

Tudo pode ser acompanhado pelas redes sociais de cada paróquia.