Notícias

CNBB, Signis e RCR estão indignadas com o apoio dado ao Presidente da República por algumas TVs Católicas

Juntos, a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Signis Brasil e a RCR, Rede Católica de Rádios se pronunciaram com indignação sobre a reunião de algumas emissores de Rádio e TV Católicas com o Presidente da República.

Para as três Entidades, as TVs e Rádios não representam o posicionamento da Igreja Católica e estas não foram comunicadas sobre o evento. Discordam do apoio oferecido ao Presidente da República e afirmam que a Igreja Católica não faz barganha.

Leia a nota na íntegra abaixo.

No dia 21 de maio por teleconferência algumas emissoras reuniram-se com o Presidente da República, manifestaram-lhe apoio e em troca pediram verbas publicitárias e facilidades com outorgas. 

Reunião da Colegiada em 4 de junho de 2020.

A Colegiada (reunião pastoral com participação de coordenadores de área pastoral e das comissões pastorais, vigários episcopais e o arcebispo) de 4 de junho foi, fundamentalmente, uma partilha de experiências das ações, anseios e desafios pastorais nas diferentes áreas de atuação.

Logo no início, dom Dario Campos, arcebispo de Vitória provocou a todos relacionando o momento atual com o início da Igreja, quando as palavras firmes de São Pedro provocaram uma pergunta naqueles que ouviam sua pregação: “irmãos que devemos fazer”? As palavras de dom Dario podem ser lidas clicando aqui.

Um dos destaques nas partilhas foi a valorização da Campanha Condividir que ajudou muitas famílias nas paróquias e comunidades. A área de Serra/Fundão realçou a importância das 1286 cestas básicas e 828 kits de limpeza recebidos até 31 de maio e lembrou que antes do Condividir a área já havia se organizado e conseguido algumas ajudas.

Outro assunto que preocupa e foi colocado pela área Vila Velha é o número de casos da Covid-19.

Todos ressaltaram a importância das redes sociais para encontros e reuniões virtuais e, principalmente, para transmissão das Celebrações, além dos cuidados e respeito ao isolamento social sempre com a preocupação da defesa da vida.

A área de Vitória está em processo de escolha do novo coordenador dada a transferência de pe. Anderson Teixeira para a área pastoral Vila Velha.

As Comissões de Liturgia e Catequese comunicaram suas atividades com Folheto Caminhada e Círculo Bíblico em formato digital para auxiliar a oração em família.

Perante o momento de incertezas quanto à evolução da pandemia a programação pastoral não pode ser definida por longo tempo. As reuniões continuarão acontecendo para que as decisões sejam tomadas com todos os cuidados necessários e respeito à vida.

Reunião do Vicariato de Comunicação reflete sobre próximos passos e organiza método de trabalho.

Os trabalhos do Vicariato Episcopal para a Comunicação da Arquidiocese de Vitória já começaram. Na tarde desta sexta-feira, dia 05 de junho, o Vigário Padre Anderson Gomes reuniu a equipe na Mitra Arquidiocesana de Vitória para organizar as ações dos próximos dias, respeitando o distanciamento e tomando cuidados com a higiene devido a pandemia de Covid-19. 

O Vicariato surgiu do desejo do Arcebispo Metropolitano Dom Dario Campos de unificar os veículos de comunicação da Igreja particular de Vitória em um só ambiente, pensando como um todo. Jornalistas, web designer, analista de comunicação, entre outros profissionais do setor, estarão em breve juntos fisicamente em um mesmo espaço. Por enquanto pensam e produzem conteúdos para a internet, redes sociais, rádio e assessoria de imprensa.

Padre Anderson Gomes explica que o modelo de funcionamento do trabalho vai acontecer assim como em uma agência de comunicação. Para ele esse é um passo muito importante para a Igreja pois o mundo está cada vez mais digitalizado e moderno. O vigário também comenta que este projeto novo está muito bonito e será executado a médio e longo prazo.

“Já começamos pelo site, que ainda não está totalmente pronto e vamos dar visibilidade as instancias das Áreas, Pastorais e Comissões, que terão a oportunidade de comunicar aquilo que elas têm. Chegou o momento de pautar a sociedade com aquilo que nós temos de mais bonito. Queremos com esse vicariato trazer à tona o que de mais belo que nós fazemos e são tantas atividades que estão escondidas. Neste momento mais do que nunca precisamos mostrar, não para criar aplausos, mas sim porque as pessoas têm que conhecer os sinais do Reino de Deus nesta Arquidiocese.”

Com essa integração, a notícia que vai ao ar na Rádio América por exemplo, também será desdobrada em vídeo, em informações no site e posts nas redes sociais. Todos os veículos vão comunicar a mesma coisa e de acordo com padre Anderson as pessoas vão perceber que a Igreja de Vitória está mais unida na sua comunicação. 

“Comunicar é nossa missão, pois o evangelho é boas novas. Essas boas notícias fazem parte da Igreja de comunicar. Nós queremos agora otimizar só juntando as ferramentas. Nosso objetivo é juntar todo mundo, colocar em uma mesma sala – virtual que seja – e dar visibilidade. Essa unidade e visibilidade da comunicação é intrínseca ao Cristianismo”, conclui.

Procissão de Corpus Christi na Catedral de Vitória sem a presença dos fiéis.

No próximo dia 11, 5ª feira, celebra-se na Igreja Católica a Festa de Corpus Christi.

Pela tradição e significado da data é o dia em que os cristãos católicos expressam publicamente a sua fé em Jesus Eucarístico, caminhando em procissão pelas ruas.

Para este ano, esse gesto não será possível porque a recomendação das autoridades em saúde é de distanciamento social, sem aglomerações, evitando proximidade, pois essa é a maior forma de contágio da Covid-19.

Mas a data não passará sem comemorações e, na Arquidiocese de Vitória, as paróquias já estão preparando as festividades seguindo as orientações de nosso Arcebispo, dom Dario Campos.

A Catedral de Vitória vai transmitir missa às 17h e às 18h sairá pelas ruas do Centro com O Santíssimo Sacramento em um carro, abençoando os fiéis que são convidados a enfeitar suas janelas e varandas para homenagear Jesus na Eucaristia.

Outro carro seguirá logo atrás para recolher alimentos e produtos de higiene e limpeza que serão entregues a pessoas que estão passando por dificuldades. A recomendação para recolha de alimentos também foi dada por dom Dario, sempre com a preocupação que caracteriza a Igreja Católica que é ser solidário com os mais necessitados.

Outras paróquias também farão ações semelhantes e já estão divulgando em suas redes sociais.

No mesmo dia, pela manhã o Arcebispos celebrará com os padres a Missa dos Santos Óleos. A missa será apenas com os padres, sem participação dos fiéis e será transmitida pelas redes sociais da Catedral às 9h.

Na sequência das lives da CNBB, a participação do cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta

Na sequência das lives da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil sobre o avanço da Covid-19 nos estados, na perspectivas dos bispos locais, hoje o entrevistado é o cardeal arcebispos do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta.

O mediador é dom Joel Portella Amado, também do Rio de Janeiro (bispo auxiliar) e secretário-geral da CNBB.

Dom Joel já adiantou que a conversa abordará o avanço da pandemia nas regiões mais pobres e periféricas do Rio de Janeiro.

A live acontece hoje, 4 de junho, às 16h30 nos canais e redes sociais da CNBB.

Papa Francisco se pronuncia sobre o racismo nos Estados Unidos e a morte de George Floyd

Na Audiência desta quarta-feira, 3 de junho, o Papa Francisco também se uniu ao mundo todo em campanha contra o racismo após a morte de George Floyd nos Estados Unidos.

 

“Queridos amigos, não podemos tolerar nem fechar os olhos para qualquer tipo de racismo ou de exclusão e pretender defender a sacralidade de cada vida humana. Ao mesmo tempo, devemos reconhecer que a violência das últimas noites é autodestrutiva e autolesionista. Nada se ganha com a violência e muito se perde”, disse o Papa.

 

O Papa rezou pela alma de Floyd e por todos aqueles que perderam a vida por causa do racismo.

 

Francisco se une à Igreja de São Paulo em Minneapolis, e de todos os Estados Unidos ao rezar pelo repouso da alma de George Floyd e de todos os outros que perderam a vida por causa do “pecado do racismo”.

 

O Papa reza ainda pelo “conforto das famílias e dos amigos e pede a oração de todos pela reconciliação nacional e pela paz que ansiamos.

 

“Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe da América, interceda por todos os que trabalham pela paz e a justiça” nos Estados Unidos e no mundo.

 

Esta foi mais uma noite de manifestações no país, na maioria pacíficas, mas com exceções. Em Nova Iorque, foi decretado o toque de recolher até domingo. Nas últimas horas, 40 pessoas foram detidas na cidade.

 

O Papa disse ainda que acompanha “com grande preocupação” as dolorosas desordens nos Estados depois da “trágica morte do senhor George Floyd”.

Famílias celebrando a liturgia em casa

Equipes do Folheto Caminhada e de liturgia vêm oferecendo o subsídio com adequações para celebrar em família. Essa atitude não só agradou às famílias, impedidas de frequentar a Comunidade devido ao isolamento social, mas deixou as equipes felizes com os efeitos da iniciativa.

Tânia Regina Siqueira Cardoso da paróquia Nossa Senhora da Conceição em Viana disse que a equipe envia o arquivo com antecedência de 4 dias e conta que a experiência tem sido muito rica, “temos relatos de que pessoas que nunca se sentiram preparadas, fizeram as leituras e, em algumas comunidades, a Celebração da Palavra foi transmitidas da casa de uma família e todas acompanharam. Aqui as Celebrações da Palavra, de fato, aconteceram no seio das famílias. Houve um fortalecimento da fé na igreja doméstica. A Igreja vai sair mais forte porque a igreja doméstica está mais fortalecida”.

Vandnilson Ribeiro, Ednéa Fleger, Anna Flegler e Acendina Flegler

Perguntamos para Edilane Alves dos Anjos Coelho da Silva da paróquia São José em Maruípe como as equipes de liturgia estão agindo neste tempos. Para ela o primeiro desafio foi incentivar as pessoas a participarem das Celebrações de suas casas através das redes sociais. Edilane disse que a missão das equipes é “levar a cada família a liturgia em forma de oração que lhes dê conforto. Por isso, procuramos instruir os leitores à distância, para façam leituras boas (ler – reler – refletir – vivenciar a passagem bíblica), de forma que, quem escute, a escute em forma de oração”.

A paróquia dá sugestões para que as pessoas preparem um lugar tranquilo e sossegado para que possam se concentrar durante as celebrações que são transmitidas pela equipe da Pascom, Pastoral da Comunicação. Cabe à equipe de liturgia orientar as famílias de que participar das celebrações da paróquia, mesmo no ambiente virtual, é “estar fraternalmente unidos às pessoas, tentando entender a situação de cada uma para podermos levar uma palavra de conforto ou um pouco daquilo que podemos doar”.

Avaliando as ações e orientações até aqui, Tânia achou que foram muito importantes as propostas tanto da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, quanto da Arquidiocese, destacando a simbologia dos gestos durante a Semana Santa.

Círculo Bíblico da Arquidiocese de Vitória em formato digital

O Círculo Bíblico da Arquidiocese de Vitória começou a circular em formato digital a partir desta semana.

O livro impresso foi substituído, enquanto durar a pandemia e restrição social, por uma versão digital mais reduzida e a recomendação é de que seja feito em família. Mais uma opção para o momento de oração, preparado pela equipe que acolheu as solicitações e se colocou à disposição para atendê-las.

O arquivo já foi enviado a todas as paróquias e também para coordenadores das áreas pastorais que estão cadastrados. Continuará sendo enviado semanalmente, sempre na segunda-feira. O site da Arquidiocese também disponibiliza o arquivo.