Notícias da Arquidiocese

A Rádio América – emissora da Arquidiocese de Vitória – conta com um novo quadro neste ano de 2022: “O Santo do Dia”, apresentado

A Rádio América – emissora da Arquidiocese de Vitória – conta com um novo quadro neste ano de 2022: “O Santo do Dia”, apresentado pelo padre Anísio José Schwirkowski, scj, que vai ao ar todos os dias, às 13h, dentro do programa Alegria no Ar.

O quadro que foi criado pelo próprio sacerdote (mas não é uma exclusividade dele, pois já existem outras pessoas que o fazem) conta a história daqueles que foram exemplos de vida para os cristãos e também faz um trabalho de catequese.

Padre Anísio, nasceu em São Bento do Sul/SC, em 30 de Setembro de 1971, terceiro Filho de Silvestre e Lídia Schwirkowski.  Iniciou sua caminhada vocacional em 1992, ao ingressar no Propedêutico do Seminário São José, em Rio Negrinho, onde ficou até concluir o Postulantado em 1994.

No ano seguinte, começou o Noviciado em Jaraguá do Sul, professando seus votos em 25 de fevereiro de 1996.  Em seguida, iniciou o curso de Filosofia, em Brusque, concluído em 1998. Entre 1999 e 2000, fez o Tirocínio no Seminário de Crissiumal, no Rio Grande do Sul, seguindo para Taubaté, onde cursou Teologia de 2001 a 2004.

Foi Ordenado Sacerdote em 8 de Janeiro de 2005, em sua terra natal, pela imposição das mãos de dom Angélico Sândalo, à época bispo da Diocese de Blumenau. Em março do mesmo ano, seguiu para Roma, onde foi nomeado Vice-Secretário Geral e, posteriormente, Secretário Geral da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, permanecendo na função até 1º de dezembro de 2010. Ainda em Roma, ocupou-se com estudos durante 2011.

Em seu retorno ao Brasil, em 2012, foi designado pela Congregação para auxiliar na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada na cidade do Rio de Janeiro, entre 23 e 28 de julho de 2013.

Em setembro do mesmo ano, foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Palmas, no Paraná, atuando como Vigário até fevereiro de 2014, quando tomou posse como Pároco-Reitor do Santuário Santa Rita de Cássia, em Curitiba.

Em novembro de 2017, foi designado para atuar como Vigário no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Joinville. E Em 2020 foi nomeado Pároco-Reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Joinville. Padre Anísio José, é da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus.

O Convento da Penha tem um novo Guardião da Fraternidade e Reitor, Frei Djalmo Fuck, que foi escolhido pelo Definitório – que é uma

O Convento da Penha tem um novo Guardião da Fraternidade e Reitor, Frei Djalmo Fuck, que foi escolhido pelo Definitório – que é uma espécie de conselho de alguns frades que são representantes dos estados onde a Província Franciscana da Imaculada Conceição está presente.

Desde 27 de novembro do ano passado, Frei Paulo Roberto foi eleito Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição e com isso, ele precisou deixar a função de Guardião e Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha que exercia desde 2016.

Frei Djalmo atualmente é o Guardião e Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Vila Velha, desde 2016 e deve exercer o cargo até o final deste mês de janeiro, quando um novo pároco será nomeado. Ontem Frei Djalmo e sua mãe dona Ivone Bunn Fuck, que reside na cidade de Brusque, em Santa Catarina, visitaram o Convento da Penha.

Transição

Ao longo dos próximos dias, Frei Djalmo e Frei Paulo Roberto vão se reunir para combinar a transição, além de ter um panorama das atividades, de como funciona a vida e missão do Convento. O frade catarinense está conhecendo e conversando com os funcionários, colaboradores e voluntários. Ele também vai participar de reuniões com os representantes da Associação dos Amigos do Convento da Penha, entidade criada em 1996, com a finalidade principal de garantir a manutenção e conservação do Convento; e com a comissão da Festa da Penha, que neste ano vai acontecer de 17 a 25 de abril.

Frei Djalmo tem 47 anos, é nascido em Angelina (SC), vestiu o hábito franciscano em 12/01/1995; fez a profissão solene na Ordem Franciscana em 02/08/2000 e foi ordenado presbítero em 10/05/2003. No próximo domingo (09/01), Frei Djalmo vai presidir a Missa das 9h no Campinho do Convento. Seja muito bem-vindo, Frei Djalmo! Que Nossa Senhora da Penha o abençoe e ilumine sempre!

A missa do último dia do ano na Catedral de Vitória, presidida por dom Dario Campos, arcebispo de Vitória contou com a participação de

A missa do último dia do ano na Catedral de Vitória, presidida por dom Dario Campos, arcebispo de Vitória contou com a participação de muitos fiéis e já foi um pedido de paz “Senhor dai-nos vossa paz”, refrão repetido a cada invocação e também a homilia de dom Dario que discorreu sobre a bênção de Deus.

Na homilia o Arcebispo destacou a primeira leitura que trouxe a bênção de Aarão, conhecida também como bênção de São Francisco e disse: “a fonte de bênção é Deus, mas aquele que recebe a bênção é chamado a construir e edificar”. Dom Dario falou ainda que “o cristão, chamado a ser discípulo de Cristo, é convidado a iniciar o ano colocando-se debaixo e sob a força da bênção divina, na certeza de que ela o acompanhará em todos os momentos do ano novo”.

Padre Renato Criste, pároco concelebrou com dom Dario e o diácono Paulo serviu ao altar.

 

 

 

Nesta quarta-feira, 29 de dezembro de 2021, Dom Dario Campos comunicou algumas transferências que vigorarão oportunamente na Igreja Particular de Vitória.     1)

Nesta quarta-feira, 29 de dezembro de 2021, Dom Dario Campos comunicou algumas transferências que vigorarão oportunamente na Igreja Particular de Vitória.

 

 

1) Pe. Paulo Sérgio Vaillant, atual Vigário Paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araguaia-ES, nomeado para o ofício de Pároco da Paróquia São João Batista, em Cariacica – ES.

 

 

 

2) Pe. Antônio Renato Coutinho Ferreira, atual Pároco da Paróquia Mãe da Divina Misericórdia, em Cariacica – ES,  nomeado para o ofício de Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, em Itapoã, Vila Velha – ES.

 

 

 

 

3) Pe. Júlio César Coelho, atual Pároco da  Paroquia São João Batista, em Cariacica-ES, nomeado para o ofício de Pároco da Paróquia Mãe da Divina Misericórdia, em Marcilio de Noronha, Viana – ES.

 

 

 

4) Pe. Ruan Coutinho da Cruz, atualmente em missão no Pará, nomeado para o ofício de Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro, em Muquiçaba, Guarapari  ES.

A missa de Natal na Catedral de Vitória teve como momento forte o canto do Glória juntamente com o toque dos sinos que inundaram

A missa de Natal na Catedral de Vitória teve como momento forte o canto do Glória juntamente com o toque dos sinos que inundaram a catedral. O coral da Catedral e os fiéis repetiram a exemplo dos anjos por ocasião do nascimento de Jesus: Glória a Deus nas alturas e na terra paz aos homens.

Assim foi celebrada a vigília presidida por dom Dario Campos, arcebispo de Vitória e concelebrada pelo pe. Renato Criste, pároco da Catedral e o pe. Diego Azevedo, vigário paroquial.

Ao final da Celebração, pe. Renato passou pela nave da Catedral com o Menino Jesus enquanto os fiéis acendiam as lanternas de celular e as luzes eram apagadas. Depois o Menino foi colocado no presépio.

Na homilia, o Arcebispo iniciou expressando seu desejo de que todos se sentissem abraçados por ele e disse “não é permitido que nenhum coração viva na escuridão, nas trevas, o Menino Deus dissipou toda a escuridão da nossa vida.[…] é momento de entoar um cântico novo, levantar a cabeça e olhar em frente, porque temos a certeza que não estamos sozinhos, Jesus caminha conosco”.  Depois o Arcebispo lembrou que foram os pequenos os primeiros a receberem o anúncio do nascimento de Jesus e disse: “Se mergulharmos no mistério profundo da encarnação, vendo a singeleza do Menino Deus, nossa vida vai ser muito mais leve, porque ela estará na palma das mãos de Deus e assim a nossa vida será de partilha”. Por fim, dom Dario agradeceu a todos que contribuem com a Campanha Paz e Pão permitindo que muitas mesas hoje tenham o que compartilhar entre os familiares graças às doação, generosidade e partilha de muitos”.

Leia abaixo a mensagem enviada por Monsenhor Andherson Franklin, bispo auxiliar nomeado pelo Papa Francisco no dia 22 de dezembro para a Arquidiocese de

Leia abaixo a mensagem enviada por Monsenhor Andherson Franklin, bispo auxiliar nomeado pelo Papa Francisco no dia 22 de dezembro para a Arquidiocese de Vitória.

Cachoeiro de Itapemirim, 24 de dezembro de 2021

“Ide, fazei discípulos
todas as nações” (Mt 28,19)

Meus irmãos e irmãs!
No último dia 22 de dezembro, com espírito de serviço, acolhi a nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, pelo nosso amado Papa Francisco. Hoje, na véspera do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, dirijo-me a toda a Arquidiocese, no desejo de manifestar a minha alegria e compromisso evangelizador, junto a esta Igreja Particular.
Manifesto a minha gratidão e total comunhão com o querido arcebispo Dom Dario Campos, assumindo a missão como o seu bispo auxiliar, um direto colaborador de seu ministério episcopal. Saúdo também Dom Luiz Mancilha Vilela e Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispos eméritos das respectivas arquidioceses de Vitória e Mariana, que são tesouros vivos da história e da caminhada eclesial do Estado do Espírito Santo.
Dirijo uma saudação afetuosa aos presbíteros, agradecendo pela palavra de acolhida a mim dirigida. Saúdo, também, a todos os diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e vocacionados, todos os leigos e leigas, presentes em todas as Comunidades Eclesiais de Base, bem como, todos os homens e mulheres de boa vontade.
Escolhi como lema inspirador do meu serviço episcopal o envio missionário de Jesus, dirigido aos seus discípulos, encontrado no Evangelho de Mateus: “Ide, fazei discípulos todas as nações” (Mt 28,19). Um apelo que ressoa em meu coração e me impulsiona a acolher, com serenidade, disponibilidade e liberdade, esta nova missão, a mim confiada pela Igreja. O Papa Francisco tem nos exortado a ser uma Igreja em Saída Missionária, comprometida com a construção da Casa Comum e promovendo sempre a Solidariedade e a Fraternidade entre todos, de maneira especial, junto aos mais vulneráveis. Assim, eu me coloco como um irmão entre os irmãos e irmãs, a fim de que sejamos todos inspirados pela Palavra de Deus e iluminados pela luz do Espirito Santo, promovendo sempre entre nós a Comunhão, a Participação em vista da Missão.
Termino desejando a todos e todas um Feliz e Santo Natal e um Ano Novo cheio da graça e benção divinas; um tempo novo de saúde para todos, justiça, fraternidade e paz! Gostaria ainda, de pedir e poder contar sempre com as orações de todas e todos vocês.
Que a Virgem da Vitória, padroeira da Arquidiocese, interceda ao Seu Filho, o Emanuel, por todos nós!
Deus vos abençoe, hoje e sempre!

Mons. Andherson Franklin Lustoza de Souza
Bispo auxiliar nomeado – Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo

No dia 19 de fevereiro de 2022, acontecerá a cerimônia de ordenação episcopal do novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, o monsenhor Andherson

No dia 19 de fevereiro de 2022, acontecerá a cerimônia de ordenação episcopal do novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, o monsenhor Andherson Franklin Lustoza de Souza. A Santa Missa será realizada no Centro Universitário São Camilo de Cachoeiro de Itapemirim, a partir das 16h. Monsenhor Andherson foi nomeado no último dia 22 de dezembro pelo Papa Francisco. Para maiores informações sobre a ordenação, basta entrar em contato com a Diocese de Cachoeiro pelo número (28) 99972-2023.

Monsenhor Andherson nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo, no dia 3 de novembro de 1969. Atualmente com 52 anos pertence ao clero da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, sendo Vigário da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, e professor do Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia em Vitória.

O religioso ingressou no Seminário Bom Pastor, da mesma diocese no sul do Estado, para cursar o Propedêutico e a Filosofia, em Fevereiro de 1992. Concluiu o curso de Filosofia em 1995, sendo o mesmo reconhecido pela Pontifícia Universidade Católica, de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Ingressou no Seminário São João Maria Vianney, localizado em Vitória, a fim de cursar a Teologia, no Instituto de Filosofia e Teologia da arquidiocese de Vitória, Espírito Santo, concluindo o mesmo em 1999. Sua ordenação presbiteral foi celebrada no Ginásio da Faculdade Camiliana, em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 25 de março de 2000.

 

Reverendíssimo Monsenhor Andherson Franklin Lustoza de Souza! Saudações de Graça e Paz! O Santo Padre o Papa Francisco, na manhã de Hoje, confiou a

Reverendíssimo Monsenhor Andherson Franklin Lustoza de Souza!

Saudações de Graça e Paz!

O Santo Padre o Papa Francisco, na manhã de Hoje, confiou a nossa querida Igreja Particular uma grande missão: acolher o senhor como mais novo membro de nossa família Arquidiocesana. Nossa gratidão ao Santo Padre, como também ao nosso Arcebispo Metropolitano Dom Dario Campos, que na simplicidade e na alegria tem nos ajudado a caminhar nas estradas de Jesus.

O senhor chega em nossa Arquidiocese de Vitória, num tempo de muita esperança e escuta! Cremos que o Senhor Jesus, está utilizando também da sua vida e vocação para fazer ecoar em nossos corações, aquele sentimento que nutriu a fé do Apóstolo Paulo: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação”! (2 Cor 1, 3), não temos dúvida que a sua nomeação e presença no meio de nós, será um sinal visível da misericórdia e do consolo de Deus.

Conte com nossas orações, nosso apoio, nossa amizade, e assim como nos orienta o Santo Padre, ajude-nos:
“A reforçar os vínculos de fraternidade e amizade no presbitério e com o vosso bispo, apoiando-vos mutuamente, cuidando de quem está doente, procurando aquele que se isola, encorajando e aprendendo a sabedoria do idoso, partilhando os bens, sabendo rir e chorar juntos…”.

Nós, Padres da Arquidiocese de Vitória, Rogamos a Nossa Senhora da Vitória, a Virgem das Alegrias e ao glorioso São Pedro, que guardem sua vida e missão! Seja muito bem-vindo!

Guarapari, 22 de Dezembro de 2021.

Padre Diego Carvalho dos Santos.
Representante dos Presbíteros da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.
Secretário do CRP do Leste 3 da CNBB.