Notícias

O primeiro dia do Congresso de Catequese Online promovido pela Comissão Bíblico Catequética da Arquidiocese de Vitória foi neste domingo e muitos participantes já

O primeiro dia do Congresso de Catequese Online promovido pela Comissão Bíblico Catequética da Arquidiocese de Vitória foi neste domingo e muitos participantes já tiveram boas experiências. O congresso visa aprofundar a formação dos catequistas para que avancem em águas mais profundas no caminho da evangelização de crianças, jovens e adultos. O Congresso de Catequese teve sua abertura na Catedral Metropolitana, com uma missa presidida pelo arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, e logo após continuou através do canal do youtube da Arquidiocese de Vitória. O inicio da transmissão teve a participação do padre Fernando Antonio S. de Souza (Coordenador da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética).

O palestrante da primeira palestra: “Família e comunidade eclesial: lugar da catequese”, foi o Coordenador de Pastoral e Ms. em Teologia do Matrimônio e Família, Pe Renato Criste Covre. Em resumo, a palestra foi elaborada com base na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, ela apresenta um caminho de atenção à família que deve nos animar a ir ao encontro dela, com atenção especial e ternura de quem coloca uma ovelha ferida no colo. A família deve ser ponto de chegada para nossa ação pastoral e ponto de partida para a vida comunitária mais ampla.

De acordo com padre Renato Criste, “As famílias constituem-se como sujeito fundamental da ação missionária da Igreja. Animadas pela vida comunitária, nas diversas realidades eclesiais, podem assumir o compromisso de alargar o horizonte do seu lar, ampliando as dimensões do coração, para acolher os irmãos e irmãs e formar Igrejas Domésticas”, destacou em sua fala durante a palestra.

Para a catequista Sandra Boni da paróquia Nossa Senhora da Conceição em Alfredo Chaves, interior do Espírito Santo, o congresso segundo ela é uma oportunidade de estreitar laços e um ótimo espaço de formação para os catequistas.”Catequese, família e comunidade são lugares onde se constroem laços com gestos simples e atitudes cotidianas; são ambientes onde os vínculos e afetos produzem respeito e amor mútuo; são espaços onde o cultivo da oração e da espiritualidade propiciam o crescimento e o amadurecimento da fé cristã”, destaca.

O evento está sendo realizado pelo canal do Youtube da Arquidiocese de Vitória.

Confira a programação do Congresso de Catequese Online:

 

Segunda-feira (24 de agosto), às 19h30, Canal do Youtube da Arquidiocese de Vitória

Palestra: Novo diretório da Catequese, palestrante: Pe. Antonio Lelo

 

Terça-feira (25 de agosto), às 19h30, Canal do Youtube da Arquidiocese de Vitória

Palestra: Catequese e espiritualidade: comunhão de fé e vida, palestrante: Pe. Humberto de Carvalho

 

Quarta-feira (26 de agosto), às 20h, Canal do Youtube da Arquidiocese de Vitória

Palestra: Catequese em tempo de pandemia: desafios e superações, palestrante: Lucimara Trevizan

 

Quinta-feira (27 de agosto), às 19h30, Canal do Youtube da Arquidiocese de Vitória

Palestra: Catequese e redes sociais: como utilizar para bem comunicar, palestrante: Prof. Dr. Moisés Sbardelotto

 

Sexta-feira (28 de agosto), às 19h30, Canal do Youtube da Arquidiocese de Vitória

Palestra: Círculo-Bíblico: catequese na igreja doméstica, palestrante: Pe. Claúdio Alves Moreira

 

Sábado, (29 de agosto), às 17h, Canal do Youtube da Arquidiocese de Vitória

Palestra: Catequese e sacramentos: iniciação à vida cristã, palestrante: Pe. Thiago Faccini

 

Dúvidas e maiores informações:

Telefone: (27) 99727-2637 / (27) 3025-6265

E-mail: [email protected]

 

Evento Gratuito

Matérias sobre o 1º Congresso de Catequese Online

Mensagem sobre o primeiro Congresso de Catequese on-line

Congresso de Catequese Online

As catequistas também precisaram inovar e usar da criatividade para que a evangelização não parasse. De forma remota, a catequese continuou a acontecer.

Com a pandemia da Covid-19 muita coisa mudou. O distanciamento e outras medidas foram adotadas para evitar a contaminação pelo Coronavirus, as paróquias precisaram ser fechadas, atividades suspensas, mas isso não quer dizer que tudo parou. 

Assim como as professoras nas escolas, as catequistas também precisaram inovar e usar da criatividade para que a evangelização não parasse. De forma remota, a catequese continuou a acontecer em algumas paróquias da arquidiocese de Vitória. Como foi o caso da paróquia Santa Rita de Cássia, em Vila Velha.

“A ideia surgiu devido a pandemia, com a impossibilidade de ir à Igreja, pensamos em fazer uma catequese virtual. Vimos a necessidade de continuar evangelizando. Fizemos o primeiro encontro ao vivo, com muita dinâmica… Utilizamos de temas comuns que serviriam para todas as idades, pois não separamos por turma. Priorizamos trabalhar com o público infantil e o segmento jovens e adultos (perseverança, crisma, catecumenato) ”, comenta Liliane Coordenadora da Catequese da Comunidade São Camilo em Vila Velha.

Mesmo os encontros acontecendo de forma remota, os catequistas têm se empenhado na evangelização a distância, contando sempre com o empenho e suporte da família, pois ela é a principal fonte de evangelização para a criança.

“Cada catequese tem um grupo de pais numa rede social, e no grupo era dito que teria a catequese e era motivado à família para que pudessem motivar os filhos. Todo mundo no início ficou muito feliz, teve muita participação das crianças, interagiram e no final dávamos como um “dever de casa” algumas tarefas e o retorno era bem positivo”, relata Liliane.

Tem dias que os acessos das vídeos aulas da catequese são maiores que outros, mas isso não assusta os catequistas, pois para eles o que importa, nesse momento, é levar a palavra de Deus até o coração de cada criança.

“O nosso objetivo não é com a quantidade, é poder evangelizar mesmo que seja com uma criança. A catequese não parou, as crianças abraçaram. Nós vamos preparando, não sai com tanta perfeição porque não fomos preparados para isso, mas sai com muito amor e dedicação”, comenta com muita alegria Liliane.

Para a catequisanda Alícia, da comunidade São Camilo de Lélis, da Paróquia Santa Rita de Cássia, a catequese virtual tem ajudado muito ela e ao irmão.

“Com a catequese virtual temos aprendido bastante e não perdemos nenhum sábado. Sentimos falta de ir à Igreja por que nós íamos toda semana. A catequese virtual preenche esse vazio que fica em nós e fortalece a nossa fé, só temos que agradecer”, nos diz a pequena Alícia.

Com o tempo, as catequistas foram se adaptando usando cada vez mais de dinâmicas e criatividade para continuar evangelizando. Todos os sábados, às 15 horas, no canal do YouTube da Paróquia Santa Rita de Cássia, entra no ar as gravações para as crianças e às 16 horas para o segmento jovens e adultos.

Se você não sabe o que fazer, como dar sequência a catequese na sua paróquia se inspire no exemplo dessa comunidade que não mediu esforços para continuar evangelizando mesmo em tempo de pandemia.  

Confira alguns dos encontros:

O congresso visa promover uma reflexão sobre os quatro pilares que sustentam a comunidade eclesial: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Vitória, em atenção às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, com grande alegria e esperança dá início a seu primeiro Congresso de Catequese on-line. “Então Jesus chamou-os para estarem com ele e para enviá-los a anunciar” (Mc 3,14).

Como novo Povo de Deus somos convidados a evangelizar pelo anúncio da Boa-Nova, formando, de tal modo, discípulos e discípulas do Mestre Jesus, Caminho, Verdade e Vida.

Nosso congresso visa promover uma reflexão sobre os quatro pilares que sustentam a comunidade eclesial: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

Iniciados à vida cristã, a Igreja, assim, nos propõe – à luz da Palavra – um encontro pessoal e comunitário com Cristo. Nesse sentido, na comunidade eclesial a “mesa está no centro da celebração da fé cristã.” Essa mesa deve nos levar a pensar em outra mesa, a de nossos irmãos e irmãs. Portanto, oração que conduz ao agir, Pão que é partilhado, a Caridade, pois “quando se contempla Deus, percebe-se a beleza do pequeno e do simples, e se educa o olhar para ver as necessidades” neste mundo que caminha a passos largos quanto a sua urbanização. Nele, a Ação Missionária (que é intrínseca à fé cristã) necessita apresentar o mundo urbano como lugar também de Deus.

Nos aproximamos do dia Nacional do Catequista, homens e mulheres que dedicadamente – como igreja – saem para a nobre missão de propor um itinerário para a vida cristã. Deus seja louvado por você, Catequista, cada dom que é colocado sobre o altar da evangelização de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

À Dom Dario, Arcebispo Metropolitano, aos irmãos no presbitério, à nossa comissão, aos assessores, muito obrigado pela doação da vida de cada um em vista da promoção do Reino de Deus. Que ele conduza nossos trabalhos, renove nosso compromisso de batizados e batizadas.

Um abençoado congresso para todos nós!

Pe. Fernando Antonio S. de Souza (Coordenador da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética)

Ele é um aporte financeiro da Arquidiocese de Vitória destinado a atender os padres e é mantido com a contribuição mensal de 2% do

Você conhece o chamado fundo sacerdotal? Este é um aporte financeiro da Arquidiocese de Vitória destinado a atender os padres idosos eméritos ou que necessitam de afastamento de sua paróquia para tratamento médico e para custear a manutenção da Casa Sacerdotal – que será estabelecida futuramente no município de Serra, no local onde hoje funciona o Propedêutico.

Esse fundo ainda visa garantir o sustento dos padres que exercem seu ministério nas frentes missionárias da Arquidiocese e no Projeto Missionário Igrejas Irmãs da CNBB, em paróquias pobres de periferia que ainda não arrecadam o suficiente para garantir o seu custeio e manutenção, contemplando côngruas, plano de saúde (assistência médico/hospitalar) e remédios.

Para que ele seja mantido, dos valores arrecadados pelas Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Vitória com dízimos, coletas nas celebrações e outras doações, 2% é destinado à sustentação do custeio.

O representante dos padres na Arquidiocese de Vitória é o padre Robson Pratti e ele explica que o fundo presbiteral foi criado para cuidar dos padres e dar toda a assistência aos presbíteros: “é uma colaboração dos presbíteros, cada paróquia tem sua porcentagem dentro dos repasses que a gente faz para a Arquidiocese. Esse fundo atua nas questões emergenciais, para amparar o padre em diversas frentes. Ele é importante para manter a ação missionária da Igreja e cumpre o direito canônico, na parte que trata da responsabilidade que temos para com os padres. Essa é a nossa comunhão sacerdotal.”

Padre Robson também enfatiza que existe um grupo gestor que cuida de cada demanda, analisa os casos, faz complementações e socorre o padre que precisa de uma determinada ajuda. Esse grupo é formado por ele, pelo padre Paulo Regis que é Vigário Episcopal para Assuntos Econômicos da Arquidiocese de Vitória, pelo Sérgio Murilo que é o Administrador Ecônomo e pelo Padre Ivo Amorim que é o Vigário Geral. Todos os pedidos são levados para o Arcebispo Dom Dario Campos.

Atualmente, o fundo sacerdotal atende seis padres eméritos; dois padres da Arquidiocese de Vitória que estão em missão no Estado do Amazonas – um na Prelazia de Lábrea e outro na diocese de Santa Maria do Araguaia; três padres afastados para tratamento médico; um padre liberado para atendimento aos hospitais da Grande Vitória; e padres e religiosos de 12 paróquias pobres localizadas nas frentes missionárias da Arquidiocese.

A arrecadação média mensal do fundo de solidariedade é de R$ 94.916,65 e a despesa por mês está no valor de R$ 120.717,52. Segundo o Administrador Ecônomo da Arquidiocese de Vitória, Sérgio Murilo, o déficit mensal tem o suporte e auxílio financeiro da Mitra Arquidiocesana de Vitória.

Em percentuais do valor arrecadado pelo Fundo Sacerdotal: 63% é destinado aos padres e religiosos que atuam nas frentes missionárias e paróquias pobres da Arquidiocese; 25% é destinado à Casa Sacerdotal/padres eméritos e 12% é destinado a padres em tratamento médico. 

A construção é vinculada ao Seminário Nossa Senhora da Penha, tem 600 m², uma área formativa com 450 m² e outros 1.150 m² entre

Foi entregue hoje (20) a futura nova sede do Propedêutico da Arquidiocese de Vitória, chamada Casa Bom Pastor, localizada na Rua Coutinho Mascarenhas, nº 40, Centro, Vitória, local conhecido anteriormente como “Casa de Maria”.

A construção é vinculada ao Seminário Nossa Senhora da Penha, tem 600 m², uma área formativa com 450 m² e outros 1.150 m² entre acessos, estacionamento, quadra, jardins e espaço externo de lazer e contemplação. Além disso, a nova casa tem a capacidade de abrigar de 15 a 18 jovens que buscam discernimento para a vocação sacerdotal.

O ato da conclusão das obras foi marcado nesta manhã pela visita ao local feita pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos; o Reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, padre Jorge Campos; o Diretor do Propedêutico, padre Diego Azevedo; o Vigário Episcopal para Assuntos Econômicos, padre Paulo Régis; o Administrador Ecônomo da Arquidiocese, Sérgio Murilo e a arquiteta responsável pelo projeto, Raquel Tonini.  

A casa possui na parte interna 5 quartos coletivos; 3 suítes; refeitório; sala de estar/TV; banheiros sociais; banheiro para visitantes; cozinha; dispensas, área privativa com refeitório e banheiros para os colaboradores da casa; capela, sacristia; escritório administrativo; sala de atendimento para o reitor da casa; sala de T.I.

Já na parte externa estão biblioteca, sala de estudos, sala de atividades artísticas, lavanderia, almoxarifados para guarda de material diversos, sala para a coordenação do Serviço de Animação Vocacional – SAV e auditório para encontros vocacionais e formativos com capacidade para 100 pessoas. Além disso, a nova casa possui quadra de esportes, centro de convivência, oratório e 15 vagas para veículos.

Sobre o que é o Propedêutico, padre Diego Azevedo explica que é uma fase anterior à entrada no Seminário e é muito importante para o conhecimento e discernimento: “no primeiro ano os candidatos fazem os encontros vocacionais. Assim que são aprovados, eles entram para o Propedêutico, que dura um ano, e é um período de conhecer o candidato, analisar o seu perfil, mas sobretudo é um momento que este candidato conhece Jesus Cristo e a doutrinação da Igreja”. 

Atualmente o Propedêutico funciona em uma casa na Praia da Baleia, na Serra, e possui 10 jovens em discernimento com idade entre 18 e 28 anos. Sérgio Murilo, administrador ecônomo da Arquidiocese de Vitória, detalha que a casa será transferida para o Centro de Vitória, neste imóvel que já era da Arquidiocese e foi totalmente adaptado e reformado para acolher esses jovens.

De acordo com o administrador, o projeto inicial da casa na Praia da Baleia previa construir no mesmo espaço a casa do propedêutico, que foi executada e está em funcionamento, e uma Casa Sacerdotal, que ainda seria construída para acolher os padres idosos, eméritos e os que fazem tratamentos médicos e precisam se ausentar de suas paróquias. 

“Com a chegada de Dom Dario na Arquidiocese de Vitória, ele viu que esse imóvel do Centro de Vitória atenderia a necessidade do Seminário e vislumbrou que a área que atualmente é ocupada pela Casa do Propedêutico poderia se tornar a Casa Sacerdotal pois ela tem toda a estrutura já montada. Isso não exigiria da Arquidiocese a construção de uma nova casa”, detalha Sérgio.

Ainda não existe uma data para que a mudança seja concluída e o próximo passo é mobiliar toda a casa de formação. A conclusão das obras da reforma aconteceu justamente no mês de agosto, em que a Igreja celebra as vocações. Padre Jorge Campos – reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha – considera que este é um sinal de Deus de que a Arquidiocese de Vitória está no caminho certo.

Confira abaixo o vídeo completo do espaço e depoimentos.

 

Chaves da casa adquirida em leilão pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é entregue hoje ao pároco Pe. Anderson Gomes.

No início do mês de julho, um terreno com uma casa foi adquirido, através de um leilão promovido pela Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Espírito Santo (SPU/ES), pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praia da Costa. Hoje Padre Anderson Gomes, pároco da Paróquia recebeu as chaves do imóvel, das mãos do Superintendente Márcio Costa Furtado.

Confira no vídeo, a entrega das chaves hoje de manhã.

Leia também: https://www.aves.org.br/noticias/Z1B7AbBNS5fUEGP7kO2j

O que é e como funciona o Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia

O que é o Interdiocesano?

O Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia é o local de formação filosófica e teológica dos padres da Província Eclesiástica do Espírito Santo. Está situado na Praia do Suá, próximo à entrada da 3ª Ponte e acolhe os estudantes seminaristas das 4 dioceses do Espírito Santo.

Em final de maio de 2017, com a inauguração do Centro Católico de Estudos, Dom Silvestre Luiz Scandian, o IFTAV, Instituto então administrado pela Arquidiocese de Vitória, inaugurou uma nova fase, sendo assumido pelas 4 dioceses e tornando-se por essa razão interdiocesano. A proposta foi feita pelo então arcebispo de Vitória, dom Luiz Mancilha Vilela e foi acolhida pelos bispos que passaram a ter uma participação nas decisões e encaminhamentos sobre os estudos dos seminaristas. A partir de então, o Instituto saiu do prédio anexo à igreja São Gonçalo no Centro de Vitória e passou a funcionar no Centro Católico de Estudos. O nome do Centro de Estudos é uma homenagem a dom Silvestre, 2º arcebispo de Vitória, hoje falecido, mas que na ocasião esteve presente.

As dioceses de São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina que junto com a Arquidiocese de Vitória formam a Província Eclesiástica do Espírito Santo, têm na Grande Vitória suas casas de formação: Seminário Maior em Carapina, Seminário Maria Mãe da Igreja em Jr. Tropical e Seminário São João Maria Vianney em Alto Lage, respectivamente, onde os seminaristas ficam durante a semana para frequentar as aulas nos cursos de Filosofia e Teologia. No final de semana os seminaristas voltam para suas dioceses onde estão inseridos na ação pastoral. Cada casa de formação além do grupo de seminaristas acolhe também o reitor e os professores que precisem pernoitar, dado que todas as dioceses têm padres professores do curso de Teologia. A Arquidiocese de Vitória funciona da mesma forma: durante a semana os seminaristas estudam e moram no Seminário Nossa Senhora da Penha e no final de semana estão inseridos nas pastorais nas paróquias. Para o curso de Filosofia “existe um acordo entre o Interdiocesano e a Universidade Católica, ou seja, a Direção/Coordenação do Interdiocesano apresenta nomes de professores e o Arcebispo Metropolitano é quem nomeia o Coordenador do sobredito Curso”. Além disso, na última reunião das 3 anuais que são realizadas com a Direção e Coordenação do Interdiocesano e a presença dos professores, participam também, os professores do curso de Filosofia.

Portanto, os alunos seminaristas das 4 dioceses fazem o curso de Filosofia na Faculdade Salesiana e a Teologia no Instituto Interdiocesano.

Como funciona

Quem explica o funcionamento do Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia é padre Arthur Francisco J. Santos “O Interdiocesano funciona no espaço do Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian, cujo Grão Chanceler é o Sr. Arcebispo Metropolitano de Vitória.

O Grão Chanceler preside o grupo formado pelos Bispos da Província Eclesiástica, juntamente com os Reitores dos Seminários Maiores e o Diretor do Instituto Interdiocesano, para decisões maiores”.

Hoje os bispos que presidem as dioceses e formam o Conselho do Interdiocesano são: dom Wladimir Lopes Dias, bispo de Colatina, dom Paulo Dal’Bó, bispo de São Mateus e pe. Walter Altoé, administrador diocesano de Cachoeiro de Itapemirim e dom Dario Campos, arcebispo de Vitória.

O Instituto interdiocesano tem como Diretor o padre Hugo Scheer, como coordenador de estudos padre Arthur Francisco dos Santos Juliatti. O corpo de docentes composto por padres das 4 dioceses e professores leigos.

As decisões ordinárias, isto é, o funcionamento das aulas e planejamento “são tomadas pela Direção/Coordenação, nomeada pelo Grão Chanceler, com a presença dos Professores, em três reuniões ordinárias, uma no primeiro semestre letivo e duas no segundo”, disse padre Arthur.

Os alunos

Hoje o Interdiocesano tem 29 alunos, sendo:

11 no 2º período de Teologia – (6 da Arquidiocese de Vitória – 1 de Cachoeiro de Itapemirim – 3 de são Mateus -1 de Colatina).

6 no quarto ano de Teologia – (2 de Colatina – 1 de São Mateus – 1 de Cachoriro de Itapemirim – 2 de Vitória).

4 no sexto período de Teologia – (2 de Vitória – 1 de São Mateus – 1 de Cachoeiro de Itapemirim).

8 no oitavo período de Teologia – (3 de Colatina – 3 de Vitória – 1 de São Mateus – 1da Congregação dos frades Capuchinhos).

O curso é administrado pelo Centro Católico de Estudos, que tem como Diretor o pe. Anderson Gomes e cada aluno paga uma mensalidade em torno de R$ 1.615,00, dependendo da quantidade de disciplinas que frequenta. As despesas são arcadas pelos Seminários, conforme a quantidade de alunos.

Breve Histórico

Em 23 de fevereiro de 1985, dom Silvestre Luiz Scnadian, então arcebispo de Vitória, criou o Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV) com a ideia de poder formar os padres a partir da realidade local. Teve como primeiro Diretor o padre Rubens Duque e iniciou com a participação de seminaristas de Vitória e São Mateus. Depois foi a vez de Cachoeiro e mais tarde Colatina quando se tornou diocese. O atual Diretor do Interdiocesano, padre Hugo Scheer iniciou sua caminhada como professor do IFTAV, sucedeu pe. Ivo Amorim na Direção no final da década de 80 e foi confirmado Diretor pelos bispos das 4 dioceses em 2017 na criação do Interdiocesano.