Notícias

Retomada das Celebrações da Palavra

Com o retorno das missas presenciais, algumas comunidades também retomaram as Celebrações da Palavra. Por área Pastoral, a exceção é a Área Serrana que está se preparando para setembro, conforme disse pe. Carlos Barbosa, pároco da paróquia São Sebastião e coordenador da Área Pastoral. Já nas paróquias algumas estão retomando, outras preparando para setembro e outras ainda sem data prevista. Em Vitória, na paróquia Nossa Senhora da Vitória (Catedral) quase todas as Comunidades retomaram as celebrações da Palavra no Dia dos Pais. A paróquia São Pedro Apóstolo das 12 comunidades, 2 retornaram com as celebrações em julho e 8 em agosto. Apenas a Comunidade Nossa Senhora Aparecida ainda não voltou.

Gustavo de Oliveira Gervasio, da equipe de liturgia diz que os protocolos obedecem às orientações sanitárias, as orientações da Arquidiocese e o aconselhamento do pároco, pe. Gilberto Domingos. Isto é, todos os participantes precisam usar máscara, e, na chegada tem álcool em gel e aferidor de temperatura. Para ele a maior dificuldade é a idade dos membros da Comunidade: “pessoas idosas e de grupo de risco que dificultam a retomada, dado que estes não devem participar de Celebrações presenciais”.

No santuário Santo Antônio o Conselho ainda estuda a forma e a data para retornar com as Celebrações nas Comunidades.

Na Área Benevente, quem explicou como está funcionando a retomada nas comunidades foi o seminarista do 1º ano de teologia, Juliano do Nascimento Machado, que pertence à paróquia São José e, neste período de pandemia acompanha o pároco, pe. Ermindo nas 26 comunidades. Juliano afirma que as pessoas estão confiantes com a retomada “porque sentem falta da vida em comunidade”. Porém, cuidados são necessários e todas as comunidades seguem as orientações do Arcebispo e do pároco. “As próprias comunidades organizam uma listas com os nomes de quem deseja participar e assim conseguem controlar o número de pessoas. Acontece também que algumas pessoas preferem aguardar mais um tempo por receio de contaminação e continuar assistindo pelas redes sociais”.

A Área Serrana prevê a retomada para o início de setembro, dependendo do mapa de risco da região. A matriz da paróquia Santana pensou em retomar as Celebrações, mas acabou ficando com a decisão da Área Pastoral e celebra apenas as missas.

Na área Cariacica/Viana, as Celebrações da Palavra estão sendo retomadas, de forma gradativa. Especificamente na paróquia Santa Ana, é obrigatório o uso de máscara; a sinalização dos bancos para que o distanciamento seja mantido; a aferição de temperatura e caso esta esteja acima de 37,5 a pessoa é aconselhada a procurar serviço médico; formaram grupos de serviço para não permitirem que as pessoas se aglomerem; o ofertório é feito no próprio local, sem deslocamentos; o abraço da paz está suprimido, e, a Comunhão apenas sob a espécie de pão e na mão.

Para Marcelo da Comunidade Sagrada Família, paróquia Santa Ana e coordenador de Liturgia da Área Pastoral Cariacica/Viana há “necessidade de celebrar, “porque neste momento difícil de pandemia e outras questões sociais, políticas e ambientais, precisamos ter mais intimidade com Deus, mas vejo que teríamos que ter mais cautela, pois ainda não temos uma vacina e a população não tem seguido à risca as recomendações da OMS, Organização Mundial de Saúde. Acredito que a nossa Igreja poderia aguardar mais um pouco para retomar as atividades presenciais. Apesar de algumas cidades terem saído do mapa de risco, ainda estamos lidando com um inimigo muito perigoso”.

Na Área Vila Velha poucas paróquias retomaram as Celebrações da Palavra. Nas comunidades da paróquia Santa Cruz, o mês de setembro começa com Celebração da Palavra com o Diácono Permanente em 4 das 7 comunidades. Santa Rita e Nossa Senhora da Glória também retomam em setembro.  

Na área Pastoral de Serra/Fundão a retomada está a cargo de cada paróquia, mas estão sendo retomadas aos poucos. Segundo pe. Jones os fiéis estão muito conscientes e todos que retornam estão mantendo distanciamento social com lugares marcados, usando máscara e álcool em gel e fazendo a aferição da temperatura.

Organizado pela Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Vitória, o ato conta com apoio e parceria de várias instituições

A morte a pauladas de um homem debaixo da Segunda Ponte, na última sexta-feira (14), é o oitavo caso registrado de grave violência contra pessoas em situação de rua na Grande Vitória este ano.

Para denunciar as agressões que contabilizam ao menos três mortes desde fevereiro, a Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Vitória realiza, nesta quarta-feira, dia 19, o Dia de Luta da População em Situação de Rua, com o ato “Parem de nos matar”.

O ato será debaixo da Segunda Ponte, próximo à rodoviária de Vitória, das 8h às 12h, e contará com acolhida e café da manhã, atividade cultural, culto ecumênico, entrega de kits de higiene, testagens rápida e almoço.

“Enquanto o poder público, seja estadual ou municipal, não se movimentar para a garantir a vida das pessoas em situação de rua, para dizer que elas têm direito à integridade física e psíquica, elas continuarão sendo alvos”, afirma o vigário Episcopal para Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória, padre Kelder Brandão.

O ato “Parem de nos matar” tem o apoio do Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Círculo Palmarino e Fórum de Lutas Sociais. E são parceiros o Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold) e Ação Diaconal Ecumênica (ADE), composta pelas igrejas Católica, Luterana e Presbiteriana.

Outras agressões

Um homem de 25 anos em situação de rua foi baleado na altura da Ponte da Passagem, em Jardim da Penha, Vitória, no último dia 30 de julho. Somente em julho, tivemos o ataque a tiros no Ibes, em Vila Velha, com três pessoas baleadas (25 de julho); um atentado contra uma travesti em situação de rua em Jardim Camburi, Vitória (22 de julho), que teve seus pertences queimados; além do assassinato de um homem em situação de rua, que teve o corpo queimado, no bairro Itararé, em Vitória (5 de julho).

Este ano, na mesma região de Itararé, em 8 de fevereiro, um homem em situação de rua foi baleado na calçada. Em 14 de março, já na pandemia de coronavírus, houve um ataque com fogo a um casal de moradores de rua no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha. Um dia depois (15), na Vila Rubim, em Vitória, pessoas armadas em duas motos atiraram contra nove pessoas em situação de rua. Uma delas faleceu.

Dia nacional

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é celebrado pela Pastoral em nível nacional desde 2004.

A data é referente a uma chacina na qual 10 pessoas em situação de rua foram espancadas com golpes na cabeça enquanto dormiam na Praça da Sé, em São Paulo. Seis delas morreram. Três dias depois, outras cinco vítimas foram atacadas da mesma forma e outra pessoa acabou morta.

SERVIÇO

Dia de Luta da População em Situação de Rua – Parem nos matar

Quando: quarta-feira, 19/08/2020

Onde: debaixo da Segunda Ponte

Programação:

8h – acolhida, café da amanhã e atividade cultural

9h – culto ecumênico

10h – entrega de kits de higiene e testagens rápidas

11h – almoço

12h – encerramento

Organização: Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Vitória.

Apoiadores: Fórum Capixaba de Lutas Sociais, o Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Círculo Palmarino.

Parceiros: Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold) e Ação Diaconal Ecumênica (ADE), composta pelas igrejas Católica, Luterana e Presbiteriana.

Sobre a retomada das missas presenciais e os protocolos sanitários.

Quase todas as paróquias retomaram as missas presenciais, seguindo os protocolos das Secretarias de Saúde e as recomendações do Arcebispo de Vitória, dom Dario Campos. Porém, as celebrações nas matrizes continuam sendo transmitidas pelas redes sociais, atitude que promete ser mantida mesmo no pós-pandemia.

Cada realidade exige um comportamento diferente e às vezes até mesmo dentro da mesma área pastoral. Como exemplo podemos citar a área pastoral Benevente que abrange os municípios de Guarapari, Anchieta e Alfredo Chaves, cada um com as determinações municipais específicas que as paróquias precisam seguir. Por isso, algumas exceções acontecem, conforme disse pe. Robson Melo, pároco em Nossa Senhora de Lourdes e coordenador da Área Pastoral. Contudo os procedimentos e cuidados se repetem sempre com a preocupação de proteger as pessoas e preservar a vida. Por isso, em todas as paróquias que voltaram com missas presenciais, os cuidados são com a limpeza, distanciamento, número restrito de pessoas conforme o tamanho da igreja, uso obrigatório de máscaras, disponibilidade de álcool em gel na entrada, aferição de temperatura e obrigatoriedade do uso de máscaras. Em algumas como São Pedro na Praia do Suá a igreja colocou tapete para descontaminar o calçado antes das missas. A forma para poder participar da missa está acontecendo em dois formatos: inscrições na secretaria da paróquia ou pela ordem de chegada até ao limite que cada igreja comporta mantidas as distâncias.

A retomada tem sido pensada e preparada, em conjunto, pelos padres das áreas pastorais, com exceção da Área de Vitória, pois estava sem coordenador que foi eleito no dia 14 de agosto.

A paróquia São Pedro, Vila Rubim em Vitória e São José em Maruípe decidiram por manter por mais um tempo as missas não presenciais com transmissão pelas redes sociais e se preparam para uma possível retomada em setembro.

Em Santo Antônio apenas o Santuário-Basílica retomou as celebrações presenciais. Santa Luzia celebra missas nas duas comunidades (matriz e andorinhas). Santa Tereza de Calcutá retomou em agosto, apenas na matriz. São Pedro na Praia do Suá, retomou as missas apenas na matriz, com inscrições que devem ser feitas na Secretaria (pode ser por telefone) e, no máximo com 25 pessoas. A experiência deste final de semana mostrou que as pessoas que procuraram se inscrever estavam entre os grupos de risco e por isso nenhuma das duas Celebrações atingiu a presença de 25 pessoas. São Camilo retomou no Dia dos Pais, experiência apenas com homens que servem na paróquia. Avaliaram que foi positivo e os cuidados das equipes foram bem feitos. Por isso, abriram para missas presenciais com 100 pessoas nos finais de semana com inscrição prévia na secretaria paroquial. Esta semana abrirá também para missa durante a semana para as primeiras 50 pessoas que chegarem.  Sagrada Família em Jr. Camburi já celebra missas presenciais em todas as comunidades em rodízio. Na paróquia Sta. Rita, Praia do Canto, missas presenciais apenas na matriz. Na São Francisco em Jr. da Penha voltam as missas presenciais na matriz no próximo final, e, durante a semana com transmissão pelas redes sociais.

Os padres da área pastoral Serrana, avaliaram a situação e optaram por manter as celebrações de missas nas matrizes e comunidades em forma de rodízio e já retomaram no início do mês de agosto, confirme informações de pe. Carlos Barbosa, pároco na paróquia São Sebastião e coordenador da Área Pastoral.

 

Na área pastoral de Serra/Fundão, a decisão também foi tomada em conjunto pelos padres que retomaram as missas, e cada paróquia ficou de avaliar com seus conselhos quais comunidades poderiam também retornar a partir deste mês de agosto.  

Segundo pe. Jones as pessoas estão conscientes e educadas, pois já assimilaram que a situação exige cuidados. Então as missas já estão acontecendo de forma presencial em todas as paróquias. Padre Jones acrescentou que estão avaliando também quais atividades podem voltar, mesmo que o calendário tenha sido cancelado.

Na Área Benevente os padres aumentaram o número de missas e celebram também nas comunidades em forma de rodízio, principalmente naquelas em que os padres não estão no grupo de risco. O padre Ermindo escolheu celebrar nas comunidades nas datas dos padroeiros. Os padres Robson Melo e Diego Carvalho também se revezam para assistir a paróquia Sagrada Família na Praia do Morro.

A Área Benevente comprou aferidor de pressão e disponibilizou para todas as paróquias.

A Área Pastoral Cariacica/Viana retomou de forma gradativa no final de julho e com 30% da capacidade das igrejas. Especificamente a paróquia Bom Jesus retomou neste final de semana e está também gradativamente retomando ministrar os sacramentos.

A Área Pastoral Vila Velha, as missas foram retomadas nas matrizes em algumas paróquias, Perpetuo Socorro, Gloria, Santa Cruz, Santa Mãe de Deus, São Lucas e Nossa Senhora Aparecida. Já nas paróquias Santa Rita e Santo Antônio de Pádua missas também nas comunidades. 

Pronunciamento da Comissão Vida e Família sobre aborto em menina de dez anos.

O Presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Ricardo Hoepers fez pronunciamento sobre o aborto provocado na menina de 10 anos.

Leia o pronunciamento no anexo.

Anexos

No mês dedicado às vocações, especialmente neste terceiro domingo de agosto, 16, é celebrada a vocação para a vida consagrada: religiosos e consagrados seculares.

No mês dedicado às vocações, especialmente neste terceiro domingo de agosto, 16, é celebrada a vocação para a vida consagrada: religiosos e consagrados seculares. Dentro da temática vocacional, damos evidência para a “vida religiosa”. Na Igreja Católica é chamado de “religioso” todo cristão que, na sua escolha vocacional, opta por pertencer a uma entidade, a um Instituto ou Congregação Religiosa. A vocação é fruto de uma escolha na vida com proposta de ação entendida como vontade divina.

O Papa Francisco desafia os religiosos a uma “Igreja em saída”. É preciso que os consagrados, estejam presentes no mundo de hoje, dando testemunho de que, seguir a Jesus Cristo, é viver a fraternidade, acolher a vontade de Deus e caminhar juntos em união, na comunidade de fé.

“A vida consagrada é uma doação total de si a Cristo, a partir da inspiração de um carisma de um fundador ou fundadora. Está ligado ao batismo, mas com o propósito de uma vivência radical, testemunham através dos votos de pobreza, castidade e obediência, que somente Deus pode preencher a vida de sentido e de alegria”, afirma Anete Affonso Motta, irmã Miliciana de Cristo e Coordenadora do CRB Vitória.

A resposta da vida consagrada está na prática alegre, como testemunho da força do amor de Deus que os chamou e consagrou para doar sua vida em favor dos irmãos, vivendo a consagração na alegria e na certeza de que Deus completa a obra que é Dele. Na gratidão a Deus pelo Chamado e pela graça do Sim buscam fidelidade como proposta de servi-lo. A Palavra de Deus, a Eucaristia e a missão apostólica são o sustento da Vida Religiosa Consagrada.

Em nossa Arquidiocese de Vitória, há inúmeras Congregações Religiosas com carismas diversos. Todas nascidas do Espírito Santo e confirmadas pela comunidade de fé. Somos convidados a dizermos a todos eles muito obrigado, pelo que são e pelo bem que realizam. Agradecemos a Deus o carisma dos nossos Religiosos (as) e seu imenso trabalho na história de nosso povo. Invocamos a força do Senhor por novas vocações e a graça da santidade a todos os consagrados.

Você deseja conhecê-las? O Serviço de Animação Vocacional e a Pastoral Vocacional são espaços que podem ajudar você em seu discernimento. Veja quais as Congregações Masculinas e Femininas estão presente em nosso território arquidiocesano:

CONGREGAÇÕES FEMININAS

1. Filhas da Caridade – Vila Velha

2. Filhas do Coração de Maria – Vitória

3. Religiosas do Sagrado Coração de Maria – Vitória

4. Missionárias Agostinianas Recoletas- Vitória – Cariacica

5. Irs Dimesse – Filhas de Maria Imaculada – Vila velha

6. Milicianas de Cristo – Vitória- Serra

7. Missionárias da Caridade – Vitória

8. Fraternidade Missionária O Caminho – Vila Velha

9. Irs de Jesus Bom Pastor – Vitória

10. Missionárias Combonianas – Vitória

11. Irs de Jesus na Eucaristia – Vitória- Cariacica- Vila Velha

12. Carmelo de Nazaré – Cariacica

13. Irmãs Franciscanas do Senhor- Serra

14. Irs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres – Cariacica

15. Missionárias de Cristo – Vila Velha

16. Missionárias de Nossa Senhora de Fátima – Guarapari

17. Irmãs Carmelitas da Divina Providência – Anchieta

18. Irs Catequistas Franciscanas – Serra

19. Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matara – Serra

20. Irs de Nossa Senhora da Consolação – Guarapari

21. Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria – Serra

22. Missionárias do Sacro Costato e de Nossa Senhora das Dores – Cariacica

CONGREGAÇÕES MASCULINAS

1. Redentoristas – Cariacica

2. Fraternidade Missionária O Caminho – Vila velha

3. Ordem Franciscanos Menores –OFM – Vila Velha

4. Missionários Combonianos – Serra

5. Verbo Divino – Marechal Floriano – Santa Leopoldina

6. Ordem dos Capuchinhos – Viana

7. Agostinianos Recoletos – Vitória 

8. Milicianos de Cristo – Vitória

9. Passionistas – Cariacica

10. Pavonianos – Vitória

11. Maristas – Vila velha

12. Orionitas – Vila velha

13. Missionários do Sagrado Coração – Vila Velha

14. Escolápios – Serra

15. Irmãos do Santíssimo Sacramento – Cariacica

“Os consagrados são homens e mulheres que podem acordar o mundo. A vida consagrada é uma profecia. Profecia no sentido de transformar todas as realidades estéreis e áridas sob o olhar fecundo e terno de Deus”. A frase dita pelo Papa Francisco na promulgação do Ano da Vida Consagrada expressa, de forma clara, a missão dos religiosos e religiosas na Igreja.

A Comissão Bíblico Catequética da Arquidiocese de Vitória promove entre os dias 23 a 29 de agosto o 1º Congresso de Catequese Online que

A Comissão Bíblico Catequética da Arquidiocese de Vitória promove entre os dias 23 a 29 de agosto o 1º Congresso de Catequese Online que terá como tema, “Então Jesus chamou-os para estarem com ele e para envia-los a anunciar” (Mc 3,14) ”. O evento será realizado pelo canal do Youtube da Arquidiocese.

O prazo para inscrições oficiais foi encerrado, mas você poderá participar normalmente das transmissões ao vivo e apresentações pelo nosso canal do youtube arquivitoria.

O Congresso tem como objetivo a capacitação dos catequistas de todas as paróquias da Arquidiocese de Vitória e motivar para que encontrem inspiração e novas técnicas para ampliar suas competências no ministério da catequese e missão de formar novos discípulos missionários de Jesus Cristo. Visa também contribuir com os que atuam na evangelização, com conhecimentos técnicos, didáticos, além de estratégias e métodos que trazem benefícios na formação dos catequizandos.

Para o secretário da Comissão Bíblico Catequética, Venison Reis, a importância deste Congresso se dá pelo fato de que, “os catequistas nesse evento podem contemplar, refletir, aprofundar, todas as questões que estão sendo tratadas no âmbito da catequese. A proposta é exatamente, ver os novos caminhos da iniciação cristã de acordo com o Novo Diretório para Catequese”, disse.

Ele destacou ainda que há um grande interesse dos catequistas em conhecer os documentos, e também propor horizontes, e acrescentou: “eu creio que este momento de formação e interação entre os catequistas, vai ajudar muito, para conhecer as novas diretrizes que o Papa nos apresenta. E, também uma oportunidade de avançar na formação. Uma vez que o Congresso nos anos anteriores era apenas um sábado, e agora será durante uma semana de palestras. ”, concluiu

Os catequistas estão na frente do grande trabalho de evangelização, são aqueles que no dia-a-dias fazem acontecer a iniciação cristã, que estão perto, não só dos catequisandos, mas também de suas famílias, que promovem o envolvimento das comunidades no trabalho cristão.

Confira a programação do Congresso de Catequese Online:

Domingo, 23/08 – Missa de abertura às 8h

Após a missa, palestra com o Pe Renato Criste – Coordenador de Pastoral da Arquidiocese

“Família e comunidade eclesial: lugar da catequese”

Clique para assistir

Segunda-feira (24 de agosto), às 19h30, Canal do Youtube da Arquidiocese de Vitória

Palestra: Novo diretório da Catequese, palestrante: Pe. Antonio Lelo

Clique para assistir

Terça-feira (25 de agosto), às 19h30, Canal do Youtube da Arquidiocese de Vitória

Palestra: Catequese e espiritualidade: comunhão de fé e vida, palestrante: Pe. Humberto de Carvalho

Clique para assistir

Quarta-feira (26 de agosto), às 20h, Canal do Youtube da Arquidiocese de Vitória

Palestra: Catequese em tempo de pandemia: desafios e superações, palestrante: Lucimara Trevizan

Clique para assistir

Quinta-feira (27 de agosto), às 19h30, Canal do Youtube da Arquidiocese de Vitória

Palestra: Catequese e redes sociais: como utilizar para bem comunicar, palestrante: Prof. Dr. Moisés Sbardelotto

Clique para assistir

Sexta-feira (28 de agosto), às 19h30, Canal do Youtube da Arquidiocese de Vitória

Palestra: Círculo-Bíblico: catequese na igreja doméstica, palestrante: Pe. Claúdio Alves Moreira

Clique para assistir

Sábado, (29 de agosto), às 17h, Canal do Youtube da Arquidiocese de Vitória

Palestra: Catequese e sacramentos: iniciação à vida cristã, palestrante: Pe. Thiago Faccini

Clique para assistir

Dúvidas e maiores informações:

Telefone: (27) 99727-2637 / (27) 3025-6265

E-mail: [email protected]

Evento Gratuito

Sendo a maioria deles crianças ou adolescentes, tornam-se verdadeiros missionários. Muitas das vezes, são eles que levam toda a família a rezar.

Sendo a maioria deles crianças ou adolescentes, tornam-se verdadeiros missionários. Muitas das vezes, são eles que levam toda a família a rezar. É preciso notar, que esses pequenos servidores do Senhor favorecem, com seus piedosos gestos, uma sincera vivência eucarística nas comunidades.

Desde tempos longínquos, os coroinhas desenvolvem importante papel na Igreja; sobretudo no que diz respeito ao auxílio nas celebrações litúrgicas. O serviço por eles prestado contribui para uma melhor dignidade do mistério celebrado e no incentivo às vocações nas suas mais variadas formas. 

O cerimoniário, Vinícius Rodrigues, da Paróquia Nossa Senhora da Glória em Vila Velha, destaca que o seu chamado em servir ao altar começou desde cedo. Ele destaca que ser cerimoniário não é somente colocar um paramento litúrgico, mas se doar ao chamado que sentiu. “Eu que comecei a servir ao altar a 18 anos atrás com 7 anos de idade, e com toda certeza ainda posso dizer que sirvo com amor ao altar, com carinho e o zelo que sempre tive com tudo. ”, afirma Vinicius. 

Ele afirma que o serviço ao altar não deve ser uma obrigação, mas é uma resposta ao chamado de Deus. “Servir ao altar não é uma obrigação, e não deve ser ninguém te obrigando, e sim um chamado de Deus, um servir com dedicação, com sentimento de sempre querer mais. Em 18 anos de presbitério, eu tenho todo esse sentimento comigo e tento passar para os demais, e que jamais se apague essa chama que Deus acendeu em nossos corações para o serviço ao altar do Senhor. ”, conclui Vinícius. 

A palavra coroinha, com a qual costumamos designar as crianças e adolescentes que auxiliam os padres nas missas, tem origem incerta. Segundo uma versão muito divulgada, o termo vem da expressão latina “puerichori” que quer dizer “meninos do coro”. Eram as crianças que cantavam no coral da Igreja e que, algumas vezes, eram selecionadas para servir ao Altar.

Devido às necessidades pastorais, o Papa João Paulo II autorizou, por meio da Instrução Redemptionis Sacramentum, acerca da Santíssima Eucaristia, “as crianças e os adolescentes do sexo feminino para servirem com a mesma dignidade os sacerdotes conforme as circunstâncias pastorais”. Assim, a terminologia “coroinha” expressa a mesma dignidade “litúrgica funcional”, quer se trate de menino, quer se trate de menina.

Ser coroinha, portanto, é tornar-se participante de uma grande história, ainda inacabada, que continuará a ser escrita por várias mãos até o fim dos tempos. 

São Tarcísio, padroeiro dos Coroinhas e Cerimoniários

Um dia, o jovem Tarcísio se ofereceu para este serviço. O padre permitiu, mas não sem antes adverti-lo contra os perigos do caminho e perguntar: “Conservarás com fidelidade e segurança os Sagrados Mistérios”? Ele respondeu: “Sim, nem que eu tenha que morrer para protegê-Los”. Então, o jovem coroinha partiu carregando consigo a Eucaristia junto ao peito, enrolada numa alfaia.

No trajeto surgiram alguns jovens pagãos desconfiados de que Tarcísio era cristão. Tentaram forçá-lo a entregar o que trazia junto ao peito, mas ele defendia as Hóstias com vigor e valentia, conforme prometera ao padre. Diante dessa resistência, os outros rapazes começaram a atacar Tarcísio com pedradas e pontapés. De tanto apanhar, sem nunca ceder, ele ficou à beira da morte.

Foi, então, levado ao padre por um soldado que, comovido com a situação, converteu-se à fé católica. Dizem, tão grande foi o amor com que o Santo coroinha defendeu a Eucaristia, que o Santíssimo Sacramento desapareceu e tornou-se uma só coisa com sua carne. Esse jovem mártir, que deu tão nobre exemplo de fé e fidelidade, tornou-se, mais tarde, o padroeiro de todos os coroinhas.

Acerca do serviço do coroinha o Papa João Paulo II exortou que: “procurem ajudar com maior zelo, os presbíteros e as comunidades paroquiais a viver este grandioso mistério que se realiza durante cada Missa. O serviço dos grupos de coroinhas e cerimoniários é importante para a vocação da Igreja, isto é, propício para o incentivo às vocações sacerdotais, religiosas e consagradas.

Oração de São Tarcísio

São Tarcísio, nosso padroeiro! Ajudai-nos a consagrar nossa vida a Deus. Ensinai-nos a servir Cristo e ao próximo, com firmeza, alegria, fé e dedicação. Pede por nós, ó São Tarcísio! Concede-nos saúde, vontade de viver e coragem para perseverar. Dá-nos disposição de viver como amigos e irmãos. São Tarcísio, coroinha-mártir, desperta em nós um grande amor a Cristo na Eucaristia. Fortalece nossa união e inspira nossos serviços à comunidade. Amém.

Curiosidades:

 – Coroinhas: túnica vermelha, com sobrepeliz branca e lisa; 

– Cerimoniários: túnica preta, com sobrepeliz branca e lisa;

– Organizar junto à Pastoral Litúrgica o que cabe ao momento celebrativo; 

– Estar em sintonia com os cantores, leitores, salmistas e comentaristas; suas ações precisam ser regidas pelo modo justo e sem distrações, de tal modo que transmitam toda ação celebrativa.

Presença dos Coroinhas e Cerimoniários na Arquidiocese de Vitória

Área Pastoral de Vitória – 331 Coroinhas e 86 Cerimoniários 

Área Pastoral de Vila Velha – 560 Coroinhas e 130 Cerimoniários

Área Pastoral de Cariacica/Viana – 958 Coroinhas e 152 Cerimoniários

Área Pastoral de Serra/Fundão – 596 Coroinhas e 114 Cerimoniários

Área Pastoral Serrana – 409 Coroinhas e 34 Cerimoniários

Área Pastoral Benevente – 428 Coroinhas e 94 Cerimoniários

Total na Arquidiocese de Vitória: 3.282 Coroinhas e 610 Cerimoniários

Eleito o novo Coordenador da Área de Vitória – ES. A eleição ocorreu de forma virtual.

Na tarde dessa sexta-feira (14), os padres da Área de Vitória se reuniram virtualmente, onde puderam eleger um novo coordenador da área. Padre Fernando Souza, foi o eleito para coordenação.

 

Com alegria, Padre Fernando aceitou a missão a ele confiada.

“É sempre uma graça, antes de tudo, poder servir à Igreja! Vejo como um grande sinal de Deus esta missão a mim confiada, coordenar a Área Pastoral de Vitória, além de estar Pároco na Paróquia N. Sra. das Graças, Jucutuquara, e de coordenar a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética. Rezem por mim! Que o Senhor me instrua nos seus passos e que eu me permita ser instrumento d’Ele para a continuidade do crescimento de nossa Área Pastoral.

Após os estudos teológicos, Arquidiocese de Vitória, tive a oportunidade de me especializar em Teologia Pastoral pela FAJE, Faculdade Jesuíta, em Belo Horizonte-MG. Creio que será um tempo oportuno para a partilha desta aprendizagem. Meu agradecimento por confiarem neste trabalho de evangelização, na certeza de que não estou sozinho, mas (em Cristo) e ao lado de todos. Caminhemos, portanto, juntos!”.

Pe. Fernando Antonio S. de Souza