Notícias

O novo documento, elaborado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da nova Evangelização do Vaticano, foi motivado pelos desafios do tempo presente como a

O novo documento, elaborado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da nova Evangelização do Vaticano, foi motivado pelos desafios do tempo presente como a Era Digital e a Globalização. O documento foi um pedido do Papa Francisco que preocupado com a dinâmica atual do mundo, percebeu a necessidade de Formação Catequética que dialogue com os desafios atuais. O Diretório tem traços fundamentais dos documentos pós conciliares, como Evangelii Nutiandi do Papa Paulo VI, e traz a dinâmica proposta pelo Papa Francisco na sua exortação apostólica Evangelii Gaudium.

“Quando a igreja propõe documentos como o diretório, ela nos convida a lançar o olhar sobre novos aspectos que circundam a nossa realidade atual. Dado que os últimos ‘Diretórios Gerais para a Catequese’ são datados de 1971 e 1997, sentiu-se a necessidade de atualizar a abordagem da catequese, segundo os novos tempos e as novas necessidades do povo. Claro que isso não é feito de um dia para o outro. A evolução e adequação acontece progressivamente, de acordo com as necessidades e capacidades de cada lugar, mas sempre mantendo a essência e a centralidade em Cristo. Ao se dividir em 3 partes, o novo diretório recorda que, pelo batismo, somos discípulo missionário de Cristo e que, para exercer este chamado, precisamos lançar mão das ferramentas contemporâneas para comunicar a fé. Isto tende a dar uma cara nova e mais atraente a catequese da nossa Igreja”; comentou Padre Fernando Souza, Coordenador da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, da Arquidiocese de Vitória.

Um dos ensinamentos diários do Papa Francisco é que a evangelização ocupa o primeiro lugar na vida da Igreja. Uma vez que a Catequese é a iniciação cristã, ela precisa estar intimamente ligada a obra de evangelização. O novo documento para a Catequese, dará um novo impulso pastoral e evangelizador. O Diretório, diz que a palavra de Deus é a centralidade da Catequese.

“ A Palavra de Deus não só centraliza a catequese das nossas paróquias, como também deve ser o alicerce da nossa existência enquanto cristãos. Por isso, devemos ouvi-la, experimentá-la, vivenciá-la e transmiti-la com a verdade que ela exerce em nós”; complementa Pe. Fernando.

A catequese precisa ser o local que gera encontro com Deus e não só um caminho para se obter o sacramento. A Atualização das diretrizes para a Formação catequética, mostra que a evangelização é viva.

Objetivo do Novo Documento

O Novo Diretório da Catequese é uma contribuição, para a grande missão da catequese. Com ele pretende-se, encorajar e sustentar todos aqueles que tem no coração o desejo de transmitir a fé e transmitir a palavra.

O que esse Diretório tem de novo?

Quando um documento surge, esperamos que traga muitas novidades, mas nem sempre é assim. Esse Diretório dá continuidade aos anteriores. A diferença é que o Papa Francisco, tem vários documentos que incidem na evangelização, nessa Igreja missionária em saída, a alegria de partilhar o evangelho e esses documentos estão contemplados no novo diretório, o que não tinha no anterior. Essa atualização dos documentos pontifícios é uma diferença. Para a Igreja na América Latina, muitas coisas não serão novas, já para as Igrejas de outras partes do mundo, será um documento de grande contribuição.

Esse documento vem reforçar todo o trabalho já realizado pela Igreja do Brasil.

Padres da Área Pastoral Serrana, reuniram-se em videoconferência, para analisar a situação da área, a partir das diretrizes do Arcebispo de Vitória.

Padres da Área Pastoral Serrana, reuniram-se em videoconferência, no dia 01 de julho de 2020, para analisar a situação da área a partir das diretrizes do Arcebispo de Vitória. Durante a reunião foram levantadas algumas considerações como: normas do Governo do Estado; das prefeituras municipais que estão ligadas ao estado; classificação de risco do município e as orientações da Circular do Arcebispo e da CNBB. Assim, os presbíteros decidiram que durante o mês de julho, as celebrações permanecem suspensas. Os Sacramentos serão ministrados conforme cada pároco ou administrador paroquial.

As paróquias e as cidades que compõem a Área Pastoral Serrana são:

Divino Espírito Santo, Santa Leopoldina;

Nossa Senhora de Fátima, Pedra Azul;

Nossa Senhora Rainha da Paz, Sta. Maria de Jetibá;

Sagrado Coração de Jesus, Brejetuba;

Sant’Ana, Marechal Floriano;

Santíssimo Sacramento, Paraju;

Sta. Isabel, Domingos Martins;

São Sebastião, Afonso Claudio.

Leia a ata da reunião na íntegra.

A vontade de cuidar espiritualmente dos pacientes que atendia no posto de saúde e hospital acendeu o chamado de Ricardo Passamani, 33 anos, para

A vontade de cuidar espiritualmente dos pacientes que atendia no posto de saúde e hospital acendeu o chamado de Ricardo Passamani, 33 anos, para que buscasse o sacerdócio. Ricardo é um dos seis diáconos transitórios da Arquidiocese de Vitória que serão ordenados padres no próximo dia 25 de julho, na Catedral Metropolitana de Vitória. 

Nascido em Conceição da Barra, filho de Paulo e Cristiane e irmão de Roberta, o diácono conta que seu contato com a Igreja Católica começou na juventude. Na infância ele foi batizado, mas não teve o acompanhamento na comunidade. Ricardo também só foi crismado quando adulto e por ter uma parte da família que frequentava Igreja evangélicas, ele afirma que teve uma educação religiosa misturada. 

O primeiro passo de uma sequência de outros que o convenceram que a religião católica é a verdadeira religião foi com 22 anos, quando ele pretendia se casar com uma namorada que era evangélica. O diácono lembra que a esta altura sua mãe já era muito mais católica do que em sua infância e com isso estava acontecendo uma verdadeira “guerra” entre mãe e nora. Na hora de tomar uma decisão Cristiane o questionou se seria católico ou evangélico e o presenteou com o livro “Por que sou católico?”, do professor Felipe Aquino: 

“Uma vez tendo me apaixonado, não por Jesus Cristo de quem eu já era discípulo, mas me apaixonado pela Igreja por ele fundada, que era a parte que eu não conhecia, eu comecei a me dedicar demais ao estudo da doutrina da Igreja Católica. Eu gostava de ler muito o catecismo e os escritos do papa Bento XVI naquela época e durante a faculdade de medicina eu passava mais tempo lendo os escritos do Papa, do que os textos que os médicos pediam. A religião foi tomando um espaço muito grande na minha vida”, destaca.

Após terminar a faculdade Ricardo começou a trabalhar em um posto de saúde de Itaúnas e no contato com as pessoas percebia que todas ou a maioria delas para completar seu tratamento, necessitava de algo que só a religião católica podia dar a elas, como por exemplo – e principalmente – o sacramento da confissão. Com isso ele encaminhava os pacientes ao padre do município pedindo que ele atendesse o doente em confissão, e isso promovia de fato uma melhora espiritual e clínica da pessoa.  

Sempre associando a religião e sua prática como médico foi durante a residência em infectologia, em Vitória, frequentando o pronto socorro e vendo os doentes internados perdendo a vida e outros que já tinham sido tratados alguma vez e estavam novamente no hospital, que ele questionou a sua missão no mundo.

“É muito temporário o benefício que o médico produz na vida de uma pessoa e se eu fosse padre eu poderia chegar para essa pessoa e dizer: fulano de tal eu te absolvo de seus pecados em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, Amém. E aí podia dispensar todo mundo, cardiologista, infectologista. Não tem comparação. Foi isso que eu senti e me moveu a procurar o sacerdócio”. 

Em 2011, ele começou o acompanhamento com o padre Márcio Ferreira, Vice-reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha na época. Após entrevistas e encontros vocacionais, foi aprovado ao final do ano. Em 2012, começou o Propedêutico e seguiu na preparação até os dias atuais. 

Para Ricardo o desejo é que esta ordenação leve ânimo aos desconsolados e seja um sinal de vitalidade da própria Igreja que continua a formar os sacerdotes e se fortalecer para o futuro. Por outro lado, este também é um momento de profunda revisão de vida para todos. Um momento de se aproximar mais do Senhor, pois em períodos de sofrimento pode-se perceber melhor a presença de Deus.

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (02), Marlusse Pestana Daher, com 79 anos.

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (02), Marlusse Pestana Daher, com 79 anos. Promotora de Justiça aposentada, radialista, jornalista, escritora, especialista em Direito Penal e Processual Penal, membro da Academia Feminina Espírito Santense de Letras, Marlusse foi a colaboradora voluntária mais antiga da Rádio América e uma das primeiras ouvintes. 

Muito devota de Nossa Senhora, já conduziu vários programas na grade de programação da América fazendo reflexões sobre a importância de Maria e a presença dela na vida da Igreja e dos fieis. O primeiro deles foi “5 minutos com Maria”.

 

Na área da justiça, ela foi defensora do direito das mulheres. Seu falecimento ocorreu durante esta madrugada por complicações nos rins. Marlusse ficou três dias internada, sendo um dia na UTI e precisou de hemodiálise. Por só ter um rim, acabou não conseguindo se recuperar.

O enterro vai acontecer às 16h, no Cemitério de Santo Antônio, em Vitória, respeitando as orientações sanitárias para evitar aglomeração de pessoas.

Mensagem do Papa Francisco para a Conferência Católica dos meios de Comunicação 2020 nos Estados Unidos e Canadá.

O Papa Francisco enviou mensagem à Conferência Católica dos Meios de Comunicação 2020 dos Estados Unidos e Canadá, que acontece até amanhã de forma virtual.

 

O tema da Conferência “Juntos, enquanto estamos separados”, escolha motivada pelo distanciamento social causado pelo coronavírus, inspirou o Papa em sua mensagem. “Precisamos de meios de comunicação capazes de construir pontes, defender a vida e abater muros, visíveis e invisíveis, que impedem o diálogo sincero e a verdadeira comunicação”.

 

A mensagem que está disponível no site do Vaticano em Espanhol, Inglês e Italiano (https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-06/papa-francisco-mensagem-conferencia-midia-catolica.html), parte do reconhecimento que o Papa tem sobre a importância dos meios de comunicação para manter as pessoas unidas. “As nossas comunidades precisam dos meios de comunicação para informar e unir”, diz a mensagem.

 

O Papa fez também um pedido aos meios de comunicação católicos: “peço-lhes para que sejam unidos e sejam também sinal de unidade entre vocês, porque na Igreja, somos todos membros de um só corpo”.

Evento promovido pela CNBB em tributo às vítimas da Covid-19

Amanhã dia 1º de julho a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, com apoio do Verificado – iniciativa das Nações Unidas para combate à desinformação, estarão promovendo uma missa presidida pelo Cardeal dom Orani João Tempesta, as 19 horas, em tributo às vítimas da Covid-19 com o tema “Para Cada Vida”. A celebração acontecerá no Cristo Redentor no Rio de Janeiro, monumento reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A transmissão acontecerá ao vivo pelas plataformas do Youtube e Facebook da CNBB. Na esperança de dias melhores, Papa Francisco enviou uma mensagem de solidariedade e benção para esse momento e também o Presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo se fará presente através de uma palavra.

A celebração tem o objetivo de proporcionar uma homenagem para cada vida, além de humanizar este momento crítico pelo qual o mundo está passando.

Mais informações acesse: https://www.cnbb.org.br/

A tecnologia e a internet estão sendo utilizadas para que as atividades do Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia e da Universidade Católica.

A tecnologia e a internet estão sendo utilizadas para que as atividades do Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia e da Universidade Católica, sejam mantidas neste período da pandemia causada pelo novo coronavírus. Por meio de aulas online, os seminaristas da Província Eclesiástica de Vitória continuam seus estudos e com isso não foram prejudicados. Instituições educacionais de todo o mundo precisaram fechar as portas para evitar o contágio pela doença. 

As férias no Centro Católico de Estudos foram antecipadas para o período de 27 de março a 27 de abril e desde então, os cerca de 45 seminaristas que cursam Teologia e os 80 de Filosofia estão estudando virtualmente por meio da plataforma Zoom ou do Skype. As aulas são ministradas pelos mesmos professores e acontecem nos dias e horários que eram realizadas anteriormente de forma presencial. 

Padre Arthur Francisco Juliatti dos Santos, Vice Reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, reforça que as decisões foram tomadas em conjunto pela Universidade e Instituto, com anuência dos Bispos e Reitores dos Seminários. E dessa forma em que é possível continuar com as aulas, o Ano Letivo 2020/1 não será afetado.

“Tais procedimentos são essenciais para que os Seminaristas, das quatro Igrejas Locais: Arquidiocese de Vitória e as Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina não fiquem prejudicados do ponto de vista sanitário, bem como do ponto de vista intelectual”, enfatiza. 

A nova modalidade de estudos à distância tem agradado os seminaristas. Para Ruan Coutinho da Cruz, que cursa o 4º ano de teologia, o andamento do conteúdo está muito proveitoso: “O professor leciona normalmente e pelas plataformas ele consegue compartilhar slides e textos, na própria tela do computador. A aula tem rendido até um pouco mais, pois o tempo de deslocamento e de intervalo não estão acontecendo e estamos desenvolvendo melhor o conteúdo”. 

Segundo padre Arthur, o semestre vai terminar no mês de julho e até lá os professores continuam cumprindo virtualmente seus programas e carga horária: “E isto nos dá uma certa tranquilidade, na esperança de retornarmos à normalidade presencial, a partir de agosto, se Deus quiser”.

Nas redes sociais do seminário, foi postado uma série em vídeos sobre a vida dos seminaristas em Quarentena. Você pode acompanhar essas histórias e testemunhos pelo Instagram. Acesse: @seminarioaves.

Bispos do Espírito Santo fazem reunião virtual durante pandemia.

Na manhã deste 5ª feira, 25 de junho os bispos da Província Eclesiástica do Espírito Santo realizaram reunião virtual para partilharem entre si os desafios durante a pandemia e as iniciativas que cada diocese está fazendo para enfrentá-los.

Na agenda constou o anúncio da ordenação presbiteral dos seis diáconos transitórios da Arquidiocese de Vitória, reunião com o Ministério Público, a reunião virtual do Regional Leste 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), do qual o Espírito Santo faz parte, entre outros assuntos.

Participaram da reunião o arcebispo de Vitória, dom Dario Campos; os bispos de Colatina e São Mateus, dom Wladimir Lopes Dias e dom Paulo Dal’Bó, respectivamente e o administrador diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, pe. Walter Altoé.