Notícias da Arquidiocese

Em Sessão Solene a ALES, Assembleia Legislativa do Espírito Santo, homenageou a Catedral de Vitória pelos 470 anos de devoção a Nossa Senhora. A

Em Sessão Solene a ALES, Assembleia Legislativa do Espírito Santo, homenageou a Catedral de Vitória pelos 470 anos de devoção a Nossa Senhora. A sessão foi presidida pelo deputado Torino Marques  que substituiu o presidente e proponente da homenagem.  Foram homenageados os padres que atuam no território da Catedral, pessoas e famílias devotas e que ao longo de suas histórias participaram e contribuíram com os festejos de Nossa Senhora da Vitória. Veja a lista dos homenageados:

Padre Renato Criste Covre
Padre Diego Pereira de Azevedo
Cônego José Ayrola Barcelos

José Maria Pimenta
João Vítor Miranda Charpinel Goulart
Vera Maria Benezath Rodrigues Ferraz
Alessandra Carvalho Teixeira Ribeiro de Souza
Fabíola Gouveia Limeira
Irmã Anete Affonso Motta
Diácono Paulo Roberto Duarte de Souza
Terezinha de Jesus Aquino dos Santos
Suerly Izaias de Souza
Margarida Maria Goulart
Izabel Roza Carleto Faria
Rebecca Cruz Mendes
Elzy de Carvalho Pires
Rita Machado Scopel
Amélia da Penha Nunes (em memória)
Anderson Brito da Silva
Isaias Simon

Família Rabello
Família Feu Rosa Pacheco
Família Jahel Nascif
Família Paolielo
Família Gianordoli

Hoje a Igreja celebra os Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, uma devoção herdada do antigo testamento a esses amigos e protetores do Céu

Hoje a Igreja celebra os Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, uma devoção herdada do antigo testamento a esses amigos e protetores do Céu que aparecem na bíblia com missões importantes dadas por Deus. Em ocasião da data a liturgia do dia 29 de setembro é dedicada aos três Arcanjos.

Em especial, São Miguel Arcanjo – que do hebraico significa “Quem como Deus” – é o poderoso anjo lembrado como vencedor das batalhas espirituais. Neste dia também se encerra a quaresma dedicada à ele, que começou em 15 de agosto, Dia da Assunção de Nossa Senhora. Excluindo os domingos – que é o dia dedicado ao Senhor – foram 40 dias de oração, jejum e penitência.

A devoção a São Miguel Arcanjo surgiu ainda na Idade Média, quando São Francisco de Assis sentiu a necessidade de se penitenciar além dos fortes momentos litúrgicos de quaresma que a Igreja proporciona: o de preparação para a Páscoa e o do advento que prepara para o Natal.

Vivenciar a Quaresma de São Miguel todos os anos é oferecer uma penitência durante 40 dias, preparando o ambiente de oração com uma imagem ou estampa de São Miguel Arcanjo e uma vela abençoada, simbolizando a presença de Cristo que é a luz do mundo. Diversas paróquias da Arquidiocese de Vitória se organizam para celebrar este importante período.

Paróquia

No distrito de Araguaya, em Marechal Floriano, existe a paróquia que tem São Miguel Arcanjo como padroeiro desde dezembro de 2014. Mas de acordo com o pároco padre Josemar Stein, a vila tem uma devoção de mais de 100 anos a São Miguel, e possuía uma capela com uma imagem trazida pelos italianos para o local. A paróquia possui 18 comunidades com seus conselhos e mais 6 capelas que uma vez por ano são visitadas. São 4 comunidades localizadas em Marechal Floriano e outras 14, em Alfredo Chaves.

Na festa deste ano foi realizado um tríduo desde o último domingo com missas na Igreja Matriz. Hoje logo pela manhã acontece uma missa com unção dos enfermos e as 18h30 será realizada uma procissão luminosa iniciando do Campo Bom de Bola até a Matriz, onde será celebrada a missa de encerramento, às 19h.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!

Os 470 anos de devoção a Nossa Senhora da Vitória é motivo para uma homenagem da ALES, Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O proponente

Os 470 anos de devoção a Nossa Senhora da Vitória é motivo para uma homenagem da ALES, Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

O proponente é o deputado e presidente da ALES, Érik Musso e acontece no dia 28 de setembro de 2021 no Plenário Dirceu Cardoso, no prédio da ALES às 19h.

A homenagem pode ser acompanhada pela TV Assembleia – canal 32 e digital – 12 na Net – 23 na RCA – 519.2 Sky digital.

 

Maria das Graças de Paiva Oliveira, mãe de pe. André de Paiva Oliveira faleceu ontem, domingo, 26 de setembro de 2021 em Natal, RN,

Maria das Graças de Paiva Oliveira, mãe de pe. André de Paiva Oliveira faleceu ontem, domingo, 26 de setembro de 2021 em Natal, RN, sua cidade.

Pe. André viajou para visitá-la porque já se encontrava internada e ao chegar recebeu a notícia de seu falecimento.

Rezemos pelo pe. André e seu familiares neste momento de tristeza e dor e peçamos a Deus que alimente a esperança e confiança na vida eterna. A arquidiocese de Vitória reza pelo senhor e seus familiares, pe. André.

Pe. André é administrador paroquial na paróquia Epifania do Senhor aos Reis Magos em Nova Almeida na Serra.

 

Foi no ano 2000 e o dia era 26 de setembro. Dom Dario Campos, nomeado pelo Papa João Paulo II em 5 de julho

Foi no ano 2000 e o dia era 26 de setembro. Dom Dario Campos, nomeado pelo Papa João Paulo II em 5 de julho de 2000, comemora hoje, 26 de setembro de 2021, 21 anos de sagração episcopal.

Seu pastoreio episcopal iniciou em Araçuaí (2001 – 2004), continuou em Leopoldina (2004 – 2011), na sequência Cachoeiro de Itapemirim (2011 – 2018).  Foi nomeado arcebispo de Vitória em 7 de novembro de 2018 e assumiu sua missão nesta arquidiocese em 5 de janeiro de 2019.

Dom Dario, a arquidiocese celebra com o senhor esta data e reza pelo senhor, pedindo a Deus que abençoe sua missão e lhe conceda

Os presbíteros da Arquidiocese de Vitória – ES, todos anos se reúnem para o retiro anual, uma obrigação canônica, prevista pelo Código de Direito

Os presbíteros da Arquidiocese de Vitória – ES, todos anos se reúnem para o retiro anual, uma obrigação canônica, prevista pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 24º. Por conta da pandemia da Covid-19, neste ano foi realizado por Área Pastoral, sendo que a última área foi a Área Pastoral de Vitória, que terminou hoje, 24/09/2021, seu retiro anual.

O pregador Dom Nivaldo dos Santos Ferreira (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte), convidou cada presbítero  a fazer um itinerário espiritual de “subir ao monte” para um encontro pessoal e de intimidade com Deus.

Abastecidos e revigorados, os padres descem para a planície para os desafios pastorais, onde precisam colocar em prática os desejos do coração de Jesus Cristo, lembrando sempre que é “…em espírito e verdade” (Jo 4,23), que o Pai se revela a nós, pois qualquer lugar é lugar de diálogo com Ele.

Foram 4 dias de escuta, oração e celebração da Eucaristia. Houve, também, um momento mariano, celebração penitencial, adoração ao Santíssimo Sacramento e filmes que ajudaram a fortalecer a espiritualidade. Assista o testemunho de Dom Nivaldo.

Anexos

Hoje (22), às 16h21, inicia a primavera. A palavra primavera deriva do latim, primo vere, que significa primeiro verão. Nessa estação, o clima é

Hoje (22), às 16h21, inicia a primavera. A palavra primavera deriva do latim, primo vere, que significa primeiro verão. Nessa estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto no verão, e nem muito frio como no inverno. É muito apreciada por boa parte das pessoas, pois a natureza fica mais colorida com flores de variados tipos. Por conta disso, é um período conhecido também como “estação das flores”.

A primavera é o resultado de um inverno vencido. No inverno percebe-se que a natureza se retrai, silencia, se recompõe, para externar nessa estação, que é a primavera, o que ela tem de melhor, no canto dos pássaros, nos perfumes das flores, nos dias mais claros, na brisa suave nos fins de tarde…

Assim como a natureza floresce nessa época do ano, a fé colabora diretamente com o florescimento de cada pessoa. Deste modo, como num jardim, existe um cultivo, um processo, na vida também é assim, para florescer na primavera é necessário passar por todo o processo de inverno, outono e verão, para que a terra proporcione o desabrochar, 

Equinócio da Primavera

O equinócio da primavera marca o momento exato do início da estação. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. Nessa altura do ano, o dia tem a mesma duração no hemisfério norte e no hemisfério sul.

O fim da primavera é marcado por outro evento astronômico: o solstício de verão. Este é o período em que o hemisfério sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol.

Hoje a Igreja celebra São Mateus, apóstolo e evangelista e a nossa Diocese irmã de São Mateus comemora o dia do seu padroeiro e

Hoje a Igreja celebra São Mateus, apóstolo e evangelista e a nossa Diocese irmã de São Mateus comemora o dia do seu padroeiro e os seus 63 anos de fundação. Na manhã de hoje Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória, foi até a cidade para concelebrar junto com os outros bispos.

Na programação às 07h, teve a Santa Missa presidida pelo Padre João Batista de Oliveira, às 10h, Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Paulo Bosi Dal’Bó e às 17h será realizada a Santa Missa presidida pelo Padre Edivaldo Luís da Silva Klipel e logo após a imagem do Glorioso São Mateus sairá em carreata pelas ruas da cidade, passando pelas três Paróquias que pertencem a Diocese, em um momento de devoção e Fé.

Diocese de São Mateus

A história da Diocese de São Mateus começou em Funchal, Ilha da Madeira, em Portugal. Depois pertenceram à diocese de Niterói/RJ, mais tarde à diocese do Espírito Santo, e no dia 16 de fevereiro de 1958 o Papa Pio XII criou as dioceses de São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, pela bula Cum Territorium. Os padres que atuaram pouco antes no território onde seria a nova diocese foram: Frei Francisco Travesso, Pe. Zacharias de Oliveira e Monsenhor Guilherme Schmitz.

Os primeiros Missionários combonianos chegaram em 1952. Os padres Passionistas chegaram em 1959. Receberam também os padres redentoristas em Montanha e os da Sociedade de Cristo, em Águia Branca. Os padres diocesanos foram formadores no Seminário Menor João XXIII e assumiram algumas paróquias. No ano de 2007 os freis capuchinhos chegaram em Ecoporanga.

Em seus 63 anos de existência a Diocese também recebeu diversas congregações religiosas femininas: Combonianas (1955), Nossa Senhora do Monte Calvário (1962), Azuis (1966), Irmãzinhas da Imaculada Conceição (1977), Santa Catarina (1982), Assunção (1984), Franciscanas do Apostolado Paroquial (1987), São José de Chamberry (1993), Mosteiro Beneditino (1994), Servas de Nossa Senhora de Fátima (2007), Cenáculo (2010), Sagrada Face (2009), Franciscanas de Dillingen (2012).

Dom José Dalvit foi o primeiro bispo nomeado na Diocese entre 1959 e 1970; Dom Aldo Gerna atuou por 36 anos, entre 1971 e 2007. O terceiro bispo foi Dom Zanoni Demettino Castro, entre 2007 e 2014. E no dia 26 de dezembro de 2015 foi nomeado o 4º pastor: Dom Paulo Bosi Dal’Bó que está até os dias de hoje. Atualmente a Diocese possui 26 paróquias divididas em Foranias: 4 na Baiana; 7 na Capixaba; 5 na Mineira e 10 na praiana.

São Mateus

Mateus – chamado Levi antes de sua conversão – era coletor de impostos em Cafarnaum. Era publicano e desprezado pelo povo por fazer parte dos romanos opressores. Certo dia, ouviu a voz de um homem, que lhe disse: “Segue-me”. Ele se levantou e o seguiu para sempre. Aquele homem era Jesus. Desde então, Mateus não foi mais o mesmo.

Mateus, que também era pescador, deixou tudo e seguiu a Jesus, tornando-se um dos Doze. Seu nome, algumas vezes, foi citado nos Atos dos Apóstolos. O anúncio de Cristo foi a sua missão. Segundo algumas fontes, Mateus teria morrido por causas naturais; no entanto, segundo algumas tradições, consideradas pouco críveis, a sua existência terminou na Etiópia.

As suas relíquias encontram-se na cripta da Catedral de Salerno. Neste local o Santo é festejado, em 21 de setembro, com uma solene procissão. (Com informações do Vatican News)