Notícias da Arquidiocese

Com pesar, comunicamos o falecimento do religioso pavoniano Pe. Gabriel. Seu falecimento, ocorrido na manhã deste 30 de julho, às 9h45min., no Hospital CIAS-UNIMED

Com pesar, comunicamos o falecimento do religioso pavoniano Pe. Gabriel. Seu falecimento, ocorrido na manhã deste 30 de julho, às 9h45min., no Hospital CIAS-UNIMED VITÓRIA.

Velório acontecerá a partir das 8h da manhã deste sábado, dia 31, no Santuário-Basílica de Santo Antônio, em Vitória-ES, com Missa de Corpo presente, às 15h30min., e sepultamento às 17h no Cemitério de Santo Antônio.

“Agradeçamos ao Senhor da Plena Vida pela existência de nosso Padre Gabriel, sua trajetória de vida com a sua história de realizações como homem de Deus, Consagrado ao Senhor e testemunha fiel de Jesus Cristo, Libertador, em sua perseverança, andanças pelos caminhos da vida e da Missão que empreendeu e viveu com despojamento, grandes serviços à Congregação Pavoniana e à Igreja em provada e eficaz virtude. Deus-Pai-Grande e Acolhedor o receba em seu magnânimo Coração” Padre Roberto Camillato

GABRIELE CRISCIOTTI, nasceu em Roma, Itália, no dia 19 de fevereiro de 1935. Ingressou no Noviciado dos Filhos de Maria Imaculada no dia 07 de setembro de 1951 e emitiu os primeiros votos no dia 08 de setembro de 1952. Professou os votos perpétuos no dia 08 de setembro de a1959 e foi ordenado presbítero no dia 04 de junho de 1960.

Chegou no Brasil em 1961 em Pouso Alegre, Minas Gerais, desenvolveu inúmeras atividades no Brasil. São elas, Vice Superior, Diretor, Formador, Superior de Comunidade, Conselheiro e Provincial.
Atualmente Pe. Gabriel estava na Comunidade de Vitória como Vigário Paroquial.

Domingo (01) daremos início a mais um mês dentro do calendário civil. E, no mês de agosto, a Igreja celebra o  “Mês Vocacional”. Vocações

Domingo (01) daremos início a mais um mês dentro do calendário civil. E, no mês de agosto, a Igreja celebra o  “Mês Vocacional”. Vocações e ministérios serão, a cada domingo, motivos para rezarmos e refletirmos sobre uma vocação específica.

Nesse primeiro domingo, já iremos refletir sobre a vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos.

Responder ao chamado de Deus para uma vocação específica não é uma coisa simples e fácil, é inquietante, dá medo, por isso, exige discernimento, oração e um acompanhamento vocacional,  para que a pessoa que se sente chamada possa fazer discernimento e atingir a maturidade para assumir, de fato, o chamado de Deus.

“Esse mês é um tempo favorável para uma escuta apurada e sensível da voz de Deus que chama cada um de seus filhos à descoberta de sua vocação. Muitos são chamado para a vocação matrimonial, outros para a vocação sacerdotal, ainda outros para a vida consagrada religiosa e a consagração nas comunidades de vida e aliança. Descobrir a vocação específica, é condição para viver e anunciar o evangelho, revelando ao mundo que a verdadeira alegria está em amar e servir a Cristo e ao próximo”, comenta Thiago Dias Mancini, membro do SAV e consagrado da Comunidade de Vida e Aliança Jesus Está Vivo.

Para melhor viver esse mês o SAV, Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Vitória – ES, preparou uma programação especial para ajudar a despertar a vocação que cada pessoa tem dentro de si.

Confira toda programação para esse mês:

  • Novena Vocacional

Datas: 01 a 09/08.

Horário: 19h

Local: YouTube da Arquidiocese

 

  • Terço Vocacional

Dias 02, 09, 16, 23 e 30/08

Horário: 18h

Local: YouTube da Arquidiocese

 

  • Missa Vocacional

Data: 10/08

Local e horário: Catedral de Vitória às 18h.

Presidida pelo Padre Márcio (coordenador do SAV)

Transmissão pela Rádio América na Rádio América.

 

  • Live Vocacional

Data: 21/08

Horário: 19h30

Local: YouTube da Arquidiocese

Aos poucos, seguindo os protocolos e tomando todos os cuidados para evitar contágio da Covid-19, comunidades e paróquias estão retomando atividades pastorais presenciais. Missas,

Aos poucos, seguindo os protocolos e tomando todos os cuidados para evitar contágio da Covid-19, comunidades e paróquias estão retomando atividades pastorais presenciais. Missas, Celebrações da Palavra, catequese e sacramentos já estão acontecendo de forma presencial em todas as seis Áreas Pastorais.

Durante a pandemia foi necessário criar novos modelos e formas para desenvolver a pastoral, e, usar a tecnologia para fazer formações, reuniões e programações.  Certamente, algumas modalidades continuarão sendo usadas, pois ainda é necessário muito cuidado e sabemos que o vírus continua circulando entre nós. Mas, neste momento, predomina a forma híbrida para evangelizar, isto é, algumas atividades pastorais, como missas e catequese, acontecem de forma presencial com número reduzido de participantes e sempre que possível com transmissões, elas são oferecidas para quem quiser acompanhar online. O mundo digital se incorporou e os dois ambientes, digital e presencial, são oferecidos pelas paróquias e comunidades.

Nessa retomada, contudo, predomina a alegria por poder se encontrar, como disse pe. Robson Lemos, coordenador pastoral da área Benevente. “Já estamos celebrando os sacramentos, graças a Deus e, também, as missas e celebrações da Palavra nas comunidades”.

Na área pastoral de Serra, os eventos ainda estão restritos, mas as formações e reuniões com coordenadores de catequese já estão acontecendo de forma presencial e as pastorais também gradativamente retomando as atividades. As visitas aos doentes hospitalizados estão sendo feitas sempre que solicitadas e a pastoral da esperança vem atuando junto às famílias enlutadas. Padre Jones Teixeira, coordenador da área pastoral, acredita que a retomada será exigente: “eu percebo em muitos agentes pastorais e parcela do povo, um certo desânimo, uma tibieza espiritual, percebo que nós padres, vamos precisar trabalhar muito a espiritualidade com os leigos e agentes pastorais.

Faz-se necessário um reavivamento que desperte aquela alegria de servir e de caminhar com Jesus”.

Duas iniciativas merecem um destaque nesta retomada. Os catequistas da paróquia Sant’Ana Área Pastoral Serrana, apoiados pelo pe. Marcos de Brito, pároco e coordenador da Área Pastoral, estão realizando a catequese dentro da missa nas quartas-feiras. Com este gesto envolveram pais e filhos e prepararam 48 crianças e 1 jovem para o Sacramento da iniciação cristã, para a primeira Eucaristia que aconteceu em abril. A catequese continua seguindo nesse modelo. O pároco e a coordenadora da catequese, Ludmila Zambom estão felizes com o resultado e já criaram um coral infantil para animar as missas-catequese, como estão sendo chamado esse modelo de catequese.

Outra modalidade na catequese vem da paróquia Nossa Senhora da Esperança, na área pastoral de Serra. A paróquia está com inscrições abertas para o início da catequese que recomeça em 14 de agosto de forma presencial e vai até ao Advento. As inscrições estão sendo feitas utilizando um dos formulários disponibilizado pelo google, ou seja, a experiência digital continua sendo utilizada. Como a paróquia usa o método de expressão catecumenal, as inscrições poderão ser feitas mesmo após o dia 14 de agosto, quando inicia a pré-catequese, até ao Advento, quando o grupo é iniciado no catecumenato. Durante este período de pré-catequese é possível continuar fazendo inscrição. Para isso basta que o catequista coloque o iniciante no mesmo nível dos outros catecúmenos para juntos darem continuidade à caminhada. A catequese da paróquia passou por três fases distintas durante a pandemia: catequese semi-presencial, digital e agora volta ao formato presencial.

Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano, nomeou padre Rodrigo Chagas como novo cerimoniário do Arcebispado na Arquidiocese de Vitória. O sacerdote assume no lugar de

Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano, nomeou padre Rodrigo Chagas como novo cerimoniário do Arcebispado na Arquidiocese de Vitória. O sacerdote assume no lugar de padre Evandro Sagrilo que estava no cargo desde 03 de dezembro de 2018. Esta função está ligada à Liturgia, pois o cerimoniário do Arcebispo prepara e está à frente de todas as missas pontificais da Arquidiocese. Ele organiza toda a ação litúrgica e está sempre ao lado do Arcebispo para ajudá-lo nos rituais.

O cerimoniário tem que conhecer todo rito que vai acontecer e tem que ser uma pessoa bem atenta. Atua em missas de ordenações e nas celebrações eucarísticas como na Festa da Penha e Festa de Nossa Senhora da Vitória, por exemplo, estando sempre na condução das cerimônias presididas pelo bispo. Ele tem a missão de elaborar os roteiros, fazendo com que os ritos aconteçam corretamente e tudo saia na perfeita condição da liturgia. Quem geralmente auxilia o arcebispo são os seminaristas quem também ficam no altar.

Padre Rodrigo conta que ele está desde novembro como Coordenador da Comissão de Liturgia da Arquidiocese e padre Evandro ainda estava como cerimoniário do Arcebispo, mas houve a necessidade pastoral de unir as duas funções, pois no caso padre Evandro é seu antecessor como Coordenador da Liturgia. Geralmente o coordenador de liturgia organiza todas as missas pontificais e tudo que se diz respeito a liturgia da Arquidiocese, como formações, escola de liturgia, escola de música e as missas e celebrações com o bispo.

“Recebo com muita alegria este cargo de confiança de Dom Dario. Já tenho dois cargos de confiança do Arcebispo, esse é o terceiro que ele me confia. Eu um padre tão novo, acabei de fazer um ano de padre. Já estou como Administrador Paroquial da maior paróquia da Arquidiocese que é a paróquia São Sebastião, de Afonso Cláudio. Ele também já tinha me confiado a coordenação da Liturgia Arquidiocesana que é o coração da ação pastoral, onde tudo culmina. Toda ação pastoral se coloca ao redor do altar para celebrar a evangelização, por isso é um cargo de muita responsabilidade. E agora me nomeando como seu cerimoniário eu fiquei muito feliz e agradecido por me confiar tamanha responsabilidade e eu estou disponível para servir”, detalha o sacerdote.

Padre Evandro detalha que desde que foi ordenado diácono transitório, ele assumiu o cargo, na época a pedido de Dom Luiz Mancilha Vilela e continuou sendo até então. “Agora eu encerro meu período de cerimônia nestas primeiras duas ordenações que acontecem no próximo sábado, dia 31, e na próxima do diácono Alessandro Rebonato que será dia 07 de agosto. Foi muito bom, um tempo de aprendizado, de conhecimento da liturgia. Fiquei muito feliz e agora fico mais feliz ainda de passar essa missão ao padre Rodrigo até porque eu continuo com 3 missões árduas que é a Casa Sacerdotal, ser vigário na paróquia Sagrada Família e ainda de ser vice-diretor do Propedêutico. Fico muito aliviado por passar para uma pessoa tão responsável que já está na Comissão de Liturgia”.

A Arquidiocese de Vitória agradece pela dedicação de padre Evandro nestes quase 3 anos e deseja boas-vindas ao padre Rodrigo, com a certeza de que Deus está cuidando das missões dos dois presbíteros.

No próximo dia 30 de julho (sexta-feira), no Campinho do Convento da Penha, será celebrado o Perdão de Assis, a misericórdia e o amor de Deus

No próximo dia 30 de julho (sexta-feira), no Campinho do Convento da Penha, será celebrado o Perdão de Assis, a misericórdia e o amor de Deus por toda a humanidade, é a Celebração da Reconciliação. Neste ano, por conta das flexibilizações e novas medidas sanitárias, o evento poderá contar com a presença de quinhentas pessoas no Campinho. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no site do Convento. Como no ano passado, a festa também será no formato online ao vivo pelas redes sociais do Convento (Facebook, YouTube e Instagram).

A caminhada penitencial desde o portão até ao Campinho do Convento, como de costume, não será precedida do encontro na Igreja do Rosário na Prainha. As pessoas, à medida que forem chegando, devem dirigir-se ao Campinho do Convento onde haverá a Celebração. Passo a passo e em silêncio, a subida pode ser vivida como possibilidade de uma oportuna revisão de vida.

De modo a prevenir acidentes, a organização do evento pede ainda que as pessoas não utilizem velas. Nesses tempos de pandemia muitas pessoas passaram a portar recipientes com álcool para higienização das mãos, o que pode ocasionar intercorrências ou mesmo incêndio na mata do Santuário da Penha.

Ainda temos vivido tempos sombrios, difíceis, sobretudo por conta da pandemia. A falta de empatia, o desprezo pela vida, a falta de diálogo… Todas essas situações não estão de acordo com a conduta de verdadeiros cristãos. Infelizmente, são dias de violência, ódio nas redes sociais, rixas políticas, raiva e rancor entre algumas famílias. Mas é também o tempo da graça, o tempo da redenção. É tempo de abrir-se ao reencontro consigo mesmo num exercício de humildade reconhecimento da falta cometida e na generosa disposição de apostar na possibilidade do recomeço.

Nesse momento, somos chamados ao exercício do perdão. Perdão é a capacidade de ir ao chão, tanto para quem perdoa quanto para quem pede o perdão. Quem pede o perdão se dispõe a descer da montanha do próprio orgulho, a vencer os obstáculos da própria prepotência e a encontrar-se no chão de sua mais plena verdade, cheia de beleza, mas portadora de limites. Quem é perdoado, sente-se livre das amarras do desprezo e da ira.

Temos a possibilidade de vencer o ódio e a desconfiança, construindo uma ponte de reconciliação que torna-nos capazes de transpor o abismo que nos separa daquele que ali está, com toda humildade, pedindo um voto de confiança, pedindo o perdão.

 

O que é o Perdão de Assis?

O Perdão de Assis é uma celebração franciscana com mais de 800 anos de história. Com materna generosidade, a Ordem Franciscana abre os tesouros que por nosso Senhor, lhe foram confiados e dá à todos seus filhos e filhas a possibilidade de receber o Perdão da Porciúncula, cuja origem se deve àquela ardente caridade com que São Francisco de Assis, Pai Seráfico dos Frades Menores e amante dos pobres, iluminou e incendiou de amor os lugares, as almas, os fiéis e toda a Igreja.

Em 1216, após passar a noite em profunda oração, São Francisco estando na pequenina Igreja da Porciúncula (Itália), nas proximidades de Assis, uma visão de Maria Santíssima e de seu divino Filho. Perguntaram-lhe, naquela milagrosa e singular aparição, que favor ele gostaria de pedir. Zeloso pela salvação das almas, Francisco não demorou a responder-lhes: “Que todos quantos, arrependidos e devidamente confessados, vierem visitar esta igrejinha, possam receber a completa remissão de seus pecados”. Jesus então lhe disse: “É grande o que me pedes; mas o concedo de bom grado, sob a condição de que vás pedir tal indulgência ao meu vigário na terra, o Papa”. Francisco foi às pressas ao encontro do Pontífice da época, o Santo Padre Honório III, que, apesar das hesitações e medos da Cúria Romana, acabou aceitando aquele inusitado pedido. Voltando para a Porciúncula poucos dias depois, Francisco de Assis exclamou, com lágrimas de alegria, diante do povo e do episcopado da Úmbria: “Irmãos, quero levar-vos todos para o Paraíso!” E assim ficou instituído o chamado Perdão de Assis.

O Perdão, constitui-se como uma manifestação do amor misericordioso de Deus sobre à Igreja e sobre os fiéis, sendo também um sinal da paz e do bem deixados como herança por São Francisco de Assis.

Ao participar da Celebração do Perdão de Assis, os fiéis, a partir de reflexões pessoas, meditações, orações, experiências de fé e dos ritos sacramentais, recebem de Deus a misericórdia, a compaixão e a Indulgência Plenária. O momento propicia aos participantes, um profundo e sincero exame das atitudes e pensamentos.

O privilégio de receber o perdão e a reconciliação, nos dada como garantia a partir do Evangelho de Nosso Senhor, se estende também ao Convento da Penha. “Irmãos, quero levar-vos todos para Paraíso!”, permanece a clamar Francisco de Assis a todo fiel cristão. Façamos de Vila Velha a nossa Cidade de Assis.

Celebração do Perdão de Assis, um momento de espiritualidade, oração, silêncio e profundo reconhecimento da misericórdia de Deus.

Fonte: Assessoria do Convento da Penha, Vitória – ES

O Segundo Pedal Solidário será no dia 2 de outubro de 2021, mas a solidariedade já começou e todos podem participar.  O Pedal Solidário

O Segundo Pedal Solidário será no dia 2 de outubro de 2021, mas a solidariedade já começou e todos podem participar.  O Pedal Solidário é um evento criado pelo Pe. Ronaldo Rosa, vigário da paróquia São Francisco de Assis em Porto de Santana, que tem como hobby e prática esportiva de pedalar. A iniciativa pretende incentivar o esporte e despertar o sentimento de solidariedade entre as pessoas.

“Nas minhas horas vagas costumo pedalar como prática esportiva. O ano passado quando eu trabalhava na paróquia Nossa Senhora das Graças, realizei o primeiro pedal, quando pedalamos 250 km e arrecadamos 6 toneladas em doações. Neste segundo pedal pretendemos percorrer a mesma distância”, comenta Pe. Ronaldo.

O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de higiene, roupas usadas, brinquedos e fraldas descartáveis ou geriátricas. Tudo o que for arrecado será doado para as famílias carentes, através de iniciativas como: Projeto Amar (Viana), casa das Irmãs O Caminho (Vila Velha), casa das Irmãs de Caridade (Vitória) e para a campanha Paz e Pão da Arquidiocese de Vitória. Importante ressaltar que a ação é sem fins lucrativos e totalmente solidária.

“Devido à pandemia não poderemos abrir o Pedal para uma “multidão”. Por isso, o número de participantes é reduzido a 18 pessoas. Quem se interessar em fazer o percurso pedalando, precisa procurar a secretaria da paróquia até o dia 29 de julho, para garantir a sua vaga. Será necessário apresentar laudo médico, dizendo que está apta a pedalar 250 km”, enfatiza Pe. Ronaldo.

O período para receber doações  já está aberto desde o dia 25 de julho e vai até  30 de setembro de 2021, na secretaria da Paróquia São Francisco em Porto de Santana ou para o próprio Pe. Ronaldo, e, claro, as doações podem ser feitas também pelas pessoas que não farão o percurso de bicicleta. Outra forma de contribuir com o gesto solidário é comprar a camisa do evento (feminina e masculina), pois o valor arrecadado será revertido para compra de cestas básicas.

O Pedal começa às 5h do dia 02 de outubro, da comunidade Santa Ana em Porto de Santana. O trajeto a ser percorrido passará pela Rodovia do Contorno, Serra, Fundão, Ibiraçu, onde será realizado um momento de oração no Santuário Nossa Senhora da Saúde. A Volta será pela orla da praia passando por Nova Almeida, Serra, Vitória, Vila Velha e  Porto de Santana, terminando no mesmo local da partida. Um total de 250 km.

 

Indicado pelos presbíteros e referendado pelo Arcebispo, padre Diego Carvalho dos Santos, é o novo representante dos padres da Arquidiocese de Vitória. Para auxiliá-lo

Indicado pelos presbíteros e referendado pelo Arcebispo, padre Diego Carvalho dos Santos, é o novo representante dos padres da Arquidiocese de Vitória. Para auxiliá-lo na missão foi escolhido padre Alexandro Firmino Barbosa.

O representante arquidiocesano dos padres trabalhará em conjunto com os representantes de cada Área Pastoral e tem como missão a atenção às necessidades e anseios dos padres quanto à espiritualidade e saúde entre outros, representá-los no Conselho presbiteral e outras instâncias quando necessário, organizar eventos e fortalecer a pastoral presbiteral.

Os dois eleitos têm mandato de dois anos.

Atualmente pe. Diego é pároco em Guarapari, paróquia Nossa Senhora da Conceição e pe. Alexandro em Vila Velha na paróquia da Glória.

 

Os diáconos transitórios e futuros neo-sacerdotes da Arquidiocese de Vitória vão participar de entrevistas na Rádio América para conversar com os ouvintes sobre suas

Os diáconos transitórios e futuros neo-sacerdotes da Arquidiocese de Vitória vão participar de entrevistas na Rádio América para conversar com os ouvintes sobre suas histórias de vida e expectativas para o futuro. As conversas acontecerão ao vivo no estúdio da 91,1 FM, localizado no Centro de Vitória, conduzidas pela jornalista Juliana Freitas e pelo locutor Rodrigo Moutinho.

Nesta terça-feira (27) os primeiros entrevistados serão os diáconos Vitor Noronha e João Tozzi que serão ordenados sacerdotes no próximo sábado, dia 31 de julho de 2021, às 9h, no Santuário de Vila Velha. Já na próxima terça-feira (03) os convidados são o diácono Alessandro Rebonato, que será ordenado dia 07 de agosto, às 9h, na Catedral Metropolitana de Vitória; diácono Daniel Calil Mascalubo que será ordenado em 21 de agosto, às 18h, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e diácono Ruan Coutinho que será ordenado em 28 de agosto, às 17h, no Santuário Bom Pastor.

Alessandro Gomes, diretor da Rádio América, comenta sobre o encontro: “este bate papo dos futuros padres na Rádio América será mais uma oportunidade de interação com os fiéis da Arquidiocese de Vitória e também de outros lugares do Brasil e um momento para que eles possam conhecer melhor quem serão os novos presbíteros que estarão nas paróquias e comunidades da Igreja Particular de Vitória. No ano passado a entrevista com os cinco diáconos que também foram ordenados foi muito descontraída e alcançou muita gente”.

O diácono transitório Vitor Noronha conta que o momento é de muita expectativa e esta será mais uma chance de convidar a todas as pessoas para participarem da Ordenação efetivamente, no limite de vagas presencialmente ou, se não for possível, pelas redes sociais ou pela próprio Rádio América que fará as transmissões.

“Aproxima-se o momento mais importante da minha vida, dificilmente seria diferente. O sono começa a ficar mais difícil, até a comida começa a diminuir, e olha que não sou disso (risos). Ao mesmo tempo, tenho tirado mais momentos da minha vida para estar junto ao Senhor em oração. Ele que me chamou e Ele que me capacitará para o ministério. Sem Ele nada vale a pena. Com Ele tudo é possível – tanto que esse humilde servo, para sua infinita misericórdia, será ordenado Presbitério para a glória de Deus no cuidado pastoral do seu Povo Santo. Além da oração, é um momento também de fazer convites. Então, é um prazer poder dialogar com os radiouvintes da Rádio América, nossa Rádio Arquidiocesana”.

As entrevistas serão realizadas a partir das 16h20, ao vivo, e poderão ser acompanhas pelos ouvintes por meio do rádio na frequência 91,1 FM, no site escuteamerica.com.br e também pelo celular no aplicativo da América. Basta baixar o app no seu dispositivo móvel, procurando por “escuteamerica” nas lojas dos celulares. Está disponível na versão Android e IOS.