Notícias da Arquidiocese

O Papa Francisco dedicou a oração deste mês de junho à “beleza do matrimônio”. No mês em que hoje, dia 12, é celebrado o

O Papa Francisco dedicou a oração deste mês de junho à “beleza do matrimônio”. No mês em que hoje, dia 12, é celebrado o dia dos namorados no Brasil, o pontífice falou sobre o amor, a importância da família e do apoio incondicional de Jesus a todos aqueles que se comprometem em assumir o Sacramento do Matrimônio. Estes temas são importantes para reflexão dos casais que iniciam um relacionamento.

No vídeo divulgado pelo Vaticano o Papa afirma que “casar e partilhar a vida é algo maravilhoso” e mesmo diante das dificuldades causadas pela pandemia – em que muitas famílias tiveram complicações – é preciso animar-se: “E nesta viagem de toda a vida, a esposa e o esposo não estão sozinhos; Jesus acompanha-os. O casamento não é apenas um ato “social”; é uma vocação que nasce do coração, é uma decisão consciente para toda a vida, que exige uma preparação específica”.

Além disso, Francisco ainda ressalta que “Deus tem um sonho para nós, o amor, e pede-nos que o tornemos nosso. Façamos nosso o amor que é o sonho de Deus” e convida a rezar “pelos jovens que se preparam para o matrimônio com o apoio de uma comunidade cristã, para que cresçam no amor, com generosidade, fidelidade e paciência”. “Porque para amar é preciso muita paciência. Mas vale a pena, não é mesmo?”, conclui Francisco.

Todo relacionamento começa pelo namoro e o casal deve ter o objetivo de alcançar o casamento e se tornar uma família, encontrando a sua missão no mundo. E este é caso do publicitário, Giovani Conti e da Engenheira Ambiental, Karen Martins. Eles se conheceram em 2010, participando do mesmo grupo de jovens (Junac), na paróquia Sagrada Família, em Jardim Camburi. No início da história deles não eram muito próximos um do outro, mas em 2016 se conheceram melhor e começaram a se relacionar.

Giovani destaca que se tem alguém que se fez presente desde o início do relacionamento deles, sem dúvida alguma foi Deus: “Nos conhecemos através d´Ele, continuamos o relacionamento na presença d´Ele, atuamos juntos em atividades do nosso grupo, da paróquia e por aí vai. Os melhores amigos meus e da Karen, que nos acompanharam por todo esse tempo, nós conhecemos através do serviço a Deus e vivendo juntos a nossa fé. Não é exagero dizer que sem Deus talvez não estivéssemos aqui hoje, falando da nossa vida e de toda essa história”.

O namoro durou dois anos, mas desde o início o propósito foi o matrimônio, mesmo sem terem tanta consciência disso por um tempo. “O sentimento estava ali, então por várias vezes surgiram conversas sobre casamento e criação de uma família. Primeiro organizarmos a parte financeira e conseguimos, com a graça de Deus, dar entrada no nosso apartamento. Menos de um mês depois Giovanni me pediu em casamento num jantar com alguns de nossos amigos mais próximos e, por incrível que pareça, todos eles nos acompanhavam na caminhada com Deus, participando conosco do grupo de jovens”, conta Karen.

E após um ano e 2 meses noivos, Giovani e Karen se casaram no dia 15 de novembro de 2019, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Bairro de Fátima, Vitória. Hoje eles destacam que “o matrimônio é a materialização de todos os planos de Deus para nossa vida como casal e como família, principalmente. É também uma responsabilidade que Ele colocou nas nossas mãos, para cuidarmos da melhor forma possível. Começou no dia em que dissemos o “sim” um para o outro, e continua existindo em todos os outros dias, sendo tarefa nossa manter esse amor sempre vivo e dando frutos”.

Ano da família

Vale lembrar que Igreja está vivendo o Ano Especial dedicado à família, convocado pelo Papa Francisco na festa da Sagrada Família de 2020 e que começou em 19 de março de 2021 com o lema: “Amor em família: vocação e caminho de santidade”.  Essa convocatória coincide com o quinto aniversário da Exortação apostólica Amoris Laetitia e com o terceiro aniversário da Exortação apostólica Gaudete et Exsultate, dando destaque à vocação ao amor que cada pessoa tem dentro de sua casa. Além disso, acompanha outro acontecimento importante: o Ano de São José, que se estenderá até 8 de dezembro de 2021.

Com informações do Vatican News.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem início quando Cristo aparece a Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII, e lhe dá a

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem início quando Cristo aparece a Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII, e lhe dá a missão de cultuar e fazer enriquecer o mundo com a sua mensagem salvadora.

A primeira sexta-feira de cada mês é dedicada ao Sagrado Coração e é celebrada em várias paróquias e comunidades pelo mundo afora. É uma devoção antiga e muito bonita, bem como é um tempo especial à Sagrada Eucaristia em atenção ao perdão de nossos pecados e os pecados do mundo inteiro. É um tempo para oferecer a totalidade do nosso ser, assim como Jesus nos pede todos os dias.

Aqui na Arquidiocese de Vitória são duas paróquias dedicadas a ele, uma está em Itaquari e pertence à Área Cariacica/Viana. Esta é a mais antiga e neste ano ela completou 60 anos de fundação. A outra paróquia dedicada ao Sagrado Coração de Jesus é mais jovem e fica localizada na cidade de Brejetuba, Área Pastoral Serrana, ela foi fundada em março de 1992 e antes pertencia a paróquia São Sebastião, de Afonso Cláudio.

Neste ano, nas duas paróquias, as comemorações ainda serão restritas. O fiéis poderão participar presencialmente, mas em número reduzido, contudo os devotos que não conseguirem ir à igreja poderão acompanhar pelas redes sociais.

Em Itaquari durante a semana houve missas em várias comunidades da paróquia em preparação para o dia de hoje, quando a festa será encerrada com a missa em honra ao padroeiro da paróquia. A celebração será às 20h e poderá ser acompanhada pelo Youtube (Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Itaquari) e pela rádio América 91.1.

Na paróquia de Brejetuba a missa de hoje será apenas presencial e acontecerá às 16h na Igreja Matriz.

Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós!

Na manhã desta quinta-feira (10), os padres da Área de Cariacica / Viana estiveram reunidos de foram presencial, depois de muitas reuniões on-line devido

Na manhã desta quinta-feira (10), os padres da Área de Cariacica / Viana estiveram reunidos de foram presencial, depois de muitas reuniões on-line devido à pandemia. Na oportunidade puderam eleger um novo representante dos presbíteros da área. Pe Luiz Antônio Oggioni, foi o eleito. O representante dos padres de cada área compõe com outros presbíteros o Conselho Presbiteral, sob a presidência do Arcebispo Metropolitano. É o interlocutor junto ao Arcebispo e demais padres para tratar de assuntos que não exijam a presença de todos e agilizar a comunicação. É ele também o responsável por organizar eventos, retiros e formações, assim como tomar providências em caso de necessidade de algum sacerdote, seja no que diz respeito à saúde ou outras questões que surjam no dia a dia.

Com alegria, Padre Luiz assume a missão a ele confiada.

 

Ao contrário do que muitos podem imaginar, a imagem do Sagrado Coração de Jesus não é uma criação artística feita pelas mãos do homem.

Ao contrário do que muitos podem imaginar, a imagem do Sagrado Coração de Jesus não é uma criação artística feita pelas mãos do homem. Na verdade, ela advém de uma revelação divina realizada pelo próprio Jesus Cristo à Santa Margarida Maria Alacoque. Ele apareceu para Santa Margarida enquanto ela estava em adoração, diante do Santíssimo Sacramento. A maneira como o vemos nas representações do Sagrado Coração foi como Ele apareceu e pediu para que ela começasse a espalhar essa devoção. 

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é feita todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. Nelas, os fiéis se reúnem para conhecer a razão de ser e a verdadeira razão dos propósitos pessoais. Nessas celebrações, temos a oportunidade de elevar nossa alma ao Coração de Jesus e pedir para que sua pureza de sentimentos remova de nós todos os vícios e pecados, nos dando a sabedoria para seguir conforme os sagrados ensinamentos.

Diante disso, os fiéis são convidados a renovar a devoção a Jesus e celebrar este amor nessa data que pertence a uma das Solenidades do Senhor, celebrada no Tempo Comum, na liturgia da Igreja Católica. Confira abaixo a programação de algumas paróquias da área de Vila Velha.

PARÓQUIA SANTÍSSIMA TRINDADE – ARIBIRI

Em Aribiri, a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, que pertence à paróquia Santíssima Trindade, celebrará no dia 11/06, às 19h30, a solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

PARÓQUIA SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS – PAUL

Na paróquia Santa Terezinha, os festejos iniciaram no dia 06/06. A Celebração de abertura contou com a participação do Seminário Maior Padre Júlio Chevalier. De 08 a 10/06 reza do terço. Para o dia 11/06, às 18h, a programação conta com um passeio da imagem do Sagrado Coração de Jesus e, às 19h30, missa solene.

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS – ITAPUÃ

A paróquia está compartilhando com os fiéis as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus. Há também a transmissão do tríduo, às 19h30, e da missa solene em dois horários, 15h e 19h30. As celebrações acontecem na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, em Itapuã.

Nesta quinta-feira, 10/06, haverá uma programação especial, a partir das 15h30, chamada “Amar como Jesus Amou – A espiritualidade do Coração de Jesus”. Este momento, que acontecerá de modo online, terá a participação da Ir. Lucileide Cavalcante da Silva, Pe. Eliomar Ribeiro, SJ e Pe. Hugo Pereira de Souza, administrador paroquial da paróquia São Francisco de Assis.

Clique aqui para assistir. 

PARÓQUIA SANTA MÃE DE DEUS – IBES

Na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, da paróquia Santa Mãe de Deus – Ibes, há tríduo de 08/06 à 10/06 e no dia 11/06 haverá missa solene, presidida pelo pároco, Pe. Jairo. Toda a programação acontece sempre a partir das 19h30. As vagas para participar de forma presencial são limitadas e por ordem de chegada. Também haverá transmissão pelas redes sociais da paróquia.  

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO – GUARANHUS

A solenidade do Sagrado Coração de Jesus acontecerá na Comunidade Sagrada Família às 09h. 

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA – COBILÂNDIA

Em Cobilândia, a missa da solenidade do Sagrado Coração de Jesus acontecerá na Matriz, a partir das 19h30, presidida pelo pároco, Pe. Abel de Andrade. Para esse dia foram disponibilizadas 180 vagas para o agendamento. Os fiéis também poderão acompanhar a transmissão pelas plataformas digitais da paróquia. 

ATENÇÃO!

Todas as paróquias citadas acima, bem como as demais que fazem parte da nossa Arquidiocese, estão cumprindo os protocolos de ações para o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Cheguem com antecedência e estejam atentos às orientações.

Proclamado santo em 3 de abril de 2014 pelo Papa Francisco, o jesuíta São José de Anchieta será festejado hoje, 9 de junho. A

Proclamado santo em 3 de abril de 2014 pelo Papa Francisco, o jesuíta São José de Anchieta será festejado hoje, 9 de junho. A data estabelecida lembra o dia de sua morte, 9 de junho de 1597 em Anchieta, ES.

São José de Anchieta deixou sua marca pedagógica na evangelização do Brasil pela forma didática que usou, utilizando-se do teatro, principalmente, para catequizar pelas regiões onde atuou.

Escolheu Anchieta para passar seus últimos anos de vida e deixou um legado que é conduzido hoje pela comunidade dos jesuítas que administra a paróquia Nossa Senhora da Assunção e o Santuário Nacional São José de Anchieta.

O santo é também padroeiro dos catequistas do Brasil, sendo considerado um exemplo a ser seguido pelos catequistas.

Hoje, 9 de junho, após uma preparação que começou dia 31 de maio, os festejos serão encerrados com missa às 16h (transmitida pelas redes sociais do Santuário e TV Guarapari) e uma carreata pelas ruas de Anchieta, sem participação de público.

São José de Anchieta, rogai por nós!

Há cerca de 2 anos e meio a arquidiocese de Vitória pode compartilhar e celebrar a vida com dom Dario Campos, nosso arcebispo. Hoje

Há cerca de 2 anos e meio a arquidiocese de Vitória pode compartilhar e celebrar a vida com dom Dario Campos, nosso arcebispo.

Hoje comemoramos mais um aniversário e queremos desejar-lhe saúde, tranquilidade, alegria na missão e que Deus abençoe sua vida e missão.

Parabéns, dom Dario! Paz e bem! A arquidiocese de Vitória reza pelo senhor e agradece por sua vida e sua presença entre nós.

No próximo dia 31 de julho será ordenado padre na Arquidiocese de Vitória o diácono permanente João Tozzi Sobrinho, que é viúvo há 10

No próximo dia 31 de julho será ordenado padre na Arquidiocese de Vitória o diácono permanente João Tozzi Sobrinho, que é viúvo há 10 anos, pai de Renato, Carina e Fábio e avô de 5 netos. Esta é uma situação incomum e será histórica, pois pela primeira vez a Igreja particular de Vitória vai ordenar um viúvo como sacerdote. O diaconato permanente, que foi restaurado pelo Concílio Vaticano II, é um grau da ordem e o diácono pode ser um homem solteiro, casado ou viúvo.

Nascido em 12 de setembro de 1943, hoje então com 77 anos, o diácono João Tozzi está atualmente na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praia da Costa. Porém sua relação com a Igreja começou desde muito cedo. Ele conta que desde os 4 anos de idade frequentava a Igreja de São Sebastião, em Jucutuquara, e com cerca de 8 anos começou a sentir o desejo pela vocação a partir dos sermões do capelão da Polícia Militar, Monsenhor Raimundo Pereira de Barros, que tocavam seu coração e o emocionava muitas vezes.

A catequese do diácono João foi feita na capela do colégio Salesiano, onde ele brincava e ao mesmo tempo aprendia tudo sobre a Igreja. Neste local foi brotando cada vez mais a vontade de seguir o sacerdócio. “A gente era muito pobre, eu o caçula de 9 filhos e a gente sabe que o caçula não tem voz e nem vez em casa. Um dia o padre disse que ia conversar com minha mãe sobre a possibilidade de eu ir para o seminário e eu tinha uns 10 anos, mas eu fiquei sabendo depois que minha mãe não aceitou. Porém, eu fiquei com o desejo de ser padre a vida toda”.

O diácono cresceu, chegou a juventude e conheceu a noiva Nélida. Eles namoraram durante 3 anos e se casaram no dia 17 de janeiro de 1970, na Capela do Colégio Salesiano. Muito emocionado, ele conta que foram casados durante 41 anos, mas desde o dia do casamento manifestou para a esposa que um dia ainda queria ser padre. Durante 25 anos a família viveu em Jardim América, onde João era frequentador assíduo da Paróquia Santa Maria Goretti começando sua vida pastoral onde atuou no círculo bíblico, Pastoral Operária, catequese e conselho da comunidade.

Com o passar dos anos, os filhos cresceram e a família foi morar em Vila Velha e ele começou a frequentar o Santuário e a esposa na Comunidade Santo Antônio, na Praia da Costa. A partir de um chamado da esposa João começou a frequentar a mesma comunidade. Lá ele foi Ministro da Eucaristia, coordenador da comunidade, trabalhou na construção do templo, foi ministro da palavra.

“Sempre fui muito acolhido, nunca fui discriminado pela minha idade e me sinto muito amado por essa paróquia. Com a criação da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a chegada do padre Renato Criste, eu participava do Conselho e o ajudava muito nos trabalhos da construção da Paróquia. Um dia padre Renato me fez um convite: ‘Seu João o senhor não gostaria de ser diácono? ’ E quando ele falou aquilo para mim eu pensei que a escola diaconal seria o caminho para eu ser padre”.

Para iniciar o processo diácono João precisava da autorização da esposa, que já estava com câncer de útero na época, fazendo quimioterapia e ela assinou a carta autorizando para que ele fosse para a escola diaconal e um ano depois ela faleceu no dia 04 de fevereiro de 2011. (Emocionado) “E eu tenho um apreço e um carinho muito grande pelo padre Renato, pois ele me deu todo apoio quando minha esposa estava no hospital e foi um Pai. Nossa paróquia também nos deu todo apoio, minha esposa foi muito atuante na paróquia na Santo Antônio e foi ministra da Eucaristia seis meses antes de morrer. Ela levava comunhão para os doentes e eu falei que era hora dela parar e se cuidar, pois estava com as pernas muito inchadas”.

Se tornando viúvo, diácono João conta que viu as portas se abrirem e procurou Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória, para externar seu desejo: “Dom Dario é um Pai, me acolheu de braços abertos e em um abraço eu senti o abraço de um pai que eu nunca tive, pois, meu pai morreu e eu tinha 10 anos de idade. Eu senti algo diferente naquele abraço e pensei ‘meu Deus o que será? ’ E o resultado é a minha ordenação hoje”.

O diácono detalha que estudou 5 anos e meio na escola diaconal, cursou 3 anos de Teologia Pastoral e não perdeu uma formação de comunidade, da paróquia e sempre ia para os retiros participando de tudo que podia e se dedicando às pastorais. “Trabalhei 3 anos na Pastoral Carcerária e nessa pastoral eu aprendi muito a ouvir. Aqueles presos muitas vezes eles choravam sem dignidade nenhuma, um sofrimento medonho, aquelas celas fedorentas. Mas a gente dava todo carinho e amor a eles, e eu aprendi a ouvir e sentir a dor também do coração daqueles homens”.

No último sábado ele recebeu a ligação do padre Jorge, reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, falando sobre sua ordenação e conta que deu pulos de alegria. Essa é a minha história, esse sonho vai se realizar e eu quero agora me dedicar ao máximo a Igreja. Eu me sinto plenamente bem, pois a paróquia é a extensão da minha família. Esses 10 anos me ensinaram a viver com isso”.

Ordenação Presbiteral

A ordenação presbiteral acontecerá no dia 31 de julho, às 9h, no Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha, dia de Santo Inácio de Loyola – fundador da Companhia de Jesus e um grande admirador de Jesus Cristo. A data será compartilhada entre dois amigos: o diácono permanente João Tozzi e diácono transitório Vitor César Zille Noronha. Eles se conhecem desde a adolescência de Vitor, pois são da mesma comunidade de origem: Santo Antônio, na Praia da Costa.

Vitor enfatiza: “A minha relação é de amizade e admiração por que de alguma forma o diácono João Tozzi participou da minha caminhada como cristão. Somos da mesma Comunidade Eclesial de Base. E eu me recordo da minha juventude de vários momentos em que ele me apoiou e orientou. Durante minha caminhada, quando entrei no seminário ele sempre rezou por mim e me deu palavras de incentivo. Foi algo natural e quando teve essa possibilidade de ele ser ordenado padre e eu também quase como comunhão decidimos que gostaríamos de ser ordenados juntos e fizemos o pedido ao arcebispo, que com alegria disse sim. ”

Os quatro diáconos transitórios e um diácono permanente serão ordenados padres nos próximos meses de julho e agosto de 2021. A ordenação de um

Os quatro diáconos transitórios e um diácono permanente serão ordenados padres nos próximos meses de julho e agosto de 2021. A ordenação de um sacerdote é sempre um momento especial para a Igreja, pois com ela renova-se a promessa de Jesus de estar presente em nossa vida na Eucaristia. Rezemos por cada um dos diáconos para que Deus os ilumine nesses últimos tempos de preparação para a ordenação e os abençoe na nova missão. Confira a data, horário e local das ordenações:

       

31/07 – Diácono João Tozzi Sobrinho e Diácono Vitor César Zille Noronha
Local : Santuário de Vila Velha
Horário: 9h

 

07/08 – Diácono Alessandro Rebonato
Local: Catedral de Vitória
Horário: 9h

 

21/08 – Diácono Daniel Calil Mascalubo
Local: Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Praia de Itaparica)
Horário: 18h

 

28/08 – Diácono Ruan Coutinho da Cruz
Local: Santuário Bom Pastor (Campo Grande)
Horário: 17h