Notícias da Arquidiocese

O COPAV, Conselho Pastoral da Arquidiocese de Vitória, reúne-se no próximo sábado, 12 de junho, conforme do programação prevista no calendário arquidiocesano. Entre os

O COPAV, Conselho Pastoral da Arquidiocese de Vitória, reúne-se no próximo sábado, 12 de junho, conforme do programação prevista no calendário arquidiocesano.

Entre os assuntos a serem discutidos estão a Instituição do ministério da catequese, Assembleia Eclesial da América Latina e a criação do Regional Leste 3 da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O COPAV é compostos por representações do clero e leigos e presidido pelo Arcebispo e tem como objetivo avaliar os encaminhamentos pastorais e refletir sobre os processos de evangelização da arquidiocese na realidade econômica, social e religiosa atual.

 

 

No último dia 29 de maio de 2021, padres da Área Pastoral Serrana se reuniram em Santa Isabel, no município de Domingos Martins –

No último dia 29 de maio de 2021, padres da Área Pastoral Serrana se reuniram em Santa Isabel, no município de Domingos Martins – ES. Um dos pontos de pauta foi a escolha do novo Coordenador da Área.

Desde janeiro de 2021, a Área Serrana estava sem coordenador, pois o Padre Carlos Pinto Barbosa, que coordenava a área, foi transferido para Alfredo Chaves, que pertence à Área Pastoral Benevente.

Pe Marcos Roberto Barbosa de Brito da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (Padres Verbitas), foi eleito como o novo coordenador da área Serrana. Pe. Marcos aceitou, mas considera que ser coordenador é um desafio.

“Acredito que é uma missão importante para o ministério sacerdotal. Sobretudo, ter serenidade e uma maior disposição para a função e missão de coordenar a Área Pastoral. É preciso buscar sempre mais articulação e  integração entre  as pastorais e movimentos na Área, em plena comunhão e obediência à arquidiocese de Vitória e toda a nossa Igreja Católica. Também é um grande desafio devido às dimensões geográficas de nossa Área e uma certa predominância de área rural”, comenta Pe. Marcos.

O projeto: Ousadia, criatividade e principalmente muita fé é o que move o grupo da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes que inaugurou no último

O projeto:

Ousadia, criatividade e principalmente muita fé é o que move o grupo da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes que inaugurou no último dia 30 de maio a TV Navegantes, uma TV na web que tem como foco evangelizar as famílias.

Fábio Martins foi o nosso interlocutor para explicar o projeto que já conta com programação entre as 19 e as 22h diariamente.

Fábio é radialista, produtor, roteirista e editor de conteúdo, ou seja, entende de Rádio, Cinema e TV, como ele mesmo disse e trabalha na área há 30 anos.

A ideia da TV surgiu em 2012. Um projeto foi elaborado, aprovado pela arquidiocese de Vitória, mas não se firmou. Voltou com a pandemia e a necessidade de transmitir as missas para que os paroquianos pudessem acompanhar de suas casas. Nessa ocasião um grupo de pessoas da paróquia começou a se reunir e buscar caminhos para concretizar o desejo de ir além da transmissão das missas.

O primeiro passo foi procurar parceiros individuais ou de instituições que pudessem contribuir com produções que atingissem públicos diferentes. Assim conseguiram autorização para transmitir programas sobre dúvidas de fé, conhecimento pessoal, história infantis entre outros que estivessem livres de direitos autorais. No momento está em tramitação um acordo com o Sesc Tv para aumentar a oferta de programas diários.

Programação:

Hoje a TV começa às 19h com dois programas infantis, um do governo federal e outro cedido por uma paróquia do Rio de Janeiro.

Às 19h30 tem o Estúdio N, um programa para jovens e com os jovens, com vídeo-clips e apresentações ao vivo, produção da TV Navegantes.

Às 20h programas diversos, cada dia com um enfoque diferente, entre eles o Papo de Padre, apresentado pelo pe. Anderson Gomes, pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e vigário episcopal para a Comunicação na arquidiocese de Vitória.

Mas tem mais produção local: Lugar de homem na cozinha e Pipoca digital, programa com indicação de filmes e séries.

Desejos e intenções:

A intenção é aumentar a produção local e abrir para outras paróquias da arquidiocese e do estado do Espírito Santo.

Para quem pensa que a TV Navegantes apenas retransmite essas programações, Fábio esclarece que eles fazem uma produção específica para a TV Navegantes.

Apesar de poucos recursos o grupo não perde o foco de fazer uma TV “com profissionalismo e perseguir a meta de propor para as famílias uma programação atrativa e construtiva sempre com as bases da Igreja”, disse Fábio. A inspiração vem das TVs Católicas, principalmente da Canção Nova.

Sem recursos e pouco equipamento o grupo busca formas para se manter financeiramente. A primeira ideia é criar uma Associação ou Fundação para que as pessoas possam fazer doações. A segunda é criar uma loja virtual para venda de produtos e envolver no projeto os artesãos da Barra do Jucu. A terceira produzir e oferecer cursos EAD (Ensino à distância).

Juntamente com a Web TV Navegantes o grupo está reformulando o site da paróquia para trabalhar a comunicação integrada.

Pedido: 1. Quem quiser enviar notícias pode contar com a divulgação da TV Navegantes.

2. Se alguém tiver uma ideia de programa pode procurar a TV Navegantes para conversar.

Contatos: [email protected]

 

A Solenidade de Corpus Christi é um dos momentos em que os cristãos católicos são chamados e professar e manifestar sua fé na Eucaristia

A Solenidade de Corpus Christi é um dos momentos em que os cristãos católicos são chamados e professar e manifestar sua fé na Eucaristia publicamente. Uma tradição que mobiliza uma multidão de pessoas para organizar as procissões, confeccionar tapetes e até mesmo para um turismo religioso.

Hoje e pelo segundo ano consecutivo estamos todos impedidos de fazer tudo isso por conta da pandemia e dos cuidados que precisamos ter uns com os outros.

Mas, se por um lado não foi possível fazer a celebração nos moldes tradicionais, a verdade é que isso nos colocou na dimensão que também vem da Eucaristia que é a comunhão e solidariedade com os irmãos que mais precisam de cuidado, de alimento, de produtos básicos para a sobrevivência.

Seguindo as orientações da arquidiocese de Vitória, paróquias e comunidades fizeram tapetes de alimentos nos ambientes internos das igrejas e recolheram nas ruas alimentos doados, enquanto a carreata com o Santíssimo passava pelas ruas das paróquias.

No Convento da Penha, a fraternidade franciscana ao final de Celebração, caminhou com o Santíssimo até à beira da pedra e abençoaram a capital e nela o Estado do Espírito Santo.

Veja algumas imagens dessa mobilização.

Nesta quinta-feira (03) a Igreja em todo mundo celebra a festa de Corpus Christi, palavra que do latim significa Corpo de Cristo. Esta celebra

Nesta quinta-feira (03) a Igreja em todo mundo celebra a festa de Corpus Christi, palavra que do latim significa Corpo de Cristo. Esta celebra solenemente o mistério da Eucaristia, corpo e sangue de Jesus Cristo, sacramento sagrado da Igreja. A data é móvel, mas todos os anos acontece em uma quinta-feira, em alusão a Quinta-feira Santa quando Jesus instituiu a Eucaristia na última ceia com os seus apóstolos.

Padre Renato Criste é o coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória e ele destaca que “a festa de Corpus Christi é uma tradição da Igreja, data em que se proclama publicamente a Fé na presença real de Jesus na Eucaristia, na espécie do pão e do vinho. É uma manifestação pública da nossa Fé e é o único dia no ano em que se é autorizado sair com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade manifestando de fato a nossa Fé em Jesus eucarístico”.

Devido ao contexto da pandemia, assim como no ano passado, neste ano a organização das solenidades no território arquidiocesano não será muito diferente. Ainda não é possível fazer as tradicionais procissões com a participação física dos fiéis e nem a confecção dos tapetes com recursos da natureza ou produtos recicláveis, onde Jesus sacramentado passa.

“Por conta da pandemia neste ano nós estamos adaptando essa tradição sugerindo que se faça carreata. Isto é, o Santíssimo Sacramento vai sobre um carro devidamente preparando percorrendo as principais ruas e avenidas do território de cada paróquia e Dom Dario neste ano – como no ano passado – também insiste que ao longo do trajeto se promova a campanha de recolhimento de alimentos que é um gesto concreto de manifestar a presença real de Jesus na eucaristia que se dá a nós como pão partilhado”.

O sacerdote também destaca que a movimentação solidária em Corpus Christi neste ano vai reforçar a Campanha paz e pão, que é mais uma iniciativa que motiva a todos os fiéis da Igreja particular de Vitória a colaborarem com os irmãos que neste momento estão sofrendo as consequências diretas e indiretas provocadas pela pandemia.

“Sabemos do crescente número de desempregados e das inúmeras famílias que estão vivendo grandes necessidades, dentre elas a fome. E quem tem fome não pode esperar. Então daí surge a Campanha Paz e Pão em que se busca promover através dessa ação imediata de recolhimento de alimentos amenizar o sofrimento das pessoas e claro contribuir também com uma sociedade mais digna, onde se promova e construa a paz”.

25 anos do Congresso Eucarístico Nacional

Neste ano 2021 acontece a comemoração dos 25 anos da realização do 13º Congresso Eucarístico Nacional, ocorrido em Vitória, em 1996, e padre Renato ressalta que as paróquias da Arquidiocese estão sendo motivadas para que façam memória deste grande acontecimento. Foi orientado que as comunidades da Arquidiocese realizassem um tríduo eucarístico nos 3 dias que antecederam a festa de hoje, recordando esse marco da Igreja particular de Vitória. Inclusive foi oferecido um pequeno subsidio para este momento.

“O Congresso Eucarístico Nacional foi um marco histórico da nossa Arquidiocese de Vitória e que devemos agora retomar. Como sugere o próprio tema deste Congresso Eucarístico “Eucaristia, fonte para a Igreja” mais do que nunca precisamos encontrar na Eucarístia o nosso remédio, sustento, como superação das dificuldades que muitas pessoas estão vivendo e enfrentando neste momento”.

Programação na Catedral Metropolitana de Vitória

A partir das 9h acontece uma missa presidida pelo Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, na Catedral. Às 17h também será realizada outra missa e logo após uma carreata com o Santíssimo Sacramento sairá pelas ruas do Centro de Vitória. Padre Renato reforça que neste ano para tentar diluir a participação dos fiéis, que costumam ir em grande quantidade à Catedral, serão realizadas duas celebrações eucarísticas com transmissão pela Rádio América e a das 17h pelas redes sociais da Catedral Metropolitana de Vitória.

“Particularmente falando do território da paróquia onde estou pároco nós organizamos do seguinte modo: há uma referência em cada prédio ou em uma quadra dos bairros e dos morros para organizar o recolhimento dos alimentos. E quando o Santíssimo Sacramento passar em frente a estes prédios e casas uma outra equipe formada por jovens vai recolher estes alimentos”, explica padre Renato Criste.

Ao todo serão 40 pontos de coleta de alimentos no Centro de Vitória e de acordo com informações da Pastoral da Comunicação da paróquia, todos os prédios têm alguém cadastrado que movimenta as doações nestes. Foram entregues papéis para elevadores e algumas pessoas colocaram caixas ou carrinhos nas portarias para esta arrecadação.

A Comissão para a Juventude da Arquidiocese de Vitória promove hoje, 02 de junho, uma Vigília Jovem. De acordo com a organização esta será

A Comissão para a Juventude da Arquidiocese de Vitória promove hoje, 02 de junho, uma Vigília Jovem. De acordo com a organização esta será uma noite de muita oração, adoração, louvor e música sendo que cada grupo de jovens vai realizar o momento em sua própria paróquia. A motivação também está acontecendo pelas redes sociais onde serão realizadas transmissões da vigília, para que os jovens façam de suas casas uma Igreja Doméstica.

De acordo com Amanda Alves, Secretária da Comissão para a Juventude, a organização da vigília ficou sob a responsabilidade de cada paróquia ou movimento jovem da Arquidiocese: “como comissão nós elaboramos uma carta motivacional onde a gente deu sugestões de como pode ser feita a vigília, mas que ficaria a critério deles o modo de realizá-la. A gente só colocou o dia que é dia 02 de junho, pois foi o pedido de Dom Dario, e cada grupo se organizaria em relação a horário e como seria realizado. ”

Mas a ideia desta vigília tem um sentido ainda mais importante. Após a realização da primeira vigília com a juventude na Festa da Penha em 2019, a comissão viu que foi algo muito bom, uma oportunidade de conhecer mais de perto os jovens da Arquidiocese. A partir de então decidiram fidelizar esse evento no calendário anual para que todos os anos aconteça uma vigília jovem a nível arquidiocesano. Porém ano passado não conseguiram realizar devido a pandemia e neste ano estavam vendo como se daria.

“E em uma reunião tivemos uma presença do padre Kelder e do Evandro que nos apresentaram a campanha Paz e Pão e a gente se comprometeu e a pensar em como ajudaríamos a campanha. Lembramos da nossa vigília e tivemos a ideia de pedir para que os jovens arrecadassem alimentos, agasalhos, algo que eles enxerguem que hoje é algo que falte na vida das pessoas. Além da arrecadação pedimos que fizessem uma vigília de oração por todos nós, por toda a humanidade neste tempo. Então esta vigília jovem além de ajudar na campanha Paz e Pão, será um momento de intercessão também”, destaca Amanda.

As orientações são de que a vigília aconteça presencial seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Foi aconselhado que apenas as lideranças jovens de cada Grupo se reúnam e façam uma transmissão da Vigília para todo o Grupo e que no máximo dez (10) pessoas (incluindo as lideranças) estejam presentes.

Se não houver a possibilidade das lideranças se reunirem para realizar a transmissão, a comissão aconselhou que façam a Vigília via Google Meet, com a capela online e a programação (horário de início e término) da Vigília ficou a critério dos grupos, mas foi pedido que ela aconteça no período da noite (entre as 18h e 21h). Todos podem participar, sendo jovens em idade cronológica ou jovens de coração. A vigília acontecerá nos grupos de jovens de toda a Arquidiocese. Basta procurar sua paróquia para saber como será realizada.

Veja a programação de algumas paróquias da Arquidiocese que vão realizar a Vigília Jovem:

Vila Velha 

– Paróquia Frei Galvão – Guaranhuns – às 19h30 – Presencial e com transmissão pelas redes sociais.

– Paróquia Bom Pastor – Praia da Costa – Somente online

– Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Praia da Costa – às 19h – Presencial e com transmissão online

Cariacica / Viana

– Paróquia Maria Mãe da Igreja – São Geraldo – às 19h30 – presencial e com transmissão online

– Paróquia São Francisco de Assis – São Francisco – às 19h – presencial e com transmissão ao vivo pelo Youtube

– Paróquia Santa Clara de Assis – Vila Bethânia – 19h30 – com transmissão pelo Youtube

– Paróquia Santa Maria Goretti – Jardim América – 19h30 – presencial e com transmissão ao vivo pelo Youtube

– Paróquia Santíssima Trindade – Vila Capixaba – 19h30 – com transmissão pelo Youtube

Vitória

– Paróquia Santa Luzia – Barro Vermelho – às 19h30 – presencial

– Paróquia Nossa Senhora das Graças – Jucutuquara – às 21h – com transmissão online.

– Paróquia São Francisco – Jardim da Penha – às 21h – com transmissão online.

– Paróquia Santo Antônio – Basílica – às 19h30 –  presencial e com transmissão online.

Benevente

– Paróquia São Tiago Maior – Setiba – às 20h30 – com transmissão ao vivo, via Instagram e Youtube.

Por ocasião do décimo terceiro Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Vitória/ES de 07 à 14 de julho de 1996 vários peregrinos se encontraram na

Por ocasião do décimo terceiro Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Vitória/ES de 07 à 14 de julho de 1996 vários peregrinos se encontraram na capital capixaba a fim de participar do evento que reuniu gente de dentro e de fora do estado. Os meses que antecederam o encontro foram intensos e de muita preparação para receber todas aquelas pessoas, por isso muitos voluntários se colocaram disponíveis para servir em diversas áreas da organização.

Entre essas pessoas estavam Luciano Brambila e Sonia Peroni Brambila, ambos eram da paróquia Santa Terezinha, de Paul/Vila Velha, mas não se conheciam, ela participava da comunidade São Pedro e ele da comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Os dois, juntamente com outros membros da paróquia deles e da paróquia Santa Maria Gorete, de Jardim América/Cariacica, foram convidados a integrar um grupo de pessoas que tinha a missão de preparar e apresentar uma peça de teatro. A apresentação da peça foi na segunda-feira, dia dedicado ao tema da penitência naquele Congresso. Os dois jovens aceitaram o desafio e embarcaram na história.

Chegou o dia da definição dos papéis e, coincidentemente, os dois sentaram-se um ao lado do outro, mal sabendo que o futuro que se aproximava trazia não só a peça teatral, mas uma longa e duradoura história de amor.
Naquele dia, ao ser perguntado por ela sobre que papel ele escolheria a resposta foi: “já tenho papel”. Ela pensou: “Que cara é esse que já tem um papel?”, mesmo achando esquisita a resposta dele, ela permaneceu na dela e os dias foram passando.

Ao longo dos ensaios eles foram se aproximando, conversando e se conhecendo melhor, daí começava a aparecer um outro sentimento, aquele que toca o coração e faz com que a presença agradável da pessoa que está ao lado seja ainda mais prazerosa. Porém, mesmo com essa emoção nova que surgia entre os dois, preferiram não comentar um com o outro e cumpriram todo o período dos ensaios até a apresentação final. Ele encenando um profeta e ela uma índia.
Passado o Congresso Eucarístico, houve uma confraternização entre as pessoas que participaram da peça. Naquele dia Luciano estava decidido a começar uma nova etapa da vida ao lado de Sonia, porém… faltava falar com ela.
Já a Sonia… bem, esta não esperava que o rapaz a chamasse para conversar sobre os dois e quando isso aconteceu ela acreditou que seria para tomar “um fora”. Mal sabia ela que ele estava disposto a firmar um relacionamento sério.

A vida deles foi tão marcada por essa história que, depois de namorarem seis anos e onze meses, eles se casaram ao som da música que embalou a peça em que eles se conheceram, bem como durante a cerimônia de casamento eles receberam a Sagrada Eucaristia enquanto entoava-se o hino oficial do Congresso Eucarístico Nacional.


Sonia e Luciano estão casados a dezoito anos e têm três filhos: Filipe, Bernardo e Lorenza.
Como dizem os amigos deles, essa é “a história da índia que se apaixonou pelo profeta”.

4 de junho de 2021 Pe. Anderson recebeu alta do hospital na manhã dessa sexta-feira. Ele agradece a todos que rezaram por sua recuperação.

4 de junho de 2021

Pe. Anderson recebeu alta do hospital na manhã dessa sexta-feira. Ele agradece a todos que rezaram por sua recuperação.

2 de junho de 2021

Pe. Anderson já saiu da UTI. Continua internado e passa bem. As visitas estão proibidas por conta da pandemia e da necessidade de repouso. Continuemos rezando por sua recuperação.

1 de junho de 2021

Pe. Anderson Teixeira da paróquia Santa Rita de Cássia em Vila Velha sofreu dois infartos consecutivos na noite. Após sentir-se mal o padre dirigiu-se ao hospital e os infartos aconteceram já no local, por isso teve socorro imediato. Pe. Jorge Campos, vigário geral o visitou na manhã de hoje e disse que pe. Anderson passa bem. A arquidiocese acompanha e dará informações sobre ele. Acompanhemos com a oração.