Notícias da Arquidiocese

O Inverno teve início no dia 21 de junho de 2021, às 00h32, e terminará no dia 22 de setembro de 2021. Esse tempo

O Inverno teve início no dia 21 de junho de 2021, às 00h32, e terminará no dia 22 de setembro de 2021. Esse tempo é caracterizado pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.

É uma estação fria, apreciada por muita gente que curte o aconchego das cidades serranas, o charme das roupas e a deliciosa gastronomia.

Nessa época, no estado do Espírito Santo, muitos procuram a região Serrana para poder melhor curtir os dias com temperaturas mais amenas. 

A região e o tempo, podem também ser propícios para a oração. Na Bíblia, as montanhas, sempre foram lugares para se encontrar com Deus. Pode ser um momento de deixar de lado os afazeres, as preocupações e encontrar-se com Deus. Afastar-se do seu dia a dia, da sua rotina, estar num lugar mais tranquilo pode proporcionar esse encontro com Deus. Jesus subiu a montanha para rezar, seu rosto se transfigurou e suas roupas ficaram brilhantes. 

Aproveitar a ida à Região Serrana do Estado para rezar também pode ser uma boa opção para esse inverno.

Confira as Igrejas e horários das missas:

Santa Leopoldina

Igreja Divino Espírito Santo

Horário das missas:

Sexta às 19h

Sábado às 19h ( Igreja Sagrada Família)

Domingo às 8h e 19h

Mais informações: (27) 3266-1224

E-mail: [email protected]

Domingos Martins

Igreja Nossa Senhora de Fátima

Horário das missas:

Domingo às 19 horas

Mais informações: (27) 3248-1695 / 99504-9324

E-mail: [email protected]

Igreja Santíssimo Sacramento

Horário das missas:

Domingo às 8h e no quarto domingo do mês às 19h

Mais informações: (27) 3249-1054

E-mail: [email protected]

Brejetuba

Igreja Sagrado Coração de Jesus

Horário das missas:

Quinta – feira às 19h

Domingo às 8h

Mais informações: (27) 3733-1053 – 99942-9929

E-mail: [email protected]

Marechal Floriano

Igreja Sant´Ana

Horário das missas:

Sexta às 19h

Domingo às 8h e 19h

Mais informações: (27) 3288-1564

E-mail: [email protected]

Igreja São Miguel Arcanjo

Informações: (27) 3288-3147 – 99758-5344

E-mail: [email protected]

Santa Isabel

Igreja Santa Isabel

Domingo às 8h

Informações: (27) 3268-1194

E-mail: [email protected]

Santa Maria de Jetibá

Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz

Horário das missas:

Quinta-feira às 19h

Domingo às 7h, 9h e 19h 

Mais informações: (27) 3263-0161

E-mail: [email protected]

Afonso Cláudio

Igreja São Sebastião do Alto Guandu

Horário das missas:

Sexta às 7h20

Sábado às 7h30

Domingo às 8h e 19h30

Mais informações: (27) 3735-1004 / (27) 998392290

E-mail: [email protected]

Pe. Osmar de Oliveira Braido, Vigário da Paróquia São Francisco, em Jardim da Penha Vitória – ES, foi eleito Coordenador Pastoral da Área de

Pe. Osmar de Oliveira Braido, Vigário da Paróquia São Francisco, em Jardim da Penha Vitória – ES, foi eleito Coordenador Pastoral da Área de Vitória. A votação aconteceu no dia 16 de junho e Pe. Osmar ocupará o cargo interinamente até que o Pe. Fernando Antônio de Souza se recupere da Covid-19.

“Assumir esse apostolado, foi uma mistura de sentimentos: Feliz pela confiança de meus irmãos Presbitérios para tal ofício, porém, triste pelo motivo de assumir este cargo, na enfermidade do nosso irmão. Por isso estou interinamente, pois o nosso representante pastoral, continua sendo o Administrador da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Jucutuquara, no caso, Pe. Fernando Antônio de Souza. Irmão que comigo entrou para o propedêutico no dia 04/03/2008. Assim como ele, conto com a oração e apoio dos leigos e clero desta área pastoral de Vitória, para dar continuidade a pastoral de conjunto nesta porção do povo de Deus, que está na Igreja Particular de Vitória – ES.”, comenta Pe. Osmar de Oliveira Braido.

 

Um mutirão de audiências sobre pedidos de nulidade de matrimônio está programado para o próximo mês de julho na arquidiocese de Vitória. O acúmulo

Um mutirão de audiências sobre pedidos de nulidade de matrimônio está programado para o próximo mês de julho na arquidiocese de Vitória.

O acúmulo de processos sem julgamento deveu-se à pandemia que impõe restrições no número de atendimentos, seja quantidade de pessoas como pelo tempo necessário para higienizar os locais de audiências e julgamentos.

Neste primeiro semestre 108 processos foram julgados com o esforço dos três Juízes que compõem o Tribunal Eclesiástico: pe. Hiller Stafanon Sezini, pe. Emilio González Escalada e pe. Ilauzir Vieira da Rocha.

Apesar do esforço cerca de outros 200 processos aguardam as audiências que, no processo de pedido de nulidade são a 4ªetapa. É para essa etapa que está sendo o organizado o mutirão que vai funcionar da seguinte forma: obedecendo a todos os critérios para que a saúde seja preservada, o Tribunal fará audiências de segunda a sexta-feira, uma pela manhã e outra pela tarde. Para isso, três notários e um juiz entram em ação: pe. Anderson Teixeira, pe. Teodósio Cesar de Aquino, pe. Hadeleon de Oliveira Santana, pe. Adriano Francisco Souza e pe. Hiller Stefanon, respectivamente.

Passos do processo de pedido de nulidade:

  1. A pessoa que deseja entrar com o pedido de nulidade comparece ao Tribunal ou faz contato pelo telefone e recebe as orientações sobre os documentos necessários.
  2. O Tribunal comunica ao defensor e à parte demandada que o processo iniciou.
  3. O defensor elabora as perguntas que serão realizadas na audiência.
  4. Realização da audiência.
  5. O resultado volta para o defensor que emitirá parecer que será encaminhado ao juiz.
  6. Julgamento.

Se após todo o processo o juiz julgar procedente o pedido, o casamento é considerado nulo e as duas partes podem reconstruir suas vidas e voltar a participar dos sacramentos da Igreja.

A ideia de fazer o mutirão surgiu pelo aumento de pessoas procurando o Tribunal em busca da confirmação de nulidade de matrimônio e conta com a ajuda dos advogados do Tribunal. O pedido foi acolhido pelo presidente do Tribunal, pe. Hiller Stefanon Sezini.

Durante três sábados – entre o final do mês de junho e início do mês de julho – serão realizados encontros de formação com

Durante três sábados – entre o final do mês de junho e início do mês de julho – serão realizados encontros de formação com os agentes da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Vitória. A demanda surgiu a partir da necessidade do alinhamento pastoral das funções da PASCOM nas paróquias. A reunião será online e aberta aos que quiserem participar, mas é preciso fazer uma inscrição prévia. Os links por área estão disponíveis ao fim desta matéria.

Quem vai conduzir cada encontro é a equipe do Vicariato para a Comunicação da Arquidiocese, tendo como Vigário padre Anderson Gomes. Cada pessoa ficará responsável por uma área e entre os assuntos que serão abordados estão: a missão da PASCOM nas paróquias; produção de texto para o site da Arquidiocese de Vitória; como devem ser realizadas as transmissões ao vivo de missas e eventos em geral e orientações para posts nas redes sociais.

No ato da inscrição também será possível que os pasconeiros façam uma pergunta ou deixem uma sugestão de assunto que poderá ser abordado neste ou nos próximos encontros. O objetivo de separar a formação por área pastoral é contemplar a necessidade de cada região da Igreja particular de Vitória, tendo em vista que as realidades são bem diferentes.

Atualmente a Pastoral da Comunicação está presente em 16 paróquias da área Benevente; 16 paróquias da área Cariacica-Viana; 9 paróquias da área Serrana; 14 paróquias da área Vitória e nas 20 paróquias da área Vila Velha.

Programação por Área Pastoral   

26 de junho – Sábado

9h30 –  Vitória

11h –  Serrana

10 de julho – Sábado

9h30 –  Cariacica/Viana

11h – Vila Velha

17 de julho – Sábado

9h30 –  Benevente

11h – Serra/Fundão

 

Faça a sua inscrição abaixo clicando no nome da sua Área Pastoral!

Vitória 

Serrana

Cariacica/Viana 

Vila Velha

Benevente 

Serra/Fundão

Os quatro diáconos transitórios capixabas que estão a quase cinco meses em missão no estado do Pará voltarão para Vitória no dia 29 de

Os quatro diáconos transitórios capixabas que estão a quase cinco meses em missão no estado do Pará voltarão para Vitória no dia 29 de junho. Alessandro Rebonato, Daniel Calil, Ruan Coutinho e Vitor Noronha estavam ajudando o clero da Diocese da Santíssima Conceição do Araguaia, local que necessita da contribuição de missionários para servir o povo de Deus.

Segundo o Pe. Jorge, Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória e Reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, “a experiência dos diáconos na diocese de Conceição do Araguaia serviu também como estágio pastoral, uma vez que os futuros presbíteros puderam conhecer uma realidade diferente da arquidiocese de Vitória, assim podendo ter uma visão mais ampla da realidade da Igreja”.

Ao chegarem do Pará os diáconos terão alguns dias de folga para visitar as famílias deles, depois voltarão para o seminário a fim de se prepararem para o Exame de Jurisdição – uma espécie de prova que é aplicada pelo Arcebispo antes da Ordenação – e depois sairão em retiro espiritual, que será pregado por Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo emérito de Vitória.

A ordenação presbiteral dos quatro diáconos transitórios já está marcada, confira abaixo:

31/07 – Diácono Vitor César Zille Noronha
Local : Santuário de Vila Velha
Horário: 9h

07/08 – Diácono Alessandro Rebonato
Local: Catedral de Vitória
Horário: 9h

21/08 – Diácono Daniel Calil Mascalubo
Local: Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Praia de Itaparica)
Horário: 18h

28/08 – Diácono Ruan Coutinho da Cruz
Local: Santuário Bom Pastor (Campo Grande)
Horário: 17h

Com o mapa de risco moderado em Vila Velha, o Convento da Penha retoma as missas presenciais no Campinho. Frei Paulo Roberto, guardião do

Com o mapa de risco moderado em Vila Velha, o Convento da Penha retoma as missas presenciais no Campinho. Frei Paulo Roberto, guardião do Convento afirmou que “o Convento sem o povo e sem reza produz um vazio desconcertante. Por isso, a retomada com os cuidados devidos renova o vigor da missão do Convento”.  O Guardião acrescentou: “Ainda vivemos limitações da pandemia, ainda é tempo de cuidado. Por isso, é indispensável o uso de máscara sobre o nariz e a boca, além da frequente higienização das mãos”.

Se você for participar da missa no Convento não esqueça de seguir as recomendações de frei Paulo. Cada um é responsável por cuidar de si mesmo e do irmão.

As missas irão acontecer de segunda a sábado sempre às 7 e 15h.

O Convento da Penha é um lugar procurado diariamente pelos fiéis que buscam espaço de oração, querem agradecer e pedir a proteção de Nossa Senhora para as lutas do dia a dia. Por isso o Convento manteve aberto o acesso dos fiéis e devotos, sem missas presenciais, conforme disse frei Paulo: “Sabemos da importância do cultivo da espiritualidade nesses tempos de desalento e insegurança, por isso o Convento nunca fechou totalmente. A Penha é lugar de encontro com Deus que cuida de nós e nos pede que sejamos cuidadosos uns com os outros”.

 

 

A vontade de servir a Deus e aos irmãos mais necessitados e a experiência de missão nos projetos sociais da Igreja e Pastorais Sociais

A vontade de servir a Deus e aos irmãos mais necessitados e a experiência de missão nos projetos sociais da Igreja e Pastorais Sociais fizeram o diácono transitório Vitor Noronha despertar a sua vocação sacerdotal. No dia 31 de julho, após anos de estudo e preparação, ele será ordenado padre da Arquidiocese de Vitória, no Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha, às 9h.

Nascido em 05 de fevereiro de 1988, Vitor conta que sua trajetória sempre foi ligada com a Igreja. Filho de Vitor Cesar e Rita de Cassia e irmão de Gustavo, o diácono transitório afirma que foi criado em uma família bastante católica, desde criança participou da vida da comunidade, se tornou catequista muito cedo e mesmo sem ter terminado a Crisma ele já ajudava na catequese.

Vitor afirma que o descobrimento realmente da vocação sacerdotal foi um pouco mais tardia, pois apesar de ser uma pessoa bastante engajada na Igreja ser padre nunca tinha passado em sua cabeça. O discernimento desse chamado foi um pouco mais velho, com 22 anos. A partir daí ele conta que começou de fato existir uma inquietação e uma vontade de servir a Deus e aos irmãos por meio do ministério ordenado e com 24 anos ele entrou no seminário e começou sua caminhada sacerdotal.

“Mas posso dizer com tranquilidade que o meu lugar fundamental de descobrimento da vocação são as pastorais sociais, que é a dimensão profética da Igreja, enquanto me envolvia nessa dimensão de ir ao encontro do outro, especialmente dos últimos. Acho que ali que a gente experimenta o Cristo crucificado que sempre nos interpela para que sejamos sinais de ressurreição e eu atribuo minha vocação especialmente as pastorais sociais da Igreja e aos movimentos sociais, eu acho que ali que Cristo me chamou”.

O futuro padre nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, e participava da paróquia Nossa Senhora do Líbano, no bairro Grajaú, local que ele considera importante para sua primeira formação de Fé, pois morou lá até os seus 12 anos e a vida naquela região era bastante devocional. Depois morou um curto período de tempo em Brasília e logo após veio para Vila Velha, onde começou a participar da CEB Santo Antônio, que fica no Parque das Castanheiras e na época fazia parte da paróquia Nossa Senhora do Rosário, da Prainha e hoje pertence a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O diácono transitório conta que estudou no colégio Marista, em Vila Velha, e para ele foi um lugar muito importante, pois o colégio o proporcionou viver uma espécie de Igreja em Saída, mesmo que o Papa Francisco ainda não tivesse criado esse termo. Ele atuou nos projetos sociais, na casa de acolhida que assistia crianças com vulnerabilidade, trabalhou no Marista de Terra Vermelha com alfabetização e questão ambiental;

Com 18 anos Vitor entrou na UFES e fez o curso de economia, se engajou fortemente com pesquisa da universidade, com o movimento estudantil, em diversas frentes de movimentos sociais e também na Pastoral Universitária da Igreja que se organizava na Ufes. Logo em seguida, por convite do padre Kelder e de Dom Luiz Mancilha Vilela, ele assumiu a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese e ressalta que através desta função ele teve a oportunidade de se aproximar mais das iniciativas da Igreja da Igreja a nível arquidiocesano, dos processos formativos, pela comissão teve sua primeira experiência de presídio, que para ele foi algo muito importante.

“Depois na vida do seminário eu trabalhei muitos anos com a Pastoral Carcerária e eu destaco esse trabalho pelo mandamento evangélico ‘estive preso e viestes me visitar’, nas palavras do próprio Jesus. Mas pelo ponto de vista da sociedade estas são pessoas esquecidas, subestimadas. Alguns desejam vê-los mortos. Existe aquela frase lastimável anticristã e antievangélica de que ‘bandido bom é bandido morto’ e eu tive essa presença junto a eles sendo o rosto misericordioso de Jesus, no sentido da defesa dos direitos humanos daquelas pessoas, da necessidade que eles fossem cuidados”.

Segundo o diácono transitório uma pessoa que teve grande importância em todo o seu processo vocacional é o padre Kelder Brandão, seu diretor espiritual que desde a primeira dúvida e o primeiro questionamento o apoiou: “eu não sabia exatamente o que realmente eu gostaria, onde eu gostaria de estar. Eu sentia um impulso, uma moção interna que eu sabia que vinha de Deus e que significava um compromisso concreto com os irmãos e de modo especial com os últimos, mas eu não sabia exatamente o que era esse chamado. Com esse processo de discernimento e de contribuição eu consegui fazer esse descobrimento e ele me ajudou muito”.

Em sua caminhada no Seminário Nossa Senhora da Penha, diácono Vitor destaca as paróquias por onde passou enquanto era Seminarista: Paróquia Bom Jesus, em Novo Horizonte, Cariacica (3 anos); Paróquia Bem-Aventurado Pe. Eustáquio, em Concha D’Ostra, Guarapari (2 anos) e Paróquia Bom Pastor, em Campo Grande, Cariacica. Atualmente, junto dos outros 3 diáconos transitórios que serão ordenados no mês de agosto, Vitor Noronha está em Missão na Diocese da Santíssima Conceição do Araguaia, no Estado do Pará. A data de retorno é dia 29 de junho.

Sobre o dia da ordenação presbiteral ele enfatiza que terá um caráter misto e próximo da data será disponibilizado um link para agendamento de pessoas no número de vagas possíveis dentro da Igreja e aqueles que não conseguirem agendar vai ficar o convite para que acompanhem online, pois a pandemia não está controlada e por isso não poderá ser algo público.

“Infelizmente por culpa dos nossos governantes a gente não teve uma vacinação da população numa quantidade razoável para que se pudesse fazer algo participativo, uma festa. O meu sonho seria de lotar aquela Igreja, fazer uma festa no final com comes e bebes para todo mundo, colocar uma banda boa para tocar e seria o ideal, mas tendo em vista que isso não é possível a gente vai colocar um número de pessoas presentes dentro das orientações sanitárias com distanciamento, álcool, màscara e vai ter concomitantemente a isso a transmissão online da celebração”, conclui.

Santo António nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195, século XII. Aos 15 anos, entrou para a confraria dos frades agostinianos.

Santo António nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195, século XII. Aos 15 anos, entrou para a confraria dos frades agostinianos. Tornou-se franciscanos quando viu três missionários indo para o Marrocos com o desejo ardente de serem mártires. Tempos depois esses frades faleceram. Quando os restos mortais deles voltaram para Portugal, despertou o desejo em Antônio para entrar na ordem dos frades menores. Passou a chamar-se Frei Antônio no século XIII. Em 1220, ingressou na ordem franciscana.Em 13 de junho de 1231, após uma crise de saúde, morreu a caminho de Pádua.  

A sua veneração foi trazida de Portugal para o Brasil, onde se enraizou rapidamente e também conquistou o coração do povo.

A história de Santo Antônio com a cidade de Vitória começou em 13 de junho de 1535, após explorar os arredores da ilha, os colonizadores descobriram uma grande ilha (atual ilha de Vitória), dando-lhe o nome de Ilha de Santo Antônio, em comemoração ao dia do santo católico.

Padre Roberto Camillato reitor do Santuário – Basílica de Santo Antônio, conta que Dom José Joaquim Gonçalves o quinto bispo da diocese do Espírito Santo, pediu ao papa Pio XII no ano de 1956 para declarar Nossa Senhora da Vitória e Santo Antônio como padroeiros simultâneos da cidade de Vitória. Assim ele o fez. Na década de 50 o papa Pio XII, declarou que Vitória teria dois padroeiros. Com isso Dom Joaquim incumbiu os religiosos Pavonianos de construir o Santuário. Em 1956, começou a construção do Santuário que só terminou 20 anos depois.

Santo Casamenteiro

Santo Antônio ganhou a fama de santo casamenteiro devido a diversas lendas populares. Uma delas foi que uma mulher, também devota do santo, não aguentava mais estar solteira por tanto tempo. Em um momento de raiva, ela pegou o santo e o arremessou da janela. A imagem acabou acertando um homem na rua. A moça foi socorrê-lo, pediu desculpas e logo eles iniciaram uma conversa que, posteriormente, se transformou em amor e eles se casaram. 

Responsório de Santo Antônio

Se milagres desejais,

Recorrei a Santo Antônio;

Vereis fugir o demônio

E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,

Rompe-se a dura prisão

E no auge do furacão

Cede o mar embravecido.

Pela sua intercessão

Foge a peste, o erro, a morte,

O fraco torna-se forte

E torna-se o enfermo são.

Repete-se: Recupera-se o perdido…

Todos os males humanos

Se moderam, se retiram,

Digam-no os que o viram,

E digam-no os paduanos.

Repete-se: Recupera-se o perdido…

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo…

Repete-se: Recupera-se o perdido…

V: Rogai por nós, bem-aventurado Santo Antônio.

R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS: Deus eterno e omnipotente: Vós quisestes que o vosso povo encontrasse em Santo Antônio de Lisboa um grande pregador do Evangelho e um poderoso intercessor. Concedei-nos a graça de pôr em prática os seus ensinamentos, para que mereçamos tê-lo como guia e protetor em toda a nossa vida. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Santuário – Basílica de Santo Antônio em Vitória – ES

Endereço: Rua Lodovico Pavoni, S/N – Bairro Santo Antônio – Vitória/ES – CEP: 29.026-290

Secretaria: Segunda-feira a Sexta-feira – 09h às 12h e das 14h às 18h

Telefone: (27) 3322-0703   •   (27) 99939-5104