Notícias da Arquidiocese

A Arquidiocese de Vitória prepara-se para celebrar os 25 anos do Congresso Eucarístico Nacional que aconteceu neste Arquidiocese em 1996. O evento, o 13º

A Arquidiocese de Vitória prepara-se para celebrar os 25 anos do Congresso Eucarístico Nacional que aconteceu neste Arquidiocese em 1996. O evento, o 13º nacional, marcou a caminha desta Igreja Particular e reuniu na Praça do Papa uma multidão que celebrou Jesus na Eucaristia e envolveu a cidade num clima de fé e oração. O tema foi “Eucaristia é vida para a Igreja”.

Para comemorar e celebrar esta data importante “o Departamento de Pastoral, preparou um Tríduo Eucarístico a ser realizado em todas as comunidades, podendo ser adaptado aos critérios de segurança impostos pela pandemia”, comenta Pe. Renato Criste, coordenador da Pastoral.

Juntando a recordação dos 25 anos do 13º Congresso Eucarístico e a Solenidade de Corpus Christi, O Tríduo deverá ser iniciado no dia 31 de maio e as comemorações devem culminar nas missas e procissões (se houver) no dia de Corpus Christi, se as restrições de distanciamento social o permitirem.

História

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade (Cf. Jo 4, 23)

A primeira edição aconteceu em Lille, na França, em 1881, por iniciativa de um grupo de leigos com apoio de São Pedro Julião Eymard, com a participação de fiéis e bispos de vários países europeus.

No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorreu na Arquidiocese de São Salvador, na Bahia, no ano de 1933. Recife sediou o III Congresso Eucarístico Nacional, entre os dias três e sete de setembro de 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde, cujo o tema foi: “A Eucaristia e a vida cristã.” O próximo Congresso Eucarístico Nacional está previsto para 11 a 15 de novembro de 2022 e vai acontecer em Recife.

Acesse o material do Tríduo Eucarístico e faça download

 

Após a aprovação para a criação do Leste 3, composta pela Arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e

Após a aprovação para a criação do Leste 3, composta pela Arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina, reuniram-se hoje pela manhã o  arcebispo de Vitória, os bispos das três dioceses, o administrador diocesano de Colatina e outros representantes convocados pelo Arcebispo, dom Dario Campos, para iniciar o planejamento que vai instituir o Regional e definir o itinerário das próximas ações, conforme informou pe. Jorge Campos, vigário geral da arquidiocese de Vitória e reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha. Entre as definições a serem tomadas estão a sede, recursos, secretaria e as funções dos bispos entre outros.

Na pauta uma reflexão sobre a estrutura de um regional e a criação de um GTE, grupo de trabalho e estudo para dar andamento e encaminhar as decisões.

A criação do Regional atende a uma solicitação motivada pelas particularidades na vivência da fé no Estado do Espírito Santo, caracterizada pela organização em Comunidades Eclesiais de Base que formam a enorme rede de comunidades espalhadas pelas 4 dioceses, e, também, pelas dificuldades encontradas para participar das reuniões e iniciativas do Leste 2 sempre concentradas em Minas Gerais por conta do maior número de dioceses e, consequentemente, padres e leigos envolvidos nos diversos níveis de evangelização.

A reunião de hoje foi presencial e aconteceu em Ponta Formosa com a presença do secretário executivo do Regional Leste 2, pe. Roberto Marcelino de Oliveira e obedeceu a todos os protocolos sanitários. O Regional Leste 2 dará suporte para a instalação do novo regional.

Entre as decisões foi criado o GTE  que será composto pelos coordenadores de pastoral da Arquidiocese e Dioceses uma assessoria jurídica de um canonista. Em breve será enviada uma carta ao povo de Deus sobre o novo Regional.

Uma data religiosa que é móvel e está sendo celebrada neste domingo (25) é a Solenidade do Bom Pastor. A Igreja está vivendo o

Uma data religiosa que é móvel e está sendo celebrada neste domingo (25) é a Solenidade do Bom Pastor. A Igreja está vivendo o período pós-páscoa em que é preciso enfatizar que Cristo Ressuscitou, está ressuscitado entre nós e ele é o Bom Pastor. E o que significa essa expressão do ‘Bom Pastor”? É aquele que na Sexta-feira Santa deu a vida por nós e entregou-se inteiramente em corpo, alma e espírito para a salvação da humanidade. Todos os anos no 4º domingo da Páscoa celebramos esta festa para expressar a grandeza dessa verdade: Jesus Cristo deu a vida a todos e a vida em abundância.

Padre Tárcio Siqueira é Administrador Paroquial da Paróquia Bom Pastor, em Nova Carapina I, no município de Serra, desde o dia 07 de abril deste ano. Ele explica que na liturgia de hoje Jesus é comparado à “porta do redil” por onde as ovelhas entram para serem cuidadas e que neste ano Jesus é o “bom pastor” em oposição ao “mercenário”. É aquele que protege a todo o custo as ovelhas, ou seja, seus discípulos. O sacerdote também enfatiza que hoje é um dia especialmente vocacional, por duas razões: os sacramentos do batismo e da ordem.

“O Sacramento do Batismo é o do primeiro chamado, uma convocação a sermos inseridos na vida nova em Cristo Ressuscitado, assumindo a nossa cruz e seguindo os caminhos do Senhor. A vocação batismal é a vocação do discipulado, do caminho, daquele que busca e faz a experiência com Jesus ao longo da sua vida, gerando e edificando a própria vida na comunidade cristã. O Sacramento da ordem, por sua vez, é o chamado específico do batizado. Um chamado para ser pastor/ovelha. Pastor para fazer as vezes de Cristo, não por seus méritos ou vanglória, mas, sobretudo, para ser sinal e instrumento de Jesus para os que fazem parte do Corpo Místico de Cristo e para os que não fazem”.

Paróquias em honra ao padroeiro

Na Arquidiocese de Vitória existem 3 paróquias que celebram hoje este padroeiro: uma em Campo Grande, Cariacica; uma em Nova Carapina I, Serra e outra na Praia da Costa, em Vila Velha. Em Cariacica, a paróquia fundada em 04/08/1967 hoje é um santuário. Segundo padre Kremerson Giestas Dias – que é o pároco de lá desde 08 de fevereiro de 2020 – esta foi a 3ª paróquia criada no município, depois da criação das paróquias em Cariacica Sede e Jardim América e ela tomou uma proporção muito grande, se tornando santuário há 4 anos pela expressão de fé do povo no município.

A paróquia Bom Pastor em Campo Grande, possui 5 comunidades, com a comunidade matriz. Para celebrar a festa do padroeiro foi promovida uma novena online durante os últimos dias e neste domingo serão realizadas missas às 7h, às 9h, às 17h e às 19h permitindo o máximo de 30% de ocupação de pessoas dentro da Igreja. Logo no início da manhã – após a primeira missa do dia que é transmitida pela Rádio América – acontece uma carreata pelo bairro com a imagem do Bom Pastor para motivar o povo de suas casas a terem esperança.

Paróquia Bom Pastor – Nova Carapina I

A Paróquia foi criada no dia 16 de fevereiro de 2013. O nome do padroeiro foi escolhido a partir da Comunidade Matriz Bom Pastor, dando assim o título à Paróquia. Por ser uma paróquia jovem ainda está no processo de construção de uma tradição viva. Possui 10 comunidades das quais todas participaram de uma novena em preparação a Solenidade do Bom Pastor.

As celebrações foram transmitidas pelas redes sociais da Paróquia com distribuição da Sagrada Eucaristia após a santa missa. Foram nove dias de preparação, sempre com um padre convidado da área pastoral Serra-Fundão a cada dia, facilitando o deslocamento e a presença, de certa forma, das paróquias da área da festa.

Hoje dia da Solenidade do Bom Pastor a missa será transmitida ás 17:00 horas, pelo Youtube da paróquia. Após a missa de encerramento também será realizado o sorteio da ação entre amigos em prol do fundo paroquial.

Paróquia Bom Pastor – Praia da Costa

Na Praia da Costa, a Paróquia Bom Pastor foi fundada em 19 de maio 2017 e não tem comunidades. O pároco é padre Edemar Endringer a partir da fundação da paróquia. Desde a última quinta-feira (22) a paróquia também realizou uma programação virtual em honra ao padroeiro.

No 1° dia do tríduo, Padre Diego Azevedo, diretor do Propedêutico da Arquidiocese, presidiu a celebração; no 2° dia do tríduo foi Padre Edmilson Boechat de Castro, da Paróquia São Francisco de Assis – Porto Santana, Cariacica e no 3° e último dia do tríduo quem celebrou foi Padre Tárcio Rosa Siqueira, da Paróquia Bom Pastor – Nova Carapina.

Hoje Festa do Bom Pastor as Missas Solenes são às 8h, presidida por Dom Dario Campos e transmitida pela REDETV ES e às 10h30, Missa Solene com Padre Jorge, reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha. A distribuição da Eucaristia acontece após o término da Santa Missa.

Com um profundo sentimento de pesar, a Arquidiocese de Vitória comunica o falecimento da Irmã Angelica do Menino Jesus, religiosa da Congregação das Irmãs

Com um profundo sentimento de pesar, a Arquidiocese de Vitória comunica o falecimento da Irmã Angelica do Menino Jesus, religiosa da Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia. O nome de batismo da irmã era Maria da Glória Rocha, natural de Laje do Muriaé, RJ. A irmã tinha 99 anos e estava internada na Santa Casa da Misericórdia em Vitória. O enterro restrito à comunidade aconteceu na tarde de hoje, 24 de abril de 2021.

A Arquidiocese de Vitória reza e solidariza-se com todos os familiares e amigos.

“”As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão.” (João 10, 27 – 28)

Paz e Bem! A 451ª Festa da Penha, segunda totalmente virtual e interativa, foi considerada um sucesso pela organização do evento. Foram quase 3

Paz e Bem! A 451ª Festa da Penha, segunda totalmente virtual e interativa, foi considerada um sucesso pela organização do evento. Foram quase 3 milhões de pessoas que visualizaram as páginas do Instagram, Facebook e YouTube – isso contabilizando apenas o público que acompanhou pelas redes sociais do Convento da Penha. Como parte da programação também foi exibida nos canais de diversos parceiros da imprensa, como Rede Gazeta, Rádio América ES, TV Educativa, Rádio Espírito Santo; rádios Kairós e Diocesana, redes sociais das Dioceses de Colatina, Cachoeiro e São Mateus e até redes nacionais, como TV REDEVIDA e TV Pai Eterno, esse número, que ainda está sendo apurado pela organização, é ainda muito maior. Também foram cerca de 250 matérias divulgadas nos mais diversos veículos, incluindo mídia nacional, como Jornal Nacional, Jornal Hoje, TV Pai Eterno, TV REDEVIDA e Programa Mais Você, da Rede Globo.

Sendo o maior evento religioso do Espírito Santo e um dos maiores e mais antigos do Brasil, a Festa da Penha completa 451 anos de tradição em 2021 quando, pelo segundo ano consecutivo, aconteceu de forma virtual e interativa. Os festejos vão além do campo religioso, sendo também um marco cultural e que compõe a identidade do povo capixaba.

Durante os nove dias de evento, tradicionalmente, as ruas ficam lotadas de romeiros desejosos por homenagear Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, e ainda participarem deste que é um evento anual tão aguardado pelos capixabas.

Neste segundo ano consecutivo, no entanto, os romeiros não puderam ir às ruas, por causa da pandemia, mas a Festa da Penha marcou a data, a emoção e renovou a esperança dos capixabas durante os dias 4 e 12 de abril.

Conectados na fé – tanto pelas redes sociais dos canais oficiais dos realizadores do evento, quanto através de veículos de comunicação parceiros, de abrangência estadual e nacional – capixabas e pessoas de todo o Brasil e até do exterior acompanharam ao vivo quase 60 horas de programação online, com mensagens de renovação da esperança, de compaixão, de atenção e de cuidado com o mundo.

Bênçãos, missas, entrevistas, lives musicais e romarias virtuais foram transmitidas e puderam ser acompanhadas por milhares pessoas, na segurança de suas casas, sem aglomeração e formando uma corrente de alegria e de esperança.

“Vosso Olhar a Nós Volvei”, foi o tema da festa, símbolo de que o olhar de Maria vai em direção aos seus filhos e filhas, zelando por eles em todos os momentos e em todos os lugares.

A Festa da Penha é uma realização do Convento da Penha, Arquidiocese de Vitória e da Associação de Amigos do Convento da Penha. Tem o patrocínio do Banestes; Cesan; Instituto Cultural Vale; e ArcelorMittal, além das Drogarias Santa Lúcia, Extrabom, Saboratta e Café 3 Corações. Conta ainda com o apoio da Rede Gazeta e apoio institucional da Prefeitura de Vila Velha, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.

Com informações do site do Convento da Penha.

Na fé católica rezamos não só durante o luto, mas em todas as missas e em outros diversos momentos. Reza-se pela ressureição, pelo descanso

Na fé católica rezamos não só durante o luto, mas em todas as missas e em outros diversos momentos. Reza-se pela ressureição, pelo descanso e pela infinita misericórdia de Deus para com quem morreu e pela sua purificação, mas reza-se igualmente pela família enlutada. A missa de sétimo dia serve também como uma homenagem ao falecido.

O falecimento não é um fim, mas o encerramento de um ciclo e o começo de outro, por isso na missa faz-se memória daqueles que pelo mistério da morte descansam em Deus nesta nova etapa. Na Bíblia encontramos essa tradição, entre outras passagens, em Gênesis 50,10: “Chegando à beira de Atad, além do Jordão, fizeram uma grande e solene lamentação, e José celebrou, em honra de seu pai, um pranto de sete dias.”

Segundo o Pe. Tiago Síbula, da CNBB, “como cristãos cremos na ressurreição. Por isso, quando um ente querido termina sua jornada entre nós, rezamos para que ele seja colhido na morada eterna. Seja no primeiro, terceiro, sétimo ou trigésimo dia, é uma questão cultural, pois para Deus não existe tempo e espaço. O que realmente importa aos crentes que oram pelos falecidos é que parem, recordem e entreguem o ente querido ao coração misericordioso de Deus. Quem acolhe, perdoa e purifica é o Senhor.

O Pe. Tárcio Siqueira, da Arquidiocese de Vitória, diz que a “missa de Sétimo Dia tem um caráter duplo: que o fiel defunto seja acolhido pela misericórdia de Deus em sua infinita perfeição, perdoando os pecados, tendo assim santos no céu e, também, pela caridade dos cristãos em rezar, consolar e dar assistência a família enlutada.

O número 7 na Bíblia

Segundo Pe. Tárcio, esse número “na Sagrada Escritura tem profunda relevância teológica, pois, está relacionada à ideia de perfeição. No Antigo Testamento no texto que descreve o primeiro relato da criação tem-se o processo formação do cosmos e da humanidade em sete dias, tendo o Senhor descansado e santificado o sétimo dia (cf. Gn 2,2)”.

No Novo Testamento a perfeição “tem relação com o sétimo dia, todavia se no Antigo Testamento o número sete marca a antiga criação, agora, com Cristo, temos a nova criação e, assim, o oitavo dia, o dia da ressurreição. O catecismo nos descreve essa relação: ‘A primeira criação encontra seu sentido e seu ponto culminante na nova criação em Cristo, cujo esplendor ultrapassa o da primeira’” (CIC 349), explica.

Tradição

1- Pe. Tárcio conta que na tradição brasileira “a missa em sufrágio pelas almas dos defuntos nasce a partir de um fato histórico – geográfico. Pelo fato das distâncias entre localidades em nossa extensão territorial muitos familiares dos fiéis defuntos não chegavam a tempo para as exéquias e o sepultamento”, sendo assim, com uma celebração posterior ao sepultamento, eles podiam prestar homenagem ao falecido e se reunir com a família do morto na missa de Sétimo Dia, ou seja, essa missa proporcionava e ainda proporciona o encontro das pessoas.

2- A contagem para os sete dias começa no dia do falecimento.

3- Jesus disse a Pedro que ele deveria perdoar setenta vezes sete (Mt 18,22), na multiplicação dos pães eram sete (Mt 15,36), Deus criou o mundo em sete dias (Gn 2,2), entre tantas outras.

Frei Paulo Roberto Pereira, guardião do Convento da Penha alta hoje, 21 de abril, e já se encontra na fraternidade franciscana do Convento. O

Frei Paulo Roberto Pereira, guardião do Convento da Penha alta hoje, 21 de abril, e já se encontra na fraternidade franciscana do Convento. O guardião estava internado desde 12 de abril com covid-19, reagiu bem ao tratamento e hoje voltou para casa. Está se recuperando bem e agora precisa fazer o acompanhamento pós-covid durante as próximas semanas: fisioterapia, repouso e supervisão de pneumologista. Para este momento, frei Paulo conta com a presença de uma irmã que veio para estar com ele neste momento.

A Arquidiocese de Vitória agradece aos profissionais do Hospital pelo cuidado e empenho com frei Paulo e todos os pacientes e deseja a frei Paulo completa e rápida recuperação. O Arcebispo, dom Dario Campos reza por frei Paulo e por todos que cuidaram dele.

Há mais de um ano o mundo enfrenta a pandemia de Covid-19. Entre altos e baixos a vida de todos teve mudanças significativas. A

Há mais de um ano o mundo enfrenta a pandemia de Covid-19. Entre altos e baixos a vida de todos teve mudanças significativas. A falta do convívio social e a necessidade do afastamento de atividades comuns do dia-a-dia tem causado um grande prejuízo mental e espiritual para a vida das pessoas. Em relação às Igrejas, comunidades e movimentos, tem encontrado nas transmissões online um meio de chegar aos necessitados da palavra de Deus.

Por meio das lives nas redes sociais milhares de pessoas estão indo ao encontro ao Senhor. Frei Gilson Carmelita Mensageiro do Espírito Santo, por exemplo, começou na quaresma deste ano a oração do Santo Rosário às 4h da manhã. A transmissão foi feita pelo seu perfil no Instagram, no Facebook e no Youtube. Em um vídeo publicado no Instagram ele mesmo explica que alcançou muitas conversões, curas e milagres neste período e que ficou surpreso ao terminar a oração da madrugada com mais de 240 mil pessoas assistindo.

“Neste ano de 2021 nós vivemos uma quaresma maravilhosa. Deus nos pediu sacrifício, oração e caridade e nós realizamos isso acordando as 4h da manhã, ou seja, muita oração. Acordar 4h da manhã é sacrifício. Também fizemos caridade nessa quaresma e tiramos mais de mil pessoas das ruas para serem tratadas em casas de recuperação. Foi um verdadeiro retiro com o Rosário às 4h da manhã e à noite a missa com pregações de Santo Afonso Maria de Ligório”, detalha.

Os resultados da ação foram tão positivos que agora o religioso continua fazendo a oração do Santo Rosário, às 4h da manhã, não mais diariamente, mas todas as sextas-feiras. O religioso explica que a sexta-feira é dia de sacrifício e penitência e estão fazendo uma preparação para a Quaresma de São Miguel Arcanjo – que começa dia 15 de agosto e serão mais 40 dias acordando às 4h para rezar.

Na Comunidade Água Viva, em Vila Velha, desde que começou a pandemia eles pensaram em uma forma de continuar a missão e continuar dando principalmente um suporte as pessoas, porque a situação exigia e ainda exige mais atenção ao povo e não um afastamento. Segundo a fundadora da Comunidade, Raquel Carpenter, há mais de um ano começaram a fazer as lives pelas redes sociais e fazer os atendimentos de oração pelo telefone dando esse suporte de uma forma personalizada.

“Começamos as lives do Sangue de Jesus, às 21h, com uma única transmissão. A partir daí vendo o quanto isso era importante e estava realmente atingindo as pessoas nós continuamos com 100 pessoas participando e hoje já são 7 mil e 500 pessoas na live online todas às noites, ao vivo. Isso sem contar depois as visualizações. Então a gente percebe a grande necessidade de estarmos juntos com as pessoas. E depois iniciamos outras lives, às 2h da manhã e 3h da manhã, na hora da misericórdia, mas de forma eventual”.

Recentemente a comunidade realizou um Cerco Jericó virtual que começou no dia 13 de abril e se encerrou ontem. Raquel conta que foram 7 dias e 7 noites com orações e palavra e que foi um desafio para todos, pois é diferente realizar o Cerco de Jericó nas missas, com os padres e fazer de forma online. Mas ela revela que foi espetacular e o resultado também, porque as pessoas experimentaram muitas graças. Durante todo os dias iniciaram com as 7 palavras bíblicas e a benção diante do Santíssimo Sacramento e tiveram a presença de 7 sacerdotes conduzindo e rezando junto deles.

Sobre a importância de se ter esses momentos de oração e Fé de forma online, Raquel conta que em um primeiro momento não tinha a dimensão do quanto isso poderia intervir e ajudar. Hoje, ela detalha que já tem muitos testemunhos da intervenção de Deus através das lives: pessoas que estavam pensando em desistir, foram tocadas. Outras que se encontravam em quadro depressivo, saíram e pessoas que estavam pensando em suicídio, desistiram.

“Hoje a gente percebe o suporte que a live dá para as pessoas e muitas já dizem ‘não vivo sem’. Quando nós começamos nem imaginamos em fazer todos os dias, mas o resultado e o retorno das pessoas é fundamental. É como se fosse um remédio diário e nós então entendemos que a gente não tinha como parar. Você vê que realmente para nós que não tínhamos a dimensão e não tínhamos condição de investir, hoje mantemos lives todos os dias”.

Também em Vila Velha, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vai começar no próximo dia 26 de abril o seu Cerco de Jericó com transmissões online. Até o dia 02 de maio serão realizados três importantes momentos de oração ininterruptamente: às 15h, o Terço da Misericórdia; às 18h, o Terço Mariano e às 19h, Missa e Adoração. Toda a programação será conduzida pelo pároco, Padre Anderson Gomes e poderá ser acompanhada ao vivo pelas redes sociais da paróquia e do próprio padre.

Segundo a coordenadora da Pascom da paróquia, Fernanda Hertel, “em um momento de grandes tribulações, no Cerco de Jericó toda a Comunidade é convidada a vivenciar momentos intensos de oração, louvor e adoração, para que sejam derrubadas todas as muralhas que nos impedem de prosseguir em nossa caminhada”.

A princípio toda a programação do cerco será online, mas caso haja alguma mudança na classificação de risco do município de Vila Velha será avaliada a possibilidade de participação presencial dos fiéis, de acordo com o número de vagas permitido dentro da Igreja Matriz.