Notícias da Arquidiocese

Faleceu no final da manhã de hoje a irmã Cândida Maria da Conceição Pinto de Siqueira, conhecida como irmã Felícia, da Congregação das Irmãs

Faleceu no final da manhã de hoje a irmã Cândida Maria da Conceição Pinto de Siqueira, conhecida como irmã Felícia, da Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia.

Ir. Felícia tinha 78 anos, estava internada há 15 dias no Hospital Jayme dos santos Neves e foi mais uma vítima da covid-19.

Natural de Campos, RJ, desenvolveu sua missão religiosa em Pirapora, MG e no Espírito Santo em Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Os últimas 5 anos de vida morou na Comunidade da Prainha em Vila Velha.

O enterro será amanhã restrito à comunidade e familiares.

A Arquidiocese de Vitória reza junto à comunidade e solidariza-se com todos os familiares e amigos.

“Se a nossa esperança em Cristo é somente para esta vida, nós somos os mais infelizes de todos os homens” 1 Cor 15, 19

Com um leilão virtual mais um grupo entra na corrente para levar Paz e Pão aos mais necessitados. A iniciativa partiu dos ceramistas do

Com um leilão virtual mais um grupo entra na corrente para levar Paz e Pão aos mais necessitados. A iniciativa partiu dos ceramistas do Espírito Santo, mas ganhou asas e se espalhou pelo Brasil. Quem deu ‘o primeiro lance’ foram artistas capixabas, paulistas, cariocas, mineiros, goianienses, paranaenses, mineiros e gaúchos que já colocaram peças de sua criação para o primeiro leilão.

Enquanto a vontade de fazer o bem crescia, o grupo tomou conhecimento da Campanha Paz e Pão, uma iniciativa da Arquidiocese de Vitória, ES que se propõe promover uma Campanha Permanente de ajuda aos desprotegidos e aderiu à Campanha, direcionando para ela a arrecadação das próximas iniciativas. As redes sociais ampliaram a ideia e hoje o primeiro leilão (@ceramicapelavida) já está marcado e vai acontecer de 21 a 25 de abril, tendo como palco o mesmo espaço que o fez crescer e se tornar conhecido: o instagram.

As 30 peças selecionadas para o primeiro leilão estão garantidas, mas já existem quase três vezes mais aguardando os próximos leilões, porque quem tem fome não pode esperar. Isso significa que cerca de 110 ceramistas de todos os cantos já estão na Campanha Paz e Pão. Duas ceramistas de Vitória e uma de São Bernardo do Campo deram testemunho de como acolheram o convite: “Fiquei emocionada e honrada ao receber o convite feito pela Valéria Anchite para contribuir doando uma obra para esse belíssimo projeto, tão necessário e vital. Desejo que Cerâmica pela Vida, obtenha o máximo sucesso e seja um exemplo a ser seguido por muitas outras comunidades. Sou muito grata pela oportunidade de poder ajudar”! Cibele Nakamura, ceramista, São Bernardo do Campo.

“Momento de dor, reflexão e empatia. Momento de mobilização. Momento de movimento. Nós do @atelierdailha estamos honradas por participar da linda campanha “Pão e Paz” da Arquidiocese de Vitória. Ceramistas do Espírito Santo e do Brasil juntos! Participe conosco acessando @ceramicapelavida” Cidina e Paula, Atelier da Ilha, Vitória.

Como acontecerá o leilão?

As peças serão postadas no instagram e nos comentários os interessados oferecem seus lances entre 10h de 21 às 24h de 25 de abril. O comprador do melhor lance será contactado no dia 26 e tudo será agilizado para que a peça seja enviada. O valor do frete é por conta do comprador a ser combinado com o ceramista que fará o envio. Já o valor da peça será depositado diretamente na conta da Campanha Paz e Pão. As informações são da ceramista Andreia Lara Tose que ajuda a mobilizar os trabalhos.

Acesse o instagram e participe: @ceramicapelavida

Nesse domingo, dia 18/4, chegou às mãos do padre Abel de Andrade, pároco de Nossa Senhora Aparecida em Cobilândia, Vila Velha, através de alguns

Nesse domingo, dia 18/4, chegou às mãos do padre Abel de Andrade, pároco de Nossa Senhora Aparecida em Cobilândia, Vila Velha, através de alguns paroquianos um vídeo em que o Prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo, promete entregar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que há mais de 12 anos ninguém conseguiu entregar.

 

Mas, o que chamou a atenção de todos foi o prefeito dizer que iria inclusive mudar o nome da UPA, já com placa de “Unidade de pronto Atendimento Zilda Arns” para um outro nome conhecido, visto que colocaram “uma placa com um nome que ninguém sabe de quem é. E já vou adiantar, vamos trocar o nome da UPA de Riviera da Barra e colocar de alguém da região”, disse o Prefeito.

Líderes da Pastoral da Criança da região logo fizeram um vídeo e publicaram nas redes sociais defendendo o nome e mostrando quem é Zilda Arns.

 

Padre Abel enviou uma mensagem para a assessoria do prefeito e não obteve resposta:

“Desculpe o incomodo, mas recebi um vídeo em que o prefeito fala que ninguém sabe quem é Zilda Arns, cujo nome está numa UPA em Reviera da Barra. Lembro que Zilda Arns foi a Fundadora da Pastoral da Criança. Assim como em todo o Brasil, também em Vila Velha, há mais de 25 anos ajudou a tirar crianças da desnutrição Infantil com o acompanhamento das agentes de Pastoral da Criança. Com certeza nesta região da Upa não foi diferente.  

Como coordenador de Pastoral da área de Vila Velha, acredito que foi deselegante afirmar que Zilda Arns é uma pessoa que ninguém conhece”.

Também nós, do Vicariato de Comunicação da Arquidiocese tentamos contato com o prefeito e assessor, mas não fomos atendidos.

Ninguém conhece Zilda Arns? Como assim, prefeito?

Dona Zilda Arns é considerada a 17° maior brasileira de todos os tempos.

A pedido de seu irmão, Dom Paulo Evaristo Arns, foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação, graças a seu trabalho. Em 2012, foi eleita a 17° maior brasileira de todos os tempos numa seleção feita por um formato internacional.  Dona Zilda faleceu durante o terremoto no Haiti em 12 de janeiro de 2010, onde se encontrava para uma palestra à Conferência dos Religiosos.

Prêmios internacionais

Prêmio Social 2005 da Câmara de Comércio Brasil-Espanha; Medalha “Simón Bolívar”, da Câmara Internacional de Pesquisa e Integração Social, em 2000; Prêmio Humanitário 1997 do Lions Club International; Prêmio Internacional da OPAS em Administração Sanitária, 1994.

Um local de acolhimento com a missão de estar aberto a todos os padres que necessitam de um apoio, moradia e que oferece uma

Um local de acolhimento com a missão de estar aberto a todos os padres que necessitam de um apoio, moradia e que oferece uma vivencia em comunidade em que cada religioso se coloca em sua particularidade é a Casa Sacerdotal da Arquidiocese de Vitória, que está localizada na rua Espírito Santo, 535, Praia da Baleia – Serra.

Padre Evandro Loureiro Sagrillo é o administrador desta casa desde 26 de dezembro de 2019 e detalha que o objetivo da construção deste espaço é também de cuidar e zelar pelos padres que estão com idade avançada, os que estão aposentados e não estão exercendo completamente suas funções pastorais:

“A casa sacerdotal foi pensada pelo nosso arcebispo emérito Dom Luiz Mancilha Vilela e continuada pelo nosso atual arcebispo Dom Dario como uma casa de acolhida aos padres idosos, que já não tem família para cuidar e padres enfermos. Mas também atualmente ela está acolhendo alguns padres da área da Serra que moravam de aluguel e não tinham casa paroquial”, explica padre Evandro.

Até o ano passado o local também acolhia os jovens do Propedêutico e apenas dois padres moravam nesse caráter de Casa Sacerdotal. Ao final de 2020 o Propedêutico mudou para as novas instalações no Centro de Vitória e ela passou a servir exclusivamente os presbíteros da Arquidiocese de Vitória. O local possui 950,65 m² divididos em 14 suítes, 3 dormitórios, uma cozinha, copa, refeitório, sala de TV, sala de reuniões, auditório, sala de jogos, piscina, churrasqueira, lavanderia e garagem.

Atualmente moram na Casa Sacerdotal sete presbíteros: Padre Evandro que é o administrador; Padre Domênico Salvador, vigário paroquial da paróquia São Pedro, em Jacaraípe; Padre Estebam Suarez, pároco da paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Morada de Laranjeiras; padre Gilberto José Domingos, vigário paroquial da paróquia São Francisco de Assis, em Laranjeiras; padre Paulo Sérgio Vaillant, que não está em nenhuma paróquia e aguarda suas novas orientações pastorais; padre Pedro Henrique Silva, pároco da paróquia Santuário de Fátima e padre Velerciano Emílio de Abreu que está enfermo e atualmente precisa de cuidados médicos.

Segundo o administrador da Casa Sacerdotal, ela também tem a função de ser um local de encontro para confraternização dos presbíteros. Então quando os padres marcam, podem utilizar o espaço que tem piscina e churrasqueira, o que agora não está sendo possível devido a pandemia de Covid-19. Além disso, em tempos normais, todos os encontros de confraternização do clero também acontecem no local.

E como funciona a admissão dos religiosos? De acordo com padre Evandro, os sacerdotes podem ficar provisoriamente, até ser construída a casa paroquial ou de forma definitiva e geralmente o Arcebispo e o Vigário Geral indicam um nome, porém os padres também podem pedir a moradia. Em relação aos padres enfermos, como é o caso do padre Velerciano, os cuidados diários entre a casa e hospital ficam entre o revezamento das cuidadoras, mas para conduzir a todos os exames ou consultas padre Evandro fica responsável.

Toda a estrutura precisa de cuidados e o valor para a manutenção da casa é de maior parte gerada pelo fundo presbiteral, o custeio da questão da saúde e necessidade básica dos presbíteros, e também em parte das paróquias dos padres que moram na Casa Sacerdotal que contribuem mensalmente com dois salários mínimos.

Assembleia dos Bispos do Brasil aprovou na manhã de hoje, 14 de abril de 2021 a criação do Regional Leste 3 que será composto

Assembleia dos Bispos do Brasil aprovou na manhã de hoje, 14 de abril de 2021 a criação do Regional Leste 3 que será composto pela Arquidiocese de Vitória e as dioceses de Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Agora o Espírito Santo é o  19° Regional da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A Assembleia aprovou por unanimidade a criação.

Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória acompanhou a aprovação de sua residência enquanto participava da Assembleia Geral que está acontecendo de maneira virtual. “É importante a criação do Regional porque vai facilitar a participação de padres e leigos das reuniões e também porque o jeito de ser Igreja no Espírito Santo é diferente do jeito de ser Igreja de Minas Gerais. Vamos conseguir mais participação e olhar as particularidades desta Igreja Particular”, disse dom Dario.

A estrutura a ser criada já vem sendo analisada e preparada durante o processo que foi discutido no Regional leste 2 durante os últimos anos e será apresentada em reunião dos Bispos do novo Regional.

A Arquidiocese de Vitória conta a partir de agora com uma Comissão de representantes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) à nível de Área Pastoral.

A Arquidiocese de Vitória conta a partir de agora com uma Comissão de representantes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) à nível de Área Pastoral. No total são 6 pessoas que farão um elo entre o Vicariato para a Comunicação e as paróquias e comunidades trazendo o alcance necessário para as ações e atividades que são desenvolvidas em cada região.

Todos os nomes que se colocaram à disposição para fazerem parte da equipe foram consultados e aprovados pelos padres que são responsáveis pelas áreas Vitória, Vila Velha, Serrana, Benevente, Cariacica/Viana e Serra/Fundão. O surgimento da comissão começou no Encontro de Agentes da Pascom que aconteceu no início de fevereiro, no Centro Católico de Estudos.

Padre Anderson Gomes, Vigário Episcopal para a Comunicação, reforça que a missão destes seis membros, que são voluntários, é serem um núcleo de informações junto aos padres e leigos, mostrando o potencial de suas áreas, pois a Arquidiocese de Vitória tem 90 paróquias e mais de mil comunidades e é impossível que o Vicariato de Comunicação dê conta de tudo.

“São muitos acontecimentos, muitas atividades nas paróquias. Então descentralizar a comunicação é fundamental, é criar eixos. Os representantes de cada área, poderão articular e dar visibilidade a tudo que não chegaria até nós. Nosso papel é esse, não temos a pretensão de fazer tudo. Mas é a pretensão de que com mais gente, com olhar de comunicação, iremos comunicar melhor a nossa boa nova”.

A maior paróquia da Arquidiocese de Vitória em relação a número de comunidades e território é a São Sebastião – em Afonso Cláudio – e contempla 52 comunidades. São muitos desafios para comunicar, mas a Pascom segue em constante estruturação para levar o evangelho a todos os paroquianos. Padre Rodrigo Chagas, que é o pároco, destaca importância da comunicação que sempre foi a principal ferramenta da Igreja.

“Cristo veio para comunicar o Evangelho e assim continuou a missão com os apóstolos e discípulos de Jesus. Em tempo de pandemia a pastoral da comunicação, que já era vista como uma pastoral primordial, ficou ainda mais necessária em nossas paróquias. Mas a comunicação da Igreja tem que ser em comunhão, por isso a necessidade de uma equipe arquidiocesana da Pascom. Assim as paróquias irão falar a mesma língua facilitando que o Evangelho, aculturado à nossa realidade, possa chegar de maneira mais uniforme construindo assim uma Igreja viva e comunicadora e fazendo que as informações cheguem desde as paroquias urbanas até as comunidades rurais”.

Com a criação da Comissão Arquidiocesana da Pascom, os seis representantes se tornam referência quando o assunto é comunicação na área Pastoral. Cada um deles está inserido em uma paróquia, participam do dia-a-dia de outras equipes e ficam responsáveis por dialogar com as comunidades que englobam.

Conheça os representantes:

Área Serrana – Daniela S. Cruz

Em minha paróquia São Sebastião- Afonso Cláudio começamos no início da pandemia em 2020 com as transmissões das missas da igreja Matriz pelo Facebook, ao final do mesmo ano formamos o grupo da PASCOM, sendo convidada pelo então Administrador Paroquial Pe. Rodrigo Chagas para desempenhar o papel de coordenadora da Pastoral a nível paroquial. Sempre atuei em minha comunidade na pastoral da liturgia, isso me favorece no diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação podendo dar maior visibilidade à ação evangelizadora.

 

 

Área Vila Velha – Renann Siqueira

Faço parte da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Cobilândia, Vila Velha, e estou na Pascom há pouco mais de um ano e meio. A Pastoral da Comunicação está presente na paróquia há mais de 8 anos. Sou formado em Licenciatura em Química e estou com minha segunda graduação em andamento, agora cursando Marketing.

 

 

 

 

Área Benevente – Antônio Sérgio da Conceição Filho 

Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Servo da Paróquia São Pedro Guarapari, coordenador do Crisma e da PASCOM, responsável pelas transmissões da paróquia. Desde 2014 prestando serviço para a paróquia.

 

 

 

 

Área Vitória – Anna Carolina Perim Simonassi

Sou Anna Carolina Perim Simonassi, conhecida carinhosamente como Carol, sou casada há 11 anos, tenho um filho de 6 anos e sou formada em jornalismo desde 2003, atuando desde então na área de comunicação. Há dois anos tive o privilégio de colocar minha experiência profissional a serviço do Senhor, e ingressei na Pascom da Paróquia Santa Luzia, que me acolheu com muito carinho.

 

 

 

Área Cariacica/Viana – Juliana Oliveira Dias 

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo e Empreendedora. Atual Coordenadora Paroquial da Pastoral da Comunicação da Paróquia São Francisco de Assis no bairro São Francisco em Cariacica responsável também pela implantação desta Pastoral na Paróquia. Além da Coordenação da Pascom na Paróquia, atua na liturgia da Comunidade Matriz através da equipe de canto. Já serviu também nas equipes da Paróquia de Catequese e Ministros da Sagrada Comunhão.

 

Área Serra/Fundão – Edgar Mathias

Nascido em 16/04/1974. Solteiro. Formado em Ciências Econômicas e em Direito. Pós-Graduado em Auditoria em Saúde e em Gestão de Recursos Humanos. Estou trabalhando de forma autônoma e sou membro da Comunidade Divino Espírito Santo da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Jardim Limoeiro desde 2016. Atuo na equipe de Batismo e estou também atuando na Pascom desde a sua criação na paróquia.

Hoje, 12 de abril de 2021, a Arquidiocese de Vitória e o Convento da Penha encerram mais uma edição da Festa de Nossa da

Hoje, 12 de abril de 2021, a Arquidiocese de Vitória e o Convento da Penha encerram mais uma edição da Festa de Nossa da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo. Pelo segundo ano consecutivo a pandemia impediu que devotos e turistas participassem da Festa presencialmente e manifestassem sua fé e devoção a Nossa Senhora. Contudo, as redes sociais levaram à casa de todos que quiseram participar, as devoções e celebrações durante os 8 dias de Oitavário e hoje Dia de Nossa Senhora. Além disso, a imagem peregrina deixou o Convento da Penha por 3 vezes e foi ao encontro daqueles que não podiam ir até ela. No sábado pela manhã com uma visita ao Hospital Jayme dos Santos Neves na Serra, o hospital referência para a covid no Estado; no sábado à noite fazendo o percurso da tradicional Romaria dos Homens e ontem, domingo, percorrendo as ruas e parando em frente ao Hospital Vila Velha. Neste hospital está internado, desde o Domingo de Páscoa e início da Festa, o frei Paulo Roberto Pereira, guardião do Convento. A semana trouxe-nos ainda a surpresa triste da morte de frei  Luiz Flávio e a boa notícia de que frei Paulo César se recuperou e voltou para a fraternidade.

Com tudo que aconteceu durante a semana e tendo presente a situação entre risco extremo e risco alto em que se encontra o Estado do Espírito Santo, cada grupo, cada família e cada um do seu jeito, as manifestações religiosas não deixaram de acontecer: durante a peregrinação da imagem pessoas se ajoelharam na rua, luzes piscaram nos apartamentos, acenos e palmas foram feitos por onde a imagem passou e o apelo à solidariedade foi repetido durante estes 9 dias.

Hoje a missa de encerramento aconteceu no Campinho do Convento com um número restrito de participantes e os portões do Convento fechados.

Participaram os freis do Convento e do Santuário de Vila Velha, alguns padres e algumas autoridade. A missa foi presidida pelo arcebispo de Vitória, dom Dario Campos.

Na acolhida pe. Renato Criste lembrou de todos que sofrem, especialmente as vítimas da covid e lembrou que hoje é lançada oficialmente a Campanha Paz e Pão. A Campanha será coordenada pela Vicariato para a Ação Social e pretende mobilizar 7 mil pessoas que possam e se disponham a colaborador durante um ano com a Campanha doando 100 reais por mês. Assim a assistência aos necessitados acontecerá de forma permanente. Antes do Ofertório da missa, pe. Kelder Brandão, vigário para a Ação Social explicou as razões que levaram à criação da Campanha, que é o aumento de pessoas necessitadas ao longo deste ano.

Durante a Ação de Graças foi feita uma homenagem a Nossa Senhora com flores. Confira o vídeo aqui. Frei Gustavo e frei Oliveira agradeceu a participação de todos e frei Pedro anunciou que já se iniciam os trabalhos para a Festa do próximo ano.

No final dom Dario declarou aberta a Campanha Paz e Pão e anunciou que na live de pe. Anderson Gomes, vigário a Comunicação arrecadou mais de 300 mil reais para a Campanha.

Confira a homilia de dom Dario.

Homilia da Festa de Nossa Senhora da Penha

A Festa da Divina Misericórdia foi instituída por São João Paulo II em abril do ano 2000 e é celebrada sempre no primeiro domingo

A Festa da Divina Misericórdia foi instituída por São João Paulo II em abril do ano 2000 e é celebrada sempre no primeiro domingo depois da Páscoa. Ela é uma das principais devoções à misericórdia Divina e é fruto de uma das revelações de Jesus à Santa Faustina.

A festa é celebrada no mundo todo e cada vez mais aumenta o número de pessoas e grupos que se dedicam ao tema. O terço da Divina Misericórdia é um exemplo do aumento dessa devoção, ele se espalha mundo afora desde 13 de setembro de 1935, quando Irmã Faustina teve mais uma visão.

Este momento da Igreja é propício para refletir sobre os males que atingem a vida das pessoas e como os cristãos podem ajudar a sociedade a se libertar deles. É tempo de expressar o amor como fonte de misericórdia.

É pela misericórdia que a humanidade entenderá e praticará o bem ao próximo, em especial neste momento de pandemia e de muito ódio entre os humanos. Agindo de forma misericordiosa é possível alcançar a paz e a igualdade tão necessários ao bem comum, pois ela alimenta a esperança.

Segundo o Papa Francisco, “a misericórdia é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação de nosso pecado”.