Notícias da Arquidiocese

No quinto dia do Oitavário da Festa de Nossa Senhora da Penha, a fraternidade franciscana do Convento celebra a despedida do frei Luiz Flávio

No quinto dia do Oitavário da Festa de Nossa Senhora da Penha, a fraternidade franciscana do Convento celebra a despedida do frei Luiz Flávio Adami Loureiro. A missa das 16 horas de hoje (08.04), foi presidida pelo arcebispo de Vitória – ES, dom frei Dario Campos, no Campinho do Convento.

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a solenidade contou com a participação de padres da Arquidiocese, dos confrades e familiares do frei Luiz. A celebração pôde ser acompanhada pelas redes sociais do Convento da Penha, pela rádio América e TVE.

No início da celebração, o Arcebispo de Vitória – ES, lembrou que a irmã morte chega para quem está preparado. “A irmã morte, veio, contemplou cada um de seus filhos e escolheu para si aquele que já está preparado, que pode olhar, desvendar o mistério, e o frei Luiz Flávio foi contemplado. Nós queremos louvar e agradecer, a vida, o trabalho, o carinho, a ternura e tudo o que o frei Luiz Flávio fez e realizou aqui na terra”.

Frei Gustavo Medella, OFM, vigário provincial, foi quem proferiu a homilia. Ressaltou toda a doação do frei Flávio em sua vida missionária. “Precisamos ter em nosso coração a gratidão pelo nosso irmão, e por tudo o que fez. A alegria e a fidelidade eram marcas de sua vida. Foi um frade Franciscano por opção, convicção e testemunho”.

Frei Luiz, tinha uma paixão grande pelo Convento da Penha. Não teria um dia melhor para que Deus o pudesse levar como este, diante de tanto amor que tinha por Nossa Senhora da Penha, ela o conduziu ao Pai no quinto dia do Oitavário.

No final da missa, dom Dario Campos, levou uma palavra de conforto e esperança aos familiares do frei Luiz, a todos os seus confrades e a todo o povo de Deus que tinha uma estima muito grande por ele. O corpo do frei Luiz foi sepultado no Campinho do Convento ao lado da capela São Francisco.

O falecimento de Frei Luiz Flávio Adami Loureiro, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, ocorreu na manhã desta quinta-feira, por volta das 5h50 em um hospital do município da Serra-ES.

Frei Luiz Flávio foi hospitalizado depois de um mal-estar gripal, desde a noite do domingo, dia 21 de março. No dia 25, foi encaminhado para a UTI, onde permaneceu intubado e com quadro geral estável. Nesta manhã, seu quadro de fibrose pulmonar se agravou.

Frei Luiz é natural de Colatina, Espírito Santo, nasceu no dia 17 de fevereiro de 1949 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 10 de janeiro de 1984. Fez a profissão solene; e, foi ordenado sacerdote no dia 02 de fevereiro de 1991. Residia no Convento da Penha desde fevereiro de 2020.

Na madrugada de hoje por volta de 06h, faleceu vítima da covid, o frei Luiz Flávio Adami Loureiro. O frei já estava na intubação

Na madrugada de hoje por volta de 06h, faleceu vítima da covid, o frei Luiz Flávio Adami Loureiro. O frei já estava na intubação desde 25 de março, 4 dias após dar entrada no Hospital Meridional na Serra.
Frei Luiz nasceu em Colatina e sua família morava em Vitória, tinha 72 anos e atualmente pertencia à fraternidade franciscana do Convento da Penha onde tinha a função de atendente conventual.
A missa de encomendação e exéquias será celebrada às 16h no Campinho do Convento sem presença de público e será presidida por dom Dario Campos, arcebispo de Vitória. Após a missa o enterro no próprio Campinho ao lado da capela São Francisco. Toda a cerimônia será transmitida pelas redes sociais do Convento. Os padres podem concelebrar e devem usar estola branca.
A Arquidiocese de Vitória une-se à oração dos franciscanos, familiares e amigos de frei Luiz e solidariza-se com todos.
“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá” Jo 11,25

Hoje foi o dia da área pastoral Benevente celebrar na Festa da Penha. A missa das 16h foi presidida pelo Pe. Ermindo Raposo e

Hoje foi o dia da área pastoral Benevente celebrar na Festa da Penha. A missa das 16h foi presidida pelo Pe. Ermindo Raposo e a homilia ficou por conta do Pe. Mukabi Pierre. O tema do dia foi o “Olhar de Cuidado e Atenção”.

Sobre o tema, padre Ermindo disse que o olhar de Maria é sempre muito atencioso, segundo ele um dos exemplos está nas bodas de Caná (João 2:1-11), quando a mãe de Jesus viu a necessidade daquele momento e intercedeu junto a seu Filho.

O padre disse que o olhar de Nossa Senhora da Penha está voltado para todos, mas sempre com atenção especial para o mais necessitados. Ele completa dizendo que “ela nos ensina a olhar para Jesus”.

Para Pe. Ermindo, foi “um privilégio presidir a Eucaristia de hoje” pois ele está comemorando 25 anos de ordenação sacerdotal.

Durante a homilia o Pe. Pierre disse que Celebramos a alegria de ter uma mãe que nos deu um filho que é Deus, e fazendo alusão ao Evangelho que narra a passagem dos discípulos de Emaús ele disse que Jesus quer abrir a nossa inteligência através das escrituras, “pois Ele caminha conosco e não nos abandona.”

O padre afirmou também que precisamos cuidar dos nossos irmãos, fazer o mesmo que os apóstolos fizeram em nome de Jesus. “É preciso ajudar, encaminhar e puxar para que a pessoa caminhem por conta própria”, afinal “nada pode nos impedir de ir além.”

E finalizando a Homilia, o sacerdote falou que “o nosso coração tem que arder quando encontramos Jesus na palavra, na Eucaristia nos pobres.”

A 451ª Festa da Penha, que vai até o dia 12 de abril, começou às 6h com a bênção da manhã e ao meio dia teve terço e consagração à Nossa Senhora. O evento é todo on-line por causa da pandemia da covid, mas nem por isso deixou de ser interativo, afinal as pessoas podem participar via redes sociais e rádio América.

Hoje à noite quem celebra a Eucaristia é Dom Décio, bispo emérito da diocese de Colatina. A missa acontece às 20h e pode ser acompanhada pelas redes sociais do convento, site A Gazeta e Rádio América 91,1.

A Festa de Nossa Senhora da Penha este ano em formato virtual já está no seu terceiro dia. Diariamente são celebradas duas missas, uma

A Festa de Nossa Senhora da Penha este ano em formato virtual já está no seu terceiro dia. Diariamente são celebradas duas missas, uma às 16h e outra às 20h e a presidência destas, é respectivamente, feita pelos padres das áreas pastorais da Arquidiocese de Vitória e bispos das dioceses da Província Eclesiástica do Espírito Santo (Arquidiocese de Vitória e Dioceses de São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina).
As missas estão sendo transmitidas pelas redes sociais e não contam com presença de público devido às restrições da pandemia.
No dia de hoje já foi rezado o terço e, também, feita a consagração a Nossa Senhora ao meio-dia. Às 16h a missa será concelebrada por dois padres da área pastoral Cariacica/Viana, pe. Ronaldo Rosa de Oliveira que presidiu e pe. Hadeleon Santana que fez a homilia, e a das 20h será presidida por dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Cachoeiro de Itapemirim.
Conversamos com pe. Hadeleon para saber como foi a preparação, mobilização da área pastoral para participar pelas redes sociais e como ele se preparou para representar junto com pe. Ronaldo toda a área pastoral. Ele começou dizendo que pretende “Rezar por todos os capixabas e pelo Brasil. A missa é por excelência um momento de oração, então tenho pedido a Deus a graça de poder levar para as pessoas uma palavra de esperança. Queremos que amanhã através da pregação consigamos chegar ao coração do nosso povo com uma palavra de esperança que venha na contramão de tudo aquilo que temos experimentado durante a pandemia”.
Fica difícil imaginar como a área pastoral consegue manter vivo nas pessoas o sentimento de se sentirem ali aos pés de Nossa Senhora, como faziam com muita devoção. Mas pe. Hadeleon disse que os padres têm motivado as paróquias em todas as missas transmitidas pelas redes sociais e acrescentou: “o fato das pessoas acompanharem pelas redes sociais, dois padres de sua área pastoral celebrando no Convento já faz com que o povo participe e se emocione. Olhar para o altar e ver ali do lado a imagem de Nossa Senhora da Penha fará com que os cariaciquenses sintam a mística que está no coração dos devotos de Nossa Senhora da Penha. Só de olharmos para o Convento, imediatamente o nosso coração é transportado para Nossa Senhora. E eu creio que será assim a nossa Celebração, um momento de muita graça para mais uma vez fazermos essa experiência do olhar de Nossa Senhora que nos envolve.
E o padre como se preparou para representar a área pastoral pela primeira vez? “Tenho me preparado tentando estar sensível à dor do povo neste momento e também para levar com leveza e simplicidade a Palavra de Deus aos nossos fiéis”.
“Estarei ali juntamente com padre Ronaldo representando os padres da área pastoral Cariacia/Viana e porque não dizer os padres de todo o nosso Estado e todos os devotos de Nossa Senhora da Penha”.
Lembrando a criatividade e o empenho com que a área pastoral Cariacica/ Viana sempre participou, chegando a fazer um manto que cobriu todo o Campinho derramando sobre os fiéis as bênçãos de Nossa Senhora, dá para juntar-se a eles e participar deste 3º dia do Oitavário pedindo a Nossa Senhora das Alegrias que derrame suas graças e nos permita a volta da alegria e do encontro.
Programação:
Terça – 06 de abril
• 16h – Missa do Terceiro Dia do Oitavário (pe. Ronaldo Rosa de Oliveira e pe. Hadeleon Santana).
• 18h – Programa Salve Mãe das Alegrias
• 20h – Missa da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (dom Luiz Fernando Lisboa)
Quarta – 07 de abril
• 06h – Bênção do dia (TV Gazeta)

• 12h – Terço/Consagração

• 16h – Missa Quarto Dia Oitavário – (Pe. Hermindo e Pe. Pierre, área pastoral Benevente)

• 18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação do cantor Diego Lyra

• 20h – Missa Quarto Dia Oitavário (Dom Décio, bispo emérito da diocese de Colatina)

Faleceu na manhã de hoje o padre Adriano Martins da Mata, presbítero e Assistente Geral na Sociedade de Vida Apostólica Milícia de Cristo (Milicianos).

Faleceu na manhã de hoje o padre Adriano Martins da Mata, presbítero e Assistente Geral na Sociedade de Vida Apostólica Milícia de Cristo (Milicianos). Mais uma vítima da covid-19. Pe. Adriano tinha 46 anos e foi ordenado padre em 2015 na Diocese de Beja em Portugal, onde a Sociedade Apostólica tem comunidade. Estava no Brasil desde dezembro para comemorar o centenário de vida de sua avó. Por causa da pandemia foi impedido de retornar a Portugal acabou contraindo a doença no final de março. Estava internado em Belo Horizonte.
O sepultamento será hoje, 6 de abril de 2021 às 17h em sua cidade natal, Dr.Joaquim Murtinho, Congonhas, MG.
A Arquidiocese de Vitória solidariza-se com a Congregação, familiares e amigos e reza a Deus que acolhe pe. Adriano em sua morada.

Durante a semana, tradicionalmente, a Festa da Penha é animada pelas áreas pastorais da Arquidiocese de Vitória e hoje foi dia de Vila Velha

Durante a semana, tradicionalmente, a Festa da Penha é animada pelas áreas pastorais da Arquidiocese de Vitória e hoje foi dia de Vila Velha celebrar à padroeira do Estado. A missa das 16h foi presidida pelo Pe. Anderson Teixeira e teve como tema “ O Olhar Comprometido com a Transformação da Realidade”.
Na homilia, o padre disse que o olhar humano de Maria se volta para Jesus, pois “é ele a nossa esperança”. Segundo Pe. Anderson não devemos nos sentir sozinhos nem abandonados na nossa dor, pois o Ressuscitado vem nos trazer coragem diante de qualquer adversidade.
Pe. Anderson afirma que o Cristo é presença animadora que vem ao nosso encontro “através da eucaristia, através da sua palavra e através da oração silenciosa que muitas vezes fazemos em nossa casa nesse tempo de pandemia.”
Ele pediu para que nossa Senhora “nos ajude a transformar o nosso olhar sobre o mundo”, pois “toda transformação da realidade passa pela transformação da maneira com que enxergarmos a realidade.”
De acordo com Pe Anderson Teixeira, “quando olhamos a realidade a partir da nossa fé, a partir da nossa esperança, a partir das possibilidades que temos, de maneira criativa, de amenizar o sofrimento dos mais necessitados, nós vemos a realidade com uma possível possibilidade de mudança.”
Antes de finalizar a homilia, o padre disse que “olhando e meditando sobre Maria ela nos ensina este novo olhar sobre a realidade e a necessidade de transformar, pois a nossa maneira de crer tem um poder enorme” – finalizou.
Diferente de anos anteriores, por causa da pandemia do coronavírus a festa está sendo realizada sem a presença física dos fiéis. No ano passado e em 2021 a Festa é totalmente on-line e pode ser acompanhada pelas redes sociais do Convento da Penha, site de A Gazeta, Rádio Espírito Santo, TV Educativa, Rádio América e outros.
A missa da noite será presidida pelo bispo da Diocese de São Mateus, Dom Paulo Bosi Dal´Bó.

Amanhã tem mais, confira abaixo:

TERÇA – 06 de abril
06h – Bênção do dia (TV Gazeta)
12h – Terço/Consagração
16h – Missa Terceiro Dia Oitavário (Pe. Ronaldo e Pe. Hadeleon, área pastoral Cariacica-Viana)
18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação do cantor Manfredo
20h – Missa Terceiro Dia Oitavário (Dom Luiz Fernando Lisboa – bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim)

O Convento da Penha publicou na noite de hoje informações sobre os três frades internados por covid. Leia abaixo o comunicado oficial. COMUNICADO OFICIAL

O Convento da Penha publicou na noite de hoje informações sobre os três frades internados por covid. Leia abaixo o comunicado oficial.

COMUNICADO OFICIAL

Neste Domingo de Páscoa, quando celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo como força de esperança e vida por ocasião da abertura da Festa da Penha 2021, vimos atualizar as informações sobre o estado de saúde de três confrades da Fraternidade do Convento da Penha que foram infectados pelo novo coronavírus.
Frei Luiz Flavio Adami Loureiro: desde a noite do domingo, dia 21 de março, foi hospitalizado depois de um mal-estar gripal. No dia 25, foi encaminhado para a UTI, onde segue intubado e com quadro geral estável.
Frei Paulo César Ferreira da Silva: começou a sentir mal-estar e desde então deu início ao isolamento domiciliar no próprio Convento. Por conta de orientação médica, foi internado na sexta-feira, dia 02 de abril, para um acompanhamento mais próximo. Está no quarto e passa bem.
Frei Paulo Roberto Pereira: há dois dias com sintomas e em isolamento, dirigiu-se hoje ao pronto-socorro onde foi examinado pela médica de plantão e, constatado em tomografia certo comprometimento pulmonar, optou-se pela internação. Assim como Frei Paulo César, sente-se bem e está sendo acompanhado de perto.
Quanto aos outros frades, seguem saudáveis adotando todos os protocolos da rotina de cuidados. Frei Pedro Engel e Frei Pedro Oliveira já tomaram a primeira dose da vacina. Em relação à Programação da Festa da Penha 2021, segue normal, tendo em vista que as atividades de antemão já haviam sido pensadas para serem realizadas sem a presença de público.
Com confiança em Deus, a Fraternidade do Convento da Penha se confia à materna e amorosa intercessão da Senhora das Alegrias e também pede com humildade as orações de todo o povo capixaba. Os fatos ocorridos entre nossos confrades só atestam ainda mais a importância de todos se cuidarem. Ninguém está imune ao vírus e somente a união e a compaixão irão nos salvar da pandemia. Cuidem-se, fiquem em casa, usem máscara e higienizem as mãos.

Vila Velha, 04 de abril de 2021 – Páscoa da Ressurreição e início da 451ª Edição da Festa da Penha

Teve início hoje (04) a Festa da Penha 2021, a maior festa religiosa do Espírito Santo e a terceira maior festa mariana do Brasil,

Teve início hoje (04) a Festa da Penha 2021, a maior festa religiosa do Espírito Santo e a terceira maior festa mariana do Brasil, que chega aos seus 451 anos de realização. Até o dia 12 de abril – Dia de Nossa Senhora da Penha – acontece o tradicional oitavário no Convento, além de outras atrações diárias. De acordo com a organização no total serão mais de 50 horas de programação. Neste ano a Festa da Penha está novamente sendo realizada de forma online com transmissões pelas redes sociais do Convento da Penha e pela rádio América.

De acordo com Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento, a decisão de apostar nas plataformas digitais teve início no ano passado e foi mantido esse ano devido ao aumento de casos de Covid e em apoio às orientações das autoridades de saúde. O formato híbrido, com a presença reduzida de fiéis nas celebrações, inclusive chegou a ser cogitado, mas com o agravamento da pandemia foi descartado. O pedido da organização é que os fieis façam suas orações e prestem suas homenagens à Nossa Senhora das Alegrias, ficando em casa.

O tema da festividade neste ano é “Vosso olhar a nós Volvei”, em alusão ao tradicional canto da devoção Mariana e também reafirmando o poder do olhar misericordioso de Nossa Senhora sobre todo o povo. Neste primeiro dia, às 12h aconteceu a oração do terço e a consagração, às 15h teve o Programa Salve Mãe das Alegrias com apresentação do Frei Gustavo Medella e participação do Seminarista Matheus de Souza. Às 16h, teve a Missa de abertura do oitavário, que foi presidida também pelo frei Gustavo, vice-provincial da Congregação Franciscana. A liturgia desse domingo foi conduzida pelos frades do convento.

Na acolhida da celebração frei Pedro de Oliveira Rodrigues fez uma saudação a todos: “como o anjo disse aos pastores na noite do nascimento de Jesus, em Belém ‘eis que eu vos anuncio uma grande alegria’, nós hoje anunciamos uma grande alegria que são os 451 anos da Festa da Penha. Portanto queremos irmanados nesta Fé rezar por todos os nossos irmãos e irmãs, rezar por todas as famílias enlutadas, o Brasil alcançou ontem a marca de 330.297 vítimas da Covid, por essas vítimas rezamos, por todos os seus familiares rezamos.”

Ao iniciar a homilia, Frei Gustavo relembrou que no ano passado Dom Dario presidiu a missa de abertura dos festejos dos 450 anos da Festa da Penha no dia 12 de abril de 2020 e naquele dia eram registradas 1.230 pessoas falecidas pela pandemia no Brasil. Hoje na Páscoa de 2021 – menos de um ano depois – são 330 mil vidas que foram ceifadas pela Covid-19, sendo 7.639 somente capixabas ou pessoas do Espírito Santo.

“Diante desse fato que nos machuca, nos inquieta e nos preocupa, nossa solidariedade silenciosa. Aos familiares que perderam seus entes queridos e cada um de nós. O terreno da dor humana é um terreno sagrado diante do qual devemos nos portar com reverencia e respeito, pois isso agora eu convido todos a fazermos um instante de oração silenciosa. O domingo é festivo, mas não podemos nos manter alheios à realidade.”

Em relação a Festa da Páscoa o religioso destacou três temas da liturgia: a força de Cristo, representada pela pedra que tampava o sepulcro, onde estava o corpo de Jesus, e era muito pesada e difícil de ser removida; o tema da pedra, que atrapalha, impede, dificulta e por último o olhar misericordioso e amoroso da mãe santíssima por todos. Durante toda a sua reflexão frei Gustavo associou os temas à pandemia de Covid que se agrava cada dia mais no Brasil e em relação a força de Jesus que retirou a pedra destacou:

“A única saída da crise que estamos vivendo passa pelo caminho da compaixão, e é pela compaixão que vamos vencer. A compaixão produz desdobramentos práticos na realidade. Gestos concretos de cuidado, de solidariedade, de responsabilidade. Todos nascendo pela compaixão. Não é a força econômica, a força do dinheiro, o poderio das armas. Nada disso, pode nos tirar dessa crise, apenas a compaixão, nem sempre compreendida, nem sempre praticada, mas sempre proposta por Jesus Cristo pois esta foi a força que removeu aquela pedra e o tirou do túmulo”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS DIAS DA FESTA DA PENHA 451 ANOS

SEGUNDA – 05 de abril

  • 06h – Bênção do dia (TV Gazeta)
  • 12h – Terço/Consagração
  • 16h – Missa Segundo Dia Oitavário – (Pe. Anderson Teixeira, área pastoral Vila Velha)
  • 18h – Programa Salve Mãe das Alegrias – participação do instrumentista Elias Belmiro
  • 20h – Missa Segundo Dia Oitavário (Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese São Mateus)

TERÇA – 06 de abril

  • 06h – Bênção do dia (TV Gazeta)
  • 12h – Terço/Consagração
  • 16h – Missa Terceiro Dia Oitavário (Pe. Ronaldo e Pe. Hadeleon, área pastoral Cariacica-Viana)
  • 18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação do cantor Manfredo
  • 20h – Missa Terceiro Dia Oitavário (Dom Luiz Fernando Lisboa – bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim)

QUARTA – 07 de abril

  • 06h – Bênção do dia (TV Gazeta)
  • 12h – Terço/Consagração
  • 16h – Missa Quarto Dia Oitavário – (Pe. Hermindo e Pe. Pierre, área pastoral Benevente)
  • 18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação do cantor Diego Lyra
  • 20h – Missa Quarto Dia Oitavário (Dom Décio, bispo emérito da diocese de Colatina)

QUINTA – 08 de abril

  • 06h – Bênção do dia (TV Gazeta)
  • 12h – Terço/Consagração
  • 16h – Missa Quinto Dia Oitavário (Pe. Jones e Pe. Enivaldo, área pastoral Serra-Fundão)
  • 18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, com o cantor Rafael Morais
  • 20h – Missa Quinto Dia Oitavário (Pe. Edgar- Reitor do Seminário da Diocese de Colatina)

SEXTA – 09 de abril

  • 06h – Bênção do dia (TV Gazeta)
  • 12h – Terço/Consagração
  • 16h – Missa Sexto Dia Oitavário (Pe. Celso e Pe. Osmar, área pastoral Vitória)
  • 18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da cantora Jenifer
  • 20h – Missa Sexto Dia Oitavário (Pe Jorge Campos – Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo)

SÁBADO – 10 de abril

  • 12h – Terço/Consagração
  • 14h – Programa Salve Mãe das Alegrias
  • 16h – Missa Sétimo Dia Oitavário (Pe. Rodrigo – área pastoral serrana)
  • 20h – Romaria das Famílias

DOMINGO – 11 de abril

  • 12h – Terço/Consagração
  • 14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda Milícia Celeste
  • 16h – Missa Oitavo Dia Oitavário (Fraternidade Franciscana)

SEGUNDA – 12 de abril

  • 12h – Terço/Consagração
  • 14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda sertaneja católica Fé Maior
  • 17h – Missa de Encerramento – Dom Dario Campos, arcebispo da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.