Notícias da Arquidiocese

Totalmente reformulado, o novo site da Arquidiocese de Vitória tem a função de ser um dos principais canais de comunicação da Igreja local de

Totalmente reformulado, o novo site da Arquidiocese de Vitória tem a função de ser um dos principais canais de comunicação da Igreja local de Vitória – ES.

No ar a partir de hoje dia 04.03.21, o novo site da Arquidiocese conta com uma interface mais atual, sendo sua utilização muito mais prática e intuitiva. Moderno, interativo e de fácil navegação, o novo portal foi redesenhado para melhor atender quem o acessar. As cores usadas têm como referência as cores da nova logo da Arquidiocese que nos lembra as cores da bandeira do Estado do Espírito Santo. A cor azul significando à Harmonia e ao equilíbrio e a rosa associando à sensibilidade e às virtudes

Um dos pontos fortes do novo formato é o conteúdo, disposto de forma leve para a leitura, facilitando a busca do usuário pela informação. Desta forma, o novo site reúne, em sua página inicial, as principais informações relacionadas a Arquidiocese de Vitória e da Igreja a nível CNBB e Vaticano. Dentro dele encontrará, acervo de notícias, imagens, vídeos, cursos, eventos e muito mais. Além destas informações, os usuários poderão conhecer melhor a história da nossa Arquidiocese e do Arcebispo. Além de todo o conteúdo o site proporcionará uma unidade da Igreja local, pois todas as paróquias, áreas pastorais, comissões que desejarem poderão ter seu espaço no site.

Com um número crescente de brasileiros conectados à internet, se faz cada vez mais necessário a Igreja estar também inserida nesse nicho. É importante usar dos meios atuais para evangelizar.

 

A missa de Páscoa ou Vigília Pascal na Catedral de Vitória aconteceu às 19h com presença de fiéis respeitando o distanciamento social e todos

A missa de Páscoa ou Vigília Pascal na Catedral de Vitória aconteceu às 19h com presença de fiéis respeitando o distanciamento social e todos os protocolos exigidos pela Secretaria Estadual da Saúde. As comunidades da Catedral receberam convites para participar e assim foi possível não exceder o número de pessoas permitido.

Há, nos rituais da Celebração da Páscoa, uma enorme riqueza de simbologias que dom Dario Campos, arcebispo de Vitória que presidiu a Celebração, retomou durante a homilia: O fogo, expressão da presença e ação de Deus e que origina a luz do círio pascal do qual emana a luz que acende as velas dos fiéis; as leituras bíblicas que narram a história da Salvação desde a promessa de Deus até à Ressurreição de Jesus; o batismo, que este ano não aconteceu devido à pandemia e a liturgia eucarística. O Arcebispo deteve-se na explicação de cada um deles e terminou a homilia lembrando todos os doentes de covid ou outras doenças e convidou a todos a saírem da Catedral “renovados e irradiando luz”. “Vamos prolongar a Páscoa em nossas ações, vamos semear sementes de ressurreição”, disse dom Dario. A homilia pode ser lida clicando aqui.

A Celebração iniciou com as luzes apagadas e após o acendimento do Círio Pascal, aos poucos as velas foram sendo acesas e iluminando a igreja, criando um clima de oração. Ainda nesse primeiro momento o pe. Renato Criste entoou o Precônio, um canto de júbilo que anuncia e proclama a Ressurreição de Jesus e encerra a primeira parte da Vigília Pascal. A assembleia participou cantando o refrão: Ó noite de alegria verdadeira que une de novo o céu e a terra inteira.

As três primeiras leituras tiradas do Antigo Testamento relembraram a promessa de Deus e as duas do Novo Testamento o cumprimento dessa promessa. Após cada leitura o Arcebispo fez uma oração.

As velas foram mantidas acesas nas três primeiras partes da cerimônia e foram levantadas para o alto no momento da oração dos fiéis e na renovação das promessas batismais. Após a renovação das promessas o Arcebispo abençoou a água e padres, diáconos e ministros aspergiram o povo, como símbolo da vida nova em Cristo que todos somos chamados a viver.

Nesta Sexta-feira Santa, 02 de abril de 2021, a Igreja no mundo todo volta o seu olhar para o silêncio pela morte e crucificação

Nesta Sexta-feira Santa, 02 de abril de 2021, a Igreja no mundo todo volta o seu olhar para o silêncio pela morte e crucificação de Jesus Cristo na Cruz. Às 15h na Catedral Metropolitana de Vitória aconteceu a Celebração da Paixão do Senhor, presidida por Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória.

Este é o único dia no ano em que não acontece a consagração da eucaristia e os fiéis se voltam para a meditação por meio da palavra. Devido às restrições para prevenção da contaminação pela COVID-19 o tradicional gesto de beijo na cruz de Jesus foi substituído por um momento orante de contemplação dos fiéis que ficaram de joelhos.

Em sua homilia Dom Dario destacou que na tarde de hoje um grande silêncio invade o universo, pois o filho de Deus foi crucificado e morto em uma cruz: “a narração da Paixão mostra-nos que a grandeza de Deus que se revela na fraqueza humana, tem muito a nos ensinar, ela nos mostra que carecemos de conversão, pois sem nos convertermos não conseguiremos enxergar Deus na humilhação da cruz.”

O Arcebispo Metropolitano também reforçou que todos os cristãos são convocados a rever seu compromisso de seguidores de Jesus de Nazaré e colocou junto às dores de Jesus, as dores de tantas vidas perdidas nesse tempo de pandemia, os desafios eclesiais, pastorais, humanos, sociais, ecológicos e econômicos.

“Muito nos preocupa a pressão sofrida pelo sistema de saúde causada pelo imenso número de novos infectados pela Covid, bem como, a alarmante e crescente insensibilidade e falta de cuidado ainda muito presente na sociedade. Neste cenário tão concreto e cheio de desafios, nossa Igreja é chamada a assumir o seu papel e missão, como uma verdadeira Igreja em Saída. Capaz de tornar-se próxima, colocando-se ao lado dos que sofrem, revelando a todos a face misericordiosa e compassiva do Pai.”

As celebrações do Triduo Pascal continuam na Catedral Metropolitana de Vitória. Neste sábado (03) a Vigília Pascal será às 19h e a presença dos fiéis continua limitada as senhas distribuídas anteriormente. No próximo domingo (04) – dia da Ressurreição de Jesus – três missas acontecerão: às 08h, 11h e 18h e não é necessário a retirada de ingressos.

 

 

 

A tempestade com ventos fortes que atingiu a Grande Vitória na noite de quarta-feira, 31, causou muitos estragos por onde passou e derrubou a

A tempestade com ventos fortes que atingiu a Grande Vitória na noite de quarta-feira, 31, causou muitos estragos por onde passou e derrubou a torre da rádio América AM, pertencente à Fundação Nossa Senhora da Penha do Espírito Santo, entidade ligada à Arquidiocese de Vitória.

Situada no alto do Bairro Vera Cruz, em Cariacica, a torre de sessenta metros de altura veio abaixo durante a forte ventania acompanhada de chuva muito forte. A edificação era feita de ferro maciço e sustentada por fortes cabos de aço que se romperam com a força da ventania.

A queda da torre tirou a rádio do ar, mas não causou prejuízos a terceiros, pois a área onde ela está instalada é protegida e preparada para situações como essa, por isso o local mede dezoito mil metros quadrados e para qualquer lado que a torre desabasse não atingiria nenhuma casa ou qualquer pessoa que estivesse na rua.

A queda da estrutura metálica deixará a emissora fora de sintonia por tempo indeterminado, mas os ouvintes acostumados a escutar a emissora em 690 AM podem acompanha-la em 91.1 FM.

Na manhã de hoje com a presença exclusiva de seminaristas, religiosos e religiosas, padres e arcebispo, foi celebrada a missa do crisma ou das

Na manhã de hoje com a presença exclusiva de seminaristas, religiosos e religiosas, padres e arcebispo, foi celebrada a missa do crisma ou das promessas sacerdotais como é conhecida esta Cerimônia.

Dois momentos são colocados em destaque neste dia: a renovação das promessas sacerdotais por parte dos padres e a bênção dos óleos que serão usados durante o ano para ministrar os sacramentos.

Por conta da necessidade de distanciamento social os padres ficaram nos bancos no corpo da Catedral e não no presbitério como é costume e também fizeram a renovação das promessas mantendo essas posições. O gesto de abraçar cada sacerdote também foi suprimido pelas mesmas razões.

Os vasos com os óleos foram levados até ao altar por seis diáconos permanentes e dom Dario Campos, nosso arcebispo abençoou separadamente cada vaso, sendo o Óleo do Crisma que será usado para os sacramentos do crisma e da ordem; o Óleo dos Catecúmenos que será usado para os batismos; o Óleo dos Enfermos que será usado para a unção dos doentes.

Cada paróquia irá receber o conjunto com os três vasos de óleos para administrar os sacramentos durante o ano. A entrega foi feita no balcão dentro da própria Catedral, sem aglomeração.

Dom Dario dirigiu-se aos padres e falou com muito ênfase sobre a importância de se manterem unidos ao Pai e confiantes na missão que receberam na ordenação. Mas, lembrou também o pe. Kleber falecido recentemente vítima de covid, José Raimundo, irmão de pe. Luiz Henrique falecido ontem e o bispo brasileiro, dom Pedro Zilli que exercia sua missão na Guiné-Bissau e faleceu ontem. Por todos foi rezada a Ave Maria.

Leia a homilia no anexo.

Neste domingo, 28, a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos. Esta celebração litúrgica, também conhecida como Domingo da Paixão do Senhor, faz memória

Neste domingo, 28, a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos. Esta celebração litúrgica, também conhecida como Domingo da Paixão do Senhor, faz memória à entrada de Jesus em Jerusalém, ao qual é recebido com festa pelo povo com ramo de oliveira após passar 40 dias no deserto.

Retratando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho e aclamado pelo povo como rei, o Domingo de Ramos, celebrado neste domingo dá início a Semana Santa e introduz os católicos em momentos de reflexão e celebração do tríduo pascal: paixão, morte e ressurreição de Cristo. Na Arquidiocese de Vitória, o arcebispo Dom Dario Campos celebrou na Catedral Metropolitana de Vitória nesta manhã de domingo.

Com decreto de quarentena em vigor em no estado do Espírito Santo, devido aos elevados números de casos e óbitos por Covid-19, o Domingo de Ramos não teve as procissões e missas presenciais, os espaços ficaram silenciosos, os fieis não puderam ir as ruas cantar o tradicional “Hosana Hei, Hosana ha”. Neste contexto, fiéis se preparam para o dia adaptando as tradições dentro das residências. Do lado de dentro, apenas equipes essenciais para a celebração e funcionamento da transmissão das paróquias e comunidades.

Para participar da celebração online são convidados a colocar os ramos na porta de entrada de suas casas com enfeites, um laço, por exemplo, e monto o altar com a imagem de Nossa Senhora e Jesus, junto com os ramos também. Conforme orientação da Arquidiocese, durante a celebração de Ramos, uma das primeiras orientações é para que, em casa, o fiel reúna os ramos e os tenha em mãos no momento da bênção dos ramos que o sacerdote fará. Posteriormente, a sugestão é para que toda a família inicie a leitura do evangelho da entrada em Jerusalém, seguido por orações, momentos de silêncio e a proclamação da Paixão de Cristo.

Programação das Celebrações presididas pelo Arcebispo

Na Quinta-feira Santa, dia 01, às 9h, a Catedral recebe o Clero da Arquidiocese para a Bênção dos Santos Óleos – a celebração, que recorda a unidade da Igreja, é o momento onde ocorre a benção dos óleos que são usados durante o ano para as cerimônias de Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos das 90 paróquias que integram a Arquidiocese. Esta Celebração é restrita ao clero respeitando o distanciamento social que se faz necessário perante a crise pandêmica que vivemos.

Também na quinta-feira, às 19h, acontece a missa da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Na sexta-feira, às 15h a Liturgia da Paixão e Morte. Para este dia a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil pediu que seja rezada em todas as igrejas católicas do Brasil uma oração pelas vítimas da covid-19. No sábado, dia 03, às 19h a Catedral vai celebrar a Vigília Pascal e no Domingo de Páscoa, acontece às 8h a missa da Ressurreição. Todas as cerimônias serão realizadas com presença restrita de fiéis e conforme decreto do arcebispo de Vitória, dom Dario Campos estão suspensos os ritos do Lava-pés, fogueira e procissões. As pessoas devem acompanhar as transmissões pelas redes sociais.

A programação será transmitida pela Rádio América (91,1 FM), pela TVE Canal 2.1 / Net 15 e as redes sociais da Arquidiocese de Vitória e Catedral Metropolitana de Vitória.

Neste momento de combate ao novo coronavírus, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia. A Arquidiocese de Vitória busca se

Neste momento de combate ao novo coronavírus, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia. A Arquidiocese de Vitória busca se mobilizar para ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade social, idosos e quem precisa de apoio.

O Vicariato para Comunicação promoveu na última semana pelo Instagram uma pesquisa de pessoas que produzem a famosa Torta Capixaba, um prato típico da culinária capixaba. Diversos fieis que seguem o perfil da Arquidiocese de Vitória escreveram o nome de cozinheiros, chefs de cozinha, donos de restaurantes e produtores do prato da culinária capixaba. (confira a pesquisa e os diversos produtores da Torta Capixaba)

De acordo com o padre Anderson Gomes, Vigário para Comunicação, a proposta surge como uma iniciativa de estimular a solidariedade e promover uma divulgação não só dos grandes restaurantes que já fornecem a Torta Capixaba, mas de pessoas anônimas que mantém viva a identidade cultural e culinária do Espírito Santo. O prato é tradição na Páscoa, já que ela é bastante consumida no período da quaresma e, principalmente, na Semana Santa.

Torta e Moqueca Capixaba

A moqueca e a torta capixaba são pratos que melhor expressam a identidade típica do Espírito Santo. Para alguns autores a palavra teria raiz no dialeto quimbundo falado por negros angolanos de origem banto, que, no entanto apreciavam mais ao peixe seco e salgado.

A torta capixaba, como se conhece hoje tem as mesmas raízes que a moqueca. Uma culinária presente na mesma panela de barro. Ela nasce como criação do povo pobre de Vitória, que a partir dos mangues da ilha, ricos em frutos do mar e pescados, juntavam as várias moquecas de ostras, sururus, siris, caranguejos e peixes numa mesma panela de barro, para cumprir um preceito da fé.

Com o passar do tempo é que este prato passou a mesa dos comerciantes ricos que acrescentaram seus elementos e a experiência portuguesa em tortas, que a rigor seria um prato europeu.

Torta Capixaba Consciente

A Quaresma, período em que os católicos fazem penitência é a época em que a alimentação com carne é evitada, dando lugar a peixes e frutos do mar nas mesas capixabas. Na Semana Santa, período em que a abstinência de carnes se torna mais intensa, a tradicional torta rouba a cena e é servida nas casas, principalmente na sexta-feira da paixão.

Segundo, Elizabeth da Conceição, que é cozinheira há mais de 35 anos, destacou que é preciso um certo cuidado ao comprar os produtos que fazem parte dessa especiaria capixaba. “O preparo da torta capixaba leva muitos ingredientes que devem ser avaliados pelos clientes. Saber se os produtos são frescos, limpos, para que se tenha uma boa qualidade no produto final”, destaca.

A cozinheira atualmente mora no bairro Ilha de Santa Maria, mas que sua família sempre morou próximo a região das Caieiras em Vitória. “A tradição da moqueca, da torta e tantas outras culinárias capixabas fazem parte da nossa família que passa de geração em geração. Meu pai era pescador, mamãe era desfiadeira de siri e assim eles nos sustentaram a vida toda”, relata emocionada.

Confira algumas sugestões dos seguidores, mas no link do instagram você tem acesso completo: (CLIQUE AQUI)

  • Vitória

Restaurante Pirão

Culinária Capixaba desde 1982

Seg. a sex.: 11h às 16 | 18h às 22h30

Sáb. e dom.: 11h às 16h

Frete grátis na @shipp.br toda 4ª e 5ª

chefnorbimjr

Personal Chef de Cozinha

Chef em casa e Encomendas

whatsapp ⬇️wa.me/message/PU7D55XTD2T3K1

emporiobistuts

whats.link/emporiobistuts

(27) 992912299

ubuntuquitutes

Encomendas por Whatsapp:

(27) 997522458

  • Vila Velha

meuchefvv

Encomendas até dia 31/03/2021

(27) 997671720

cozinhadefamilia.es

Receitas de família que trazem memórias afetivas direto para a sua mesa.

Cardápio e informações pelo WhatsApp ?bit.ly/WhatsAppCozinhaDeFamilia

kibolinhodebacalhau

Tell: (27) 99814-6741

chefvictorribeiro

taplink.cc/chefvictorribeiro

Chef Victor Ribeiro: (27) 99531.3596

cafeteriawillcafe

Peça direto no link ??wa.me/message/W6IKZBRLJQ32P1

Restaurante Faé

Pedido ? WhatsApp 27 997413187

Horário de Funcionamento ⏰

Segunda à sábado

11h as 14:30

Cardápio e pedidos ?⬇️

EASY FOOD FAÉ CONGELADOS wa.me/5527997413187

  • Guarapari

Pratao Capixaba

Faça seu pedido?

https://wa.me/552732611866 patraocapixaba.pedzap.com.br

(27) 3261-1866

  • Cariacica

ciadasdeliciass_

Contato api.whatsapp.com/send?phone=5527996580892

(27) 996580892

(27) 997069461

A antecipação de feriados religiosos pela Prefeitura de Vitória gerou confusão em algumas pessoas que se perguntam sobre datas e trabalho. Quanto ao funcionamento

A antecipação de feriados religiosos pela Prefeitura de Vitória gerou confusão em algumas pessoas que se perguntam sobre datas e trabalho. Quanto ao funcionamento da Igreja, a Arquidiocese de Vitória já segue o decreto estadual proposto pelo Governo do Estado para a quarentena. Quanto a ser ou não feriado seguem-se as normas trabalhistas em vigor. Quanto às datas é interessante lembrar que as comemorações e festividades religiosas acontecem independentemente de ser ou não feriado, portanto as festas da Penha, Corpus Christi e Nossa Senhora da Vitória continuarão sendo este ano nos dias 12 de abril, 3 de junho e 8 de setembro respectivamente. A Arquidiocese de Vitória está presente em 15 municípios do Estado do Espírito Santo (Anchieta, Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Marechal Floriano, Cariacica, Santa Maria de Jetibá, Sta. Leopoldina, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória). Por isso, as orientações gerais atendem a todos os municípios. Para entender melhor a diferença entre festa religiosa e feriado leia o artigo do Prof. Edebrande Cavalieri neste link.