Notícias da Arquidiocese

O Oitavo Dia do Oitavário, neste domingo (11), terá duas missas em preparação à Festa da Penha. As celebrações serão às 9 horas, presidida

O Oitavo Dia do Oitavário, neste domingo (11), terá duas missas em preparação à Festa da Penha. As celebrações serão às 9 horas, presidida pelo Frei Gustavo Medella; e às 16 horas, presidida pelo Frei Adriano Dias do Nascimento. O tema do dia será o Olhar de Recomeço de Nossa Senhora.

“Trata-se do olhar pascal dos discípulos de Emaús (Lc 21,13-35), dos discípulos desanimados que se reanimaram após o encontro com o Ressuscitado. Então queremos refletir que sinais de vida e ressureição tivemos a oportunidade de experimentar durante este tempo de pandemia e como temos reagido diante de assumir os muitos recomeços que este tempo nos propõe”, diz frei Gustavo Medella.

Música e solidariedade

O domingo terá o dia recheado de atividades da Festa Virtual e Interativa. Às 14 horas, no Programa ao vivo e interativo Salve Mãe das Alegrias, a Banda Milícia Celeste irá levar música para os devotos e internautas. A partir das 17 horas, acontece uma live musical solidária com o padre Anderson Gomes, evento que será transmitido direto do campinho do Convento da Penha nas redes sociais do Santuário e do padre.

O show promete um repertório animado, entre músicas sacras e seculares, banda completa e backvocals. Um destaque será para a iluminação que explora a beleza do Convento da Penha e as imagens de drone que serão utilizadas durante o belo anoitecer do campinho.

Através do show, os capixabas e internautas de todo o Brasil conectados na programação serão estimulados a fazerem doações para ajudar as famílias carentes acolhidas pela Arquidiocese de Vitória já cadastradas, elas receberão cestas básicas com o valor arrecadado.

Programação da Festa da Penha

DOMINGO – 11 de abril

9h – Missa Oitavo Dia do Oitavário (Frei Gustavo Medella)
12h – Terço/Consagração
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda Milícia Celeste
16h – Missa Oitavo Dia do Oitavário (Frei Adriano Dias do Nascimento)
17h – Live | Pe. Anderson Gomes

SEGUNDA – 12 de abril

12h – Terço/Consagração
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda sertaneja católica Fé Maior
17h – Missa de Encerramento – Dom Dario Campos, arcebispo da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.

A tradicional Romaria dos Homens que anualmente abrilhanta a Festa de Nossa Senhora da Penha com uma expressiva manifestação pública de fé e devoção,

A tradicional Romaria dos Homens que anualmente abrilhanta a Festa de Nossa Senhora da Penha com uma expressiva manifestação pública de fé e devoção, pelo segundo ano consecutivo, não foi realizada devido à pandemia.

Mas a imagem peregrina de Nossa Senhora saiu às ruas neste sábado, 10 de abril, passou por algumas ruas de Vila Velha, atravessou a 3ª Ponte, percorreu o Centro de Vitória e retornou a Vila Velha pela 2ª Ponte, seguindo pela Av. Carlos Lindenberg até ao Convento.

No percurso três momentos chamaram a atenção: o primeiro na subida da 3ª Ponte, quando as luzes do Convento foram acesas, compondo um cenário com a Pon te e a imagem peregrina. O segundo quando frei Pedro Oliveira conduziu um momento especial de oração pelos doentes e profissionais de saúde em frente ao Hospital São Lucas, lembrando todas as vítimas da covid e o terceiro a oração em frente ao Pronto Atendimento da Glória.

Para acompanhar a imagem peregrina três freis franciscanos: frei Pedro Oliveira, frei Gustavo Medella e frei Nazareno. No estúdio falando da história da romaria, do tempo e incentivando as pessoas a participarem de suas casas estiveram pe. Anderson Gomes, vigário para a comunicação e pe. Renato Criste, coordenador de pastoral da Arquidiocese.

Pelo segundo ano consecutivo a Festa de Nossa Senhora da Penha acontece sem presença física das pessoas e com razão, pois os oito dias

Pelo segundo ano consecutivo a Festa de Nossa Senhora da Penha acontece sem presença física das pessoas e com razão, pois os oito dias do Oitavário e o dia da Festa eram de muita aglomeração, abraços, alegria e claro muita fé e devoção. Aglomerar neste momento seria a pior atitude no combate à pandemia. Mas a oração e a fé encontram sempre um jeito novo de se manifestarem e homens e mulheres de fé buscam um jeito de expressarem suas convicções e adequá-las à realidade.

Foi assim que a Comissão da Festa da Penha pensou em peregrinar com a imagem de Nossa Senhora da Penha até ao Hospital Jayme dos Santos Neves na Serra para pedir que ela abençoe todos os doentes e todos os profissionais de saúde representados nesta casa que é a referência para acolher os pacientes de covid no Estado, e também, agradecer pelos serviços que prestam os profissionais de saúde. “Assim como Nossa Senhora visitou sua prima Isabel e se colocou a serviço, também hoje ela nos visita com seu olhar atento e cheio de compaixão. E como Maria, muitos têm se colocado a serviço na luta pela vida, como por exemplo, os profissionais da saúde – servidores da vida e da esperança”.

A visita não foi anunciada para evitar aglomerações e aconteceu no pátio do Hospital com a presença de um grupo restrito de pessoas, entre elas representantes da Comissão da Festa da Penha, pe. Anderson Gomes, vigário para a comunicação, o pároco da região onde está situado o hospital, pe, Estebam Suarez, o coordenador da pastoral da saúde, pe. Ricardo Passamani , o coordenador da pastoral da Arquidiocese, pe. Renato Criste, e o arcebispo de Vitória, dom Dario Campos.

A  imagem foi transportada fechada e colocada no andor na entrada do pátio do hospital. Frei Pedro Oliveira do Convento Acompanhou a imagem que foi recebida pelos padres da Arquidiocese presentes, o Arcebispo e o governador do Estado, Renato Casagrande acompanhado de sua esposa, a Vice-governadora, o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal e o responsável pelo Hospital.. A acolhida à imagem foi feita pelo pe. Renato Criste e acompanhada por um grupo de cantores. Dom Dario presidiu a Celebração e levou na reflexão o reconhecimento aos profissionais de saúde de todo o Estado representados ali, e palavras de conforto e esperança aos doentes. Ao final, o Governador também dirigiu a palavra e agradeceu pelos oração e iniciativa.

Pe. Renato Criste, membro da Comissão da Festa da Penha, explicou como se deu a reflexão da Comissão para incluir esta visita na programação da Festa: “Entendemos que seria oportuno manifestarmos solidariedade tanto às famílias enlutadas e aos que estão em tratamento nos hospitais, bem como às equipes multidisciplinares que neles atuam e que cuidam dos infectados. Tivemos e temos presente na nossa oração durante estes dias da Festa a dramaticidade de fatos e situações que afligem tantos irmãos nossos em todas as partes do mundo. Contudo, esses dias do Oitavário da Festa da Penha, que acontecem na Oitava da Páscoa, reanimam em nós a grande Esperança: Cristo crucificado ressuscitou e venceu o mundo. Aguardemos com esperança o alvorecer de um novo tempo.

Leia no anexo a reflexão feita por dom Dario Campos no pátio do hospital.

Reflexão na visita da imagem de Nossa Senhora da Penha ao Hospital Jayme dos Santos Neves

 

Hoje (10) acontece o sétimo dia do oitavário dentro da programação dos 451 anos da Festa da Penha. Ao meio dia tem o terço/consagração,

Hoje (10) acontece o sétimo dia do oitavário dentro da programação dos 451 anos da Festa da Penha. Ao meio dia tem o terço/consagração, às 14h acontece o programa Salve Mãe das Alegrias e às 16h a área pastoral Serrana conduz a liturgia da Eucaristia. Ainda neste sábado, pelo segundo ano consecutivo, será realizada a Romaria das Famílias. Vale destacar que neste ano toda a programação está sendo realizada de forma virtual devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 e os fiéis participam das transmissões online.

Padre Rodrigo Chagas é coordenador da Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Vitória, representante da área Serrana e pároco da Paróquia São Sebastião de Afonso Claudio. Hoje ele é quem preside a missa das 16h e afirma que “é um grande prazer representar todo o povo da área levando o carinho, o amor e a devoção desse povo de Deus para o coração de Nossa Senhora, a Virgem da Penha, a Senhora das Alegrias”.

O presbítero conta que a Festa da Penha sempre foi e será um momento muito importante, pois alimenta a Fé de todos os cristãos e para os capixabas em especial, pois saem de um momento sublime, o mais importante e que culmina a Fé Cristã que é a Páscoa e já entram em uma grande festa mariana.

Uma curiosidade é que ainda em seu primeiro ano como padre – padre Rodrigo foi ordenado há 8 meses – ele já participa da Festa da Penha como presidente da celebração da área Serrana na casa de Nossa Senhora. “Eu não tive a oportunidade ainda de presidir uma Eucaristia no Convento devido a pandemia. Geralmente todos que ordenam celebram uma de suas primeiras missas na casa da mãe e não tive essa oportunidade. Essa é minha primeira missa e será muito emocionante”, enfatiza.

Na preparação da Liturgia deste sábado a área Serrana vai conduzir de um jeito simples e como se pode fazer no momento. Segundo o sacerdote ele presidirá a missa no convento e o povo da área estará de suas casas acompanhando, assistindo e rezando por meio da transmissão pelas redes sociais. “Queremos conseguir levar essa alegria da liturgia de Nossa Senhora por ver seu filho Jesus Cristo ressuscitado.

Sobre o que será tratado na reflexão de hoje padre Rodrigo adianta que está no meio do tema central da Festa da Penha deste ano: o olhar. “Especialmente neste sábado vamos refletir o olhar do reencontro. Maria que reencontra seu filho após ele ter ficado perdido para ela, mas que na verdade ele não estava perdido e sim na Casa do Pai. Então vou partir da alegria do reencontro com Jesus e neste momento difícil que estamos passando também temos o reencontro da morte com a vida e tem esse recolhimento com a liberdade. Vamos tentar passar um pouco por isso e enxergar que mesmo quando a gente acha que tudo está perdido, na verdade tudo está em Deus, como Cristo estava na casa do Pai”.

Confira a programação dos próximos dias:

DOMINGO – 11 de abril

12h – Terço/Consagração

14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda Milícia Celeste

16h – Missa Oitavo Dia Oitavário

17h – Live | Pe. Anderson Gomes

SEGUNDA – 12 de abril

12h – Terço/Consagração

14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda sertaneja católica Fé Maior

17h – Missa de Encerramento – Dom Dario Campos, arcebispo da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.

 

Pelo segundo ano consecutivo acontece a partir das 19h de hoje (10) – dentro da programação da Festa da Penha 2021 – a Romaria

Pelo segundo ano consecutivo acontece a partir das 19h de hoje (10) – dentro da programação da Festa da Penha 2021 – a Romaria das Famílias: um momento em que a imagem de Nossa Senhora da Penha vai percorrer ruas dos municípios de Vitória e Vila Velha “visitando” e abençoando os fiéis em suas casas. O evento acontece no mesmo dia em que seria realizada a tradicional Romaria dos Homens que arrastava multidões aos pés da casa da mãe desde 1955 e devido a pandemia de Covid-19 não pode acontecer em 2020 e novamente neste ano.

Frei Pedro Oliveira, ecônomo do Convento da Penha, adianta que a Romaria das Famílias vai acontecer nos mesmos moldes do ano passado. Não haverá a divulgação antecipada do local onde a imagem vai sair e nem o seu trajeto para evitar aglomerações de pessoas. Um carro do corpo de bombeiros será utilizado para o transporte da imagem de Nossa Senhora da Penha. “Continuamos insistindo para as pessoas ficarem em casa. Se reúnam em seu grupo familiar, rezem e acompanhe a romaria pelas redes sociais. As muitas pessoas já estão atentas e ligadas nos canais de comunicação e este ano vai bombar”, afirma Frei Pedro.

O religioso também destaca que o sentido desta romaria é o da mãe que vai visitar seus filhos para dizer a estes filhos que eles não estão esquecidos e não apenas aos que terão a oportunidade de ter a imagem passando em sua rua, mas todos que vão acompanhar pelas redes sociais e pelos meios de comunicação: “a mãe carinhosamente descerá à sua casa para visitar os lares de seus filhos e filhas amados”.

Neste momento em que o Brasil vive o pior momento da pandemia, onde vários estados não têm leitos disponíveis para internação e as estatísticas batem recordes de mortos e casos confirmados de Covid-19, frei Pedro deixa um pedido e uma mensagem de esperança a todos os fiéis. Na última quinta-feira (08) um dos frades do Convento da Penha, frei Luiz Flavio Loureiro, faleceu vítima de complicações da Covid.

“Nos cuidemos com o uso de máscara, álcool gel, mantendo o distanciamento. Este cuidado que temos que reforçar para conosco e assim cuidamos do outro irmão. Mesmo vacinados temos que continuar nos cuidando para que de fato essa pandemia termine e as pessoas possam voltar a sorrir com os lábios. Hoje tivemos que aprender a sorrir com o olhar e de fato esse é o tema da Festa da Penha 2021: ’Vosso olhar a nós volvei’. No fundo pedimos que o olhar terno da mãe de Deus nos ensine a sorrir com o olhar assim como ela sorriu ao ver seu filho Jesus nascer”.

 

Com o tema: “Vosso olhar a nós Volvei”, o oitavário da Festa de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha – ES, está acontecendo

Com o tema: “Vosso olhar a nós Volvei”, o oitavário da Festa de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha – ES, está acontecendo desde domingo dia 06 de abril. Devido a pandemia da Covid- 19 mais uma vez a terceira maior festa mariana do Brasil precisou acontecer de forma online.

Todos os dias deste oitavário, vem acontecendo a missa às 16 horas, e a cada celebração, uma área pastoral está responsável. Nesta sexta-feira (9), foi a vez da área de Vitória. A celebração foi presidida pelo Pe. Celso Pôrto Nogueira, pároco da paróquia São Francisco de Assis em Jardim da Penha e concelebrada pelo Pe. Osmar de Oliveira Braido, vigário da mesma paróquia.

A liturgia nos chamou atenção para que possamos ter um olhar missionário do amor e do serviço, assim como Nossa Senhora teve durante toda sua vida.

O Evangelho da liturgia de hoje está em Jo 21,1-14 , que relata a Aparição de Jesus na Galiléia, onde os discípulos passaram a noite pescando e nada pegaram e quando foi de manhã Jesus aparece e manda jogar as redes, ao puxar ela vem repleta de peixes.

Pe. Osmar de Oliveira Braido foi quem proferiu a homilia. Ele ressaltou que “o ato de subir na barca, significa ir com a Igreja. A Barca simboliza a Igreja que vai ao encontro daqueles que precisam de ajuda e apoio”.

É necessário sempre estar atento ao que Deus nos fala porque quando estamos longe de Deus, da Igreja não conseguimos pescar, puxar a rede, como aconteceu com os discípulos, que jogaram as redes e nada pescaram. Mas quando Jesus se aproxima, e manda jogar novamente a rede, acontece a aproximação deles com a Igreja que é Cristo, e com isso a rede fica repleta de peixes.

“É necessário escutar a Deus, pois quando não O escutamos, não pescamos nada, não podemos fazer nada. Se não reconhecermos a presença do Ressuscitado não produzimos frutos. Sozinhos, sem Deus, não

conseguimos sair do lugar. Precisamos escutar a voz de Deus, para que assim sejamos missionários”, exorta Pe. Osmar durante a homilia.

Antes de finalizar sua reflexão, padre Osmar convidou todos que olhassem para a Virgem da Penha, Nossa Senhora das Alegrias, e percebessem quem ela carrega em seus braços, porque é Ele, o Menino Deus, que é o condutor de toda a nossa caminhada.

Confira a programação do final de semana:

SÁBADO – 10 de abril

12h – Terço/Consagração
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias
16h – Missa Sétimo Dia Oitavário (Pe. Rodrigo – área pastoral serrana)
20h – Romaria das Famílias

DOMINGO – 11 de abril

12h – Terço/Consagração
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda Milícia Celeste
16h – Missa Oitavo Dia Oitavário (Fraternidade Franciscana)

SEGUNDA – 12 de abril

12h – Terço/Consagração
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda sertaneja católica Fé Maior
17h – Missa de Encerramento – Dom Dario Campos, arcebispo da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.

Faleceu, hoje, 9 de abril de 2021, a sra. Elza Florisa Figueira Menezes, vítima da covid. Elza era prima de pe. Kelder Brandão, tinha

Faleceu, hoje, 9 de abril de 2021, a sra. Elza Florisa Figueira Menezes, vítima da covid. Elza era prima de pe. Kelder Brandão, tinha 72 anos e morava em Itapoã – Vila Velha.

Unida à família de Elza, ao pe. Kelder e todos os familiares, a Arquidiocese reza para que Deus acolha esta irmã em seu Reino.

“Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou” Lc 24, 5-6

Neste domingo (11), dentro da programação da Festa da Penha 2021, acontece uma live musical solidária com padre Anderson Gomes, direto do estacionamento do

Neste domingo (11), dentro da programação da Festa da Penha 2021, acontece uma live musical solidária com padre Anderson Gomes, direto do estacionamento do Campinho do Convento, a partir das 17h. A iniciativa tem o objetivo de homenagear a padroeira do Espírito Santo e também ajudar as famílias carentes acolhidas pela Arquidiocese de Vitória já cadastradas e que receberão cestas básicas com o valor arrecadado.

A live que já tem um formato conhecido está na sua 2ª edição. De acordo com padre Anderson ela surgiu da solicitação de uma das empresas patrocinadoras, que se juntou a outras empresas garantindo o custo da transmissão. Ele também adianta que tudo está muito bem planejado e estão animados com a visibilidade do lugar e a oportunidade de começar a transmissão no final da tarde e entrar o início da noite com as luzes.

“Estamos vibrando pelo local, pela data – dentro dos festejos da Penha – e pelo objetivo social de ajudar e arrecadar. Na live anterior que fizemos com as empresas arrecadamos 70 mil reais que foi distribuído como cesta básica, em dinheiro, para as áreas pastorais e a expectativa dessa vez é de alcançar mais. Embora saibamos que tem muita gente já ajudando, muitas paróquias têm recolhido alimentos há muito tempo e o povo tem esgotado suas reservas financeiras. Ainda assim esperamos arrecadar um pouco mais”, ressalta padre Anderson.

As quatro empresas privadas que se uniram para realizar esta ação são: as construtoras Canal, Galwan, Lorenge e a rede Carone. Segundo a produtora do evento Sammya Couri o nome escolhido faz menção à atitude de sair do estabelecimento físico, para ajudar por meio virtual: “Entre Muros Existe uma Causa”. No momento que a live estiver acontecendo haverá um QRCODE na tela, para as pessoas fazerem sua doação. Também será disponibilizado um PIX, PICPAY e dados bancários para depósito.

Sobre toda a organização da live, Sammya destaca que tiveram pouco tempo hábil mas sempre acreditaram na providência divina para capacitação e realização dos shows: “Quando procurados pelos empresários que assinam o patrocínio da live, nos comprometemos com a qualidade e isso gera dedicação total, portanto, não medimos esforços.  Dentro do cenário pandêmico que vivemos, não podemos envolver muitas pessoas. Reduzimos as equipes e triplicamos nossos trabalhos, sempre com uma alegria incrível e crescente, um sentimento de gratidão à Deus, por fazer parte de uma causa tão especial.”

O show promete um repertório animado, entre músicas sacras e seculares, banda completa e backvocals. Um destaque será para a iluminação que explora a beleza do Convento da Penha e as imagens de drone que serão utilizadas durante o belo anoitecer do campinho. A transmissão será pelo youtube do padre Anderson podendo alcançar pessoas de todo Brasil e do mundo.