Notícias da Arquidiocese

Apesar da pandemia de coronavírus, em 2020 houve um bom número de Ordenações Diaconais Permanentes no país.

Apesar da pandemia de coronavírus, em 2020 houve um bom número de Ordenações Diaconais Permanentes no país. As celebrações aconteceram de maneira restrita para evitar aglomerações. O Brasil ganhou 146 novos diáconos permanentes.

Confira abaixo, onde ocorreram as ordenações ocorridas no ano de 2020.

* Arquidiocese da Paraíba – CRD Nordeste 2: 08

* Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) – CRD Leste 2: 07

* Diocese de Humaitá (AM) – CRD Noroeste: 02

* Diocese de Alto Solimões (AM) – CRD Norte 1: 05

* Arquidiocese de Porto Alegre (RS) – CRD Sul 3: 02

* Diocese de Vacaria (RS) – CRD Sul 3: 04

* Diocese de Bacabal (MA) – CRD Nordeste 5: 05

* Diocese de Zé Doca (MA) – CRD Nordeste 5: 10

* Diocese de Campina Grande (PB) – CRD Nordeste 2: 04

* Diocese de Foz do Iguaçu (PR) – CRD Sul 02: 07

* Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano (MG) – CRD Leste 2: 07

* Diocese de Dourados (MS) – CRD Oeste 1: 01

* Arquidiocese de Mariana (MG) CRD Leste 2: 14

* Arquidiocese de São Paulo (SP) – CRD Sul 1: 05

* Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) – CRD Leste 1: 17

* Diocese de Macapá (AP) – CRD Norte 2: 06

* Diocese de Tocantinópolis (TO) – CRD Norte 3: 01

* Diocese de Itapipoca (CE) – CRD Nordeste 1: 01

* Diocese de Mossoró (RN) – CRD Nordeste 2: 02

* Diocese de Novo Hamburgo (RS) – CRD Sul 3: 05

* Arquidiocese de Natal (RN) – CRD Nordeste 2: 04

* Diocese de Crato (CE) – CRD Nordeste 1: 01

* Arquidiocese de Belém (PA) – CRD Norte 2: 27

* Diocese de Mogi das Cruzes (SP) – CRD Sul 1: 01

Fonte: Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos (CND)
A Área Pastoral Serra / Fundão possui Igrejas históricas com muita História para serem descobertas.

Com a pandemia do novo coronavírus, surgiram muitas dificuldades para fazer um passeio e ‘turistar’. A Área Pastoral Serra / Fundão possui Igrejas históricas com muita História para serem descobertas. Nesse verão onde estamos vivendo a realidade do afastamento social vale a pena conferir algumas dicas para um bom turismo religioso em nossa Arquidiocese

Igreja do Reis Magos – Nova Almeida – Serra – ES

A primeira capela foi erguida pelo Padre Braz Lourenço, junto aos índios Tupiniquins locais, sendo inaugurada no dia 06 de janeiro de 1557. A inauguração da nova igreja foi realizada no dia 06 de janeiro de 1580.

Foi tombada como patrimônio histórico cultural, em 21 de setembro de 1943, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Passou por várias restaurações, sendo a última a realizada em 2001 e finalizada em 2003. Sendo também um dos principais projetos arquitetônicos jesuítas no País.

Na Igreja encontra-se o altar que  foi construído em 1701 que é um retábulo entalhado em madeira Louro Canela e ao centro a primeira tela em óleo sobre madeira, o quadro “Adoração dos Reis Magos”, de 1598, pintada no Brasil pelo frei Belchior Paulo. 

Horário de visitação: 8h às 17 horas 

Telefone: (27) 3253-1171

E-mail: [email protected]

Endereço: Tv. Reis Magos II – Nova Almeida / Serra – ES

29.182-528

Horário de missa: todas as sexta às 19h30 e aos domingos às 19h30

Queimados

Localizado aproximadamente 25 quilômetros de Vitória – ES, o sítio histórico do Queimado foi palco do principal movimento contra a escravidão no Espírito Santo e um dos mais importantes de todo o Brasil.

O Sítio Histórico de Queimado é um museu a céu aberto, onde as pessoas possam conhecer a história da luta e do sofrimento de negros escravizados no Estado.

Foi palco da Revolta do Queimado, ocorrida em 1849. O movimento eclodiu depois que negros escravizados não receberem a alforria prometida como compensação pelo trabalho de construção da Igreja de São José do Queimado. A insurreição de escravos foi liderada pelos heróis Chico Prego, João da Viúva e Elisiário, em 1849, o local foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1993. 

Recentemente a ruína de São José de Queimado recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional “mensão honrosa” no importante premio nacional Rodrigo Melo Francisco Andrade, pela preservação e resgate da história do povo negro.

As ruínas passaram por uma restauração, que foi acompanhada pelo Iphan,  para melhorar o acesso dos capixabas e turistas. Foi reinaugurado no dia 17 de agosto de 2020, Dia Nacional do Patrimônio Cultural. O local é um ponto de visitação inclusivo, pois é adaptado de acordo com as normas de acessibilidade.

Endereço: Ruínas da Igreja de São José do Queimado, Serra – ES

Horário de visitação: Por ser a céu aberto, o sítio histórico não tem horário de fechamento, portanto é possível visitá-lo 24h por dia.

Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima / Serra – ES

Um jovem português, com idade de aproximadamente 26 anos, cujo nome era Henrique Mendonça Martins Rato, migrou para o Brasil e trouxe consigo uma grande fé católica e uma arraigada devoção a Nossa Senhora de Fátima. Comprou a Fazenda “Pau Brasil” no Planalto de Carapina em 1950. Resolveu lotear as terras como um Bairro. O nome escolhido para o Bairro foi “De Fátima”, onde manifesta o seu amor a Jesus e a sua Mãe, Maria. No local havia sido reservado um espaço para a construção da Igreja.

O então Bispo de Vitória – ES, Dom José Joaquim Gonçalves, apoiou plenamente o projeto do Santuário e no dia 17 de abril de 1953 Dom José benzeu solenemente a pedra fundamental do Santuário.

As paredes foram erguidas em até 1,5 m e então durante mais de vinte anos não se pôde mais ir adiante, por conta de oposições e dificuldades. Mesmo assim um grupo de pessoas, rezava o terço e fazia celebrações numa pequena “cabana”, suplicando a Maria que não deixasse morrer aquela obra.

50 anos depois do início, em 2003, D. Silvestre Luiz Scandian, Arcebispo de Vitória, reiniciou a Construção. Praticamente refundou o Santuário, refez seu projeto material e espiritual e levou ao término. Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitória a partir de 2004, confirmou o apoio ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima venerada no Santuário foi esculpida em Jacarandá maciço nas Obras pavonianas em Santo Antônio pelo artista Italiano Carlo Creppes.

Endereço: Rua Maria Delunardo s/n – Bairro de Fátima – 29.160-771– Serra – ES

Telefone: (27) 3347-1534

Horário de visitação: 8h às 12h e 13h às 17h.

 

Horário de missa no Santuário: Todas as quintas às 19h30, sábado às 18 horas e domingo – 8h, 10h30 e 19h30

Protocolos de saúde

As visitas precisam seguir todos os protocolos recomendados pela OMS:

  • Uso de máscara o tempo todo;

  • Distanciamento de, pelo menos 1,5m, em relação aos colaboradores e aos turistas;

  • Pessoas com sintomas gripais ou contato com pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19 não devem fazer a visitação;

  • Levar seu próprio recipiente de água;



  • Dispor de álcool em gel para higienização.

 

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, divulgou vídeo nesta

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, divulgou vídeo nesta segunda-feira, 11 de janeiro, alertando que “é urgente cobrarmos celeridade para o início da vacinação” e que “a pandemia se tornará ainda mais perigosa se a desinformação prevalecer”.

Dom Walmor sublinha que a pandemia do novo coronavírus “é um deserto que todos nós família humana estamos atravessando”, ao recordar as 200 mil pessoas que morreram em decorrência da covid-19. “Para vencer essa travessia, precisamos caminhar juntos”, ressaltou.

Em seguida, o presidente da CNBB destaca a importância das vacinas, as quais são oferecidas pela ciência, “frutos de diferentes pesquisas”; e o início da vacinação em vários países.

Nesse sentido, “não podemos ficar para traz”, exortou dom Walmor. “É urgente cobrarmos celeridade dos governantes para o início da vacinação. Ainda mais importante, não podemos nos deixar enganar por notícias falsas. As vacinas, antes de chegarem à população, são amplamente testadas por variadas equipes de cientistas independentes”, afirmou.

Os riscos de se vacinar, continuou, são infinitamente menores do que as ameaças da doença que, a cada dia, mata mais pessoas. Dom Walmor convida a todos exigirem a solução para a pandemia: “Insista junto às autoridades públicas para que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS) para que cada pessoa, rica ou pobre, tenha o direito de ser vacinada. A vacina nos ajuda a superar a covid-19″.

Por outro lado, as notícias falsas e a desinformação tornam a pandemia ainda mais perigosa, “afastando aas pessoas da vacina”. Dom Walmor ressalta que sejam evitadas as notícias falsas e que todos sejam “corresponsáveis” no cuidado uns pelos outros.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/dom-walmor-cobrar-celeridade-inicio-vacinacao/

O Espírito Santo é um dos estados mais religiosos do Brasil. No município de Vila Velha diversas Igrejas tornam-se pontos de turismo religioso e

O Espírito Santo tem uma forte vocação para o turismo religioso. Além dos momentos, as manifestações acontecem durante o ano todo e são responsáveis por grande parte da movimentação turística desse segmento no Estado. A maior delas é a Festa da Penha, uma homenagem à padroeira do Estado, que recebe cerca de 1,5 milhão de turistas e visitantes durante oito dias de celebrações que acontecem na Grande Vitória, especialmente no Convento da Penha.

Em Vila Velha fica a Igreja do Rosário, a mais antiga do Brasil em atividade, com sua construção iniciada em 1535, logo após a chegada do donatário, sob a forma de capela. Recebeu naquela época o acréscimo de uma nave maior e o nome de Igreja Santa Catarina, sendo posteriormente denominada de Igreja do Rosário. A Igreja do Rosário é um bem tombado pelo “IPHAN” (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). 

Convento da Penha

Num penhasco de 154 metros de altitude e localização privilegiada a 500 metros do mar que ostenta no seu entorno imponente fragmento da mata atlântica, está edificado o Santuário de Nossa Senhora da Penha, fundado por Frei Pedro Palácios, que aqui chegou em 1558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias.

O monumento arquitetônico, peculiar na singeleza e sobriedade, apresenta em sua trajetória histórica muitas reconstruções como a excepcional concepção arquitetônica do Convento, incrustado na rocha do morro, abrindo as janelas de suas celas para o magnífico panorama da barra de Vitória e do oceano Atlântico, enquanto de sua fachada se tem bela vista panorâmica de Vila Velha.

Visitas ao Convento

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 

  • ABERTURA DO PORTÃO: 6h (de segunda a sexta) | 7h (sábados e domingos).

 

  • ACESSO PERMITIDO aos primeiros quarenta (40) automóveis que chegam (de segunda a sexta) para a Missa das 7h. Após este horário (ou atingido o limite de automóveis) a subida só poderá ser feita a pé ou pelo serviço do transporte em vans.

 

  • Aos SÁBADOS, DOMINGOS e FERIADOS não há acesso com automóveis particulares, exceto os que transportarem idosos com dificuldade de locomoção ou pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

  • ABERTURA DA CAPELA (varanda da Pietá): no mesmo horário do portão

 

  • FECHAMENTO DO PORTÃO: 16h.

 

  • FECHAMENTO DA CAPELA: 16h.

MISSAS PRESENCIAIS

  • De SEGUNDA a SEXTA, Missa no Campinho às 7h.

 

  • Aos SÁBADOS e DOMINGOS, a Missa ocorre às 9h.

MISSAS ONLINE

  • De SEGUNDA a SÁBADO, Missa pelas redes sociais às 15h.

 

  • Aos DOMINGOS, Missa pelas redes sociais às 9h.

Onde assistir as Missas:

 

 

ATENDIMENTOS E CONFISSÕES

Aos penitentes e confessores, o Convento possibilita condições seguras para a celebração do Sacramento da Reconciliação. Os atendimentos ocorrem nos seguintes horários:

  • De segunda a sábado: das 8h às 11h e das 14 às 16h.

 

  • Domingo: das 14h às 16h.

Igreja do Rosário

Mais conhecida como Igreja da Prainha, a Matriz leva o título de Nossa Senhora do Rosário. Provavelmente, a Igreja foi construída como alguns dizem, por Vasco Fernandes Coutinho, logo após sua chegada, em 23 de maio de 1535. Se assim o foi, sem dúvida, a mais antiga do Espírito Santo! Outros, asseguram que fora construída pelo dinâmico Padre Afonso Brás s. j. em 1551, auxiliado pelo seu confrade irmão-leigo Simão Gonçalves, pelo próprio Vasco Fernandes Coutinho e pelos colonos recém-chegados. Sabemos que desde o início existiu dentro dela ou, então, numa casa anexa, a Irmandade da Misericórdia que, em 1605, se transferiu para Vitória. Não se sabe a data certa, mas a Igreja do Rosário, de Vila Velha, tornou-se Freguesia (Paróquia), possivelmente, na segunda metade do século XVII. Foi uma das primeiras Freguesias do Espírito Santo.

Como chegar?

Rua Delmar Duarte, Prainha, Vila Velha-ES

Santuário de Vila Velha

O nosso estado tem o nome de Espírito Santo, porque foi no dia em que a Igreja celebrava a Festa de Pentecostes que, Vasco Fernandes Coutinho aportou na Prainha em 1535, para tomar posse da Capitania Hereditária do Espírito Santo. Em 1952, tomou posse na Diocese do Espírito Santo, Dom José Joaquim Gonçalves, que teve a inspiração divina de construir em Vila Velha um santuário em honra ao Divino Espírito Santo. D. José confiou a tarefa da construção ao Frei Aniceto Kroker que, por vários motivos, não conseguiu efetuar a compra do terreno. Em 1956, Frei Firmino Matuschek recebeu o encargo de vigário e deu impulso ao projeto traçado por Dom José, adquirindo o terreno da Rua Cabo Aylson Simões, onde foi construído o Santuário, sob sua orientação. A inauguração e consagração do templo foram realizadas pelo Arcebispo Dom João Batista da Motta e Albuquerque em 21.04.1967, em cerimônia festiva. As explicações das cerimônias ficaram a cargo do capelão da Marinha Pe. Hebert Victor Burns.

Missas no Santuário:

3ª a 6ª feira: 12h/18h

Sábado: 17:00h

Domingo: 7h/9h/11h e 19h

Confissões: (Não está acontecendo devido a Pandemia)

Missas na Matriz Nossa Senhora do Rosário:

Domingo: 8h

Como Chegar?

Rua Cabo Aylson Simões, 762

Vila Velha – ES

29100-320

Tel. (27) 3329-1266

E-mail: [email protected]

Site: paroquiadorosario.com/

Mirante Natural da Igrejinha Nossa Senhora dos Navegantes 

Ponta da Fruta é um povoado pertencente ao município da histórica Vila Velha, primeira capital e primeiro povoamento no Espírito Santo, distante 22 quilômetros, situada em um cabo que separa o litoral sul em dois conjuntos de praias. Conta a história do lugar que a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes foi erguida entre 1944 e 1945, em cumprimento a uma promessa de um imigrante italiano, que, saindo da suas terras nas serras do Espírito Santo, fugiu da hostilidade que acontecia durante a segunda guerra mundial, contra os alemães e italianos. Ele teria então se instalado em Ponta da Fruta. Sua promessa consistia na construção de uma Igreja para Nossa Senhora, caso fosse atendido seu pedido pelo fim da guerra e perseguições decorrentes do conflito.

Como chegar?

EndereçoR. Nossa Sra. dos Navegantes, 39-463 – Nova Ponta da Fruta, Vila Velha – ES, 29129-055

O patrimônio histórico do Centro de Vitória é mais antigo do que os das cidades de Ouro Preto (MG) e São Paulo (SP). As

O patrimônio histórico do Centro de Vitória é mais antigo do que os das cidades de Ouro Preto (MG) e São Paulo (SP). Turistas e moradores contam com visitas monitoradas gratuitas através do projeto Visitar desenvolvido pela Prefeitura de Vitória. Entretanto, devido a pandemia as visitações guiadas estão suspensas, mas o turista pode conhecer o patrimônio histórico do Centro da capital capixaba.

Dos 51 pontos turísticos e culturais que integram a área, sete são monitorados pelo Visitar, entre eles a Catedral Metropolitana, a Igreja do Carmo, o Convento São Francisco. As Igrejas, atualmente são lugares de procura para a oração, a piedade, e buscam se manter como centros de referência para a história de uma identidade.

Pensado para atender o munícipe e também os turistas que passam por pela capital, a prefeitura de Vitória através do Visitar Centro Histórico possui uma infraestrutura composta por placas de sinalização turística interpretativas, mapa do Centro Histórico em material bilíngue e atendimento turístico realizado por monitores que estudam o curso de turismo ou guia de turismo.

Capela Santa Luzia

É a igreja mais antiga de Vitória. Foi erguida no século XVI sobre uma rocha, em estilo colonial, com traços arquitetônicos simples e edificada na fazenda de Duarte Lemos, na sesmaria doada pelo primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.

Construída em pedra e cal de ostra e coberta com telhas de barro, apresenta as mesmas características das outras igrejas do Espírito Santo: nave retangular, mais longa e mais alta do que a capela-mor. Tem como peculiaridade uma única porta de acesso, coroada com um pequeno frontão, datado do século XVIII, ao lado da torre sineira.

Onde fica

Rua José Marcelino, s/nº – Centro – Ver no Mapa

Telefone: (27) 3223-0606

Catedral Metropolitana de Vitória

A Catedral Metropolitana de Vitória começou a ser construída em 1920 e foi concluída em 1970. O projeto inicial era de Paulo Motta, o mesmo que projetou o Parque Moscoso, e foi se modificando com o passar dos anos, tendo recebido colaboração de vários artistas e arquitetos.

Ela ocupou o lugar onde, até 1918, havia uma igreja chamada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que era a Matriz da cidade. Era uma igreja de estilo colonial, que começou a ser edificada em 1551, quando Vitória ainda se chamava Vila Nova, no período do primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.

Com a criação da Diocese do Espírito Santo (1895) e a nomeação do primeiro bispo, Dom João Batista Correia Nery, a igreja recebeu o título de Catedral. Posteriormente, deteriorada e considerada pequena demais para comportar o crescente número de fiéis, foi demolida com o intuito de ser substituída por uma igreja maior, de acordo com o desejo de modernizar a capital do estado.

Onde fica

Praça Dom Luiz Scortegagna – Centro – Ver no mapa

Telefone: (27) 3223-0590

Horário de Visitação: 7h às 19h

Igreja do Rosário

Iniciada em 1765, sua estrutura foi erguida em dois anos pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. A igreja é afastada do núcleo original da povoação de Vitória e a entrada principal é acessada por uma extensa escadaria, na época voltada para o mar. Um cemitério foi construído ao lado da Igreja, garantindo um enterro para os irmãos negros, já que os cemitérios públicos não os aceitavam, fossem alforriados ou escravos.

Em 1833, a imagem de São Benedito foi roubada do Convento de São Francisco e levada para a Igreja do Rosário. Este fato deu início as famosas disputas entre Peroás e Caramurus, como eram denominados os membros das irmandades. Tombada como patrimônio histórico nacional, a igreja mantém as características originais da fachada colonial e o frontão barroco, além do cemitério e dos ossários em seus corredores.

Onde fica

Rua do Rosário, Cidade Alta – Centro – Ver no mapa

Telefone: (27) 3235-7444

Igreja está fechada internamente para reforma.

Convento São Francisco e Capela N. Sra das Neves

Construído no final do século XVI pelos padres franciscanos o convento foi pioneiro no abastecimento de água em domicílio na cidade. Além da igreja dedicada a São Francisco, a edificação abrangia as dependências necessárias ao monastério e a Capela da Ordem Terceira da Penitência. A esse conjunto foi acrescentado, posteriormente, um cemitério municipal, que funcionou até 1908. Próximo ao local, uma capela sob a invocação de Nossa Senhora das Neves passou a ser necrotério. A capela, em arquitetura colonial, ainda hoje permanece nas dependências do convento.

O Convento abrigou diversas irmandades, dentre elas a Irmandade de São Benedito, que se reunia na Capela da Venerável Ordem Terceira e movimentava a cidade com suas festas e procissões. Com o tempo, o Convento ficou ocioso e as autoridades civis passaram a requisitá-lo para diversas finalidades, funcionando como escola e enfermaria para atender às vitimas das constantes epidemias que atacavam a cidade na metade do século XIX. A partir daí, abrigou diversos usos como, orfanato, residência episcopal, rádio, colégio e residência das Irmãs Carmelitas. Atualmente abriga a Cúria Metropolitana e diversas entidades ligadas a Igreja Católica.

O frontispício, reformado em 1744 e 1784, foi o que restou do conjunto arquitetônico original do Convento São Francisco. Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984, demarca o espaço do que foi o primeiro Convento Franciscano construído na Região Sul do Brasil Colônia.

Onde fica

Rua Soldado Abílio dos Santos, 47 – Cidade Alta – Ver no mapa

Telefone: (27) 3223-6711

Horário de Funcionamento: 9h às 16h (Durante a pandemia)

Igreja São Gonçalo

Conhecida como a igreja dos casamentos duradouros, o local abrigou a capela construída pela Irmandade de Nossa Senhora do Amparo e da Boa Morte. Em 1715, a irmandade solicitou a construção de uma nova igreja, consagrada a São Gonçalo Garcia. Em 2 de novembro 1766, com a presença do Visitador Diocesano, padre Antônio Pereira Carneiro, e do vigário da vila de Vitória, Antônio Xavier, a igreja foi consagrada a este santo português.

No século XIX, a Irmandade torna-se Confraria. Posteriormente, a Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção tornou-se uma Arquiconfraria, sendo a única a receber esse título em Vitória. Diante da desapropriação da Igreja de São Tiago e da demolição da Igreja Matriz, a igreja de São Gonçalo serviu como sede paroquial e exerceu as funções de Catedral. Sua fachada e altar-mor, com entalhes em madeira pintados a ouro, possuem características da arquitetura barroca. Foi tombada pelo IPHAN em 1948.

Onde fica

Rua São Gonçalo – Centro – Ver no mapa

Telefone: (27) 3233-2856

Igreja do Carmo

O Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo foi fundado em 1682 por padres carmelitas. O conjunto era formado pelo convento propriamente dito, pela Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo e pela Capela da Ordem Terceira. Todos possuíam estilo colonial, com linhas barrocas.

Em 1872, o edifício foi assumido pelo governo provincial que o utilizou em várias funções, inclusive a de quartel militar. Entre 1910 e 1913 passou por reformas ganhando mais um andar, enquanto a igreja recebia uma roupagem eclética, a influência do estilo gótico. A capela que ficava ao lado da igreja foi demolida em 1930. Em 1984 sua fachada foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. A Igreja dispões de imagens em seus altares e quadros da Via-Crucis.

Onde fica

Ruas Coronel Monjardim e Coutinho Mascarenhas, Centro – Ver no mapa

Telefone: (27) 3223-0158

Horário de funcionamento: 8h às 17h

O Visitar tua também em outras frentes de trabalho com o envolvimento das comunidades, difusão cultural, pesquisa e resgate da história. Para saber o horário de funcionamento das Igrejas o telefone de contato é: (27) 3183-9514 e através do e-mail: [email protected]

Todos quando são batizados recebem uma vida nova, tornando-se filhos de Deus.

Com a Festa do Batismo de Jesus concluímos o tempo do Natal. Ela faz a transição para a primeira parte do Tempo Comum. O Batismo de Jesus aconteceu através de João Batista, no rio Jordão, e nos mostra como o Salvador quis unir-se ao homem com a missão de salvar e libertar.

Ao celebrarmos a Festa do Batismo de Jesus, temos a oportunidade de renovar e reavivar as promessas batismais. Através do batismo nos tornamos filhos e filhas amados do Pai e da mesma família de Cristo Jesus. O batismo tem uma força, quando é vivido com sinceridade de coração.

Através do Batismo somos chamados a ser discípulos e missionários. Como diz o Doc. de Aparecida número 209. ” Os fiéis leigos são os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Realizam segundo a sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo. São homens da Igreja no coração do mundo e homens do mundo no coração da Igreja”.

“Um lugar de paz e devoção”. Assim, o bispo emérito da Diocese de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade, definiu o Santuário Nossa Senhora da

“Um lugar de paz e devoção”. Assim, o bispo emérito da Diocese de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade, definiu o Santuário Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, onde atua como reitor. Quem chega ao local logo percebe o que Dom Décio quer dizer e nota uma atmosfera especial onde a natureza e a religiosidade popular interagem com grande força.

Foi justamente a força religiosa do povo e a tradição que trouxe de volta para o lugar de origem a Festa de Nossa Senhora da Saúde. Os missionários combonianos chegaram em Ibiraçu na década de 50 para construir o Seminário, hoje Instituto Espírito Santo de Inovação Social (IESIS). Durante o tempo que permaneceram na região, os missionários transferiram a festa, celebrada tradicionalmente no dia 21 de novembro, para o dia 15 de agosto e mudaram também o local passando a realizá-la no Seminário, onde também construíram uma capela para Nossa Senhora da Saúde.

“Quando eles foram embora, por volta de 1997, o povo voltou a realizar a festa no dia 21 de novembro, na igrejinha, no mesmo local onde a devoção havia iniciado. É interessante, pois não adianta mexer com a tradição do povo”, observou Dom Décio.

A devoção vem de longe, foi trazida para a região por imigrantes italianos em meados de 1880. Eles construíram uma capela dedicada à Nossa Senhora da Saúde, e em sinal de devoção, fixaram no interior da capela um quadro de Nossa Senhora. “Foi a primeira igrejinha, possivelmente construída com madeira e estuque, e neste local iniciaram a tradição de rezar o terço, fazer os pedidos e agradecer as graças alcançadas. As pessoas recebiam as graças e voltavam para agradecer e fazer mais pedidos. Em 1928 foi construída no lugar da capela, uma igrejinha de tijolos, que foi restaurada e continua sendo visitada pelos romeiros que vêm ao Santuário”, contou.

A romeira Maria de Fátima Lemos, foi ao Santuário com a Romaria do Apostolado da Oração no dia 15 de dezembro do ano passado, e conversou com a reportagem do Vicariato de Comunicação. Ela disse que conheceu a antiga igrejinha e a visitou muitas vezes quando era criança.

“Morava pertinho e tudo isso aqui era um sítio. Muitas famílias vinham rezar e participar das festas de Nossa Senhora da Saúde. As crianças ganhavam laranjas após as rezas. Foi um período muito bom”, contou. No dia 22 de dezembro, Dom Geraldo Lyrio Rocha, o primeiro bispo da Diocese de Colatina, esteve no Santuário para celebrar os 20 anos do Santuário Nossa Senhora da Saúde. Foi ele que em 1988, como conta Dom Décio, teve “uma inspiração celeste e na missa que presidia teve a intuição de decretar a igrejinha, Santuário Diocesano”.

“Para mim isso foi uma coisa de Deus e de Nossa Senhora, porque não é comum escolher uma igrejinha meio abandonada e decretá-la santuário, mas aconteceu. Depois Dom Geraldo foi transferido para Vitória da Conquista, e quando eu assumi como bispo, consegui que o Papa Bento XVI decretasse Nossa Senhora da Saúde a padroeira da Diocese de Colatina. Aí a coisa se alastrou facilmente. Esse foi um momento muito importante dessa história”, afirmou.

O CAMINHO DA SABEDORIA

O Santuário de Nossa Senhora da Saúde, conta Dom Décio, está inserido na rota do Caminho da Sabedoria, um trajeto de 110 quilômetros, criado em parceria com os monges do Mosteiro Zen no Morro da Vagem. Ao todo, são 23 pontos de referência histórica, 21 capelas e igrejas, além do Santuário e do Mosteiro. O cenário que proporciona uma verdadeira viagem pelo tempo, atravessando fazendas centenárias, matas, cachoeiras, igrejas antigas e estações ferroviárias, tem um trajeto que parte da Igreja Matriz de São Marcos e segue por Pedro Palácios, Pendanga, Piabas, São Pedro, Rio Lampê, Santo Antônio, finalizando no Santuário de Nossa Senhora da Saúde.

O percurso, segundo Dom Décio, é feito em uma semana, em média, e a comunidade já entrou no espírito de acolher e hospedar os peregrinos. O Caminho, além de belo, valoriza a natureza, a espiritualidade e a conscientização ambiental.

Horários de celebrações no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde

  • De segunda à sexta às 7h30
  • Sábado às 18h
  • Domingo às 8h30 e às 18h.

Todo dia 21 de cada mês, dia dedicado à Nossa Senhora da Saúde, celebrações às 7h e às 19 horas; Santo Ofício às 18 horas.

Informações

Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde fica em Ibiraçu (ES) e representa o maior centro de devoção mariana do norte do Espírito Santo. Passam por lá milhares de pessoas em busca de paz e consolo.

Para mais informações acesse www.maedasaude.org.br

Endereço: Rua Paulina Recla Cecatto, 900, Aricanga

CEP: 29.670-000 – Ibiraçu (ES)

Telefones: (27) 3257-1252 / (27) 99947-8507 / (27) 99516-8663 / (27) 99717-5293

É com muito pesar no coração e com a esperança na vida eterna que comunicamos o falecimento da Irmã Valéria Trindade, religiosa do Carmelo

É com muito pesar no coração e com a esperança na vida eterna que comunicamos o falecimento da Irmã Valéria Trindade, religiosa do Carmelo de Nazaré, de Cariacica – ES. 

 

O velório acontecerá das 12h às 14h, na capela do Carmelo, no bairro de Cariacica – ES. Por causa da pandemia da Covid-19, só poderão entrar na capela 20 pessoas de cada vez. 

 

A Arquidiocese de Vitória, reza por toda família da Irmã Valéria Trindade e pelas Irmãs Carmelitas que passam por esse momento de saudade na certeza da vida eterna, que Deus lhes dê força e consolo.