Notícias da Arquidiocese

Neste domingo (03) a Igreja celebra a Epifania do Senhor, palavra que vem de um termo grego que significa manifestação.

Neste domingo (03) a Igreja celebra a Epifania do Senhor, palavra vinda de um termo grego que significa manifestação. É a solenidade da manifestação de Deus para todos os povos e nações em um sentido amplo. Deus escolheu um povo para nascer, para se manifestar e na Epifania ele se revela Pai de todos e para todos, de todos os tempos e de todas as idades.

No mundo a data é celebrada no dia 6 de janeiro, conhecida aqui no Brasil como dia da Folia de Reis, por conta da passagem do evangelho de Mateus. Mas essa data se tornou móvel devido aos muitos feriados no período e ela é transferida sempre para o domingo seguinte ao domingo da Sagrada Família.

Dóris Almeida é membro fundadora da Comunidade Epifania, que existe há 27 anos no território da Arquidiocese de Vitória. Ela explica a importância de celebrar esta festa: “enquanto no Natal a manifestação de Deus acontece para o povo judeu e isso a gente vê na cena da manjedoura, na narração do nascimento de Cristo em que temos os pastores que vão adorar e reverenciar o menino Deus. Já na Epifania nós temos a cena dos magos do oriente que vão adorar o menino e oferecer presentes”.

De acordo com Dóris, a bíblia não diz que eram reis magos e sim os magos do oriente. Porém, eles eram vistos como reis porque eram estudiosos da astronomia, da astrologia, da história, dos povos e como grandes estudiosos eles conheciam a cultura do povo hebreu e sabiam que eles esperavam um salvador. Dessa forma, quando eles viram a luz no céu entenderam como um sinal de que nasceu um menino como fala Isaías em 7, 14: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho e chamará ‘Deus Conosco’.”

“Aqueles que abrem o coração à Deus são iluminados em sua vida, em sua história, na sua cultura e passam a seguir por um outro caminho. Porque quando os magos encontram o menino Jesus e o adoraram eles retornam por um outro caminho, um novo caminho que significa uma nova vida seguindo Jesus Cristo que é o caminho, a verdade e a vida”, afirma Dóris.

Comunidade Epifania

Desde 1993 a comunidade existe na Arquidiocese de Vitória e já atendeu mais de 18 mil famílias. Seu carisma é a encarnação do verbo: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória…” palavra de João 1, 14. Dóris destaca ainda que o carisma é glorificar a Deus na oferta da vida aos pobres e aos pequenos, porque o nascimento de Cristo teve isso. A missão da comunidade é levar a esperança cristã estendendo a mão e o coração aos desprotegidos da sociedade. Trabalham muito com formação, dando retiros e encontros de espiritualidade.

Atualmente possuem 27 membros consagrados e 7 vocacionados internos e externos. São pessoas de todas as idades, casados, celibatários, solteiros e que fazem parte de suas comunidades em paróquias da Arquidiocese. Alguns moram no espaço da comunidade pela dedicação à missão e existem membros que moram em suas casas com suas famílias, mas são ativos pastoralmente.

Ações da comunidade

  • Casa Sagrada Família: atende crianças de 0 a 2 anos em vulnerabilidade social, junto com o Juizado da Infância e Juventude. Hoje 90% das crianças que são cuidadas pelos membros é por conta do uso de drogas pelas mães. Elas ficam abrigadas no local até ser concluído o processo de retorno às famílias ou adoção. Mais de 120 crianças e adolescentes já moraram na comunidade.

  • Programa Viver: atende crianças e adolescentes com Aids e suas famílias. Há mais de 20 anos realizam um trabalho mensal de distribuição de cestas básicas, fralda, leite, além de motivarem para o tratamento da doença. Este trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde e hospitais da Grande Vitória.

  • Laguna Negra: é o barco hospital localizado na Prelazia de Lábrea e o trabalho realizado pela Epifania é de arrecadação de medicamentos e de material humano, com o envio dos profissionais da saúde que vão no barco hospital atender a população ribeirinha. É um trabalho evangelizador, onde muitos profissionais passam por um grande encontro com Cristo durante essa missão. Neste ano as atividades ficaram paralisadas devido à pandemia.

Hoje às 10h30 será celebrada uma missa de renovação das promessas de consagração dos membros na casa da comunidade, em Vila Velha. Padre Hadeleon Santana irá presidir e a transmissão será pelo Instagram e Facebook @comunidadeepifania.

Para mais informações sobre a comunidade basta procurar Eliana Machado no telefone: 99732-1599 ou no e-mail: ‎[email protected]

A Igreja Católica concede indulgência plenária para aqueles que no dia 31 de dezembro rezarem o “TE DEUM” (A vós, ó Deus) e aqueles

A Igreja Católica concede indulgência plenária para aqueles que no dia 31 de dezembro rezarem o “TE DEUM” (A vós, ó Deus) e aqueles que no dia 1 de janeiro rezarem o “VENI CREATOR” (Vem Espírito Criador). Para cada dia pode-se lucrar indulgência plenária para si ou pela alma de algum fiel defunto. A indulgência será parcial ao fiel que recitar os hinos em ação de graças, e será plenária, quando recitado em público no último e no primeiro dia do ano.

Para adquirir a indulgência plenária é necessário:

– Confissão Sacramental (vale para ambos os dias)

– Comunhão Eucarística (deve ser feita para cada dia)

– Oração nas intenções do Sumo Pontífice (deve ser feita para cada dia)

Além disso, rejeitar todo o apego ao pecado, qualquer que seja, mesmo venial.

Se não se cumprirem estas disposições mencionadas, a Indulgência será apenas parcial.

Para o dia 31/12/2020

HINO TE DEUM

A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos.

A vós, Eterno Pai, adora toda a terra.

A vós cantam os anjos, os céus e seus poderes:

Sois Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo!

Proclamam céus e terra a vossa imensa glória.

A vós celebra o coro glorioso dos Apóstolos,

Vos louva dos Profetas a nobre multidão

e o luminoso exército dos vossos santos Mártires.

A vós por toda a terra proclama a Santa Igreja,

ó Pai onipotente, de imensa majestade,

e adora juntamente o vosso Filho único,

Deus vivo e verdadeiro, e ao vosso Santo Espírito.

Ó Cristo, Rei da glória, do Pai eterno Filho,

nascestes duma Virgem, a fim de nos salvar.

Sofrendo vós a morte, da morte triunfastes,

abrindo aos que têm fé dos céus o reino eterno.

Sentastes à direita de Deus, do Pai na glória.

Nós cremos que de novo vireis como juiz.

Portanto, vos pedimos: salvai os vossos servos,

que vós, Senhor, remistes com sangue precioso.

Fazei-nos ser contados, Senhor, vos suplicamos,

em meio a vossos santos na vossa eterna glória.

Salvai o vosso povo. Senhor, abençoai-o.

Regei-nos e guardai-nos até a vida eterna.

Senhor, em cada dia, fiéis, vos bendizemos,

louvamos vosso nome agora e pelos séculos.

Dignai-vos, neste dia, guardar-nos do pecado.

Senhor, tende piedade de nós, que a vós clamamos.

Que desça sobre nós, Senhor, a vossa graça,

porque em vós pusemos a nossa confiança.

Fazei que eu, para sempre, não seja envergonhado:

Em vós, Senhor, confio, sois vós minha esperança!

Para o dia 01/01/2021

VENI CREATOR

Veni Creator Spiritus!   Vem, Espírito Criador!

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai

e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,

a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,

por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,

nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,

se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer

que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!

Há quem acredite que para ter sorte no amor é preciso vestir vermelho na virada do ano, mas para ganhar dinheiro a cor é

Há quem acredite que para ter sorte no amor é preciso vestir vermelho na virada do ano, mas para ganhar dinheiro a cor é o dourado. Tem também aqueles que dizem que comer lentilhas exatamente à meia noite traz sorte para quem consome o prato. E pular as tradicionais sete ondinhas? As roupas brancas? E tantas outras simpatias que são parte da nossa cultura miscigenada? Tudo isso é crendice ou não?

Alessandro Gomes, Mestre e doutorando em Ciências da Religião, explica que “muitas dessas crenças de final de ano estão ligadas à espiritualidades e outras são parte do nosso folclore, mas é preciso ficar atento para que elas não se tornem algo mais importante do que o próprio ser, ou seja, não podem ser mais significativas do que a própria criatura.”

Para Gomes, “algumas crenças surgiram da própria necessidade dos humanos de se adaptarem a certas situações, para buscarem significados para aquilo que ainda não conheciam ou para criar referências que ocupassem um determinado vazio.”

Segundo o Padre Jorge Campos Ramos, que também é Psicólogo, “nós católicos respeitamos essas manifestações das diversas crenças, mas não incentivamos as pessoas a praticarem”, pois, segundo ele o mais importante é a crença em Cristo, “acreditamos num futuro melhor a partir da ação de Deus. Não nos apegamos a essas crendices”, completa.

É importante lembrar que a nossa vida está nas mãos de Deus, “isso é o essencial”, diz o padre. Ele afirma que é necessário seguir o Evangelho, pois lá está a Boa Notícia, ou seja, praticar e fazer a “nossa parte testemunhando a nossa fé para nós mesmos e para os irmãos.” É nessa perspectiva que “nós contemplamos o mistério do Deus que se fez homem, aderindo a Jesus cristo e a encarnação d´Ele, do mistério de Deus que nos envolve. O evangelho nos dá o caminho que devemos seguir, sendo assim não precisamos das crendices, temos algo muito maior que é a Boa Notícia”, afirma Ramos.

Algumas superstições de final de ano:

  • Roupas brancas: para quem quer paz e energias positivas.
  • Pular sete ondinhas: pula-se sete ondas na praia e faz um pedido a cada onda pulada.
  • Lentilhas: dizem trazer sorte no ano que se inicia e não faltar comida.
  • Aves: acredita-se que não é uma boa pedida comer aves, pois elas ciscam para trás e isso traz azar.
Livro de Rogério Guimarães de Almeida Cunha é uma premiação da sua dissertação de mestrado e a analisa a visão do teólogo Jürgen

Acontece hoje (29) o lançamento do livro “A escatologia do amor: a esperança na compreensão trinitária de Deus em Jürgen Moltmann”, de Rogério Guimarães de Almeida Cunha. O evento será virtual, realizado pela plataforma ZOOM, a partir das 18h. A transmissão também será feita pelas redes sociais nos canais do curso de Teologia, da PUC-Rio.  

Padre Rogério que atualmente é professor no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia, formou-se pelos dois cursos no então Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV), anos 1999 a 2005. É Mestre em Teologia Sistemática pela PUC-Rio (2017) e atualmente cursa doutorado sobre o mesmo tema. 

De acordo com ele o livro que será lançado nesta terça-feira é uma premiação da sua dissertação de mestrado e faz parte da série “Teologia PUC-Rio” – em que também serão lançadas outras 4 novas publicações – em comemoração aos 80 anos da instituição e 52 anos de seu Departamento de Teologia. Em sua obra, Rogério faz uma pesquisa sobre o pensamento do teólogo Jürgen Moltmann, 94 anos, que é alemão, protestante da Igreja reformada e um teólogo ecumênico com grande diálogo com a teologia católica. 

“Minha pesquisa trata da compreensão que ele tem de Deus, revelado trinitariamente no evento da cruz de Jesus Cristo, que nós chamamos de mistério pascal. Ali se mostra o rosto de Deus, no sofrimento vivido no interior da Santíssima Trindade. Sofrimento ao modo de Deus, capaz de se solidarizar com o sofrimento humano e que nessa solidariedade divina nos liberta e nos convida a uma nova comunhão com ele”.  

Rogério foi orientado pelo professor Cesar Kuzma, que indicou sua pesquisa para concorrer ao prêmio de melhor dissertação do ano de 2017, que agora segue publicada na Série Teologia, pelas editoras PUC-Rio e Vozes. O objetivo da premiação é publicar os melhores trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Teologia da instituição, de suas duas áreas de concentração: Sistemático-Pastoral e Bíblica. Publicando e disponibilizando a todos, textos de teses e dissertações no formato impresso, apoiando e promovendo ainda mais a qualidade da pesquisa de seus discentes. 

SERVIÇO: 

Dia 29 de dezembro

18 horas

Plataforma ZOOM

https://puc-rio.zoom.us/j/94764464780?pwd=SUtsRFc4Qmtxd08yRldKaXU4QnpGdz09

ID da reunião: 947 6446 4780

Senha de acesso: 179672

TRANSMISSÃO NAS REDES SOCIAIS

Youtube: Teologia a Distância PUC-Rio

Facebook: @TeologiaPucRio

Instagram: @teologia_puc_rio

No dia 25 de dezembro, comemora o nascimento de Jesus Cristo. Para os cristãos, trata-se de uma das principais datas comemorativas, ao lado da

No dia 25 de dezembro, comemora o nascimento de Jesus Cristo. Para os cristãos, trata-se de uma das principais datas comemorativas, ao lado da Páscoa, em que se celebra a ressurreição de Jesus.

Para entendermos a encarnação de Jesus Cristo é preciso voltar ao Jardim do Eden. No princípio Deus fez o homem para viver no paraíso, se permanecesse obediente no paraíso ele manteria a graça e chegaria ao nível da incorrupção. 

O homem perfeito, ao desobedecer, ao comer do fruto proibido (símbolo da desobediência) é expulso do paraíso. Nesse momento inicia-se o motivo da encarnação de Jesus. Se Deus não tivesse vindo em socorro do homem, seria incompatível com sua bondade. Abandonar seus filhos, não é projeto de Deus. 

O que aconteceu com Adão e Eva atingiu a essência. Não bastava apenas pedir perdão, era preciso a reparação porque atingiu a natureza, por isso foi necessário que o Filho de Deus se encarnasse, para salvar a todos. 

Para que a Salvação do Homem acontecesse, Deus preserva uma mulher de todo o pecado, para dela nascer o Filho de Deus. Jesus nasce como qualquer outro ser humano, vive como qualquer outro ser humano, e é obediente até o fim. Ele vence o demônio na natureza humana, sem deixar de ser Divino, para poder pagar a dívida que o homem tinha com o mal. Pela justiça divina Ele vence e salva toda a humanidade. 

Santo Irineu nos apresenta à oposição feita por São Paulo, entre Cristo e Adão: “Cristo é o novo Adão, ou seja, o Primogênito da humanidade fiel, que acolhe, com amor e obediência, os desígnios da redenção, que Deus traçou como alma e meta da história. Por isso, Cristo aniquila a obra de devastação, as horríveis idolatrias, as violências e todo o pecado que o rebelde Adão semeou na história secular da humanidade e no horizonte da criação. Com a sua plena obediência ao Pai, Cristo inaugura a era da pacificação com Deus e entre os homens, reconciliando em si a humanidade dispersa. Ele “recapitula” em si a figura de Adão, que representa toda a humanidade, e o transforma em filho de Deus e o conduz à plena comunhão com o Pai”.

Jesus se encarna no mundo para ser um modelo para a humanidade. O nascimento de Jesus Cristo é muito importante para celebrarmos o Natal, mas isso só acontece porque Jesus ressuscitou, pois se não tivesse ressuscitado vã seria a nossa fé. Por causa da ressurreição de Cristo olhamos para o seu nascimento.

Assista o programa Papo de Padre, com Pe. Anderson Gomes, para entender melhor a encarnação de Jesus Cristo e porque celebramos o Natal.

Morte da mãe de pe. Jairo.

Faleceu na tarde de hoje Maria Neuza de Souza, aos 71 anos, a mãe de pe. Jairo Antonio de Souza, pároco da paróquia Santa Mãe de Deus no Ibes em Vila Velha.

Maria Neuza estava internada há 15 dias no Hospital Dório Silva com complicações várias decorrentes da retirada de um tumor na hipófise.

O corpo será velado a partir da 7h de amanhã, 25 de dezembro e o enterro será às 11h30 no Cemitério Jardim da Paz em Laranjeiras.

A Arquidiocese de Vitória, reza pela família de pe. Jairo e acompanha com orações, pedindo a Deus que lhes dê força e consolo.

“Javé está perto dos corações feridos, e salva os que estão desanimados” Sl 33,18

Padre José Paulino é transferido para a paróquia São Pedro para ser Administrador Paroquial

O padre José Paulino Francisco Neto, foi designado por Dom Dario Campos, Arcebispo de Vitória – ES, como Administrador Paroquial da paróquia São Pedro Apóstolo, em Vitória – ES. 

A posse canônica acontecerá no dia 26 de janeiro de 2021, às 19h30. O rito acontecerá durante a Celebração Eucarística, que será presidida pelo Vigário Geral, Pe. Jorge Campos. A participação dos fiéis será restrita por conta da pandemia da Covid-19. A posse do Pe. José Paulino será transmitida pelas redes sociais da paróquia.

Padre José Paulino é incardinado na Diocese de Araçuaí – MG. Está na Arquidiocese com a finalidade de fazer uma pesquisa de tese doutoral e colaborar nos diversos serviços Pastorais locais. Estava trabalhando na paróquia Sagrada Família em Jardim Camburi desde Setembro 2020, e recebe com o coração aberto essa nova missão. 

“Recebi com alegria e disponibilidade essa missão que Deus me confia por meio da querida Igreja (Dom Dario). Cônscio da responsabilidade, imploro a assistência do Espírito Santo para que a Comunhão Trinitária seja o fundamento da comunhão Eclesial naquela Bonita Comunidade com a qual viverei meus compromissos batismais e sacerdotais. Espero servi-la com respeito, amor e diálogo, pois estou convicto de que foi o Amor de Cristo que nos uniu”, comenta Pe. José Paulino.

Missa e confraternização de Natal 2020.

As atividades pastorais e administrativas na Arquidiocese de Vitória tiveram uma pausa hoje para celebrar com o arcebispo, dom Dario Campos, a solenidade do Natal do Senhor. Dom Dario presidiu à Eucaristia na qual concelebraram pe. Ivo Amorim, vigário geral e pe. Renato Criste, coordenador de pastoral. Estavam presentes e participaram cerca de 30 funcionários dos Dept. de Contabilidade, Pessoal, Pastoral, Tribunal Eclesiástico, Administrativo, Serviços Gerais, Chancelaria, Centro de Documentação e Assessoria de Imprensa. A celebração aconteceu ao ar livre nos arcos da Cúria e respeitando a distância social obrigatória. Nos anos anteriores este momento acontecia num espaço fora da Cúria e durava o dia todo, mas este ano foi restrito à missa e um pequeno lanche, sempre mantendo as distâncias necessárias para os cuidados de uns com os outros.

Na missa o Arcebispo agradeceu a participação de todos no atendimento às necessidades pastorais e a presença de cada um para que a Cúria realize sua missão. Lembrou que a celebração do Natal nos faz perceber a opção de Deus pelos mais pobres e marginalizados e o quanto devemos ficar atentos a eles que hoje estão perto de nós. Acentuou a importância de agradecermos a presença de Deus em nosso meio e a necessidade de nos esforçarmos para seguir o caminho do seguimento de Jesus, valorizando as coisas boas que acontecem e evitando perder tempo com coisas que não valem a pena. Pe. Ivo também reforçou a importância dos funcionários mesmo daqueles que tiveram que ficar afastados e pe. Renato comparou o trabalho dos funcionários à engrenagem de uma máquina que permite os encaminhamentos das decisões pastorais porque o trabalho do funcionário é evangelizador por fazer parte da missão da Igreja que é por natureza evangelizadora.

Os votos de Feliz Natal foi estendido aos familiares de cada um.

As atividades na Cúria reabrem entre 28 e 30 de dezembro e a partir de 4 de janeiro.