Notícias da Arquidiocese

Comunicado sobre o estado de saúde do Padre Kleber Santos Júnior

Prezados Padres, Diáconos, Religiosos, Religiosas e fiéis leigos e leigas,

Saudação em Cristo Jesus! 

Paz e Bem.

Comunicamos a todos vocês que o Padre Kleber Santos Junior, Vigário da Paróquia São Francisco de Assis, Itapoã – Vila Velha continua internado no Hospital Meridional Praia da Costa em Vila Velha e que o seu estado de saúde se agravou tendo que ser entubado no último domingo (24), em decorrência da covid-19.

Pedimos-lhes que intensifiquem as orações na intenção desse nosso irmão no ministério e no batismo para que ele tenha o pleno restabelecimento da saúde, com a graça de Deus.

Deus abençoe a cada um de nós!

Dom Dario Campos, ofm

Arcebispo Metropolitano de Vitória

Na Solenidade da Conversão de São Paulo Apóstolo, a Igreja no mundo recorda o dia em que – o então chamado Saulo, seu nome

Na festa da sua conversão, nesta segunda-feira, 25 de janeiro, um projeto conjunto entre o Departamento de Arqueologia Sacra da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI) e uma artista espanhola revela a reconstrução do rosto de São Paulo. A aparência do Apóstolo “está em perfeita harmonia com a única descrição disponível”, encontrada nos Atos de Paulo e Tecla, e segundo o ícone mais antigo encontrado em junho de 2009 nas catacumbas de Santa Tecla, em Roma. “A pesquisa e os recursos da técnica podem ajudar a proporcionar uma imagem aproximada daquele homem de rosto muito marcante, olhar incisivo e presença envolvente”, comentou o cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo.

O 25 de janeiro é de aniversário da cidade de São Paulo e de também de festa para o Estado e arquidiocese que festejam o seu padroeiro. Na Solenidade da Conversão de São Paulo Apóstolo, a Igreja no mundo recorda o dia em que – o então chamado Saulo, seu nome original – alcançou a conversão, a caminho de Damasco: Jesus o transformou de perseguidor dos cristãos ao maior Apóstolo do seu Evangelho. Segundo o cardeal Odilo Pedro Scherer, “São Paulo é muito inspirador para a nossa Igreja, pelo seu imenso amor a Cristo e ao Evangelho, seu ardor missionário e sua capacidade de perseverar na missão, apesar de tantos contratempos e sofrimentos”.

O ícone mais antigo de São Paulo

Nascido na cidade de Tarso, na Cilícia, atual Turquia, Saulo aparentava ser um jovem baixo e magro, com feições morenas e de olhos escuros. Com a conversão, viajou o mundo, evangelizando e sendo perseguido, tanto que foi martirizado em Roma. As relíquias se encontram na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Já o ícone mais antigo do apóstolo foi encontrado há pouco mais de 10 anos também na capital italiana, como explica o especialista em relíquias da Arquidiocese de São Paulo, Fábio Tucci Farah, que também é um dos fundadores do Departamento de Arqueologia Sacra da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI): 

“Em junho de 2009, o L’Osservatore Romano divulgou uma descoberta extraordinária nas catacumbas de Santa Tecla: o ícone mais antigo de São Paulo, datado entre o final do século quarto e início do quinto. Abaixo de uma espessa camada removida por laser, especialistas da Pontifícia Academia Romana de Arqueologia descobriram o afresco de um homem calvo de rosto magro e comprido, barba escura, nariz avantajado. Embora São Paulo possua uma vasta – e variada – iconografia, o ícone descoberto nas catacumbas de Santa Tecla está em perfeita harmonia com a única descrição disponível de sua aparência, encontrada nos Atos de Paulo e Tecla, um texto apócrifo que remonta, possivelmente, ao século segundo. Nele, São Paulo aparece como um homem de pequena estatura, com as sobrancelhas unidas, careca, de pernas arqueadas, olhos encovados e um grande nariz aquilino.”

E foi justamente com essas características e com o afresco encontrado nas catacumbas que Farah e a artista espanhola, Gyrleine Costa, recriaram o rosto de São Paulo. O projeto segue as linhas de trabalho já desenvolvidas para representar o retrato artístico de Santa Joana d’Arc e a reconstrução facial artística de São Tiago Zebedeu, um dos apóstolos mais próximos de Jesus e testemunha de Sua Transfiguração. O especialista brasileiro, então, dá detalhes da nova criação:

“Para esse trabalho, também levamos em consideração algumas características étnico-raciais, o modo de vida de São Paulo e, claro, a personalidade que salta de suas inúmeras epístolas. Não queríamos simplesmente apresentar o retrato de um fariseu de Tarso, que percorreu milhares de quilômetros como missionário, no século I. Nosso objetivo era apresentar um homem com semblante de anjo que falasse às pessoas do século XXI. Um missionário que, passados quase dois milênios, ainda encanta a plateia.”

Projeto em parceria com o Museu de Arte Sacra de SP

Segundo o arcebispo de São Paulo, “conhecer melhor a sua figura humana é um desejo natural, embora ele tenha vivido em tempos ainda desprovidos dos recursos fotográficos, hoje tão comuns e acessíveis a todos em nossos dias. No entanto, a pesquisa e os recursos da técnica podem ajudar a proporcionar uma imagem aproximada daquele homem de rosto muito marcante, olhar incisivo e presença envolvente”.

O especialista em relíquias revela, assim, em primeira mão, que a reconstrução facial de São Paulo faz parte de um projeto que está sendo desenvolvido em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo chamado “A Verdadeira Face dos Apóstolos de Cristo”. Oportunamente, o trabalho vai ganhar uma exposição para apresentar a reconstrução artística do rosto de todos os apóstolos. 

FONTE: Andressa Collet – Vatican News

Um momento de profunda oração, escuta profética, partilha dos projetos e serviços em andamento e, claro, formação geral e específica para todos os membros

Com o tema “Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força e sereis minhas testemunhas” (At 1, 8), aconteceu o Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios (ENF) que é o maior evento de formação da Renovação Carismática Católica do Brasil. Um momento de profunda oração, escuta profética, partilha dos projetos e serviços em andamento e, claro, formação geral e específica para todos os membros do nosso Movimento.

O evento foi realizado de 21 a 24 de janeiro de forma online, por conta da Pandemia do novo Coronavírus.  Realizar um evento de grande porte pela primeira vez na forma remota foi para os organizadores um modo de encurtar as distâncias e uma providência para que todos os membros da RCC pudessem participar da formação e espiritualidade do encontro. O ENF nesse formato se tornou acessível para todos.

Iniciou com a missa na quinta- feira (21) presidida pelo Pe. Antônio José, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e diretor Espiritual do Conselho Nacional da RCC Brasil. Em plena festividade do padroeiro da cidade o padre ressaltou na homilia, que “a vida dos justos está nas mãos de Deus, ainda que as suas mãos estejam amarradas e as mãos de Deus estão livres. Tudo o que vivemos faz parte do propósito do coração do Pai. Deus tem o controle de todas as coisas”.

Para Suely Batista da Silva, coordenadora da RCC de Vitória – ES, o encontro foi surpreendente, pois achou que não conseguiria participar nesse novo formato.

“Quando fiz minha inscrição, imaginei que talvez teria dificuldade principalmente de concentração, mas me surpreendi com essa nova forma de se fazer um retiro. Aprendi muito, consegui rezar e mergulhar em toda mística do encontro”, comentou Suely.

Encorajar as lideranças em seguir a missão em meio a pandemia, foi a principal abordagem. 21 workshops foram preparados para incentivar a perseverança em levar o amor de Cristo para as nações.

Padre Ricardo Passamani, é o novo assessor eclesiástico. Ele é médico, foi ordenado em julho do ano passado e atualmente está como Administrador Paroquial

A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Vitória tem um novo Assessor Eclesiástico: Padre Ricardo Passamani, que é médico, foi ordenado em julho do ano passado e atualmente está como Administrador Paroquial na paróquia Santo André, em André Carloni. Ele assume no lugar do padre Vandaike Costa Araújo que esteve na função de 2015 a 2020. 

Padre Kelder Brandão, Vigário para Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese, explica que a Pastoral da Saúde é um braço dentro deste Vicariato. Além disso, ele destaca que o padre é um assessor e faz parte de uma coordenação colegiada. Sua missão dentro da estrutura é agir em questões específicas como visitar os enfermos e dar a unção, por exemplo.

“Segundo os regimentos da Pastoral da Saúde e de acordo com a prática da Arquidiocese de Vitória ela possui uma coordenação colegiada com membros de cada Área Pastoral e padre Ricardo estará junto com os membros nessa assessoria metodológica e espiritual”, detalha.

O novo assessor eclesiástico conta que já acreditava que um dia poderia ser convidado para esta missão justamente pelo fato de ser médico, mas ele não sabia quando aconteceria e se aconteceria de fato: “Quando Dom Dario me chamou e disse que queria que eu assumisse essa função eu fiquei muito feliz, entusiasmado e sou muito agradecido a Deus e ao nosso Arcebispo.

A presença de um sacerdote na vida de um doente e de sua família é fundamental para que se sintam consolados e confortados pela graça de Deus”, ressalta padre Ricardo.

Ao ser perguntado sobre como a sua experiência como médico pode fortalecer seu serviço, padre Ricardo acredita que pode ajudá-lo a ter uma relação mais próxima com os demais profissionais da saúde – mesmo aqueles que pertencem a outras religiões – para que o trabalho da Pastoral da Saúde seja facilitada nos hospitais: “quero aumentar a amizade com os profissionais que estão à frente dos hospitais e claro, junto dos nossos agentes de pastoral, melhorar as medidas de higiene, prevenção de doenças e de educação em saúde que também faz parte dessa missão”.  

Até o fim de 2019 – antes da pandemia de Covid-19 – a Arquidiocese de Vitória tinha a Pastoral da Saúde implantada em 27 paróquias, contando com cerca de 420 agentes nas três dimensões: solidária, comunitária educativa e político-institucional. Um dos projetos de padre Ricardo é fortalecer ainda mais este trabalho:    

“Espero com a graça de Deus que este ano de 2021 seja de muito progresso e esse progresso consista principalmente na entrada de novos membros para a Pastoral da Saúde. Precisamos de mais agentes de pastoral e que mais paróquias tenham este serviço. Espero também ter a oportunidade de conversar com meus irmãos do clero para organizarmos de uma forma melhor a assistência sacramental aos doentes que estão internados, para que todos os fiéis tenham os sacramentos garantidos neste momento tão difícil da vida.”  

Com a chegada da vacina contra o novo coronavírus neste primeiro semestre a expectativa é de muita esperança para que a vida volte aos poucos ao normal e o sacerdote enfatiza o desafio de reanimar os agentes da Pastoral da Saúde para retomar as visitas aos doentes nos lares e nos hospitais. De acordo com a CNBB, a Pastoral da Saúde é toda a ação do povo de Deus comprometido em acolher, promover, cuidar, educar, defender e celebrar a vida humana. E ela acontece em domicílios, hospitais, asilos, creches, escolas, associações de bairro, sindicatos, conselhos de saúde, ou seja, em todo lugar que se importa com a saúde.

Qualquer pessoa que se sentir chamada a levar esperança e conforto aos que sofrem com enfermidades pode participar da Pastoral da Saúde e a orientação é para que se desejar contribuir com esta atividade missionária, procure a secretaria paroquial mais próxima de sua casa ou até mesmo um agente da pastoral para buscar maiores informações. 

Visando orientar sobre o serviço do Vicariato de Comunicação na Arquidiocese de Vitória e sua importância para a evangelização, está sendo organizado um encontro

Visando orientar sobre o serviço do Vicariato de Comunicação na Arquidiocese de Vitória e sua importância para a evangelização, está sendo organizado um encontro para todos os Agentes de Comunicação no próximo dia seis (6) de fevereiro no Auditório do Cecates – Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian. Além dos Agentes da Pascom também são convidados a participar pessoas que atuam em outras pastorais, movimentos e comunidades.

Na motivação para este encontro, Padre Anderson Gomes, Vigário para Comunicação, destaca “Nosso objetivo é que a nossa comunicação se torne cada vez mais forte, que possamos falar para dentro da Igreja e falar para fora. Nós temos uma malha diária a chegar a tantas pessoas, só que às vezes é um pouco complicado pois cada um está no seu canto. E para comunicar precisamos realmente de uma unidade cada vez maior”.

A pedido do arcebispo, Dom Dario Campos foi elaborado um projeto para a criação do Vicariato Episcopal para a Comunicação na Arquidiocese. A proposta do Vicariato para Comunicação visa ser um “órgão” necessário para unificar e direcionar todas as atividades de comunicação na Igreja. “É um momento de socializar as nossas atividades pastorais e paroquiais de comunicação e também integrar ainda mais os nossos agentes na comunicação da Arquidiocese”, afirma padre Anderson Gomes.

O encontro abordará a ação do Vicariato na comunicação interna da Arquidiocese, a criação de Home Page por paróquia dentro do site institucional. Também está sendo pensando a composição de uma equipe de coordenadores da Pascom a nível de Área Pastoral para ajudar no dialogo da comunicação interna entre Vicariato e Paróquias. Haverá um momento de partilha onde coordenadores paroquiais da Pascom poderão apresentar ações de comunicação durante a pandemia e como estão estruturados em suas realidades.

Ainda, devido à pandemia do Covid-19, o encontro terá seu formato hibrido. Os interessados poderão optar em fazer o encontro de forma presencial ou pelas redes sociais da Arquidiocese. Ao fazer sua inscrição ele deverá informar qual das opções. Obs: Os inscritos que fizerem a opção de participar de forma online receberão o link poucos minutos antes do encontro.

Faça sua inscrição (AQUI)

Canal no Youtube: ArquiVitoria

Facebook: ArquidiocesedeVitoria

Serviço

Encontro Arquidiocesano dos Agentes de Comunicação

Local: CECATES – Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian

Av. João Batista Parra nº 525, Praia do Suá – Vitória

Data: 06 de fevereiro de 2021

Horário: 14 horas

Inscrições: No site aves.org.br até o dia 03 de fevereiro (VAGAS LIMITADAS)

Informações: (27) 3025-6292 / (27) 99659-2520 / [email protected]

Localizadas em municípios do interior do Estado a matriz São Sebastião, em Afonso Cláudio, carrega belíssimas pinturas em seu interior e a Igreja Nossa

Na região Serrana do Espírito Santo existem duas paróquias que chamam a atenção dos turistas por sua história e beleza. Localizadas em municípios do interior do Estado a matriz São Sebastião, em Afonso Cláudio, carrega belíssimas pinturas em seu interior e a Igreja Nossa Senhora de Fátima revela os encantos da Pedra Azul em seu altar. Conheça um pouco mais desses dois templos que atraem a curiosidade dos turistas.   

São Sebastião do Alto Guandú

No final de Século XIX o então bispo de Rio de Janeiro, Dom Pedro de Maria de Lacerda, visitou Afonso Cláudio, que naquela época ainda não existia como cidade, e levou consigo uma imagem de São Sebastião. Também naquela ocasião o bispo celebraria os sacramentos e por isso houve a necessidade de se construir uma capela.

Segundo o seminarista César, que faz estágio pastoral na paróquia, depois da primeira capela construída, o templo passou por mais duas ampliações até estar na edificação atual. O idealizador do atual templo, inaugurado em 1949, foi o Monsenhor Paulo de Tarso Rautenstrauch.

A construção é neoclássica e conta com pinturas do espanhol Perez Valdez nas paredes e no teto. Já os vitrais e os sinos foram encomendados de São Paulo. Hoje a paróquia São Sebastião conta com 52 comunidades, algumas delas com mais de uma hora de distância da Matriz, que fica na Praça Aderbal Galvão, próximo à rodoviária, no Centro da Cidade.

Telefone: (27) 3735-1004

E-mail: [email protected]

Endereço: Praça Aderbal Galvão, nº 286, Centro / Afonso Cláudio – ES. CEP: 29.600-000

Horários de missa: Segunda à sexta às 7h15

Sábados às 7h30

Domingos às 8h e 19h30

Paróquia Nossa Senhora De Fátima – Aracê

A Pedra Azul é um dos cartões postais do Espírito Santo e localizada no distrito de Aracê, em Domingos Martins, a Igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima tem uma vista privilegiada do local. Ao fundo do altar está uma grande janela que revela a todos que se encontram dentro do templo as belezas naturais da região. 

Fundada em 30 de julho de 2006, a Paróquia faz parte da área pastoral Serrana e contempla 19 comunidades no entorno do distrito de Aracê. Padre Rohan Walter Menezes, que é seu administrador paroquial, conta que antes de se tornar paróquia a Igreja de Nossa Senhora de Fátima era uma comunidade que pertencia a Santa Isabel, Domingos Martins. Devido a uma necessidade pastoral a paróquia Santa Isabel – que tinha quase 85 comunidades – foi desmembrada. 

O vitral foi feito para que os visitantes possam contemplar a natureza e as maravilhas das criações de Deus. A Igreja matriz é muito procurada pelos apaixonados que desejam sacramentar seu amor. Somente neste ano de 2021, 38 casamentos estão agendados. Muitos casais vêm de outros estados e até mesmo de outros países para se casarem no local e padre Walter acredita que a beleza da Igreja e o vitral chamam muita atenção dos turistas. A época em que recebem mais visitantes é no fim de ano e nos meses de janeiro e fevereiro, em que muitas pessoas estão de férias.

 

Horário de visitação: Segunda a sábado – 07h30 às 11h e 12h30 às 17h. 

Telefone: (27) 3248-1695

E-mail: [email protected]

Site: https://www.paroquianossasradefatima.com.br/

Endereço: Rua Uliana, s/n, distrito de Aracê. Pedra Azul / Domingos Martins – ES

29.278-000

Horário de Missa: Domingo – 1º e 5º do mês às 8h. Nos restantes às 19h.  

Terça-feira às 19h. 

 

A estrada que corta os dois municípios leva a diversos pontos turísticos, entre eles alguns que são roteiros de fé.

Vizinhas e ambas pertencentes à Região Metropolitana da Grande Vitória, Cariacica e Viana tem como principal ligação a BR 262. A estrada que corta os dois municípios leva a diversos pontos turísticos, entre eles alguns que são roteiros de fé. Confira.

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Começando por Viana, destacamos a imponente Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Por estar situada num ponto alto da Sede da Cidade ela pode ser avistada ainda da estrada que leva ao centro administrativo do município. Além das torres irmãs é possível ver as duas imponentes palmeiras imperiais que completam a paisagem na frente da Igreja.

O monumento, construído entre 1815 e 1817 pelos colonos açorianos, tem arquitetura barroca e é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura desde 1983.

 

Uma curiosidade sobre a Igreja é que as torres são diferentes uma da outra, fato que não é comum. Ocorre que um raio atingiu uma delas e causou um incêndio que destruiu parte da edificação. Quando reconstruída, a torre nova não ficou com o mesmo formato da anterior. Conta a história que foi Dom Pedro II que durante uma visita ao local doou recursos para a reforma da parte atingida pelo raio.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição foi trazida de Portugal e chegou à Viana no dia 05 de janeiro de 1846, dia em que foi celebrada uma missa para recepcionar a santa.

Telefone

(27) 3255-1237

E-mail

[email protected]

Endereço

Rua Alvimar Silva nº 76 Centro / Viana – ES – 29.130-172

Igreja de São João Batista

Localizada na Sede da cidade de Cariacica, a Igreja foi construída na praça Marechal Deodoro da Fonseca, bem no centro de um local bucólico e com ares de cidade do interior. Considerada uma importante obra religiosa e cultural, a igreja tornou-se um ponto turístico do local.

Por decreto do Imperador do Brasil, Dom Pedro I, a construção do templo começou em 1839. A ideia central era urbanizar a região, por isso construir uma igreja naquela localidade era estratégico.

A edificação é feita de pedra, óleo de baleia e cal e o altar mor original era todo em madeira, mas ao longo dos anos foi sofrendo modificações até perder a sua originalidade.

A Igreja foi inaugurada em 1851, porém a torre do sino só foi construída em 1948.

Telefone

(27) 3254-1533

E-mail

[email protected]

Endereço

Praça Marechal Deodoro s/nº Cariacica Sede / Cariacica – ES – 29.156-080

Santuário do Bom Pastor

Ao chegar ao centro comercial de Campo Grande, em Cariacica, bem próximo da praça do bairro está o Santuário Bom Pastor, o único da cidade. Construído numa elevação, a torre da igreja pode ser vista de vários bairros.

Uma obra moderna e adaptada aos padrões de construção da atualidade, a então matriz da paróquia do Bom Pastor foi eleva à santuário em 07 de maio de 2017.

O nome do Padroeiro Bom Pastor, foi uma escolha dos próprios moradores, quando as obras da fundação da Igreja Matriz começaram, em 10 de Março de 1964. A primeira missa celebrada no novo templo, aconteceu no dia 12 de setembro de 1965 e foi presidida pelo Pe. José Carlos Barbosa, que concluiu a obra antes de deixar a paróquia, em 1969.

Antes da pandemia as missas chegaram a comportar em torno de 5 mil pessoas.

Telefone

(27) 3343-6588

E-mail

[email protected] [email protected]

Endereço

Rua Dom Luis Scortegagna s/nº Campo Grande / Cariacica – ES – 29.146-400

O movimento do Terço dos Homens na Arquidiocese de Vitória, realizará no próximo sábado a partir das 16h30 pelas redes sociais do Convento da

Por meio da Carta Apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, o papa Francisco faz um convite especial a todos os católicos. A Igreja começa a viver um ano dedicado a São José. Trata-se de um presente especial do Santo Padre e um convite para que conheçamos mais o pai adotivo de Jesus. A iniciativa acontece por ocasião dos 150 anos de declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica. O Ano Josefino começou oficialmente no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, e se concluirá na mesma solenidade, em 2021.

O movimento do Terço dos Homens na Arquidiocese de Vitória, realizará no próximo sábado a partir das 16h30 pelas redes sociais do Convento da Penha mais uma edição da reza do Terço. De acordo com a coordenação, estará presente diversos homens das paróquias da Arquidiocese que possuem São José como padroeiro. O encontro será restrito apenas para os participantes que irão conduzir o terço, nas intenções os fieis estarão rezando pelo fim da pandemia, pelas famílias enlutadas, entre outras intenções.

Como a proclamação deste Ano Santo de São José, pelo Papa Francisco, se deu muito recentemente já estamos desenvolvendo algumas ações como esse primeiro Terço no Convento no sábado. Na semana que vem teremos a nossa primeira reunião da Coordenação Estadual em 2021 e trataremos do assunto”, destacou o coordenador da comunicação do movimento, Glayson Lozzer.

Acompanhe pelas Redes Sociais do Convento da Penha

Canal no youtube (clique aqui)

Facebook (clique aqui)

Durante o Ano de São José, as indulgências plenárias serão concedidas aos fiéis que, além das condições habituais previstas pela Igreja, praticarem cinco atos particulares de piedade ou obras de caridade ligadas ao modelo representado pelo pai de Jesus.

Condições habituais

– Confissão Sacramental

– Comunhão Eucarística

– Oração nas intenções do Santo Padre, o papa

Atos de piedade ou Obras de Caridade

– Abrir-se à vontade de Deus

– Meditar ou participar de um retiro espiritual

– Fazer-se instrumento de justiça e misericórdia do Pai através da realização de obras de misericórdia corporais e espirituais, como José, o “homem justo” (Mt 1, 19).

– Recitar o Santo Terço

– Santificar o próprio trabalho confiando-o à intercessão de São José ou rezar por aqueles que são privados de uma ocupação digna. Rezar pelos que sofrem formas de perseguição através da oração das ladainhas a São José ou outras fórmulas de oração próprias dos ritos das Igrejas Orientais.

São José e os “Josés” dos nossos dias

Conhecer São José no plano salvífico de Deus é imprescindível. Por meio deste ano especial que começa, a Igreja quer chegar ao coração de todos os católicos. Celebrar o Ano de São José é dar atenção especial ao sim do pai adotivo de Jesus, que muitas vezes não é reconhecido, como o sim de Maria. Com o sim de José, o plano salvífico foi levado adiante e a palavra de Deus deixa claro as dificuldades que ele enfrentou ao receber o anúncio de que sua futura esposa estava grávida, embora não tivesse tido contato algum com homem. Essa foi apenas a primeira dificuldade. Mas como homem justo, José aceitou todos os percalços e seguiu adiante, obedecendo a Deus. A propósito, o termo “homem justo”, raríssimo na Bíblia, quer dizer “santo”. Trata-se de um atributo reservado somente a Deus (Ecle 7,20). Isso revela muito sobre a integridade, os valores e a santidade de vida de José, que era fiel à lei, observador dos mandamentos e preceitos da Torah.