Notícias

Presbíteros da Área Pastoral Cariacica/Viana, ponderaram e decidiram, que as Paróquias desta Área Pastoral Cariacica/Viana (orientadas por seus respectivos Párocos/Administradores Paroquiais) retomarão gradualmente a

Presbíteros da Área Pastoral Cariacica/Viana, em reunião realizada na manhã do dia 28 de julho de 2020, com a participação dos Párocos, dos Administradores Paroquiais e dos Vigários Paroquiais, considerando a carta do Arcebispo de Vitória, do 29/06/2020, na qual o Sr. Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Frei Dario Campos, ofm, recomenda a reabertura gradual dos Templos de forma cuidadosa e prudente; O Decreto do Governo do Estado do Espírito Santo que insere a Igreja na Categoria de atividade essencial; e A Lei Municipal nº 6.073, de 07/07/2020 que dispõe sobre a permissão de reabertura e sobre as regras de funcionamento de templos e demais atividades religiosas em tempos de pandemia no Município de Cariacica-ES, ponderaram e decidiram, que as Paróquias desta Área Pastoral Cariacica/Viana (orientadas por seus respectivos Párocos/Administradores Paroquiais) retomarão gradualmente a Celebração da Santa Missa e a Celebração da Palavra de Deus com a presença de fiéis, à partir de agosto/2020. Para tanto, deverão considerar as normas propostas nos Decretos, Leis e Orientações acima citadas, bem como a realidade própria de cada região paroquial.

Leia a carta na íntegra.

Anexos

O mês de julho também é marcado pela celebração dos 50 anos de realização do 1º Encontro de Casais com Cristo

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) comemora os seus 50 anos de atuação no Brasil em 2020. No último domingo foi celebrada uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, marcando o jubileu de ouro do serviço escola criado pelo padre Alfonso Pastore, em abril de 1970.  Este mês é ainda mais especial pois também se comemora a data do primeiro ECC realizado nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Pompeia, São Paulo.

O ECC é um projeto da CNBB e suas ações são regidas por um documento nacional e por manuais de instrução e subsídios. Dessa forma existe uma única forma do Encontro de Casais com Cristo ser realizado em todo país. Os encontros são desenvolvidos em três etapas distintas, indispensáveis e interrelacionadas entre si: a primeira etapa é para despertar o casal para o trabalho em comunidade; a segunda etapa estuda os documentos da Igreja e a terceira etapa é para os casais que já estão engajados em suas paróquias, e reflete mais o lado da ação social.

Aqui no Espírito Santo, foi no mês de abril de 1982 que o próprio padre Alfonso Pastore implantou o Encontro de Casais com Cristo e realizou o primeiro ECC na paróquia São Pedro, na Praia do Suá. O serviço já está em todas as áreas da Arquidiocese e sua divisão acontece a nível setorial já que o número de paróquias é muito grande. A divisão é a seguinte: setor Vila Velha I II e III; Cariacica I, II, III; Serra I, II e III; Vitória I e II; Benevente I e II e Serrana I e II.   

Luciene Rocon Cypriano, (conhecida como Preta) e Valber Luís Cypriano, o Valbinho, são casados há 30 anos e coordenam o ECC na Arquidiocese de Vitória. Segundo ela, o ECC não é um movimento e não é uma pastoral. Ele faz parte da Pastoral Familiar e seu objetivo é evangelizar a família e despertar os casais para serviço nas paróquias. Para ela, hoje existem muitos motivos para se comemorar:

“São muitas famílias evangelizadas! Muitas paróquias hoje sobrevivem por causa do ECC. A gente percebe que, por exemplo, as paróquias mais fortes de trabalho humano são as que tem o ECC mais forte. Pela nossa experiência de Arquidiocese – porque a gente anda toda a Arquidiocese, quando a paróquia não tem um ECC muito forte, quando o padre não apoia muito, ela tem dificuldade de ter mão de obra para os trabalhos pastorais”.  

No setor Vitória-Ilha, Rubens César Baptista de Almeida e Ana Margareth Gonçalves de Almeida, casados há 27 anos, são o casal de ligação setorial. Ele destaca o objetivo do ECC de defender a vida da família e do matrimônio: “O diferencial do ECC é que ele defende a indissolubilidade do matrimônio. Nós temos o sacramento do matrimonio como o nosso maior referencial. A Igreja reconhece um casal em nova união e o ECC preserva a manutenção do casamento. Nós temos o princípio de que o matrimonio é algo divino e é possível continuar casado”, conclui.

Das 90 paróquias da Arquidiocese de Vitória, 75 tem o ECC implantado atualmente. E desde a sua implantação até o final do ano de 2019, 35.468 casais já haviam feito a primeira etapa, 7.531 a segunda etapa e 1.920 a terceira. 

Missas dos neo-sacerdotes concedem indulgência aos fiéos

A possibilidade de receber a indulgência plenária ao participar das primeiras missas dos neo-sacerdotes está acontecendo neste tempo em nossa Arquidiocese desde sábado, 25 de julho, quando foram ordenados seis novos padres. As primeiras missas são um dos momentos de graça de Deus nos quais a indulgência é concedida.

O perdão dos pecados

A Igreja Católica procura em sua missão cumprir o mandato de Jesus: anunciar o Evangelho a todos. Antes de subir para o céu, Jesus apareceu aos discípulos, e disse-lhes: “Recebam o Espírito santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados” (Jo 20,22-23).

O perdão dos pecados concretiza-se no Sacramento da Reconciliação, um dos sete sacramentos da doutrina católica, sempre que o fiel procure um sacerdote para confessar-se. Mas o perdão dos pecados também é oferecido em momentos especiais sob a forma de indulgência.

O que é indulgência?

Padre Hadeleon de Oliveira Santana, pároco em Itacibá, paróquia Virgem Maria e mestrando em Direito Canônico, define e explica o que é indulgência:

“A indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da Igreja que, enquanto dispensadora da Redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos (cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 1471).

Qual é a diferença entre indulgência parcial ou plenária?

A indulgência é parcial ou plenária, conforme liberar parcial ou totalmente a pena devida pelos pecados. Todos os fiéis podem adquirir indulgências para si mesmos ou aplicá-las aos defuntos”.

Explicação:

“quando preciso explicar sobre indulgências eu costumo dizer: quando cometemos um pecado, este causa em nós uma ferida espiritual, e como com toda ferida, precisamos de remédio para curá-la. Assim, recorremos ao Sacramento da Penitencia. Contudo, algumas feridas, mesmo após serem curadas, deixam suas marcas, cicatrizes… Aqui entram as Indulgências, elas diluem essas cicatrizes, ocorre como que, uma “plástica espiritual”, que seria removida de nós apenas no purgatório. Recebendo as Indulgências, já ficamos livres desta cicatriz, assim, quando chegar nossa morte, podemos aplacar nosso tempo de purgatório e mais rápido poderemos estar face a face com Deus. Por isso, se há oportunidades de lucrar as indulgências, não adiemos, pois são remédios para nossa comunhão com Deus”.

Certamente ainda está presente em nossa lembrança que de 2015 a 2016 o Papa Francisco declarou um ano especial de graças e deu-lhe o nome de Ano da Misericórdia. Durante esse ano em todas as dioceses do mundo foi possível estabelecer os templos nos quais os fiéis poderiam receber o perdão dos seus pecados sob a forma de indulgência desde que: estivessem arrependidos de seus pecados – participassem da missa e recebessem a Eucaristia e rezassem nas intenções do Papa.

Em setembro de 2018 também a Igreja Local de Vitória, por ocasião de 60 anos de elevação a Arquidiocese, teve a graça de receber do Papa a autorização para conceder aos fiéis a indulgência que também havia sido concedida durante o encerramento do I Sínodo Arquidiocesano.

Esses momentos podem acontecer tanto na Igreja no Mundo como nas Igrejas Particulares, sempre em ocasiões especiais.

Estamos vivendo novamente essa possibilidade e, talvez muitos fiéis não saibam, mas todos que participam das primeiras missas dos neo-sacerdotes podem receber essa graça desde que cumpram as exigências exigidas.

Quem explica é padre Hadeleon:

“Dentre as ocasiões que temos para lucrar as Indulgências está o momento da Primeira Missa do neo-sacerdote.

Sim, o Manual de Indulgência, é bem claro quando diz: concede-se indulgência plenária ao sacerdote que, em dia marcado, celebra sua primeira missa, diante do povo, e aos fiéis que devotamente a ela assistem. Mas a primeira missa depende da intenção do neo-sacerdote ao celebrá-la. Isto é, nas missas que o neo-sacerdote celebrar considerando-a, por razões pastorais, a primeira para aquele grupo específico, as indulgências podem ser concedidas.  Para isso é preciso a Confissão, Eucaristia e rezar pelo Papa um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória, o que chamamos de estar em estado de graça”.

Conforme as orientações do Papa Francisco para os tempos de pandemia, os fiéis podem obter a indulgência participando das missas transmitidas pelas redes sociais ou outros meios eletrônicos.

Missas presididas pelos neo-sacerdotes nos próximos dias:

Padre Ricardo Passamani:

Itaquari , segunda, 27 de julho às19h30

Novo México terça, 28 de julho às 19h30

Barcelona sexta, 31 de julho às 19h30

Carmelo em Cariacica, sábado, 1 de agosto às 7h Sábado e Convento da Penha às15h

Itacibá, domingo, 2 de agosto às 9h30

Propedêutico, 3 de agosto às 18h30

Bom Jesus, 4 de agosto às19h30

Santo Antônio, 7 de agosto às19h30

Padre Rodrigo Chagas

Padre Zaelton Nascimento

São Pedro, Comunidade Rainha do Mundo, quarta, 29 de julho às19h30

Carmelo de Nazaré, sexta, 31 de julho às 07h

Capela do Carmo, sábado, 1 de agosto às 17h

Santuário Bom Pastor, domingo, 2 de agosto às 9h

São Pedro, Praia do Suá, domingo, 2 de agosto às 19h30

Basílica Santo Antônio, quarta, 12 de agosto às 19h.

A Pastoral da Comunicação é uma pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das relações humanas, da organização solidária

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil nos apresenta que a “Pascom estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Para que a comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa Nova de Jesus Cristo, é necessário que a Pascom ocupe um lugar específico de atuação na vida eclesial, que lhe permita irradiar as ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral. A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão sócio eclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar.” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 244)

As ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois “a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação”. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias. Ela favorece o cultivo do ser humano enquanto pessoa que comunica valores, vivenciados a partir da Palavra de Deus e da Eucaristia, pois o anúncio sempre deve ser acompanhado pelo testemunho: “O que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, e o que nossas mãos apalparam do Verbo da vida (…) vo-lo anunciamos para que estejais em comunhão conosco”. (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 247)

Compreendendo a Pascom em sua abrangência, o Diretório (n. 248) traz algumas características se destacam: 1) colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas; 2) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais; 3) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia; 4) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação; 5) envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja e 6) desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.

Fonte: https://pascombrasil.org.br/pascom/

Os Diáconos foram apresentados, acolhidos, ungidos e abençoados pelo Arcebispo e padres presentes à ordenação.

Teve conselho, teve descontração, teve carinho, teve emoção e choro, teve cotovelada no lugar do abraço, e teve, principalmente alegria, oração e fé na ordenação presbiteral dos neo-sacerdotes Alexandre Ferreira de Souza, Rafael Martins do Nascimento, Ricardo Petroni Smiderle Passamani, Rodrigo Chagas, Tárcio Rosa Siqueira e Zaelton da Costa Nascimento. A ordenação aconteceu na manhã de hoje, 25 de julho de 22 na Catedral de Vitória.

Os Diáconos foram apresentados, acolhidos, ungidos e abençoados pelo Arcebispo e padres presentes à ordenação.

A participação dos fiéis, devido à pandemia do coronavírus, foi acompanhando pelas redes sociais, Rádio América e TVE. Na Catedral a presença dos padres, diáconos, seminaristas e alguns familiares dos novos padres, obedecendo às normas sanitárias de saúde.

O rito de ordenação (conforme descrito abaixo) prevê que o bispo interrogue a quem apresenta os diáconos, sobre a dignidade dos mesmos. Assim fez dom Dario Campos, arcebispo de Vitória quando padre Jorge Campos, reitor do Seminário pediu a ordenação. Mas dom Dario perguntou também aos presentes se desejavam a ordenação. A Catedral encheu-se de aplausos confirmando que a assembleia os achava dignos do ministério. Dom Dario deu então sequência à missa e rito de ordenação. 

Alguns momentos foram bastante emocionantes, entre eles o abraço à família e o momento em que mães desataram a toalha cingida pelo Arcebispo após a unção das mãos. 

Na homilia dom Dario fez algumas recomendações e pediu que sejam verdadeiros seguidores de Jesus, colaboradores do bispo, sintonizados com o Papa e amigos dos padres.  Leia a homilia na íntegra no anexo.

O rito de ordenação é composto de 5 partes:

1. Apresentação dos diáconos e pedido de ordenação. Momento em que o bispo ordenante interroga quem apresenta o candidato sobre a dignidade do mesmo.

2. O diácono é interrogado pelo bispo sobre suas disposições para a missão, sendo a última pergunta sobre a promessa de obediência ao bispo.

3. Prostrado por terra o diácono escuta da assembleia a ladainha a todos os santos. Pedido para que Deus derrame sua graça sobre o ordenando.

4. Imposição das mãos do bispo e dos presbíteros e depois a oração consecratória ou de ordenação: 

Assisti-nos, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, autor da dignidade humana e distribuidor de todas as graças, que dais crescimento e vigor a todas as coisas, e, para formar um povo sacerdotal, estabeleceis, em diversas ordens, os ministros de Jesus Cristo, vosso Filho, pela força do Espírito Santo.

Já no Antigo Testamento, em sinais prefigurativos surgiram vários ofícios por vós instituídos, de modo que, tendo à frente Moisés e Aarão, para guiar e santificar o vosso povo, lhes destes colaboradores de menor ordem e dignidade.

Assim, no deserto, comunicastes a setenta homens prudentes o espírito dado a Moisés que, com o auxílio deles, pode mais facilmente governar o vosso povo.

Do mesmo modo, derramaste copiosamente sobres os filhos de Aarão da plenitude concedida a seu pai, para que o serviço dos sacerdotes segundo a Lei fosse suficiente para os sacrifícios do tabernáculo, que eram sobra dos bons futuros.

Na plenitude dos tempos, Pai santo, enviaste ao mundo o vosso Filho, Jesus, Apóstolo e Pontifíce da nossa fé. Ele, pelo Espírito Santo a vós se oferecei na cruz, como hóstia pura, e fez os seus Apóstolos, santificados na verdade, participantes de sua missão, e lhes destes colaboradores para anunciar e consumar em todo o mundo a obra da salvação.

Concedei também, agora, à nossa fraqueza, este colaborador, de que tanto necessitamos no exercício do sacerdócio apostólico.

Nós vos pedimos, Pai todo-poderoso, constituí este vosso Espírito de santidade, obtenha ele, ó Deus, o segundo grau da Ordem sacerdotal, que de vós procede, e sua vida seja exemplo para todos.

Seja ele cooperador zeloso de nossa Ordem episcopal para que as palavras do Evangelho, caindo nos corações humanos através de sua pregação, possam dar muitos frutos e chegar até os confins da terra, com a graça do Espírito Santo.

Seja ele juntamente conosco fiel dispensador dos vossos mistérios, de modo que o vosso povo renasça pela água da regeneração, ganhe novas forças do vosso altar, os pecadores sejam reconciliados, e os enfermos se reanimem.

Esteja ele sempre unido a nós, Senhor, para implorar a vossa misericórdia em favor do povo a ele confiado e em favor de todo o mundo.

Assim todas as nações, reunidas em Cristo Jesus, se convertam em um só povo, para a consumação do vosso Reino.

Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

5. O neo-sacerdote é revestido com a estola e a casula

6. O bispo unge as mãos do neo-sacerdote com o óleo da crisma e cinge-as com uma toalha. A toalha é desatada pela mãe ou a pessoa a quem o neo-sacerdote quer dar a primeira bênção e esta a guardará até à sua morte, quando a toalha deverá ser colocada no caixão.

Anexos

Para atender aos fiéis, muitas paróquias da Arquidiocese de Vitória criaram canais de digitais, bem como passaram a usar outros meios de comunicação para

Para atender aos fiéis, muitas paróquias da Arquidiocese de Vitória criaram canais de digitais, bem como passaram a usar outros meios de comunicação para transmitirem missas e ajudar o povo a participar do mistério pascal. 

Confira abaixo, endereços virtuais e horários de celebrações em algumas igrejas.

Paróquia Bom Pastor – Praia da Costa/Vila Velha

Sábado às 19h – Facebook, Instagram e YouTube @bompastorpraia

Domingo às 08h – Facebook, Instagram e YouTube @bompastorpraia

e Rede TV canal 18.1

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Cobilândia/Vila Velha

Quinta e sexta às 19h30 – Facebook e YouTube @paroquiadecobilandia

Domingo às 08h e ás 19h30 – Facebook e YouTube @paroquiadecobilandia

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Praia da Costa/Vila Velha

Terça e quinta às 19h30 – Facebook e Instagram @peandersongomes 

Quarta e sexta às 19h30 – Facebook e YouTube @nspsocorro

Sábado às 17h30 – Facebook e YouTube @nspsocorro 

Domingo às 11h – Facebook e YouTube @nspsocorro

Domingo às 19h30 Facebook, integram e YouTube @peandersongomes e @nspsocorro

Paróquia São Francisco de Assis – Itapoã/Vila Velha

Segunda a sábado às 19h30 – Facebook e YouTube @PortadeAssisOficial

Domingo às 08h e às 19h30 – Facebook e YouTube @PortadeAssisOficial

Paróquia Nossa Senhora da Glória – Glória/Vila Velha

Quinta às 19h30 – Instagram @pnsgloriavv e Facebook e YouTube @paroquianossasenhoradagloriavv

Domingo às 19h30 – Instagram @pnsgloriavv e Facebook e YouTube @paroquianossasenhoradagloriavv

Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Itaparica/Vila Velha

Domingo às 8h – YouTube @AnunciandoGuadalupe

Paróquia Santo Antônio de Pádua– Soteco/Vila Velha

Terça e quinta às 19h30 –  YouTube @pegenteboa e Facebook @paroquiasaontoantoniodepaduavv

Domingo às 08h30 – YouTube @pegenteboa e Facebook @paroquiasaontoantoniodepaduavv

Paróquia Nossa Senhora da Vitória (Catedral) – Centro/Vitória

Segunda a sexta às 18h – Rádio América FM e AM

Sábado às 18h – Facebook e YouTube @catedralvix e Rádio América AM e FM

Domingo às 08h – Facebook e YouTube @catedralvix e TVE canal 2.1

Paróquia Santa Teresa de Calcutá – Itararé/Vitória

Domingo às 8h – Facebook @Pcalcuta

Paróquia Santa Luzia – Santa Luzia/Vitória

Domingo às 09h – Instagram @paroquia.santaluzia

Paróquia São Pedro – Vila Rubim/Vitória

Domingo às 09h – Facebook @SaoPedroVRubim e Instragram @SaoPedroVRubim

Paróquia Nossa Senhora das Graças – Jucutuquara/Vitória

Domingo às 09h – Facebook @nsg.paroquiadejucutuquara e Instagram @nsg.paroquiadejucutuquara

Paróquia São José – Maruípe/Vitória

Sexta e sábado ás 18h – Facebook e YouTube @ParóquiaSãoJoséMaruípe

Domingo às 09h – Facebook e YouTube @ParóquiaSãoJoséMaruípe

Paróquia São José – Muquiçaba/Guarapari

Domingo às 08h – Facebook e Instagram @paroquiasaojosedeguarapari

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Centro/Guarapari

Quinta às 18h – Facebook e YouTube @pnscguarapari

Domingo às 09h – Facebook e YouTube @pnscguarapari e TV Guarapari canal 9.1

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Guarapari

Domingo às 8h – Facebook @pnslguarapari

Paróquia São Sebastião – Centro/Afonso Cláudio

Segunda a sexta às 07h20 – Facebook @paroquiasaosebastiaoaltoguandu e Rádio Mais FM

Sábado às 07h30 – Facebook @paroquiasaosebastiaoaltoguandu e Rádio Mais FM

Domingo às 08h – Facebook @paroquiasaosebastiaoaltoguandu e Rádio Mais FM

Paróquia Santa Maria Goretti – Jardim América/Cariacica

Segunda a Sexta às 19h30 – Facebook @santamariagorettiparoquia 

Domingo às 08h – Facebook @santamariagorettiparoquia 

Paróquia Virgem Maria – Itacibá/Cariacica

Quinta às 19h30 – YouTube @pehadeleon

Domingo às 09h30 – YouTube @pehadeleon

Paróquia Nossa Senhora da Penha – Flexal/Cariacica 

Domingo às 9h – YouTube e Facebook @pnspenhaflexal

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Itaquari/Cariacica

Domingo às 08h30 – YouTube @pscjitaquari

Paróquia Santíssima Trindade – Vila Capixaba/Cariacica

Domingo às 07h Facebook e YouTube @ParoquiaSantissimaTrindadeES

Paróquia Bom Pastor – Nova Carapina/Serra 

Sábado às 19h – YouTube @ParóquiaBomPastorSerra

Domingo às 08h – YouTube @ParóquiaBomPastorSerra

Paróquia São Pedro – Jacaraípe/Serra

Domingo às 08h – YouTube e Facebook @paroq.saopedro

Paróquia São José de Anchieta – Anchieta/Serra

Sábado às 19h – Instagram: @psjanchieta e Facebook @psjosedeanchieta

Domingo às 19h30 – Instagram @psjanchieta e Facebook @psjosedeanchieta 

A arquidiocese de Vitória possui uma paróquia dedicada ao Santo. A Paróquia São Tiago Maior, localizada em Setiba, Guarapari.

Hoje a Igreja celebra a memória de São Tiago Maior Apóstolo. Tiago irmão de João, filho de Zebedeu e Salomé, uma das mulheres que serviu ao Senhor com os seus bens. O Apóstolo conhecia Jesus antes mesmo de ser chamado definitivamente para segui-lo e gozou da sua predileção juntamente com Pedro e seu irmão João. Por conta de predileção esteve presente em vários milagres da vida de Jesus inclusive, foi um dos três que o Mestre tomou consigo para que o acompanhasse no Horto das Oliveiras. Tiago e seu irmão João receberam de Jesus o nome de Filhos do Trovão devido ao zelo impetuoso que ambos tinham.

Na arquidiocese de Vitória temos a graça de ter uma paróquia dedicada ao Santo. A Paróquia São Tiago Maior, localizada em Setiba, Guarapari. Foi criada no dia 18 de fevereiro de 2017 numa celebração Eucarística presidida pelo Exmo. Sr. Arcebispo Metropolitano, daquela época dom Luiz Mancilha Vilela.

“A paróquia foi criada com a intenção de intensificar mais a ação pastoral, sobretudo na periferia. É uma paróquia de periferia”, relata o Padre Mukabi Misik Senga Pierre, que é pároco da paróquia São Tiago Maior, em Setiba.

A cada dia a paróquia se organiza para se tornar mais próxima e presente na vida das pessoas. Tem como missão ser presença para os paroquianos, é o que nos diz padre Pierre.

“ Tentamos nos organizar para que possamos estar mais próximos. Precisamos jogar as redes nas águas mais profundas, quer dizer, é periferia, mas é onde, que é mais fundo para gente poder marcar mais presença. E Jesus se faz cada vez mais presente no meio desse povo sofrido. Essa é a missão da nossa Igreja”, relata.

São apenas três anos de fundação e a cada dia se fortalece nas suas pastorais e apostolado.

“A paróquia está se fortalecendo nas suas estruturas pastorais, nas suas organizações, podemos destacar duas espiritualidades que são fortes no contexto dessa paróquia. Nós temos na paróquia a espiritualidade Mariana, essa comunidade sempre teve a devoção a Nossa Senhora de Fátima, onde vivenciamos no mês de outubro e a graça de nos unirmos uma semana em agosto para rezarmos pelas famílias”, relata o Padre Mukabi Misik Senga Pierre.

A festa de São Tiago Maior começou com um tríduo, onde toda a paróquia rezou no primeiro dia por todas as pessoas contaminadas pelo Coronavirus; no segundo dia rezaram pelos profissionais de saúde e no terceiro dia a intenção foi por todas famílias enlutadas. O encerramento da festa será amanhã domingo (26 de julho 2020) na missa das 8 horas.

Para que você possa visitar a paróquia e estiver vindo de Vitória você pode entrar no trevo de Setiba, descendo para o balneário tem uma praça onde fica localizada a Igreja de São Tiago Maior. Pode também seguir pelo Instagram @pstiagomaior

Em meio à pandemia famílias precisam se adaptar para celebrar a data

No dia 26 de julho, a Igreja comemora São Joaquim e Sant’Ana, pais da Virgem Maria e avós de Jesus. Nesta data também é celebrado no Brasil o Dia dos Avós que neste ano vai acontecer de forma diferente: à distância, sem abraço e beijo. Impedidos do contato físico, devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus, há cerca de quatro meses vovós e vovôs se comunicam com os netos somente por telefone, em ligações de voz ou vídeo, e pelas redes sociais.

Este é o caso de Mariquinha da Penha Cesário Oliosa, 82 anos, esposa de Dorvil Oliosa de 86 anos há 65 anos. Eles têm família grande: são 4 filhos, 6 netos e 3 bisnetos. Ela detalha que antes da pandemia sua casa sempre estava cheia, a família se reunia todos os domingos para almoçarem juntos e hoje esses momentos não acontecem mais.

“Aqui em casa é assim tem os vidros com biscoito, tudo em cima da pia, todo mundo chega e pega café. Eu sou acostumada assim e agora os netos chegam na porta e vão embora e não é fácil não. É muito desanimador. Mas precisamos fazer isso para ver se a gente consegue diminuir essa pandemia”, desabafa.  

Atualmente, quando deseja ver os netos e bisnetos, eles ficam na rua e Mariquinha e Dorvil ficam da janela. Ela sente saudade de pegá-los no colo e abraçá-los. Em relação ao Dia dos Avós, Mariquinha lembra que no Santuário Bom Pastor, em Campo Grande, todos os anos eles se reúnem para uma festa no dia 26 de julho e o padre dá uma benção especial aos vovôs. Ela sentirá falta do momento neste ano.

Carleandra Romano é neta de Mariquinha e Dorvil. Ela conta que tem se comunicado com os avós por ligação de vídeo e que a cada dia eles tem ficado mais habilidosos com as novas tecnologias. Ela destaca o quanto essas ações de distanciamento social são essenciais, mesmo quando a saudade aperta.

“Se distanciar de quem a gente ama nunca é fácil e realmente é uma prova de amor. É algo muito importante, que a gente está levando muito sério, porque sabe que é para protegê-los, é para a saúde deles por serem do grupo de risco e a nossa também. Então é um ato de amor, um cuidado ainda maior que a gente está tendo com eles”.

A publicitária adianta que quando a pandemia passar, o reencontro será muito emocionante, com festa e muita alegria de ter os avós perto e estar tudo bem. O Dia dos Avós também será comemorado. Sem abraço e um pouco incompleto, mas não com menos carinho. Eles farão uma conversa por vídeo, para também cantar parabéns para seu irmão Eduardo que completa 21 anos no mesmo dia.