Notícias da Arquidiocese

Alteração do rito de imposição das cinzas na quarta feira de cinzas 2021.

O Tempo Litúrgico da Quaresma, que se inicia em 17 de fevereiro neste ano de 2021, é marcado para os católicos pelo rito e tradição da Celebração de Imposição das Cinzas.

 

Devido à pandemia que nos obriga a distanciamento social entre outros cuidados como higiene das mãos e uso de máscara, o Vaticano (Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos), divulgou alterações para o rito da imposição das cinzas. A CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reforçou em nota no site da Instituição, que os sacerdotes sigam as recomendações, pois “A situação de saúde causada pela crise pandêmica do coronavírus continua exigindo uma série de atenções que também se refletem em âmbito litúrgico”.

 

Veja como será o rito de imposição das cinzas neste ano de 2021:

 

1. “Após abençoar as cinzas, em silêncio, e aspergi-las com água benta, o sacerdote se dirige aos presentes, recitando uma única vez a fórmula do Missal Romano: “Arrependei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembrai-vos de que sou pó, e para vos espanar deve voltar”.

 

2. Em seguida, em silêncio, limpará as mãos, colocará uma máscara no rosto, protegendo seu nariz e boca, e distribuirá as cinzas aos que forem até ele ou, se for o caso, irá até os fiéis, que permanecerão em seus lugares. Por fim, pegará as cinzas e as deixará cair na cabeça de cada um dos fiéis sem dizer absolutamente nada”.

 

Confira as orientações no site do Vaticano

Os diáconos transitórios da Arquidiocese de Vitória embarcaram na manhã de hoje (02), para a missão na Diocese da Santíssima Conceição do Araguaia, no

Os diáconos transitórios ( na ordem da foto: Vitor Noronha; Ruan Coutinho; Alessandro Rebonato e Daniel Calil) da Arquidiocese de Vitória embarcaram na manhã de hoje (02), para a missão na Diocese da Santíssima Conceição do Araguaia, no Estado do Pará.  A expectativa é que eles fiquem por lá em período que pode variar entre 4 e 6 meses. O arcebispo destacou que os diáconos ajudarão o clero e o povo de lá por cerca de cinco meses. Dom Dario explica que a Amazônia precisa da ajuda de missionários e que o “enriquecimento é muito grande, não só para os diáconos, mas para a nossa Igreja da arquidiocese, como também para a Igreja de lá, no fim todos nós saímos ganhando”. A Arquidiocese de Vitória, além da diocese irmã de Lábrea, está ajudando em Conceição do Araguaia e São Gabriel da Cachoeira.

Em missão para a Igreja irmã, nestes dias de intenso serviço missionário, uma experiência semelhante a de Jesus e seus discípulos. Indo ao encontro das pessoas nas famílias, locais de trabalho, nas comunidades, hospitais, presídios, praças e ruas. Chamados e enviados em missão, a fé e a confiança em Jesus Cristo e na sua Palavra, a alegria de partilhar da sua missão evangelizadora, está estampada no rosto de cada um dos diáconos.

A Diocese de Conceição do Araguaia, está localizada no Sul do estado do Pará e tem atualmente dez paróquias. No ano de 1911 – período da borracha, dos garimpos e das madeireiras no Brasil – foi criada como prelazia de Conceição, se tornando uma Diocese em 1979, pelo então Papa João Paulo II. Segundo dados do Censo de 2010 do IBGE a região é extensa territorialmente com cerca de 52.465 KM e 333.760 habitantes.

Dentro deste contexto de uma Igreja em saída e missionária, o padre João Marcelo dos Santos, que atualmente está como pároco na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Meaípe, Guarapari foi transferido para a Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, no Pará.

“A missão é o máximo desafio da Igreja, é a primeira de todas as causas, é o paradigma para toda a vida da Igreja. Missão é evangelizar a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnância, sem medo.” – Papa Francisco

Leia mais:

Futuros diáconos transitórios vão para missão no Pará

Padres capixabas em missão no Amazonas e Pará

Padre João Marcelo é enviado para missão no Pará

A Arquidiocese de de Vitória celebrará neste domingo, 07 de fevereiro, a abertura do Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco por ocasião

A Arquidiocese de de Vitória celebrará neste domingo, 07 de fevereiro, a abertura do Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco por ocasião dos 150 anos da declaração deste santo como padroeiro da Igreja Católica. A abertura oficial será presidida pelo arcebispo Dom Dario Campos, ofm em uma Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana de Vitória às 8 horas, transmitida pelas redes sociais da Catedral e também pela TVE Canal 02.

O Ano de São José foi convocado pelo Santo Padre por meio da publicação da Carta Apostólica Patris Corde em 8 de dezembro de 2020 e seguirá até 8 de dezembro de 2021. Todos os dias, o Papa Francisco reza uma oração ao Esposo de Maria “tirada dum livro francês de devoções, do século XIX, da Congregação das Religiosas de Jesus e Maria”. Trata-se de uma oração que “expressa devoção e confiança” a São José: “Que não se diga que eu Vos invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder”.

Para o Pároco e Cura da Catedral, padre Renato Criste, este Ano de São José “é um verdadeiro presente, é o tempo da graça do Senhor para as nossas comunidades. Nos fez compreender a importância das pessoas comuns, aquelas que, distantes dos holofotes, exercitam todos os dias paciência e infundem esperança, semeando corresponsabilidade. Justamente como São José, “o homem que passa desapercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida”.

Devido à pandemia de coronavírus, a Missa de abertura do Ano de São José na Catedral Metropolitana de Vitória cumprirá as determinações das autoridades de saúde, com número reduzido de participantes, e será transmitida ao vivo pelo Facebook e Canal do Youtube.

Missa de Votiva Abertura do Ano de São José

Data: 07 de fevereiro de 2021

Local: Catedral Metropolitana de Vitória

Horário: 8 horas

Participação pelas redes sociais da Catedral e TVE Canal 02

De acordo com o decreto da Penitenciária Apostólica, existem 15 formas de receber uma indulgência no Ano de São José:

1) Participar de um retiro espiritual de pelo menos um dia que inclua uma meditação sobre São José.

2) Pedir em oração a intercessão de São José para que os desempregados possam encontrar um emprego digno.

3) Rezar as Ladainhas de São José a favor dos cristãos perseguidos. Os católicos bizantinos têm a opção de rezar um Akathistos para São José.

4) Confiar o trabalho e as atividades diárias à proteção de São José Operário.

5) Seguir o exemplo de São José e realizar uma obra de misericórdia corporal, como alimentar os famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, hospedar o peregrino, visitar os presos e os enfermos e enterrar os mortos.

6) Realizar uma das obras espirituais de misericórdia, como confortar os tristes, dar bons conselhos a quem precisa, ensinar a quem não sabe, corrigir quem se engana, sofrer pacientemente os defeitos dos outros, perdoar quem nos ofende e rezar pelos vivos e pelos mortos.

7) Rezar o Terço com a sua família para que “todas as famílias cristãs se sintam encorajadas a recriar a mesma atmosfera de comunhão íntima, de amor e oração que se vivia na Sagrada Família”.

8) Os casais de namorados também podem receber uma indulgência rezando o Terço juntos.

9) Meditar por pelo menos 30 minutos a Oração do Pai-Nosso, porque São José “nos convida a redescobrir nossa relação filial com o Pai, a renovar a fidelidade à oração, a ouvir e corresponder com profundo discernimento à vontade de Deus”.

10) Fazer uma oração aprovada a São José no Domingo de São José, que é o domingo depois do Natal na tradição católica bizantina.

11) Celebrar a festa de São José em 19 de março, realizando um ato de piedade em honra a São José.

12) Fazer uma oração aprovada a São José no dia 19 de qualquer mês.

13) Honrar São José realizando um ato de piedade ou fazendo uma oração aprovada em qualquer quarta-feira, dia tradicionalmente dedicado a São José.

14) Rezar a São José na Festa da Sagrada Família celebrada em 27 de dezembro.

15) Celebrar a Festa de São José Operário no dia 1º de maio, realizando um ato de piedade ou oferecendo sua oração.

Enfim, as indicações e os textos entre aspas são da Carta do Papa Francisco e do Decreto da Penitenciaria Apostólica sobre o Ano de São José. A Carta Apostólica na íntegra está disponível em língua portuguesa no site da Santa Sé. “Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e um guia nos momentos de dificuldade”. Valei-nos São José!

Esta Oração encontra-se no final da Carta do Papa Francisco sobre o Ano de São José:

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós

e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça,

misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal.

Amém.

A falta de segurança na Grande Vitória mostrou mais uma vez uma das faces mais perigosas presentes na região das comunidade e paróquias da

A falta de segurança na Grande Vitória mostrou mais uma vez uma das faces mais perigosas presentes na região das comunidade e paróquias da Arquidiocese de Vitória. Mesmo quem não vivencia uma situação de violência, mas acuado em casa se percebe ameaçado, podendo ser afetado por essa situação.

Neste último domingo (31) a paróquia São José, em Maruípe foi alvo da violência, após uma queima de foguetes na região uma bala perdida atingiu o teto de zinco que perfurou o gesso da Igreja São José – Matriz caindo aos pés do pároco, padre Robinson de Castro Cunha, que a recolheu e entregou ao coordenador da comunidade.

Em nota, a paróquia informa que foi realizado um Boletim de Ocorrência para averiguação da situação.

Nota da Paróquia São José – Maruípe

Arquidiocese de Vitória seguirá a mesma orientação mantendo a “bênção da garganta” mas respeitando nos protocolos sanitários.

O mês de janeiro chegou ao fim e começando o mês de fevereiro – que tem a celebração da Memória Litúrgica de São Brás na próxima quarta-feira (03) – a Arquidiocese de Vitória informa que vai seguir as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre a benção da saúde em memória do santo que é invocado contra os males da garganta.

Tradicionalmente acontece a bênção das velas que tocam os pescoços dos fiéis, mas por conta dos cuidados sanitários em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o gesto ocorrerá de forma diferente neste ano. As orientações são inspiradas na Nota da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, de 12 de janeiro de 2021, a respeito da Quarta-feira de Cinzas.

A “bênção da garganta”, como é conhecida, deverá ser mantida, mas sob certos cuidados, destaca a Comissão para a Liturgia da CNBB. No documento, há as orientações de cuidados sanitários e o texto da oração de Bênção das Velas. Assim, a “bênção da garganta” será realizada da seguinte forma, sem tocar o pescoço das pessoas com a vela:

  • Terminada a homilia, procede-se à Bênção de duas grandes Velas, unidas por uma fita vermelha. Após a oração de Bênção (conforme texto disponível no documento abaixo) e de aspergir as velas sem nada dizer, quem preside, convida as pessoas a se ajoelharem (respeitando aquelas que não puderem realizar esse gesto).
  • Pode-se cantar o refrão: Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente.
  • Em seguida, quem preside ergue as velas em forma de cruz (ou cruzadas), unidas por uma fita vermelha, em direção à Assembleia, e diz uma única vez a oração: “Pela intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, Deus vos livre dos males da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. E a Assembleia responde: “Amém.”
  • Este ano, portanto, não será realizado o gesto de tocar o pescoço das pessoas com as velas para a bênção.

O documento com orientações é assinado pelo bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, dom Edmar Peron. Confira abaixo:

FONTE: CNBB

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil nos apresenta que a “Pascom estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas

A Igreja tem incentivado o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo pelos meios e processos que a comunicação proporciona. Aprovado em março de 2014, o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99 da CNBB) define a Pastoral da Comunicação (Pascom) como eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Em sua missão, deve irradiar ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral, as quais ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora eclesial.

É fundamental que a Pastoral da Comunicação – Pascom possa, de fato, apropriar-se de forma técnica e eficiente desses meios, desde a mais simples veiculação em murais das igrejas até a organização de sites, blogs e o uso das diferentes redes sociais digitais. Com tais atribuições, a evangelização alcança públicos de todos os perfis, de forma rápida e eficaz.

O arcebispo emérito de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, afirma no item 16 das “Diretrizes e Orientações para a Comunicação Social” em nossa arquidiocese que “o nosso compromisso é com a verdade, veiculando versões sobre fatos devidamente apurados, e buscando ouvir todas as partes envolvidas na notícia, publicando as matérias com responsabilidade e zelo com a honra e a dignidade das pessoas”. As ações de comunicação social serão direcionadas para aproveitar as situações concretas de bem existentes na sociedade e a valorização dos comportamentos que favorecem a vida e evidenciando o valor da vida como bem supremo.

A missão de comunicar em nossa arquidiocese não é de hoje. Em cada período, um jeito de fazer, de acordo com o tempo e com as demandas do momento histórico e com as tecnologias disponíveis. Mas há algo que não se perdeu e, muito pelo contrário, tem-se dado cada vez mais ênfase no universo da Igreja: a percepção da importância dos meios de comunicação como instrumentos indispensáveis para a missão de anunciar o Evangelho.

É fundamental que o agente comunicador mantenha uma estreita relação de proximidade com as demais pastorais, movimentos e comunidades. Além de colaborar para que a capacitação, na área da comunicação, aconteça é delas que vem a matéria-prima para a nossa atividade de comunicação: o que desenvolvem se transformam em conteúdo informativo para nossas publicações, postagens e até mesmo pautas para os demais veículos.

A Pascom é uma pastoral que está a serviço das demais pastorais. Por si só, não faz sentido sua existência. Sua ação é determinada a partir das demandas das demais pastorais. O que se faz na Igreja precisa ser dito e o agente de comunicação é o “meio”. Deve ser como “radar”, atento ao que acontece.

O que é a Pascom?

Coordenação Nacional da Pascom

Comissão Episcopal da Comunicação

Encontro para Agentes da Comunicação (Faça sua inscrição AQUI)

Local: CECATES – Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian

Av. João Batista Parra nº 525, Praia do Suá – Vitória

Data: 06 de fevereiro de 2021

Horário: 14 horas

Inscrições: até o dia 03 de fevereiro (VAGAS LIMITADAS) (link da inscrição)

Informações: (27) 3025-6292 / (27) 99659-2520 / [email protected]

Guarapari recebe imagem de Nossa Senhora da Penha e reza pelo fim da pandemia. A acolhida da imagem de Nossa Senhora da Penha acontece

Com alegria que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Guarapari recebe a imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha na cidade de Guarapari. A imagem peregrina sairá especialmente do Convento da Penha em Vila Velha, para que se possa demonstrar a fé, gratidão e o clamor por dias melhores diante da pandemia da Covid-19.

 

O evento Sol de Maria acontece a partir dessa sexta-feira (29) e vai até o próximo dia 31 de janeiro com celebração da Santa Missa, carreata pelas ruas do centro da cidade, atendimento de confissões, oração do Terço da Misericórdia e Ofício de Nossa Senhora.

 

“Vamos aproveitar a vinda da imagem de Nossa Senhora da Penha, para demonstrar a nossa fé, pedir a Nossa Senhora que essa vacina possa atender as expectativas e esse vírus possa ir embora o mais rápido possível”, disse o Padre Diego Carvalho, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. 

Ele ainda destacou que por conta da pandemia, houve mudanças na organização, ” Com a pandemia precisamos levar o evento para a Matriz do Centro, com isso pensamos numa programação onde as pessoas possam passar na Igreja, obedecendo todas as orientações dos órgãos de saúde, e rezar diante da Imagem de Nossa Senhora da Penha, assim como participar da programação da Visita da Imagem”, destacou.

 

Confira a programação e participe dentro do possível. Não se esqueça de usar máscara. Se for do grupo de risco, fique em casa.

 

Confira a agenda:

Dia 29 de Janeiro (sexta-feira)

17:30 – Chegada da Imagem de Nossa Senhora da Penha – Pátio da Igreja Matriz do Centro.

17:45 – A Imagem de Nossa Senhora da Penha percorrerá as principais Ruas do Centro de Guarapari.

19:00 – Santa Missa na Matriz do Centro.

 

Dia 30 de Janeiro (sábado)

07:30 – Missa na Matriz do Centro – Exposição do Santíssimo Sacramento.

15:00 – Oração do Terço da Misericórdia.

18:00 – Oração do Santo Terço.

18:45 – Benção do Santíssimo Sacramento.

19:00 – Santa Missa na Matriz do Centro – Consagração das Famílias a Nossa Senhora da Penha.

Dia 31 de Janeiro (domingo)

 

07:30 – Santa Missa na Matriz do Centro.

08:30 às 12:00 – Atendimento de Confissões na Matriz do Centro.

11:00 – Santa Missa na Matriz do Centro.

15:00 – Oração do Terço da Misericórdia.

17:30 – Ofício de Nossa Senhora.

19:00 – Santa Missa na Matriz do Centro – Encerramento da Visita da Imagem de Nossa Senhora da Penha.

Estão abertas e vão até o dia 05 de fevereiro de 2021 as inscrições para a Formação “Pobreza e Desigualdade Social: caminhos possíveis de

Estão abertas e vão até o dia 05 de fevereiro de 2021 as inscrições para a Formação “Pobreza e Desigualdade Social: caminhos possíveis de superação”. A atividade faz parte da Campanha Contra a Fome e Pela Inclusão Social, em desenvolvimento pelo Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória.  

A iniciativa tem o objetivo de formar pessoas que já participam de ações de combate à fome e pessoas interessadas em discutir caminhos possíveis de superação que tenham como resultado um mundo sem fome.  

“Precisamos enfrentar juntos a situação de pobreza e desigualdade social que é global. Os momentos de formação para darmos início a um processo de superação são importantes para que nossas ações futuras no combate à fome possam ser mais qualificadas e assertivas”, disse o Vigário Episcopal para Ação Social, padre Kelder José Brandão.

A Formação

Estruturado em cinco módulos, a Formação contará com 5 encontros virtuais via Zoom, além de discussões por Whatsapp e/ou e-mail mediadas por facilitadores do Coletivo Estudos de Conjuntura. 

Os encontros virtuais vão acontecer às terças-feiras, a partir de 19:00, nos dias 09/02; 23/02; 09/03; 23/03 e 30/03. Os participantes receberão certificado, a partir da carga horária cumprida. 

Como participar?

Para se inscrever você deve encaminhar mensagem com (Nome / E-mail / Telefone / Whatsapp / Paróquia e Comunidade / Município / Atuação pastoral) para o e-mail [email protected]. O título da mensagem deve ser “Inscrição Formação Pobreza e Desigualdade Social”.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 3025-6263 / 99816-7881.