Notícias da Arquidiocese

Meninos de todos os cantos do Brasil (Paraná, Curitiba, Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia) e um do Suriname, de idades variadas, jovens

Meninos de todos os cantos do Brasil (Paraná, Curitiba, Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia) e um do Suriname, de idades variadas, jovens já formados na faculdade e outros que entraram no Seminário menor com apenas 15 anos de idade, estudam matérias introdutórias direcionadas para conhecer Jesus e a vocação sacerdotal.

 

Pe. Tito Paredes mestre de noviços do Instituto do Verbo Encarnado e 15 noviços que estão no primeiro ano da formação, encontram-se no período chamado de “convivência”, onde todos saem para acampamentos, montanhas, peregrinações que também tem como finalidade a formação. 

 

Neste ano foi sugerido a vinda ao Espírito Santo para subir o Mestre Álvaro, que aconteceu na terça-feira, dia 02 de fevereiro, e também fazer os Passos de Anchieta. Os passos começaram na quarta dia 03, às 5 horas  na Catedral de Vitória e terminou com a missa na sexta, dia 05 no Santuário Nacional de São José de Anchieta.

 

A  peregrinação foi oferecida por três intenções: o aumento das vocações, santificação e perseverança dos religiosos do nosso Instituto do Verbo Encarnado, pela Província e pelo Brasil.

 

 

Foram três dias de caminhada, grandes experiências com o próximo e com Deus. Os jovens retornaram para São Paulo no dia 26 de fevereiro.

 

 

 

 

As aulas de Teologia começam a partir de amanhã, presencialmente, no Centro Católico de Estudos e já o curso de Filosofia, que acontece em

Foi iniciado na manhã de hoje o semestre letivo 2021 no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia que abrange a Arquidiocese de Vitória e as Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina. As aulas de Teologia começam a partir de amanhã, presencialmente, considerando o pequeno número de alunos e o tamanho das salas disponíveis no Centro Católico de Estudos e já o curso de Filosofia, que acontece em parceria com o Salesiano, será retomado de forma híbrida.

 

Para marcar a abertura deste ano, Dom Dario Campos, Grão Chanceler do Centro Católico de Estudos e Arcebispo Metropolitano de Vitória, presidiu uma missa que teve a participação dos professores, alunos, de Paulo Delboni coordenador do curso de Filosofia, no Salesiano e Padre Arthur Juliatti coordenador do curso de Teologia, no Centro Católico de Estudos.

 

Em sua homilia dom Dario ressaltou as restrições vividas atualmente e que ainda nos fazem sentir limitados nesse início de ano. O Arcebispo Metropolitano também destacou as dores e sofrimentos nesses tempos de pandemia – de modo especial dos mais pobres – mas também os muitos sinais de amor entre os irmãos.

 

“Iniciamos o ano letivo nos colocando diante da Palavra de Deus. E esta (Gn 1,1-19) que acabamos de ouvir relata o início da criação. O verbo criar que é uma atitude divina. A pandemia nos coloca diante da fragilidade humana. Por isso é muito importante seguir os protocolos de saúde para que possamos continuar a seguir o Cristo. Ao mergulhar no estudo, na busca de Deus, se deixe levar ao conhecimento mais profundo”, afirmou.

 

Além disso, Dom Dario enfatizou aos alunos que é preciso se deixar tocar por essa palavra de Deus seja no Centro de Formação ou nas casas de cada Província de forma que busquem a Cristo, tendo coragem para se deixarem moldar a partir daquilo que os professores indicarem se tornando homens de Deus.

 

A aula inaugural foi proferida pelo Prof. Dr. Pe. Juliano Ribeiro de Almeida, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que discorreu sobre o tema: “O primado da vontade e do amor sobre o intelecto e a verdade em João Duns Scotus”, este que foi um dos capítulos da sua tese de doutorado em Teologia Sistemática.

 

Segundo o padre ele fez um recorte em seu estudo da teologia de São Tomás de Aquino que acabou se tornando a oficial da Igreja, em que maior parte dos teólogos seguiu ao longo dos séculos. Ele mostrou que para Tomás de Aquino o primado da alma é o intelecto e isso gerou na teologia ocidental a primazia da verdade, em que a teologia passou a ser vista como uma ciência especulativa com o objetivo da contemplação e de alcançar a verdade.

 

“Já João Duns Scotus que é um teólogo que viveu também no século XIII, século XIV, era franciscano e é o maior expoente da chamada Escola Franciscana enquanto Tomás de Aquino é o maior expoente da Escola Dominicana de Teologia. Então Duns Scotus divergiu de Tomás de Aquino dizendo que na verdade o que vem em primeiro lugar em importância na alma é a vontade e não o intelecto. Portanto a Teologia tem como principal objetivo não chegar à verdade, mas chegar ao amor e a Teologia passa a ser vista como uma ciência prática com a função e o objetivo de nos transformar e não só contemplar a Deus”, explicou o professor.

 

Durante a aula inaugural o Prof. Dr. Pe. Juliano Ribeiro de Almeida fez uma reflexão sobre como o Papa Francisco segue mais Duns Scotus do que Tomás de Aquino e que não foi à toa que ele escolheu esse nome Francisco: “porque para ele o amor vem antes que a verdade. Não uma coisa contraposta a outra, mas o amor é mais urgente e tem primazia sobre a verdade”, conclui.

 

O texto dessa aula será publicado na Revista “Perspectiva Teológica”, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) e a sua tese de doutorado está disponível na internet, basta procurar pelo nome do professor. Já em relação aos Calendários Acadêmicos 2021, eles estão à disposição dos alunos, na Secretaria do Interdiocesano, a partir de hoje (08/02).

 

O tradicional evento da Renovação Carismática Católica que acontece todos os anos, nos dias de carnaval, no Pavilhão de Carapina na Serra – ES,

O tradicional evento da Renovação Carismática Católica que acontece todos os anos, nos dias de carnaval, no Pavilhão de Carapina na Serra – ES, devido a pandemia da Covid-19 não acontecerá neste formato no ano de 2021. O novo formato será direcionado apenas para os servos dos grupos de oração e não será aberto para outros participantes.

 

Por conta da necessidade do distanciamento social, o Conselho Diocesano da RCC de Vitória se reuniu em novembro para colher de Deus através de muita oração o que poderiam fazer para esse ano tão atípico para todo o mundo.

 

“Percebemos que poderia acontecer o Vinde e Vede e que seria para os servos, pessoas que ajudam no grupo de oração em suas equipes e ministérios. Como o número de servos também é grande ficamos com medo, não sabíamos como isso aconteceria, permanecemos assim em oração, na escuta da vontade de Deus, e conversando muito também com o Pe. Kremerson que é o orientador espiritual da RCC aqui em Vitória”, comenta Suely Batista da Silva coordenadora da RCC.

 

Somente em janeiro de 2021 que o Conselho da RCC conseguiu definir como aconteceria o retiro de Carnaval deste ano.

 

“O encontro acontecerá nas áreas pastorais. Como cada área tem a sua particularidade, como por exemplo, Viana que tem poucos grupos de oração, a área serrana que tem a questão geográfica que é tudo muito longe, Serra e Vila Velha são as áreas que têm maior número de grupos de oração, os coordenadores de cada área definirá sua atuação. O que o conselho definiu  que seria um momento com os servos um tempo propício para o resgate de todos aqueles que estão desmotivados por conta de toda a situação vivida”, afirma Suelly. 

 

Cada área pastoral é composta por quatro conselheiros da RCC que se reuniram com os coordenadores do grupo de oração, com os padres de cada paróquia e diante de cada realidade e necessidade acontecerá da seguinte forma: 

 

Cariacica: acontecerá no domingo, dia 14, no Santuário Bom Pastor

 

Viana: acontecerá no domingo, dia 14, no Centro Pastoral Viana Sede

 

Benevente: acontecerá no domingo, dia 14, na Matriz Nossa Senhora da Conceição 

 

Vitória: acontecerá sábado, dia 13, na paróquia Ressurreição de Goiabeiras.

 

Serra: acontecerá nas paróquias e cada paróquia tem uma data, será preciso se informar na secretaria da paróquia desejada.

 

Vila Velha: acontecerá em três locais: dia 13, na paróquia Santa Terezinha em Paul; dia 14 na comunidade Santa Paulina em Santa Paula I e dia 16, paróquia Nossa Senhora das Graças.

 

“Deus nos moveu a fazer para os servos numa forma de cuidar de cada um que doa sua vida servindo ao povo nos grupos de oração”, comentou Suelly

 

É importante lembrar que é um encontro exclusivo para os servos do grupo de oração, não é aberto ao público em geral. Todas as decisões sobre o encontro foram realizadas junto com cada padre das paróquias onde acontecerá o evento. A RCC não decidiu nada sozinha, tudo foi solicitado e cada área recebeu as autorizações necessárias para a realização do encontro, obedecendo todos os protocolos de distanciamento social emitidos pela Arquidiocese de Vitória e da Organização Mundial da Saúde.

 

Quem não é servo e que não poderá participar desse momento poderá ser contemplado no grupo de oração semanal, pois nele acontecerá durante sete (7) semanas as pregações com os temas que seriam trabalhados no encontrão. 

 

 

Neste domingo (7), foi realizada a Santa Missa de abertura do Ano de São José na Arquidiocese de Vitória, convocado pelo Papa Francisco no

Neste domingo (7), foi realizada a Santa Missa de abertura do Ano de São José na Arquidiocese de Vitória, convocado pelo Papa Francisco no último dia 8 de dezembro em razão dos 150 anos em que o Esposo de Maria é reconhecido como Padroeiro da Igreja. A solene celebração realizada na Catedral Metropolitana foi presidida pelo Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória, padre Renato Criste, e com a participação de diáconos, seminaristas, religiosos e leigos.

Em sua homilia o padre Renato Criste, Coordenador da Pastoral da Arquidiocese de Vitória, ressaltou que durante o Ano de São José, as indulgências plenárias serão concedidas aos fiéis que, além das condições habituais previstas pela Igreja, praticarem cinco atos particulares de piedade ou obras de caridade ligadas ao modelo representado pelo pai de Jesus.

Segundo padre Renato, o objetivo de toda concessão de indulgência “é apoiar os fiéis em sua luta contra o pecado e as forças do mal, estimular a caridade fraterna, despertar a esperança de uma reconciliação plena com Deus Pai, fomentar o espírito de piedade e o fervor da caridade”.

Com o sim de José, o plano salvífico foi levado adiante e a palavra de Deus deixa claro as dificuldades que ele enfrentou ao receber o anúncio de que sua futura esposa estava grávida, embora não tivesse tido contato algum com homem. Essa foi apenas a primeira dificuldade. Mas como homem justo, José aceitou todos os percalços e seguiu adiante, obedecendo a Deus. A propósito, o termo “homem justo”, raríssimo na Bíblia, quer dizer “santo”.

Todos os dias, o Papa Francisco reza uma oração ao Esposo de Maria “tirada dum livro francês de devoções, do século XIX, da Congregação das Religiosas de Jesus e Maria”. Trata-se de uma oração que “expressa devoção e confiança” a São José: “Que não se diga que eu Vos invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder”.

A carta apostólica na íntegra está disponível em língua portuguesa no site da Santa Sé. Acesse aqui.

 

Uma partilha sobre a comunicação na Igreja particular de Vitória aconteceu na tarde de hoje no auditório do Centro Católico de Estudos Dom Silvestre

Uma partilha sobre a comunicação na Igreja particular de Vitória aconteceu na tarde de hoje no auditório do Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian. O encontro foi híbrido, contou com a participação de 53 pessoas presencialmente e alcançou um pico de 120 pessoas pela transmissão feita no canal do Youtube da Arquidiocese.

 

A participação virtual foi muito positiva e permitiu que padres, religiosos, e pessoas de vários municípios do Espírito Santo e até mesmo de outros estados estivessem presentes como foi o caso do Frei Ademildo, da Paróquia Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto e de Janaina Gonçalves, coordenadora do Regional Leste 2 da Pastoral de Comunicação.

 

Padre Anderson Gomes, Vigário Episcopal para a Comunicação, fez abertura com uma reflexão sobre a leitura AT 17, 15-34 e destacou o momento de pandemia em que os comunicadores da Igreja precisaram aprender muitas coisas, como por exemplo como usar as ferramentas para transmitir as ações das paróquias, qual é a função do QR Code e até mesmo a utilizar aplicativos para que os fiéis devolvam o dízimo.

 

“Estamos muito aquém daquilo que está acontecendo no mundo. Nosso esforço é que como igreja possamos usar os novos aerópagos dos tempos atuais. Quantos memes surgiram neste tempo de pandemia? Devemos nos aprofundar, conhecer e não ter medo desse novo. Há um ano Dom Dario me colocou como algo novo para nossa Igreja. Não existia essa função de Vigário Episcopal para a Comunicação. Surgiu nesse tempo de pandemia, um período que precisamos nos reinventar. Estamos correndo atrás e a Pascom é muito mais que uma transmissão de celebração. Nós enquanto Igreja estamos fazendo o esforço de comunicar e precisamos mostrar a força que temos”.

 

O assessor convidado para compartilhar experiências sobre a missão da comunicação na Igreja foi Fabiano Fachini, especialista em produção de conteúdo para as redes sociais e Coordenador de Mídias Sociais da Rede Século 21. Ele começou sua palestra destacando que a pandemia de Covid-19 exigiu de todos uma evolução e na comunicação é preciso dar esse passo a mais, entrando no mundo da internet, pois hoje “não dá para dizer que vivemos em um mundo online e offline, porque tudo está conectado”.

 

Especificamente sobre a missão da Pascom, Fabiano destacou que é ajudar a Igreja, estar à serviço e realizar a comunhão entre os fiéis e o agente é um comunicador do evangelho. “Toda pessoa é bem-vinda. A comunicação católica abre os braços para qualquer um contribuir à sua maneira. Você pode ajudar escrevendo um texto, gravando um áudio para a rádio, fazendo uma transmissão, respondendo comentários nas redes sociais. Mas é preciso inovar e dar um passo a mais. Beato Carlos Acutis nos disse ‘todos nascemos originais, mas muitos morrem fotocópias’ e a Pastoral da Comunicação precisa oferecer esse algo mais”.

 

No momento que foi aberto o microfone para que os participantes contribuíssem com a discussão, Antônio Sergio, agente da Pascom da Paróquia São Pedro, em Muquiçaba, compartilhou que a inovação que oferecem é o intérprete de libras que atua nas transmissões das missas há um ano alcançando um público que antes não era contemplado e com o surgimento da pandemia precisava ser inserido no cotidiano da Igreja.

 

Padre Rodrigo Chagas, administrador paroquial da paróquia São Sebastião de Afonso Claudio, participou do encontro presencialmente. Ele detalhou que as transmissões de missa já aconteciam antes de sua chegada, ele tem fortalecido a Pascom na paróquia e achou muito importante a iniciativa de hoje.

 

“Foi muito boa a troca de experiências, o palestrante, padre Anderson trouxe para gente muita informação e a gente vai atualizando na verdade. Principalmente nessa questão da pandemia. Como estamos precisando de comunicação! E o Vicariato está nos ajudando com essa oportunidade fantástica, para vermos o que já estamos fazendo nas paróquias e no que podemos melhorar”.

 

Ao final do encontro foi discutido sobre a criação de uma equipe Arquidiocesana para melhorar a integração da comunicação da Igreja, envolvendo as seis Áreas Pastorais: Vitória, Vila Velha, Cariacica/Viana, Serra/Fundão, Benevente e Serrana. 10 pessoas se inscreveram e posteriormente acontecerá uma conversa para a escolha dos 6 novos representantes.

56 paróquias da Arquidiocese de Vitória se inscreveram para o evento e 126 agentes vão acompanhar de forma online e 72 presencialmente no auditório

Neste sábado (06) acontece o primeiro encontro do Vicariato para a Comunicação com os agentes da Pascom de 56 paróquias da Arquidiocese de Vitória, inscritas para o evento. Até hoje 198 pessoas se inscreveram sendo 126 agentes que vão acompanhar de forma online e 72 que estarão no auditório do Centro Católicos de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian, na Praia do Suá.

 

Por acontecer em um formato híbrido – devido à pandemia de Covid-19 – pela primeira vez participarão agentes de todas as áreas pastorais, inclusive da Área Serrana que tem muitos desafios com a comunicação pela falta muitas vezes de acesso. Além disso, essa nova forma de promover encontros poderá atingir muito mais agentes, o que em ocasiões anteriores não era possível. A transmissão será pelo Canal no Youtube: ArquiVitoria

 

No formato virtual inclusive, terão agentes de outras dioceses que acompanharão a programação e participarão leigos, mas também padres e religiosos que atuam nas paróquias com comunicação. Em relação aos números de inscritos das áreas pastorais são 53 agentes de Vila Velha, 52 de Serra/Fundão, 34 de Vitória, 10 da Área Serrana, 16 da Área Benevente e 23 da Área Cariacica/Viana. Da Diocese de São Mateus mais 8 agentes irão participar.

 

Durante a tarde acontecerá uma palestra intitulada “A Pascom no mundo digital” e o palestrante convidado é Fabiano Fachini, Coordenador de Mídias Digitais da Rede Século 21 e que possui vasta experiência na área de comunicação. Ele comenta sobre a expectativa para o encontro:

 

“Na mensagem para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa Francisco nos pede para ‘ir, ver e partilhar’ histórias. No ambiente digital somos convidados a contar essas histórias usando todos os recursos das mídias digitais. Conhecendo as redes sociais e como funcionam, nós podemos informar, comunicar evangelizar mais e melhor no ambiente digital. Será uma alegria participar do Encontro de Comunicação e eu pretendo compartilhar um pouco da minha experiência de mais de 10 anos com produção de conteúdo para redes sociais, e falar da missão da pastoral da comunicação que acima de tudo é ‘estar a serviço’”, adianta Fabiano.

 

Além disso, acontecerão reflexões sobre a mensagem do Papa Francisco para 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, sobre a Pascom no pós-pandemia, os agentes poderão conhecer melhor a estrutura da comunicação na Arquidiocese de Vitória, com a chegada do Vicariato e poderão compartilhar experiências.

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

 

Confira a programação completa do Encontro

 

14h – Abertura

14h15 – Palestra – “A Pascom no mundo digital”

15h – Reflexão sobre a Carta do Papa para 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais

15h15 – Apresentação da Estrutura da Vicariato

15h25 – Site AVES

15h45 – Fila do Povo

16h15 – A PASCOM no pós-pandemia

16h35 – Eleição equipe Arquidiocesana

17h – Encerramento

 

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem início quando Cristo aparece a Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII, e lhe dá a

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem início quando Cristo aparece a Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII, e lhe dá a missão de cultuar e fazer enriquecer o mundo com a sua mensagem salvadora. No apelo feito à Santa Margarida Ele disse:

 

“Eis este Coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios e indiferenças. Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu Coração, comungando, neste dia, e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. Prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu Divino Amor sobre os que tributem essa divina honra e que procurem que ela Lhe seja prestada”.

 

Celebrar à primeira sexta-feira de cada mês é dedicar um tempo especial à Sagrada Eucaristia em atenção ao perdão de nossos pecados e os pecados do mundo inteiro. É um dia a oferecer a totalidade do nosso ser, assim como Jesus nos pede todos os dias.

 

Honrar o Sagrado Coração de Jesus é gesto de amor e deve levar as pessoas à reparação dos pecados. É o amor sem fim que vem de Jesus que alimenta a ação humana e transforma vidas.

 

Abaixo estão as 12 promessas do Sagrado Coração feitas à Santa Margarida Maria Alacoque:

1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;

2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;

3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;

4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;

5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;

6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;

7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;

8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;

9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;

10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;

11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;

12ª Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

 

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.

Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós!

Seminaristas vivem retiro espiritual com Padre Hadeleon Santana.

As atividades do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha em Vitória- ES,  iniciaram-se na segunda-feira, dia 01 de fevereiro, com a Santa Missa de abertura do retiro espiritual, a fim de que os seminaristas voltem com mais força e ânimo para dar seguimento em seu processo formativo. Esse ano não tem um tema específico, a cada dia o pregador Padre Hadeleon Santana, pároco da paróquia Virgem Maria em Itacibá – Cariacica, usa de uma temática diferente.

“O retiro difere-se de um encontro ou simpósio,  onde nós vamos para aprender temas específicos, abordagem específicas. No retiro às vezes nem trabalhamos um tema específico porque o tema do retiro é sempre a minha vida diante de Deus. o retiro é esse tempo oportuno com Deus. À luz do Espírito de Deus, revisitar as páginas da minha vida, e poder revisar a caminhada que foi feita, ver os acertos, reconhecer os erros, saber onde devemos melhorar, agradecer a Deus e no retiro experimentar a força de Deus, o encorajamento de Deus através de uma escuta profunda e íntima de sua palavra. Além de ser também um tempo de renovar a nossa comunhão com os irmãos, com a Igreja. É um  tempo oportuno de renovar as forças do nosso espírito, porque a formação acontece nessa dimensão humana, intelectual, espiritual e pastoral”, explica Pe. Hadelon Santana.

No primeiro dia, na festa da Apresentação do Menino Jesus ao Templo e também memória da Purificação de Nossa Senhora, que ocorreu na terça-feira, dia 02 de fevereiro, padre Hadeleon refletiu com os seminaristas a questão do chamado, como Jesus chamou a cada um para segui-Lo. Já o segundo dia foi penitencial, pois a conversão precisa ser diária. Segundo o seminarista Wellington, coordenador da comunicação do seminário, para que a conversão ocorra “é necessário que cada um esteja aberto à graça de Deus para que Deus possa agir e realizar a obra necessária, pois converte-se é estar em graça com Deus”. 

Para o Seminarista Vinícius Leite  de Oliveira, 2° Ano de filosofia,  natural da paróquia São Sebastião em Afonso Cláudio e que faz pastoral na paróquia Nossa Senhora da Glória, a dinâmica adotada pelo pregador tem contribuído para uma melhor intimidade com Deus.

“O ponto que me chamou a atenção é a dinâmica do pregador, que nos faz refletir um pouco sobre a nossa experiência vocacional e até mesmo nossa experiência com Deus, conversão e diálogo. Está sendo muito agradável a forma que o padre está conduzindo o retiro, interagindo e estando próximo de cada seminarista. É sempre válido sair da rotina para buscar um equilíbrio junto à voz de Deus. Desejo ao término deste tempo forte crescer na vida espiritual e comunitária”, comenta Vinícius Leite.

Padre Hadeleon Santana, afirma que “se faz necessário iniciar o ano assim. Os nossos seminaristas vêm do período de visitas e antes de começar os estudos, a formação sistematizada no seminário, eles começam o ano ouvindo a palavra de Deus porque é de Deus que parte nossa ação. Ouvindo a Deus, encontramo-nos fortalecidos para agora continuar a formação pastoral, a vida de comunhão com a Igreja e unidade com os irmãos. Começar o ano com retiro espiritual é um presente, é um privilégio, é a oportunidade de começar bem, começando em Deus”.