Notícias da Arquidiocese

Datas de posse dos padres transferidos por Dom Dario Campos em 2020

No último dia 15 de dezembro de 2020, o Arcebispo de Vitória, transferiu 20 Ordenados. Alguns párocos, nomeados por Dom Dario Campos, começarão a assumir seus novos serviços agora em dezembro, e outros tomarão posse em janeiro. Devido a pandemia e os protocolos de segurança todas as missas de posse e apresentação serão transmitidas pelas equipes das Pascom de cada Paróquia.

Veja na lista o dia de posse de cada padre transferido:

Fim de ano, momento de confraternizar. Agradecer a Deus pelos esforços conjuntos durante o ano de 2020. No entanto, esse ano trouxe desafios e

Fim de ano, momento de confraternizar. Agradecer a Deus pelos esforços conjuntos durante o ano de 2020. No entanto, esse ano trouxe desafios e mudanças inesperadas com a pandemia do novo coronavírus. A tradicional festa de confraternização, com a presença de todos os funcionários, deu lugar a celebrações mais reduzidas e virtuais.

Na Área Pastoral Serra / Fundão, já é costume e virou tradição, reunir secretários (as) e Padres para o momento de confraternização. O Encontro Celebrativo acontece sempre no mês de Dezembro, é um momento de grande alegria e partilha. Nos últimos dois anos o Padre Jones dos Santos Teixeira, Coordenador Pastoral da Área e os demais Padres da Área, decidiram estender a confraternização para todos os Funcionários das Paróquias. Com isso o encontro ficou maior e mais dinâmico, pois agrega todos os funcionários que trabalham nas casas Paroquiais, secretárias (os) e auxiliares de serviços gerais, etc.

Esta é uma forma concreta, que Área Pastoral têm para agradecer todos os funcionários paroquiais, que apesar de estarem em uma função remunerada, se dedicam e oferecem o seu melhor a Deus e as nossas Comunidades Eclesiais” relata Pe Jones.

“Todos os anos nossa Área Pastoral, faz uma confraternização com todos os funcionários das Paróquias. Devido a pandemia, faremos somente com as secretárias (os) paroquiais, de forma online. Na oportunidade também realizaremos sorteios de brindes”, relata Pe. Jones.

Devido à Pandemia da Covid-19, a equipe de organização de todos os anos, a Secretaria da Área Hemelyne Zamborlini, Pe. Jones e uma comissão formada pelos próprios Secretários(as) precisou contar com a criatividade para manter o encontro tão esperado por todos.

 

“Por causa da Pandemia da Covid-19, o encontro se dará de forma virtual. Em uma confraternização bem diferente, porém com o mesmo espírito de alegria e união. Acontecerá através de uma plataforma digital, não sendo menos festivo por isso, mas mantendo a viva alegria de sempre. Serão realizadas as brincadeiras, os sorteio dos brindes oferecidos pela Área Pastoral, tudo preparado com muito carinho”, relata Hemelyne Zamborlini, Secretaria da Área Pastoral Serra / Fundão.

 

Padre Jones acrescenta: “Neste ano não será possível a reunião de todos, como gostaríamos, mas certo que logo poderemos nos reencontrar. A Área Pastoral e todas as Paróquias, deseja a todos os Colaboradores das nossas Paróquias, um feliz e santo Natal. Nossa Igreja, tem cada funcionário como verdadeiros missionários (as). A Pastoral Serra-Fundão agradece a dedicação, empenho e testemunho de todas: secretarias (os), administradores, auxiliares de serviço gerais e cozinheiras paróquias”.

 

Depoimento

 

Fazendo parte do quadro de funcionários da Mitra Arquidiocesana de Vitória, eu Paulo Pereira de Almeida – Secretário desde 2001, há 19 anos, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Serra – Sede (Área Serra / Fundão), em 2013 articulei a nossa 1ª Confraternização. Na época o Pe. João Batista da Silva, estava como Coordenador da Área Pastoral, levei ao conhecimento de outros (as) Secretários (as) da Área que se entusiasmaram com a ideia e toparam. Montamos uma comissão e a confraternização foi no Sítio Nossa Senhora da Lourdes em Muribeca – Zona Rural da Serra. O casal anfitrião Sr. Nilson e Dona Regina nos acolheu muitíssimo bem e parte do Almoço foi feito por eles gratuitamente num fogão à lenha em um ambiente super agradável. Esse foi o 1º Encontro, onde participaram quase todas as Paróquias e presença de vários Padres.

No início nos ajeitamos e levamos nossos próprios brindes para sorteio. Desde de 2016 esses momentos tem sido cada vez melhores por que a área tem nos proporcionado esses momentos de forma muito organizada. Nossos encontros festivos sempre foram cheios de abraços, com pulinhos da saudade e alegria do encontro, a aglomeração para as famosas fotos, que vão para as redes sociais, virou uma tradição.

Neste ano não há como nos abraçar e dar pulinhos fisicamente, mas pelo menos nos veremos mesmo que virtualmente e poderemos trocar aquele sorriso que vem do coração celebrando a vida. Agradeço em nome dos Funcionários da Área Pastoral Serra/Fundão pelo carinho dos Padres e cuidado com os Funcionários. Que Deus nosso Pai, nos dê a graça de seguir com consciência do valor da vida nos protegendo e protegendo nosso semelhante, respeitando o distanciamento e pela fé sermos mais unidos como Cristão, filhos e filhas de Deus.

 

A Arquidiocese de Vitória, comunica com pesar, o falecimento de Penha Carvalho, primeira leiga consagrada da Arquidiocese que tanto contribuiu para as atividades pastorais

A Arquidiocese de Vitória, comunica com pesar, o falecimento de Penha Carvalho, primeira leiga consagrada da Ordo Virginum na Arquidiocese que tanto contribuiu para as atividades pastorais e sociais de nossa Igreja de Vitória. Penha estava internada, realizava tratamento contra um câncer. O velório está previsto para o inicio da manhã desta sexta-feira (18) no cemitério Parque da Paz, na Ponta da Fruta em Vila Velha. Apenas familiares e representantes da Arquidiocese poderão se despedir devido a pandemia do coronavírus, seguindo as orientações sanitárias.

Breve histórico de Penha Carvalho na Arquidiocese

Professora universitária por mais de 30 anos, atuou como professora no Propedêutico da Arquidiocese de Vitória. Esteve participando ativamente na GRAVA (Grande Avaliação). Foi a primeira Leiga Consagrada da Igreja Particular de Vitória. Sempre amorosa com as atividades pastorais e também com as crianças.

“Pois eu sei que o meu redentor vive e, no final de meus dias, virá me defender. Mesmo que eu seja consumido pela doença, ainda neste corpo eu verei a Deus. Os meus olhos O verão e Ele não será um estranho para mim” (Jó 19, 25-27).

Que a certeza de que a luz de Cristo a guiará até a Casa do Pai traga consolo aos seus familiares e amigos.

Evento acontecia desde o ano de 2014 na orla da Praia da Costa, em Vila Velha.

O tradicional evento “Jesus o sol da nossa praia”, promovido desde 2014 pela paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na orla da Praia da Costa, não vai acontecer em 2021 devido a pandemia de Covid-19 e as recomendações das autoridades de saúde para que não haja aglomeração de pessoas. 

Totalmente gratuito e de livre acesso ao público a sétima edição do projeto foi realizada no início de 2020 e alcançou cerca de 10 mil pessoas durante os cinco dias de atividades de lazer, louvor e adoração. Além disso, mais de 100 voluntários, distribuídos em equipes de trabalho como estrutura, comunicação, patrocínio, decoração, limpeza, apoio e logística, foram envolvidos na organização. 

Padre Anderson Gomes, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é o idealizador do evento que começou com o objetivo de promover momentos de integração e lazer entre os paroquianos, além de atrair e evangelizar turistas e visitantes que passam o verão na região de Vila Velha. As atividades aconteciam sempre no mesmo local, em frente à Construtora Canal, que recebia uma decoração temática criando uma ambientação especial e aconchegante. 

Com o crescimento a cada ano e a visibilidade que o evento ganhou, em 2017 foi aprovado o Projeto de Lei inserindo o Jesus o Sol da Nossa Praia 2018 no calendário oficial de eventos da prefeitura canela verde. Entre as atividades desenvolvidas na iniciativa em anos anteriores estão: Adoração ao Santíssimo Sacramento; Luau com Padre Anderson Gomes; Missa; Noite Esportiva com Circuito funcional, jogos, gincanas, tendas da saúde e infantil; Shows com Eliana Ribeiro, Dominus, Clube Big Beatles; Cinema na Praia e Passeio Ciclístico.

Perto de completar 23 anos, a tradição do “Terço Gigante” entre as palmeiras do alto do Convento durante a Festa da Penha só foi

Perto de completar 23 anos, a tradição do “Terço Gigante” entre as palmeiras do alto do Convento durante a Festa da Penha só foi interrompida na última edição do evento por causa da pandemia do Coronavírus, mas em 2021 ela estará de volta. É o que garante o idealizador do projeto, o médico Osmar Sales, que planeja uma decoração inspirada no tema da 451ª edição, “Vosso Olhar a Nós Volvei”.

“Estamos na fase de composição de ideias e trabalharemos dentro do tema da ternura e do cuidado de Maria e seu envolvimento com a humanidade. Passamos por um momento de sofrimento e perda de pessoas queridas. E quando estamos assim, nada nos acalenta mais do que o colo materno. O olhar da mãe também é seu colo, onde estamos seguros. Essa é nossa ideia”, diz Osmar.

Na busca de traduzir esse sentimento no Terço Gigante, a intenção é representar o coração misericordioso de Jesus dentro da cruz, que ganha um aspecto de acolhimento, não de sofrimento. Dentro do coração, a humanidade retratada por um globo com as nações do planeta. Já as contas do terço deverão refletir luz, traduzida na esperança que não devemos perder. O material será confeccionado com laminado, projeta Osmar. Ele explica que outra possibilidade também é trabalhar a coroa de espinhos, no sentido de destacar o sofrimento para alcançarmos a vitória. As duas opções estão em estudo.

A confecção do terço, propriamente dita, deverá ter início a partir de janeiro e a montagem nas palmeiras será tradicionalmente no Sábado de Aleluia, que no próximo ano será no dia 03 de abril. Cerca de 20 pessoas são voluntárias na confecção do terço, que trabalham de suas próprias casas na produção dos materiais.

De acordo com o médico, o primeiro “Terço Gigante” foi montado por ele em 1998, na tentativa criar um terço semelhante ao grande terço da Missa celebrada pelo então Papa João Paulo II, quando esteve no Rio de Janeiro, em 1997.

Então, ao confeccionar, o terço ficou muito pesado e não subia com balões de gás hélio e neste ano, ele foi carregado pelas devotas durante a Romaria das Mulheres daquele ano e em seguida, com permissão de um Frei do Convento ele pendurou nas palmeiras. Já em 1998, Osmar decidiu novamente fazer o terço, tradição que se mantém viva. A ideia é sempre passar um ensinamento ou uma tradição católica, uma espécie de “catequese”.

Festa da Penha em 2021 terá eventos com número reduzido de pessoas e manterá formato virtual

A próxima edição da Festa da Penha, que acontecerá entre os dias 04 e 12 de abril de 2021, seguirá mantendo os cuidados por causa da pandemia do Novo Coronavírus. A organização anunciou, na manhã desta sexta-feira (11), que irá realizar eventos na programação para um número reduzido de pessoas, conforme avaliação das autoridades à época. Assim como também manterá o formato virtual e interativo, iniciado na última edição da Festa.

“Sabemos que os tempos atuais não favorecem planejamento a longo e médio prazo, porém, não se pode descuidar da necessária organização da maior festa religiosa do Espírito Santo e uma das três principais festas marianas do Brasil. Por isso reunimos hoje parceiros, apoiadores e imprensa para anunciar nossos primeiros passos para o evento”, disse Frei Paulo Roberto, Guardião do Convento, em anúncio feito durante reunião virtual.

Para a próxima edição, o formato virtual e interativo será privilegiado, havendo atividades presenciais em número reduzido e conforme avaliação das autoridades de Saúde à época da Festa.

Ele explicou que, entre as atividades virtuais e interativas, será mantido diariamente o Programa Salve Mãe das Alegrias, ao vivo, com notícias, entrevistas e variedades, em um formato inovador. A Recitação do Terço e a Consagração à Nossa Senhora também serão realizadas diariamente em formato online, assim como a Eucaristia e transmissão das missas vespertinas. “Já as atividades presenciais, como a abertura do Oitavário e a Missa de Encerramento, entre outras, acontecerão com controle de público, em número de participação conforme orientação das autoridades sanitárias. Mas toda a programação, inclusive a que tiver público, será trasmitida em nossas redes e nos canais dos veículos de comunicação parceiros do evento”, destaca Frei Paulo.

Outra novidade é a presença da imagem de Nossa Senhora da Penha mais lúdica, elaborada para estar presente nas peças de comunicação alusivas à Festa com a finalidade de criar empatia com o público de todas as idades, em especial os mais jovens.

O tema da Festa 2021 é “Vosso olhar a nós Volvei”, em alusão ao canto tradicional da devoção Mariana e ao poder do olhar misericordioso de Nossa Senhora sobre nosso povo.

A escolha, segundo Frei Paulo, se faz propícia no cenário atual, em que devemos renovar os votos de fé para que nossa padroeira interceda por nós. Mas também tem outro significado nesse período de pandemia.

Formato digital

Ao completar 450 anos de existência, em 2020, a Festa da Penha, maior evento religioso do Espírito Santo e uma das maiores festas marianas do País, precisou se reinventar. Em um tempo recorde de pouco mais de 15 dias, foi produzida e realizada a Festa em novo formato, pela primeira vez em sua história totalmente virtual e interativo.

Durante o evento, foram mais de 1.338.220 interações nas páginas das redes sociais do Convento, com participações de diversas cidades do Estado, do Brasil e até de países do exterior. Mais cerca de 600 matérias foram veiculadas nos diversos veículos de imprensa do Estado – sempre parceiros desta manifestação de fé popular – e do País, incluindo transmissões ao vivo da nossa programação.

Em última reunião deste ano, Comissão para a Liturgia faz balanço das ações promovidas

A Comissão Episcopal para a Liturgia do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou no dia 10 de dezembro sua última reunião do ano. O encontro remoto teve o objetivo de avaliar o ano e coletar propostas para 2021, com a finalidade de que a Comissão possa elaborar um planejamento das ações.

Durante a reunião, a equipe abordou os seguintes temas: Liturgia em tempos de pandemia; Iniciativas importantes desenvolvidas pelas (Arqui)Dioceses e pelo Regional; Sugestões de atividades para 2021 tendo em vista que ainda estaremos em pandemia; Veiculação de um vídeo motivacional pelo site do Regional e pelas redes sociais grupos; Como trabalhar de forma mais eficaz no mundo virtual a formação litúrgica.

De acordo com Pe. Daniel Menezes Fernandes, membro da Comissão, com a pandemia a agenda de atividades da Comissão foi afetada, mas a equipe percebeu que as ações não pararam. “Diversas lives foram feitas em nível nacional, diocesano e em grupos menores, o que foi positivo em vários sentidos”, afirmou. “No Regional Leste 2, nós mantivemos o contato próximo um com o outro e trocamos experiências on-line”, completou.

Algumas atividades para o próximo ano já foram programadas, sendo: Reunião virtual com coordenadores (Arqui)Diocesanos de Liturgia; Formações on-line com grupos específicos (acólitos, diáconos permanentes, seminaristas etc.) e um questionário de escuta sobre a atual realidade, que deve ser feito aos bispos e coordenadores (Arqui)Diocesanos.

Vídeo – A Comissão para a Liturgia do Regional Leste 2 preparou um vídeo com uma mensagem de esperança. Assista aqui.

Fonte: Site do Regional Leste 2

Arquidiocese d Vitória ganha 4 novos diácono transitórios

A manhã de hoje foi de festa na Arquidiocese de Vitória, pois foram ordenados 4 novos diáconos transitórios para servir a Igreja. Alessandro Rebonato, Daniel Calil, Ruan Coutinho e Vitor Noronha receberam o Sacramento da Ordem pela imposição das mãos de Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano. A celebração eucarística com o rito da ordenação aconteceu às 09h na Catedral.

Na sua homilia, Dom Dario, disse que os diáconos devem seguir o exemplo de Nossa Senhora e se apressarem para se aproximar dos que mais necessitam. Segundo o arcebispo, “Maria foi testemunha da alegria da salvação” e que “a fé de Maria é um exemplo para todos nós, chamados a ser discípulos e discípulas”.

No próximo mês os novos diáconos partem em missão. Eles serão enviados para a Diocese da Santíssima Conceição do Araguaia, no Pará, local em que ajudarão o clero e o povo de lá por cerca de cinco meses. Dom Dario explica que a Amazônia precisa da ajuda de missionários e que o “enriquecimento é muito grande, não só para os diáconos, mas para a nossa Igreja da arquidiocese, como também para a Igreja de lá, no fim todos nós saímos ganhando”, afirmou Dom Dario.

A Arquidiocese de Vitória, além da diocese irmã de Lábrea, está ajudando em Conceição do Araguaia e São Gabriel da Cachoeira.

Festa da Penha em 2021 terá eventos com número reduzido de pessoas e manterá formato virtual. Tema da festa e imagem lúdica de Nossa

A próxima edição da Festa da Penha, que acontecerá entre os dias 04 e 12 de abril de 2021, seguirá mantendo os cuidados por causa da pandemia do Novo Coronavírus. A organização anunciou, na manhã desta sexta-feira (11), que irá realizar eventos na programação para um número reduzido de pessoas, conforme avaliação das autoridades à época. Assim como também manterá o formato virtual e interativo, iniciado na última edição da Festa.

“Sabemos que os tempos atuais não favorecem planejamento a longo e médio prazo, porém, não se pode descuidar da necessária organização da maior festa religiosa do Espírito Santo e uma das três principais festas marianas do Brasil. Por isso reunimos hoje parceiros, apoiadores e imprensa para anunciar nossos primeiros passos para o evento”, disse Frei Paulo Roberto, Guardião do Convento, em anúncio feito durante reunião virtual.

Para a próxima edição, que acontece entre os dias 4 e 12 de abril de 2021, o formato virtual e interativo será privilegiado, havendo atividades presenciais em número reduzido e conforme avaliação das autoridades de Saúde à época da Festa. Ele explicou que, entre as atividades virtuais e interativas, será mantido diariamente o Programa Salve Mãe das Alegrias, ao vivo, com notícias, entrevistas e variedades, em um formato inovador. A Recitação do Terço e a Consagração à Nossa Senhora também serão realizadas diariamente em formato online, assim como a Eucaristia e transmissão das missas vespertinas.

“Já as atividades presenciais, como a abertura do Oitavário e a Missa de Encerramento, entre outras, acontecerão com controle de público, em número de participação conforme orientação das autoridades sanitárias. Mas toda a programação, inclusive a que tiver público, será transmitida em nossas redes e nos canais dos veículos de comunicação parceiros do evento”, destaca Frei Paulo.

Imagem Lúdica

Outra novidade é a presença da imagem de Nossa Senhora da Penha mais lúdica, elaborada para estar presente nas peças de comunicação alusivas à Festa com a finalidade de criar empatia com o público de todas as idades, em especial os mais jovens.

Tema remete ao uso das máscaras

O tema da Festa 2021 é “Vosso olhar a nós volvei”, em alusão ao canto tradicional da devoção Mariana e ao poder do olhar misericordioso de Nossa Senhora sobre nosso povo. A escolha, segundo Frei Paulo, se faz propícia no cenário atual, em que devemos renovar os votos de fé para que nossa padroeira interceda por nós. Mas também tem outro significado nesse período de pandemia. 

Em tempos de rosto coberto pela máscara, sinal de cuidado e prevenção, o olhar adquire relevância especial. Neste “novo normal”, mascarado e com distanciamento, os olhos reforçam sua missão própria de serem o “espelho da alma” e, através deles, as pessoas aprendem a sorrir, a acolher, a cumprimentar, a abraçar, a demonstrar afeto e atenção. 

“Os olhos são provocados a abandonar a cultura da indiferença e da invisibilidade para se tornarem caminho de encontro, comunhão e aproximação entre as pessoas. O olhar de Nossa Senhora em seus diversos ensinamentos também estará presente nos temas escolhidos para o Oitavário durante os dias de homenagem à Padroeira”, adianta.

Formato digital

Ao completar 450 anos de existência, em 2020, a Festa da Penha, maior evento religioso do Espírito Santo e uma das maiores festas marianas do País, precisou se reinventar. Em um tempo recorde de pouco mais de 15 dias, foi produzida e realizada a Festa em novo formato, pela primeira vez em sua história totalmente virtual e interativo.

Durante o evento, foram mais de 1.338.220 interações nas páginas das redes sociais da Arquidiocese de Vitória e do Convento, com participações de diversas cidades do Estado, do Brasil e até de países do exterior. Mais cerca de 600 matérias foram veiculadas nos diversos veículos de imprensa do Estado – sempre parceiros desta manifestação de fé popular – e do País, incluindo transmissões ao vivo da nossa programação.

Cobertura da Rádio América FM 91,1 e AM 690 nas missas, celebrações e momentos de oração durante toda a programação da Festa da Penha 2020.

Numa ampla parceria com A Gazeta, foi realizada, entre outras ações, a Romaria das Famílias, com a imagem de Nossa Senhora da Penha percorrendo as ruas da Grande Vitória em mais de 50 quilômetros com testemunhos de fé e devoção transmitidos ao vivo.

Ao todo, para divulgar a Festa, foram 25 horas de transmissões ao vivo, 90 matérias e mais de duas horas de reportagens de A Gazeta e G1/ES, incluindo matéria no Jornal Nacional. “O formato virtual e interativo é um caminho sem volta para o futuro e na forma de divulgar o Evangelho e o amor de Nossa Senhora das Alegrias”, avaliou Frei Paulo.