Notícias

A paróquia dedicada à Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na área pastoral de Vila Velha, foi criada e instalada canonicamente no dia 25 de

Hoje, 12 de dezembro, a cidade do México e a América Latina, celebram o dia de Nossa Senhora de Guadalupe. Em 9 de dezembro de 1531, em um lugar chamado Tepeyac, a Virgem apareceu pela primeira vez ao índio Juan Diego pedindo que ele solicitasse ao Bispo, o franciscano Juan de Zumárraga, a construção de uma igreja naquele local. A ideia não foi aceita pelo bispo que diante da insistência do índio pediu provas concretas da aparição.

No dia 12 de dezembro, a Virgem aparece novamente e pede a Juan Diego que subisse ao topo da colina de Tepeyac para colher flores e levá-las para ela. Na região era inverno, e mesmo assim Juan Diego colheu muitas flores bonitas, colocou na sua “tilma”, um tipo de manta típico da região, e foi até o local de aparição da Virgem. Esta ordenou-lhe que apresentasse as flores ao Bispo. Juan Diego diante do bispo abriu sua “tilma” e deixou cair as flores. No tecido, apareceu a imagem da Virgem de Guadalupe, uma das maiores devoções marianas do México.

Aqui na Arquidiocese de Vitória existe uma paróquia dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na área pastoral de Vila Velha. Criada e instalada canonicamente no dia 25 de março de 2017, pelo então Arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela, recebeu, nesse mesmo dia, seu primeiro pároco, Pe. Hiller Stefanon Sezini. As missas e encontros estão acontecendo na sede improvisada até à conclusão das obras da sede.

“Nós estamos trabalhando para que a nova Igreja Paroquial, ainda em construção, seja elevada à dignidade de Santuário Arquidiocesano. A futura Igreja dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe está localizada na orla da Praia de Itaparica, em Vila Velha. Em frente ao mar. Única Igreja da Arquidiocese que está em frente ao mar”, comenta Pe. Hiller.

A devoção dos capixabas a Nossa Senhora de Guadalupe tem crescido consideravelmente. Segundo Pe. Hiller, o fenômeno Guadalupano tem sido propagado bastante na área pastoral de Vila Velha. “Para muitos, ainda é uma devoção desconhecida. Cabe a nós, estender e propagar esta santa devoção”.

Os festejos deste ano estão diferentes devido à pandemia da Covid-19. A comemoração começou no dia 03 de dezembro, encerrando hoje (12). Durante o dia de hoje será celebrada a Santa Missa nos horários, às 6h, 9h, 12h, 15h e a das18h que será presidida pelo Arcebispo Dom Dario Campos. Todas serão celebradas com participação dos fiéis, respeitando os protocolos de saúde e serão transmitidas pela redes sociais da paróquia. No final de cada missa haverá a benção das rosas. “Às 17 horas será rezada a oração do rosário Guadalupano que é uma oração muito cultivada no México”, comenta Pe. Hiller.

Devido a pandemia da Covid-19, e por ocasião do 125º Aniversário da Coroação de Nossa Senhora de Guadalupe, o Papa Francisco, através da Penitenciária Apostólica publicou um decreto para a extensão das indulgências e essas poderão ser recebidas pelos fiéis de todo o mundo. 

Oração à Nossa Senhora de Guadalupe

Mãe amorosa e terna dos Mexicanos! Chegou enfim o tão desejado em que vossos pobres filhos, embainhando a espada fratricida , volvendo seus lacrimosos olhos ao santo Tepeyac, e unidos seus corações no amor filial que vos professam, venham a implorar a imerecida graça de coroar vossa fronte em público testemunho de que somos vossos fiéis vassalos, e para que todo mundo saiba que vós sois a única Rainha e Defensora da nação que honraste com vossos pés e a quem deixaste em penhor do vosso amoroso patrocínio vossa imagem bela, que sempre tem sido a glória, o consolo e a esperança do pobre mexicano. “Eu sou a mãe amorosa e terna de todos os mexicanos que me invocam” dissestes ao ditosíssimo João Diego. Mexicanos somos, e por isso cheio de confiança vos invocamos, pedindo-vos que ao glorioso título de filhos vossos vos digneis conceder-nos agregar o de fiéis vassalos, em sinal de agradecimento aos inumeráveis benefícios que temos recebido de vossas santíssimas mãos, e para que, vendo-vos coroada, saibam as nações que vós sois a Rainha invencível dos mexicanos. Assim o pedimos pelos méritos de Vosso Filho, Nosso Senhor, Jesus Cristo, Amém.

Contatos da paróquia

Telefone: (27) 3299-0951

Endereço:

Praia de Itaparica. Av. Estudante José Júlio de Souza, s/n°. Entrada pela Rua Dr. Aniceto Frizzera Filho, n° 331. 29102010 Vila Velha, ES

Redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/anunciandoguadalupe

YouTube: https://www.youtube.com/results?search_query=anunciando+guadalupe

Momento de ação de graças aconteceu na manhã de hoje.

Na manhã de hoje (11), na Capela do Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia, foi celebrada a Santa Missa (semi-presencial) em ação de graças pelo término do semestre letivo 2020/2.

Presidiu a Eucaristia o Grão-Chanceler do Instituto, Dom Frei Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória, e concelebraram os Reitores dos Seminários e alguns dos padres professores. Ao final da cerimônia, foram entregues os certificados aos concludentes do curso de Teologia.

Confira as fotos:

Festa da Penha em 2021 terá eventos com número reduzido de pessoas e manterá formato virtual. Tema da festa e imagem lúdica de Nossa

A próxima edição da Festa da Penha, que acontecerá entre os dias 04 e 12 de abril de 2021, seguirá mantendo os cuidados por causa da pandemia do Novo Coronavírus. A organização anunciou, na manhã desta sexta-feira (11), que irá realizar eventos na programação para um número reduzido de pessoas, conforme avaliação das autoridades à época. Assim como também manterá o formato virtual e interativo, iniciado na última edição da Festa.

“Sabemos que os tempos atuais não favorecem planejamento a longo e médio prazo, porém, não se pode descuidar da necessária organização da maior festa religiosa do Espírito Santo e uma das três principais festas marianas do Brasil. Por isso reunimos hoje parceiros, apoiadores e imprensa para anunciar nossos primeiros passos para o evento”, disse Frei Paulo Roberto, Guardião do Convento, em anúncio feito durante reunião virtual.

Para a próxima edição, que acontece entre os dias 4 e 12 de abril de 2021, o formato virtual e interativo será privilegiado, havendo atividades presenciais em número reduzido e conforme avaliação das autoridades de Saúde à época da Festa. Ele explicou que, entre as atividades virtuais e interativas, será mantido diariamente o Programa Salve Mãe das Alegrias, ao vivo, com notícias, entrevistas e variedades, em um formato inovador. A Recitação do Terço e a Consagração à Nossa Senhora também serão realizadas diariamente em formato online, assim como a Eucaristia e transmissão das missas vespertinas.

“Já as atividades presenciais, como a abertura do Oitavário e a Missa de Encerramento, entre outras, acontecerão com controle de público, em número de participação conforme orientação das autoridades sanitárias. Mas toda a programação, inclusive a que tiver público, será transmitida em nossas redes e nos canais dos veículos de comunicação parceiros do evento”, destaca Frei Paulo.

Imagem Lúdica

Outra novidade é a presença da imagem de Nossa Senhora da Penha mais lúdica, elaborada para estar presente nas peças de comunicação alusivas à Festa com a finalidade de criar empatia com o público de todas as idades, em especial os mais jovens.

Tema remete ao uso das máscaras

O tema da Festa 2021 é “Vosso olhar a nós volvei”, em alusão ao canto tradicional da devoção Mariana e ao poder do olhar misericordioso de Nossa Senhora sobre nosso povo. A escolha, segundo Frei Paulo, se faz propícia no cenário atual, em que devemos renovar os votos de fé para que nossa padroeira interceda por nós. Mas também tem outro significado nesse período de pandemia. 

Em tempos de rosto coberto pela máscara, sinal de cuidado e prevenção, o olhar adquire relevância especial. Neste “novo normal”, mascarado e com distanciamento, os olhos reforçam sua missão própria de serem o “espelho da alma” e, através deles, as pessoas aprendem a sorrir, a acolher, a cumprimentar, a abraçar, a demonstrar afeto e atenção. 

“Os olhos são provocados a abandonar a cultura da indiferença e da invisibilidade para se tornarem caminho de encontro, comunhão e aproximação entre as pessoas. O olhar de Nossa Senhora em seus diversos ensinamentos também estará presente nos temas escolhidos para o Oitavário durante os dias de homenagem à Padroeira”, adianta.

Formato digital

Ao completar 450 anos de existência, em 2020, a Festa da Penha, maior evento religioso do Espírito Santo e uma das maiores festas marianas do País, precisou se reinventar. Em um tempo recorde de pouco mais de 15 dias, foi produzida e realizada a Festa em novo formato, pela primeira vez em sua história totalmente virtual e interativo.

Durante o evento, foram mais de 1.338.220 interações nas páginas das redes sociais da Arquidiocese de Vitória e do Convento, com participações de diversas cidades do Estado, do Brasil e até de países do exterior. Mais cerca de 600 matérias foram veiculadas nos diversos veículos de imprensa do Estado – sempre parceiros desta manifestação de fé popular – e do País, incluindo transmissões ao vivo da nossa programação.

Cobertura da Rádio América FM 91,1 e AM 690 nas missas, celebrações e momentos de oração durante toda a programação da Festa da Penha 2020.

Numa ampla parceria com A Gazeta, foi realizada, entre outras ações, a Romaria das Famílias, com a imagem de Nossa Senhora da Penha percorrendo as ruas da Grande Vitória em mais de 50 quilômetros com testemunhos de fé e devoção transmitidos ao vivo.

Ao todo, para divulgar a Festa, foram 25 horas de transmissões ao vivo, 90 matérias e mais de duas horas de reportagens de A Gazeta e G1/ES, incluindo matéria no Jornal Nacional. “O formato virtual e interativo é um caminho sem volta para o futuro e na forma de divulgar o Evangelho e o amor de Nossa Senhora das Alegrias”, avaliou Frei Paulo.

A rosácea, grande abertura circular, é um elemento arquitetônico ornamental próprio das catedrais do estilo gótico, presente em quase todas as Igrejas construídas entre

“Enquanto as Igrejas românicas eram escuras, lembrando cavernas, as catedrais góticas são exuberantes, convidam a olhar para o alto e dão um sentido ascensional ao ato de estar na Igreja. (…) Sem falar nas cores das rosáceas, em que o vermelho se destaca. A intenção era que, durante as Vésperas e na Hora Mariana, a luminosidade filtrada criasse a sensação de um incêndio, verdadeiro fogo iniciático”.

(E. Pellizari)

A rosácea, grande abertura circular, é um elemento arquitetônico ornamental próprio das catedrais do estilo gótico, presente em quase todas as Igrejas construídas entre os séculos XII e XIV. Apresenta-se sobre portal da fachada principal ou no transepto. Sua decoração é feita em sentido radial, com vidros coloridos, representando pétalas de rosa de forma estilizada, origem do nome.

A arquitetura deste período, vertical e majestosa, apresentando torres de pontas agulhadas e arcos ogivais, convida a união com o divino e se desenvolve a partir do surgimento das pequenas cidades, com a intensificação das relações de comércio. As inovações técnicas trazem grandes mudanças nas construção das igrejas: na fachada, três portais de acesso às três naves, e na estrutura, abertura de grandes vãos para entrada da luz, antes impossível. A rosácea, com origem no “oculus” romano e tendo sido pequena janela no estilo romântico, pode, agora, abranger toda a largura da nave.

Como os grandes vitrais deste período, a rosácea permite, através da luz e da cor, a ascensão ao sagrado e o conhecimento da Bíblia. Geralmente, no centro de sua composição, surge uma figura: os mais retratados são a Virgem Maria com o Menino, cenas da vida de Crsito e dos apóstolos ou outras histórias bíblicas. Durante o período do seu uso, passa por transformações na sua forma de representação até chegar desenhos rendilhados em pedra (traceria) e usa vidros com cores fortes que acentuam o realismo da representação.

No Brasil, temos alguns exemplos neogóticos que também apresentam a rosácea em sua composição arquitetônica, como a Catredal da Sé em São Paulo. De cores vibrantes e com forte atração pela luz filtrada, são ornatos belíssimos que ajudam a compor um ambiente favorável à oração pessoal e comunitária em nossas Igrejas.

Raquel Tonini,
membro da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese de Vitória
e Grupo de Reflexão do Setor Espaço Celebrativo da Comissão Litúrgica da CNBB
Missa em Ação de Graças pela conclusão do curso de bacharelado em Filosofia, de 24 alunos será hoje, às 19h30 na Paróquia Nossa Senhora

Às 19h30 desta quinta-feira (10) acontece na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Praia da Costa, a Missa em Ação de Graças pela conclusão do curso de bacharelado em Filosofia, de 24 alunos que iniciaram os estudos no Centro Universitário Salesiano no primeiro semestre de 2018.

Nesta turma que está se formando estão seminaristas da Arquidiocese de Vitória, das dioceses de Cachoeiro, Colatina e São Mateus, além das congregações Passionista e Missionária do Sagrado Coração e ainda leigos que não são vinculados a algum instituto ou diocese.

Quem presidirá a celebração será Dom Wladmir Lopes Dias, bispo de Colatina, e ele foi convidado por ser um representante da Província Eclesiástica do Espírito Santo, a qual pertence a Arquidiocese de Vitória e as outras três dioceses. Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória, vai presidir a missa de conclusão do curso de Teologia.

Devido a situação de pandemia a missa não será aberta ao público em geral e os familiares dos formandos já foram inscritos, mas existem algumas vagas que podem ser preenchidas pelos interessados no aplicativo da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todo o rito da celebração foi preparado pelos Seminaristas que estão se formando.

Matheus de Souza é seminarista da Arquidiocese de Vitória há 4 anos. Ele concluiu o curso de Filosofia e agora se prepara para cursar o primeiro ano de Teologia: “A caminhada do curso foi muito boa, a duração do bacharelado é de 3 anos. Foi uma etapa de estudos muito aprofundados e um momento de formação humana muito grande. Agora estamos indo para a próxima etapa do processo que é cursar a faculdade de Teologia a partir do ano que vem, no Instituto Interdiocesano que é da própria Arquidiocese de Vitória, juntamente com as dioceses sufragâneas.”  

Na formação para ser padre, o seminarista precisa cumprir algumas etapas de estudo e aprofundamento: um ano de propedêutico, além dos três anos de formação em Filosofia e quatro anos de Teologia. A Arquidiocese de Vitória oferta a disciplina de Filosofia em parceria com a Rede Salesiana, já a Teologia é ministrada pelo Instituto Interdiocesano, no Centro Católico de Estudos.  

Convocação do Papa Francisco para o Ano dedicado a São José.

No ano de 8 de dezembro 2020 (ontem) a 8 de dezembro de 2021, o Papa Francisco convocou a Igreja Católica a celebrar o Ano de São José. A convocação foi feita juntamente com a publicação da Carta Apostólica ‘Patris corde’, em português ‘Com coração de Pai’, na qual o Papa enaltece o pouco que os Evangelistas narram sobre este homem a quem Deus confiou a missão de criar o Seu Filho.

 

8 de dezembro marca também os 150 anos do decreto Quenadmodum (1870) do beato Pio IX, que declarou São José como Padroeiro da Igreja Católica.

 

Na Carta Apostólica, Francisco, faz uma relação das dificuldades que São José enfrentou para cumprir a missão que Deus lhe confiou: o casamento com Maria, o nascimento de Jesus, a fuga e permanência no Egito e a vida em Nazaré e ressalta que ele foi a expressão do amor de Deus que é Pai.  O Papa lembra o quanto São José pode nos ensinar com seu exemplo sobre as dificuldades que enfrentamos com a pandemia, a falta de emprego e frágeis condições de vida e as necessidades dos imigrantes.

 

O objetivo da Carta é, segundo o Papa “ é aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo”.

 

Em 7 pontos, a ‘Patris corde’ nos leva a percorrer e entender o personagem silencioso, obediente e fiel e ainda nos convida a adotá-lo como modelo e intercessor perante Deus: 1. Pai Amado 2. Pai na ternura 3. Pai na obediência 4. Pai no acolhimento 5. Pai com coragem criativa 6. Pai trabalhador 7. Pai na sombra.

Leia a Carta Apostólica ‘Patris corde’ no anexo. 

Anexos

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode se inscrever para participar

Titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Vila Velha e coordenadora do Programa Reconstruir o Viver, a juíza Patrícia Neves ministra a formação “Fundamentos da Comunicação Não Violenta e Reconhecimento e Cura do Trauma” em dois módulos. As inscrições estão abertas e a formação é online e gratuita, das 8h às 12h, via plataforma Zoom, nos dias 11 e 14 de dezembro.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos e que se disponha a conhecer ferramentas de solução pacífica de conflitos pode se inscrever para participar. Entre os objetivos da formação, estão entender o processo que envolve a utilização de métodos de Comunicação Não Violenta e de Reconhecimento e Cura do Trauma, além das etapas estruturais e as possibilidades de uso na vida pessoal.

“A Comunicação Não Violenta (CNV) se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas,” é como define Marshall Rosenberg, criador do conceito da CNV.

Em tempos de frenética polarização e discurso de ódio, é necessário resgatar uma comunicação que promova empatia e compaixão. Nos dois módulos da formação, a juíza Patrícia Neves apresenta técnicas para estar juntos.

“Eu a chamo de método de difusão de uma cultura de paz. Porque esses dois métodos especificamente, assim como a Justiça Restaurativa, eles demandam uma modificação muito maior de nós mesmos para estarmos com o outro, acolher o outro e trabalhar com o outro, do que nós realmente conseguirmos mudar a realidade das pessoas que nós tocamos”, destaca.

Módulo 1: inscreva-se aqui.

Módulo 2: inscreva-se aqui.

Alessandro Rebonato, Daniel Calil, Ruan Coutinho e Vitor Noronha vão para a Diocese da Santíssima Conceição do Araguaia, no Pará.

Os seminaristas Alessandro Rebonato, Daniel Calil, Ruan Coutinho e Vitor Noronha serão ordenados diáconos transitórios da Arquidiocese de Vitória no próximo sábado (12), na Catedral Metropolitana de Vitória, às 9h. E já no próximo mês, no dia 25 de janeiro, eles embarcam para a missão na Diocese da Santíssima Conceição do Araguaia, no Estado do Pará.  A expectativa é que eles fiquem por lá em período que pode variar entre 4 e 6 meses.

De acordo com o Vigário Geral da Arquidiocese, padre Jorge Campos, os quatro futuros diáconos farão um estágio pastoral, em uma diocese onde existe uma grande necessidade de missionários e o Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos em comunhão com Dom Dominique Marie Jean Denis You, Bispo Diocesano de Conceição do Araguaia, fizeram essa parceria que começou no ano passado.  

Padre Jorge explica que este é um gesto importante, pois a Igreja nasceu com a ordem de Jesus de ‘Ide por todo mundo e pregai o evangelho’: “É necessário que os nossos seminaristas – após passarem por um período de formação no Seminário e exercerem um estágio pastoral em paróquias da nossa Arquidiocese – tenham uma visão mais ampla da Igreja, conhecendo a realidade de outras regiões.  

A Diocese de Conceição do Araguaia, está localizada no Sul do estado do Pará e tem atualmente dez paróquias. No ano de 1911 – período da borracha, dos garimpos e das madeireiras no Brasil – foi criada como prelazia de Conceição, se tornando uma Diocese em 1979, pelo então Papa João Paulo II. Segundo dados do Censo de 2010 do IBGE a região é extensa territorialmente com cerca de 52.465 KM e 333.760 habitantes. Essa distância inclusive é um dos desafios vividos pelos religiosos e missionários que atuam na região, conforme disse em entrevista Alessandro Chagas, que é padre da Arquidiocese de Vitória e está em missão nesta Diocese.

Expectativa

Ruan Coutinho

“Eu recebo com profunda alegria essa missão que a Igreja está no confiando de ir até a Igreja do Pará e como uma oportunidade única de viver uma outra experiência eclesial, de conhecer uma nova cultura e também de levar aquilo que nós temos, a boa nova de Jesus e receber também o testemunho daquele povo que também vive a sua Fé. Então eu vou com muita alegria para essa missão e com o coração cheio de disponibilidade para viver esse tempo precioso e muito especial que Deus preparou para nós. Encerrei ontem meu trabalho como Seminarista na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Praia da Costa, mas vou continuar como diácono antes de viajar para o Pará.”

Alessandro Rebonato

“Minha expectativa é de aprender um novo jeito de ser Igreja, porque vamos conhecer uma outra realidade. Quero ajudar naquilo que aprendi nesse tempo de 8 anos de formação no seminário e chegando lá absorver o que tem de positivo para levar para minha vida como presbítero: um novo rosto de Igreja e uma nova forma de comunidade e de cultura. Minha despedida da paróquia Bom Pastor, Praia da Costa, onde fiz o estágio pastoral, aconteceu neste final de semana. Foi uma última missa com o foco no envio para a missão. O povo está sendo muito acolhedor, apoiando essa oportunidade de conhecer uma nova realidade, pois eles sabem que estou indo para a missão, mas ao mesmo tempo sou da Arquidiocese. Vou para a missão, mas vou voltar para cá com mais experiência.”

Vitor Noronha

Estou muito alegre e com uma minha expectativa é excelente. Eu acho que essa oportunidade de já no diaconato a gente sair em missão, nos ajuda a viver melhor o ministério. Se a gente entende que o diaconato é a compreensão de Jesus Servo e você é servo da palavra e da caridade, sair em missão é a oportunidade de enviar a palavra e como servo da palavra ir de encontro com uma nova realidade no Estado do Pará. Ontem foi minha despedida na Paróquia Bom Pastor de Campo Grande, onde fiz o estágio como seminarista por 2 anos e foi muito emocionante. O povo está triste pois nem todos poderão estar presentes na ordenação diaconal no sábado e muitos vão assistir pelas redes sociais. Mas já partilhei com eles sobre essa missão que vamos em janeiro e eles ficaram felizes com a notícia, se comprometendo a estarem juntos em oração. Com certeza essa oração das pessoas nos alimenta no serviço.”     

Daniel Calil

“Para nós é uma experiência nova, inusitada, mas de grande esperança porque é um povo que precisa muito do ministério ordenado. Pelo que eu sei não há padres suficientes para o tamanho territorial e será uma experiência de verdadeiro diaconato pois estaremos à serviço de uma Igreja irmã tão necessitada como Vitória. Vamos aprender a cultura de lá e se encarnar na realidade deles. Será uma experiência boa no sentido de ajudar a consolidar em nós o ministério diaconal. A experiência missionários vai nos possibilitar uma grande experiência para a atuação em favor do Reino de Deus. Encerrei ontem meu trabalho pastoral como seminarista na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Jucutuquara, Vitória.”