Notícias

Rito acontece nesta sexta-feira (04) com a admissão de 5 seminaristas do primeiro ano de Teologia às Ordens Sacras.

“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração” (Jr 3, 15)

Nesta sexta-feira (04) acontece a abertura dos festejos dos 70 anos do Seminário Nossa Senhora da Penha com a admissão de seis seminaristas do primeiro ano de Teologia às Ordens Sacras. A celebração, presidida por Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória, será restrita aos candidatos ao sacerdócio e aos padres formadores: Jorge Campos que é o Reitor e padre Arthur Juliatti dos Santos, Vice-Reitor do Seminário. A Santa Missa começa às 19h com transmissão pelas redes sociais. 

O rito faz parte das etapas da formação em Teologia e a Arquidiocese de Vitória tem o costume de no primeiro ano já admitir os seminaristas à Ordem Sacra com o significado de que a Igreja particular de Vitória reconhece nos candidatos uma capacidade de responder e assumir essa responsabilidade de ser padre. É o primeiro passo mais concreto em direção ao presbiterato.

Entre os seis que serão admitidos amanhã está Leonardo Oss, que cursa o primeiro ano de teologia. Ele fala sobre sua expectativa: “é uma alegria muito grande primeiro por parte da Igreja que olha pra nós e enxerga que temos essa capacidade de levar adiante o caminho ministerial e de nós para com a Igreja, por ela estar nos acolhendo e dando espaço. As pessoas que acompanham a nossa vocação também se alegram conosco, por esse passo que estamos dando. Porque tudo é um discernimento para reconhecermos se é isso mesmo que nós queremos, se estamos respondendo realmente um chamado de Deus”. 

Geralmente essa admissão costuma ser no início do ano, no aniversário do Seminário Nossa Senhora da Penha, em 4 de abril, mas esse ano foi atípico, pois devido à Pandemia de Covid-19 os seminaristas passaram grande parte do tempo em casa. A transmissão poderá ser acompanhada pelo Facebook no link: https://www.facebook.com/events/217257983130751/ e pelo Youtube no https://youtu.be/ecwEZp_7b7k. Nesta mesma celebração serão acolhidos outros quatro seminaristas: dois que cursam o 2º ano de Teologia e serão instituídos leitores e outros dois que serão instituídos acólitos.

Música e solidariedade é o que podemos esperar da live do Pe. Anderson Gomes.

Muita música e solidariedade para esse final de semana. A TV Tribuna transmitirá a live solidária “Bençãos do Rei” com padre Anderson Gomes, pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praia da Costa em Vila Velha, que estará acompanhado por sua banda juntamente com a Camerata do Sesi.

 

A iniciativa da live solidária surgiu do diretor-presidente da Galwan, José Luiz Galvêas Loureiro, que também é paroquiano da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Vila Velha.

 

“A ideia é oferecer um show religioso de qualidade e divulgar o trabalho da Acacci e da Apae de Vila Velha, duas entidades que a Galwan ajuda há muitos anos. São entidades sérias que precisam de apoio e ajuda das empresas”, comenta Galvêas.

 

O show contará com um repertório bastante vasto, com músicas conhecidas do rei Roberto Carlos, de cunho religioso. Para o padre Anderson Gomes, será um desafio cantar juntamente as músicas do rei da Jovem Guarda com a Camerata do Sesi, mas quem acompanhar apreciará uma boa música.

 

“Costumo trabalhar bem os arranjos, buscar o novo, sem comprometer a originalidade da melodia. A surpresa estará nos arranjos”, comenta Pe. Anderson Gomes.

 

O evento será realizado neste sábado (05) em comemoração dos 33 anos da Construtora Galwan. A transmissão acontecerá às 12h30 na TV Tribuna e no canal do YouTube do Pe. Anderson Gomes. A renda será revestida para a Associação Capixaba contra Câncer Infantil (Acacci) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Vila Velha. 

 

Primeiro de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data é uma criação da ONU e é celebrada desde 1987,

Primeiro de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data é uma criação da ONU e é celebrada desde 1987, porém, no Brasil, o projeto só foi adotado pelo Ministério da Saúde em 1988.

Em 2020 a Pastoral da Aids adotou como tema para a campanha o título “É tempo de Cuidar”, fazendo alusão a Ação Solidária da Igreja no Brasil. Segundo Dom Luiz Ricci, Presidente da Comissão Episcopal para a Pastoral da Aids, mesmo diante da pandemia do COVID-19 a pastoral continua dando assistência espiritual e material aos infectados pela doença.

Segundo a CNBB, “a Pastoral da Aids tem se somado ao esforço de organizações da sociedade e do governo brasileiro na mobilização para realizar ações de conscientização, prevenção e autocuidado e luta contra estigma e preconceito em relação ao HIV.”

Dom Luiz, que está em Vitória, disse que o trabalho dos agentes tem sido muito importante nesse tempo de pandemia, pois mesmo sem poder fazer encontros presenciais eles têm estado presentes na vida das pessoas. Ele afirma que “se não podemos curar, podemos cuidar” e “cuidar sempre”, afirmou.

O bispo referencial da Aids presidirá missa na Catedral de Vitória hoje, às 18h. Ela será transmitida para todo o Brasil pelos canais da CNBB (Facebook/pastoraldaaidsnacional – Youtube/pastoraldaaidscnbb) e pela rádio América FM 91,1.

Dom Luiz disse que dentro da dimensão do cuidar é preciso “oração em favor da vida dos pesquisadores, profissionais de saúde e outros que trabalham na busca de um medicamento que cure.”

O vigário da Pastoral da Aids no Brasil é o Pe Antônio Peroni, membro do clero da Arquidiocese de Vitória. Ele trabalha na comissão episcopal diretamente com Dom Luiz Ricci.

A partir da próxima sexta-feira (04) o novo coordenador será padre Claudio Alves Moreira, que é administrador paroquial na Paróquia Santíssima Trindade, em Vila

A partir da próxima sexta-feira (04) a área pastoral Cariacica/Viana passará a ter um novo coordenador: padre Claudio Alves Moreira, que é administrador paroquial na Paróquia Santíssima Trindade, em Vila Capixaba, há 2 anos. Quem está deixando a função é padre Carlos Conceição, da Paróquia Bom Jesus, de Novo Horizonte, que já cumpriu seu período. Padre Claudio explica que foi escolhido pelos padres em uma votação espontânea ocorrida na reunião dos presbíteros da área no mês de outubro.

No total são 18 paróquias que pertencem a área Cariacica/Viana e de acordo com padre Claudio, ele aceitou o desafio por entender que essa é a vontade de Deus e pelos padres que olharam com esperança para o seu ministério que está apenas começando. Ele recebe essa missão com com um pouquinho de ansiedade, mas com disposição para contribuir com a Igreja.

“Me coloco na dinâmica do serviço, crendo ser essa a vontade de Deus para esse tempo e para as nossas paróquias aqui na área Cariacica/Viana. Com vontade de acertar e ser útil de alguma maneira e que o ministério que o Senhor me confiou possa estar à serviço dos irmãos, das paróquias e auxiliando o senhor Arcebispo, pois o organismo de área pastoral é na verdade um braço do senhor Arcebispo em determinada região. 

Padre Claudio explica que a missão do coordenador de área é diferente do representante dos presbíteros da área, pois ele zela para a unidade pastoral. Em geral o mandato de um coordenador de área é de 2 anos, podendo ser prorrogado por mais 2 anos em uma nova votação.  

“Meu trabalho junto com a equipe que vamos formar será esse de manter a unidade, acompanhar as pastorais nas paróquias, convocar as reuniões, preparar aquilo que vem da Arquidiocese. Manter a unidade entre nós mesmos, entre as 18 paróquias e também fazer com que a gente seja um só. Além disso ver como está o Batismo, a Crisma, as pastorais sociais. Trabalhar a ação pastoral em conformidade com as orientações da Arquidiocese de Vitória de forma mais homogênea possível, mas respeitando cada região, cada paróquia e cada comunidade”.

Comissão de Promoção da Dignidade Humana (CPDH) e Fórum Capixaba de Lutas divulgaram documentos

Entidades e movimentos sociais se mobilizaram nos últimos dias, por meio de cartas públicas, em demonstrar apoio ao coordenador do Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória e pároco da Paróquia Santa Teresa de Calcutá, em Vitória, padre Kelder Brandão.

Membros da Comissão de Promoção da Dignidade Humana (CPDH), da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, em conjunto com as demais entidades signatárias, destacaram a trajetória coerente e corajosa do sacerdote, com ações concretas em favor dos pobres e na defesa incondicional da vida e da dignidade humana.

“Manifestamos nosso apoio ao Padre Kelder José Brandão Figueira, diante das reações desproporcionais e injustas por conta de sua orientação aos leigos e leigas da Paróquia Santa Tereza e Calcutá e a todas as pessoas de boa vontade para que, inspirados pela doutrina social da igreja, façam a opção no pleito municipal por um projeto de defesa da vida, dos valores cristãos, posicionando-se contra aquilo que ameaça a igreja e seu compromisso com os pobres”, diz o documento.

As entidades também expressão admiração e respeito pelo arcebispo de Vitória, Dom Dario, “que, impossibilitado de assistir impassível ao desrespeito flagrante aos pobres e mais necessitados no Espírito Santo, tem nos conduzido na busca pela construção do reino de Deus na terra”.

Fórum Capixaba de Lutas Sociais

Outro documento publicado em favor de padre Kelder reúne mais de 50 entidades e movimentos sociais que atuam no Espírito Santo. Encabeçada pelo Fórum Capixaba de Lutas Sociais, a manifestação destaca que a luta pela vida exige tomada de posição.

“Aos líderes da igreja e também a todos os fiéis cabe se empenharem pela vida social, contra projetos que, concretamente, ameacem oprimir ainda mais os oprimidos, excluir ainda mais os excluídos e promover a violência como se fosse natural e inevitável. Com Kelder, mantemo-nos na luta contra o obscurantismo que viceja quando nos furtamos a assumir nosso lugar ao lado dos mais vulneráveis”, escrevem as entidades.

Assinam a carta da CPDH

– Comissão de Promoção da Dignidade Humana

– Ação Diaconal Ecumênica – ADE

– Associação de Apoio e Orientação a Criança e ao Adolescente (AAOCA)

– Associação Pe. Gabriel Maire em Defesa da Vida – APGM

– Cáritas Brasileira – Regional Espírito Santo

– Centro de Estudos Bíblicos do Espírito Santo – CEBI

– Centro Social São José de Calasanz

– Fórum Igrejas e Sociedade

– Movimento Fé e Política

– Pastoral da Aids

– Pastoral Carcerária

– Pastoral da Criança

– Pastoral da Ecologia

– Pastoral da Juventude

– Pastoral do Menor

– Pastoral da Pessoa Idosa

– Pastoral do Povo de Rua

– Pastoral da Saúde

– Pastoral da Sobriedade

– Projeto Alegria de Viver

– Projeto Semente

– Projeto Social Casa Sol Nascente

– Projeto Social Cidade do Garoto

Assinam a nota de solidariedade

– ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia)

– Adufes (Associação dos Docentes da UFES, Seção Sindical do ANDES-SN – Diretoria)

– Amus (Associação de Mulheres Unidas da Serra)

– Associação Ateliê de Ideias

– Associação Gold: Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade

– CADH (Centro de Apoio aos Direitos Humanos)

– CEBI Centro de Estudos Bíblicos ES

– CDDH-Serra (Centro de Defesa dos Direitos Humanos)

– CEC Coletivo de Estudos de Conjuntura

– Central Única dos Trabalhadores

– Centro de defesa Dom Tomás Balduíno

– Círculo Palmarino

– Coletivo de Agitação Antifascista

– Coletivo Dona Astrogilda

– Coletivo Educação pela Base

– Coletivo Mães Eficientes Somos Nós

– Comitê Popular de Proteção dos Direitos Humanos

– CONERES (Conselho de Ensino Religioso do ES)

– CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, Seção ES)

– Conselho Regional de Serviço Social-CRESS

– CSP Conlutas

– FETAM – ES

– Fórum Bem Maior (Fórum de Moradores do Território do Bem)

– Fomes (Fórum de Mulheres do ES)

– Fórum Capixaba em Defesa da Vida dos Trabalhadores

– Fórum Capixaba de Lutas Sociais

– Fórum de Homens Capixabas pelo fim da violência contra as mulheres

– Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos do ES

– Fórum Estadual de Promoção da Liberdade Sindical no Estado do Espírito Santo

– Fórum Metropolitano Sobre Drogas

– Instituto Raízes

– Intersindical CCT

– Luta Unificada dos Trabalhadores da Educação – LUTE/ES

– MNDH/ES (Movimento Nacional dos Direitos Humanos)

– MNU (Movimento Negro Unificado)

– Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra

– Movimento em Defesa de Direitos e Serviços Públicos de Qualidade

– Movimento Mulheres em Luta -MML ES

– Núcleo BrCidades do Espírito Santo

– Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida – NC-ACD

– Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial do Espírito Santo

– PO – Pastoral Operária ES

– Resistência e Luta Educação ES

– Sinasefe Ifes

– SINDIALIMENTAÇÃO-ES – Sindicato dos Trabalhadores em Alimentação do ES

– Sindicato dos Bancários

– Sindicato dos Empregados no Comércio

– Sindicato dos Ferroviários do ES/MG

– Sindicato dos Jornalistas

– Sindimármore

– Sindipúblicos

– Sindseg-Gv-ES – Sindicato dos Vigilantes da Grande Vitória

– Sintufes (Sindicato dos Trabalhadores da UFES)

– SINDFER (Sindicato dos ferroviários do ES/MG)

– Sindipetro

– Sispmc

Padre João Marcelo dos Santos será enviado em missão para a Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, no sul do Pará. Em entrevista ao

Na Exortação Apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, no qual o Pontífice fala sobre a dimensão existencial da missão: “Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. Está na ordem do ser. É existencial, identidade, essência e não se reduz a algumas horas do dia. (…) Não é que a vida tenha uma missão, mas a vida é uma missão”.

Dentro deste contexto de uma Igreja em saída e missionária, o padre João Marcelo dos Santos, que atualmente está como pároco na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Meaípe, Guarapari foi transferido para a Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, no Pará. Padre João Marcelo é natural do município de Alfredo Chaves, nasceu em 15/02/1974, e sua data de ordenação é 10/04/2010. Em entrevista ao Vicariato de Comunicação da Arquidiocese, ele destacou a importância deste momento da sua ida e como vê essa presença missionária da Igreja de Vitória.

Vicariato para Comunicação: Como o senhor acolhe esse pedido de missão do Arcebispo?

Padre João Marcelo dos Santos: Recordo, que no mês de outubro, mês dedicado às missões o padre Jorge, Vigário Geral da nossa Arquidiocese de Vitória em reunião na Área Pastoral Benevente falou do pedido do Arcebispo dom Dario, sobre a possibilidade de algum padre se disponibilizar para um tempo de missão em alguma diocese necessitada de sacerdotes! Dom Dario estava colocando em prática aquilo que pede o santo padre, o Papa Francisco: “generosidade dos bispos para com as Igrejas e as regiões menos desfavorecidas da presença missionária”. Diante desse apelo eu me coloquei à disposição da Igreja, se fosse da vontade de Deus e da Arquidiocese eu estaria disposto a dar um tempo da minha vida, do meu sacerdócio, enviado como igreja. Portanto, acolhi com liberdade e generosidade ao chamado, mesmo não conhecendo nada da realidade da Diocese para onde vou. Mas, irei com simplicidade, de alma e coração abertos para ajudar, servindo, aprendendo, amando fazendo as vezes do Cristo Bom Pastor junto aquele povo, pelo qual já rezo e amo mesmo sem conhecer! Sei que é uma realidade diferente da nossa, mas confio N’Aquele que chama, capacita e envia: Jesus Cristo.

Vicariato para Comunicação: É costume na Igreja entre as dioceses essa ajuda missionária, sobretudo onde existe mais necessidade. Neste tempo, a Arquidiocese de Vitória tem olhado muito para a Amazônia, e os bispos da região estão pedindo ajuda devido à carência de padres e missionários. O senhor já conhece a realidade de missão? Quais são as suas expectativas?

Padre João Marcelo dos Santos: Não conheço nada, depois que o Arcebispo me disse onde seria, fui procurar algumas informações sobre a diocese e à região, será algo completamente novo! Espero corresponder às necessidades da Igreja local, Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia. Quanto às expectativas eu não estou criando-as muito! Eu estou num momento muito feliz da minha vida! Amo a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes aqui em Meaípe, Guarapari. Estou e sou feliz aqui, vou no desejo de fazer uma experiência missionária que acredito vai enriquecer o meu ministério: é diferente falar de missão e fazer a experiência de missão! Não é o objetivo primeiro, mas acredito que ao me doar serei feliz!

Vicariato para Comunicação: Como o senhor vê essa presença da Igreja de Vitória no âmbito missionário?

Padre João Marcelo dos Santos: Está na raiz da Igreja sua vocação missionária! Jesus envia, “Ide”, entre tantas outras, uma das primeiras e principal missão da Igreja é anunciar a Cristo e sua boa nova! Vejo a presença da Igreja de Vitória na missão, como uma Igreja generosa que sabe partilhar com as igrejas irmãs um pouco da generosidade de Deus para com ela! Pois, temos um número significativo de padres, muitos deles recém ordenados. Essa, generosidade da Igreja nos educa para o desapego de nós mesmos e a consciência de pertencemos um corpo eclesial maior, universal que compartilha as angústias e as alegrias da Igreja do Brasil. Agradeço a Deus, depois de tudo que passei nos últimos anos referente a minha saúde física, estar bem e poder oferecer, apesar das minhas fraquezas esse tempo de minha vida a serviço de uma Igreja Irmã. Agradeço a Arquidiocese de Vitória a confiança e a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, que apesar da saudade e da tristeza da separação compreende a beleza e dignidade do meu gesto de acolher este chamado!

Uma Igreja em missão

O Projeto Igreja Irmã foi criado pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no final do ano de 1972. No início de 1972, a Arquidiocese de Vitória assumiu o Projeto com a Prelazia de Lábrea, como consta no Livro tombo desta Prelazia. Ou seja, neste ano de 2020 completaram-se 48 anos desta fraterna relação entre a Prelazia de Lábrea e a Arquidiocese de Vitória. Ao longo destes anos, aconteceram diversas visitas e diálogos entre os bispos anteriores da Arquidiocese e da Prelazia, bem como mudanças na dinâmica do Projeto visando ampliar e qualificar sua ação. No Brasil, há uma pluralidade de iniciativas missionárias que exigem um trabalho missionário com fios condutores comuns a fim de crescermos na comunhão missionária.

Com a chegada de Dom Dario Campos, a Arquidiocese de Vitória também assumiu como Igreja-irmã a Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, no sul do Pará. Atualmente, o Padre Alessandro Chagas também se encontra nesta missão. A nossa Arquidiocese tem trabalhos missionários fora dos limites territoriais em duas Dioceses Irmãs, tanto com o envio missionário em alguns meses durante o ano, como também com presença contínua de missionários partilhando da vida de comunidades e trabalhando pela evangelização.

Leia Mais: 

Padres capixabas em missão no Amazonas e Pará

Mês missionário: “Vida é missão”

Apresentação da nova logomarca para a Arquidiocese de Vitória.

Uma nova logomarca foi criada para a Arquidiocese de Vitória e hoje, 28 de novembro de 2020, foi apresentada em reunião do COPAV, Conselho Pastoral da Arquidiocese de Vitória.

A logo traz como simbologia a palma de Nossa Senhora da Vitória e a coroa, representada por uma “linguagem abstrata em um traço único”, conforme explicação do desenvolvedor. Os elementos que compõem a logo representam a unidade da Santíssima Trindade, as cores do estado do Espírito Santo e do manto de Nossa Senhora, assim como a Encarnação do Verbo de Deus. A tipografia (estilo das letras) também representam, segundo o desenvolvedor, a Igreja em movimento e a modernidade. Nas cores ainda podemos considerar as sensações que as mesmas comunicam: azul – harmonia e equilíbrio e rosa – sensibilidade e virtudes.

Desenvolver uma nova logomarca foi iniciativa do Vicariato para a Comunicação. Segundo pe. Anderson Gomes, vigário episcopal para a comunicação, a intenção de desenvolver nova logomarca nasceu junto com a criação do Vicariato. O padre explica: “desde a criação do Vicariato pensei em criar uma logomarca que transmita nossa identidade, significado e simbolismo. Os símbolos são muito fortes na Igreja e uma logomarca expressa esse simbolismo. Temos uma logo, mas acho que faltava algum elemento que nos identificasse. Pedi que a nova logo trouxesse a centralidade da palma, a coroa que nas três pontas aponta para a Trindade e a unidade apontando para a encarnação”.

Apresentada hoje a logo passa a ser a nova identidade visual da Arquidiocese de Vitória e, como afirmou pe. Anderson “que o símbolo possa nos identificar e mostrar a quem seguimos: seguimos a Deus que é trino, que se encarnou pelo sim de uma mulher e que hoje depende de cada um de nós para continuar sua missão de fazê-lo presente em nosso meio”. 

Célia Tavares (PT) foi a última entrevistada na tarde desta sexta-feira (27).

A candidata à prefeitura de Cariacica, Célia Tavares (PT), foi a última entrevistada da série de sabatinas com os concorrentes às 4 prefeituras que ainda não tem prefeitos definidos no Espírito Santo. O segundo turno das eleições municipais 2020 acontece no próximo domingo (29). As conversas aconteceram desde a última terça-feira e Padre Anderson Gomes ouviu os candidatos de Vila Velha, Vitória, Cariacica e Serra.  

Durante a entrevista que começou às 14h, Célia Tavares, falou sobre seus projetos para preservar o meio ambiente e a vida na terra, propostas para a educação, sobre a situação atual do município, sua experiência política, sobre a questão das pessoas em situação de rua e a credibilidade dos políticos em relação às promessas de campanha.

No início da conversa, a candidata afirmou que a Cariacica está vivendo tempos de abandono e relembrou que a cidade já conheceu o crescimento e a democracia no período que Helder Salomão foi prefeito e ela foi secretária de Educação. Além disso, Célia destacou que – caso seja eleita – este será um marco histórico, pois ela será a primeira mulher prefeita não só de Cariacica, mas da Região Metropolitana. Entre um dos questionamentos Padre Anderson indagou sobre como a candidata visualiza a Igreja nos tempos atuais e Célia replicou falando de sua experiência como filósofa e como profissional e que até recentemente foi professora dos seminaristas da Arquidiocese de Vitória.

“Passei 18 anos ajudando a formar profissionais e sempre disse para os meus alunos que a Igreja tem um papel fundamental e a questão a se perguntar é ‘que tipo de Igreja quero? Uma Igreja ritualista ou quero uma Igreja viva, que se reconheça no irmão?’ Pois foi isso que Jesus ensinou para nós, quando você dá de comer a quem tem fome, quando você dá de beber a quem tem sede. E é essa Igreja que eu acho que devemos cuidar. Eu sou dessa Igreja, nasci e vivi nessa Igreja em Nova Brasília. E eu gostaria que essa Igreja fosse respeitada. Eu respeito todas as religiões”.

Em seu plano de governo, a candidata afirma que houve uma queda nos investimentos e redução no número de vagas e apresenta 13 propostas para a área da educação. Sobre as prioridades para educação Célia reforça que quando foi secretária de educação trabalhou pela gestão democrática; pelo acesso, que é a matrícula; pela permanência, porque existe muita evasão; pela qualidade do ensino e pela questão da estrutura.

“E agora nós vamos retomar, cumprir o plano municipal de educação que tem 20 metas e diz que em 2024 nós temos que ter no mínimo 50% das crianças de 0 a 3 anos na escola e temos que ter todas de 4 a 5 anos estudando. Ensino médio, nós temos que articular junto com o Estado para garantir ensino de qualidade. Vou retomar a gestão democrática, a garantia de infraestrutura, valorização dos trabalhadores e precisamos garantir mais creches. Hoje o grande apelo que se faz na educação é que as famílias tenham mais creches”.   

Nesta série especial, desde a última terça-feira (23), foram entrevistados os candidatos de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos) e Max Filho (PSDB); os de Vitória, Delegado Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT); no município de Serra, apenas Sérgio Vidigal (PDT) compareceu a entrevista e seu adversário alegou incompatibilidade de agenda para participar e os candidatos de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM) e Célia Tavares (PT). A organização da série de sabatinas foi do Vicariato para a Comunicação da Arquidiocese de Vitória.  

Confira como foram as entrevistas de todos os candidatos dos 4 municípios da Grande Vitória.

Candidatos de Vila Velha

1- Arnaldinho Borgo – Podemos

2 – Max Filho – PSDB

Candidatos da Serra

1 – Fábio Duarte – Rede- Ausente

2 – Sérgio Vidigal – PDT

Candidatos de Vitória

1 –Delegado Pazolini – Republicanos

2 – João Coser – PT

Candidatos de Cariacica

1Euclério Sampaio – DEM

2 – Célia Tavares – PT