Notícias da Arquidiocese

Nesta terça-feira (25/5), os bispos do Espírito Santo e o administrador da Diocese de Colatina, juntamente com os coordenadores de pastoral de cada diocese

Nesta terça-feira (25/5), os bispos do Espírito Santo e o administrador da Diocese de Colatina, juntamente com os coordenadores de pastoral de cada diocese capixaba, se reuniram para definir os pontos básicos de criação do Regional Leste 3 da CNBB, que será integrado pelas quatro dioceses do Espírito Santo.

Além da definição do Regulamento do Conselho Episcopal Regional, foram tratados outros pontos importantes para que o processo possa acontecer de forma organizada. A reunião foi conduzida pelo secretário executivo do Regional Leste 2, padre Roberto Marcelino de Oliveira, que integra o clero da Diocese de Colatina. Após dois anos de intenso trabalho, padre Marcelino comemora o atual momento. “Sinto alegria e gratidão a Deus. Hoje, elegemos a nossa primeira presidência, além de estudarmos e aprovarmos o regimento do nosso novo regional”, disse.

O arcebispo de Vitória, dom Dario Campos, foi eleito o primeiro presidente do Regional Leste 3. “O sentimento é de serviço e disposição junto com os irmãos das demais dioceses”, destacou. O vice-presidente eleito é o bispo de São Mateus, dom Paulo Bosi Dal’Bó, que salientou que é chegada a hora “do novo jeito de ser Igreja e do novo jeito de ser regional, sendo uma grande oportunidade para que se dê maior visibilidade à beleza e à riqueza que temos na Igreja capixaba”.

Foram eleitos ainda o padre Roberto Marcelino como secretário executivo e o bispo de Cachoeiro de Itapemirim, dom Luiz Fernando Lisboa, como secretário do Regional Leste 3. O próximo passo será a formação de uma série de comissões que serão formadas por padres, leigos, diáconos, religiosos e religiosas.

 

Uma das celebrações mais importantes do calendário cristão é a solenidade de Pentecostes, celebrada neste domingo (23), 50 dias após a Páscoa de Jesus

Uma das celebrações mais importantes do calendário cristão é a solenidade de Pentecostes, celebrada neste domingo (23), 50 dias após a Páscoa de Jesus Cristo. De acordo com o catecismo da Igreja Católica “no dia de Pentecostes (no termo das sete semanas pascais) a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina: da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito” (CIC, n. 731). Então a partir deste dia, após Ascensão de Jesus, todos os cristãos reafirmam sua Fé em Jesus Cristo, se tornam seus discípulos e toda Igreja passa a ser conduzida pelo Espírito Santo.

A passagem de Atos 2:1-4 narra que “chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (Atos 2:1-4).

O Espírito Santo é a terceira “pessoa” da Trindade: ele é Deus e sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele, os cristãos são filhos no Filho e estão em comunhão com o Pai. Além disso, a partir do batismo, todo cristão passa a receber o Espírito Santo de Deus dentro de si e os seus sete dons que são: Sabedoria, Ciência, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus.

Na Arquidiocese de Vitória uma paróquia dedicada ao Divino Espírito Santo está em Santa Leopoldina, na área pastoral Serrana. A matriz é histórica e foi fundada em 04 de março de 1898. Esta paróquia possui 30 comunidades.

Uma particularidade é que a paróquia é administrada pela Congregação dos Missionários do Verbo Divino e segundo o padre Laurensius Lagandoni Hayong, que é o pároco desde 2019, esta é a primeira paróquia administrada pelos verbitas no Brasil. A Congregação dos Missionários do Verbo Divino foi fundada por Santo Arnaldo Janssen no dia 8 de setembro de 1875, em Steyl, Holanda.

A programação festiva deste ano foi modificada devido a pandemia de Covid-19. Foi realizada uma programação religiosa de sete dias com missas na Igreja Matriz em preparação para a Festa do Divino Espírito Santo refletindo a cada dia um dos sete dons do Espírito. E neste domingo a celebração da festa do padroeiro será com duas missas na Igreja Matriz, sendo uma às 8h e outra às 19h, com a presença de fiéis no templo e com transmissão pelo Facebook da paróquia. Também acontecerão missas comemorativas nas comunidades.

 

Santuário Divino Espírito Santo

Em Vila Velha, o Santuário Divino Espírito Santo, no Centro da cidade, é uma referência religiosa. Ele é uma das 10 comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, porém é a sede administrativa da paróquia e também a residência oficial dos freis Franciscanos que o administram. A inauguração do templo aconteceu no ano de 1977 e neste ano o santuário completa 54 anos de existência. Frei Clarêncio Neotti é Vigário Paroquial da paróquia Nossa Senhora do Rosário e um grande estudioso da história. Ele conta como foi o início de tudo.

“Quando os franciscanos perceberam que a Igreja do Rosário era muito pequena e a cidade estava crescendo queriam construir uma nova Igreja e neste momento o bispo, que era Dom Luiz Scortegagna, sugeriu que ao invés de construir uma nova Igreja no Rosário, construísse uma outra que fosse ao mesmo tempo um Santuário em honra ao Espírito Santo, porque todo o Estado que a gente mora se chama Espírito Santo e ainda não havia um Santuário dedicado a 3ª pessoa da Santíssima Trindade”.

Uma curiosidade é que por ter sido construído em uma região de periferia, zona rural e de lagoas a fundação do Santuário está em cima de estacas. No total são 120 estacas em mais de 120 metros de profundidade. A inauguração também ocorreu em uma época de grandes movimentos, ideias e transformações da Igreja, porque o Concílio Vaticano II havia terminado e pedia uma grande reforma da liturgia, modificando o modo de os cristãos participarem da liturgia, se tornando uma forma mais dialogante e participativa.

“Então o Santuário é inaugurado em um momento extraordinário da história da Igreja no Brasil. Porém, os franciscanos preferiram deixar a sede paróquia no Rosário. E o povo batizou de fato como Santuário sendo que a Igreja nunca lhe deu esse título oficial. Dom Luiz tentou várias vezes que nos convencêssemos disso, mas a gente preferiu a voz do povo que passou a chamar de Santuário aqui e o Convento ‘da Penha’, que devia ser exatamente o contrário. E é assim que nós cultivamos aqui a memória do divino Espírito Santo, em nome da Arquidiocese, em homenagem ao padroeiro do Estado”, conclui Frei Clarêncio.

Neste ano a festa de Pentecostes coincidiu de cair exatamente no dia 23 de maio, data em que se comemora a colonização do Solo Espírito-Santense. O estado tem o nome de Espírito Santo, porque Vasco Coutinho aportou onde hoje está situada a cidade de Vila Velha, na época de Pentecostes. Em celebração ao dia acontecem várias missas na programação do Santuário Divino Espírito Santo com a participação presencial das pessoas. Os horários são às 7h, 9h, 11h, 17h e 19h. No período da tarde, de 14h às 17h, será realizada uma tarde de louvor com a RCC da Arquidiocese de Vitória.

Na tarde desta quarta-feira (19/5), foi realizada uma reunião com representantes das quatro dioceses do Espírito Santo que atuam na comunicação. A pauta girou

Na tarde desta quarta-feira (19/5), foi realizada uma reunião com representantes das quatro dioceses do Espírito Santo que atuam na comunicação. A pauta girou em torno da organização do Regional Leste 3 justamente no que se refere à dimensão comunicacional. Identidade visual, site e divulgação nos mais diversos meios de comunicação foram algumas das sugestões dadas pelo grupo.

O Regional Leste 3 da CNBB foi aprovado na última Assembleia Nacional dos Bispos, em abril, e marca a saída das quatro dioceses capixabas do Regional Leste 2, que é composto também pelas dioceses mineiras. Assim, as quatro dioceses passam a compor o seu próprio regional, o Leste 3. O objetivo desse desmembramento é fortalecer as bases da Igreja no Espírito Santo.

As bases para a instauração do mais novo regional da CNBB ainda estão sendo firmadas. A expectativa é de que a estrutura esteja organizada até o final deste ano. O Regional Leste 3 é formado pelas Dioceses de Colatina, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e pela Arquidiocese de Vitória.

Foi recuperada hoje (19) a conta do Instagram do padre Anderson Gomes que havia sido hackeada desde a manhã do último sábado (15), dia

Foi recuperada hoje (19) a conta do Instagram do padre Anderson Gomes que havia sido hackeada desde a manhã do último sábado (15), dia que ele começou a sofrer chantagens do criminoso. O sacerdote da Arquidiocese de Vitória contava com quase 47 mil seguidores somente nesta rede e possui um grande alcance nesta e em todos as suas redes sociais, usando estes espaços para evangelizar e atender fiéis do Brasil e do mundo, extrapolando o território da Igreja particular de Vitória.

Com o hackeamento o padre deixou de transmitir pela sua conta a novena do Espírito Santo, que está acontecendo, e migrou para o perfil da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praia da Costa, onde é pároco. Padre Anderson conta que com a pandemia usava o seu Instagram todos os dias para transmitir as missas e publicar outros conteúdos. Além, de interagir e responder os fiéis.

“Eu utilizo meu Instagram para levar a palavra de Deus e isso acontece por meio das transmissões, lives de bate-papo com outras pessoas me posicionando em nome da Igreja Católica, posts do meu programa Papo de Padre e também publicações dos meus trabalhos com a música. Na minha conta também estava sendo disponibilizada diariamente mensagens como ‘pílulas do evangelho” de 30 segundos e a interação no inbox sempre foi muito grande. As pessoas procuram um aconselhamento, uma palavra”, destaca o presbítero.

Hackeamento

Sobre como teve sua conta invadida, padre Anderson explica que pela manhã recebeu por inbox, no direct, uma mensagem em inglês e simplesmente aceitou sem clicar em nenhum link, sendo que essa é apenas uma das possibilidades da entrada de um hacker. Além disso, existe uma possibilidade de ser um vírus que facilitou essa situação, pois ele tem uma agência que o ajuda a administrar a conta.

Ao traduzir a mensagem, percebendo que poderia ser fake, ele logo mandou para a agência: “e em um espaço de tempo de 2 minutos quando volto para o meu Instagram ele já estava bloqueado e eu não conseguia entrar. Ao mesmo tempo no meu WhatsApp chegou uma mensagem de um número do exterior com a foto do meu Instagram aberto, dizendo que estava com minha conta e pedindo $750 dólares para eu tê-lo de volta”.

Com isso o sacerdote e sua equipe adotaram a estratégia de não responder ou interagir e começaram a conversar sobre a possibilidade de retomar a conta. Um dos problemas encontrados é que o perfil do Instagram não estava registrado com a autenticação em dois fatores e esta foi a brecha que o hacker encontrou para fazer a invasão: colocando o segundo fator na conta.

A partir da invasão o criminoso começou a ameaçar se em 24h não fosse pago o valor pedido, ele começaria a apagar todo o feed e sem ter nenhuma resposta foi o que começou a fazer. No domingo (16) o hackeador começou a apagar 10 anos de história. O hacker também estava respondendo as pessoas que interagiam nos stories, que já estavam no ar, dizendo que a conta havia sido roubada e que se o dono não pagasse o dinheiro pedido ela seria apagada ou vendida.

“E nós passamos o final de semana inteiro, com a equipe tentando averiguar e ver formas de cancelar a ação do hacker só que era final de semana e os hackers fazem isso justamente porque o suporte do Instagram diminui praticamente a zero no sábado e domingo, e eles ameaçam muito no final de semana para que a pessoa fique sensibilizada e pague o valor pedido. Ficamos resistentes porque não tinha segurança nenhuma que se eu pagasse eu teria de volta a minha conta”, revela o sacerdote.

Na segunda-feira padre Anderson conta que entraram em contato com o Instagram e fizeram um boletim de ocorrência, todos os procedimentos necessários para começar o processo de retomada: “o boletim de ocorrência é necessário para que haja um respaldo junto ao Instagram para dizer que a conta é minha, porque a polícia não vai entrar em busca nesse sentido. Mandamos toda a documentação e precisamos ver pessoas que pudessem acessar mais rapidamente. Não é fácil”.

Com o processo em andamento, hoje (19), como uma grata surpresa, cinco dias depois de a conta ser hackeada ela foi devolvida ao padre Anderson: “agora retomando a conta eu percebi que quase todos os meus posts foram arquivados, somente os últimos posts do final do ano passado até os dias atuais que ele apagou de vez. Mas graças a Deus está tudo tranquilo e fica o alerta para que além do WhatsApp, as pessoas também utilizem os 2 fatores do Instagram”.

A América Latina e o Caribe já estão em ritmo de Assembleia que vai acontecer de 21 a 28 de novembro de 2021 na

A América Latina e o Caribe já estão em ritmo de Assembleia que vai acontecer de 21 a 28 de novembro de 2021 na cidade do México.

Apesar de ser considerada a 1ª Assembleia ela pretende dar continuidade à V Conferência que aconteceu em Aparecida em 2007. Para a Igreja as Conferências, Sínodos e Assembleias têm uma importância muito grande porque são momentos de avaliar o caminho, olhar a realidade e pensar o futuro como discípulos missionários no seguimento de Jesus.

Desde abril a Igreja nos países que compõem esta região (América Latina e Caribe) está fazendo a escuta do povo. O chamado tempo de escuta ou apenas Escuta. A organização pretende ouvir a todos que se dispuserem a participar, por isso, todos estão convidados. O Papa Francisco em sua saudação inicial à Primeira Assembleia Eclesial lembrou que “a Igreja se dá ao partir o pão, a Igreja se dá com todos sem exclusão, e uma assembleia eclesial é um sinal disso: de uma Igreja sem exclusão”.  É nesta perspectiva que a Comissão Organizadora abre a possibilidade da escuta.

O coordenador do Comitê de Escuta, Mauricio López, reafirma o desejo de atender ao pedido do Papa e disse “este evento quer ser uma genuína expressão de uma presença que acolhe as esperanças e os desejos de todas as pessoas que compõem a Igreja, Povo de Deus, especialmente neste tempo de profunda crise”.

Já estão disponíveis dois subsídios para ajudar os participantes: Documento para o Caminho e Guia Metodológico que podem orientar sobre os temas e o método para ouvir pessoas e grupos, que podem ser baixados em: https://assembleiaeclesial.com.br/.

O Documento para o Caminho segue o método Ver, Julgar e Agir e traz:

Ver

Ver social: Pandemia e mudança de época – Modelo econômico – Exclusão e descarte – Casa comum – Violência – Lacunas na educação – Migrantes -Indígenas – Comunicação e Informação.

Ver eclesial: Secularização – Protestantização  e Pentecostalização – Mundo urbano – Jovens – Mulheres – Abuso sexual – Clericalismo – Novos caminhos.

Julgar

Seguimento de Jesus – Missão, Igreja em saída – Evangelização – Promoção humana e libertação autêntica.

Agir

Ecologia integral – Economia Solidária e sustentável – Cultura da paz – Novas tecnologias: valores e riscos – Interculturalidade – Democracia – Renovação eclesial.

Como participar?

Se você tem algo a dizer sobre qualquer destes assuntos e, como Igreja, está buscando caminhos de evangelização para este momento histórico, você está convidado a participar da Escuta. Para quem coordena grupo ou é liderança pastoral, pode baixar no site da Assembleia o Guia Metodológico que traz orientações sobre o como participar. Mas você também pode participar individualmente. Nos dois casos é necessário fazer um cadastro na plataforma da Assembleia.

Clique no link e faça seu cadastro. https://conocimientocompartido.org/

Neste domingo (16), dia da Ascensão do Senhor, a Igreja celebra o 55º dia das Comunicações Sociais. Para marcar a data uma missa foi

Neste domingo (16), dia da Ascensão do Senhor, a Igreja celebra o 55º dia das Comunicações Sociais. Para marcar a data uma missa foi realizada na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praia da Costa, em que o pároco é padre Anderson Gomes – que também é o Vigário Episcopal para a Comunicação da Arquidiocese de Vitória. Participaram de forma presencial da celebração Eucarística parte dos integrantes do Vicariato para a Comunicação, agentes da PASCOM e dois representantes da PASCOM nas áreas pastorais: Anna Carolina Perim, de Vitória e Renann Siqueira, de Vila Velha.

Em sua homilia, padre Anderson destacou que este domingo é muito sublime, pois é celebrada uma certa despedida de Jesus Cristo. “Ele vai aos céus, ele sobe e vai à casa do Pai. Pode parecer a princípio um distanciamento divino, mas nós hoje sabemos que não. O fato dele ter ido fez com que ele permanecesse mais presente do que que se estivéssemos o vendo ou ouvindo. Porque quando ele foi elevado, ele deixa presente uma forma espiritual, que é mais profunda do que a presença, porque não estou ouvindo ou vendo, mas eu o trago dentro de mim”.

Fazendo uma ligação entre as duas datas celebradas hoje, o vigário reforçou que por causa da Ascensão do Senhor a porta do céu se abre e com Deus presente dentro de cada cristão, este é o momento que começa a missão de comunicar: “Ide por todo o mundo anunciar o evangelho a toda criatura”. Com isso cada um tem o papel de anunciar por acreditar, vivenciar e experimentar. A partir disso é que nasce a vontade de comunicar e existem quatro sinais, que foram colocados no evangelho de hoje, que devem guiar aos que crerem.

  • “Expulsarão demônios”: o comunicador que anuncia a palavra de Deus tem a função de expulsar todo tipo de demônio. O comunicador evangélico tem que ter o cuidado com o que está comunicando para que não sejam sinais de divisão na comunidade. Ter cuidado com as Fake News e usar as redes sociais para falar aquilo que Cristo fez e faz na sua vida.
  • “Falarão novas línguas”: não é ser poliglota, mas aquele que comunica a palavra de Deus tem uma língua diferente da que a humanidade tem. O comunicador tem que comunicar o amor. Entre as reflexões que devem ser feitas estão: Qual é a minha língua? O que sai da minha boca? O que os meus dedos digitam? O cristão tem que por excelência comunicar algo novo.
  • “Se pegarem em serpentes ou beberem veneno não lhes fará mal algum”: o sentido é que o veneno do mundo, as raivas do mundo, as calúnias do mundo não vão afetar o comunicador evangélico. Tem muita gente que ao ler determinadas coisas são envenenadas. Perdem a vida, a paz, perde a alegria e uma coisa é se indignar, outra porém é deixar que essas questões entrem em suas vidas, envenenando-as.
  • “Quando impuserem as mãos sobre os doentes eles ficarão curados”: E quais são as doenças deste mundo hoje? Como um gesto, um toque pode aproximar. Uma conversa, um abraço, um toque. Isso cura muita gente, pois ao serem tocadas as pessoas se sentem amadas. Que saibamos com todo respeito e cuidado tocar nas pessoas e curar.

 

Ainda em sua reflexão o sacerdote enfatizou o poder da internet na comunicação dos dias de hoje, pois ela potencializa todos os assuntos e tem um alcance extraordinário: “O que eu faço com esse poder que eu tenho? O que eu tenho comunicado? O que você tem comunicado? Como o evangelho tem chegado nas pessoas através de você? A nossa missão de Igreja é comunicar. E hoje de modo especial, não é à toa que a Igreja Católica colocou como Dia Mundial das Comunicações. Neste tempo de pandemia, de modo especial, se teve uma pastoral que mais se destacou é justamente a Pastoral da Comunicação. Nessa pandemia eles trabalharam e trabalham muito mais para poder levar um pouco de alívio aqueles que estão do outro lado”.

Um momento muito emocionante aconteceu logo após as preces. Ao som do refrão da música “Nossa Missão”, de Adriana Arydes, que diz “aonde mandar eu irei, teu amor eu não posso ocultar. Quero anunciar para o mundo ouvir que Jesus é nosso Salvador”, Padre Anderson chamou todos os comunicadores presentes à frente do altar. No local ele deu uma benção e rezou como Vigário Episcopal para a Comunicação por todos que se doam pela PASCOM nas paróquias da Arquidiocese de Vitória e por todos que trabalham na comunicação e no anúncio do evangelho. Toda assembleia também impôs as sobre estas pessoas representando as pessoas que realizam esta importante missão.

Reveja a missa clicando aqui.

 

 

A arquidiocese de Uberaba, MG, emitiu uma nota (manifesto em defesa da vida) dirigida ao Poder Público Municipal, pedindo maior cuidado para evitar o

A arquidiocese de Uberaba, MG, emitiu uma nota (manifesto em defesa da vida) dirigida ao Poder Público Municipal, pedindo maior cuidado para evitar o contágio da covid: “Considerando tal realidade desafiadora, não é hora de flexibilizar, mas de reforçar as medidas que auxiliem o controle da situação. Ainda que impopulares, buscar, com lucidez, estratégias corajosas e corretas, embasadas na ciência e na solidariedade”.

Em solidariedade a presidência do Regional Leste 2, do qual o Espírito Santo fazia parte até à Assembleia Geral dos Bispos aprovar a criação do Regional Leste 3, emitiu uma nota de apoio à Arquidiocese de Uberaba em nome de todas as (arqui)dioceses do Reginal. Leia a nota na íntegra:

   

GRITO DE COMUNHÃO PELA VIDA!

 

A Presidência do Regional Leste 2, em nome de todos os Arcebispos, Bispos e Administrador Diocesano, manifesta pleno apoio a Dom Paulo Peixoto e ao Clero Arquidiocesano de Uberaba-MG pelo evangélico e profético “Manifesto em defesa da vida”, frente à grave e absurda situação da pandemia naquela Igreja Particular, que já ceifou cerca de oitocentas vidas, dentre as quais quatro sacerdotes, e que vem sendo tratada com medidas ainda insuficientes e tímidas, seja pelos gestores públicos e autoridades sanitárias, seja por segmentos da sociedade em geral.

Os ataques violentos de grupos anônimos, que se julgam representantes do povo católico em Uberaba, opõem-se ao Evangelho da Vida anunciado pelo Senhor Jesus e entregue à Igreja. Estes ataques expressam insensibilidade frente à real tragédia humanitária provocada pela pandemia e grave indiferença diante do sofrimento humano das famílias enlutadas.

O “Manifesto em defesa da vida” da Arquidiocese de Uberaba, replicado no portal do Vaticano (vaticannews), expressa também a preocupação e o apelo dos demais Bispos e Comunidades Católicas do nosso Regional. Certamente a Comunidade Católica que está em Uberaba, em comunhão com seu Arcebispo e demais sacerdotes, saberá discernir e perceber as motivações escusas e reducionistas das manifestações bem como o perfil ideológico das críticas.

A vida, em todas as suas expressões e realidades, não tem partido nem ideologias, mas tem prioridade radical e absoluta, exigindo defesa intransigente. Em comunhão, apoiamos e gritamos juntos pela vida, sobretudo nesta pandemia da COVID 19, em que a vida e a morte foram mercantilizados e politizados da pior maneira.

Juntos pela vida! Contra o anonimato irresponsável! A favor da verdade e do bem comum! Em solidariedade com os que sofrem!

 

Belo Horizonte, 13 de maio, memória de Nossa Senhora de Fátima, de 2021.

A presidência do Regional Leste 2 da CNBB,

Dom José Carlos de Souza Campos.

Dom Paulo Bosi Dal Bò.

Dom Geovane Luís Silva.

O dia 13 de maio é celebrado em todo o mundo a Festa de Nossa Senhora de Fátima em memória à sua primeira aparição

O dia 13 de maio é celebrado em todo o mundo a Festa de Nossa Senhora de Fátima em memória à sua primeira aparição aos pastorinhos nas colinas da Cova da Iria, em Portugal, no ano de 1917. A Virgem Maria apareceu a três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco. Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia. A devoção a Nossa Senhora de Fátima é muito forte em todo o mundo.

Na Arquidiocese de Vitória, existe um Santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro de Fátima, na Serra, como também uma paróquia Nossa Senhora de Fátima na região Serrana, em Domingos Martins.

Santuário Nossa Senhora de Fátima – Serra

Henrique Mendonça Martins Rato, migrou para o Brasil e trouxe consigo uma grande fé católica e uma arraigada devoção a Nossa Senhora de Fátima. Comprou a Fazenda “Pau Brasil” no Planalto de Carapina em 1950. No local havia sido reservado um espaço para a construção da Igreja.

O então Bispo de Vitória – ES, Dom José Joaquim Gonçalves, apoiou plenamente o projeto do Santuário e no dia 17 de abril de 1953 Dom José benzeu solenemente a pedra fundamental do Santuário.

Em 2003, D. Silvestre Luiz Scandian, Arcebispo de Vitória, reiniciou a Construção. Praticamente refundou o Santuário. Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitória a partir de 2004, confirmou o apoio ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

“Nós, católicos, temos uma bonita devoção a Nossa Senhora, porque ela soube entender e vivenciar, que Deus é a razão e motivação de nossa vida. No sim de Maria a Deus, percebemos um coração sincero a acolher a vontade do Pai, e um testemunho de perseverança. Além disso, nutrimos um grande carinho pela Virgem porque nos ensinou que também precisamos ter um coração dócil e amável, ser fortes diante das dificuldades do dia a dia e pertencer inteiramente a Deus”, comenta padre Pedro Henrique, pároco do Santuário Nossa Senhora de Fátima.

Esse ano, a Novena de Nossa Senhora do Rosário de Fátima iniciou-se no dia 04 de maio, em modo presencial, respeitando todas as regras de distanciamento, também, transmitida on-line em todas as redes sociais do Santuário. Hoje, 13 de maio, acontecerá Missas nos horários: 07:00 / 12:00 e 19:30. A Missa de 19:30 será transmitida nas redes sociais do Santuário. (facebook: santuarioparoquia; YouTube: Santuario Nossa Senhora do Rosario de Fátima)

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Aracê

Fundada em 30 de julho de 2006, a paróquia faz parte da área pastoral Serrana e contempla 19 comunidades no entorno do distrito de Aracê. Antes de se tornar paróquia, a Igreja Nossa Senhora de Fátima pertencia a Santa Isabel, em Domingos Martins. Devido a uma necessidade pastoral a paróquia Santa Isabel – que tinha quase 85 comunidades – foi desmembrada.

A paróquia Nossa Senhora de Fátima tem uma vista privilegiada do maior cartão postal do Espírito Santo, a Pedra Azul. Ao fundo do altar está uma grande janela que revela a todos que se encontram dentro do templo as belezas naturais da região.

A festa de Nossa Senhora de Fátima, iniciou com a novena no dia 07 de maio na missa às 19 horas. Durante todos os dias da novena acontece a missa sempre no mesmo horário, sendo transmitida pelas redes sociais da paróquia (facebook: paroquiansdefatimapedraazules, YouTube paroquianossasenhoradefatimapedraazul ).

A Missa Solene, acontecerá no dia 16.05.21 às 10 horas, respeitando todos os protocolos sanitários.