Notícias

João Coser (PT) foi o primeiro sabatinado desta sexta-feira (27)

Acaba nesta sexta-feira (27) a série especial de entrevistas promovida pelo Vicariato para a Comunicação da Arquidiocese de Vitória com os candidatos que concorrem às prefeituras de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Durante os últimos 4 dias as sabatinas foram transmitidas pela rádio América 91,1 FM, 690 AM e pelo www.youtube.com/arquivitoria.

O entrevistado dessa manhã, João Coser (PT), concorre ao comando da capital do Espírito Santo. O candidato foi questionado sobre os motivos que o encorajam a tentar novamente chegar ao cargo máximo do poder executivo municipal. Além disso falou sobre questões envolvendo o Partido dos Trabalhadores, projetos para garantir a participação do povo no mandato, como superar as dificuldades causadas pela pandemia e sobre propostas para a população em situação de rua.

Padre Anderson perguntou ao candidato sobre a ligação atual que as pessoas fazem em relação aos partidos de esquerda terem ligação com o comunismo e de acordo com João Coser, ele é uma pessoa cristã, católica desde a infância e tem muita Fé. O candidato afirmou que acredita nos princípios elementares da família mais tradicional, mas o PT é muito aberto, porém segue uma linha socialista onde todo mundo pensa mais no outro, no mais simples e é mais solidário.

Entre as perguntas sorteadas, Padre Anderson Gomes, que está mediando as sabatinas, questionou o candidato sobre as propostas para combater a violência doméstica e feminicídio. O candidato ressaltou que este é um grande problema em Vitória e atualmente os indicadores são altíssimos. João Coser também destacou sua experiência com os programas criados quando chegou em Vitória, em 2005.  

“Nós queremos usar a Secretaria da Cidadania para atender as mulheres agredidas. Nosso objetivo é continuar acompanhando. É desafiador porque é dentro de casa, os vizinhos não ajudam, a mulher tem medo e nós precisamos dar segurança a essa mulher para não conviver com isso. Muitas pessoas se submetem a violência por necessidade de sobrevivência”.     

Ao ser perguntado sobre como cuidar da família sendo gestor público, o candidato afirmou ter uma preocupação muito grande com os princípios da família e com as famílias que precisam trabalhar e estudar: “então talvez o mais importante no conceito de permitir que a família tenha mais tranquilidade é o ensino em tempo integral. Nós temos quase 15 mil crianças em vulnerabilidade social, os pais precisam trabalhar para sustentar o filho. E se você não cuida, esse filho vai para rua e aprende rapidamente o mal. Então nosso esforço será colocar mais crianças em tempo integral e outra obrigação nossa como município será colocar todas as crianças na escola até 2025.”

Na tarde de hoje, a partir das 14h, acontece a última entrevista da série com a candidata à prefeitura de Cariacica, Célia Tavares (PT). Acompanhe as transmissões. Assista novamente a entrevista com João Coser (PT): https://www.youtube.com/watch?v=DS6UnG5vvPY.

Festa de Nossa Senhora das Graças.

A Igreja celebra hoje a Festa de Nossa Senhora das Graças. Uma devoção que nasceu no Sec. XIX na França quando uma noviça, Catarina Labouré, teve uma visão de Nossa Senhora que se apresentou a ela como Senhora das Graças. Na mesma visão, Catarina vê também uma medalha que tem de um lado a imagem de Nossa Senhora e do outro a letra M com uma cruz e dois corações. Catarina então, entende que aqueles que pedirem uma graça a Nossa Senhora alcançarão. A devoção se espalhou pelo mundo, não só com pedidos de intercessão, mas também da medalha usada por muitos cristãos católicos como símbolo da presença de Nossa Senhora em suas vidas e como proteção pessoal e para suas famílias.

Na Arquidiocese de Vitória temos duas paróquias dedicadas a Nossa Senhora das Graças, uma em Jucutuquara, em Vitória, criada em 8 de dezembro de 1953, e outra em Itaparica, Vila Velha, criada em 29 de fevereiro de 2004, e uma reitoria na Igreja do Carmo no Centro de Vitória que, mensalmente, celebra a Medalha Milagrosa.

A paróquia em Itaparica realizou a novena a Nossa Senhora em três horários, por conta da necessidade do número reduzido de fiéis na Igreja em vista do distanciamento social exigido para evitar o contágio do Coronavírus. Segundo o pároco, pe. Gudialace Oliveira, as pessoas participaram e os três horários tiveram ocupação completa do número de lugares disponíveis que provam o quanto a devoção é forte. Além disso as missas foram transmitidas pelas redes sociais e tiveram inúmeras visualizações.

Impossibilitados de realizar a festa presencial com almoço comunitário, a cantina da paróquia funcionou no sistema drive thru e uma ação solidária foi realizada para mobilizar as pessoas e celebrar a festa mesmo que de forma diferente. Para as crianças também houve brincadeira com um pote de doces e a pergunta, quantos doces tem no pote, que também mobilizou a criançada.

Mas o destaque da Festa a cada ano é a ação solidária que a paróquia promove e este ano não foi diferente. A cada dia os fiéis foram convidados a levar um ítem para compor cestas básicas. Foram arrecadadas mais de duas toneladas de alimentos e as cestas serão distribuídas em dezembro.

Em Jucutuquara a paróquia iniciou os festejos em 18 de novembro com a Novena da Medalha Milagrosa, momentos de adoração, missas diárias, lives musicais e até carreata. Segundo o pe. Fernando de Souza “A Devoção à Nossa Senhora das Graças é vivida de maneira intensa em nossa paróquia, e mesmo com as restrições deste ano, temos conseguido celebrar de forma alegre e fervorosa”. Hoje será o ponto auge das celebrações com o Ofício à Nossa Senhora às 18h30 e Missa às 19h. Tudo transmitido pelas redes sociais.

Oração a Nossa Senhora das Graças

“Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).

Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos. “

Rezar 3 Ave Marias.

Jaculatória contida na Medalha:

“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Amém.

Candidato de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM), foi o entrevistado da tarde de hoje.

Encerrando as entrevistas desta quinta-feira (26), o candidato à prefeitura de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM), foi entrevistado pelo Vigário para a Comunicação da Arquidiocese de Vitória, padre Anderson Gomes. Durante essa semana as transmissões das sabatinas com os candidatos estão sendo transmitidas pela Rádio América e pelo Youtube.

Entre as perguntas feitas foi sorteada na urna uma que trata sobre como a gestão municipal pode ajudar nos desequilíbrios causados atualmente nas famílias. Euclério Sampaio respondeu que “a família é a base da sociedade. Se tem uma família forte, você tem uma sociedade forte. Implementar políticas de inclusão, saúde da família é você cuidar da família. Gerar emprego e riqueza. Quando você gera emprego, você fortalece mais a família. É você dar condições para que a família tenha seu emprego, lazer, educação e saúde. Isso é fundamental para nossa sociedade”.

Padre Anderson o questionou qual seria a proposta efetiva para essa área e o candidato respondeu que é “atraindo empresas para o município, gerando emprego e riqueza, para dar autoconfiança para o gestor da família. Além de criar espaços para que as famílias se reúnam.” Já outro tema tratado na conversa foi sobre a segurança pública. O mediador reforçou que este tema é de responsabilidade do Estado, mas interpelou sobre as propostas de Euclério para dar mais segurança aos moradores de Cariacica.   

“Quando fala que é dever do Estado está se referindo ao poder público Federal, Estadual e Municipal. Não basta apenas atacar sistematicamente o crime, nós temos também que agir na área social. A repressão nós pretendemos uma Guarda Municipal armada, bem treinada, com serviço de inteligência, inclusive com uma ramificação da Guarda Municipal Rural. Porque hoje o interior do município é desguarnecido e eles sofrem muito. É trocar toda a iluminação de Cariacica, porque iluminação é segurança, é videomonitoramento, cerco eletrônico”, sublinhou o candidato.

Nesta sexta-feira (27) termina a série de entrevistas que marcaram esta semana na Arquidiocese de Vitória. O convidado das 9h será o candidato à prefeitura da capital, João Coser (PT). Às 14h quem participa da conversa será Célia Tavares (PT) que tenta ocupar à administração Municipal de Cariacica. Acompanhe e participe!

Reveja a sabatina com Euclério Sampaio (DEM): https://www.youtube.com/watch?v=_DeZ-1zKt4w

Primeiro entrevistado desta quinta-feira (26) foi Delegado Pazolini (Republicanos)

O candidato à prefeitura de Vitória, Delegado Pazolini (Republicanos), foi o primeiro entrevistado deste terceiro dia de sabatinas promovidas pelo Vicariato para a Comunicação da Arquidiocese de Vitória. O objetivo da Igreja com estas entrevistas é ajudar na escolha do novo prefeito ou prefeita das cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. 

Logo na apresentação Pazolini falou que quer ser prefeito da capital para cuidar melhor das pessoas e destacou sua experiência como auditor do Tribunal de Contas do Espírito Santo. No decorrer da conversa ele respondeu perguntas sobre assuntos como: políticas públicas para os menos favorecidos, investimentos x arrecadação, falta de confiança na política, prioridades para seu governo e sobre a invasão ao hospital Dório Silva, na Serra.

Uma das perguntas sorteadas, feitas pelos padres da Arquidiocese de Vitória, foi em relação as propostas do candidato para idosos e adolescentes. Ele destacou que a capital tem aproximadamente 273 praças e é fundamental que seja reestabelecido o convívio entre as famílias, com políticas públicas que transformem praças que estão abandonadas e seus os equipamentos, principalmente nas comunidades de periferia.

“E o que significa isso? Restaurar essas áreas e em um segundo momento trazer projetos culturais, relativos à produção de cinema, música e teatro para que as crianças e adolescentes se sintam atraídos e naturalmente os pais também terão a curiosidade. E a partir daí essas áreas se tornarão grandes centros de convivências popular. As pessoas terão atrativos para irem até as praças”. 

Ao indagar o candidato sobre as prioridades de seu governo caso seja eleito, padre Anderson destacou o que diz o plano de governo que coloca em primeiro lugar o combate à criminalidade e a impunidade. Pazolini respondeu que as pesquisas que fizeram e a realidade de Vitória mostra que não existe paz e o cidadão não tem o direito de se deslocar e viver, principalmente nas zonas periféricas, nos morros e áreas de maior conflito: 

“A nossa proposta é reestabelecer ou implantar o protagonismo da Guarda Civil Municipal. Aqui pertinho temos municípios da Grande Vitória que estão estabelecendo uma verdadeira revolução. O que significa isso? A Guarda Municipal existe conforme a Constituição Federal que diz que a segurança pública é dever do Estado, mas é responsabilidade de todos. E o estatuto das Guardas Municipais diz que ela não existe só para proteger ou garantir os equipamentos públicos, mas para proteger a vida do cidadão e essa deve ser a prioridade. A Guarda Municipal é uma polícia municipal.”  

A continuação das entrevistas acontece na tarde de hoje. A partir das 14h, o candidato à prefeitura de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM), estará no Centro Católico de Estudos conversando com Padre Anderson Gomes ao vivo pela rádio América 91,1 FM e 690 AM e pelo endereço: www.youtube.com.br/arquivitoria. 

Assista novamente a entrevista com o Delegado Pazolini (Republicanos): https://www.youtube.com/watch?v=_iYlrEYMGto

Parábolas para um tempo novo com o cardeal dom José Tolentino de Mendonça, arquivista e bibliotecário no Vaticano.

A CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, promoveu um encontro virtual entre os bispos, uma forma de pensar a Igreja neste tempo de pandemia. O dom José Tolentino de Mendonça, cardeal português e arquivista e bibliotecário no Arquivo e Biblioteca Apostólicos no Vaticano foi o convidado e falou sobre “a pausa reflexiva que Jesus faz em seu discurso”, como diz o texto da CNBB. O texto de dom Tolentino tem como título ‘Parábolas para um tempo novo’ e propõe uma reflexão sobre o tempo que vivemos afirmando que “podemos olhar apenas para o assédio devastador da crise ou fazermos uma leitura crente e esperançada da história como o faz Deus incansavelmente”. É um texto que alerta para a forma como a Igreja se comunica. Leia o texto no anexo.

Candidato da tarde desta quarta-feira (25) foi Sérgio Vidigal (PDT) que deseja retomar o comando municipal.

Na tarde de hoje aconteceu a terceira entrevista com os candidatos das eleições municipais 2020 da Grande Vitória. O convidado foi Sérgio Vidigal (PDT), que deseja retomar o comando da prefeitura da Serra. Vidigal chegou atrasado e a conversa que deveria começar às 14h, começou às 14h15, sendo finalizada às 14h40, conforme as regras da sabatina.

Padre Anderson Gomes começou o bate papo com a pergunta: “porque o senhor quer ser prefeito?” e Sérgio Vidigal respondeu esse e outros questionamentos sobre as eleições deste ano, suas propostas para a saúde, mobilidade urbana, violência doméstica e feminicídio, além de falar sobre a vida pública. O candidato afirmou que quer vencer essa eleição e ao terminar esse mandato, também vai encerrar sua vida pública, não tentando uma reeleição e focando na medicina e na sua profissão de psiquiatra.

No sorteio das perguntas feitas pelos padres da Arquidiocese de Vitória o candidato foi questionado sobre a Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco. A pergunta cita que ela conclama o mundo para modificar suas atitudes para preservar o meio ambiente e a vida na terra e indaga sobre qual é o principal projeto do candidato para o meio ambiente. De início Vidigal já declarou sua admiração pelo Papa Francisco e afirmou que mesmo sendo evangélico, de outra denominação, tem uma simpatia muito grande pela forma que o Papa exerce o seu ministério.

“Quando fomos construir o novo projeto da cidade nós definimos a Serra em 4 eixos: humana, inteligente e digital, criativa e sustentável. Por que uma cidade sustentável? A gente não defende a degradação do meio ambiente. A possibilidade de preservar o meio ambiente é de também servir de instrumento de trabalho e renda. Nossa proposta é despoluir o nosso Complexo Jacumã e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente criando mecanismos para gerar oportunidades de trabalho para a população”.

Outra indagação foi sobre plano de governo do candidato que tem 3 páginas falando sobre a saúde. Sobre os planos específicos para essa área Sérgio Vidigal destacou que “a prioridade da gestão pública do município é saúde primária. Vamos colocar a gestão básica para funcionar. Hoje na nossa atenção básica não temos falta de unidades. Na Serra nós temos 39 unidades de saúde e o que falta é a resolutividade. Falta profissional, falta pediatra, falta clínico geral, falta obstetra. Outro problema que nós temos é a estratégia da família, porque é um programa importante que só temos 30% de cobertura. E quando eu falo tudo isso é porque a gente acaba superlotando nossas UPAS para fazer um atendimento que poderia ser resolvido na atenção básica”.    

A série de entrevistas especiais continua nesta quinta-feira (26). O primeiro entrevistado do dia será o candidato à prefeitura da capital Delegado Pazolini (Republicanos), a partir das 9h. Já à tarde, Euclério Sampaio (DEM), que disputa a prefeitura de Cariacica será o sabatinado. Acompanhe pela rádio América 91,1 FM e 690 AM e também pelo Youtube: www.youtube.com/arquivitoria.      

Max Filho (PSDB) tenta a reeleição e foi o entrevistado dessa manhã de quarta-feira (25).

Nesta quarta-feira o candidato Max Filho (PSDB), que tenta a reeleição em Vila Velha, abriu a segunda manhã da série de sabatinas promovidas pelo Vicariato para a Comunicação na Arquidiocese de Vitória. Durante toda essa semana o mediador das entrevistas está sendo Padre Anderson Gomes. A conversa aconteceu no Centro Católico de Estudos, em Vitória e a transmissão do conteúdo está sendo feita pela Rádio América 91,1 FM e 690 AM e pelo Youtube da Arquidiocese de Vitória.  

De 9h às 9h40, o atual prefeito de Vila Velha que disputa a sua chegada ao 4º pleito à frente da administração da cidade canela verde, respondeu perguntas sobre a política e o movimento de renovação e mudança nas instituições, alagamentos, mobilidade urbana, orçamento participativo e o destaque para a fragilidade da instituição familiar. 

Padre Anderson começou a conversa questionando sobre como as pessoas podem acreditar novamente no candidato e podem ter a convicção de que ele vai realizar um novo mandato com entregas e vai ser o diferente. Max Filho destacou a sua trajetória na política: 

“Acho que nesse tempo pós-pandemia a experiência conta muito. Veja o caso dos nossos irmãos do Rio de Janeiro que foram em busca do novo e hoje o governo carioca está sendo escorraçado do Palácio da Guanabara pois fez igual ao pior a turma do mal do Sérgio Cabral e Pezão. Em Vila Velha não tem esse problema. Vila Velha tem um prefeito que não tem rabo preso com ninguém, Vila Velha tem um prefeito que as pessoas conhecem e que tem a vida limpa e honrada. Essa é a nossa linha.”  

Entre as perguntas sorteadas foi questionado sobre como o candidato enxerga as pessoas em situação de rua e viciados em crack e se este é um problema de segurança pública ou de saúde. Max Filho defendeu o trabalho de assistência que realiza atualmente no município: 

“Nesse tempo de pandemia a prefeitura de Vila Velha agiu com sensibilidade. Antes mesmo da pandemia a gente criou o consultório de rua, levando atenção à saúde dessas pessoas. Nós criamos também no Centro Pop e quando fui prefeito na gestão passada criei o abrigo João Calvino e o abrigo Bom Samaritano. Mantemos esses dois abrigos em funcionamento pagando aluguel e no Centro Pop por exemplo, a comida não era servida aos finais de semana. Mas veio a pandemia e a gente teve essa sensibilidade de garantir que o Centro Pop fornecesse a alimentação em todos os dias da semana e além do café da manhã e almoço, também acrescentaram a janta”. 

Na tarde hoje o candidato entrevistado será Sérgio Vidigal (PDT) que tenta chegar novamente à administração municipal de Serra. Acompanhar a partir das 14h.

Reveja aqui a entrevista completa: https://www.youtube.com/watch?v=eFjruiyq9ZY&list=PLCRvku_B2NnmvMgorhvgUR31EskPEZ6no&index=2

O candidato de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), foi o primeiro entrevistado.

Teve início nesta terça-feira (24) a série de sabatinas com os candidatos à prefeitos e prefeita das 4 cidades da Grande Vitória que terão 2º turno: Vila Velha, Vitória, Cariacica e Serra. 

Abrindo as conversas o primeiro entrevistado foi o candidato de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos). A transmissão pela rádio América e pelo YouTube da Arquidiocese de Vitória começou às 9h, porém o candidato chegou atrasado, começando a responder os questionamentos às 9h20. 

Pelas regras combinadas anteriormente com os assessores, caso o convidado chegue atrasado ao local da entrevista, tem a sua disposição apenas o tempo regulamentar que lhe restar e a entrevista é encerrada impreterivelmente às 9h40. 

Durante os 20 minutos de conversa Arnaldinho respondeu a perguntas sobre cotas raciais em concursos públicos, alagamentos, segurança pública, videomonitoramento, assistência social, educação, valores da família e mobilidade urbana. 

Entre as propostas apresentadas pelo candidato para a mobilidade está um plano macro para toda a região metropolitana, englobando as entradas e saídas pra Vitória:

“O trânsito mais perigoso do ES é o de Vila Velha, que tem o maior número de atropelamentos. Nosso planejamento é fazer um estudo detalhado e transformar as vias em binários, sincronizar todos os sinais e monitorar as vias para que se um carro parar a gente consiga retirar aquele carro, ter um planejamento para ligar as ciclovias, as ciclofaixas e criarmos as ciclo rotas. Vila Velha tem tudo para crescer na mobilidade urbana com desenvolvimento.”

Em uma urna foram colocadas perguntas dos padres e movimentos da Arquidiocese e entre as sorteadas desta manhã foi sobre a família. Arnaldinho Borgo foi questionado sobre como valorizar esta instituição em suas políticas públicas e como a prefeitura pode ajudar a evitar os desequilíbrios que surgem atualmente: 

“O município é o grande responsável por esse desequilíbrio. A assistência social deve intervir, restabelecer e fortalecer os vínculos sociais e familiares através da sua secretaria com a equipe técnica de Assistência Social, com psicólogos e terapeutas ocupacionais. A gente também fala da educação quando falamos do bem estar social, quando falamos da família. A gente acredita muito que a educação transforma e liberta.”

Na tarde de hoje o convidado é Fábio Duarte (Rede), candidato a prefeito do município de Serra. A assessoria de imprensa de Fábio já informou que ele não comparecerá a entrevista, “por conta da agenda bem justa nesses últimos dias de campanha”. Amanhã as sabatinas serão retomadas com a presença de Max Filho, PSDB, que tenta a reeleição.

Reveja novamente a sabatina: https://www.youtube.com/watch?v=6MoZQPD_Hes&feature=youtu.be